.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 14 :.
 
.: Editorial :.

Um novo ano se inicia e juntamente com ele se aproxima mais um aniversário do Jornal Bairro em Foco: quatro anos de um trabalho sério, árduo, realizado com dedicação e competência.
No início a circulação do jornal foi precedida por pesquisas detalhadas, promovidas no Wanel Ville. Após cuidadosas avaliações e análises, lançamos o primeiro número “Wanel Ville & Cia”, trazendo em suas páginas informações, anúncios e prestação de serviços.
Logo em seguida, frente a grande aceitação, surgiram Jardim Simus & Cia, Júlio de Mesquita & Cia e Central Parque & Cia e no ano passado tivemos a grande satisfação de lançar Jardim São Paulo & Cia e o Caderno de Classificados de Linha, que veio atender uma nova necessidade da região.
Vale lembrar que nosso crescimento está aliado ao progresso da Zona Oeste, pois, hoje somos 36.500 exemplares distribuídos em 27 bairros na Zona Oeste, além de 15.000 exemplares dos classificados de linha entregues em locais estratégicos.
Nosso trabalho se moderniza e cresce tanto em números quanto em qualidade, acompanhando a expansão da região e atendendo as necessidades que surgem, juntamente com o progresso.
É com grande satisfação que comemoramos essa data e levamos nossos agradecimentos a todos que contribuíram com a nossa atuação.
Os cumprimentos não são apenas para o Bairro em Foco e sim para a Zona Oeste que tornou possível a concretização de um projeto, que hoje realidade, se solidifica através dos tempos. Parabéns Zona Oeste.

O editor

.: Tem início instalação de piso na UPH Zona Oeste :.

As obras para construção da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste (UPH), na avenida General Carneiro, avançam em mais uma etapa. A Prefeitura de sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou no dia 10 de janeiro os serviços para instalação de piso no interior do prédio. A unidade deve estar em funcionamento no segundo semestre deste ano e terá capacidade para realizar entre 20 mil e 35 mil atendimentos mensais.
Até o momento, as ações realizadas resultaram no levantamento da estrutura física do prédio, com área de 2.500 metros quadrados, intervenções de infra-estrutura, implantação de laje, cobertura e revestimento interno e externo de dependências do bloco superior, futuramente ocupado pelo setor de enfermagem. Além do piso, seguem obras para a colocação de tela de vidro, revestimento em pastilhas de paredes e o término de ações estruturais em outras dependências.
O prefeito de Sorocaba autorizou a construção da unidade para complementar a rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte para adultos e crianças, nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico.
A estrutura contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

.: Seguem obras de pavimentação na Área de Transferência da Zona Oeste :.
A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) prossegue as obras para a instalação da Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), praticamente asfaltada. Localizada na rotatória de acesso ao Ipiranga e Parque Manchester, ela é uma das cinco que integrarão o sistema de transporte coletivo de Sorocaba em 2008, permitindo aos passageiros trocar de ônibus sem passar pelos atuais terminais.
A ATZO fica na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester. Anteriormente, foram feitas obras para a abertura de ruas internas, instalações elétricas, redes de água e esgoto, dispositivos de drenagem e guias e sarjetas. O terreno da ATZO, com cerca de 70 mil metros quadrados, ainda contará com um novo parque municipal, com área verde, de lazer e pista de caminhada.
Em cada Área de Transferência haverá ainda uma unidade da Casa do Cidadão, órgão que descentralizará serviços públicos disponibilizados, atualmente, só no Paço Municipal. Elas ficarão nos seguintes pontos: Zona Norte 1 – ATZN1 (rotatória da Av. Ipanema, altura da Vila Helena); Zona Norte 2 – ATZN2 (rotatória da Av. Itavuvu, junto da Av. Ulysses Guimarães); Zona Industrial – ATZI (rotatória da Av. Independência, na entrada do Éden); e Zona Leste – ATZE (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias). 

.: AMAS prossegue construção da nova sede :.

