.: Matérias Julio de Mesquita 37 :.
 
.: Editorial :.

 

Comunidade, estudantes e empresários unidos para ajudar ONG da região

Muitas ONGs da cidade de Sorocaba precisam da ajuda da comunidade em geral para continuar suas atividades. É o caso da Associação Amor em Cristo, que fica no bairro Júlio de Mesquita, e atende atualmente 70 crianças de 2 a 14 anos.
Um projeto de 5 alunos de uma universidade de Sorocaba desenvolve um projeto para reformar a sala do berçário da entidade. Muito louvável o trabalho dos estudantes, que conseguiram a ajuda de empresários e dos membros do Rotary Club Sorocaba Leste para fazer a obra na Associação.
Mas ainda é preciso mais. A Associação Amor em Cristo ainda precisa de mais ajuda para ampliar suas instalações, bem como para iniciar a obra de outro espaço da entidade. Parte do material, a entidade já conseguiu por meio de doações, mas necessita ainda de mão de obra para a outra unidade.
Por isso, os empresários que possam contribuir com a Associação Amor em Cristo podem ir até o local e conhecer o belo trabalho, que é realizado pela dona Olívia, uma senhora guerreira, que enfrentou quase todas as maiores dificuldades da vida: a fome e a perda de um bebê por falta de condições financeiras.
E mesmo com a imensa dor, essa mulher mais do que guerreira, uma brasileira como tantas outras mulheres que enfrentam a tudo e a todos para dar a volta por cima e continuar. Da dor e diante de tantas dificuldades, ela não desistiu e criou uma entidade para auxiliar crianças e adolescentes carentes.
Quantas pessoas não desistem de quase tudo e até de viver frente às dificuldades, às vezes, até menores? Que o exemplo de dona Olívia sempre esteja presente em nossa memória para que tenhamos a coragem necessária para enfrentar os nossos problemas diários! E que muitas pessoas possam contribuir e colaborar com a entidade. Saiba como na matéria dessa edição na página 5.

 

.:Júlio de Mesquita tem ruas com nomes de cantoras famosas :.

O bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba, tem ruas com nomes de cantoras famosas no Brasil: Clementina de Jesus e Carmem Miranda. Clementina nasceu no dia 7 de fevereiro em Valença, no Rio de Janeiro, e Carmem no dia 9 de fevereiro em Portugal. Ambas nasceram no início do século passado e ficaram famosas no Brasil.
Os moradores da região, quase nem percebem que o bairro tem ruas com nomes de cantoras tão famosas no país. Recentemente, foi lançado um documentário sobre a cantora brasileira Clementina de Jesus, dirigido por Werinton Kermes, da Associação Cultura Votorantim. Há 2 semanas, ele esteve na rua no bairro Júlio de Mesquita e tirou fotos para um amigo do Rio de Janeiro. “O bairro tem outras ruas com nomes de cantores e compositores da Música Popular Brasileira como Nara Leão e Carmem Miranda, entre outros. Os nomes foram dados por causa de um projeto de lei de um ex-vereador de Sorocaba”, conta Kermes.
Ela foi uma cantora de samba, também conhecida como Tina ou Quelé, o que deu origem ao nome do documentário: “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, baseado na obra de Heron Coelho, roteiro assinado por Míriam Cris Carlos e a edição foi realizada por Marcelo Domingues, com trilha sonora do grupo Cupinzeiro
O documentário foi gravado no quilombo São José da Serra em Valença, RJ, região de nascimento de Clementina, e conta com testemunho de nomes como Paulinho da Viola, João Bosco, Lecy Brandão, Carlinhos Vergueiro, Paula Lima, Martinho da Vila e Cristina Buarque de Holanda.
Já exibido em várias cidades brasileiras, em outubro deste ano, o documentário foi exibido em Moçambique, na África, continente de origem dos ancestrais da homenageada Clementina de Jesus. Ela provocou uma fascinação em boa parte dos artistas da Música Popular Brasileira, como: João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença, que fizeram questão de registrar sua voz em seus álbuns. Apesar disso, Clementina nunca foi um grande sucesso em vendagem de discos. Ela é sem dúvida uma das mais importantes artistas brasileiras e faleceu em 19 de julho de 1987.
Rua Carmem Miranda
Maria do Carmo Miranda da Cunha, conhecida nacionalmente e internacionalmente como Carmem Miranda, ela nasceu em Portugal, mas fez fama e sucesso no Brasil e nos Estados Unidos, onde morou por muitos anos. Ela foi uma cantora muito famosa no período de 1930 a 1950. Carmem Miranda trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Ela chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético tornou Carmem Miranda à precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960. Ela chegou a gravar mais de 20 canções, entre tangos, sambas e marchas de Ary Barroso, Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, entre outros grandes nomes da música popular brasileira da época, além de se apresentar com artistas famosos, como Francisco Alves.
Apelidada de “A Pequena Notável” em 1933, Carmem Miranda foi a primeira cantora a assinar contrato com uma rádio. Em 1936 ela estreia no cinema o filme “Alô Alô Carnaval”, ao lado de sua irmã Aurora Miranda. E em 1939, ela interpreta a música “O que é que a baiana tem”, no filme “Banana da Terra”, quando ela aparece pela primeira vez vestida de baiana, uma das imagens mais famosas e lembradas pelo público de Carmem Miranda.

