.: Matérias Julio de Mesquita 40 :.
 
.: Editorial :.

 

Uma tentativa de democratizar a Justiça

Uma atitude pioneira da Justiça local e da Prefeitura de Sorocaba, para atender uma norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coloca a cidade como exemplo para o resto do país. O atendimento gratuito oferecido nas 5 Casas do Cidadão e na unidade Seminário, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, desde o dia 14 de maio, tem o objetivo de democratizar o acesso à Justiça e criar uma nova mentalidade, voltada para a pacificação social.
Os centros de solução de conflitos são uma alternativa bastante eficiente para um acordo amigável entre as partes envolvidas em casos de divórcio, acidentes de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas, entre outros assuntos. Após o relato da parte reclamante, a parte reclamada será convidada a comparecer em data e horário marcados pelo referido setor. É uma forma de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (o conciliador), a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. Deste modo, evitando que os conflitos se tornem ações judiciais e que tornem a justiça brasileira ainda mais lenta.
Sem dúvida alguma, é uma excelente oportunidade para que as pessoas possam resolver seus conflitos de maneira rápida e eficiente. Mas, para que a conciliação possa trazer resultados positivos é indispensável a vontade de ambas as partes na solução do conflito. Além disso, as partes envolvidas devem comparecer nas sessões de conciliação para serem ouvidas e com condições de cumprir os compromissos assumidos.
Desta forma, faremos um grande avanço no sentido de conquistar a democratização do acesso à Justiça, de uma forma muito mais rápida e gratuita, além de contribuirmos para uma prática antiga e sábia: “dialogar ainda é o melhor remédio”, sempre! Confira a reportagem sobre o tema na página 04. Boa leitura!

 

.: Casa do Cidadão Ipiranga passa a ter Centro de Solução de Conflitos :.

A Zona Oeste de Sorocaba ganhou no dia 14 de maio um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que funciona de segunda à sexta-feira, na Casa do Cidadão do bairro Jardim Ipiranga, das 9h às 16h. A cidade é a primeira do Brasil a contar com centros de solução de conflitos nos bairros. Divórcio, acidente de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas. Qualquer que seja o problema, ele poderá ser resolvido nas 5 unidades da Casa do Cidadão e na unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, que fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 140.
O serviço gratuito, de acordo com o juiz José Elias Themer, coordenador do setor de Conciliação e Mediação do Fórum, é uma forma de levar a Justiça mais perto do cidadão. “A Conciliação é a forma mais fácil de resolver o problema com a segurança do Judiciário”, conta.
A instalação atende à Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse. O cidadão pode procurar o Centro para tentar resolver seu conflito por meio de um acordo com a outra parte, gratuitamente.
Segundo Themer, cada Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania receberá demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça). Não há limite de valor da causa. O espaço promoverá a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e sob a orientação e supervisão do juiz coordenador. Além disso, o Centro também presta serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão.
O juiz avalia que este serviço gratuito vai facilitar o acesso da população ao Judiciário. “Precisamos que a informação seja amplamente divulgada para que as pessoas tenham essa cultura da Conciliação mais presente no seu cotidiano”, afirma.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania não deve ser confundido, de acordo com o juiz coordenador, com o Juizado Especial, popularmente conhecido como Tribunal de Pequenas Causas. “A conciliação é um atendimento pré-processual, que tem a assinatura de um juiz, mas que não chega ao estágio de virar um processo. É uma atitude pioneira porque representa a aproximação do cidadão comum”, destacou Themer.
O juiz disse ainda que já conta com uma equipe de 22 conciliadores capacitados de acordo com as determinações do Conselho Nacional de Justiça e cada Centro irá contar também com o atendimento de um advogado e promotor público para orientação da população sobre questões jurídicas.
A Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga fica na Rua Estado de Israel, 424. Informações pelo telefone: 3229-2950.


.: Júlio de Mesquita ganha uma Oficina do Saber :.