A construção de parte da nova sede, situada no Wanel Ville, está sendo retomada, após permanecer paralisada por alguns meses devido à falta de recursos.
Graças a doações de empresários a obra prossegue com o acabamento das quatro salas que serão destinadas para oficinas de atividades educativas e recreativas. A próxima etapa será a construção dos refeitórios e cozinhas, que para ser iniciada também depende de doações. “O custo para manter o trabalho da entidade é alto, já que envolve a atuação de vários profissionais, entre outras despesas, portanto, dependemos de contribuições da comunidade”, informa a diretora da entidade Jeane Pereira Collaço.
Como a maior parte dos alunos permanece na entidade em tempo integral é necessário que as instalações contem com cozinha e refeitórios para então serem inauguradas. A primeira etapa da sede, iniciada em junho de 2006, conta com 220m2.
Já as demais fases da obra irão reunir piscina, local para ecoterapia e residência para os autistas, somando um total de 600m2. Conforme ela, a inauguração da nova sede, que será destinada aos jovens e adultos, irá aumentar a capacidade de atendimento da AMAS que conta com uma lista de espera de mais de 80 autistas.

Atuação

Incluir o autista na sociedade é a principal finalidade da AMAS que assiste atualmente 43 pessoas, com idades de 4 a 33 anos, além de atendimento clínico realizado uma vez por semana para autistas não matriculados.
Assistência médica, terapêutica e pedagógica, atividades lúdicas e recreativas são desenvolvidas por 45 funcionários, entre eles, médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores.
Todo o trabalho da associação é mantido por recursos próprios, obtidos por meio de doações, sócios contribuintes, promoção de eventos e uma verba mensal repassada pela Secretaria Municipal de Educação.

Doações

Quem quiser contribuir ou agendar uma visita poderá entrar em contato com a AMAS pelos telefones 33344400/ 33344449. A entidade está situada na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.

.: Restaurante Supremum: excelência em gastronomia variada :.
Gastronomia diversificada, qualidade, excelência, e ambiente descontraído e familiar, podem ser encontrados no Supremum Restaurante, recém inaugurado.
Como o próprio nome sugere o estabelecimento oferece além do trivial, pratos diferenciados, entre eles os preparados com salmão, camarão, alcaparras, champignons, e alcachofras, sendo ainda especializado em frutos do mar. Arroz com bacalhau, salmão ao molho de uvas, moqueca de peixe com camarão e pirão, camarão ao molho de manteiga e limão são alguns dos destaques da casa. O cardápio também reúne carnes, peixes, 18 tipos de pratos quentes, 15 tipos de saladas, quitutes, massas especiais, grill, além de sobremesas.
O almoço servido diariamente de domingo à sexta, no horário das 11:30 ás 14:30, é também ideal para quem trabalha nas proximidades, e aos finais de semana quer descontração com a família e os amigos.
Os variados pratos podem ser degustados em sistema self service ou por quilo. Crianças de até 4 anos não pagam, e de 4 a 12 pagam apenas meia.
Outro diferencial é o ambiente composto por dois pavimentos com capacidade para 200 pessoas, distribuídos em 600 m2 . Segundo a proprietária que conta com ampla experiência no ramo, Camila J. Maranzano de Araújo, o restaurante oferece reservas para eventos, confraternizações, reuniões de negócios, e workshops, além de espaço kids. “Aqui o cliente degusta comida de qualidade a preço justo”, destaca. O local, marcado pela valorização imobiliária e crescimento comercial, assim como o projeto arquitetônico e decoração foram cuidadosamente escolhidos pela proprietária.
Em breve o Supremum contará com delicioso “Happy Hour”, tornando-se com certeza um novo ponto de encontro de amigos e empresários.
O restaurante fica em frente ao Fórum na rua Maria C.S. Sacker (travessa da avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes). Telefone 3228-3683.

.: Festival da Escola de Balé do C.E. Jd. Simus abordará História do Brasil :.

