.: Matérias Júlio de Mesquita Edição Nº 8 :.
 
.: Editorial :.

Bairro em Foco lança caderno quinzenal de classificados

Quando iniciamos nosso trabalho a proposta foi divulgar o potencial do comércio do bairro. Porém, devido à periodicidade de Bairro em Foco, não podíamos atender parte da população que necessitava de um serviço de classificados veiculados com maior freqüência. Com a finalidade de oferecer estes classificados de linha para a Zona Oeste, Bairro em Foco está lançando um caderno quinzenal específico.
Através deste caderno será possível comprar, vender, buscar funcionários, divulgar ramos de atividades, encontrar oportunidades de negócios, etc.
Os anunciantes que contam com um giro rápido de mercadorias necessitando de uma divulgação mais rápida, como, lojas de carros, supermercados, entre outros, também poderão usufruir deste serviço.
Ao custo de R$ 1,50 a linha, os anúncios serão distribuídos gratuitamente em 60 pontos localizados em 21 bairros da Zona Oeste. Isto significa que irão circular em uma região com aproximadamente 70.000 habitantes. Outra novidade, é que os classificados também vão permanecer 15 dias no site do jornal (www.jornalbairroemfoco.com.br).
Bairro em Foco Classificados começará a ser distribuído a partir de 06 de outubro. Para anunciar nos classificados de linha basta se dirigir aos pontos de anúncios. “Para esta primeira edição, os anúncios serão recebidos até dia 30 de setembro. Veja onde anunciar na página 13.”
No editorial da edição passada, foi mencionado que Bairro em Foco faria uma parceria com um jornal de circulação diária da cidade, a fim de oferecer serviços de classificados de linha. Apesar da avançada fase de negociação, a parceria não chegou a se concretizar, por isso, Bairro em Foco optou pelo lançamento do caderno próprio.
E é com grande satisfação que lançamos esta prestação de serviços, acompanhando as necessidades e o crescimento de uma das regiões mais prósperas de Sorocaba.
O Editor

.: Terminal de transferência poderá ser implantado na Zona Oeste :.

Um terminal de ônibus destinado a transferência de passageiros entre os bairros da Zona Oeste poderá ser construído dentro dos próximos dois anos. Segundo o presidente da URBES (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social), Renato Gianolla, estudos para analisar a viabilidade de locais já estão sendo executados. Uma das áreas indicadas é um terreno situado entre as avenidas Américo Figueiredo e Elias Maluf.

Nova linha de ônibus

A possibilidade de implantação de uma nova linha de ônibus, que percorrerá a General Osório ligando a Zona Oeste ao centro da cidade, também faz parte dos projetos da Urbes. “Este trajeto por ser mais rápido iria beneficiar os usuários em questão de tempo”, comenta ele.
Como a criação de uma nova linha proporciona custos e exige certa demanda, a Urbes vem realizando estudos técnicos e financeiros.
A possível criação da linha, de acordo com Gianolla, não iria causar alterações no itinerário da linha Ouro Fino, já que a construção de uma unidade pré-hospitalar, próxima a avenida General Carneiro, prevista ainda no governo do prefeito Vitor Lippi, proporcionaria um considerável aumento de usuários.
Uma linha responsável pela ligação entre a Zona Oeste e a Norte também está incluída nos estudos, já que parte da população se desloca entre as regiões, principalmente a trabalho.

