.: Matérias - Júlio de Mesquita 6 :.

.: Editorial :.

Acreditando no potencial e no crescimento do nosso trabalho, unido à expansão da região, é que lançamos a primeira edição jornalística do Bairro em Foco no Júlio de Mesquita, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal e Jardim Tropical. Assim, o nome do jornal a partir de agora passará a ser Bairro em Foco Júlio de Mesquita & Cia, e passará a ser bimestral.
    A zona Oeste contou nos últimos anos com um aumento acelerado não apenas a nível populacional, mas também no setor comercial. Frente a essa evolução percebemos a necessidade de levar a atuação do jornal junto a estes bairros, pois à medida que se expandem, surgem novas necessidades, inclusive relacionadas à informação e prestação de serviços.
    Marcado por vários anos de lutas, o Júlio de Mesquita obteve importantes conquistas obtidas pela união de forças dos moradores. Desse modo, o bairro tem história e, portanto, queremos fazer parte dessa trajetória, contribuindo com nossos esforços e atuação.
    Decidimos transformar o guia de classificados, devido ao grande potencial da região, em um jornal de conteúdo informativo que abordará temas variados de interesse à comunidade, reportagens referentes aos bairros, à região e à cidade, matérias ligadas à saúde, educação, além da cobertura de eventos, irão fazer parte do novo Jornal Bairro em Foco.
    Nossas páginas, além de levar informações, entretenimento, e divulgar produtos e serviços, vão auxiliar a comunidade, já que somos um canal de comunicação direto com as autoridades.
    Assim sendo, nosso trabalho vem completar as necessidades dos moradores e se aliar ao crescimento próspero da região.
Esperamos que esta primeira edição venha consolidar as demais, e é com grande satisfação que iniciamos nosso trabalho, unido à expansão desta região que muito tem a oferecer.

O editor

.: Posto de Saúde poderá ser ampliado :.

O espaço físico do Posto de Saúde do Júlio de Mesquita poderá ser ampliado em até 50%, segundo informa o coordenador, Dr. Pedro Mazzon.
Devido ao crescimento populacional, o posto necessita de mais espaço, já que atende também bairros próximos. Para adequar um consultório de ginecologia, o espaço que abriga a recepção teve que ser diminuído. “Improvisamos um consultório para que pudéssemos melhor atender a demanda”, comenta.
O aumento das instalações, segundo ele, além de proporcionar maior conforto possibilitaria melhor estrutura ao local. Para o coordenador e equipe, seria viável que a ampliação contasse com salas de espera específicas para cada especialidade, e ainda um espaço destinado a fraldário e lactário.
A data da ampliação ainda não está definida podendo ocorrer neste ou no próximo ano.
O posto realiza cerca de seis mil consultas por mês, além dos serviços de acolhimento.

.: Revitalização da Américo Figueiredo e Construção da Ciclovia :.

A terceira fase das obras promovidas na Zona Oeste pela Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura Urbana será executada na região que compreende o Júlio de Mesquita e bairros próximos.
Após a inauguração da interligação das avenidas General Osório e Paulo Emanuel de Almeida no Wanel Ville, da primeira ciclovia de Sorocaba, e da duplicação da Avenida Elias Maluf, seguem as obras de construção do segundo trecho da ciclovia, já em adiantada fase de conclusão.
Posteriormente, ocorrerá a revitalização do canteiro central, além da construção da ciclovia no trecho da Avenida Américo Figueiredo compreendido entre o Júlio de Mesquita, até o início do Bairro Santa Bárbara.
A duplicação da Américo Figueiredo se dará desde o início do Jardim Santa Bárbara, onde também será construída uma rotatória e uma ciclovia, até o final de sua extensão, no Jardim Tropical.

.: “Um crescimento impulsionado e com qualidade de vida” Antonio Carlos Pannunzio :.