Alunas, professoras e mães da Escola Comunitária de Balé do Centro Esportivo do Jardim Simus estão unidas em um mesmo propósito: a preparação para o aguardado festival que será realizado no dia 4 de maio no Teatro Municipal Teotônio Vilela.
Este ano, diferentemente dos outros, o evento será apresentado em forma de teatro. O tema abordará a História do Brasil, desde a chegada dos portugueses, passando pela miscigenação até os dias atuais. Situações como a de favelas e praias poluídas também vão merecer destaque.
Em ritmo intenso as meninas ensaiam as técnicas e coreografias harmonizando a leveza e beleza da dança ao histórico tema. Conforme a professora da escola Marília Torina, mesmo no período de férias da escola de balé, foram marcados ensaios extras, as terças e quintas no Centro Esportivo, e até mesmo na casa das professoras, durante outros dias da semana. “Aproveitamos o recesso escolar das meninas, já que elas têm o tempo livre, para intensificar os ensaios”, comenta.
As 91 bailarinas, distribuídas em 16 coreografias, contarão a história por meio dança, levando também ao palco trajes e adereços que traduzem as várias épocas e costumes, como, acessórios utilizados nos cabelos, colares, fuxico, aplicações de flores e folhas nas roupas, encenados juntamente com um rico cenário. A professora faz questão em comentar que alguns adereços, bem como parte do cenário, estão sendo confeccionados pelas próprias mães. “Elas também serão responsáveis pelas maquiagens e cabelos no dia da apresentação”, conta acrescentando que todos estão unindo os esforços para que o espetáculo possa encantar a platéia. Posteriormente, haverá uma reapresentação aberta ao público, com data a ser marcada.
Marília ainda informa que devido ao ritmo acelerado dos ensaios, a escola não abrirá novas vagas antes do festival.
Confraternização de final de ano

A confraternização de final de ano da escola desta vez aconteceu no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, no dia 8 de dezembro. Mães, alunas e professoras puderam apreciar as belezas do local, durante o descontraído passeio.

.: Prefeitura canaliza córrego na avenida Mário Covas :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), concluiu em dezembro os serviços preparatórios para avançar mais um trecho de implantação da avenida Mário Covas, futura interligação entre avenidas Afonso Vergueiro e General Osório. O córrego, localizado na antiga “Estrada do Tancão”, na Vila Barão, está canalizado em uma extensão de 100 metros, intervenção que ficará no subterrâneo da pista para circulação de veículos.
Os serviços consistiram na implantação de tubulações no formato “ovóide”, especialmente fabricadas para a obra, em razão do grande volume de terra a ser utilizado para alterar o curso do córrego. As instalações ficam em um área com cerca de 18 metros de profundidade, que será aterrada para ficar no mesmo nível dos pontos da avenida asfaltados até o momento.
A Prefeitura de Sorocaba iniciou as obras da Mário Covas a partir da rua Pército de Souza Queiroz. A avenida terá 2.200 metros, a partir do cruzamento entre a Afonso Vergueiro e a rua Humberto de Campos, seguirá pelo Jardim Zulmira e Vila Barão, no sentido da rua Pército de Souza Queiroz, até terminar no prolongamento da General Osório (após o trevo de acesso à Vila Helena).
O percurso terá ciclovia, sistema de iluminação e área verde, com gramado, arbusto e mudas de árvores. O prefeito Vitor Lippi autorizou as obras da avenida Mário Covas com o objetivo dela estabelecer uma importante rota alternativa entre o Centro e as zonas Oeste e Norte.

.: Pastoral do Ouro Fino encena presépio vivo no Centro de Saúde do Jd. Simus :.

