.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 12 :.

 
.: Editorial :.

Por meio desta edição, podemos perceber que a Zona Oeste, especialmente, o Jardim Simus, nesses últimos dois meses, realizou uma grande quantidade de eventos. Não apenas as questões relacionadas à saúde foram prioridade (como a atuação dos Centros de Saúde do Jardim Simus e Márcia Mendes), mas também  os assuntos ligados a cultura, lazer e educação.
No Dia do Desafio diversas atividades foram praticadas, fato que demonstra que a população local está preocupada com a qualidade de vida. O Centro Esportivo também se destacou programando eventos que buscaram a integração social dos participantes.
Não podemos deixar de citar as escolas da região que fazem um importante papel, cumprindo a missão de ensinar e conscientizar os alunos a respeito dos diversos problemas que afligem o meio ambiente. Aliadas ao Centro de Saúde do Jardim Simus, as escolas E.E. José Reginato e E.E. Elza Bonilha, preocupadas com a formação do adolescente, desenvolvem um importante trabalho. Também preocupados com temas que norteiam a vida dos jovens, o Território Jovem promove ações voltadas à saúde, lazer e formação profissional.
Também não podemos nos esquecer de mencionar a implantação do campus da Faculdade Anhanguera Educacional. Diversos cursos serão criados, contribuindo para o surgimento de novos profissionais e o aprimoramento dos já existentes.
Enfim, são inúmeras as ações, e todas demonstram que a Zona Oeste caminha para o progresso da educação, lazer e solidariedade. E temos orgulho e satisfação em estar presente, registrando cada passo, gesto e atuação, que juntos formam a construção de um mundo melhor. 

O editor

.: Prefeitura asfalta segundo trecho da avenida Santa Cruz :.

A segunda etapa das obras de du-plicação da avenida Santa Cruz, na Zona Oeste, continua em desenvolvi-mento. Desde o dia 16 de junho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), executa o asfaltamento da pista entre a avenida Luiz Mendes de Almeida (altura da Vila dos Velhinhos) e a rua José Eduardo Nunes. Ao final das intervenções, o trecho começará na rua Jordina do Amaral e terminará na avenida Armando Pannunzio.
Anteriormente à pavimentação, o local recebeu dispositivos de drenagem, guias e sarjetas. Em parte da extensão, a Seobe já aplicou a última camada de massa asfáltica, prosseguindo os serviços de regularização e reforço da base de solo. Em um terreno na Luiz Mendes de Almeida ainda acontecem ações de limpeza e terraplanagem, para também ser asfaltado e permitir o acesso da Santa Cruz à Armando Pannunzio.
A primeira etapa da duplicação vai das ruas Moriza Seabra e Constituição, com pavimentação e uma travessia para veículos sobre o “Córrego do Padre”. Ainda estão em execução obras estruturais para outra passarela – o projeto prevê cinco dispositivos semelhantes sobre os três córregos ao longo da avenida. Uma praça localizada nas proximidades do Centro de Saúde Márcia Mendes também está sendo revitalizada.
A Prefeitura de Sorocaba ainda asfaltou a rua Jacinta Sanches Gutierres e as vielas 1 e 3, travessas da Santa Cruz, com 222 metros de extensão, 1.700 metros quadrados de área e 670 metros lineares de guias e sarjetas.
A revitalização da Santa Cruz inclui sua duplicação em 2.600 metros, da avenida Américo Figueiredo (acesso ao Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (altura do prédio da Justiça Federal), percurso com ciclovia, iluminação, paisagismo e arborização. A horta comunitária sob as linhas de transmissão da CPFL será revitalizada, em parceria com os produtores. O último trecho dos trabalhos fica entre as ruas Heitor de Azevedo Hummel e Gúscia Rothschield.

