.: Matérias Julio de Mesquita 42 :.
 
.: Editorial :.

 

Cartas marcadas
ou vontade do eleitor ?

Passamos por mais uma eleição municipal! Tivemos mais de 400 candidatos a vereador que fizeram de tudo para conquistar nosso voto, e 4 a prefeito. Vimos muitos nomes repetidos, caras novas e muita gente tentando a própria sorte. Teve candidato a vereador que jurou ser a própria imagem e semelhança da honestidade, e outro que nem se importou em aparecer, durante o dia, no cruzamento de 2 importantes avenidas da região, tomando uma cervejinha e entregando santinhos. E quantos não apertaram a sua mão, disseram que vão fazer isso e aquilo pelo seu bairro, além de tantas outras promessas? Será mesmo que elas serão cumpridas? Agora, não dá mais para voltar atrás. O seu voto já foi consumado. Tudo vai voltar ao normal. Muitos nem vão se dar ao trabalho de recolher o lixo eleitoral que sobrou. Deixa o vento levar...
É uma pena que os candidatos a vereador possam se eleger quantas vezes quiserem porque não existe impedimento pela atual legislação eleitoral no Brasil. Os prefeitos só podem se reeleger uma vez. Mesmo assim, tem gente que acha pouco 8 anos e faz de tudo para voltar, com ou sem a ficha limpa. Enquanto isso, cada um usa as cartas que possui na manga para se eleger ou se reeleger. A eleição no Brasil parece sempre um grande jogo de cartas marcadas e a gente finge que participa da democracia exercendo o nosso direito de votar. Às vésperas das eleições, obras foram inauguradas na região. Promessa de campanha? Em nome de quem e para quem? Vence eleição quem é mais esperto ou quem tem mais capacidade? Vence eleição quem tem mais cartas marcadas na manga! Pense nisso!

Jornal Bairro em Foco

 

 

.: Aluna tem crônica apresentada na 22ª Bienal Internacional do Livro :.

A aluna Laiane Pinheiro Pontes, 14 anos, da EE Rafael Orsi Filho, do bairro Júlio de Mesquita, teve uma crônica publicada no livro do autor Laé de Souza, que foi apresentado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre 9 e 19 de agosto, no pavilhão de Exposições do Anhembi.
O texto de Laiane foi publicado no livro “As melhores crônicas dos projetos de leitura” - Volume 4, que  traz crônicas escritas  por alunos da Rede Pública de Ensino, selecionadas por meio de um concurso literário em escolas de todo o Brasil, e ainda, junto com uma  crônica do escritor  Laé de Souza. A obra é uma das etapas dos projetos “Ler é Bom, Experimente!”.
Junto com os demais estudantes da escola, Laiane esteve na Bienal, onde conheceu o autor e autografou o livro com sua crônica “Neilando, versão 2010”, que conta sobre uma festa feita pelo tio dela. “A minha crônica fala de um dia que foi muito feliz por causa de uma festa feita pelo meu tio e o meu texto foi escolhido para a publicação no livro”, conta a estudante. Para a diretora da escola, Meri Kern Sarubo, Laiane é motivo de orgulho para todos os nossos alunos. “Ficamos muito contentes por ela ter sido selecionada nesse projeto”, conta.

“Ler é bom, experimente”

Laé de Souza é um escritor brasileiro com passagens em jornais, revistas, rádio, teatro, entre outros. E criador de projetos para incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens, como o “Ler é bom, experimente”.


.: Irmãos trabalham como barbeiros há mais de 40 anos :.