Um presépio vivo encenado pelas crianças atendidas pela Pastoral do Menor do Ouro Fino levou a mensagem natalina a funcionários e pacientes do Centro de Saúde do Jardim Simus, no dia 20 de dezembro.
As apresentações promovidas às 9 e às 14hs, contaram com a participação de 25 assistidos pela Pastoral, com idades entre 7 a 12 anos. Os integrantes, além de representarem a passagem bíblica, ainda entoaram canções natalinas, todos vestidos a caráter. Segundo a enfermeira do C.S. Dulzira Espíndola Ribeiro, a encenação, além de proporcionar a alegria do Natal aos idosos e enfermos, ainda contribuiu para elevar a auto-estima das crianças.
O presépio vivo também se apresentou na Prefeitura Municipal; E.M. Rosa Cury (Jd. Simus); durante uma premiação promovida pela OAB (ordem dos Advogados do Brasil) à Pastoral do Menor, na inauguração de uma sala da entidade no Jd. Astúrias em Brigadeiro Tobias; na Vila dos Velhinhos (Jd. São Paulo) e ainda na Missa dos Enfermos na Igreja Santa Maria Madalena.
Por meio de uma parceria com a Pastoral do Ouro Fino, o C.S. do Simus desenvolve um projeto, sob a coordenação da auxiliar de enfermagem Olgalina S. Freitas, com ações voltadas a saúde e educação, visando a integração social e elevação da auto-estima dos assistidos.
A Pastoral do Menor do Ouro Fino atende cerca de 120 crianças, de 4 a 12 anos, no salão comunitário da Igreja Santa Maria Madalena (Ouro Fino).

Teatro “Somente para Mulheres”

Para lembrar a Semana de Prevenção do Câncer do Colo de Útero e Mama, realizada de 26 a 30 de novembro, o Centro de Saúde do Jardim Simus preparou uma programação especial para as mulheres que se dirigiram à unidade nesse período.
Um teatro denominado “Somente para Mulheres” abordou temas como prevenção, preconceito e situações que ensinaram a enfrentar o câncer, através do relato de três mulheres que tiveram a doença. “De forma simples e emocionada elas mostraram por meio de suas experiências a importância da prevenção”, comenta a auxiliar de enfermagem Maria Alice M. C. Vieira. No encerramento da representação, que aconteceu em dois horários do dia 30, todas as mulheres presentes foram homenageadas com uma rosa.
Organizado por integrantes do Conselho Local, alguns pacientes e funcionários, sob coordenação de Alice, o teatro teve por objetivo mostrar a importância da prevenção de doenças, em especial o câncer do colo do útero e de mama. “De uma forma bem humorada, mas bem consciente pudemos conscientizar o público feminino”, .

.: Classificados de linha do Jornal Bairro em Foco poderão ser feitos por telefone :.

Os classificados de linha do Jornal Bairro em Foco poderão a partir de agora ser realizados por telefone. A idéia é proporcionar comodidade e praticidade aos anunciantes, já que não precisarão mais se deslocar até o escritório do jornal no Wanel Ville.
As informações para a elaboração do anúncio podem ser passadas pelo próprio telefone, e logo em seguida um atendente calculará o preço. Em seguida um motoboy se dirigirá até o anunciante para receber o valor do anúncio. O custo deste serviço será de R$ 2,00. Nos classificados de linha é possível vender, trocar e comprar ao custo de R$ 2,00 a linha. O Caderno surgiu no ano passado visando atender empresários, comerciantes e leitores que necessitavam de classificados veiculados com maior freqüência. São 15.000 exemplares distribuídos gratuitamente em 27 bairros da Zona Oeste, com periodicidade quinzenal.
O telefone para anunciar é 3202-6402. O Jornal Bairro em Foco fica na rua Márcio Santos Flores, 101, Wanel Ville.

.: Wanel Ville terá Centro de Saúde :.