.: Saúde requer cuidados extras com o frio :.
Propostas para o Orçamento 2007 do Município, foram debatidas com a comunidade na primeira reunião da Plenária de Participação Cidadã, promovida no bairro Júlio de Mesquita, no último dia 5 de agosto. O prefeito Vitor Lippi e grande parte do secretariado municipal estiveram presentes no evento que aconteceu na Escola Estadual Antônio Vieira Campos.
As demais reuniões da Plenária de Participação Cidadã ocorreram na EE Francisco Camargo César, Vila Helena (dia 12), na EE Ezequiel Machado do Nascimento, Jd. Santa Rosália (dia 19), e na EE Brigadeiro Tobias (dia 26). Já a abertura do projeto foi realizada em 31 de julho, no Teatro Municipal Teotônio Vilela

Projetos debatidos

Durante a plenária foram apresentados diversos projetos como as construções de uma creche no Jardim Santa Bárbara, de um campo de futebol e uma pista de skate no Júlio de Mesquita, e ainda de conjuntos habitacionais, com 800 moradias, nos Jardins Tulipas e Tropical.
Os projetos referentes à ampliação do Posto de Saúde do Júlio de Mesquita, e a reforma do prédio que será sede do Projeto Incubadora Jovem, no Jardim Ipiranga, além da Regularização Fundiária do mesmo bairro (prevista para este ano), também foram anunciados.
Os líderes comunitários aproveitaram a reunião para expor diversas reivindicações, entre elas, a construção de uma rampa na Escola Antônio Vieira Campos para facilitar o acesso dos alunos.

Atuação integrada

Na cerimônia de abertura da Plenária de Participação Cidadã, o prefeito Vitor Lippi destacou a importância da existência de um planejamento estratégico de governo, o que permite uma atuação integrada dos vários setores da administração, tendo como base os conceitos de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”.

.: Novena à Santa Edwiges :.

07 de outubro (sábado) 19hs
Tema: Santa Edwiges acolhendo com caridade os portadores de deficiência.

08 de outubro (domingo) 19hs
Tema: Santa Edwiges exemplo de caridade com os enfermos.

09 de outubro (segunda-feira) 20hs
Tema: Santa Edwiges nos ensina a viver a caridade com os encarcerados.

10 de outubro (terça-feira) 20hs
Tema: Santa Edwiges vivendo a caridade com os endividados.

11 de outubro (quarta-feira) 20hs
Tema: Santa Edwiges, vida, fé, oração e caridade.

12 de outubro (quinta-feira) 18hs
Tema: Santa Edwiges com Maria, Mãe Aparecida missionária da paz.

13 de outubro (sexta-feira) 20hs
Tema: Santa Edwiges vivendo a caridade no amparo às viúvas.

14 de outubro (sábado) 18hs
Tema: Santa Edwiges, cheia de zelo e caridade com os sacerdotes.

15 de outubro (domingo) 9hs
Tema: Santa Edwiges exemplo de caridade na família.
15hs: missa dos professores
18hs: missa com procissão, queima de fogos, entrega de flores e rosquinha de Santa Edwiges.

16 de outubro (segunda-feira) 20hs
Missa em louvor a Santa Edwiges.
Tema: Santa Edwiges exemplo de caridade com a família.

A comunidade de Santa Edwiges fica na avenida José Amélio de Arruda, 225, Parque Manchester.

.: Centro de Saúde do Júlio de Mesquita será ampliado :.

O projeto inclui sala de atividades físicas para moradores e funcionários

O Centro de Saúde do bairro Júlio de Mesquita será reformado e ampliado pela Prefeitura de Sorocaba. O projeto das obras, apresentado à comunidade no mês de agosto, prevê intervenções e reformulações nos 415 metros quadrados da unidade, além da ampliação de mais 412 metros quadrados de área. Até o início do ano as obras serão iniciadas e a estimativa de investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão.
As obras, segundo o secretário da Saúde Milton Palma, foram elaboradas de acordo com os mais novos conceitos do atendimento humanizado na saúde, com espaços planejados para garantir a circulação adequada de funcionários e pacientes, bem como oferecer as melhores condições de organização dos serviços e conforto durante a permanência na unidade.
Uma novidade será a construção
de uma sala para atividades físicas, localizada no subsolo da ala nova. A sala poderá ser usada pelos funcionários do posto e  moradores do bairro para a realização de diversos tipos de atividades, como alongamentos antes da caminhada, por exemplo.