Apesar de ser uma das profissões mais tradicionais do mundo, o barbeiro vem perdendo seu espaço para os grandes e modernos salões de beleza. Atualmente são poucos estabelecimentos que mantém esse serviço. Quem é acostumado a fazer a barba e o cabelo em barbearias pode ter que mudar seus hábitos, pois os barbeiros estão em extinção. Mas na Zona Oeste de Sorocaba, 3 irmãos mostram que os serviços de barbearia ainda são bastante procurados.
Paulo Leite, 74 anos, Nataniel Leite, 73 anos, e Pedro Feliciano Leite, 68 anos, trabalham juntos como barbeiros há 44 anos. Atualmente, a Barbearia 3 Irmãos funciona na Rua Carmem Miranda, no bairro Júlio de Mesquita. O primeiro estabelecimento deles funcionou no Parado do Alto, em seguida na Vila Jardini e no Jardim Simus. Os irmãos contam que aprenderam o ofício com o pai, que também trabalhou muitos anos como barbeiro. Eles disseram que começaram a cortar os cabelos e a fazer a barba dos vizinhos e amigos antes de abrir a primeira barbearia. Segundo Paulo Leite, aos sábados, os irmãos chegam a fazer 70 cortes de cabelo, além das pessoas que os procuram para fazer a barba, com a antiga navalha, que atualmente é descartável e se chama navalhete.
Edvaldo Martinez Silveira mora em Itapetininga, mas sempre que vem para Sorocaba aproveita para fazer a barba e cortar o cabelo na Barbearia 3 Irmãos. “Quando eu morei aqui eu já frequentava a barbearia deles no Jardim Simus e sempre que passo por Sorocaba venho aqui. Gosto muito do trabalho deles e dos cortes de antigamente”, afirma.

.: Peça teatral em ônibus apresenta o mundo de Charles Darwin para estudantes :.

Na manhã do dia 12 de setembro, os alunos da EM Maria de Lourdes Martins Martinez, do Jardim Santa Bárbara, assistiram a apresentação do espetáculo teatral “Darwin BR”, destinado a crianças de 6 a 10 anos da Rede Municipal de Ensino. Somente naquela escola, 440 alunos foram beneficiados pelo projeto, que foi apresentado pelo grupo de teatro Cia Buzum, de São Paulo.
Por meio de uma peça infantil, encenada dentro de um ônibus, que foi transformado em um mini-teatro de bonecos itinerantes, os alunos conheceram um pouco sobre a vida de Charles Darwin: um pesquisador britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural.
O objetivo do projeto é levar o teatro a lugares onde ele não está, apresentar os espetáculos a crianças que raramente têm a possibilidade de assistirem uma peça, e ainda, de fazer a ligação direta entre palco e escola, apresentando temas que podem ser trabalhados posteriormente pelos professores, em sala de aula.
Chamada de “Darwin BR”, a peça encenada por meio de bonecos ambulantes, um lugar onde a magia se expressa com todo o potencial, remete aos saltimbancos da idade média, que iam com seus pequenos teatrinhos de cidade em cidade, alegrando adultos e crianças, criando mundos onde tudo é possível.
Segundo a diretora da EM Maria de Lourdes Martins Martinez, Claudia Maria de Oliveira, a peça de teatro abre canais de aprendizagem que depois podem ser melhor explorados em sala de aula. “Nossos alunos ficaram encantados com a experiência”, disse ela.


.: Crianças aprendem sobre Monteiro Lobato no Júlio de Mesquita :.

Uma peça de teatro sobre Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX e famoso pelas histórias infantis do Sítio do Pica Pau Amarelo, foi apresentada às crianças da Pastoral do Menor no dia 25 de setembro, no Centro Educacional Comunitário Ipiranga e do Manchester.
Chamado de “Viajando com Monteiro Lobato”, o projeto é desenvolvido pela empresa América Latina Logística (ALL), e tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças e adolescentes em Sorocaba. Na cidade, a peça foi apresentada para 1 mil crianças, que tiveram contato com a obra do autor, por meio de uma peça de teatro que retratou as principais passagens da mais famosa obra de Monteiro Lobato: O Sítio do Pica Pau Amarelo.
O espetáculo é encenado por 3 educadores, 2 deles caracterizados como os personagens Tio Barnabé e Cuca, numa carreta adaptada com estrutura de palco, camarim e sistema de som. Na peça o público é convidado a interagir com os atores sobre assuntos relacionados à ética, cidadania e à preservação do meio ambiente.
A realização do projeto conta com a participação da Pastoral do Menor de Sorocaba por meio dos Centros Educacionais Comunitários. Para a coordenadora do CEC Manchester, Marise Souza Barros, as crianças gostaram bastante da apresentação, fizeram muitas perguntas sobre Monteiro Lobato e aprenderam um pouco mais sobre ele.



.: Espaço Empreendedor: simplificando a vida do pequeno empresário :.