Depois de ler uma das edições do Jornal Bairro em Foco em seu gabinete local, o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) falou da sua enorme satisfação com o crescimento da Zona Oeste de Sorocaba. “É um crescimento que não se limita a números, a quantidade de casas e de ruas, pois é um crescimento com qualidade de vida e com um comércio em plena expansão”.
Pannunzio explica que o seu entusiasmo com o assunto tem uma razão muito especial de ser. Afinal, o deputado tucano foi o grande impulsionador do desenvolvimento inicial da nossa região. Foi durante sua gestão, como prefeito de Sorocaba (1989-1992), que a Zona Oeste ganhou as 3.506 casas do então maior conjunto habitacional da América Latina para a época - o Sorocaba 1 e o Sorocaba 2, formando o Júlio de Mesquita.
Pannunzio lembra que alavancar o crescimento da região com qualidade de vida implicou muito estudo, planejamento e trabalho. Foi assim que ele trouxe o anel adutor para possibilitar o abastecimento de água, a energia elétrica, a telefonia e o transporte coletivo integrado. “Isso facilitou muito o crescimento dos bairros que já existiam, como o então Jardim Lilu, que se transformou em Jardim Ipiranga. Também fizemos a pavimentação do Parque Esmeralda, o que contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da região”
O parlamentar atribui a consolidação desse desenvolvimento à criação do Jardim Santa Bárbara, Jardim Tropical e Jardim Montreal, e posteriormente à chegada do Wanel Ville.

Deputado visita Júlio de Mesquita e Wanel Ville

    O Deputado, a convite do Jornal Bairro em Foco, visitou, no dia 11 de março, a região de atuação do jornal. O convite ocorreu em função do crescimento do jornal, que vêm acompanhando a expansão da Zona Oeste.
    Durante a visita aos vários locais
dos bairros, Pannunzio demonstrou grande satisfação ao comprovar a consolidação de seu projeto.
    Salientou que na impossibilidade de realizar tudo em apenas 4 anos de administração, a sua equipe de governo, envolvida na época com o projeto, estabeleceu que boa parte da infra-estrutura teria que ser executada nas administrações seguintes, de acordo com o crescimento do local.
    O resultado é que hoje a região é uma das que mais cresce em Sorocaba. “É um orgulho enorme e uma satisfação indescritível poder constatar como a região cresceu graças à infra-estrutura que implantamos e ao empreendedorismo dessa gente trabalhadora que escolheu a região do Júlio de Mesquita e do Wanel Ville para viver e implantar o seu negócio”, comentou o deputado.

.: Reabilitação Penal :.

 Sempre que cometemos um delito penal, ou uma falta grave do nosso código de trânsito, ou simplesmente um boletim de ocorrência, nossa ficha de antecedentes “F.A.”, fica com apontamentos, o que nós chamamos, na linguagem popular, de “ficha criminal suja”. Mas, nossas leis não são feitas só para punir, há também formas previstas para que possamos “limpar nosso nome”, isso se chama “REABILITAÇÃO PENAL”.
    Nosso Código Penal prevê nos seus artigos 93 ao 95, formas para podermos obter nossa reinserção à sociedade, voltando a possuir os direitos anteriores.
    A Reabilitação Penal é um pedido que deverá ser feito ao Juiz competente da causa e após análise de forma sigilosa ele poderá acolher ou não tal pedido.
    Se deferido, haverá a comunicação ao Instituto de Identificação, este deverá tomar as devidas providências para que sejam retirados todos os apontamentos ali existentes. A exigência principal para que esse procedimento seja feito, é o interessado ter sua pena extinta ou terminada sua execução no mínimo há 02 anos.

Dr. Roberto Roberti - OAB 225.337

.: Bolsão de entulhos do Jardim Montreal é transferido :.

A Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura Urbana transferiu o bolsão de entulhos do Jardim Montreal para uma área localizada na avenida General Motors, Zona Industrial da cidade. A transferência ocorreu em função do local estar operando dentro da sua capacidade terminal de funcionamento.
O novo bolsão ocupará uma área de 203,9 mil metros quadrados, desapropriada pela administração municipal, com acesso pela avenida Victor Andrew.
O local funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, e passará a receber os cerca de 18 mil metros cúbicos de entulho descartados diariamente na cidade, conforme dados da Seobe. A maior parte deste material é depositada por empresas operadoras de caçambas e devidamente cadastradas junto à Prefeitura, mas o local é liberado ao acesso de qualquer munícipe que precise descartar resíduos de construção.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura a área foi considerada apropriada para receber os resíduos provenientes da construção civil seguindo os critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O bolsão terá ainda fiscalização para não permitir que materiais não apropriados, como lixo orgânico e animais mortos sejam depositados.
    Após a transferência do bolsão, o local passará por uma obra de recuperação ambiental, com projeto paisagístico, seguindo as recomendações da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb).

.: Vereador Cláudio do Sorocaba I recebe Bairro em Foco :.