Segundo o plano cicloviário do governo Vitor Lippi, desenvolvido com base nos conceitos de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”, a ciclovia da Santa Cruz se interligará à pista da avenida Elias Maluf (975 metros) – que, por sua vez, será ligada à ciclovia da avenida Paulo Emanuel de Almeida (2.300 metros).
.: Projeto Escola Verde na E.M. Rosa Cury :.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, (lembrado em 5 de junho), a E.M. Rosa Cury, em parceria com o Rotary Club de Sorocaba Vergueiro, deu início ao Projeto Escola Verde, no dia 6 de junho. As atividades, desenvolvidas durante a abertura, reuniram declamação de poesias com temas voltados ao meio ambiente, produzidas pelos alunos, palestra proferida pelo representante da Fundação Rotária, Luiz Paes de Camargo, e o plantio, em torno da escola, de dezoito mudas de árvores das espécies rosedá e quaresmeiras doadas pelo Rotary. Cerca de 840 alunos do Ensino Infantil e Fundamental participaram das ações.

A diretora da Escola, Jeanette Carrijo explica que o tema meio ambiente já vem sendo trabalhado em sala de aula, desde o início do ano. No primeiro semestre, segundo ela, foram abordadas questões como o uso racional da água e aquecimento global. Já no segundo semestre será discutido o tema reciclagem. A idéia é desenvolver nos alunos a conscientização a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente.
.: Festa Junina no Centro Esportivo :.

O Centro Esportivo Padre André Pieroni do Jardim Simus, em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult) e Esportes e Lazer (Semes), promoveu, no dia 29 de junho, uma animada Festa Junina reunindo os freqüentadores e a comunidade.
Alunos das aulas de ginástica, ioga, judô, jiu-jitsu, Escola Comunitária de Balé e turma da terceira idade participaram de uma quadrilha. Além das apresentações típicas, a festa contou com coreografias de balé, da escola do Simus e da Escola Comunitária de Balé do CE Dr. Pitico (Vila Angélica).

Atividades recreativas, como pintura facial, cama-elástica, e mesa de pingue-pongue também foram realizadas durante o evento, que reuniu cerca de 600 pessoas. A organização da festa foi promovida pelo administrador dos Centros Esportivos Jd Simus e Dr. Pitico, Jurandir Pereira Júnior e pela professora de ginástica Iara S.C. Magno.
.: Escola Comunitária de Balé promoveu homenagem às mães :.

Com a apresentação das coreografias “Nossa História” e “Primeiros Paços” as meninas da Escola Comunitária de Balé do Centro Esportivo André Pieroni, do Jardim Simus, homenagearam as mães no último dia 29 de maio.
“Um dos maiores presentes que as mães poderiam receber: o encanto e a beleza da dança apresentada pelas meninas. O espetáculo fez brilhar os olhos de muitas mães”, comenta a coordenadora do núcleo de mães da escola, Márcia Gonçalves Torino.
As alunas que entraram para a escola este ano fizeram parte da coreografia “Primeiros Passos”. Já as demais apresentaram a “Nossa História”, coreografia que relata a história acadêmica das professoras da escola.

A Escola Comunitária de Balé conta atualmente com 110 alunas, com idades entre 3 a 12 anos.
.: SAB entrega cobertores da Campanha do Agasalho :.

A SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Jardim Simus recebeu 120 cobertores do Fundo Social de Solidariedade (FSS), arrecadados durante a Campanha do Agasalho.
Segundo o presidente da SAB, Célio Martins, no último dia 6 de julho, 100 cobertores foram entregues à Pastoral da Criança da Igreja Nossa Senhora do Desterro, do Jardim Simus, e os outros 20 distribuídos, no dia 5 de julho, à Pastoral da Criança da Igreja Santa Maria Madalena, no Ouro Fino.

A Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, foi lançada no mês de maio chegando a arrecadar mais de 224 mil peças de roupas, que estão sendo entregues para as entidades assistenciais cadastradas na Secretaria da Cidadania (Secid).
.: Campanha do Agasalho da Pastoral da Criança :.

A Pastoral da Criança da Igreja Nossa Senhora do Desterro, do Jardim Simus, iniciou no mês de junho uma Campanha do Agasalho, visando arrecadar roupas e calçados em bom estado. As peças serão doadas para as 150 crianças, de 0 a 6 anos, assistidas pela entidade.

Os interessados poderão entregar as doações na Papelaria Cristal, que fica na av. Américo Figueiredo, 1.082, Jardim Simus.
.: Faculdade Anhanguera Educacional será inaugurada no Jd. São Paulo :.