No dia 29 de agosto, foi inaugurado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.297, o Espaço Empreendedor: um local para facilitar a vida do pequeno e médio empresário, além de auxiliar aqueles que querem abrir uma empresa ou se capacitar para melhorar a gestão do seu próprio negócio. Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), a missão é facilitar a vida das MPE’s (Micro e Pequenas Empresas) da cidade, além de impulsionar a formalização e a capacitação dos empreendedores individuais.
Segundo o secretário da Sert, Luis Alberto Firmino, o objetivo do local é melhorar ainda mais o ambiente empreendedor e simplificar a vida daqueles que desejam se formalizar ou obter orientação sobre a gestão de empresas. “É um trabalho conjunto entre o Poder Público, entidades representativas e os pequenos empresários, na busca por soluções de problemas e identificação de novas oportunidades de melhorias”, destaca.

Investimento rápido e fácil para o seu negócio

Rosane de Souza Bossolani há um ano tem uma empresa de paisagismo no bairro Jardim São Paulo. Para ela, a busca de conhecimento no Sebrae foi muito importante para abrir seu próprio negócio. “Sem a consultoria do Sebrae eu nem teria aberto minha própria empresa, sem informação é bem mais difícil”, conta. O Espaço Empreendedor atende os pequenos empreendedores, prioritariamente os micros-empreendedores individuais, com serviço e orientação quer sejam para a formalização e financiamento junto ao Banco do Povo, ou para obter a certidão de Atividade de Consulta Prévia, Alteração de Cadastro, Parcelamento e Orientações Contábeis, além de Consultoria Sebrae. O local também oferecerá cursos e palestras gratuitas e uma biblioteca.



 

.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: O que é Podologia? :.

A palavra Podologia deriva do grego: “podos” que significa “pé” e “logos” que significa “tratado”. Assim defini-se como: “estudo e tratamento dos pés”. A Podologia é a ciência da área da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos problemas de saúde dos pés.
Podólogo (a) é o profissional que atua nessa área e aplica à terapia nos pés, com estudo técnico-científico adequado em podologia, aprofundado em anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico e dos pés.
A podologia trata ainda de calos e calosidades; verruga plantar (olho de peixe); unha encravada; fissura de calcâneo (rachadura); limpeza das unhas com micose; corte correto das unhas, e hidratação profunda. O podólogo (a) trata também de casos mais específicos, como pés de portadores de diabetes, promovendo-lhes sessões mensais para o corte correto das unhas, remoção de calos e calosidades, prevenção das complicações e cuidados em geral.
A terapia e a prevenção das doenças dos pés são fundamentais para mantê-los fortes e saudáveis em todas as pessoas, independente de serem ou não diabéticos.
Não podemos esquecer que os pés são o maior ponto de apoio de nosso corpo e, por isso, devemos dispensar-lhes à devida importância. Visite o podólogo (a) pelo menos uma vez por mês e evite transtornos futuros.

Podóloga: Alessandra Cofani Coradete
Ateliê das Unhas
Rua Haroldo Segamarchi, 290
Jd. Santa Bárbara
Contato: 3202-1707/9713-8047





.: Smartz School: uma empresa que busca excelência em qualidade de ensino :.

Matemática, Português e Inglês para crianças, jovens e adultos. Porque Smartz School? Porque o caminho do aprendizado e aperfeiçoamento pessoal é uma questão de atitude, iniciativa, persistência e superação.
O que é a Smartz School?
Quais objetivos?
É um método individualizado que trabalha com reforço, complemento e avanço escolar. Nosso ensino é complementar a escola, promove a descoberta de dons, talentos e aptidões, num ambiente agradável e propício para o desenvolvimento intelectual com disciplina, motivação e dedicação. O ensino Smartz conduz o aluno a estudar e a aprender com motivação, organização e autonomia, assumindo responsabilidades por seu estudo. Desenvolver por meio da prática diária a execução de exercícios com autocrítica e raciocínio rápido e lógico.
O que significa Smartz?
Inteligência, vivacidade, espontaneidade, rapidez de entendimento e prontidão na execução compõem o significado da Smartz. Mais do que um método é uma postura de vida positiva diante dos desafios do aprendizado.
Características e estrutura do método
Estudo individualizado; Reforço escolar, avanço e complemento; Avanço Gradativo do Nível de Dificuldade/Aprendizagem de acordo com o ritmo de cada aluno, podendo até passar o conteúdo da escola ; Maior compreensão dos conteúdos
Material Auto-instrutivo; Aluno aprende a estudar por conta própria; Acelera o aprendizado e explora o potencial do aluno; Avaliações diárias do conteúdo aprendido; Atende necessidades diferentes
Para todas as idades; Desenvolve o conhecimento, hábito de estudos, o raciocínio lógico, rápido e intelectual; Aumento da disciplina, concentração e auto-estima; Processo de aprendizagem permanente com lições diárias
Metodologia
É individualizado, garantindo o avanço gradual do aluno pelo conteúdo programático, que é totalmente equivalente à grade programática das escolas brasileiras, pois foi desenvolvido para suprir as necessidades dos alunos aqui do Brasil.
A Smartz School fica na Av. Elias Maluf, 1.090, ao lado da Padaria Sabina. Informações: 3034-3663.


