.: Matérias Julio de Mesquita 9:.
 
.: Editorial :.

Com a inauguração do primeiro trecho de duplicação da avenida Santa Cruz, entre a rua Constituição e a avenida Luiz Mendes de Almeida, a cidade não receberá apenas parte de um importante corredor viário alternativo, mas também todos os benefícios diretos e indiretos que a obra acarreta. Espera-se uma região com maior crescimento econômico, segurança e, principalmente, revitalizada com ciclovia, sistema de iluminação e melhores padrões urbanísticos, com área verde arborizada, arbustos e gramado.
Além de desafogar o trânsito da região, a duplicação também será mais uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste, trazendo vantagens, inclusive em questão de tempo e beneficiando, assim, cerca de 80 mil pessoas.
Moradores do Jardim São Marcos, Jardim Itanguá e intermediações, após a duplicação, poderão se dirigir à região central, com mais rapidez, através do novo trajeto formado pelas avenidas Santa Cruz, Américo Figueiredo, Paulo Emanuel de Almeida, General Osório e posteriormente também pela Av. Mário Covas.
A duplicação trará não apenas economia e maior agilidade no percurso, mas também permitirá aos moradores conhecer uma nova região e usufruir das diversas opções oferecidas como, por exemplo, a Horta Comunitária do Jardim São Marcos, localizada sob as linhas de transmissão da CPFL e que deverá ser revitalizada em parceria com os produtores. Outra opção é o prédio do Território Jovem, destinado à realização de diversas atividades direcionadas aos jovens do Jardim Ipiranga e adjacências. Já o terminal de passageiros e a Casa do Cidadão, ambos em construção pela Prefeitura, favorecerão os inúmeros moradores da região.

O editor

.: Parque do Jardim Ipiranga, Área de Transferência e Casa do Cidadão
agregarão cultura, lazer e serviços :.

Continuam em andamento as obras do novo parque municipal do Jardim Ipiranga, que proporcionará novas opções de lazer e esporte aos moradores da Zona Oeste. Localizado em uma área de 70 mil m² da avenida Américo Figueiredo, o espaço também abrigará um anfiteatro para apresentações culturais, além das unidades da Casa do Cidadão e Área de Transferência do sistema de transportes municipal (ATZO).
O anfiteatro terá capacidade para cerca de 200 pessoas, no formato de “arena”, com estrutura semelhante as já desenvolvidas em outros parques. As áreas do palco e das arquibancadas já estão demarcadas e em fase de concretagem. “O anfiteatro servirá para apresentações artísticas e culturais, inclusive as desenvolvidas pela própria comunidade”, diz prefeito Vitor Lippi.
O parque ainda oferecerá pista de caminhada, campo de futebol, quadra, pista de skate, gramado, árvores, arbustos, sistema de iluminação e playground, com brinquedos e fonte semelhantes aos existentes no Paço Municipal.

“Maestro Nilson Lombardi” será homenageado

Segundo o vereador Hélio Godoy, autor do projeto de lei que homenajeia o Maestro, Nilson Lombardi, pianista, compositor, maestro, professor e regente deu a Sorocaba destaque na música erudita.
O maestro faleceu recentemente em Sorocaba , onde deixou muitos amigos e admiradores da boa música.

Casa do Cidadão

O projeto “Casa do Cidadão” foi criado pela prefeitura para facilitar a procura e o atendimento por serviços disponibilizados no Paço Municipal. No local poderão ser efetuados os pagamentos de impostos como IPTU, ISSQN, taxas de pavimentação, pedidos de inscrições municipais e recursos de multas.
A futura unidade da Zona Oeste, a segunda das cinco em desenvolvimento, já está com sua estrutura física completa. Os serviços para a montagem dos blocos de concreto pré-moldados já foram concluídos pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe). As próximas etapas serão: a instalação das redes hidráulica e elétrica do prédio e serviços de acabamento, como pintura e instalações de portas e vidros.

Área de Transferência

Também estão em andamento as obras para implantação da Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), na Av. Américo Figueiredo, com serviços para a instalação de uma estrutura metálica. A unidade facilitará a integração do sistema de transporte coletivo, permitindo aos usuários trocar de ônibus sem a necessidade de passar pelos atuais terminais Santo Antônio e São Paulo. Localizada na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester, a ATZO deverá entrar em funcionamento ainda este ano. Outras quatro estão sendo construídas: Z. Industrial (Av. Independência, no Éden); Zona Leste (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias) e em dois endereços na Z. Norte: Av. Ipanema (acesso à Vl. Helena) e Av. Itavuvu (altura da Av. Ulysses Guimarães, no Pq. das Laranjeiras).