Um campus da Faculdade Anhanguera Educacional será inaugurado no Jardim São Paulo, no mês de dezembro. Com instalações totalmente concluídas, a instituição está em fase de credenciamento pelo CNE - Conselho Nacional de Educação, aguardando apenas a aprovação do MEC (Ministério da Educação) para a realização do primeiro vestibular na unidade de Sorocaba.
A Faculdade reunirá os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 
A Anhanguera Educacional surgiu a partir do ano letivo de 2004, através da integração das entidades mantenedoras do Centro Universitário Anhanguera - Unidade Leme e Unidade Pirassununga, as Faculdades de Valinhos, a Faculdade Politécnica de Jundiaí, a Faculdade Comunitária de Campinas (Unidades 1, 2 e 3) e a Faculdade Politécnica de Matão.

Maiores informações referentes ao campus Sorocaba poderão ser obtidas pelo telefone (15) 3321-1520.
.: Desfile de modas no Jardim Simus :.

Um desfile de modas promovido pelo Salão Divina Festa e Boutique Aparecida Moda Feminina e Acessórios reuniu comerciantes, empresários e clientes da Zona Oeste no último dia 31 de maio.
Durante o evento, realizado no próprio Salão Divina Festa, no Jardim Simus, os convidados puderam conferir as últimas tendências da coleção outono-inverno das lojas da região.  Além do desfile, o evento ainda contou com coquetéis e show de malabares, garrafas e pifofagias com os barman’s do Black Out Bartender, salgados do Buffet Saborami, bolos de Anselmo Cake Designer (Padaria Panicenter) e exposição de obras em óleo sobre tela, mosaico e complicações de textura da Escola de Artes e Papelaria Divino. Já a decoração do local ficou por conta de Joana Flores.
De acordo com a proprietária do Salão Divina Festa, Maria Francine Paifer, o desfile, que reuniu cerca de 250 pessoas, foi realizado pela primeira vez com o intuito de divulgar o comércio local. “Foi um sucesso que será promovido em breve, principalmente próximo a datas comemorativas”, comenta.

Também participaram do evento Bruna Acessórios, Regilena Calçados, Boutique Fashion Kids, Vera Capriotti Artesanato, Armazém Brasil (restauração de móveis),  Salão de Beleza Sempre Bella, Bruno Som Luz e DJ’s, e Soft Foto e Vídeo.
.: Centro de Saúde participou do Dia do Desafio :.

Atividades físicas e apresentações teatrais marcaram a participação do Centro de Saúde do Jardim Simus, no Dia do Desafio, promovido no dia 30 de maio.
Conforme a enfermeira Dulzira Espíndola Ribeiro, as atividades procuraram estimular, bem como demonstrar a importância de incorporar a prática de exercícios físicos no cotidiano. “Resolvemos aderir ao movimento para que a população possa perceber que a prática de exercícios físicos contribui para uma vida saudável, ” explica.
Logo no início da manhã, o grupo de caminhada da unidade iniciou a programação com a prática da atividade. Exercícios de alongamento foram promovidos de hora em hora na sala de espera estimulando a participação das pessoas que se dirigiram ao Centro.
Duas apresentações teatrais com os temas “Seja vivo, seja saudável”, e “Seja esperto organize-se e faça exercícios físicos”, também foram realizadas. A primeira preparada pela equipe da unidade, Conselho local de Saúde e grupo de caminhada procurou demonstrar que a prática constante de exercícios físicos é capaz de evitar diversas doenças. Já a segunda promovida pela equipe da unidade, foi encenada com o intuito de conscientizar que as atividades devem ser praticadas constantemente e não apenas no Dia do Desafio.
O Centro de Saúde também desenvolveu atividades físicas na E.E. José Reginato (Jardim Simus), de modo que os alunos também puderam participar do Dia do Desafio.
.
O Dia do Desafio

Sorocaba venceu a cidade de Manizales, da Colômbia, nas disputas do Dia do Desafio realizadas no dia 30 de maio, registrando a participação de 23,89% de sua população, contra 5,07% da concorrente.