A Zona Oeste de Sorocaba ganhou mais uma unidade da Oficina do Saber. A nova unidade foi inaugurada no dia 23 de maio, no bairro Júlio de Mesquita, e fica na Avenida Américo Figueiredo. Desde o início do ano letivo em 2012, mais 7 escolas municipais passaram a integrar o programa Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber. Na Zona Oeste são: “Josefina Zilia de Carvalho”, do Jardim Guadalajara, “Luis de Almeida Marins”, do Júlio de Mesquita e “Maria de Lourdes Martins. Martinez”, do Jardim Santa Bárbara.
Com as novas unidades, Sorocaba chega a 29 escolas beneficiadas com o programa que congrega 6.100 crianças, do 2º ano à 5ª série do Ensino Fundamental. O programa proporciona, em horário diferenciado do das aulas, diversas oficinas, atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre, além de judô, esportes educacionais, karatê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circense e educação ambiental.
Além dos educadores da Rede Municipal, o programa conta com equipe de apoio, prestado por universitários da Fefiso e da Academia de Ensino Superior, além de alunos da Uniso, que atuam como estagiários nas diversas atividades. Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas sim em todos os lugares que o bairro oferece condições.
São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora. As crianças são divididas em grupos e, sob orientação de monitores e de um educador comunitário, desenvolvem atividades também nos locais disponíveis nas proximidades das escolas participantes, como uma praça, um parque, uma quadra de esportes, a casa paroquial de uma igreja, entre outros.
Segundo a orientadora pedagógica da Oficina do Saber do Júlio de Mesquita, Daniela Santos Augusto Stievano, a nova unidade atende 300 crianças, divididas em 10 turmas, desde o dia 10 de março.

 

.: Kumon: a solução para melhorar as notas escolares :.

O que é Kumon? É um método de ensino individualizado, criado no Japão, para os cursos de matemática e línguas: português e inglês. Com o Kumon, o aluno é estimulado a aprender por si só, fazendo-o expandir ao máximo seu potencial. Presente em 45 países, o Kumon possui mais de 4,3 milhões de alunos, em mais de 24 mil unidades, o que o torna a maior instituição de ensino no mundo!
Quem pode fazer Kumon? Qualquer pessoa pode estudar pelo Kumon. Por ser um método individualizado, estamos preparados para atender alunos com dificuldades escolares e aqueles que já possuem uma certa facilidade, e que querem se desenvolver ainda mais.
Quais as características do método? Autocorreção (o aluno corrigi os próprios erros), avanço somente depois do domínio total do conteúdo atual, avaliação de desempenho a cada aula, material didático exclusivo, auto-instrutivo e adequado à capacidade do aluno.
O que difere o Kumon das aulas particulares? Verifica a capacidade atual de estudo do aluno e desenvolve a concentração, raciocínio, independência, entre outras habilidades.
Qual é a relação entre o Kumon e as escolas particulares? O Kumon ajuda a formar o tipo de aluno que todo professor deseja ter: um aluno responsável, interessado, capaz de acompanhar as aulas, que mostra iniciativa em aprender continuamente.
A capacidade de cálculo como caminho para desenvolver o raciocínio. O material didático do Kumon faz com que o aluno desenvolva além da capacidade de cálculos a de raciocinar. Quando a criança avança a conteúdos ainda não vistos na escola, precisará entender os exemplos e, ainda que receba dicas, terá que pensar sozinha para encontrar uma forma de resolver os exercícios. Essa capacidade vai sendo cada vez mais lapidada conforme ela avança em cálculos de frações, números positivos e negativos.
Depoimento de aluno: Abel Henrique Sirino está na 6ª série do Ensino Fundamental e pelo método Kumon ele já estuda conteúdos que ainda não viu na escola. Isso com certeza irá lhe ajudar muito nos estudos. “Sempre fui bom aluno e sempre gostei de estudar. Minha professora me falou sobre o Kumon e como por meio dele deixar o raciocínio mais rápido. E como gosto de matemática, resolvi pedir para os meus pais e eles resolveram me matricular”.
Busque uma educação que surpreenda, afinal seu filho merece! A Unidade Magnólia do Kumon fica na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20 (próximo ao Saae da Av. General Carneiro).
Aproveite a promoção de matrículas grátis no período de 2 de maio até 9 de junho de 2012, para Matemática, Português e Inglês. Venha fazer uma visita e conhecer o método Kumon. Você também vai se surpreender! Agende uma aula experimental pelo telefone: 3011-2546! Mais informações: www.kumon.com.br


.: Alunos de Logística da Etec Fernando Prestes visitam Porto de Santos :.

