.: Matérias Julio de Mesquita 35 :.
 
.: Editorial :.

 

Programa Zona Oeste em Foco com muito mais novidades para você!

O Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar de segunda à quinta-feira às 18 horas, completou no mês de julho 3 meses de exibição pelo canal 16 da Net Cidade, com reportagens especiais, além das propagandas do comércio da região e de Sorocaba. E desde julho, o Programa Zona Oeste em Foco passou a ter 1 hora de exibição aos finais de semana: sábado e domingo, das 20h às 21h, com muito mais novidades, reportagens especiais, agenda cultural, notícias e as promoções do comércio da cidade.
E você também pode participar do Programa Zona Oeste em Foco. Basta enviar uma sugestão de reportagem do seu bairro ou de alguma entidade beneficente ou assistencial que você conhece e quer vê-la no programa. O e-mail de contato é: bairroemfoco@terra.com.br
Além disso, o Programa Zona Oeste em Foco é um ótimo canal de divulgação do seu negócio ou da sua empresa. Com conteúdo inédito e de valor diferenciado, o Programa exibe seu comércio e sua marca para muitos telespectadores do canal 16 da Net Cidade, em todas as regiões de Sorocaba.
Se você quer anunciar a sua empresa ou seu negócio no Programa Zona Oeste em Foco, entre em contato com a nossa equipe comercial, pelos telefones: 3012-7246 ou 3329-7596.
O sucesso do Programa Zona Oeste em Foco também é o sucesso da sua empresa e do seu negócio!

 

.: Cuidados na hora de abastecer seus veículos :.

É muito importante que os proprietários de veículos tenham alguns cuidados na hora de abastecer. Não bastassem os riscos de ter os motores de seus carros danificados com as conhecidas adulterações dos combustíveis, nem sempre os motoristas obtêm a quantia que está pagando pelos mesmos, pois existem muitos postos que acabam burlando o consumidor na hora do abastecimento.
As bombas são reguladas para mostrarem uma litragem maior do que a quantidade que você está levando realmente (abaixam a vazão).
Ao desconfiar, solicite ao frentista os testes de volume (proveta e aferidor), pois os postos são obrigados a fazê-los. Têm postos que não vendem combustíveis em saquinhos de emergência e nem em outras embalagens (desconfie). Faça a média dos litros abastecidos por km rodado. É muito importante solicitar cupom fiscal, é a sua garantia, procure postos que tenham controle de qualidade feitos pelas grandes companhias e pela Inmetro.
No Auto Posto Júlio de Mesquita Filho você abastece com segurança e tranquilidade.

.: Alunos assistem palestra sobre campanha contra o cerol :.

A Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) iniciou no dia 27 de junho a campanha “Soltar pipa com cerol não é brincadeira”, por intermédio da Guarda Civil Municipal e da Diretoria de Fiscalização. Inicialmente, dez escolas públicas receberam a visita de guardas civis, que realizam as palestras para os alunos sobre os perigos do uso de linhas cortantes. Paralelamente, fiscais intensificaram as operações na cidade visando à apreensão de pipas com linhas de cerol.
As primeiras palestras aconteceram na EM “Rosa Cury”, no Cerrado, e na EM “Sorocaba Leste”, na Vila Assis. O tema foi apresentado para cerca de 300 estudantes. No dia 28 de junho, as palestras ocorreram na EM “Maria de Lourdes Martins Martinez”, às 9h e às 15h, para cerca de 180 estudantes, no bairro Jardim Santa Bárbara, na Zona Oeste de Sorocaba.
Também já foram realizadas blitzes na região do Além Ponte, principalmente no Bairro dos Morros, Vila Sabiá, Zacharias e João Romão. Nesses locais, em pouco mais de uma hora, os fiscais apreenderam pelo menos 10 pipas, todas utilizando linhas cortantes. Como não havia a presença de representantes do Conselho Tutelar, a criançada recebeu apenas orientação sobre a legislação que trata do cerol, mas tiveram suas pipas e latas de linha apreendidas pela Fiscalização.
De acordo com a Lei Municipal nº 8.471, de março de 2008, quem for flagrado utilizando esse material está sujeito à multa no valor atual de R$ 1.216,71, além de ser encaminhado à Vara da Infância e Juventude, no caso de menores. O não pagamento da multa e a reincidência poderão resultar até mesmo no encaminhamento do menor para a Fundação Casa (antiga Febem).
A referida lei foi criada e sancionada um mês depois do registro de uma ocorrência grave, justamente na região do Bairro dos Morros, na Rodovia Raposo Tavares. Em fevereiro de 2008, uma garota que passava pelas imediações, conduzindo uma motocicleta, foi atingida por uma linha de pipa e teve morte instantânea. Desde então foram registrados outros acidentes do gênero na cidade, porém sem maior gravidade, mas envolvendo motociclistas - as principais vítimas dessa prática ilegal.
Entre as apreensões feitas , uma delas chamou a atenção dos fiscais e guardas civis que participaram da operação, na Vila Sabiá. Um garoto de apenas 10 anos, conhecido no bairro como “Pelezinho”, foi pego em flagrante com uma lata cheia de material cortante (vidros moídos) e com as mãos sujas de cola. Ele alegou que desconhecia a lei sobre o cerol, mas admitiu saber do perigo que as linhas de pipa representam para as pessoas. No entanto, prometeu não usar mais cerol para empinar pipas.
Os alunos que participaram da palestra na escola municipal do Jardim Santa Bárbara aprenderam a lição. Victor Henrique de Oliveira assistiu a palestra e disse que soltar pipa com cerol é muito perigoso e pode até matar. Segundo a professora Luciana Araújo, durante o ano letivo, o tema também é reforçado na escola.
Segundo informações da Sesco, desde a vigência da lei foram aplicadas 32 autuações e apreendidas mais de 300 pipas com linha cortante. Nos primeiros meses deste ano, principalmente nas férias escolares de janeiro, as ocorrências foram poucas devido às chuvas intensas registradas no período. A campanha de conscientização e as operações de fiscalização foram quase que diárias durante as férias do mês de julho.