Estão em fase de fundação as obras do novo Centro de Saúde na Zona Oeste da cidade. A nova unidade básica de saúde será instalada na rua Alexandre Caldini, no Wanel Ville e atenderá uma população estimada em 18 mil pessoas. Além de ampliar a rede de atenção básica na região, a unidade facilitará o acesso dos moradores de aproximadamente dez bairros, atualmente assistidos no CS do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

A unidade

A nova unidade será construída em um terreno de 3 mil metros quadrados, terá dois pavimentos totalizando 1.049 metros quadrados de área construída. O CS atenderá cerca de 18.000 . A capacidade será de aproximadamente 5 mil consultas médicas mensais e cerca de 500 consultas de enfermagem por mês.
A unidade terá sala para atividades físicas, salas de espera separadas por atividade, fraldário e sala de amamentação, sala para trabalhos de grupo e atividades de educação em saúde, destinadas à comunidade, sala de reuniões para a equipe do CS e espaço específico para o acolhimento do usuário, com recepção e um consultório.
Entre as novidades, estará um setor de atenção secundária, que funcionará de forma descentralizada da Policlínica Municipal, com dois consultórios para especialidades, uma sala de eletrocardiograma e uma sala para pequenos procedimentos. Haverá ainda dois consultórios clínicos, dois consultórios pediátricos, dois consultórios de gineco-obstetrícia, setor odontológico com dois equipamentos e uma sala de enfermeiro com sanitário. A unidade terá ainda sala para atendimento de emergência, sala de observação de pacientes masculina e feminina/infantil e demais dependências de apoio. Com esta estrutura, a unidade poderá aumentar ainda mais a sua resolutividade, mudando o conceito de atendimento e permitindo que o usuário seja atendido mais perto de sua residência.

.: Festival de Prêmios da Escola de Informática Microvip:.

Instalada recentemente no Júlio de Mesquita, a Escola de Informática Microvip está realizando o Festival de Prêmios Microvip que acontecerá a partir de 1º de fevereiro até 20 de setembro, data em que ocorrerá o sorteio de 10 mega prêmios.
Ao efetuar a matrícula o aluno terá direito a dois cupons, e a cada mês cursado receberá mais um até o término da promoção.
Serão sorteados um Notebook Mazon (1GB de Memória RAM) no valor de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais), um televisor LCD 26 polegadas Sansung no valor de 1.700,00 (um mil e setecentos reais), um Vídeo Game Playstation 3 no valor de R$ 1.900,00 (um mil e novecentos reais) e mais 7 MP4 Players 1GB de Memória no valor de 110,00 (cento e dez reais cada um).
A promoção é certificada pela GEPCO (Gerência Nacional de Promoções Comerciais) divisão da Caixa Econômica Federal, responsável pelo controle e fiscalização de promoções comerciais realizadas no país. Maiores informações sobre o festival no site www.microvip.com.br/festival.

Método Diferenciado

A escola conta com um sistema de ensino inovador denominado de Cursos Narrados, que desenvolvem aulas por meio de um professor gravado no próprio computador. Neste método o aluno faz o curso seguindo os princípios do ver, ouvir e aprender, além de contar com um professor presente em sala de aula para esclarecer dúvidas e corrigir exercícios.
Segundo o diretor da escola André Marcos de Oliveira, o curso é individual, sendo que o estudante escolhe o dia e o horário das aulas, seguindo o seu próprio ritmo de aprendizagem. Além dos cursos básicos, avançados, e vip kids (para crianças de 7 a 10 anos), a escola também conta com os profissionalizantes, todos com mensalidades acessíveis, divididos em cinco módulos: vip escritório, vip gráfico, vip webdesign, e vip concursos.
Como a microvip está oferecendo 30% de desconto no curso de informática básica, as mensalidades custam apenas 48,00. E ao final do curso o aluno ganha outro, podendo escolher entre os profissionalizantes CorelDraw, Photoshop, PageMaker.
“Quem estiver procurando cursos de informática precisam visitar a Microvip que reúne o melhor método de ensino, preço baixo e um festival de mega prêmios”, lembra.
O sistema Microvip, que conta com mais de 60 unidades em todo o país, fica na av. Américo Figueiredo, 3.659 (próxima ao Batalhão da Polícia Militar). Maiores informações pelo telefone 3202-6105.

.: Transporte Escolar Legalizado :.