.: Posse do Conselho Estadual do Idoso :.

Dia 22 de março tomou posse o Conselho Estadual do Idoso, a cerimônia foi realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Mitie Kawamoto Ruiz assinou o livro representando todos os conselheiros Estaduais dos Idosos de São Paulo, e também foi homenageada pelos 100 anos da imigração japonesa.
Quem entregou o buquê de flores foi a Dra. Amelinha Watanabe, representante do Governo do Estado.

.: Baile das Mães :.

Dia 09 de maio a partir das 15 horas, ocorrerá o grande baile em comemoração ao dia das mães, no Sorocaba Club, no centro da cidade. O evento será oferecido pelo Conselho Municipal de Sorocaba, o traje é o esporte fino e a entrada é franca, divirtam-se.
No dia 10 de maio será a vez do Grupo Cidadania Reviver comemorar a data. Das 15h às 19 horas acontecerá o baile em homenagem às mães, que terá musica ao vivo. Os ingressos custam R$ 10,00 e dão direito a bolos e salgados.
O Cidadania Reviver fica na Rua Orestes Ângelo Colo 112, no Jardim São Marcos.

.: Sugestões de presentes para as Mamães :.

Presentes criativos que agradam e podem ser adquiridos por um bom preço são uma ótima opção para o dia das mães. Nada melhor que a satisfação em saber que o presente agradou a homenageada. Por isso, na hora de escolher o presente para a mamãe é necessário levar em conta o seu gosto e até a sua personalidade.
Para as mais vaidosas, as lojas do bairro oferecem grande variedade de roupas e acessórios, ou ainda outra boa alternativa é uma tarde em um salão de beleza.
Já as mamães podem ser também presenteadas com cursos de artesanato, em tela, madeira, tecido ou biscuit. Produtos artesanais que podem ser encontrados em lojas do ramo conferem originalidade, bom gosto e estilo, como sabonetes, peças em tricô, crochê, bordado, biscuit e madeira, para agradar as mães mais exigentes.
Dedicar um momento agradável com a mamãe, também pode ser um bom presente, como uma reunião em família em uma pizzaria ou restaurante, fazendo-a descansar da cozinha nesse dia.
A região oferece variedade de produtos e serviços. Confira os anúncios e a sessão de classificados.

Origem da Data

A comemoração do Dia das Mães foi instituída no ano de 1914 nos Estados Unidos. Após três anos de esforços Anna Jarvis, filha de pastores, conseguiu que a data fosse celebrada oficialmente sempre no segundo domingo de maio, com o propósito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelas mães. Em pouco tempo mais de 40 países adotaram a data.
No Brasil, o Dia das Mães foi festejado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, sendo promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Apenas em 1932 a data foi oficializada, no segundo domingo de maio, pelo então presidente Getúlio Vargas.

.: Jardim São Marcos ganhou praça pública :.

A prefeitura entregou aos moradores do Jd. São Marcos a primeira praça pública do bairro, situada na Rua Trajano Athayde.
A verba para realização da obra faz parte de emenda do vereador Helio Godoy aprovada na Câmara em 2006.
“O bairro não possuía nenhuma praça para lazer e esta área da antiga mina será um local importante tanto para o lazer quanto para a melhoria da qualidade de vida do bairro”, ressalta Godoy.
Em 2006 um grupo de moradores do bairro fez o pedido ao vereador Godoy e estiveram presentes na inauguração da praça que tem o nome de “Roseli da Silva Cale”, antiga moradora do bairro.
O local ganhou grama, iluminação, calçada e diversas mudas de árvores, além da recuperação de calçadas e serviço de tapa buraco nas ruas do bairro.

.:Unidade Pré Hospitalar da Zona Oeste será inaugurada em Julho :.

para a área de saúde, com a instalação de rede de oxigênio e de ar comprimido e a informatização do local.
De acordo com a SES, a previsão é de que a unidade esteja em funcionamento no final de julho deste ano, com capacidade para realizar entre 20 mil e 35 mil atendimentos mensais.
A construção da unidade complementará a rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte, para adultos e crianças, nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico.
A estrutura contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

.:Prefeitura inaugurou primeiro trecho da avenida Santa Cruz:.

