.: Matérias Julio de Mesquita 41 :.
 
.: Editorial :.

 

A concorrência, as eleições e suas facetas

Recentemente, o proprietário do Jornal Bairro em Foco deixou em frente à sua residência no Wanel Ville V, algumas edições antigas do jornal, para que o pessoal da reciclagem pudesse aproveitar o material, já que o papel deve sempre ser reciclado. Mas, como num passe de mágica ou por meio de uma atitude ardilosa e leviana, os jornais antigos apareceram espalhados em um eco-ponto do bairro Júlio de Mesquita, numa tentativa inescrupulosa de difamar e tentar prejudicar a imagem já consolidada do Jornal Bairro em Foco na região.
Como todos sabem, o Bairro em Foco é entregue há 9 anos em 35 bairros da Zona Oeste de Sorocaba, gratuitamente, porta a porta, de forma que é muito simples e fácil comprovar que a entrega ocorre de forma clara e transparente em toda a área de atuação do jornal. Por isso, o Bairro em Foco se sente até lisonjeado que a concorrência desleal ou oportunistas de plantão, que estão desesperados por conseguir uma “boquinha” na Câmara de Vereadores em 2013, estejam fazendo de tudo, passando por cima de qualquer ética, para tentar prejudicar a imagem de um veículo de comunicação que sempre prezou pela isenção total no período eleitoral, não apoiando oficialmente nenhum candidato, principalmente àqueles que só se “destacam” em período eleitoral. Já a concorrência desleal, ao invés de fazer um bom trabalho e concorrer de forma honesta e transparente, o que proporciona ao Bairro em Foco o incentivo de se superar e ser cada vez melhor, tenta por meio de ações desprezíveis difamar o trabalho sério e consistente que há 9 anos é realizado na região pelo jornal. Os envolvidos no ato deplorável tiveram o trabalho de desprender as páginas do jornal, que são todas grampeadas, para espalhar e dar a impressão de um volume grande de jornais no local, tentando deste modo insinuar que o jornal é jogado no lixo ao invés de ser entregue porta a porta, como é feito desde o início.
Se a intenção não é a entrega, seria uma dupla burrice o Bairro em Foco pagar uma gráfica para simplesmente jogar fora o jornal: desperdiçando assim recursos financeiros, e ainda jogá-los em um local da própria atuação, para todos verem. Os próprios comerciantes e moradores da região presenciam o proprietário e sua equipe realizando o trabalho da entrega. Deste modo, o proprietário do Bairro em Foco desafia qualquer pessoa a dar por escrito que o jornal não é entregue porta a porta, nos bairros que são divulgados nas capas. E ainda se coloca à disposição se restar alguma dúvida sobre a seriedade e credibilidade da entrega, conquistada com muito trabalho e esforço. E solicita aos leitores e comerciantes, para que fiquem atentos a pessoas inescrupulosas, que não são capazes de alcançar a realização profissional e sucesso por meios honestos e tentam prejudicar quem trabalha de forma ética e correta.

Jornal Bairro em Foco

 

 

.: Associação Amor em Cristo é beneficiada com a Campanha do Agasalho :.

Na manhã do dia 29 de junho, Denise Lippi, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), recebeu a visita de representantes de entidades e empresas parceiras da Prefeitura de Sorocaba na Campanha do Agasalho 2012. A General Motors entregou 100 cobertores e cerca de 130 kg de roupas à Associação Amor em Cristo, que fica na Zona Oeste da cidade, no bairro Júlio de Mesquita.
Promovida pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria da Cidadania (Secid), a Campanha do Agasalho encerrou com mais de 340 mil peças arrecadadas neste ano, beneficiando mais de 80 entidades assistenciais e sociedades de amigos de bairro. “Eu só tenho agradecer a todos os parceiros dessa campanha e, principalmente, aos sorocabanos. Isso só comprova que o povo desta cidade é realmente solidário”, destacou Denise Lippi.
De acordo com Graça Martins, gerente de Relações Públicas da General Motors, a aquisição de roupas e cobertores foi realizada com a participação dos 480 funcionários da unidade de Sorocaba. “O Instituto General Motors realiza ações de cunho social anualmente e essa é uma delas”, explica.
Para Olívia Conrado Ribeiro, fundadora e presidente da Associação Amor em Cristo, do Júlio de Mesquita, esse momento é de muita felicidade. “Agradeço a todos pelo apoio, principalmente a Deus e a essa campanha, que nos ajuda muito. Isso é um sonho e só me dá forças para continuar ajudando ao próximo”, declarou emocionada.
A entidade atende atualmente 70 crianças carentes, de 2 a 14 anos, nos períodos da manhã e tarde, com várias atividades, brincadeiras e refeições. Além disso, no local ainda é oferecido curso de informática para jovens e adultos. A Associação Amor em Cristo fica na Rua José Escobar Sanches, 69. Mais informações, pelo telefone: 3321-5027.