O vereador Cláudio do Sorocaba I, em entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco comentou os projetos de lei de sua autoria, aprovados no ano passado, e as benfeitorias conseguidas ao Júlio de Mesquita. Demonstrou também constante apoio e disposição em atender as reivindicações dos moradores da Zona Oeste.
    Quanto aos projetos de lei aprovados Cláudio relata que vieram beneficiar toda a cidade.
    Um deles garantiu a prioridade de vagas em creches e escolas municipais aos filhos de deficientes.
    Já o outro instituiu nas unidades de urgência e emergência o fornecimento gratuito de medicamentos aos pacientes, durante as 24 horas de funcionamento. “As pessoas atendidas nessas unidades apenas conseguiam remédios de graça nos postos de saúde.”comentou.

Apoio á comunidade

    A fim de contribuir com os esforços para atender as necessidades dos bairros da Zona Oeste, Cláudio também elaborou um requerimento solicitando a ampliação das instalações físicas e do horário de atendimento do Posto de Saúde do Júlio de Mesquita.
    Uma emenda voltada a construção de um Centro de Educação Infantil no Jardim Tropical também foi aprovada.

Conquistas para o Bairro

    A implantação da 1º Companhia da Polícia Militar no Júlio de Mesquita também foi um benefício conseguido com esforços do vereador. “Era uma reivindicação antiga dos moradores, que veio proporcionar maior segurança á população”, diz.

Plantão para moradores

    Com a finalidade de atender as solicitações dos moradores, Cláudio realiza um plantão ás quartas-feiras, no horário das 9:00 ás 16:00 h, na rua João Alberto Pivetta, nº 538, no Júlio de Mesquita.

.: ”Bairro em Foco convida” :.

O Jornal Bairro em Foco terá colunas específicas para atividades promovidas por Escolas e Igrejas.
Todos estão convidadas a divulgar a programação de eventos, como festas, atividades esportivas, educacionais, religiosas, entre outras.
Para isso, envie as informações para: bairroemfoco@terra.com.br, ou ligue para 3231-8930.
Em breve, novo telefone: 3012-7246
Para nós será gratificante poder colaborar.

.: Tome Nota! :.

 

Programação Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz

Missas:
Sábados: 18:00h.
Domingos: 8:30h. (Celebração) e 19:00h.
Todas as quartas e sextas-feiras da Quaresma, Via-Sacra percorrendo as ruas do bairro.
Dia 02 de abril: Caminhada pela Paz, ás 8:00. Início em frente ao Cemitério Santo Antônio e término na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz.
Dia 9 de abril: Missa de Ramos, ás 8:30h.
Dia 13 de abril: Lava Pés, ás 19:45.
Dia 14 de abril, Sexta-Feira Santa: Caminhada Penitencial. Saída ás 5:00h. da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz até George Oeter.
Dia 15, Sábado Santo: Missa da Vigília Pascal ás 19:00h.
Dia 16, Páscoa: Missa da Ressurreição ás 19:00h.
Dia 22: Missas em homenagem a Nossa Senhora Rainha da Paz com a Bênção das Rosas, às 7:00, 16:00, e 19:45 horas.

.: Uma história marcada por conquistas :.

Mesmo após a implantação, o Bairro Júlio de Mesquita ainda não contava com toda a infra-estrutura planejada. Algumas ruas ainda não tinham asfalto, os horários de ônibus eram insuficientes e os estabelecimentos comerciais não eram autorizados a funcionar no bairro. As duas escolas na época tinham estrutura de madeira e o centro de saúde ainda não estava totalmente concluído.
    Fazendo parte de uma história de conquistas, o presidente da SAB (Sociedade de Amigos de Bairro) entre os anos 1993 a 1995, José Antônio Pereira, relembra que os benefícios foram alcançados graças à união de esforços dos moradores.
    Movido pelo intuito de tornar as necessidades da população realidade, Pereira e os demais integrantes da SAB, reuniam-se com as autoridades competentes a fim de que os problemas fossem solucionados.
    Para ele, a história do bairro foi marcada por diversas conquistas, pois, as solicitações foram sendo executadas, com o decorrer do tempo.
    Umas das conquistas mais satisfatórias na opinião do presidente foi a criação de um varejão, em um local situado em frente a escola Antônio Veira Campos, que posteriomente se transformou em feira. “O varejão além de comercializar produtos com preços acessíveis trazidos diretamente pelo produtor, veio solucionar a falta dos comércios locais”, lembra.
    Já entre os anos de 1996 a 1997, Pereira assumiu a liderança da Comissão dos Moradores do Bairro, dando continuidade ao trabalho de levar às autoridades as necessidades dos moradores.