Uma turma de alunos do curso de Logística da Etec Fernando Prestes e das salas descentralizadas, da EE Joaquim Izidoro Marins, realizou uma visita técnica ao Porto de Santos, no litoral paulista, no último dia 14 de abril.
Segundo a professora da Etec, Sara Silva Lopez, durante a visita, os estudantes conheceram um pouco mais da operação logística do porto. Além disso, eles também participaram de uma excelente palestra, que foi realizada pelos responsáveis pela Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo. “Lá foram abordados assuntos desde a origem do porto, seus processos administrativos, aos mais atuais, como a reforma portuária em expectativas da Copa de 2014, no Brasil”, conta Lopez. Os alunos também puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre todo o funcionamento do Porto de Santos.
Outra experiência importante do passeio foi a própria viagem pela Rodovia Anchieta e na cidade de Santos, o que permitiu aos alunos fazerem uma releitura sobre a importância histórica da cidade e seu papel logístico para a produção nacional. “Há muitas carretas, linhas férreas, dutoviários, silos, e esteiras transportadoras cortando toda a cidade, o que chamou a atenção do grupo”, explica a professora.
Para finalizar a visita, um passeio de escuna, dentro do canal do porto, foi fundamental para uma melhor visão da grandeza das operações logísticas existentes em um dos maiores portos mundiais. “Orientados por guias turísticos e “logísticos”, os alunos aprenderam maiores detalhes das operações: desde o fluxo dos operadores logísticos, da função de portêineres e de rebocadores, aos cuidados com cordas de amarração protegidos com rateiras”, finaliza Lopez.


.: Atendimento nas Casas do Cidadão registra aumento de até 20% ao ano :.

Com 5 unidades funcionando na cidade, as Casas do Cidadão de Sorocaba aumentam cada vez mais o número de atendimentos aos moradores em busca de orientação e emissão de documentos. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, 234.942 pessoas foram atendidas nas unidades. Os serviços mais procurados são certidões da Prefeitura, 2ª vias de impostos e taxas, contas do Saae, da CPFL e emissões de cartões do transporte coletivo.
Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), em 2011 os números chegaram a 804 mil atendimentos, com as estatísticas demonstrando que a cada ano o volume de prestação de serviços vem crescendo em cerca de 20%. “Estes resultados obrigaram a Prefeitura a investir na contratação de novos funcionários para todas as unidades, buscando agilidade e qualidade nos atendimentos aos moradores”, comenta Hudson Nilton Ramos, coordenador das Casas do Cidadão.
As unidades estão instaladas no Jardim Ipiranga, Vila Helena, Parque das Laranjeiras, Éden e Brigadeiro Tobias, situação que permite à Prefeitura cobrir praticamente todas as regiões da cidade. “Até o final do ano deve ser entregue também a unidade que será construída na Avenida Nogueira Padilha, na Vila Hortência, e que atenderá toda a região do Além Ponte”, lembra Ramos.
Entre os serviços prestados nas Casas do Cidadão e relacionados à Prefeitura se incluem emissão de certidões de tributos fiscais, 2ª via de IPTU, ISS, emissão de cartão do SUS; solicitação de transporte de ambulância, atendimento para orientações diversas de Assistência Social, parceria com as Secretarias de Cultura e Lazer e de Relações do Trabalho em cursos diversos e de qualificação profissional; orientações de esferas estaduais e federais. A Polícia Civil também presta atendimento nas Casas do Cidadão emitindo RG e antecedentes criminais.
De parte da CPFL, o cidadão pode obter a sua validação cadastral, 2ª via de contas de energia e recebimento de contas. E nos guichês da Urbes e do Saae estão disponíveis todos os serviços relacionados à empresa pública e a autarquia. Nos locais também existem guichês para a prestação de serviços dos Correios.
Os espaços das Casas do Cidadão ainda sediam diferentes ações voltadas à comunidade, como cursos de qualificação profissional promovidos pela Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Unite), palestras realizadas em parceria com o SEBRAE, entre outros. Na Zona Oeste de Sorocaba, a Casa do Cidadão fica na Rua Estado de Israel, 424, no bairro Jardim Ipiranga. Informações pelo telefone: 3229-2950.

 

.: Jornal Bairro em Foco em novo endereço :.

Desde o dia 18 de abril, a sede do Jornal Bairro em Foco está em novo endereço: Rua Léo Migliorini, 88, sala 1, no bairro Wanel Ville IV. A nova localização, na rua lateral de entrada e saída do Supermercado Santo, oferece muito mais facilidade e praticidade para aqueles que precisam fazer seus anúncios classificados, ou a publicidade da sua empresa ou negócio. Em um espaço mais amplo e de fácil acesso, a mudança de endereço da sede do Bairro em Foco visa facilitar o contato dos anunciantes com o jornal, tornando o processo de anunciar muito mais prático. O horário de atendimento para anúncios é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Os telefones de contato com o Jornal Bairro em Foco são: 3329-7596 e 3013-1331.



.: Prisão Cautelar: novas regras :.