.: Universitários revitalizam berçário da Associação Amor em Cristo :.

Um grupo de estudantes universitários de Sorocaba elaborou um projeto para revitalizar o berçário da Associação Amor em Cristo, que fica no bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba. Chamado de “Lapidando um Cantinho”, o projeto faz parte de uma das disciplinas do curso de graduação dos estudantes Milena Rodrigues Estácio, Maria Zilda Jacóia, Stefanny Vilela, Rodrigo Domenico e Tiago Rodrigues Ferreira.
De acordo com o projeto, o berçário da Associação vai ganhar novo piso, uma janela para melhorar a iluminação e circulação de ar no ambiente e uma divisória. Os estudantes fizeram um orçamento com levantamento de custos para a realização da obra, com valor total de R$ 3.193,70.
Para iniciar o projeto, os alunos realizaram uma festa do pastel na entidade no dia 22 de outubro para arrecadar verba. Além disso, eles conseguiram o patrocínio de algumas empresas e o Rotary Club Sorocaba Leste conseguiu a mão de obra necessária para revitalizar o berçário.
As obras tiveram início no dia 31 de outubro e devem ficar prontas no dia 27 de novembro, quando uma solenidade será realizada para a entrega do novo berçário para a Associação Amor em Cristo.
Após a conclusão da reforma, os estudantes também pretendem arrecadar brinquedos, tapetes e alguns objetos de decoração para deixar o berçário mais bonito e confortável para as crianças atendidas na unidade. Quem quiser colaborar com o projeto e doar brinquedos, pode entrar em contato com a Associação Amor em Cristo, que fica na Rua José Escobar Sanches, 69, ou pelo telefone: 3321-5027.
A entidade atende atualmente 70 crianças carentes, de 2 a 14 anos, nos períodos da manhã e tarde, com várias atividades, brincadeiras e refeições. Além disso, no local ainda é oferecido curso de informática para jovens e adultos.
Para Stefanny Vilela, o projeto é muito importante porque ajuda uma entidade carente da cidade e também contribui para sua formação pessoal e profissional. “É muito bom colocar em prática esse projeto e ainda ajudar uma entidade que precisa”, conta.
Olívia Conrado Ribeiro é a fundadora da Associação Amor em Cristo e ficou muito contente com o projeto dos estudantes para revitalizar o berçário. “Nós já contamos com a ajuda de outros projetos de estudantes e isso é muito importante para melhorar a entidade”, afirma.
A Associação Amor em Cristo necessita de empresas ou empresários que possam contribuir com a mão de obra de um novo espaço que a entidade pretende criar. O material para a obra a entidade já conseguiu, falta a mão de obra. Quem puder colaborar, pode entrar em contato pelo telefone: 3321-5027.

