.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 11 :.
 
.: Editorial :.

Com o lançamento de mais uma edição, que abrange o Jardim São Paulo e imediações, o Jornal Bairro em Foco coloca em circulação 36.000 exemplares. Entregues gratuitamente de porta em porta, o jornal circula agora em 28 bairros da Zona Oeste.
Existente há três anos, Bairro em Foco no início contava apenas com a circulação do Wanel Ville & Cia. Posteriormente, surgiram as edições do Jardim Simus & Cia, Central Parque & Cia, e Júlio de Mesquita & Cia.
O aumento constante em nossas tiragens demonstra não somente o crescimento do jornal, mas a rápida expansão da Zona Oeste, marcada, inclusive, pelas obras de destaque aqui realizadas.
E o crescimento não pára por aí. Além das obras, a região progride em solidariedade, pois, conta com trabalhos sociais, não apenas promovidos pela Prefeitura, mas também pelas inúmeras entidades assistenciais presentes em diversos bairros.
Assim em um local que cresce rapidamente, a circulação de um jornal com o conteúdo apresentado pelo Bairro em Foco, torna-se útil para moradores e empresários, que podem contar com uma opção de divulgação dirigida.
Bairro em Foco, nestes três anos de existência, orgulha-se em informar, entreter, oferecer prestação de serviços e acompanhar a expansão da Zona Oeste, fazendo parte desta história de progresso.

O editor

.: Construção de ciclovia na avenida General Osório é iniciada :.

O canteiro central da avenida General Osório começou a ceder espaço para mais uma ciclovia, que interligará o Centro às zonas Norte e Oeste. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou, no mês de março, ações de limpeza e terraplanagem nos 11.200 metros quadrados do terreno, a partir da confluência com a avenida Paulo Emanuel de Almeida. Com extensão de quatro mil metros, a pista terminará na Praça da Bandeira.
A ciclovia receberá pintura vermelha, sinalização viária por placas e faixas no solo, sistema de iluminação e paisagismo, com o plantio de 480 árvores, 80 mudas de arbustos e 20 mil metros quadrados de grama esmeralda. De acordo com o plano cicloviário da Prefeitura de Sorocaba, a ciclovia se integrará à pista da futura avenida Mário Covas (interligação entre Gal. Osório e Afonso Vergueiro) e a da Paulo Emanuel de Almeida que, interligada com a avenida Elias Maluf, se unirá à pista da avenida Santa Cruz.
Segundo o prefeito Vitor Lippi, as ciclovias representam um novo conceito de mobilidade urbana, pois garantem mais segurança aos ciclistas, estimulam a prática de atividades físicas e oferecem uma opção econômica de transporte.
Até o momento, foram inaugurados 8.495 metros de ciclovias, nas avenidas Washington Luiz (400 metros), Bento Jequitinhonha (800 metros), Paulo Emanuel de Almeida (2.300 metros), Camilo Júlio (1.200 metros), Dom Aguirre (2.820m, entre a ponte Fernando de Luca Neto e a Camilo Júlio) e Elias Maluf (975 metros).

Avenida Mário Covas

A Seobe iniciou no mês de fevereiro as obras de construção da futura avenida Mário Covas. Com 1.100 metros de extensão, ela interligará as avenidas Afonso Vergueiro e General Osório contribuindo para desafogar o trânsito, principalmente, nas proximidades do Colégio Dom Aguirre, sendo ainda outra importante via de acesso entre o Centro e as Zonas Norte e Oeste. A nova avenida se iniciará no cruzamento entre a Afonso Vergueiro e a rua Humberto de Campos, seguirá no sentido da rua Pército de Souza Queirz, até terminar no prolongamento da General Osório (após o trevo de acesso à Vila Helena).

Nova praça na avenida Elias Maluf

Para completar o novo cenário urbano da Zona Oeste, compreendido por duplicação, revitalização de avenidas, paisagismos e ciclovias, a Prefeitura de Sorocaba irá implantar uma nova praça na avenida Elias Maluf, em frente aoJardim Ipiranga.
A praça estará situada entre o prédio do Território Jovem e o espaço que será destinado à construção do terminal de ônibus do Jardim Ipiranga.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe) o início das obras, bem como a extensão da praça, ainda não estão definidos já que os projetos estão em fase de estudos.