Em 04 de maio de 2011 adveio ao mundo jurídico a Lei 12.403/2011, os meios de comunicações, rádios, programas jornalísticos se rebelaram a titulando como LEI DA IMPUNIDADE, pregando aos cidadãos comuns que a “prisão estava extinta no Brasil e que bandido não mais ia para cadeia”.
Será que de fato a referida lei teve a finalidade de extinguir a prisão e trazer a impunidade?
Vale esclarecer que a lei 12.403/2011 alterou alguns dispositivos no Código de Processo Penal esses relativos à prisão processual (provisória), fiança e liberdade provisória, ou seja, a prisão não foi abolida pelo contrário, as hipóteses que determinam a prisão preventiva continuam vigentes.
A mudança significativa foi à criação das medidas cautelares essas alternativas a prisão, ou seja, o legislador criou hipóteses em que o acusado não será remetido ao cárcere (cadeia) enquanto aguarda seu julgamento, porém, o juiz ainda deve observar as exigências da lei, isso significa que o acusado não ficará impune terá a sua liberdade restrita, mas não na cadeia.
Um exemplo prático, é alguém acusado de um furto simples em que a pena corresponde a 1 a 4 anos, poderá ficar impedido de ausentar-se da cidade, obrigado a recolher no domicílio no período noturno e nas folgas, desde que seja, primário, que não represente uma ameaça a sociedade, que não tenha riscos de fugir ou obstar o andamento do processo, ou seja, na prática não é a lei 12.403/2011 que determinará que o acusado irá as ruas e sim a convicção do juiz.
Conclui-se, portanto, que a LEI DA IMPUNIDADE em nada alterou, pois os magistrados continuam determinando a prisão preventiva e nos casos em que a liberdade provisória era óbvia determina-se a prisão domiciliar, ou seja, a referida lei é desfavorável ao acusado e não a sociedade.
Continuam, portanto, os Tribunais assoberbados de Habeas Corpus impetrados em favor de presos provisórios, porém, com a vigência da lei 12.403/2011 a liberdade direito constitucional do preso sem sentença condenatória transitada em julgado, está sendo restrita.
Afinal, faz-se necessário lembrar que a prisão não atinge apenas a liberdade da pessoa ela fere violentamente sua dignidade, motivo esse que a prisão processual (provisória) deve ser aplicada em última hipótese.
Assim, não se engane ao ver anúncios ou programas sensacionalistas que tentam denegrir o ordenamento jurídico brasileiro, em especial o Código de Processo Penal, ou seja, a Lei 12.403/2011 não traz impunidade nenhuma, na verdade o legislador tentou aproximar-se da Constituição Federal que declara a prisão como exceção e a liberdade como regra, mas conforme mencionado, na prática não é o que vem se aplicando, sendo desprezados os direitos constitucionais do acusado mantendo-se a prisão provisória bem como as alternativas a ela.
ELAINE APARECIDA DOS SANTOS - OAB/SP 275.664
ADVOGADA CRIMINAL – ADVOCACIA BOTTONE


.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Clínica Veterinária Pet Clin: em novo endereço e novos serviços :.
A Pet Clin está em novo endereço desde o dia 12 de maio: Avenida Elias Maluf, 2.199, no Wanel Ville IV. Com um espaço mais amplo e confortável, a Pet Clin oferece a seus clientes novos serviços: como hotel para cães e gatos, além de consultas, cirurgias, vacinas, banho e tosa, limpeza de tártaro, medicamentos, rações e atendimento em domicílio. Tudo para oferecer o melhor atendimento ao seu cão ou gato!
A saúde do seu animal de estimação começa pela higiene bucal. Cuide bem do seu Pet e agende um horário. Pet Clin: cuidando da saúde do seu melhor amigo! Informações: 3346-9536 ou 3388-5136.



.: Unidades do Sabe Tudo com inscrições abertas para cursos de informática :.

Se você tem mais de 7 anos, não tem conhecimento em informática mas quer ter, esta é a sua chance! A prefeitura de Sorocaba abriu no dia 21 de maio as inscrições para os cursos que acontecem nas 30 unidades do Sabe Tudo, distribuídas pela cidade. Na Zona Oeste, há atualmente 7 unidades em funcionamento. Com duração de cinco meses, os cursos ensinam informática básica e avançada, além de noções de cidadania.
As inscrições podem ser feitas na unidade mais próxima do interessado até o dia 13 de julho. Em média são 170 vagas para cada unidade, sendo que o preenchimento se dará por ordem de chegada do candidato. Durante o curso, os alunos vão aprender a digitar e formatar um texto, preparar um bom currículo, pesquisar,  descobrir e navegar pelo fascinante mundo virtual.
Os cursos são realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de parceria com a ONG Projeto Pérola. Monitores da ONG  ministram os cursos e atendem ao público nas unidades. Atualmente, os cursos em andamento beneficiam 3.102 crianças com mais de 7 anos, jovens e adultos. As aulas começam no dia 6 de agosto e as inscrições podem ser feitas em qualquer uma das unidades abaixo. Informações pelo fone 3222-1234.