O prédio

Os atendimentos do Centro de Saúde serão divididos em alas específicas. A área atual será destinada aos adultos e, a nova será exclusiva para a pediatria e serviços de apoio. A ala nova terá quatro consultórios, uma sala de observação, sala de enfermagem, sala de amamentação e fraldário, sala de vacina, arquivo, salas para administração, coordenação, recepção, sanitários e farmácia.
Já as dependências atuais passarão a funcionar com três consultórios para clínica geral, dois para ginecologia, dois para atendimento odontológico, além de salas para acolhimento, aerossol, recepção, curativos, coleta, urgência/observação, enfermagem, pós-consulta, esterilização, cozinha e sanitários.
Conforme o projeto, esta nova ala será erguida na área ao lado do Centro de Saúde e no subsolo haverá espaço para estacionamento, sala de reuniões, uma sala
para atividades físicas, depósitos,
sanitários e vestiários.  
Atualmente, o Centro de Saúde atende aproximadamente 40 mil pessoas e realiza uma média de seis mil consultas/mês, além dos procedimentos de enfermagem, informa o coordenador do posto, Dr. Pedro Roberto Mazon.

 

.: Projeto Geração assiste gestantes :.

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, o Projeto Geração presta assistência a 70 gestantes carentes no Centro de Saúde do Júlio de Mesquita.
Conforme explica o coordenador do posto, Dr. Pedro Mazon, o projeto tem a finalidade de diminuir a mortalidade infantil e orientar as gestantes a respeito de um planejamento familiar futuro, mostrando também os vários métodos anticoncepcionais.
Pertencentes ao Jardim Ipiranga, as gestantes recebem acompanhamento médico nas áreas de ginecologia e pediatra, e ainda contam com a assistência de enfermeiras, uma psicóloga e uma assistente social. Além do acompanhamento, o projeto desenvolve dinâmica de grupo e orientações relacionadas à amamentação. Segundo ele, as gestantes são divididas em grupos de acordo com os períodos de gestação (início e final) para participar das atividades que acontecem quinzenalmente na unidade.
O projeto pretende ainda elaborar atividades que possam contribuir com a geração de renda, como por exemplo, artesanato. Iniciado em outubro do ano passado, o Projeto Geração também é desenvolvido nos demais centros de saúde de bairros periféricos.

.: 2ª Pré-Conferência da Juventude na Escola Antônio Vieira Campos :.

J. Mesquita, sediou, no dia 18 de agosto, a 2ª Pré-Conferência da Juventude. Com o tema “Se você quer mudança, participe!”, o evento, promovido pela Secretaria Municipal da Juventude, reuniu jovens com idades entre 16 e 29 anos.
Durante a conferência, conduzida pelo secretário da juventude Antônio Carlos Bramante, os jovens apresentaram propostas para a elaboração de políticas públicas. Também foram eleitos nove delegados (estudantes) para participar da Conferência Final. Para Bramante, o evento oferece oportunidades para que os jovens possam expor as suas reivindicações, fazer críticas e elaborar sugestões.
Uma série de pré-conferências foi promovida em agosto nas seguintes escolas: E.E. Antônio Padilha, Centro (dia 16), E.E. Francisco Camargo César, Vila Helena (dia 22), E.M. Achilles de Almeida, Além Ponte (dia 29). Já a última pré-conferência aconteceu no dia 5 de setembro, no Espaço Cultural (Sorocaba Clube).

Propostas apresentadas

Criação de um espaço cultural, implantação de cursos pré-vestibulares, profissionalizantes, e de idiomas gratuitos nas escolas do bairro, parcerias entre escolas e universidades visando bolsas de estudos, e ainda material didático referente aos principais vestibulares e exames, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foram algumas das propostas apresentadas pelos jovens. Para o universitário e bolsista do Programa Estadual Bolsa Universidade/ Escola da Família, Dalton José Scura Júnior, é muito importante o jovem ter acesso a programas que proporcionam bolsas de estudo em universidades. “Jovens com dificuldades financeiras conseguem estudar graças a esses programas”, diz. Dalton, também eleito um dos delegados da conferência, comentou ainda ser necessário a criação de projetos capazes de integrar o jovem no mercado de trabalho.