    
Realizado no Brasil desde 1995, o Dia do Desafio é um evento idealizado pela Participaction of Canadá and Trim Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã, e propõe uma competição saudável entre cidades do mesmo porte.
.: Estudantes participam de programa do Centro de Saúde do Jd Simus :.

Alunos da Escola Estadual Profº José Reginato (Jardim Simus) e Escola Estadual Profª Elza Salvestro Bonilha (Jardim Itanguá II), estão participando, desde o dia 14 de junho, de um projeto voltado para adolescentes, com idades entre 13 a 19 anos, promovido pelo Centro de Saúde do Jardim Simus, por meio da Secretaria da Saúde.
O programa, de acordo com a enfermeira responsável Dulzira Espíndola Ribeiro, está abordando os temas prevenção da gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência e ao uso de drogas, com o intuito de formar jovens multiplicadores de informações. “A intenção é que os adolescentes se tornem agentes multiplicadores dos temas abordados, e possam transmiti-los ao grupo de convívio ajudando na prevenção”, comenta.
Valores humanos, auto-estima, respeito e responsabilidade também estão sendo trabalhados pelas ações do projeto, que utiliza dinâmicas de grupo para levar os jovens à reflexão.

Reuniões

Uma equipe formada pela enfermeira responsável e mais seis auxiliares de enfermagem do Centro de Saúde, iniciou o projeto com 35 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da EE Prof. José Reginato, e 15 alunos da EE Profª Elza Salvestro Bonilha.

Como os alunos estão em férias, as reuniões, de acordo com Dulzira, serão retomadas semanalmente no mês de agosto. Após o término dos encontros, que terão uma duração de três meses, os adolescentes irão multiplicar o aprendizado com as demais séries sob a supervisão da equipe do Centro de Saúde.
.: Nova sede da AMAS no Wanel Ville :.

Entidade precisa de doações para concluir primeira fase das obras e ampliar o atendimento

Para finalizar a primeira etapa das obras da nova sede, iniciada em junho do ano passado, no Wanel Ville, a AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba) está precisando de doações. Conforme a diretora da entidade Jeane Pereira Collaço, a construção está em fase de acabamento, sendo necessários revestimentos e outros materiais específicos, além de mão-de-obra orçada em R$12.500,00.
A conclusão de parte da sede, segundo ela, irá possibilitar a ampliação da capacidade de atendimento, já que a entidade conta com uma lista de espera de aproximadamente 50 pessoas de Sorocaba e 40 de cidades da região. “Não temos prazo para inaugurar as instalações e abrir novas vagas já que dependemos de doações”, diz acrescentando que a entidade tem um alto custo para manter as ações já que envolve o trabalho de diversos profissionais.
Reunindo 200m2, a primeira fase conta com 4 salas destinadas ao atendimento clínico, uma sala para a realização de atividades e 2 banheiros . Já a segunda etapa reunirá salão para atividades, refeitório e cozinha. No total as obras contarão com quatro fases, sendo que na última o prédio passará a englobar piscina, local para ecoterapia e ainda residência para os assistidos, somando 600m2.
A nova sede, segundo o presidente, Celso Leuzinger Humaytá, será voltada ao atendimento dos jovens e adultos. Já a instalação atual, localizada no Jardim Vera Cruz, será destinada a alfabetização das crianças.

O trabalho

Com a finalidade de incluir o autista na sociedade a AMAS promove assistência terapêutica, médica e pedagógica, atividades lúdicas e recreativas a aproximadamente 43 assistidos com idades de 4 a 33 anos. Uma equipe formada por 45 funcionários, entre eles, médicos, terapeutas ocupacionais, professores e monitores, acompanham o desenvolvimento dos autistas. Além dos alunos matriculados, a AMAS ainda presta atendimento clínico uma vez por semana para autistas de toda a região.
O trabalho da associação é desenvolvido por meio de recursos próprios, obtidos através de doações, sócios contribuintes, realização de eventos e uma verba mensal repassada pela Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria da Educação.

Como ajudar

Os interessados em contribuir com a AMAS ou agendar uma visita poderão entrar em contato pelos telefones 33344400/33344449. A entidade fica na rua Nova Odessa, 201, Jardim Vera Cruz.
.: Show de Rick & Renner em prol da AMAS :.