ST Belmejo - EE Altemir Gonçalves-Rua Assis Chateaubriand, 70

ST Central Parque - EE Antonio Miguel Pereira Jr.-Rua Érico Veríssimo, nº 1050

ST Esmeralda - EM Benedicto José Nunes-Rua Padre Domênico Trivi, 93

ST Ipiranga - EM Irineu Leister-Rua Odete Nanci Geraldi, 65

ST Julio de Mesquita - EM Luis Almeida Marins-Av. Luiz G. do Nascimento s/n

ST Santa Bárbara - EM Maria de Lourdes Martinez-Rua Dária G. da Silva, 300

ST Wanel Ville - EM Oswaldo Duarte-Rua Luiz Gabriotti, s/n

.: Sabe Tudo Santa Bárbara oferece serviços gratuitos para a população :.
A unidade do Sabe Tudo, anexa à EM Maria de Lourdes Martins Martinez, oferece diversos serviços gratuitos para a população local. Além do acesso a internet, os usuários do Sabe Tudo podem imprimir currículo, tirar segunda vida da conta de luz ou telefone, certidão de antecedentes criminais, boletins online, consulta ao CPF, acesso a jornais diariamente, livros e revistas para leitura no local, cadastro nota fiscal paulista, cadastro cartão do estudante.
Para utilizar os serviços é necessário fazer um cadastro e apresentar Xerox dos seguintes documentos: RG (carteira de identidade) ou certidão de nascimento, comprovante de residência e 1 foto 3 x 4. Crianças menores de 11 anos não podem acessar a internet sem a presença dos pais.
No primeiro trimestre de 2012, as 30 unidades do Sabe Tudo em funcionamento em Sorocaba registraram mais de 1,1 milhões de acessos. Com um total de 52.627 usuários cadastrados, apenas no mês de março foram 20.104 acessos nas 30 unidades. Em todas as unidades estão em andamento os cursos de Informática Básica e Avançada e ainda de Cidadania, beneficiando 3.102 crianças com mais de 7 anos, jovens e também adultos.
Aprender a digitar e formatar um texto, preparar um bom currículo, pesquisar, navegar e descobrir o fascinante mundo virtual. Os cursos são realizados por meio de parceria da Prefeitura de Sorocaba com a ONG Projeto Pérola. São os monitores da ONG que ministram os cursos e atendem ao público nas unidades.
Os Sabe Tudo funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 13h. A unidade do bairro Jardim Santa Bárbara, na Zona Oeste da cidade, fica na Rua Daria Galvão da Silva, 300. Mais informações pelo telefone: 3202-1152.
Além das unidades fixas, a Prefeitura, em parceria com a Fatec-Sorocaba, disponibiliza o Sabe Tudo Móvel, que percorre os bairros da cidade. Em abril, a unidade móvel esteve no estacionamento do hipermercado Extra, do bairro Santa Rosália. Na unidade móvel, 30 alunos aprenderam informática básica e noções de cidadania.