.: Alunos da EE Antonio Vieira Campos visitam Centro Experimental de Aramar :.

Um grupo de 30 alunos da EE Antonio Vieira Campos, do bairro Júlio de Mesquita, fizeram uma visita ao Centro Experimental de Aramar, no dia 20 de setembro, em Iperó-SP. Durante a visita, os alunos assistiram uma palestra sobre os projetos desenvolvidos no local, conheceram os laboratórios radiológicos e demais dependências como o canil.
Segundo a professora de química da escola, Simone Spagola, que levou os estudantes ao local, o objetivo da visita foi mostrar aos alunos os projetos que são desenvolvidos no Centro Experimental de Aramar sobre o combustível nuclear. “Como o assunto está relacionado com as disciplinas de química, física e biologia, a visita foi mais um aprendizado para nossos alunos do Ensino Médio”, disse.
A estudante Flávia Santos, que participou da visita, conta que gostou de conhecer os projetos do submarino nuclear e de como é feita a energia nuclear. “É uma energia alternativa muito eficiente”, afirma.

Programa Nuclear da Marinha
Desenvolvido desde 1979, visa capacitar o Brasil a dominar o ciclo do combustível nuclear e a desenvolver e construir uma planta nuclear de geração de energia elétrica, incluindo-se aí a confecção do reator nuclear, além de um submarino nacional. O Centro Experimental de Aramar é composto por 4 unidades: o Laboratório Radioecológico, responsável por monitorar a qualidade da água, ar e solo da região; a Usina para Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), onde se realiza o enriquecimento do urânio ; o Laboratório de Máquinas e o Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica.


.: Padaria Sabina investe R$ 600 mil e inaugura 1ª filial na região :.
A Zona Oeste da cidade foi a escolhida para receber a primeira filial da tradicional Padaria Sabina, que há 26 anos se instalou no Jardim Santa Rosália. Reconhecida nacionalmente pela excelência e qualidade dos produtos e serviços no setor de panificação e confeitaria, a Padaria Sabina recebeu o prêmio Baker Top, no final de 2011, da Padaria 2000 (revista nacional que elege os melhores do setor). A inauguração da nova unidade no bairro do Wanel Ville foi no dia 3 de outubro, na esquina da Avenida Elias Maluf, com a Rua Márcio dos Santos Flores, num imponente prédio, com área total de 600m², com investimento total de R$ 600 mil. A Sabina Ville funciona de segunda a domingo, das 6h às 21h, inclusive nos feriados.
O Diretor de Produção da Padaria Sabina, Carlos Eduardo Galheira Martin, disse que a unidade do Wanel Ville terá as mesmas linhas de pães e produtos que os clientes já encontram na padaria do Jardim Santa Rosália. “Vamos trazer também para a nova unidade os festivais gastronômicos, nossa linha de produtos zero açúcar, lanchonete, além de produtos e atendimento diferenciado”, explica. Para ele, a principal novidade para os clientes da Zona Oeste é o conceito já aplicado na Sabina Santa Rosália: “produtos feitos no dia”. “Com isso, nossos produtos não têm conservantes e são sempre frescos, ou seja, produtos feitos no dia”, afirma Martin. Outro diferencial da Sabina Ville é o deck, um espaço aconchegante, agradável e com uma bonita vista da região, onde os clientes poderão saborear lanches, doces ou tomar um café expresso. A estimativa é que a nova unidade receba 1 mil pessoas por dia. “Esperamos atingir essa meta em 6 meses, mas acreditamos que isso seja possível até antes do previsto”, disse o diretor de produção.
História
A Sabina Pães e Doces foi fundada pelo casal Orlando e Sabina e há alguns anos é administrada pelos filhos Carlos Eduardo, Fernanda e Kátia. Há 2 anos teve início os estudos para a construção da primeira filial em Sorocaba. De acordo com Martin, inicialmente a pesquisa começou na Zona Norte da cidade. “Um gerente da padaria que já morava na Zona Oeste me convenceu a conhecer a região, e após fazer uma pesquisa do local e conversar com os meus principais fornecedores, me convenci do potencial de crescimento dessa parte da cidade e do poder aquisitivo dos moradores locais”, conta.