O prefeito Vitor Lippi inaugurou dia 05 de abril , a primeira etapa da revitalização da avenida Santa Cruz, entre as avenidas Armando Pannunzio e Salvador Milego. A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) realizou no trecho obras viárias, de urbanização e paisagismo, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e segurança entre o Centro e a Zona Oeste, além de oferecer uma futura interligação com a Zona Leste.
A Santa Cruz, entre a Armando Pannunzio e a Salvador Milego, percorre 660 metros e 7.280 metros quadrados de área, com ciclovia em todo percurso, 2.080 metros de guias e sarjetas e 4.176 metros quadrados de calçadas. A avenida ainda ganhou 25 palmeiras, 110 arbustos, 12.200 metros quadrados de grama esmeralda (em parceria com a CPFL) e sistema de iluminação, com 1.700m de rede secundaria multiplexada, 48 postes, dois transformadores e 61 conjuntos braço-luminária 250 watts.

Ciclovia

Depois de liberada, a ciclovia da Santa Cruz acrescentará ao cotidiano dos moradores da região a oportunidade de participar de passeios ciclísticos e praticar novos esportes. Com 2,6 mil metros quadrados, a pista se estenderá até a Av. Américo Figueiredo, no Júlio de Mesquita. Seu percurso será interligado também às ciclovias das avenidas Elias Maluf e Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville, e Av. General Osório.

Mudança de Hábitos

Além de desafogar o trânsito na região, a duplicação além de ser uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste, proporcionará aos moradores dos bairros próximos ao Jardim São Paulo, conhecerem uma nova região e usufruir das diversas opções oferecidas por ela, como por exemplo, a Horta Comunitária no Jardim São Marcos e o prédio do Território Jovem, no Jardim Ipiranga, ( local destinado a realização de diversas atividades voltadas aos jovens), entre outros.
Durante o novo percurso, as pessoas passarão por bairros que talvez ainda não conheçam.
Avenida Mário Covas

As obras da futura avenida Mário Covas também estão sendo executadas pela Prefeitura. Com 1.100 metros de extensão, ela interligará as avenidas General Osório e Afonso Vergueiro, e será outra importante via de acesso entre o Centro e as Zonas Norte e Oeste.
A nova avenida se iniciará no cruzamento entre a Afonso Vergueiro e a Rua Humberto de Campos, seguirá no sentido da Pército de Souza Queiroz, até terminar no prolongamento da Av. General Osório (após o trevo de acesso à Vila Helena).

.: Academia para mulheres :.

Voltada exclusivamente para o público feminino, a Academia Ação Reação oferece privacidade durante a prática de exercícios físicos e ainda atividades dirigidas. “As mulheres se sentem à vontade para fazer os movimentos em um ambiente exclusivo, comenta a proprietária e professora Elisabete Soares Ferraz Rosa.
As atividades incluem ginástica, ioga, hidroginástica, ritmos, avaliação física, sauna, musculação, personal trainer e ainda estética corporal e facial, visando atender os objetivos do público feminino. Segundo Elisabete, a maioria das mulheres visa a parte estética. Para que os resultados sejam alcançados a professora demonstra durante as aulas que a prática dos exercícios deve ser aliada a uma alimentação saudável. “A estética é a conseqüência de uma vida saudável,”diz.
Com aproximadamente 300 metros, a academia conta com um ambiente agradável e descontraído, incluindo spa de hidromassagem, piscina, sauna, equipamentos para musculação, esteiras, bicicletas, sala de estética e loja de roupas e acessórios para ginástica. A academia reúne alunas com uma faixa etária de 11 a 70 anos de idade.
Ação Reação Feminina funciona de segunda a sexta, no horário das 7h às 21h, e está localizada na rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, 909, Jardim São Paulo. Telefone 3411-0259 / 3011-7525.

.: Ok agora o Kumon tem inglês :.