.: Centro Social São José do Largo do Divino oferece cursos gratuitos :.
O Centro Social São José, situado no Jardim São Paulo(Largo do Divino) , oferece cursos variados de artesanato e informática gratuitos para a população. Ministrados por voluntários, os cursos de artesanato incluem confecção de bijuterias, objetos relacionados a datas comemorativas, tapeçaria, crochê, tricô, e pintura em tecido.
Segundo o presidente da entidade Carlos Magno, os cursos visam oferecer às pessoas uma possibilidade de geração de renda.
O material utilizado durante as aulas é fornecido pela instituição, que promove a venda da produção, com o intuito de adquirir recursos para a compra de nova matéria-prima. “Vendemos as peças em bazares promovidos após as missas, na paróquia do Divino Espírito Santo, e também aqui mesmo no Centro”, informa.
Cerca de 200 pessoas participam dos cursos, sendo que os de artesanato têm vagas disponíveis. Já o de informática, com duração de três meses, oferece vagas após o encerramento de cada turma.

A entidade

Fundada em 1968, a entidade que também atua em conjunto com a Pastoral do Menor, promove ainda bazar beneficente, distribuição de cestas básicas a aproximadamente 30 famílias, além de contar com uma farmácia que oferece medicamentos gratuitos, ás terças, quartas e quintas no horário das 14 ás 16.
Consultoria com advogados também é oferecida gratuitamente a população, mediante agendamento na secretaria, além de cursos profissionalizantes promovidos uma vez por ano.
Os recursos da entidade, que tem como objetivo promover assistência social, são obtidos através de doações.
Os interessados em contribuir com trabalho voluntário, doações de roupas, calçados, alimentos, remédios, material para artesanato e escolar podem se dirigir a entidade, que fica na rua Capitão Pedro Tavares, 315, Jardim São Paulo. Maiores informações pelo telefone 3217-9609.

.: Aulas de Ginástica no CE Jd. Simus :.

Por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), o Centro Esportivo Padre André Pieroni do Jardim Simus oferece aulas gratuitas de ginástica. O programa conta com alongamento, step, ginástica localizada e oriental mix.
Cerca de 150 pessoas participam das aulas, conferindo os benefícios proporcionados pela atividade física. “Os exercícios contribuem para uma vida saudável, já que evitam obesidade, sedentarismo, depressão, e diminuição de problemas cardiovasculares e respiratórios”, informa a professora Iara S. C. Magno.
Para as pessoas pertencentes à terceira idade, além desses benefícios, a professora comenta que a prática de exercícios físicos confere maior disposição e dependência para a realização das atividades cotidianas.
As aulas acontecem de terça a sexta das 7:30 às 9, às quartas e sextas das 15 às 16. Já as aulas para a turma da terceira idade ocorrem ás terças e quintas das 9 às 12:30.
Os interessados em freqüentar as aulas devem apresentar exame médico e uma foto. O CE fica avenida rua Américo Figueiredo, 1.200, Jardim Simus.Maiores informações pelo tel. 3222-7573.

.: Ceagesp garante abastecimento para o mercado consumidor da região :.
Considerado o maior distribuidor de hortifruti e flores da região, o Ceagesp de Sorocaba (Central de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo), fornece ao mês para o atacado e varejo cerca de 7 mil toneladas de produtos. Segundo o gerente operacional do Ceagesp, Carlos Roberto Gáspari, o local tem por função abastecer o mercado consumidor, aproximar os produtores dos varejistas, e ainda oferecer alimentos de qualidade a baixo preço.
Conforme ele, o abastecimento, ou seja, o entreposto consiste em juntar as produções, independentemente da origem, visando a oferta de produtos, mesmo no período das entre safras. Um dos exemplos, é a produção de melancia, cuja safra ocorre no estado apenas nos meses de outubro e novembro. “Durante o ano todo o consumidor encontra a fruta nos mercados, graças a esse trabalho que consiste em buscar a produção nos estados em que há maior abundancia”, explica. O entreposto também é realizado no mercado exterior, como o caso da maçã argentina e demais produtos importados.