Com as proximidades da volta às aulas é muito importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao contratar os serviços do Condutor Escolar. Três pontos devem ser considerados para a comodidade e segurança dos alunos:

1 - Condutor Escolar - para se tornar um Condutor Escolar não é preciso somente ter a Carteira de Habilitação “D”. Outras exigências são solicitadas como: Carteira de Condutor Escolar credenciado pelo DETRAN, que se obtém através do Curso de Condutor Escolar (que tem uma carga horária de 50 horas onde são abordados: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social e Relacionamento Interpessoal), Laudo de Aprovação em Exame de Avaliação Psicológica obtidas junto a Ciretran, etc.

2 - Veículo - os veículos de transporte escolar, além das condições básicas de qualquer outro, devem atender a demais requisitos, como: faixas laterais e traseira com o dístico escolar, tacógrafo (registradores de velocidade), lanternas na parte superior do teto, entre outros. Durante os meses de Janeiro e Julho obrigatoriamente os veículos devem passar por uma vistoria junto a 19ª Ciretran e a Urbes.

3 - Documentação - após as etapas acima o Condutor Escolar vai receber da Urbes o seu Álvara de Permissionário do Transporte Escolar e do Delegado de Polícia da 19ª Ciretran a Autorização Especial para Transporte Escolar, documentos que os pais ou responsáveis devem exigir do Condutor Escolar antes de contratá-lo.
M.T.K. Transporte Escolar

Para aqueles que querem contar com o serviço de Condutores Legalizados, podem contatar a Tia Sílvia e o Tio Marcos Tomoto da M.T.K. Transporte Escolar. Eles possuem larga experiência em transporte de passageiros, no qual a Tia Silvia já trabalhou durante 6 anos, como motorista de ônibus de transporte coletivo e de deficientes. Já o Tio Marcos por 10 anos foi sócio proprietário de uma empresa de ônibus de turismo e fretamento, onde atuava na área administrativa e também como motorista de ônibus. Ambos contam com duas vans Mercedes Bens Sprinter com teto elevado, sendo que a última (modelo 313 CDI) adquirida recentemente, foi projetada especialmente para o transporte escolar, pois, reúne duas portas laterais, ambas automáticas, para evitar que os alunos fiquem expostos ao tráfego de veículos.
Eles atendem toda a Zona Oeste de Sorocaba e durante o período da manhã e tarde fazem as escolas: Dom Aguirre, Ápice, Sesi Vl. Barão e creches da V. Barão e Nova Esperança; já à noite as escolas: Faculdades Anhanguera, Dom Aguirre (Uniso), Imapes, Fefiso, Objetivo, Padilha e Getúlio. Os telefones para contatos são: 3017-8011 / 3388-5567 / 9733-2417 e 9717-5240. Como curiosidade o nome M.T.K., representa os nomes das filhas do casal: Miyuki, Toshie e Kiemy, sendo as duas maiores as monitoras das vans.

.: Projeto Nota Fiscal Paulista devolverá dinheiro :.

Nota Fiscal Paulista é um projeto que faz parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo e que vai gerar créditos para os consumidores que solicitarem a emissão de documento fiscal no momento da compra.
Assim, 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial será devolvido ao consumidor. Isso vai reduzir a carga tributária individual dos cidadãos. O objetivo é incentivar nos cidadãos o hábito de exigir a nota ou o cupom fiscal. Veja como funciona:
1. Em cada compra, o consumidor informa seu CPF/CNPJ e solicita sua Nota Fiscal/Cupom Fiscal ou Nota Fiscal on-line.
2. O vendedor registra o CPF/CNPJ do comprador. Ele emite o Cupom Fiscal, a Nota Fiscal tradicional ou gera, no site, a Nota on-line.
3. Após o recolhimento do ICMS pelo estabelecimento, a Secretaria da Fazenda creditará ao consumidor a parcela do imposto a que ele tem direito, proporcional ao valor da compra.
4. O crédito poderá, dentro de cinco anos, ser utilizado para reduzir o valor do débito do IPVA, transferido para a conta corrente, poupança, creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa ou devolvido em prêmios.
Maiores informações podem ser obtidas no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br ou pelo telefone: 0800-170110.