O que é o Kumon de inglês ?
O Kumon de Inglês é um curso que desenvolve no aluno as habilidades necessárias ao domínio do idioma.
Para tanto trabalhamos com uma orientação individualizada e com material didático desenvolvido especialmente para nosso curso.
Ouvir, entender, ler e escrever em inglês com segurança, conforme o ritmo de cada aluno: isto é o que o Kumon de inglês propicia.
Diferenciais: Material didático ( incluindo CD e manual de CD)Os materiais são exclusivamente desenvolvidos pelo Kumon Institute of Education, que tem mais de 40 anos de experiência na elaboração de material didático.
Os alunos recebem material de áudio para o exercício diário da compreensão auditiva e para a aquisição de uma boa pronúncia.
Aprendizado Natural: Através destes materiais ( CD, manual de CD e blocos de material didático), os alunos aprendem inglês naturalmente, da mesma forma como aprenderam o português.
Inglês Padrão: Estudar no Kumon é aprender o inglês padrão ( Standard English ) através de situações do dia a dia, apresentadas em nosso material didático.
Ensino Dinâmico: O ensino dinâmico proporcionado pelo método Kumon é realizado por orientadores que conduzem criteriosamente o aprendizado de nossos alunos, checando o entendimento das lições, traçando metas e lhes dando feedback.
Ensino Individualizado: No Kumon, cada aluno é orientado de forma individualizada. Isto faz toda a diferença porque o avanço em seu estudo depende única e exclusivamente dele.
Tradição: O Kumon é uma multinacional de ensino que vem atuando desde 1956. Só com o inglês, são mais de 24 anos, garantindo qualidade e segurança no trabalho com os alunos. O aspecto fundamental do método Kumon é desenvolver, através do estudo diário, as quatro habilidades comunicativas – Audição, Pronúncia, Leitura e Escrita – propiciando aos alunos o domínio do idioma.

.: Worspite: Ação e Solução :.

A maioria das pessoas já começa a ter dores de cabeça só de imaginar que sua casa poderá sofrer com o mal das infiltrações. Também pudera, nesses meses onde são freqüentes as chamadas “chuvas de verão”, qualquer prejuízo que a casa venha sofrer caso não tenha tomado as devidas medidas preventivas, não será mesmo mera coincidência. Afinal, água não irá faltar!
Vazamentos, goteiras, toda a sorte de incômodos que se possa imaginar estarão colocando a paciência de todos à prova.
Essencialmente, a água poderá ocasionar a infiltração através de três caminhos distintos: por meio de trincas e rachaduras, pelos poros do material e ainda por falhas que este material possua como, por exemplo, brocas, ninhos no concreto etc. Os principais vilões dessas infiltrações são os vícios construtivos, ou seja, defeitos originados no próprio processo construtivo (erro de projeto ou de execução) ou adquiridos ao longo do tempo (desgastes naturais, utilização, manutenção ineficiente, agressões).
Se na sua casa, escritório, prédio existe um problema deste tipo, procure a Worspite, uma empresa que te dará todo o suporte necessário, através da visita de um profissional especializado, este localizará e solucionará o problema. Peça um orçamento!
A Worspite fica localizada na avenida Américo Figueiredo, 1.436, no Jd. Simus. Fone: 3202-8689/ 3013-9105.

.: Hospital da Mulher já está em funcionamento :.

O Centro de Atendimento à Mulher e Referência Cirúrgica à Policlínica Municipal “Diva Maria Prestes de Barros Araújo”, conhecido como Hospital da Mulher, foi inaugurado no sábado (29). A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, do prefeito Vitor Lippi e demais autoridades municipais.
A unidade funciona na ala nova do Hospital Evangélico, no Cerrado, e possui três andares formados por um centro de diagnósticos, um centro cirúrgico com quatro salas, setor ambulatorial e enfermaria de apoio com 26 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde . O Hospital da Mulher permitirá a ampliação do número de cirurgias e exames realizados na rede pública de saúde, dando apoio às unidades municipais. No centro de diagnósticos podem ser realizados vários tipos de exames, como mamografia e tomografia computadorizada. Os procedimentos cirúrgicos atendem várias especialidades de áreas encaminhadas pela Policlínica Municipal, como urologia, cirurgia infantil, área ginecológica em geral, gastroenterologia, varizes e otorrinolaringologia.

.: Dispensário Irmâ Sheila comemora a Páscoa :.

Foi realizada no dia 18 de março para as crianças assistidas pelo dispensário, a comemoração da Páscoa, com brincadeiras e distribuição de 140 ovos de páscoa e saquinhos de bala, as mâes também puderam aproveitar o evento.

.: Feijoada Beneficente do Dispensário Irmã Sheila :.

Neste ano, a já consagrada feijoada beneficente do Dispensário Irmã Sheila no Lar Escola Monteiro Lobato, será dia 25 de maio, no período das 11:30 às 15:30 horas.
Os convites custam R$ 15,00.
Para os que vão almoçar no local os convidados servem-se a vontade.
Para quem quizer levar para casa, será montado um generoso marmitex.
Maiores Informações pelo telefone 3222-9535, o Dispensário fica na Rua Trajano Atayde 425, no Jd São Marcos.