.: Jornal Bairro em Foco lança sua página no Facebook:.

Agora, você tem mais um canal de comunicação com o Jornal Bairro em Foco, que lançou em junho a sua página no Facebook: a rede social que mais cresce no país. Para tornar-se amigo do jornal por meio do Facebook, primeiro você também precisa estar cadastrado na rede social. Em seguida, digite o endereço do Bairro em Foco: http://facebook.com/jornalbairroemfoco! Pronto, assim é só clicar no item solicitação de amizade e aguardar a aceitação do jornal. Por meio da nossa página na rede social, você pode enviar sugestões de pautas, assuntos interessantes do seu bairro, elogios, críticas, além de fotos e dados sobre aniversário de alguma pessoa especial para a coluna social do jornal, foto de formatura e até de casamento.
Além disso, fique ligado na página do jornal no Facebook para saber tudo o que acontece no seu bairro, como notícias, cursos e muito mais! E você também pode enviar por meio da nossa página vagas de emprego, que são anúncios gratuitos na página de Classificados do Jornal Bairro em Foco, bem como solicitar informações sobre anúncios da sua empresa ou negócio no Jornal Bairro em Foco, que é entregue, porta a porta, gratuitamente, em 35 bairros da Zona Oeste de Sorocaba, totalizando 43 mil exemplares!

 

.: Crianças e jovens participam de escolinha de futebol gratuita :.

Um campo de chão batido onde a grama quase imperceptível deixa uma vaga lembrança de que um dia esteve por ali. Mas a paixão pelo futebol faz com que um grupo de crianças e adolescentes se reúna no local para praticar um dos esportes mais idolatrados no Brasil. Chamada de Escolinha de Futebol Estrela da Manhã, as aulas são realizadas gratuitamente todas às segundas e quartas, das 8h30 às 10h30, e das 15h30 às 17h40, no campo localizado na Av. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, desde o início de janeiro de 2012. No total, aproximadamente 50 meninos da região frequentam as aulas, que são ministradas pelo instrutor de futebol, Clécio Augusto dos Santos. Os meninos que quiserem entrar para o grupo podem entrar em contato com o Clécio, pelo celular: 9715-0679.







.: Cursos de informática no Sabe Tudo começam em agosto :.

Aprender a digitar e formatar um texto, preparar um bom currículo, pesquisar, navegar e descobrir o fascinante mundo virtual. As aulas para os cursos gratuitos de informática, oferecidos nas 30 unidades do Sabe Tudo, espalhadas por todas as regiões de Sorocaba, começam no dia 6 de agosto, segundo a prefeitura. Na Zona Oeste, há atualmente 7 unidades em funcionamento. Com duração de cinco meses, os cursos ensinam Informática Básica e Avançada, além de noções de cidadania.
Até o dia 27 de junho, as unidades já totalizavam 4,6 mil inscritos nos cursos. Na unidade do Jardim Santa Bárbara, até o início de julho, 70 pessoas já estavam inscritas. Os alunos serão divididos em turmas, que irão ter aulas no período da manhã, da tarde ou à noite
Durante o curso, os alunos vão aprender a digitar, formatar um texto e preparar um bom currículo,entre outras coisas.
Os cursos são realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de parceria com a ONG Projeto Pérola. Monitores da ONG  ministram os cursos e atendem ao público nas unidades. Atualmente, os cursos em andamento beneficiam 3.102 crianças com mais de 7 anos, jovens e adultos. As aulas começam no dia 6 de agosto e as inscrições podem ser feitas em qualquer uma das unidades abaixo. Informações pelo telefone 3222-1234.
A unidade do Sabe Tudo, anexa à EM Maria de Lourdes Martins Martinez, oferece diversos serviços gratuitos para a população local. Além do acesso a internet, os usuários do Sabe Tudo podem imprimir currículo, tirar segunda vida da conta de luz ou telefone, certidão de antecedentes criminais, boletins online, consulta ao CPF, acesso a jornais diariamente, livros e revistas para leitura no local, cadastro nota fiscal paulista, cadastro cartão do estudante.
Para utilizar os serviços é necessário fazer um cadastro e apresentar Xerox dos seguintes documentos: RG (carteira de identidade) ou certidão de nascimento, comprovante de residência e 1 foto 3 x 4. Crianças menores de 11 anos não podem acessar a internet sem a presença dos pais.
Os Sabe Tudo funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h. A unidade do bairro Jardim Santa Bárbara, na Zona Oeste da cidade, fica na Rua Daria Galvão, 300. Mais informações pelo telefone: 3202-1152.