.: Conseg promove 1ª Palestra “Integração nas Escolas” :.

Com o intuito de promover maior aproximação entre a polícia e a comunidade, principalmente os jovens, o Conseg Sul (Conselho de Segurança Comunitário), em parceria com a Diretoria de Ensino de Sorocaba, realizou no dia 11 de novembro, a 1ª palestra do Projeto “Integração nas Escolas” na E.E. Altamir Gonçalves (Jardim Magnólia).
Envolvendo a participação de alunos dos Ensinos Médio e Fundamental, professores, pais, e funcionários da escola, a reunião abordou temas como trânsito, segurança, saúde e drogas, além de um debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O resultado do encontro foi satisfatório, pois, há uma grande necessidade da integração entre a Polícia Militar e as escolas”, comenta o diretor de assuntos comunitários do Conseg, Célio Martins.
As ações do projeto, de acordo com ele, visam ainda diminuir a violência nas escolas, e tornar os jovens multiplicadores das informações e conhecimentos adquiridos, além de garantir atendimento prioritário à direção escolar.
A próxima reunião do projeto acontecerá na E.E. Ana Cecília Martins (Wanel Ville), no dia 06 março ás 20hs. As escolas E.E. Antônio Vieira Campos, E.E. Rafael Orsi, (ambas do Júlio de Mesquita) E.E. Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino) e E.E. José Odin de Arruda (Jd Vera Cruz) também estarão participando do “Integração nas Escolas.”
Já as reuniões do Conseg acontecem nas primeiras quintas-feiras do mês, geralmente, no auditório do Hospital do Jardim das Acácias (av. General Carneiro, 1.136).

.: Jantar Dançante da Sab do Jardim Simus :.
A descontração e a animação típicas das festas de final de ano marcaram o Jantar Dançante da Sab (Sociedade de Amigos de Bairro) do Jardim Simus promovido no dia 24 de novembro, na sede da Associação de Sargentos e Subtenentes.
Cerca de 200 pessoas participaram da confraternização que contou com um delicioso cardápio.
O evento é realizado pelo 5º ano consecutivo unindo a comemoração da fundação da Sab às festas de confraternização de final de ano. “Fazemos questão em reunir moradores do Simus, integrantes da Sab e amigos, nessa festa que já está se tornando tradicional”, comenta o presidente da Sab Célio Martins. Ele ainda agradece aos comerciantes que doaram brindes sorteados aos participantes durante o jantar.
.: Equipe de Bocha do Simus obtém 2º lugar na fase estadual do Jori :.
A equipe de bocha do Centro Esportivo Padre André Pieroni, do Jardim Simus, conseguiu o 2º lugar na fase estadual dos 11º Jogos Regionais do Idoso (Jori) disputado no mês de novembro na cidade de Praia Grande.
Entre os dias 22 a 25, a equipe disputou com 139 cidades, sendo o 1º lugar ocupado pela cidade de Fernandópolis e o 3º por Araras .
A participação na fase estadual foi garantida pelo 3º lugar conquistado pela equipe na fase regional, realizada de 27 a 30 de setembro, em Sorocaba.
Fazem parte da equipe João Rosa Neto, José Marques, Nahylor Cozer e Célio Martins (técnico), sendo a delegação sorocabana chefiada por Clúdio Roberto Cardoso.
Com a finalidade de proporcionar atividades saudáveis e a integração da terceira idade, o Jori, realizado pelo governo estadual em parceria com os municípios, reuniu mais de 2 mil atletas com mais de 60 anos.

.: Musicalização auxilia no desenvolvimento das crianças :.