Conferências Temáticas

Os temas que serão debatidos na Conferência Final, no dia 23 de setembro, no Espaço Cultural (Sorocaba Cube) foram analisados primeiramente nas Conferências Temáticas. No dia 11 de setembro ocorreu a primeira delas, que abordou o tema “Educação”. A segunda, no dia 12, apresentou o tema “Violência”. Já no dia 13, o tema discutido foi “Cidadania”. As questões relativas ao “Trabalho” foram debatidas no dia 14. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Juventude pelo telefone 3238-2399.

.: Prefeitura oferece serviço gratuito de remoção de animais mortos :.

A Prefeitura de Sorocaba oferece serviço gratuito de retirada de animais mortos. Para a remoção de animais de pequeno porte (cães e gatos) os interessados devem fazer a solicitação pelo telefone 3232-2140. Após a ligação, a Prefeitura contata a empresa Gomes Lourenço, responsável pela coleta de lixo da cidade, para que o animal seja removido. Os corpos dos animais são levados para o aterro sanitário municipal.
No caso de animais de grande porte (vacas e cavalos), o serviço de remoção é executado pela equipe de manutenção de vias da prefeitura, através do telefone 3227-1277.

.: Projeto caminhda no Júlio de Mesquita :.

“Amar o semelhante como a si mesmo”. É com esta frase que a fundadora da Associação Amor em Cristo, Olívia Conrado Ribeiro, começa a relatar a história da entidade, localizada no Júlio de Mesquita. Movida pela solidariedade, e inspirada no amor de Cristo, Olívia, há cerca de onze anos iniciou o trabalho, que na época consistia apenas em oferecer um sopão às crianças carentes. Dificuldades como a falta de um local apropriado, não impediram Olívia de dar continuidade ao trabalho de assistência a dezenas de crianças necessitadas.
Como não tinha uma sede, a fundadora tinha que se deslocar até os bairros periféricos para promover as doações. Ela conta que em uma ocasião, lotou um ônibus com doces e brinquedos e se dirigiu ao Habiteto.
Durante uma doação de sopa, promovida na praça Fernando Prestes, Olívia lembra que chamaram a polícia, denunciando-a por estar realizando trabalho com menores. “Meu único trabalho era matar a fome daquelas crianças. Quando os policiais viram que eu distribuía sopa, elogiaram o meu trabalho. Apesar de tudo que passei, não desanimei e continuei com as doações, sempre agradecendo a Deus pela força que me dava”, conta.

Primeira conquista

Uma das primeiras e mais importantes conquistas foi a instalação da entidade em um prédio cedido pela Prefeitura em 2002. Com o auxílio de amigos, a própria fundadora deu início aos serviços de reforma no prédio que atualmente abriga a associação.

A entidade hoje

A entidade conta hoje com 70 assistidos, com idades entre 2 a14 anos, que freqüentam o local em dois períodos opostos ao horário escolar. As crianças, divididas em turmas de acordo com a faixa etária, desenvolvem atividades variadas, como artesanato, esportes, atividades pedagógicas, aulas de música e ensino bíblico.
A coordenadora pedagógica da associação Rosana Ribeiro, explica que a Amor em Cristo tem o propósito de ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades, inserindo-as no contexto social. “Nosso lema é preparar a criança para o futuro, sem se esquecer de sua necessidade de ser feliz hoje”, diz.
Construir um campo de futebol, um playground e
ainda uma horta comunitária são as metas atuais da entidade, que conta com uma área total de aproximadamente 2.000 metros quadrados. “Estas obras poderão ser realizadas no espaço disponível, de modo a beneficiar a todas as crianças,” comenta.