.: Terapia Comunitária gratuita na UBS do Júlio de Mesquita :.

O grupo da Terapia Comunitária gratuito, que é realizado toda quarta-feira às 8h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba, tem ajudado os moradores a superar seus conflitos pessoais. O objetivo da Terapia Comunitária é a promoção da saúde. Por isso, sua metodologia é a formação de grupos, onde cada participante relata suas experiências e problemas, auxiliando assim uns aos outros a superar as aflições do dia a dia, antes que elas se transformem em doenças ou se agravem.
Segundo a médica Maria Clara Schaidman Suarez, uma das gestoras do programa de Terapia Comunitária e coordenadora do Serviço de Saúde Mental da SES (Secretaria da Saúde), a terapia comunitária visa abordar as pessoas que tenham algum tipo de sofrimento. “É uma forma de tratar da saúde delas, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida, sem que necessariamente elas tenham de ir a um psiquiatra, por exemplo”, explica a médica.
Os grupos de terapia comunitária são coordenados pelos alunos do curso de formação de terapeutas comunitários, numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba com o Grupo Piracema “Núcleo Regional de Atenção à Família”, composta por 42 pessoas, entre elas profissionais das Secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv) e da Cidadania (Secid) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Os moradores da região podem participar do grupo gratuitamente apenas comparecendo até a UBS no horário do encontro dos participantes da Terapia Comunitária. A UBS do Júlio de Mesquita fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.171. Mais informações, pelo telefone: 3221-7922.

 

.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Horta comunitária no Jardim Montreal :.
Há aproximadamente 3 meses funciona no Jardim Montreal, na Zona Oeste de Sorocaba, mais uma horta comunitária na região. Benedito Aparecido Lisboa é o responsável pela área e no local vende verduras fresquinhas, sem qualquer agrotóxico, para os moradores do bairro. Alface crespa ou lisa, coentro, cebolinha, couve e até milho verde. A horta comunitária funciona diariamente, no período da manhã e à tarde, e fica no final da Rua Leandro Almerto de Camargo, no Jardim Montreal, próximo às torres de energia elétrica. Benedito conta que chega a vender até 1 mil pés de alface em 2 meses. “A procura é boa aqui na horta, os moradores gostam de comprar verduras frescas e sem agrotóxicos”, afirma.
Benedito teve a ideia de montar uma horta comunitária no local porque o terreno estava praticamente abandonado e completamente tomado pelo mato. “Fiz uma parceria com a empresa de energia elétrica, que é a dona do terreno, e tenho que sempre manter o local em ordem e limpo”, conta.
Benedito mora há 2 anos no bairro e antes de montar a horta comunitária trabalhava como pedreiro. Ele vende o pé de alface, por exemplo, a R$ 1,50. A horta está dando tão certo que ele já pensa em ampliar a área de plantio das verduras. “O terreno ao lado deve ser desocupado em breve e acredito que vou aumentar a área e plantar mais verduras e possivelmente mandioca também. Toda vida eu vivi na roça, então eu gosto muito de cuidar da horta comunitária”, disse ele.