.: Movimento no Aeroporto de Sorocaba aumenta 20% em 2012 :.
O Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz de Sorocaba, que opera com aviação geral, é um dos que puxam o ranking em crescimento da rede do Daesp - Departamento Aeroviário do Estado. De janeiro a agosto de 2011, foram 44.452 pousos e decolagens. No mesmo período de 2012, o aeroporto movimentou 53.624 aeronaves, um crescimento de 20%. Além do aumento nos pousos e decolagens, foram registrados 51.817 passageiros, entre embarque e desembarque em 2012.
O Daesp administra 31 aeroportos regionais no Estado de São Paulo. O movimento de passageiros dos aeroportos administrados pelo Daesp cresceu cerca de 13 % nos primeiros oito meses de 2012. No total, passaram pelos 31 aeroportos do Estado 1.921.359 passageiros frente a 1.696.461, em 2011.


.: Jardim Montreal ganha sua Oficina do Saber :.
A Prefeitura de Sorocaba realizou no dia 8 de agosto a entrega do 9 º prédio destinado às atividades do programa Oficina do Saber - Escola em Tempo Integral, aos moradores do Jardim Montreal, na Zona Oeste de Srocaba. O espaço vai beneficiar alunos entre 6 a 11 anos da EM “Maria de Lourdes Martins Martinez”. São 440 crianças que participam do programa onde desenvolvem inúmeras atividades extraclasses.
Na solenidade, que contou com a participação de moradores, pais de alunos e educadores, a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, destacou a importância das atividades que ocorrem na vida das crianças. O programa já rendeu a Sorocaba um prêmio nacional.
A Oficina do Saber ocupa uma área de 1 mil m² e conta com 6 salas de aula, salão central, palco, cozinha, refeitório e banheiros no pavimento térreo e pavimento superior com almoxarifado, administração e sala de dança, todos com acessibilidade. O prédio também poderá ser utilizado pelos moradores para realização de atividades comunitárias.
No novo prédio são desenvolvidas diversas atividades que integram o programa, como: arte, música, dança, jogos e brincadeiras, educação ambiental, escoteirismo e reforço escolar, entre outras.


.: Ciclovia interliga 2 parques da Zona Oeste de Sorocaba :.

Os parques Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, e Miguel Gregório de Oliveira, localizado entre os bairros Júlio de Mesquita Filho e Jardim Santa Bárbara, dois dos principais espaços de lazer da Zona Oeste da cidade, agora estão interligados por uma ciclovia. As obras de recapeamento ao longo da Avenida Américo Figueiredo e ainda da ciclovia foram entregues para os moradores da região no dia 5 de outubro. O recapeamento compreende o trecho desde a Casa do Cidadão do Ipiranga até a entrada do Santa Bárbara, totalizando 27.000 m². E a pista para os ciclistas tem 3 km de extensão, devidamente sinalizados, além de bancos instalados no local e sistema de iluminação.
Para a moradora do Jardim Tropical, Marcia Assis Dorte, a ciclovia ficou ótima. “Eu sempre passo por aqui e como ando com o carrinho de bebê por causa da minha filha pequena, ficou mais fácil para andar entre os bairros”, conta. Luís Carlos Mattos é proprietário de uma loja de doces no local e aprovou a ciclovia. “Ainda não senti reflexo no movimento da loja, mas a revitalização da avenida ficou ótima”, disse. Anselmo Sobrinho também possui um comércio de sucos e produtos naturais em frente à ciclovia e afirma que já sentiu aumento no fluxo de pessoas. ”á aumentou o número de pessoas que circulam na avenida por causa da ciclovia”, conta.
Apontado como uma referência no Brasil e América Latina, o Plano Cicloviário de Sorocaba já oferece 92 Km de ciclovias. A meta, até o final deste ano, é chegar até os 100 km, interligando todas as regiões da cidade.