 

.: Medicamentos para diabetes e hipertensão gratuitos na Farma + Popular :.

A Farma+Popular participa da distribuição gratuita de medicamentos para diabetes e hipertensão do Programa Farmácia Popular do governo federal, chamado “Aqui Tem Farmácia Popular”. A nova medida do governo federal entrou em vigor desde o dia 14 de fevereiro, nas farmácias credenciadas pelo programa.
Os procedimentos para a retirada dos medicamentos são: qualquer pessoa pode participar do programa, basta apresentar a receita médica – seja de um médico da rede pública ou particular, o CPF e um documento com foto.
Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular disponibiliza medicamentos para diabetes e hipertensão a preços subsidiados pelo Governo Federal para toda a população. A distribuição é feita por meio de drogarias credenciadas ao programa.
Confira a lista dos medicamentos gratuitos disponíveis na Farma+Popular.
Hipertensão: Captopril 25 mg, Maleato de Enalapril 10 mg, Cloridrato de Propranolol 40 mg, Atenolol 25 mg, Hidroclorotiazida 25 mg e Losartana Potássica 50 mg.
Diabetes: Glibenclamida 5 mg, Cloridrato de Metformina 500 mg.
A Farma+Popular fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 2.734, sala 3, no bairro Júlio de Mesquita, em frente à padaria Manchester. O telefone é: 3217-7490.


.: Grupo de Gestantes se reúne a cada 15 dias no Júlio de Mesquita :.

Menino ou menina? Qual nome escolher, fraldas, roupas, enxoval do bebê, os primeiros cuidados, como dar banho e como amamentar corretamente. Dúvidas que ficam na cabeça das futuras mamães. E no Grupo de Gestantes elas falam sobre tudo. A cada 15 dias, a Unidade Básica de Saúde do bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste de Sorocaba, promove o encontro de gestantes dos bairros vizinhos. O projeto chamado de Gerações é realizado em várias unidades básicas de saúde da cidade e reúne gestantes e mamães, que recebem orientações e atendimentos no local.
Segundo Claudete Pereira, auxiliar de Enfermagem, o grupo é aberto para todas as gestantes que queiram participar e acontece na quinta-feira, a partir das 9 horas. “Inclusive os temas tratados nos encontros, algumas vezes, são temas pedidos pelas próprias gestantes. Aqui elas podem tirar todas as suas dúvidas”, explica Claudete.
Gestantes e mamães que acabaram de dar à luz assistem à palestras sobre diversos temas relacionados à maternidade, gestação, parto e cuidados com o recém-nascido. Tudo para que elas se sintam cada vez melhor em um momento tão importante de suas vidas.
No grupo, as gestantes também recebem a visita de parceiros, que trazem informações sobre assuntos relacionados à saúde e bem estar. Thaís é representante de um laboratório farmacêutico e falou com as mulheres sobre medicamentos genéricos. Para Thaís Gonçalves, é importante trazer informações sobre medicamentos para as mulheres grávidas.
Eliane Mendes mora no Jardim Tulipas e pela primeira vez participa do Grupo de Gestantes. Ela está grávida de sete meses do seu primeiro filho. Para ela, o grupo é importante para receber orientações sobre a gestação e os cuidados com o bebê. “Aqui estou aprendendo várias coisas interessantes sobre a gravidez e os cuidados com o bebê”, disse ela.
De 1 a 7 de agosto, a UBS do Júlio também promove ações para orientar as mamães sobre a importância da amamentação, em função da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Mais informações sobre o Grupo de Gestantes do Júlio pelo telefone: 3221-7922.