.: Semana do Tropeiro movimenta a região :.
Com uma série de atividades que começou no dia 4 de maio, a edição 2012 da “Semana do Tropeiro” trouxe algumas apresentações para a Zona Oeste de Sorocaba. A Semana do Tropeiro foi aberta com uma atividade na Vila dos Velhinhos, no bairro Jardim São Paulo, onde o tropeiro e gestor em equinocultura, Álvaro Augusto Antunes de Assis, contou aos idosos assistidos no local um pouco sobre a história do tropeirismo. Os idosos também puderam conhecer alguns objetos típicos do tropeiro como uma canastra de 1896, uma espécie de caixa para guardar objetos das tropas, e uma cangalha: armação de madeira ou de ferro em que se sustenta e equilibra a carga das mulas e burros, metade para um lado dela, metade para o outro.
Para o tropeiro Álvaro Augusto, é importante que toda a comunidade sorocabana tenha acesso à história dos tropeiros porque ela faz parte da história da própria cidade. “É uma forma lúdica de levar um pouco de conhecimento para eles, além de um bate-papo informal sobre a cultura tropeira”, conta.
Davi Cubas mora na Vila dos Velhinhos e ficou encantado com a apresentação sobre a vida dos tropeiros. “Gostei muito de relembrar o passado. É importante, faz parte da história da gente”, afirma.
Therezinha Rosa também é uma das assistidas da Vila dos Velhinhos e relembrou muitas das histórias contadas pelo seu avô. “O meu avô era tropeiro, então, foi muito bom relembrar aquela época, fiquei emocionada”, disse.
No dia 8 de maio, pela manhã, foi a vez de um grupo de alunos da EE Antonio Miguel Pereira Júnior, do bairro Central Parque, conferir a apresentação sobre a vida dos tropeiros. O evento ocorreu no Parque João Pelegrini. Os estudantes fizeram perguntas sobre a história do tropeirismo, tiraram dúvidas e aproveitaram para conhecer 2 mulas, animais usados pelos tropeiros.
A estudante Janaína Santos, 17 anos, mora no bairro Jardim São Marcos, e gostou da apresentação. “Achei muito interessante. Eu conhecia uma parte da história dos tropeiros, mas não sabia tudo”, conta. E o aluno Luiz Fernando Beluchi, 17 anos, disse que não conhecia ainda quase nada sobre o tropeirismo. “Eu não sabia quase nada sobre eles e agora aprendi um pouco, achei legal”, afirma.
No dia 15 de maio, a apresentação foi realizada para os frequentadores da CEAGESP, na região do Jardim São Paulo, e no dia 22 houve a tradicional descida das tropas, pelo caminho dos tropeiros, saindo do Lardo do Divino até o centro da cidade.
O secretário da Cultura e Lazer, Edmilson Chelles, disse que o evento teve atrações para todas as idades. “Fizemos palestras e apresentações em diversos bairros e a população conheceu um pouco mais sobre a vida dos tropeiros, o que incluiu até mesmo a apresentação dos animais usados nos trajetos percorridos e que eram comercializados às margens do Rio Sorocaba”, finaliza.

.: Empreendedores recebem capacitação na Casa do Cidadão Ipiranga :.
As pessoas que desejam abrir seu próprio negócio ou que já trabalham por conta própria, mas na informalidade, tiveram a oportunidade de legalizar sua empresa e receber capacitação por meio de palestras sobre gestão de negócios, na Casa do Cidadão, do bairro Jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba. Além de informações sobre crédito para pequenos empreendedores, por meio do Banco do Povo Paulista.
O evento, chamado de “Apareça e Cresça”, é realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), com a ajuda de parceiros, como o Sebrae. Nos dias 24, 25 e 26 de abril, das 9h às 16h, e das 19h às 21h, os participantes receberam orientações sobre como abrir seu próprio negócio, como formalizar sua empresa e ainda puderam assistir palestras gratuitas sobre temas específicos de gestão de negócios em diversas áreas: administração, finanças, marketing, jurídico e recursos humanos. O atendimento individual contou com consultores especialistas do Sebrae-Sorocaba e Agentes de Crédito do Banco do Povo.
Segundo o secretário Luís Alberto Firmino, o “Apareça e Cresça” é um evento voltado aos empreendedores da cidade e que será realizado ao longo do ano nas cinco unidades das Casas do Cidadão. “O objetivo é sensibilizar a população permanentemente sobre a necessidade de adquirir conhecimentos capazes de auxiliá-los na administração do empreendimento ou, até mesmo, dar suporte aqueles que desejam abrir seu negócio”, disse.
No caso do empresário ou trabalhador por conta própria que está na informalidade, Firmino destaca as vantagens de se formalizar. “O custo é muito baixo, levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá posteriormente. Só o fato de ter direito à seguridade social e à previdência faz valer a pena. Nosso objetivo é dar condições para que ele possa ser um fornecedor da Prefeitura se desejar e também consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente”, explica o secretário.
Desde a implantação do programa, no final de 2010, o “Apareça e Cresça” já formalizou mais de 7.000 empreendedores individuais. Em 2012, a Prefeitura visa chegar a 5 mil. Para isso, serão realizados vários eventos ao longo do ano. 