Mudança de hábito
Com a inauguração da ciclovia é possível notar uma mudança de hábito nos moradores da região. Principalmente no final da tarde, muitas pessoas aproveitam para caminhar ou andar de bicicleta. Carlos Augusto é proprietário de um comércio de milk shake no local e já sentiu o aumento de clientes em função da inauguração da ciclovia. “Com certeza vai aumentar o movimento no comércio”, disse.

.: Mechas coloridas nos cabelos: tendência verão 2013 :.

Uma grande aposta para o verão 2013, as mechas coloridas certamente serão a grande sensação principalmente entre o público mais jovem, mas nada impede que todas as mulheres apostem nesse look mais colorido e ousado. No mundo das celebridades, já é muito comum os cabelos coloridos entre as famosas como as cantoras Avril Lavigne e Katy Perry. Segundo o cabeleireiro Giovani Cattani, que possui um salão no bairro Santa Bárbara, a procura pelas mechas coloridas é frequente. “Tenho várias clientes, desde jovens a adultos, que gostam de cabelos coloridos nos tons de pink, lilás, rosa, entre outras”, afirma.
A estudante da EE Antonio Vieira Campos, Ana Carolina de Oliveira, 17 anos, é bastante conhecida na escola pelas várias cores do seu cabelo. Ela sempre gostou de mudar o visual e já pintou o cabelo com mechas azuis, verdes, rosa e a última tonalidade escolhida foi pink. “Eu costumo colorir meus cabelos no salão, mas desta vez eu mesma fiz sozinha em casa e ficou mais para o vermelho do que para pink”, conta.
Se você quiser fazer as mechas coloridas num salão de beleza custa em média entre R$ 50,00 a R$ 150,00. “O custo depende muito do tipo do cabelo e do tamanho.

Cabelos afro

Os dreads são outra marca dos cabelos afros e podem ser trançados, enrolados com cera ou adornados com fios de lã coloridos: uma tendência para o verão 2013. Os dreads de lã são muito práticos de fazer e fica super interessante. Eles podem ser de várias cores e espessura, você apenas precisa ter o cabelo no tamanho médio a comprido. Priscila Aparecida Carvalho possui um salão na região, especializado em moda afro nos cabelos. “Os dreads de lã coloridos são uma tendência para o verão, assim como as mechas ou tons de loiro nos cabelos afro”, afirma.

.: Aluna da região é campeã paulista de Judô :.
A aluna da EE Rafael Orsi Filho, Vanessa Aparecida de Assis Almeida, 15 anos, é campeã de Judô nos Jogos Regionais 2012 e foi classificada para disputar o Campeonato Paulista, na categoria aspirante, no dia 29 de setembro, na cidade paulista de São Bernardo do Campo. E para orgulho da escola, e da academia no bairro Júlio de Mesquita, onde ela treina, e seus pais, amigos e familiares, Vanessa também foi campeã, representando muito bem Sorocaba no Judô, na categoria juvenil meio-pesado.
Vanessa conta que começou a praticar Judô no Centro Esportivo do Jardim Simus aos 6 anos e nunca mais parou. Ela já ganhou 50 medalhas desde que começou a competir e um dia sonha em disputar os Jogos Olímpicos. “Eu treino de segunda à sexta, das 15h às 18h e pretendo um dia conquistar o sonho olímpico”, conta.
 


.: ETEC Fernando Prestes participa da 4ª Feira de Profissões :.