 

.: Alunos da EE Prof. Rafael Orsi Filho tocam flauta :.

Um grupo de alunos da EE Prof. Rafael Orsi Filho, do bairro Júlio de Mesquita, aprende a tocar flauta doce. O trabalho musical na escola começou em 2004 com a professora adaptada de Língua Portuguesa, Ilza Lourdes Machado Bino. Ela já tocava clarinete na igreja que frequenta e um dia notou 2 alunos da escola tentando tocar flauta no intervalo das aulas. Ela se aproximou e convidou os estudantes a formar um grupo musical. “Eu estava aprendendo a tocar flauta naquela época e então convidei os alunos para aprendermos juntos e assim começou nosso grupo de flauta doce”, conta a professora.
Uma vez por semana, toda terça-feira das 12h às 12h50, os alunos e a professora Ilza se reúnem na biblioteca da escola para tocar flauta. No repertório, músicas do folclore nacional, como Dó Re Mi, O cravo e a rosa, música popular brasileira “Asa Branca”, e músicas natalinas.
No final do ano, o grupo de flauta da escola irá fazer uma apresentação na festa de encerramento com músicas natalinas, como Noite Feliz e outras canções. “Os alunos vão interpretar músicas de Natal para os demais colegas, a data ainda não foi definida”, conta Ilza.
Gabriela Laís Pinheiro tem 15 anos e participa do grupo de flauta da escola desde o início. Ela conta que gosta muito de música e comprou uma flauta para aprender a tocar. “Quando soube que ia ter o grupo de flauta na escola eu me interessei e quis participar e gosto muito. O mais difícil é aprender a ler as notas. As músicas que mais gosto de tocar são: Pinheirinho, Dorme Menino e Valsa da Despedida”, conta a estudante.
Daniel Dellavalle Júnior também toca flauta com os alunos desde o início do grupo. A música que ele mais gosta de tocar com a flauta é Asa Branca e pretende seguir a carreira musical. “Eu gosto muito de tocar flauta e quem sabe um dia seguir a carreira musical”, disse ele.
O grupo de flauta da EE Prof. Rafael Orsi Filho já fez algumas apresentações na cidade: no Asilo dos Velhinhos, na PUC-Sorocaba e no Hospital Regional para as crianças. Em breve, a escola também terá um coral. Para a professora Ilza, a música aumenta a autoestima dos alunos pela escola e eles se sentem mais valorizados. “Inclusive, um dos nossos estudantes toca flauta na orquestra do Sesi Sorocaba. Para nós, isso é um motivo de muito orgulho!, destaca.
Fazem parte do grupo de flauta da EE Prof. Rafael Orsi Filho os alunos: Gabriela Laís Pinheiro, Daniel Dellavalle Júnior, Murilo Dos Santos Muniz, Gabriel Alfredo Gomes e Beatriz Gouveia!


.: UBS do Júlio de Mesquita participa de campanha sobre a Tuberculose :.