.: Associação Comercial de Sorocaba oferece benefícios aos associados :.

Com o propósito de facilitar cada vez mais a vida dos seus associados, a ACSO (Associação Comercial de Sorocaba) em seus 86 anos, busca parcerias a fim de oferecer benefícios como linha de crédito diferenciada - Caixa e Banco do Brasil, plano de saúde - Unimed, recreação – AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), intermediação de estágio - Proe, comércio exterior - Certificado de Origem, reunião com grupos de empresários de um mesmo segmento - Empreender e a partir de maio/junho a Cooperativa de Crédito - COOPERASO, (www.cooperaso.com.br)
Hoje a ACSO é uma forte aliada na administração do crédito e cobrança, disponibilizando o acesso a consultas para análise de risco na concessão de crédito, tais como: SCPC, SCPC-Cheque, SCPC-Integrada, SCPC-Relatório Imobiliário e SCPC- Soluções Pessoa Jurídica e na cobrança, pois, o associado também pode registrar seus inadimplentes na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o setor de SRC (Serviço de Recuperação de Crédito) passa a agir de forma ativa e imediata na recuperação dos débitos registrados. “Não é preciso preencher formulários de cobrança visto que o SRC usa o banco de dados dos registros do SCPC e os documentos originais ficam em poder do Associado, além do SRC fazer a intermediação entre o inadimplente e o lojista, evitando possíveis constrangimentos”, explica o supervisor comercial da ACSO José Luiz Coelho Gonzáles.
Zona Oeste

A ACSO conta ainda com uma distrital, localizada na avenida General Carneiro, 987, Cerrado, visando atender o público pertencente à Zona Oeste. A unidade tem por função resolver situações pendentes e prestar informações, de modo que as pessoas não precisem se deslocar para outra cidade ou até a matriz, fornecimento de certidões positivas e negativas de protesto, também podem ser obtidas na distrital.
“O nosso objetivo é que as pessoas tenham crédito, podendo desfrutar do nosso comércio, que está crescendo a cada dia”, comenta Cássia Cassiolato responsável pela distrital.
Maiores informações pelo telefone 3331- 1003 ou no site: www.acso.com.br

.: Projeto de Legalização de Imóveis da Prefeitura de Sorocaba :.

Moradores das áreas verdes da região do Central Parque poderão ser beneficiados pelo projeto.

A Câmara aprovou nos dias 06 e 11 de março o projeto de lei 341/2007, de autoria do prefeito municipal, que dispõe sobre a instituição de “Plano de Urbanização e Regularização Fundiária e Urbanística” das Zonas ou Áreas Especiais de Interesse Social, que atenderá às necessidades legais de famílias que, em diversos bairros da cidade como na zona oeste que possuem várias áreas públicas onde moram centenas de famílias.  
 O vereador Helio Godoy, presidente da comissão que trata do assunto na Câmara é também membro da “Comissão Municipal de Regularização Fundiária” que realizou diversas audiências públicas, discutindo, com as autoridades e a população, a legalização de centenas de moradias da cidade. “Defendemos a legalização imediata dos imóveis, passando a documentação aos proprietários. Dessa forma, toda a região sai ganhando em qualidade de vida e valorização das propriedades”, ressalta o vereador.
Na região existem moradias irregulares além do Jardim Ipiranga, que já estão sendo legalizadas, nos bairros: Jardim Simus, Itanguá I e II, Pq. Manchester, na Avenida Cecília Meireles, Jardim São Marcos e Central Parque, além de diversos outros bairros da cidade num total de 8 mil famílias.
Além de regularizar os imóveis que estão nas áreas públicas, serão ainda transferidos para uma nova moradia os que estão em áreas de risco, garantindo-lhes mais dignidade e cidadania, conclui o vereador Helio Godoy.
Após a aprovação da lei a equipe da prefeitura já esteve atendendo os moradores do Jd. Refúgio, cerca de 88 famílias e neste mês de maio encontra-se no Jd. Ipiranga, onde atenderá as 1000 famílias que já residem no bairro há 30 anos e que agora em pouco tempo receberão a documentação definitiva de seus imóveis.
Detalhes do projeto de “legalização de imóveis” da prefeitura, estão a disposição dos moradores no CIS do Jd. Ipiranga.