.: Agosto: dia do selo, dos solteiros e da fotografia :.

Diz um ditado popular que agosto é o mês de “cachorro louco”. Apesar da crendice popular, o mês de agosto tem datas comemorativas muito interessantes: como o dia do selo, dos solteiros e o dia mundial da fotografia. A origem do dia do selo é a comemoração da emissão do primeiro selo postal brasileiro em 1 de agosto. O primeiro modelo brasileiro foi chamado de “Olho-de-Boi”, sendo distribuído no ano de 1843, recebendo esse nome devido à semelhança ao olho do animal. O fato colocou o Brasil como o segundo país do mundo a trabalhar com a emissão de selos postais, perdendo apenas para a Inglaterra, a pioneira na criação, que emitiu o “Penny Black” em 1840. Logo após, surgiram mais três modelos: “Inclinado”, no ano de 1844; “Olho-de-Cabra”, em 1850; e o “Olho-de-Gato”, em 1854; todos com o valor de 30, 60 e 90 réis. O surgimento dos selos se deu em razão da evolução da humanidade, quando as pessoas passaram a obter algum tipo de formação, se interessando pela escola, passando a se comunicar por meio de cartas.
O Brasil foi o primeiro país a lançar um modelo de selo postal em braile, a escrita dos deficientes visuais, que é feita por meio de pontos em alto relevo. Em 1989, o país lançou um modelo tridimensional, conhecido como holográfico, tornando-se o segundo do mundo a distribuir um exemplar mais criativo e melhor elaborado.
Aos poucos, os modelos criados foram se tornando tão interessantes e valiosos que as pessoas passaram a colecioná-los, principalmente os mais raros, ficando reconhecidos como filatelistas.
O ato de colecionar selos se tornou tão atraente que foram criados álbuns específicos para o armazenamento e conservação dos mesmos, sendo que o arsenal brasileiro pode ser encontrado nas agências dos correios. Além disso, visitar uma agência dos correios para ver o acervo do país será um passeio bem interessante para toda a família.
O dia 15 de agosto, além de ser o aniversário da cidade de Sorocaba, a data também marca a passagem do dia dos solteiros. Sem origem definida, a data não tem um reconhecimento oficial, porém o número de pessoas que se dizem solteiras no Brasil é expressivo, inclusive na cidade. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Paulo é o Estado com maior número de solteiros do Brasil: mais de 17,6 milhões. E em Sorocaba, esse número é de 237,9 mil.Se muita gente reclama por estar solteira, pelo menos para a economia é um dado positivo. O Censo 2010 constatou ainda que 12% dos 67,5 milhões de domicílios no Brasil são ocupados por solteiros, contra 9% em 2000, o que mostra um mercado em plena ascensão. E um mercado com elevado poder aquisitivo, que de alguma forma já foi descoberto, por exemplo, pela indústria da alimentação, ao começar a oferecer embalagens individuais de produtos.
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto. A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837. Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”. Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia. Novamente, diz um ditado popular que uma imagem vale mais do que 1 mil palavras. E a história mundial tem vários exemplos de fotografias que marcaram para sempre a vida de muitas pessoas, como a fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã, que em 2012 completou 40 anos. Na imagem, uma menina corre nua em desespero pela rua que sai de seu vilarejo após sofrer ferimentos de explosivo durante um bombardeio em 1972. A foto foi tirada pelo fotógrafo Huynh Cong “Nick” Ut, da Associated Press.
Outra fotografia mundialmente muito conhecida é uma imagem de Albert Einstein, o autor da teoria da relatividade, que acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Na imagem, diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, ele mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Embora essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, existem outras teorias e hipóteses menos prováveis, por exemplo, como um suposto protesto anti-bomba atômica. A fotografia foi tirada por Arthur Sasse.