Como ajudar

Os recursos da entidade são obtidos por meio de doações e realização de eventos. Ela faz questão de agradecer todos que contribuem com doações como, a Fersol Ind. e Com. Ltda, os feirantes do Mercado Distrital, o Banco de Alimentos, e também a Prefeitura de Sorocaba que cedeu o prédio por comodato e ainda irá contribuir em breve com um auxílio mensal. Os interessados em promover doações (alimentos, brinquedos, material pedagógico, de limpeza e de construção ou trabalho voluntário) podem entrar em contato através dos telefones 9114-1898/ 9113-0330, ou se dirigir a entidade que fica na rua José Escobar Sanches, 68,antiga rua 24, Júlio de Mesquita.

.: CEI João Salerno promove “Pomar dos Sonhos” no lançamento do Projeto Pedagogia empreendedora :.
Para marcar o início do Projeto “Pedagogia Empreendedora,” o Centro de Educação Infantil João Salerno (CEI 57), do Júlio de Mesquita, promoveu no último dia 1º, a criação de um “Pomar dos Sonhos”.
Durante o evento, pais, alunos e professores plantaram mudas de árvores frutíferas na própria escola. Os alunos também elaboraram desenhos, nos quais os pais escreveram seus sonhos. De acordo com a diretora da CEI, Tânia Maria Cação, a elaboração do pomar teve o intuito de levar as pessoas a buscarem um ideal.
O lançamento do projeto, que aconteceu em toda a Rede Municipal de Ensino, consistiu em levar aos pais, a oportunidade de conhecer e participar da metodologia e objetivo do programa desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação. Cada escola preparou um programa pautado na sua criatividade.
A CEI 57 atende cerca de 550 alunos de Educação Infantil.

O projeto

A Pedagogia Empreendedora parte do conceito de que todos têm o direito de sonhar e de realizar o desejo com ética. Com este fundamento, a metodologia foi desenvolvida para ser aplicada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A partir da implantação do programa, em fevereiro último, ocorreram palestras de sensibilização e seminários de capacitação reunindo aproximadamente 1.800 profissionais. Até o final do semestre, o professor irá desenvolver com sua classe uma dinâmica diferente, apoiada no conteúdo dos 14 cadernos de atividades (jogos, dinâmicas, vivências, etc.), divididos por faixa etária, que auxiliam a criança a desenvolver os chamados “elementos de suporte”: liderança, energia, conceito de si, conhecimento de setor e rede de relações.

.: Confira a programação da Escola da Família na Antônio Vieira Campos :.
O Programa Escola da Família promovido na EE Antônio Vieira Campos, do Júlio de Mesquita, desenvolve uma série de atividades abertas à comunidade, durante os finais de semana. Para participar basta se dirigir a escola que fica na av. Américo Figueiredo, 3.272.

Confira a programação:

Sábado: 9 às 10hs: Reciclagem; 9 às 12hs: Cinema;10 às 11hs: Atendimento ao Cliente;10 às11hs: Alfabetização; 10 às 11:30hs: Alfabetização /Adultos;10 às 12hs: War; 10 às 12hs: Vídeo Game;11 às 12hs: Desenho; 11 às 12hs: Cantinho da Leitura;11 às 13hs: Reforço Escolar; 13 às 14hs: Artesanato/ Caixas;13 às 14hs: Aula de Canto;14 às 15hs: Desenho; 14 às 15hs: Vídeo Game; 14 às 15hs: Bijuteria;14 às 15hs: Curso de Recepção; 14 às 17hs: Game Superação; 15 às 16hs: E. V. A.: 15 às 17hs: Leitura.
Domingo: 09 às 10hs: Massagem Anti-stress; 10 às 11hs: Treino de Futsal; 10 às 11hs: Recreação; 10 às 11hs: Unhas Artísticas; 10 às 12hs: Tênis de Mesa; 10 às 12hs: Marketing; 10 às 12hs: Inglês; 10 às 12hs: Vídeo Game; 11 às 12hs: Customização; 11 às 12hs: Treino de Vôlei; 12 às 13hs: Culinária; 12 às 13hs: Panificação; 13 às 14hs: Literatura Infantil; 14 às 15hs: Pintura em Tecido; 14 às 15hs: Ginástica Olímpica; 14 às 15hs: Dama; 14 às 15hs: Reciclar e Criar; 14 às 15hs: Biscuit; 14 às 15hs: Culinária; 14 às 15hs: Massagem Facial; 14 às 16hs: Vídeo Game; 14 às 17hs: Panificação; 15 às 16hs: Limpeza de Pele; 15 às 16hs: Jogos de Tabuleiros; 15 às 16hs: Brinquedoteca; 15 às 16hs: Xadrez; 15 às 17hs: Massagem Anti-stress; 15 às 17hs: Inglês; 16 às 17hs: Recreação; 16 às 17hs: Maquiagem.