.: Mega Plantio Escolar acontece no Wanel Ville :.

No dia 19 de agosto, a Secretaria do Meio Ambiente promove mais uma edição do Mega Plantio Escolar na Zona Oeste de Sorocaba, no bairro Jardim Wanel Ville. Nos dias 2 e 3 de agosto, 489 alunos da EM Oswaldo Duarte foram capacitados pelos agentes da Sema para participar do evento.
Coordenado pelas secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente, o evento faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até 2012.
Durante a oficina, a equipe de educação ambiental da Sema apresentou, passo-a-passo, como é feito um plantio, além de orientações sobre o evento, a importância de arborizar a cidade e uma aula prática de plantio.
Além disso, no dia 4 de agosto mais 598 alunos da EM “Avelino Leite de Camargo”, na Vila Nova Esperança, também foram capacitados para o Mega Plantio Escolar, que acontecerá numa área pública do bairro Wanel Ville.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.: Parque da Água Vermelha com programas educativos :.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) abriu em 2 de agosto, as inscrições para programas educativos que serão desenvolvidos neste segundo semestre em três parques educadores ecológicos da cidade: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha e Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no bairro Jardim Europa, na Zona Oeste de Sorocaba. Todas as atividades são gratuitas.
Serão visitas monitoradas, clubes ecológicos, exposições interativas, entre outras atividades direcionadas às escolas e também à comunidade em geral. De acordo com a Sema, os interessados devem ficar atentos, pois para participar de algumas atividades será necessário agendamento prévio nos parques.
No Parque da Água Vermelha, vão acontecer as Visitas Monitoradas para as escolas e o Clube Ecológico “Amigos da Água” para a comunidade.
Na visita monitorada, os participantes serão guiados por monitores para apresentar o parque e contar um pouco da sua história. Lá será realizado um roteiro com o tema água, onde é explorado os diferentes corpos d’água do parque e conteúdos relacionados a conservação dos recursos hídricos (bacia hidrográfica, fauna aquática, poluição, assoreamento e mata ciliar).
As visitas acontecerão às segundas e quartas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde. A atividade é direcionada para estudantes do ensino fundamental. Para participar da atividade durante este semestre é necessário que a escola faça o agendamento prévio no próprio parque.
No Clube “Amigos da Água”, crianças de 7 a 12 anos se reúnem as quartas-feiras, em dois horários diferentes: pela manhã, das 9h às 11h, e a tarde, das 14h às 16h. Nesses encontros, eles aprendem e discutem temas relacionados à conservação de recursos hídricos, como ciclo biológico, mata ciliar, poluição da água, cadeia alimentar, aves, peixes, entre outros. As atividades são realizadas por meio de estudos, oficinas, elaboração e participação em eventos do parque, entre outras atividades divertidas. O Clube “Amigos da Água” tem início no dia 17 de agosto.
O parque fica na Rua Romênia, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone 3221.6643.




.: Escola Fisk em nova unidade no Wanel Ville :.

Uma novidade especial na Zona Oeste de Sorocaba: a Escola Fisk, Centro de Ensino, terá suas instalações em sede própria, com muito mais conforto e comodidade para seus alunos. A nova sede da Escola Fisk é na Rua Darci de Almeida Silvestrini, esquina com a Rua João Thomé Franco, no bairro Wanel Ville II.
A Fisk Zona Oeste estará atendendo em novo endereço a partir do dia 18 de julho. A Escola Fisk conta com profissionais altamente qualificados e treinados, com método próprio de ensino, garantindo assim a excelência no ensino de idiomas.
Há mais de 53 anos, a Fisk se dedica ao ensino de idiomas. Teve como base o inglês, e posteriormente incorporou o espanhol, além de outros cursos.
Criou um método próprio, com base na solução das dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender inglês. O sucesso do método Fisk gerou um crescimento vertiginoso, ampliando a escola para uma rede com unidades espalhadas em todo o Brasil e em outros países.
A Fisk Wanel Ville convida a todos para conhecer as suas novas instalações. O telefone de contato é: 3234-5222.
.

.: Unit oferece 735 vagas para qualificação profissional :.