Nos dias atuais

    Atualmente, Pereira reside no Jardim Tropical, e por ser considerado um desbravador do Júlio de Mesquita, já recebeu inúmeros convites para se tornar o líder da SAB do novo bairro. Mas, Pereira prefere descansar e guardar na memória a satisfação das conquistas alcançadas.

.: Associação de Amigos de Bairros também é sua obrigação :.

A Associação dos Amigos dos Bairros Júlio de Mesquita Filho, CDHU Ipatinga, Stª Barbara e Adjacências, precisa da sua ajuda e colaboração. Para isso basta entrar em contato com os membros da diretoria: Presidente: Alexandre (9113-6944) , Tesoureiro: Delso (32218271), Advogada: Dra. Adriana (33212155). Colaborando com a Associação, você estará ajudando a melhorar os nossos bairros.

.: 3º Passeio Ciclístico do Júlio de Mesquita :.

A Associação dos Amigos dos Bairros Júlio de Mesquita Filho CDHU Ipatinga, Stª Barbara e Adjacências promoverá, no próximo dia 21 de abril, o 3º Passeio Ciclistico, que irá percorrer as ruas dos bairros, em um percurso total de 10 Km. O evento terá como ponto de concentração a área livre existente na altura do nº 3700 da Av. Dr. Américo Figueiredo (área comercial do bairro Júlio de Mesquita Filho). Convide os amigos e venha participar desse grande evento. Fique atento aos cartazes que serão divulgados, com os regulamentos do evento.

.: Incubadora Jovem terá sede própria :.

O projeto “Incubadora Jovem” desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude, no Jardim Ipiranga, terá uma sede própria denominada de “Espaço Jovem”. Situado na avenida Elias Maluf, ao lado da Escola Municipal Prof. Irineu Leister, o prédio que abrigará a sede passará por uma reforma e ampliação a fim de adequar o espaço para a realização de cursos e atividades culturais.
    Após a reforma e ampliação, o prédio, contará com uma área total de 354m2. A expectativa é de que em setembro as obras estejam terminadas.

O Projeto

    Envolvendo a atuação conjunta das doze secretarias, o projeto visa atender as necessidades dos jovens com idades entre 15 a 25 anos. Para isso, vem desenvolvendo programas através de ações voltadas a cursos de preparação profissional, além de atividades culturais, educativas, esportivas, e atendimento preventivo na área de saúde.
    Os cursos e oficinas são gratuitos e têm a finalidade de auxiliar os jovens na iniciação profissional.
    Para o secretário da juventude Antônio Carlos Bramante, o importante é promover mudanças na vida do jovem para que ele tenha melhores perspectivas de desenvolver seus potenciais.

Unidade Móvel do Senai recebe visita do Prefeito Vitor Lippi

    Acompanhado pelo secretário das relações do tabalho, Luís Alberto Firmino, e por Bramante, o prefeito Vitor Lippi visitou no último dia 22, a unidade móvel do Senai no Jardim Ipiranga. O equipamento é destinado às aulas práticas do curso Comandos Pneumáticos, realizado pela Secretaria das Relações do Trabalho, em parceria com o Senai.

.: Casa Lotérica será instalada no Júlio de Mesquita :.

A Caixa Econômica Federal, em parceria com um empresário do ramo lotérico, viabilizou a implantação da primeira Casa Lotérica do Júlio de Mesquita, que foi possível em virtude da transferência de concessão de uma das lotéricas da cidade de Jundiaí.
    Prevista para iniciar suas atividades no final do mês de abril, a nova Lotérica, funcionará na Avenida Américo Figueiredo, ao lado da loja de materiais para construção Carvalho, e vêm de encontro com uma das maiores necessidades dos moradores da região do Júlio de Mesquita, que até então precisam deslocar-se para outros bairros para poder realizar seus jogos, ou pagar contas.
    A nova Lotérica servirá também como uma extensão bancária da Caixa Econômica Federal, possibilitando a abertura de contas, saques, depósitos e pagamento de duplicatas (até o valor de R$ 500,00).

.: Você conhece a Linha Telefônica Livre da Embratel? :.

Livre, o Telefone Fixo da Embratel, é uma linha convencional fixa, onde você não paga assinatura mensal, nem taxa de instalação, e utiliza seu aparelho com tecnologia de telefonia móvel, faz e recebe ligações locais, interurbanas, internacionais e celular, em toda cidade de Sorocaba*, e com aparelhos mais práticos e mais inteligentes que os aparelhos telefônicos sem fio.
Outra vantagem do Livre, é o fato de que, quem está ligando para você, mesmo que você esteja fora de sua residência e na cidade de Sorocaba, paga tarifa de fixo para fixo, o que torna mais acessível o contato telefônico.