Atacado e Varejo

O Ceagesp reúne cerca de 400 produtores, que oferecem, diretamente das lavouras produtos variados para mais de 500 atacadistas cadastrados. A comercialização para os cadastrados acontece às segundas, quartas e sextas a partir das 5:30 hs. Após às 9 hs consumidores não cadastradas podem comprar no atacado. Já para o varejo, ou seja, para a população em geral, a venda por quilo ocorre aos sábados, no período das 07 ás 13hs.
Segundo ele, o Ceagesp garante o abastecimento a supermercados, varejões e quitandas de Sorocaba, das cidades da região e também de outras localidades mais distantes, como a região do Vale do Ribeira. “Somos um dos maiores entrepostos do estado”, conta ele acrescentando que o Ceagesp de Sorocaba apresenta uma característica diferenciada: estar localizado entre a região produtora e o mercado consumidor.

Feira de Flores e artesanato

Flores, plantas, de espécies e tamanhos variados, gramas, produtos para paisagismo e jardinagem, e ainda peças artesanais para decoração podem ser encontrados na feira de flores. “Oferecemos diversas opções, desde vasos de plantas até mudas de árvores, atendendo as necessidades de quem quer elaborar um jardim, executar um projeto paisagístico ou apenas decorar a casa”, comenta. Reunindo 122 estandes, a feira também garante o abastecimento a floriculturas, igrejas, e comércios.
Cerca de 10 a 15 mil pessoas chegam a visitar aos sábados o setor de hortifruti e a feira de flores. A feira está aberta para a população às segundas, quartas e sextas, a partir das 9 hs e aos sábados das 07 ás 13hs.

Banco de Alimentos

Além do abastecimento, o Ceagesp ainda promove um trabalho social através do Banco de Alimentos. Produtos que não servem para a comercialização, mas estão em prefeito estado para o consumo, apresentando o mesmo valor nutricional, são doados para 200 entidades assistenciais cadastradas. “Devido ao tamanho ou coloração os alimentos não têm valor para a venda”, explica.
Após serem arrecadados pelo Banco de Alimentos, junto aos produtores, as verduras, frutas e legumes, passam por um processo de seleção e higienização, realizado pelos estagiários da Escola Rubens de Farias.
Fundado em janeiro de 2005, a Ong (Organização Não Governamental) Banco de Alimentos até dezembro arrecadou quase 490 toneladas de alimentos. Após a seleção cerca de 413 toneladas foram doadas às entidades. Já 74 toneladas consideradas impróprias para o consumo foram doadas a criadores de animais para serem utilizadas como ração.

.: Vigilância Epidemiológica leva vacina contra Hepatite B às escolas do Jardim Simus" :.

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba inicia neste mês de abril um cronograma de vacinação contra a Hepatite B nas escolas da cidade. O alvo da campanha são jovens de 10 a 19 anos, população que não costuma freqüentar os Centros de Saúde da cidade, apesar dos apelos realizados nos últimos anos e reforçados nos períodos de férias escolares, sobre a importância da vacina que protege contra o vírus causador da Hepatite B.
A vacinação em Sorocaba está disponível em qualquer Centro de Saúde da cidade, mas apesar das campanhas de divulgação, a cobertura vacinal atualmente é de 25% das crianças e jovens dentro da faixa etária indicada. A imunização é feita com três doses da vacina, sendo a segunda aplicada trinta dias após a primeira e a terceira administrada seis meses após a primeira.
Para organizar a campanha, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área de Saúde Coletiva e da Vigilância Epidemiológica Municipal, preparou dois cronogramas de visitas a todas as escolas municipais e estaduais da cidade que possuem alunos dentro da faixa etária indicada para a imunização. As escolas serão visitadas três vezes entre os meses de abril, maio, junho, outubro e novembro, com o objetivo de preparar os pais e evitar que a vacinação coincida com outras campanhas de imunização e com os períodos de férias. Essas visitas e a vacinação serão realizadas pelo Centro de Saúde mais próximo da unidade escolar.
A Hepatite B é uma doença provocada por vírus e cuja transmissão ocorre através de relações sexuais e do sangue, com uso de material não esterilizado, agulhas contaminadas, entre outros. Parte dos infectados tornam-se portadores crônicos do vírus e podem ter complicações graves no sistema hepático, como cirrose e câncer hepático, podendo levar à falência do fígado (em alguns casos de forma fulminante), provocando indicação de transplante e podendo evoluir a óbito.