De 7 a 18 de novembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba, participa da nova campanha de orientação e detecção de casos de tuberculose. Promovida pela Secretaria da Saúde, a 2ª Campanha Anual de Busca do Sintomático Respiratório, que marca a passagem do Dia Nacional da Tuberculose, vai examinar pessoas com sintomas da doença.
A campanha será realizada nas 30 Unidades Básicas de Saúde da cidade, nos Prontos Atendimentos (PAs), nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste, no Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) e no Ambulatório de Saúde Mental, além dos hospitais psiquiátricos e as penitenciárias de Sorocaba.
Pessoas que apresentam tosse há duas semanas ou mais devem procurar uma das unidades de saúde participantes da campanha para uma avaliação. O atendimento é gratuito e está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A primeira campanha de orientação e detecção da tuberculose realizada pela SES este ano aconteceu em março.
A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da SES, explica que a campanha visa examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial de evolução. “O tratamento é gratuito, feito com antibiótico. O tratamento interrompe a transmissão da doença para outras pessoas e garante a cura no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica.
Os casos identificados serão encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde funciona o Programa de Controle da Tuberculose, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade estão habilitadas para fazer o exame e dar orientações sobre a doença durante o ano todo.
Na UBS do bairro Júlio de Mesquita, o atendimento para fazer o exame para detectar a tuberculose e orientações sobre a doença podem ser feitos de segunda à sexta, das 8h às 17h. A unidade fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.171, e o horário de atendimento ao público é das 7h às 19h, também de segunda à sexta. Mais informações, pelo telefone: 3221-7922.

.: Mais uma agência bancária no Wanel Ville: Itaú :.

No mês de outubro, foi inaugurada na Avenida Elias Maluf a primeira agência bancária do bairro Wanel Ville, na Zona Oeste de Sorocaba, o Banco Bradesco. Agora, com obras em ritmo aceleradas, muito em breve o Wanel Ville terá sua segunda agência bancária: o Banco Itaú.
A nova agência está instalada na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, a principal avenida do bairro. Nos próximos 6 meses ou um ano, é bem provável que os demais bancos também instalem agências nos bairros da região, para suprir uma carência dos moradores da parte mais nova da Zona Oeste da cidade.
Sem agências mais próximas, os moradores contam apenas com algumas casas lotéricas na região, como as dos bairros Júlio de Mesquita e Jardim Simus. A Zona Oeste de Sorocaba é a segunda maior da cidade, e com isso é preciso que mais agências bancárias se instalem nas proximidades dos bairros Wanel Ville, Júlio de Mesquita, Piazza Di Roma e adjacências! A previsão é que a agência do Itaú do Wanel Ville seja aberta ao público até o final do ano.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.: Ônibus do Homem atende na Zona Oeste de Sorocaba :.

O Ônibus do Homem está no mês de novembro em vários pontos da Zona Oeste de Sorocaba. Conhecido como ônibus azul, ele é uma unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba especialmente equipado para tratar da saúde do homem.
A equipe de enfermagem da unidade móvel orienta os homens quanto às dietas, prática de atividades físicas e realiza aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas são enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.

Confira a agenda nos bairros da região e programe-se:

Dia 05/11 – CEAGESP, das 8h às 13h
Dia 08/11 – Largo do Divino, Jardim São Paulo, das 9h às 12h, e das 14h às 16h
Dia 11/11 – Sabe Tudo do Central Parque, das 9h às 12h, e das 14h às 16h
Dia 22/11 – Hospital Jardim das Acácias, Av. General Carneiro, das 9h às 12h, e das 14h às 16h
Dia 23/11 - Hospital Jardim das Acácias, Av. General Carneiro, das 10h às 12h, e das 14h às 16h




.: Enxaqueca acomete 20% da população, acupuntura atua na causa da dor :.