Aulas de Capoeira
Inscrições abertas, sábados e domingos, das 9 às 17hs, com Talita.

.: Projeto Sabe Tudo será realizado em escolas da Zona Oeste :.
Com design arrojado e moderno o Projeto Sabe Tudo, elaborado pela Secretaria Municipal da Educação, será um espaço de lazer, conhecimento e cultura destinado a pessoas da comunidade.
Apresentando um espaço multifuncional, o Sabe Tudo estará voltado à socialização do saber, trazendo oportunidades para que o potencial educador da cidade se realize na vida dos cidadãos.
O projeto tem como objetivos ampliar a compreensão leitora da comunidade e proporcionar o desenvolvimento pelo gosto de freqüentar a biblioteca; disponibilizar o uso de tecnologias de informação e comunicação aos usuários através do acesso gratuito a internet; e ainda promover atividades culturais para a comunidade. 
               
O prédio

O prédio em que o projeto será desenvolvido irá contar com ilha de monitoramento eletrônico, sala de leitura, sala de inclusão digital com oferta gratuita para uso de computadores ligados à Internet, possibilitando o acesso a e-mails e pesquisas.
Ocupando uma área total de 200 metros quadrados, o prédio será anexo às unidades de ensino, permitindo o acesso aos alunos e professores, fora do período curricular da escola. Neste primeiro momento, as obras do projeto estão em andamento em 18 escolas.
O projeto de arquitetura apresenta uma construção moderna, edificada com materiais nobres (vidro, alumínio, revestimento de pastilha, cerâmica), e será contemplada com sistema de segurança e monitoramento de câmera de vídeo.

Locais  

O Sabe Tudo está em construção nas seguintes escolas da Zona Oeste: EM Benedito José Nunes (Parque Esmeralda), EM Irineu Leister (Ipiranga), EM Luiz Almeida Marins (Júlio de Mesquita), EM Maria de Lourdes M. Martinez (Santa Bárbara), e na unidade em obras, do bairro Wanel Ville.
Já a inauguração dos projetos irá obedecer ao cronograma da Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana.

.: Verduras frescas e sem agrotóxicos :.

Verduras frescas, colhidas na hora e ainda sem agrotóxicos não é privilégio apenas de quem mora em áreas rurais.
Em uma área de 2.000 m2, cedida pela CPFL através de comodato, o aposentado Antônio Vaz Domiciano, 66 anos, cultiva mais de dez tipos de hortaliças, entre elas, rúcula, couve, alface, cheiro verde, e almeirão.
O produtor conta que não utiliza agrotóxicos no cultivo das verduras e no processo de adubagem faz uso do autêntico adubo produzido com esterco e capim. Já as sementes são compradas em casas especializadas pelo próprio produtor, e a água utilizada na irrigação foi colocada no local pelo SAAE (Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto). “Como as verduras são fresquinhas duram mais tempo na geladeira”, diz.
A venda é realizada na própria horta, das 7:30 às 18:00. “Na hora do almoço o movimento aumenta, pois, as pessoas querem fazer saladas com produtos colhidos na hora”, conta. A freguesia do produtor é formada por donas de casa e comerciantes locais, que compram as verduras para revenda.
Maço de couve e pé de alface crespa, colhidos na hora, podem ser encontrados a partir de 0,50. A horta fica na rua Leondina G Mobaier, Wanel Ville 4, na divisa com o Júlio de Mesquita, embaixo das torres da CPFL.