Opus Escola Livre de Música oferece curso de musicalização inclusive para bebês

“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade. É preciso ensinar o mundo inteiro a cantar”, dizia o compositor Heitor Villa Lobos (1887 – 1959). A música acalma, relaxa, ajuda a combater o estresse e diversos problemas de saúde, sendo usada inclusive como terapia. E quanto mais cedo for iniciada na vida de uma pessoa melhor. Na infância os benefícios proporcionados pela musicalização são inúmeros, já que durante o período da Educação Infantil a criança apresenta seus mais altos níveis de assimilação do aprendizado e transmissão de valores morais e sociais. Segundo a professora Elida C. Antunes Sena, da Opus Escola Livre de Música (Jardim São Paulo), a música desenvolve na criança a percepção auditiva, a concentração, a atenção, o raciocínio, além das habilidades motoras, fatores que beneficiarão inclusive o aprendizado escolar. “A musicalização faz com que tais valores se ampliem em todas as esferas do seu desenvolvimento”, destaca.
O ensino da música também proporciona a redução de problemas disciplinares, melhora na parte afetiva e cognitiva, reforça o sentimento e convivência em grupo, permitindo melhorias no relacionamento interpessoal. Pesquisas também revelaram que a música trabalhada desde cedo com a criança desenvolve a manifestação artística e expressiva, a consciência social e coletiva, a busca do equilíbrio emocional e o reconhecimento dos valores afetivos. “Através da música a criança percebe a necessidade do outro, a importância que tem para que consiga seu objetivo, aprendendo a respeitar, a ouvir e a criticar de maneira mais construtiva”, conta.

Cursos

A Opus conta com cursos de musicalização infantil específico para bebês de 8 a 24 meses, pré-iniciação musical para crianças de 2 a 4 anos e iniciação musical I a partir dos 4 anos. As aulas acontecem uma vez por semana com duração de 30 a 45 minutos, sendo que cada turma tem uma média de 8 alunos. Já os bebês podem ser acompanhadas por um adulto. Aulas de canto, teoria musical, e cursos de bateria, teclado e instrumentos de corda e sopro também são oferecidos pela escola.
O proprietário da Opus Marcos Antônio Leonetti também informa que a escola conta com cursos de instrumentação para crianças com idades a partir de 6 anos.
Conforme a professora, as aulas da Opus são compostas de atividades como cantos, parlendas, rimas, e demais brincadeiras musicais, percepção auditiva, conjunto de percussão, além de relaxamento. Ela explica que as ações também proporcionam aos pequenos, liberdade para explorar as características do som e participar das atividades musicais com outras crianças em uma atmosfera expressiva, positiva e agradável.
As matrículas para este ano já estão abertas. Maiores informações pelos telefones 3202-2888/ 2104-3638. A Opus fica na rua Benedito Cardoso Franco, 42 – Jardim São Paulo.

.: PAT tem grande movimento no começo do ano :.
Entre os dias 2 e 10 de janeiro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba captou 204 novas vagas de emprego, conseguindo recolocar no mercado de trabalho 58 pessoas. Nesse mesmo período foram atendidos no local 1.302 trabalhadores, entre os quais 478 utilizaram pela primeira vez os serviços do PAT.
Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Relações do Trabalho (Sert), as vagas disponíveis no posto atendem várias áreas profissionais, a maioria no setor industrial. Nesse segmento as oportunidades de emprego são para as funções de caldeireiro, serralheiro, mecânico de manutenção, torneiro, soldador e fresador.
O PAT também está oferecendo vagas para os setores de construção civil e de alimentos. No primeiro, estão disponíveis oportunidades para armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro, servente, encarregado e mestre, enquanto que, no segundo segmento profissional, as vagas são para auxiliar de cozinha, chapeiro, confeiteiro, cozinheiro, nutricionista, salgadeiro, padeiro, forneiro e pizzaiolo.
Há ainda vagas para o setor de prestação de serviços, destinadas a auxiliares de limpeza, serviços gerais, doméstica, porteiros e vigilante e também para a área comercial, nas funções de consultor de vendas, representante comercial, vendedores e operadores de telemarketing.
Para se habilitar a essas vagas, os interessados devem comparecer ao PAT munidos de carteira profissional e RG, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16 horas. O posto funciona na rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao terminal de ônibus São Paulo.
 
.: voltar :.