.: Centro de Saúde do Jardim Simus informa :.

A vacinação contra a Hepatite B nas escolas do bairro acontecerá a partir do mês de maio. O cronograma estará fixado nas escolas. A vacinação será realizada pelas enfermeiras e auxiliares do centro de saúde.

Mudança no horário de coleta

Às terças, quartas e quintas-feiras, a unidade está funcionando a partir das 6:30 hs para atender a coleta e colheita de exames. Os demais atendimentos tem início a partir das 7 hs.

.: Casa do Cidadão será implantada na Zona Oeste :.

Uma inovação que irá beneficiar os moradores da Zona Oeste será implantada pela Prefeitura na mesma área que será construído o terminal de transferência. Trata-se da Casa do Cidadão, que oferecerá atendimento semelhante ao Poupatempo, mantido pelo Governo do Estado.
A Casa do Cidadão descentralizará serviços disponibilizados no Paço Municipal, como a retirada de documentação e segunda via, verificação e pagamento de impostos e contas de água, entre outros.
Os projetos do local, segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom), encontram-se na fase de estudos preliminares, que serão seguidos da elaboração de projeto executivo e orçamento, etapas anteriores à abertura de processo licitatório.
O início das obras ainda não tem uma data prevista. Já a previsão para a conclusão é entre o final de 2007 e o início de 2008.

.: Brinquedos infláveis garantem animação às festas da criançada :.

Que tal tornar a festa de aniversário das crianças mais animadas com brinquedos infláveis? Para garantir a alegria da criançada o Mundo Mágico Animações oferece locação de cama elástica, piscinas de bolas, balão pula-pula, tobogã, touro mecânico, quadra de futebol de sabão, air game, autorama, entre outros.
E para o sossego dos pais, a empresa conta ainda com uma equipe de monitores treinados que também realiza atividades de recreação como pintura facial, escultura com balões e gincanas.
Segundo o proprietário da Mundo Mágico, Marcelo Antoneli, a empresa especializada em locação de brinquedos infláveis e eventos, atua em Sorocaba há 8 anos tendo como diferencial a qualidade dos brinquedos e o atendimento proporcionado pelos monitores.
Barracas de pipoca, algodão doce, cachorro quente, crepe suíço, e mina pizza, entre outras, também são oferecidas pela empresa, que promove a alegria da garotada em festas de aniversário, eventos ou escolas.
A Mundo Mágico fica na rua Av. Barão de Tatui, 51, centro e R. João Loureiro Costeli, 63, Jd. Faculdade, telefone (15) 3231-6254.

.: Sorocaba está em alerta contra a dengue :.
O mosquito transmissor se adaptou e continua se reproduzindo; cada sorocabano precisa estar envolvido na luta contra o Aedes aegypti para prevenir a doença

O mosquito transmissor da dengue não escolhe mais apenas a água limpa para colocar suas larvas. O inseto se adaptou e já deposita seus ovos em pequenos recipientes com água e - o mais alarmante – esta água não necessariamente precisa estar limpa. Mais de 80% dos criadouros encontrados pelos agentes de Zoonoses de Sorocaba estão dentro dos imóveis, apesar dos apelos dos agentes de saúde.

Os criadouros mais comuns

Cada família deve verificar, no mínimo semanalmente, a área externa e interna da casa e eliminar criadouros, o mesmo deve acontecer no local de trabalho:

Caixas d´água destampadas;
Pratos colocados sob os vasos de plantas;
Garrafas, latas e outros recipientes que acumulam água;
Frisos do box de banheiro e das janelas;
Bandejas da geladeira, ralos;
Vasos sanitários pouco utilizados;
Calhas entupidas;
Piscinas de lona guardadas com água ou deixadas ao ar livre;
Piscinas de alvenaria sem tratamento, aquários;
Todo tipo de objeto abandonado ao ar livre, copos plásticos, tampas de refrigerante, conchas de caramujo, brinquedos.