.: Famílias moradoras de áreas de risco na Zona Oeste são transferidas :.
Das mais de 200 famílias que já foram transferidas para a Zona Norte, 168 são moradoras de 3 bairros da Zona Oeste de Sorocaba: 76 do Jardim Ipiranga, 35 do Júlio de Mesquita e 57 do Central Parque. As famílias moravam em áreas de risco e começaram a ser transferidas para um novo conjunto habitacional ainda na primeira quinzena de maio.
A operação, organizada pela Prefeitura de Sorocaba para transferir 480 famílias moradoras de áreas de risco para o Residencial “Altos do Ipanema”, é considerada acima das expectativas pela Defesa Civil, sendo que 219 famílias já estão morando em um apartamento próprio.
De acordo com o subcomandante da Guarda Civil Municipal e coordenador-adjunto da Defesa Civil, Benedito Zanin, nem mesmo a chuva dos últimos dias atrasou a operação. “Como a chuva não foi intensa, o trabalho não precisou ser interrompido”, afirma.
A operação para transferência das 480 famílias de áreas de risco para o “Altos do Ipanema” prosseguiu até o final do mês de maio. Os serviços mobilizaram diariamente 150 pessoas, entre servidores das secretarias da Cidadania (Secid); da Habitação e Urbanismo (Sehab); de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e da Saúde (SES), que apoia com ambulâncias.
Também participaram da operação o setor de Zoonoses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), os voluntários do Núcleo da Defesa Civil, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de funcionários de uma transportadora contratada.
O “Altos do Ipanema” foi implantado pela RCG Engenharia e Empreendimentos Ltda., em parceria com a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. As famílias beneficiadas foram selecionadas dentro do programa “Vítima Zero de Enchente”, a partir do cadastramento das áreas com maiores riscos de inundações e deslizamentos.
O empreendimento oferece infraestrutura completa, com redes de água, esgoto e telefonia, área de lazer, com dois playgrounds, duas quadras poliesportivas, salão de festa e espaço de convivência e estacionamento. Ao todo, são 480 apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os moradores terão que pagar prestações mensais de, no mínimo, R$ 50,00 pelo imóvel, pelos próximos dez anos.

.: Moradores denunciam que cães foram deixados no local :.
No dia 16 de maio, a equipe de reportagem do Jornal Bairro em Foco esteve na Avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, onde várias famílias moravam em barracos, em precárias condições. O local foi considerado uma área de risco e quase todos os moradores foram transferidos para um conjunto habitacional na Zona Norte, no dia 11 de maio. No entanto, 6 famílias ainda permanecem no local e afirmam que os moradores transferidos não puderam levar seus animais de estimação, especialmente cães de grande porte.
A dona de casa Eliane Lopes dos Santos mora no local há 15 anos e afirma que a prefeitura não permitiu que os moradores levassem os animais de estimação. “Só puderam levar gatos e cachorros pequenos. Os maiores ficaram abandonados no que restou dos barracos”, conta.
Ela disse ainda que durante o dia os animais ficam vagando pelas ruas do bairro e que à noite voltam para dormir no local onde seus donos moravam. “Os vizinhos estão dando comida para alguns. Eu tenho uma cachorra grande e vou ser transferida em agosto e até lá tenho que ver onde vou deixá-la”, conta.
A moradora disse ainda que a prefeitura prometeu que uma equipe da Zoonoses voltaria ao local para recolher os cães que não foram levados pelos donos, mas até agora ninguém apareceu. Ela mora com o marido e 2 filhos num barraco de madeira e está contente com a transferência para um conjunto habitacional em breve. “Vai ser muito bom e vou pagar pelo que é meu”, finaliza.

.: Junho: mês do meio ambiente e dos namorados :.
O mês de junho traz 2 datas muito especiais: no dia 5 é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, e no dia 12 é o Dia dos Namorados no Brasil. Por isso, o Jornal Bairro em Foco conta para você um pouco mais sobre elas. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção do mundo para os problemas ambientais. E promoveu em Estocolmo, na Suécia, a 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente e criou o Pnuma - Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente -, que visa coordenar as ações internacionais para a proteção ambiental. Atualmente, a data é totalmente pertinente já que todas as nações do mundo estão preocupadas com os efeitos do aquecimento global e possíveis catástrofes provocadas pela devastação ambiental em todo o planeta.
Em 1992, uma nova conferência mundial para discutir os problemas ambientais foi realizada no Brasil, no Rio de Janeiro: a Eco 92, ano da criação do Ministério do Meio Ambiente no país. O principal resultado da Eco 92 foi a definição do conceito de desenvolvimento sustentável e a responsabilidade dos aspectos produtivos e econômicos em relação às questões ambientais. E a Agenda 21: um protocolo assinado por 55 países, com 2.500 medidas para que cada país elaborasse o seu plano de preservação do meio ambiente, tendo sempre como objetivo o desenvolvimento sustentável. Entretanto, o protocolo não foi assinado pelos Estados Unidos.
Uma nova Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio + 10, ocorreu em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002. Ela serviu para constatar os pequenos avanços no combate aos problemas ambientais e para evidenciar que ainda há muito por se fazer, num contexto cada vez mais crítico. E em 2012, irá ocorrer no Brasil, no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho de 2012, a Rio +20, que marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Eco 92, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002, com a presença de Chefes de Estado e de Governo. A expectativa é de uma Conferência do mais alto nível, sendo que dela resultará a produção de um documento político focado para um mundo sustentável.
Namorados - Comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil em 12 de junho, mas, em quase todo o mundo, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, em função da morte de um padre chamado Valentim, que viveu na Roma antiga e que realizava casamentos secretos para os soldados, que eram proibidos de se casarem por causa da guerra. Então, por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho? Em 1949, o publicitário João Dória teve a ideia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio. E bem na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. A ideia deu certo. Desde então, as vendas aumentaram bastante no mês de junho.