.: Auto Posto Júlio de Mesquita: pense diferente, mais autonomia e qualidade :.
O Auto Posto Júlio de Mesquita, desde novembro de 2011 está com a bandeira da Shell, referência mundial na qualidade do combustível, oferece aos seus clientes muito mais qualidade e autonomia na hora de abastecer seu veículo. No posto você tem total garantia e segurança para abastecer seu carro com tranquilidade. Além de solicitar a qualquer momento o teste de qualidade da gasolina ou do etanol. Por isso, fique atento! Não corra o risco de danificar seu veículo com produto adulterado ou ainda pagar por determinada quantia de combustível e efetivamente levar menos, pois existem muitos postos que acabam burlando o consumidor na hora do abastecimento. Só no Auto Posto Júlio de Mesquita você abastece qualquer valor e concorre a muitos prêmios, além de uma moto 0 km. O sorteio será realizado no dia 10 de setembro de 2012. E aproveite também o super desconto de 30% na troca de óleo Bardahl. No Auto Posto Júlio de Mesquita Filho você abastece com qualidade e mais autonomia.


.: Espaço do Empreendor :.

Eficiência na comunicação com clientes

A importância do relacionamento com clientes e dos canais de comunicação no funcionamento de uma empresa. O cliente é uma força indispensável para a empresa. Ele é o alvo de seus produtos e serviços e deve sentir-se plenamente atendido, entender que o preço a ser pago é justo e que os produtos e serviços correspondem à qualidade esperada.
Ao planejar a empresa, seu proprietário deve esclarecer quem serão os clientes e o que eles esperam, preocupando-se com a diferença que o produto ou serviço fará na vida desses futuros clientes.
Para que a comunicação com o público-alvo da sua empresa tenha resultados positivos, os erros devem ser analisados e sanados. Muitas empresas não mantêm nenhum tipo de comunicação com seus clientes ou têm dificuldades em vender e acabam culpando fatores externos. Por isso, usam a desculpa, por exemplo, de que o mercado está ruim quando, na verdade, a baixa nas vendas é causada pela postura da própria empresa.
Sendo assim, para obter resultados positivos, os erros devem ser analisados e sanados. Um dos pontos mais importantes é a forma como a empresa se comunica com o cliente. Deve-se fazer uma auto-análise crítica, enxergando a empresa do ponto de vista do cliente e, a partir disso, definir qual a melhor estratégia para estreitar a comunicação com seus clientes. Essa comunicação deve ser dividida em dois grandes grupos muito bem definidos:
1) A comunicação como apresentação da empresa; 2) A comunicação usando veículos de mídia. Saiba mais na próxima edição!


 

Enquanto isso, no Rio de Janeiro...

Já pensou em trocar o Facebook pelo Jesusbook? É colega, o “face” já está ficando fora de moda. A onda agora é a mais nova rede social especialmente criada pelos evangélicos! Um deputado estadual do Rio de Janeiro é quem teve essa ideia brilhante e quer organizar o rebanho na web. Ele já lançou também um portal na internet para a massa de evangélicos que não para de crescer no Brasil: www.feemjesus.com.br. Cuidado que eles vão dominar o mundo! Ahahahahahaha
E você se lembra daquela cantora que ficou famosa nos anos 80 com uma música assim: “Como uma deusa...”! Pois é, ela está de volta, mas não para cantar, graças a Deus! Ela é candidata a vereadora na cidade maravilhosa, pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil). Bom, lembrando das suas canções e do seu estilo, de comunista mesmo acho que ela nunca teve nada! Essas eleições vão ser o bicho! Falando sobre sua trajetória inicial na vida política, a cantora Rosana disse que se espelha no ex-presidente Getúlio Vargas. Sabe aquele que se suicidou? Mas ela jura que não vai chegar a esse ponto! Ahahahahahahaha
E quem diria, aquele ex-presidente collorido era um macumbeiro de mão cheia. Segundo a sua ex-mulher, Rosane Collor, Fernando Collor fazia rituais de magia negra nos porões da Casa da Dinda, a residência oficial do casal em Brasília. O fato foi revelado por Rosane em uma entrevista na TV, para o programa Fantástico! Já imaginou o figurão de macumbeiro???? E olha que, segundo sua ex-mulher, ele era bom nisso. Rosane afirmou na entrevista que a “maldição do Collor” era mortal e por isso alguns desafetos dele acabaram morrendo de forma estranha! Eu hein, sai pra lá jaburu collorido! Na política vale tudo mesmo! Ahahahahaha

 

Garota Enxaqueca