.: Prefeitura prepara terreno para Unidade Pré-Hospitalar :.
O terreno em que será construída a futura Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste começou a receber ações de limpeza no dia 19 de março. Uma equipe da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), além da limpeza do local, iniciou a demolição dos prédios já existentes. O projeto encontra-se na fase final de elaboração, anterior ao projeto executivo, orçamento e abertura de processo licitatório.
Uma área de 3.700 metros quadrados na altura do nº 1.600 da avenida General Carneiro, abrigará a futura unidade que contará com duas salas para atendimentos emergência, consultórios para as áreas clínica, ginecológica, ortopédica, pediátrica e dea odontologia. Entre as dependências, estão previstas salas de inalação, laboratórios, atendimento a fraturas, serviço social e exames radiológicos.
O prefeito Vitor Lippi destaca que o futuro centro beneficiará os cerca de 80 mil moradores da Zona Oeste, pois, receberá pacientes das atuais unidades, “propiciando mais qualidade e um atendimento mais humanizado”. Outro aspecto citado pelo prefeito é a possibilidade do reaproveitamento de materiais de construção provenientes da demolição dos prédios hoje existentes no terreno. “Poderemos repassar materiais em bom estado, como portas e janelas, para atendimentos da Defesa Civil”, exemplifica.

Atendimentos

O secretário da Saúde, Milton Palma estima que a unidade realizará uma média de 12 a 14 mil atendimentos mensais. A unidade terá a mesma função da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, com atendimento de urgências 24 horas por dia em alas diferenciadas, além de um plantão de atendimento odontológico (durante a noite e aos finais de semana), entre outros serviços.

.: Pastoral do Menor do Ouro Fino participa do Projeto Caminhada :.
As crianças atendidas pela Pastoral do Menor do Ouro Fino estão participando do Projeto Caminhada promovido pelas Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Semes), Saúde (SES) e Educação (Sedu).
A atividade ocorre todas às quartas-feiras no horário das 7:30 às 8:30, no Parque Municipal Ouro Fino, sob a supervisão da enfermeira do Centro de Saúde do Jardim Simus, Dulzira Espíndola Ribeiro.
De acordo com a coordenadora da Pastoral, Ivone Siqueira de Oliveira, 78 crianças de 4 a 12 anos, que freqüentam a entidade no período da manhã, praticam a atividade, que também conta com exercícios de alongamento e orientações a respeito dos benefícios conferidos pela caminhada. “Proporcionar qualidade de vida e fazer com que as crianças incorporem a atividade posteriormente no seu cotidiano é o principal intuito do projeto”, comenta.
No dia 30 de março a entidade também marcou presença na 6ª edição das “24 Horas de Caminhada”, promovida na pista “Odilon Araújo”, no Paço Municipal. Cerca de 60 crianças participaram do evento que faz parte das atividades do Projeto Caminhada. “Fizemos questão de participar, pois, semeando hoje nas crianças hábitos saudáveis colheremos amanhã um mundo melhor”, diz.

Preservação do meio ambiente

Juntamente com a caminhada semanal é promovido com as crianças um trabalho de preservação do meio ambiente aproveitando a área verde em que estão inseridas. Segundo Ivone as crianças recebem explicações sobre aquecimento global, preservação dos recursos naturais e reciclagem.
O núcleo da Pastoral do Ouro Fino atende 150 crianças de 4 a 12 anos, no salão comunitário da Igreja Santa Maria Madalena. Em horário oposto ao escolar, os assistidos participam de atividades lúdicas, sócio-educativas, esportivas e reforço escolar visando a integração social.
A entidade aceita doações de roupas, alimentos ou trabalho voluntário. (Rua José Stilitano, 620, Ouro Fino). Telefone para contato 9104-3061.
.

.: Publicidades antigas: uma viagem no tempo :.

Ao folhar os grandes e envelhecidos arquivos contendo jornais antigos experimentava a sensação de estar viajando no tempo. A cada página uma nova e emocionante descoberta, capaz de traduzir fielmente os usos, costumes e comportamentos de uma década passada. Em uma pesquisa realizada no arquivo do Jornal Diário de Sorocaba, foi possível viver a nostalgia da década de 70, através de matérias, e principalmente, das publicidades.
A noção das horas e do tempo presente se perdeu naqueles momentos, que permitiram vivenciar fatos, acontecimentos e costumes, os quais, às vezes, conhecemos apenas através das histórias contadas pelos mais antigos. Utilizando desenhos, ao invés de imagens fotográficas, os anúncios revelam o cotidiano de outrora.
Os que nessa década já viviam podem relembrar os fatos, talvez caídos no esquecimento; aos mais jovens, junto à emocionante descoberta, permanece a vontade de ter desfrutado a vida nesses anos incríveis.