.: Construir agora, ampliar depois :.

O dinheiro é o suficiente para construir agora, mas não a casa do tamanho que você queria, ou com a quantidade de cômodos e de espaço de que irá necessitar no futuro?
Há uma solução inteligente para isso, sem que você tenha que se endividar.
A saída é fazer um projeto de sobrado, mas deixando a parte superior para depois. E nesse caso, é claro, um bom profissional terá muitas idéias boas e práticas, também econômicas, para que você possa mudar logo com a sua família e aumentar, tanto a casa quanto a família, se isso estiver dentro dos seus planos para o futuro.
Na hora de calcular a parte de sustentação da casa, o engenheiro irá levar em conta a fundação, vigas e pilares que irão, mais tarde, dar sustentação a um sobrado. A laje terá que ser reforçada, utilizando-se a laje de piso. Todo o sistema de esgoto, assim como a parte hidráulica e a elétrica, devem ser pensadas levando-se em conta a carga maior que irão suportar.

É bom que você tenha em mente como ficará a disposição dos cômodos
da parte superior, deixando a planta já elaborada.
Quando for começar a segunda etapa da obra, nada impedirá de alterar alguns aspectos do projeto original do segundo pavimento. Mas há um item que convém ser pensado de forma definitiva, porque não poderá ser mudado mais tarde: trata-se do lugar da escada que fará a comunicação do piso inferior com o superior. Só esse item não deve ser mudado a fim de evitar gastos e enormes dores-de-cabeça.
Deixe um vão no lugar onde será construída a escada e, acima dele, uma parede sem reforço, para poder fazer a abertura mais tarde sem provocar trincas ou rachaduras. O pedreiro vai agradecer. Enfim, construir em etapas é algo que um bom profissional pode projetar para você ter a casa que deseja, de acordo com as suas possibilidades imediatas e futuras de gastos.

.: 2ª Feira do Jovem será em setembro :.

A 2ª Feira do Jovem, promovida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), acontecerá de 28 a 30 de setembro no Esplanada Shopping. O evento contará com a participação de dez secretarias municipais e dez entidades sociais. O principal objetivo da feira é divulgar as ações que estão sendo realizadas para esse segmento da população, proporcionar a confraternização entre as entidades com esse fim e desenvolver atividades interativas com o público visitante.
No ano passado, em sua primeira realização, a Feira do Jovem contou com o apoio do Jornal Bairro em Foco, e a participação da animada Academia World Fitness, do Jardim Simus.