A ETEC Fernando Prestes participou nos dias 20 e 21 de setembro da 4ª edição da Feira de Profissões de Sorocaba. O evento reuniu os principais estabelecimentos de ensino e instituições militares e atraiu um grande número de estudantes do Ensino Médio, em busca de orientação profissional. Durante a feira, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos técnicos da ETEC Fernando Prestes e ainda conversar com alunos que já estudam na escola.
Maria Eduarda Gonzales de Almeida, 17 anos, mora na Vila Haro e é aluna do curso técnico de Agenciamento de Viagens. “Eu já conhecia a ETEC Fernando Prestes como uma ótima escola e como gosto da área de turismo, achei que foi uma boa escolha para o meu futuro”, conta. Laís Fernanda Alexandre, 21 anos, é estudante do mesmo curso técnico e escolheu a ETEC pela qualidade do ensino oferecido. “Quero seguir carreira na área da cultura ou comunicação, e acredito que o curso técnico vai me ajudar”, afirma.
Para o professor e coordenador do curso técnico de Secretariado, Marcelo Arrojo, a ETEC Fernando Prestes é uma excelente opção de ensino gratuito, de ótima qualidade e rápido acesso ao mercado de trabalho. “Nossos cursos são muito dinâmicos e totalmente voltados para suprir as necessidades do mercado de trabalho de Sorocaba e região. As empresas possuem uma grande demanda pelos profissionais técnicos”, explica.
As inscrições para o Vestibulinho 2013 da ETEC Fernando Prestes começaram no dia 28 de setembro e vão até às 15 horas do dia 25 de outubro, por meio do site: www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será realizado no dia 2 de dezembro.


Parque Tecnológico de Sorocaba

O espaço foi inaugurado em junho deste ano e funcionará como um espaço para investimentos em pesquisas e inovação entre universidades, escolas técnicas, institutos e empresas que investem em pesquisas de novas tecnologias, servindo como incentivo a criação de uma nova Zona Industrial, na Zona Norte de Sorocaba. O empreendimento, que homenageia um dos maiores empresários da cidade, Alexandre Beldi Netto, recebeu investimentos de R$ 70 milhões, em quase 1 milhão de m² ao todo. O Parque Tecnológico de Sorocaba reunirá em um mesmo ambiente 10 universidades distintas, além de escritórios de entidades certificadoras e registro de marcas e patentes.

.: Nova Universidade do Trabalhador irá capacitar 20 mil pessoas por ano :.

O novo prédio da Universidade do Trabalhador foi inaugurado no dia 5 de outubro e terá capacidade para atender até 20 mil pessoas por ano, com cursos de capacitação profissional. Com novo nome, Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), a unidade tem 2.200 m² de área construída, dividida em três pavimentos, cada um com sete salas de aulas e dois banheiros (feminino e masculino, ambos adaptados), além do setor administrativo. O prédio abriga ainda 7 laboratórios equipados para atender aos segmentos de hidráulica, pneumática, eletrônica analógica, metrologia, beleza e culinária, além de mais dois laboratórios de informática.
Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, a nova estrutura, muito mais ampla e completa, vai permitir atender integralmente a demanda da cidade por cursos de qualificação profissional. Em 2011, a antiga Unite capacitou mais de 6,2 mil pessoas e de acordo com o secretário serão mantidas em funcionamento as unidades do Seminário e Éden.
Além dos cursos já conhecidos, a Uniten vai oferecer também novos cursos e ultrapassar as 100 modalidades diferentes de capacitação profissional. Entre os novos cursos estão: Laboratório de Eletrônica Analógica e Potência (aulas de Eletrônica Analógica, Eletrônica de Potência e Auxiliar de Eletrônica) e Laboratório de Hidráulica e Pneumática (aulas de Eletrohidráulica, EletroPneumática, Automação Hidráulica Industrial, Automação Pneumática Industrial e Hidráulica e Pneumática).

Idosos e portadores de deficiência

A nova unidade ainda terá capacidade para atender idosos e portadores de deficiência em busca de qualificação profissional. “As empresas de Sorocaba sempre buscam esses trabalhadores, mas eles precisam estar capacitados para se habilitarem às vagas existentes”, explica o secretário. Além disso, os alunos dos cursos oferecidos na nova Uniten apresentarão projetos desenvolvidos em sala de aula para formar um banco de dados, com ideias para a geração de novos conhecimentos.

 

.: Espaço do Empreendor :.