.: Biblioteca da E.E. Prof.º José Reginato é aberta para a comunidade :.

Formada por um acervo variado e amplo espaço para leitura e pesquisa, a biblioteca da E.E. Prof.º José Reginato está aberta para o uso da comunidade. Além de consultas, a biblioteca também oferece o sistema de empréstimo, mediante realização de carteirinha.
Segundo a professora Maria de Fátima C. Pastura, a biblioteca foi elaborada no final do ano passado, com a reunião de material proveniente das extintas salas ambientes, onde cada professor tinha seu espaço específico. “Reunimos todos os livros e inclusive material de estudo referente à biologia”, lembra.
O acervo conta com aproximadamente 1.000 exemplares, englobando livros de literatura, didáticos, enciclopédias, gibis, e fitas de vídeo sobre temas infantis, musicais e documentários. Os alunos utilizam o espaço para leitura, pesquisas e apresentação de exposições e trabalhos variados.
Os interessados em usufruir o acervo e o agradável ambiente de leitura, podem se dirigir a biblioteca da escola no horário das 07 às 12 e das 13 às 18, munidos de RG e uma foto três por quatro. A escola fica na Alameda das Margaridas, 414, Jardim Simus.
A José Reginato atende hoje cerca de 530 alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Médio, sob a direção de Maria Elisa Chiarini, que faz questão de incentivar a leitura e preservar a área verde existente ao longo da escola.

Projeto Cidadão Escritor

Para lembrar o dia do livro, comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, a escola iniciou no mês de março o projeto Cidadão Escritor, visando desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Conforme Maria de Fátima, o projeto está sendo trabalhado pelas disciplinas de artes e português. Leitura de textos, elaboração de histórias em quadrinhos, peças de teatro e confecção de máscaras relativas ao Sítio do Pica-pau Amarelo, estão sendo realizadas com as crianças do Ensino Fundamental.
Já os alunos do Ensino Médio vêm promovendo pesquisas sobre a vida e obras de Monteiro Lobato. “Por meio das pesquisas voltadas a fase adulta do escritor, procuramos despertar nos adolescentes o interesse pela boa leitura”, comenta.
Os trabalhos serão apresentados nos dias 18, 19 e 20 de abril, onde também haverá estandes de livros trazidos pela Livraria Pedagó

.: Alunos da Rosa Cury conhecem processo do feitio de sonho :.
Alunos do Ensino Fundamental da E. M. Rosa Cury visitaram, no dia 30 de março, uma padaria do bairro a fim de conhecer o processo do feitio de sonhos. A visita faz parte de uma das atividades desenvolvida pelo Projeto Pedagogia Empreendedora, que parte do conceito de que todos têm o direito de sonhar e de realizar o desejo com ética.
O propósito da visita, de acordo com a diretora Jeanette Carrijo, foi ampliar o conhecimento de mundo dos alunos estreitando a relação com a comunidade. “Por meio da visualização do processo de fabricação do sonho, os alunos também foram levados a investigar como buscar suas próprias realizações”, diz.
Conforme ela, 96 crianças das 2ª séries do Ensino Fundamental participaram da visita, já que o projeto conta com atividades específicas para cada série. “O Pedagogia Empreendedora tem atividades voltadas para cada faixa etária, pois, a medida que a idade da criança muda, seus sonhos também se modificam, assim como suas metas e complexidade das buscas”, relata.
No lançamento do projeto, ocorrido na escola no dia 9 de março, também foram desenvolvidas atividades variadas com os pais, como palestras e exibição de filmes.

O Projeto

Promovida em todas as escolas da rede municipal de ensino, a Pedagogia Empreendedora tem como proposta libertar o empreendedor que existe em todo indivíduo, mas que freqüentemente é aprisionado pela natureza das relações sociais, valores e crenças.
A metodologia foi desenvolvida para ser aplicada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, desenvolvendo a capacidade de escolha do aluno, sem influenciar as suas decisões, e oferecendo condições para que faça suas opções.