Modalidades de linhas

    Livre Pré-Pago, onde o usuário compromete-se a carregar a partir de R$ 21,00 mensais, em créditos na sua linha telefônica, o custo por minuto é de R$ 0,1331, para ligações para telefone fixo, e os créditos não utilizados no mês são cumulativos.
    Livre Pós Pago, onde o custo por minuto é de R$ 0,1149.
    Na segunda quinzena de abril, a zona oeste de Sorocaba contará com a instalação de mais uma torre de retransmissão, o que melhorará a utilizaçào do Livre na região.

    Seqüência Telecom, Av. General Osório nº 1.191, fones 2101-6011 e 3012-9937.
    Foto JJ, Av .Dr. Américo Figueiredo nº 3.473, J. Mesquita, fone 3222-3803.

*Consulte área de cobertura

.: Escolas da Região :.

    O Júlio de Mesquita conta hoje com duas creches e cinco escolas, sendo duas estaduais e duas municipais:
    CEI (Centro de Educação Infantil) 82 - Prof. Benedito Marçal que atende 154 crianças;
    CEI (Centro de Educação Infantil) 57-João Salerno conta com aproximadamente 600 crianças.
    Escola Estadual Rafael Orsi Filho- atende 1.100 alunos do Ensino Fundamental (2ª a 8ª séries), Ensino Médio e Telecurso (Ensinos Fundamental e Médio).
    Escola Estadual Antônio Vieira Campos - tem cerca de 2.100 alunos de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio.
    Escola Municipal Luiz Almeida Marins- atende 825 alunos de Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries).
    Escola Municipal Maria de Lourdes M. Martinez -conta com 850 alunos de Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries).

Santa Bárbara

    Escola Municipal Maria de Lourdes M. Martinez -tem 850 alunos de Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries).

.: Coleta Seletiva - Participe você também! :.

    Proporcionar melhora na qualidade de vida urbana, diminuir o volume de lixo depositado no aterro sanitário, além de preservar o meio ambiente e aumentar a renda dos catadores, são os principais benefícios gerados pela coleta seletiva.
    A coleta realizada em diversos pontos de Sorocaba envolve o trabalho dos catadores da Coreso (Cooperativa de Reciclagem Sorocaba).
    Constituída atualmente por 125 catadores, a Coreso tem na cidade 7 núcleos que arrecadam cerca de 185 toneladas por mês de material para reciclagem.
    Formado por 30 catadores o núcleo do Júlio de Mesquita, recolhe materiais do próprio bairro e de bairros vizinhos.

Como Funciona a coleta

    O início da coleta acontece nas próprias residências com a separação do material reciclável: papéis, plásticos, vidros e metais. Em dias específicos os catadores recolhem nas casas participantes o material, que é levado aos núcleos. Finalmente, os resíduos são encaminhados ao núcleo central, no Parque Vitória Régia, para o processo de comercialização.

Saiba como participar

    Para participar basta ligar para a Coreso do do Júlio de Mesquita, no telefone 3222-0888, e falar com Elaine, para agendar o dia do recolhimento do material.
   Quem preferir ainda poderá entregar o material reciclável em um núcleo de armazenamento. (O núcleo do Júlio de Mesquita fica na rua Alberto R. Geraldes nº 5 /antiga rua 20).

.: Associação Atlética Foto JJ :.

Fundado em 2001, o Time Foto JJ tinha como finalidade criar atividades saudáveis para jovens do bairro. O Cruzeirão, de Sorocaba, foi o primeiro campeonato disputado pelo time, e as inúmeras derrotas, serviram de estímulo para a busca de aperfeiçoamento.
    Em maio de 2004, o time ganhava nova denominação: Associação Atlética Foto JJ, acompanhada ainda por melhor estrutura.
    Como estava mais organizado, o time passou então a se destacar nos principais torneios de Sorocaba e Votorantim, sempre formado por atletas do bairro. No mesmo ano chegou a vice-campeão no campeonato Interlojas, em Sorocaba.
    Já em 2005, na disputa do Cruzeirão, chegaram à chave de disputa das oitavas de final, sendo um feito considerável, tendo em vista o grande número de times participantes.
    Atualmente, com o patrocínio do Sport Clube Sorocaba I, o time conta com local apropriado para treinos.
    Este ano, o principal objetivo do time é participar dos campeonatos Interlojas, Comerciários, Copa do Prefeito, e Taça de Votorantim.

 
.: voltar :.