.: Espaço do Empreendor :.

Como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente

A pesquisa pós-venda é uma das ferramentas que dispõe o empreendedor para medir a satisfação do cliente e o desempenho da sua equipe. O monitoramento da qualidade do atendimento é uma das principais ações que dispõe o empreendedor para garantir a fidelização do cliente. Ela envolve a elaboração de um check list, onde a empresa manterá sob registro todos os contatos do cliente.
Entretanto, é preciso deixar claro que o atendimento não pode ser confundido com tratamento. Ambos são fundamentais e complementares. O bom atendimento começa com a decisão do cliente em procurar a empresa para solução do seu problema.
Diante de uma demanda específica, o cliente espera que a empresa demonstre cortesia e eficiência no atendimento. Conforme a solução ou resposta oferecida, o cliente pode retornar em outras ocasiões.
O atendimento é um processo. E o primeiro passo deve ser dado na direção da qualidade e no aprimoramento da imagem que o cliente terá da empresa. Ainda que este não queira adquirir de imediato determinado produto ou serviço, a empresa deve considerar que a pesquisa ou a troca de informações faz parte do processo de atendimento.
Ao admitir essa condição, a empresa reforça sua imagem frente ao cliente e dá início a um relacionamento que pode ser duradouro.


 

Será que o mundo ainda tem conserto?

Se ultimamente você também acha que o mundo está de ponta cabeça, meu amigo, sinto lhe informar que realmente é isso mesmo. Por exemplo, na Bélgica, foi realizado recentemente um concurso de beleza que premiou o melhor bigode de 2012. E, acredite, a competição foi acirrada. Já nos EUA, em Las Vegas, um médico criou um ônibus chamado “Paraíso da Ressaca” com 2 salas para curar em 45 minutos a ressaca de quem encheu a cara. E na França, 2 franceses criaram um hotel, chamado de Villa Hamster, que oferece aos hóspedes a possibilidade de viver como um hamster. Fala sério, isso é a ideia mais brilhante do universo e tudo o que você queria na vida! Ahahahahahaha Fala a verdade, você já se imaginou vivendo com um ratinho e iria adorar ficar girando sem parar naquela rodinha para hamster.
No Japão, um senhor de 76 anos se cansou de viver no mundo “normal”, onde você e eu vivemos, e há 20 anos ele mora numa ilha, em Okinawa, completamente pelado. Só não sei dizer se é uma ilha deserta, mas espero que seja! Ahahahahaha
E no Reino Unido, brilhantes mentes criativas de uma empresa de elevadores criaram um elevador lambível, isto é, com paredes forradas de biscoitos (neste caso, adesivos com sabor). Já imaginou o que vai ter de passageiro apertando todos os andares?! Pois é, eu também. Engraçado que ninguém está preocupado com a fome nos países pobres... Ah, como diria o Caco Antíbes: “tenho horror a pobre”! Ahahahahaha
E se você pensa que um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, fique atento! Pode até ser. Mas isso não significa que não vai cair sobre a mesma pessoa duas vezes. Foi o que aconteceu com o estudante Matt Wilks, de 19 anos. O britânico foi atingido duas vezes - eu disse DUAS vezes -por um raio, em uma única tarde. “Me senti estranho, como se alguém tivesse batido com força na minha cabeça”, contou.
E para que você não tenha mais nenhuma dúvida de que o mundo enlouqueceu, uma lei da cidade de Simi Valley, Califórnia, nos EUA, determina que vários policiais passem o dia inteiro assistindo a filmes pornográficos para assegurar que em todas as cenas de sexo filmadas os atores pornôs usaram camisinha. Fala sério, meu caro, isso que é trabalho bom! Ahahahahahaha

Garota Enxaqueca