.: Território “Jovem” é inaugurado :.
O novo espaço público destinado aos jovens do Jardim Ipiranga e imediações, o “Território Jovem”, foi inaugurado pela Prefeitura no dia 15 de fevereiro. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Vitor Lippi, o secretário da juventude, Antônio Carlos Bramante, vereadores e líderes das entidades participantes que trabalham com jovens.
Instalado na avenida Elias Maluf, s/n, em frente ao Jardim Ipiranga, o local vem abrigando uma série de atividades desenvolvidas pelo comitê intersetorial da Juventude (Cijuv), coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv).
Em entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco, Bramante comentou que o espaço, destinado aos jovens de 15 a 19 anos, está sendo utilizado para o desenvolvimento de atividades variadas, como, artes, lazer, e esportes, além do Programa “Primeira Chance”.

O prédio

Com paredes decoradas e cores vivas, a fachada do prédio foi desenvolvida por jovens participantes do Projeto Grafite, da Sejuv. Localizado em uma área de 1.081 metros quadrados, o prédio já foi utilizado pela comunidade do Jardim Ipiranga, mas estava desocupado há alguns anos. Dos 300 metros quadrados existentes, a reforma só aproveitou parte da alvenaria e da laje, e o ampliou em 66 metros quadrados. 
No interior foi construído um palco, fechado por uma porta de enrolar. Ele também pode ser visualizado de fora do prédio, pois as grades que fecham o espaço são removíveis. Além do salão principal e palco, a reforma ainda incluiu a construção de dois mini-camarins com sanitário, cobertura com isolante térmico, cozinha, sala da administração, depósitos térreo e superior, sanitários públicos, estacionamento, jardim e iluminação externa. 

Cursos e Palestras

Palestras e cursos de auxiliar de escritório, confecção de bonecas de pano e técnicas de dança, estão sendo promovidos pelas secretarias das Relações do Trabalho (Sert), Cidadania (Secid) e Saúde, que compõe o Comitê Intersetorial da Juventude.
Destinados aos jovens acima de 15 anos, os cursos estão inseridos no Programa “Incubadora Jovem”, que tem como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender às necessidades do jovem do bairro Ipiranga.
A Secretaria da Saúde (SES) oferece palestras informativas sobre planejamento familiar, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, no “Território Jovem” (av. Elias Maluf, s/nº). Informações pelo tel. 3221-3081.  
O Programa Primeira Chance, desenvolvido com 50 jovens de 18 anos de idade, provenientes do Programa Agente Jovem, também está sendo realizado no local. Em conjunto com a entidade Bom Pastor, o programa também aborda palestras motivacionais de formação e cidadania, apoio escolar, auxílio no preparo de documentação e encaminhamentos de currículos, além de curso profissionalizante de garçom.

.: Banco do Povo de Sorocaba continua liberando recursos para pequenos empreendimentos :.
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado, o Banco do Povo concedeu R$ 93 mil de empréstimos somente nos últimos três meses, destinados ao fomento de negócios. O volume de recursos liberados refere-se a 18 contratos firmados entre a instituição, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e profissionais que atuam em diversas atividades.
Segundo dados da Sede, em 2006 o Banco do Povo firmou 437 contratos, disponibilizando R$ 298.181,09 para empreendedores de pequenos negócios na cidade, entre os quais incluem-se autônomos formais e informais, cooperativas e associações de produção. O BPP financia a compra de máquinas e equipamentos com prazos de 18 meses, como também o capital de giro (mercadorias e matéria-prima) com prazo de 6 meses, a juros de 1% ao mês. Os valores de financiamento variam de R$ 200,00 a R$ 5.000,00.
Os pedidos de financiamento podem ser feitos diretamente na sede da instituição, localizada na rua Coronel Cavalheiros, 353, centro, no mesmo prédio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Podem obter o financiamento pessoas que produzam há pelo menos seis meses em Sorocaba, com firma aberta ou não, ou possuir certificado atual de curso de capacitação técnica ou de Gestão de Empresas (para quem quer iniciar atividade).