Quem gosta de música sertaneja poderá se divertir e ao mesmo tempo praticar uma boa ação. Um show com a dupla Rick & Renner será realizado, no dia 13 de agosto, às 21hs, no Centro Hípico Pagliato, em prol da AMAS.
A renda do show, que acontecerá dentro da programação da Festa do Peão de Sorocaba, promovida de 10 a 14 de agosto, será totalmente revertida para a entidade.

Informações pelos telefones 33344400/33344449.
.: Pastoral do Menor do Ouro Fino no Dia do Desafio :.

Para participar do Dia do Desafio a Pastoral do Menor Núcleo Ouro Fino, em parceria com o Centro de Saúde do Jardim Simus, promoveu uma caminhada nas ruas do bairro, na manhã do dia 30 de maio.
Cerca de 30 crianças, com idades de 4 a 12 anos, atendidas pela entidade no período da manhã, praticaram a atividade, que teve por intuito conscientizar e despertar nos pequenos a importância dos exercícios físicos.
De acordo com a auxiliar de enfermagem, Olgalina de Souza Freitas, a caminhada foi promovida na rua para despertar a atenção da população a respeito do Dia do Desafio e da prática da atividade. Durante a caminhada as crianças também realizaram exercícios de alongamento  e cantaram músicas relacionadas ao tema. “A atividade foi muito proveitosa, pois, também procuramos estimular a criatividade das crianças inventando músicas”, conta.
O Dia do Desafio é um evento idealizado pela Participaction of Canadá and Trim Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã, e propõe uma competição saudável entre cidades do mesmo porte. No Brasil o evento é realizado desde 1995. Este ano Sorocaba concorreu com a cidade de Manizales, da Colômbia, registrando a participação de 23,89% da população, contra 5,07% da concorrente.

Já o Projeto Caminhada é desenvolvido pelo C.S. todas as quartas-feiras, com as crianças da Pastoral, no horário das 7:30 às 8:30, no Parque Municipal Ouro Fino.
.: E.E. José Reginato realizou Projeto Dengue :.

Visando a conscientização ao combate a dengue a Escola Estadual Profº José Reginato desenvolveu um projeto envolvendo a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Iniciado no mês de maio, o Projeto Dengue foi trabalhado pelas disciplinas de português, inglês, matemática, geografia e educação física. “Cada professor elaborou atividades específicas trabalhando o tema dentro de sua área, de modo a conseguir o envolvimento dos alunos”, comenta a professora de matemática Maria Célia A.F. de Moura.
Gráficos, racionalização e teoremas foram trabalhados pela matemática. Já em geografia, os alunos elaboraram mapas com os bairros da cidade mais afetados pela doença. Na língua inglesa os alunos abordaram a prevenção da doença através da tradução e ilustração de panfletos; e redações e interpretação de textos foram desenvolvidos em português. Após pesquisas em jornais, revistas e internet, os alunos elaboraram um quebra-cabeça com duas faces: um lado texto informativo e de outro, exercícios de matemática. Em educação física o projeto foi colocado em prática, através do combate a possíveis locais que poderiam servir de criadouro na própria escola.
A professora de português, Maria Sílvia Vannucchi, explica que o projeto teve resultados satisfatórios, pois, os alunos levaram a conscientização, além das ações, às famílias. “O projeto não ficou apenas na escola, ele foi estendido à comunidade, através da atuação dos alunos”, acrescenta. 
O Projeto Dengue, concluído no mês de junho, foi desenvolvido com os cerca de 800 alunos atendidos pela escola.

Palestra sobre Tabagismo

Em parceria com o Rotary Club Sorocaba – Parque Manchester, foramrealizadas na escola, nos dia nos dias 5 e 11 de junho, palestras com o tema Tabagismo, proferidas pelo prof. do Colégio Objetivo Oscar Fonseca Vieira.

Com o intuito de promover a conscientização contra o hábito de fumar, os alunos também participaram de um concurso de redação. Cinco alunas apresentaram os melhores trabalhos recebendo como prêmio uma bicicleta: Beatriz Carolina Severino (6ª série B), Mariana Arnaud de Andrade (7ª série A), Aghata Rodrigues de Matos (1º A), Lara Fagundes Teixeira Mimary (3º A), e Mariana Aparecida Sene (3º B).
.: Participe das atividades do Território Jovem :.