Programação

A abertura da feira será no dia 28 (quinta-feira), às 10h, com a apresentação dos estandes que permanecerão abertos ao público todos os dias até às 22h. As oficinas acontecerão no período da tarde. A primeira delas será o “Jogo da Comunidade”, às 14h, realizada pela entidade Lua Nova. Em seguida, às 16h, será a oficina de papel artesanal, realizada pela entidade Santa Rita de Cássia. As apresentações culturais terão início às 18h30, com a Dança de Salão Cia Viva Dançando, seguida da Orquestra de Violões da Secult (19h), Teatro em Ação da Lua Nova (19h30), Coral e Fanfarra da Sta Rita de Cássia (20h), Samba, MPB e Chorinho do Grupo Quitanda da Secult (20h30), Grupo Quilombinho - Música Africana (21h30) e Academia de Ginástica da Trainit (21h40).
Na sexta-feira (29), a primeira oficina tem início às 14h e será de “Reciclagem Útil”, feita pela Secretaria da Cidadania (Secid). A oficina preparada pela Secretaria de Relações de Trabalho (Sert) será de “Cortes e Recortes em Madeira”, às 16h, seguida da  oficina de pintura “Criando Cores”, do Grupo ASAS, que acontece às 17h30.
Abrindo as apresentações culturais do dia, a Feira terá a apresentação de Dança Flamenca do Grupo Rayo de Luz, às 18h30. O teatro “Dieta sem Fim”, que será apresentado em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e a Escola Técnica “Rubens de Faria” será às 19h. O coral do Grupo Grasa se apresenta às 19h45, seguido do Balé do Centro Esportivo “Dr. Pitico” da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) às 20h, do teatro “Filho Pródigo” do Grasa às 20h30; apresentação de flauta doce e dança do ventre do “Clube Pink/SES”, às 21h. Encerrando as apresentações, às 21h30, será a vez do Grupo Hip Hop, da Pastoral do Menor do Habiteto.
No sábado (30), último dia da Feira, às 13h haverá o encerramento do 1º Torneio Inter-ONGS. As oficinas terão início às 12h e proporcionarão aos visitantes noções de “Higienização Facial Diária/Maquiagem”, “Panificação/Confeitaria”, “Mecatrônica”, “Quadrinhos” e “Corte de Cabelo”. As apresentações culturais de sábado serão dos Jovens Talentos que se inscreveram na Sejuv. Haverá apresentações de música sertaneja, canto coral, banda musical, rock nacional, hip-hop e fitness e artes marciais. 

.: Saiba como comprar empresas ou terrenos sem cair em armadilhas :.

Na região do Júlio de Mesquita, como em todos bairros novos em plena fase de expansão, muitas das empresas são pequenas e informais, e a rotatividade dos seus proprietários também é grande. Mas nem todos sabem como se prevenir de riscos na hora de comprar uma empresa em funcionamento.
Recentemente, uma empresa do bairro foi vendida por uma pechincha; dias depois é que o novo proprietário ficou sabendo que o antigo dono tinha feito uma “gambiarra” para economizar energia elétrica, e tinha sido descoberto. Uma conta exorbitante apareceu e o novo dono teve que assumir o prejuízo, inviabilizando o negócio.
Não foi o único caso do tipo. Outra empresa foi vendida e, pouco tempo depois, o novo proprietário deparou-se com dois processos trabalhistas. Diante do prejuízo, acabou tendo que fechar as portas.
Por isso, na hora de adquirir um terreno ou, principalmente, uma empresa já aberta, desconfie das chamadas “galinhas mortas”, ou dos “negócios da China”. Afinal, ninguém vende o que tem para perder dinheiro.
Cuidado com dívidas pendentes. Na compra do bem, o novo proprietário passa a responder por elas. Por isso, consulte sempre um especialista no assunto.
Quando compramos uma empresa, a partir do momento em que assinamos o contrato de compra e venda ou tomamos posse, automaticamente passamos a ser o responsável por todo o ativo e o passivo da empresa. Passamos a ter todos os direitos sobre o que a firma tenha a receber, mas também assumimos todas as dívidas e obrigações que a empresa possa ter contraído.
Ações trabalhistas podem levar até dois anos para serem cobradas, ou seja, um empregado demitido no dia anterior à venda da firma tem até dois anos para entrar com uma ação e, nesse caso, o responsável pelo pagamento será o atual proprietário. Já os impostos podem levar até cinco anos para serem cobrados.
O imóvel pode, ainda, ter sido deixado como garantia de alguma dívida. Para evitar riscos, é necessário exigir uma série de documentos, dependendo do negócio. Na compra de terreno, casa ou apartamento, é necessário pedir, entre outros documentos, a comprovação do estado civil do vendedor, regime de casamento; certidões negativas de débitos do vendedor; já no caso da compra de empresas, é necessário, entre outros documentos, o contrato social original; a comprovação do estado civil do vendedor e regime de casamento, bem como as certidões negativas de débitos do vendedor, da empresa, entre outras.

Contábil J C – Assessoria e Consultoria Contábil, Fiscal e Trabalhista

 
.: voltar :.