A partir desta edição do Jornal Bairro em Foco iniciamos uma série especial sobre o tema “Loja organizada vende mais e melhor” para que os comerciantes da região possam colocar em prática ideias simples, que fazem toda a diferença e acabam aumentando as vendas. Para isso, a equipe do Bairro em Foco entrevistou o Analista do Sebrae/Sorocaba, Eduardo Tadeu Mantovani, especialista no assunto. Segundo ele, o primeiro passo começa com o proprietário da empresa, que deve ser organizado e disciplinado. “Ele deve cuidar da própria aparência e também da aparência e ambientação da sua loja: 90% das compras são decididas pelo olhar”, explica Mantovani.
Neste primeiro tópico, confira as dicas do Analista do Sebrae para manter a sua loja organizada e com isso aumentar as vendas. De acordo com o consultor, o banheiro é estratégico e se ele não for limpo e organizado, o cliente, por exemplo, não irá se sentir confortável no espaço físico da sua loja. Além disso, o cuidado visual com a aparência da loja deve começar desde a calçada bem cuidada, identidade visual adequada na fachada da loja, nome legível da empresa, e espaços físicos internos e externos agradáveis, limpos e organizados.
Uma excelente dica para o comerciante é tirar no máximo 10 fotos da sua loja ou empresa, tanto da fachada como da parte interna. Em seguida, fazer uma análise crítica das fotos e descobrir todos os aspectos que podem ser melhorados. De acordo com Mantovani, 40% das compras são realizadas por clientes a pé. “Ele compra o que é necessário, mas se o ato da compra for uma ação agradável, certamente ele voltará para comprar outros produtos”, afirma.
Na próxima edição, vamos falar mais sobre ideias simples e práticas para organizar a sua loja e com isso aumentar as vendas! Não perca!


 

Gaiola das loucas...

Em tempos de aquecimento global e em nome da ecologia, tudo é possível. Em São Paulo, uma empresa contratada para asfaltar uma nova avenida simplesmente não retirou algumas árvores do meio da pista. Um coqueiro e uma pitangueira são duas das 20 árvores que ficaram no meio da avenida no Morumbi. Elas ocupam o mesmo espaço usado por veículos. Com tantos mega plantios em Sorocaba, cuidado se você topar com uma árvore no meio da rua! Ahahahahaha
E a internet virou mesmo palco para as coisas mais malucas do planeta. Atualmente uma brasileira de 20 anos e um russo de 23 simplesmente leiloam suas virgindades em seus sites. A catarinense jura que vai doar o dinheiro para a construção de casas populares. E já tem gente apelidando o projeto dela de Minha Perereca, Minha Vida! Ahahahahaha
Já o russo Alexander Stepanov declarou que ele espera que uma mulher vença o leilão pela sua virgindade, mas muitos homens também estão dando lances e ele jura que não é homossexual. Ahahahahaha
Quem já perdeu a virgindade deve tomar cuidado ao declarar seu amor por objetos inusitados, principalmente no meio da rua. A fantasia pode sair um pouco cara. Nos EUA, o funcionário de um hotel foi preso após ser flagrado aparentemente fazendo sexo com um sofá abandonado numa rua. Além de ser preso, ele poderá ficar 9 meses na cadeia, e ainda pagar uma multa de R$23,1 mil, é mole??? Ahahahahaha
E se você está um pouco gordinho ou gordinha, nem esquente a cabeça. De repente umas gordurinhas a mais e os indesejáveis pneuzinhos podem te livrar de uma roubada. Foi o que aconteceu com um homem de 44 anos, no Reino Unido. Ele levou 38 facadas e segundo os médicos ele sobreviveu graças à flacidez de seu corpo gordinho! Viva a gordura localizada! Ahahahahaha

Garota Enxaqueca

 

 

Asfalto nos bairros

No Jardim Simus estão sendo realizadas obras de pavimentação em ligações da Avenida Américo Figueiredo com a Alameda dos Cravos, Rua Benedito Ferreira Telles e Avenida Cecília Meireles. No bairro Cidade Jardim, os serviços de pavimentação beneficiaram as ruas Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu e Esther Bueno de Camargo, que demandaram um sistema de drenagem eficiente em razão da declividade do local.

Novena de São Judas Tadeu

Programação especial de 20 a 28 de outubro, com missas e benção de objetos, às 19h nos dias 20, 21, 27 e 28, e às 19h30 nos dias 22, 23, 24, 25 e 26. Haverá quermesse com música ao vivo todos os dias. O Santuário de São Judas Tadeu fica na Rua Walter Luiz D`Ávila, 171, Central Parque. Informações: 3222-5817.

 

.: voltar :.