O Território Jovem, situado no Jardim Ipiranga, está desenvolvendo, por meio do Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv), diversas atividades para jovens, com idades a partir de 15 anos.
Para o mês de julho a programação contará no dia 21, às 18hs, com uma apresentação de Teatro do Grupo Dispostos a Alegrar; dia 28 às 18hs haverá a apresentação de Dança Oriental. Todas as sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, acontece o curso Técnicas de Dança (Dança Folclórica) para meninas com idades entre 7 a 17 anos e Dança de Salão Forró/ Samba para jovens de 15 a 19 anos, às 19hs. Quem gosta de cinema poderá ainda freqüentar às quartas-feiras, a partir das 9hs, o Cinema no Território.
Os cursos, promovidos pelas secretarias das Relações do Trabalho (Sert) e Cidadania (Secid) e Saúde, estão inseridos no Programa Incubadora Jovem, e têm como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender as necessidades dos jovens do Ipiranga e imediações. A coordenadora do Primeira Chance Maria de Lourdes Paula da Silva, convida os jovens para participar das atividades e ainda conhecer o novo espaço. “Os jovens das proximidades devem ficar atentos, pois, o Território realizara cursos e atividades novas constantemente”, informa.

Programa Primeira Chance

Também no Território Jovem é desenvolvido, às terças e quintas, o Programa Primeira Chance com 50 jovens de 18 anos de idade, provenientes do Programa Agente Jovem. Através de uma parceria entre a Prefeitura e a Pastoral do Menor, o programa desenvolve várias atividades incluindo cursos profissionalizantes.  Segundo Maria de Lourdes, 15 jovens do programa já foram colocados no mercado de trabalho.

Atendimento Ginecológico para adolescentes

Serviço de atendimento ginecológico para adolescentes com idades entre 10 a 19 anos, está sendo oferecido pelo Território . O atendimento está sendo feito pela médica Cristiane Anicef Leite, da Secretaria da Saúde (SES), todas as terças-feiras das 7h às 10hs. As consultas são gratuitas e devem ser agendadas pessoalmente na Av Elias Maluf 1080. Para realizar esse atendimento, foi montado um consultório equipado com toda a infra-estrutura necessária para a realização de  exames básicos na área ginecológica.
Paralelamente a esse atendimento, está em andamento um trabalho de grupo com jovens, realizado por enfermeiras e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde. Todas as sextas-feiras das 14h às 16h, essa equipe se reúne com os jovens para trabalhar questões de saúde, usando dinâmicas especiais.

O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081
.: Borracharia HM inaugura nova loja :.

A Borracharia HM, situada no Jardim Simus, reconhecida pela qualidade dos serviços, inaugurou no último dia 01 de junho uma nova loja no Wanel Ville.
O proprietário Hermínio Morais agradece aos clientes e amigos, acrescentando que graças a parceria foi possível conquistar um novo espaço. “Temos muita satisfação em reunir uma clientela fiel que gosta e confia em nossos serviços,” diz.
Existente desde novembro de 2000, a borracharia se destaca pela organização, limpeza e excelência dos serviços. “Esses são nossos diferenciais”, conta acrescentando que 70% da clientela é formada por mulheres, já que o local apresenta boa aparência. “Geralmente, muitas borracharias não têm condições de receber o público feminino”, lembra.
  Hermínio ainda comenta que os consertos dos pneus são executados de acordo com o fabricante. “Não fazemos o famoso “macarrão,” serviço que prejudica a cinta de aço dos pneus”, conclui.

A Borracharia do Jardim Simus fica na av. Dr. Américo Figueiredo, 1.110. Já a loja do Wanel Ville está situada na av. Paulo Emanuel de Almeida, 867. Telefones 3013-6499/ 3012-1516.

.: Serviço de acolhimento proporciona otimização nos Centros de Saúde :.