A enxaqueca é um distúrbio neuro vascular caracterizado por episódios recorrentes de dor de cabeça acompanhado por palidez, enjoo, vômito e fotofobia. Geralmente acomete apenas um lado da cabeça e tem característica pulsátil e intensidade variada, podendo ir desde uma dor suportável até uma dor incontrolável, que impede e impossibilita as atividades rotineiras. Em geral as crises acontecem de 2 a 3 vezes no mês permanecendo por algumas horas ou dias. Porém há casos mais graves em que o paciente tem crises diárias no início ou final do dia. Acomete cerca de 20% da população e sua incidência é 4vezes maior nas mulheres do que nos homens, podendo também atingir crianças em idade escolar. Alguns fatores desencadeantes das enxaquecas são predisposição familiar, estresse, fumo, álcool, má alimentação, distúrbios do sono, mudança climática, excesso de exercícios físicos, uso de anticoncepcionais, menstruação, fatores emocionais, uso de medicamentos, etc. Da mesma maneira que a Acupuntura trata várias outras doenças, ela também é indicada no tratamento das dores de cabeça. O diferencial dessa terapia é que o tratamento por meio da acupuntura visa diagnosticar a raiz do problema, ou seja, a causa a dor. Deste modo, a terapia age evitando a ocorrência das crises e não apenas aliviando os sintomas. Durante a consulta inicial o paciente é questionado sobre as características da dor (horário que se manifesta, local da cabeça que afeta, se é latejante ou fixa, sintomas gástricos associados, tempo de duração, etc). Uma vez descoberto qual desequilíbrio energético é responsável pela enxaqueca, o tratamento é individualizado, o que o torna mais eficaz e permanente. A duração do tratamento vai depender do tempo e da intensidade das crises, porém na grande maioria dos casos, o paciente já nota uma melhora a partir da primeira sessão.
Lília Maria Armbruster Denardi
Acupunturista



 

Oriente a equipe para ser rápida e solícita com o cliente

O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa, pois é o consumidor quem propicia a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.
Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como “o cliente dele” – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.
Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. Os dez mandamentos do bom vendedor:
1) Ter entusiasmo em vender
2) Manter impecável a apresentação pessoal
3) Ser persistente
4) Possuir boa memória
5) Falar fluente e claramente
6) Ter ambição
7) Ter tato
8) Vestir a camisa da empresa
9) Manter o autocontrole
10) Falar a verdade


 

Cai cai ministrão, cai cai ministrão...
Quem será o próximo?

A presidente Dilma é medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos 2011 na categoria arremesso de ministros: até o final de outubro deste ano nada menos do que 6 ministros do governo petista foram destituídos dos seus cargos por suspeitas em vários tipos de irregularidades, como desvio de verbas, licitações suspeitas, entre outros escândalos. Dilma Ruimsseff conseguiu essa façanha em apenas 10 meses de governo, em tempo recorde! O último ministro arremessado por Dilma foi o do Ministério do Esporte, Enrolando Silva! Ahahahahaha
Falando nisso, você se lembra daquela antiga música popular: “cai cai balão”? Então, esse é o novo hit musical do governo da presidente Dilma Ruimsseff... Adaptado ficou assim: cai cai ministrão, cai cai ministrão, na rua do planaltão, não cai não, não cai não, não cai não, cai aqui na minha sala! Detalhe, com a Dilma cantando!!! Ahahahahaha
Enquanto isso, uma das avenidas mais conhecidas de Sorocaba deve mudar de nome. A Avenida Dr. Afonso Vergueiro teve mais de cem crimes somente este ano e os comerciantes que possuem estabelecimentos no local estão cansados de tantos assaltos por lá. A tradicional avenida já está conhecida como Dr. Afonso Sem Dinheiro... E para chamar a atenção das autoridades, um comerciante colocou uma faixa na fachada do seu estabelecimento com a seguinte frase: “Senhores ladrões e assaltantes. Como esta avenida está abandonada e a segurança pública é de mintirinha [sic], por favor, queiram se organizar (para não virem todos ao mesmo tempo)”. Ahahahahahaha
Mais uma vez, há denúncia de fraude no ENEM. Desta vez, os estudantes alegam que pelo menos 8 questões da prova vazaram antes mesmo de ela começar... Nos últimos anos, uma série de deficiências vem colocando em dúvida a viabilidade do ENEM e os estudantes pretendem sair às ruas para protestar contra as falhas do exame. Bom, pelo menos para o carnaval 2012 os adolescentes e jovens já podem formar um bloco: os “ENENganados”!!! Ahahahaha Agora, a pergunta que não quer calar: o próximo ministro do governo da presidente Dilma Ruimsseff a cair deve ser? O da Educação é claro: Fernando Esborrachad, opa Haddad. Ahahahahahaha


Garota Enxaqueca


.: voltar :.