Unidade do Márcia Mendes já conta com os resultados proporcionados pelo novo conceito

Realizado desde o mês de janeiro no Centro de Saúde do Márcia Mendes, o serviço de acolhimento, vem proporcionando uma otimização no atendimento da unidade. Conforme explica o gerente de projeto do acolhimento, Dr. Paulo Góes Ribeiro, no primeiro mês, após a implantação, o serviço, voltado à área clínica, proporcionou um aumento de 30% nas consultas oferecidas pelo Centro de Saúde.
Como o serviço consiste em ouvir todas as pessoas que se dirigem a unidade, muitos casos, segundo ele, são solucionados pela equipe responsável, formada por uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem. “Há casos em que o paciente precisa apenas de orientações como, por exemplo, relacionadas a peso, alimentação e exercícios físicos, podendo ser realizadas pelas próprias enfermeiras, não havendo assim a necessidade de uma consulta médica,”explica. Após a avaliação das profissionais do acolhimento, nos casos mais graves o paciente é consultado no mesmo dia com o médico. Já para aqueles que apresentam menos urgência, as consultas são então agendadas.
O procedimento, de acordo com ele, permite melhor utilização da agenda, de modo que as consultas podem ser direcionadas para casos mais urgentes. “Por meio do acolhimento muitas consultas não precisam ser geradas, podendo ser utilizadas por aqueles que têm maior necessidade”, diz informando ainda que o acolhimento permitiu uma redução no tempo de espera, passando de 120 para 35 dias.
O novo conceito de atendimento, segundo a enfermeira do projeto Fernanda Ap. Gimenes Vieira, ainda possibilita maior humanização entre o paciente e o serviço de saúde, além da ética no atendimento já que o paciente é ouvido em uma sala específica. “Todos que passam pela unidade são ouvidos, podendo ainda contar com maior privacidade”, acrescenta.

Objetivo

Um dos principais objetivos do acolhimento é atender a todos que se dirigem aos Centros de Saúde, tendo por base a equidade, estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro intuito do serviço é tornar a unidade acolhedora, através do envolvimento de toda a equipe. “Enxergamos o paciente em sua integralidade, de modo que ninguém sai da unidade sem ser atendido”, diz a enfermeira.
O primeiro serviço de acolhimento de Sorocaba, seguindo os moldes atuais, foi implantado no Centro de Saúde do Júlio de Mesquita, em 2002, proporcionando um crescimento de 300% no atendimento. Nesta unidade o acolhimento é voltado à pediatria,  ginecologia, e também à área clínica. 

Além das unidades do Márcia Mendes e Júlio de Mesquita, mais seis Centros de Saúde da cidade contam com o serviço de acolhimento: Jardim Simus, Lopes de Oliveira, Laranjeiras, Éden e Brigadeiro Tobias. Já nas unidades do São Bento, Cerrado e Barcelona o serviço está em fase de implantação.

.: Conseg Sul elegeu nova diretoria :.

O Conseg Sul (Conselho Comunitário de Segurança) elegeu, no dia 14 de junho, a nova diretoria que atuará no período 2007/2008. A eleição aconteceu do Hospital Jardim das Acácias, sendo a nova diretoria composta por: presidente - Ronaldo Campos de Arruda; vice-presidente - Marcos Antônio Emídio de Oliveira; secretário - José Floriano Ribeiro Neto; vice-secretário - Kenia Benck de Almeida, diretor de assuntos comunitários - Célio Martins. Membros da comissão de ética e disciplina: Dr. Pedro Roberto Mazon, Pedro Laudelino Aires, Cássio Barbosa Teixeira Martingo, 1º Ten. Res. PM Francisco Soares, Ailton Batista de Souza, Anésia Benck de Almeida.
Membros natos: Polícia Militar - Cap. Luiz Fernando Stefani - 1ª Cia. Polícia Civil:     Dra. Telma Regina Freitas Oliveira. - 3º DP. Dr. Abel Leopoldo Martin de Oliveira - 9º DP e Dr. Luiz Antônio Lara – 9º DP.

Segundo o secretário do conselho, José Floriano Ribeiro Neto, as reuniões, abertas aos interessados, acontecem mensalmente, na primeira quinta de cada mês, em locais alternados, estando a próxima reunião agendada para o dia 02 de agosto, no auditório do Hospital Jardim das Acácias, Av. Gal. Carneiro, 1136.
 

.: voltar :.