A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), por meio da Universidade do Trabalhador (Unit), oferece 735 vagas para cursos de qualificação profissional pelo Projeto “Unit Comunidade”. As aulas vão acontecer nos campus Seminário, a partir de agosto, que fica na Av. Eugênio Salerno, 140.
As inscrições podem ser feitas até  às 22h do dia 8 de agosto pelo site www.institutomais.org.br. Entre os cursos oferecidos estão: ajustador mecânico, camareira, inspetor de qualidade, assistente administrativo, garçom, sistema toyota de produção, marcenaria, pizzaiolo, entre outros. Confira no site a relação completa dos cursos. O processo de seleção se dará com 80% das vagas disponibilizadas para preenchimento por meio de prova seletiva, sendo que o restante será destinado aos interessados do Cadastro Único (Bolsa Família), da Secretaria da Cidadania (Secid).
Os candidatos deverão, no dia da inscrição, apresentar RG/CPF (originais). Os que optarem pelas vagas destinadas aos cadastrados na Secid, devem também fornecer o número de registro. Nos casos de menores, será requisitada a presença de um responsável. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso, sob pena de anulação da inscrição. Por fazer parte do projeto “Unit Comunidade”, será fornecido vale-transporte aos alunos que comprovarem a situação de desemprego. Segue ao lado a tabela com a relação de vagas:

.: Consultório de Rua traz atendimento e informações para dependentes químicos :.

De acordo com dados do ministério da saúde, entre 2005 e 2009, houve um aumento de 500% no número de usuários de drogas nos grandes centros urbanos, o que inclui a cidade de Sorocaba. Para enfrentar o problema, no dia 11 de julho, a prefeitura iniciou as ações da Política Municipal sobre Drogas, por meio do Programa Entre Nós. Coordenada pela Secretaria da Juventude, o Programa vai atuar em 10 bairros da cidade.
Segundo a secretária da Juventude, Edith Di Giorgi, “a nossa metodologia será a gestão integrada de casos, onde será discutida a evolução de todos os pacientes”, explica Edith.
O Programa Entre Nós possui uma unidade móvel que irá percorrer alguns bairros da cidade. Na Zona Oeste de Sorocaba, ele estará no bairro Jardim Ipiranga, para orientar e oferecer cuidados básicos e opções de tratamento na rede pública de saúde para os usuários de drogas.
A unidade móvel estará sempre às sextas-feiras, das 18h às 20h30, com uma equipe multiprofissional, como assistente social, psicólogo, educador social, entre outros, em frente à Casa do Cidadão do Ipiranga, na Praça Maestro Nilson Lombardi.
Dona Laura soube que o Consultório de Rua estaria no Ipiranga e aproveitou para pedir informações para o filho, que é dependente químico. Para ela, o programa é uma esperança de livrar o filho e a família do sofrimento que o uso de drogas traz para todos os familiares. “Essa é minha última esperança de ajudar meu filho, porque já perdi muita coisa e não sei mais o que fazer”, lamenta ela.
Alexandre conversou com um membro da equipe do Consultório de Rua e agora espera começar em breve um tratamento para usuários de drogas e recomeçar uma nova vida, longe da dependência química. “Estou tentando me livrar desse vício que é muito ruim, acaba com a vida da gente e eu já trouxe muito sofrimento para a minha família”, desabafa Alexandre Galane Cândido.
Com as ações do Programa Entre Nós, a prefeitura espera conhecer melhor as necessidades de tratamentos para dependentes químicos na cidade, além de acompanhar os casos e diminuir a resistência dos usuários. A previsão é de acompanhar 500 pessoas (50 por comunidade).
A Prefeitura de Sorocaba também trabalha com ações preventivas, como o “Escola Segura”, “Fazendo o Futuro” e “Escola Saudável”. Além disso, conta com apoio de órgãos que trabalham com a prevenção e a repressão, como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar.


.: Mais de 200 jovens conferiram as palestras sobre sexualidade no Território Jovem :.

No dia 27 de maio, mais de 200 jovens participaram das palestras sobre Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) no Território Jovem do bairro Jardim Ipiranga. Promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), o objetivo da ação foi o de levar mais informações aos jovens sobre esses temas.
Pela manhã, quase 100 jovens conferiram a palestra proferida pela enfermeira Magda Gazzi, que abordou o tema “Sexualidade na Adolescência”. “É sempre muito gostoso falar com os jovens. Estou encantada com eles. Adorei a experiência!”, declarou. Segundo Magda, diversos assuntos foram levantados pelos próprios jovens, como o cuidado com o corpo, os métodos contraceptivos, gravidez, relação sexual, menstruação, entre outros.
Uma das metodologias aplicadas foi a de convidar os jovens a colocarem, numa urna disposta no local, as dúvidas e questionamentos sobre os mais diversos assuntos envolvendo a sexualidade. “Não deu tempo para responder e ou falar sobre todos os questionamentos, mas prometi aos jovens que atenderei a todos por e-mail”, contou a enfermeira. No período da tarde, a psicóloga e aconselhadora do Coas, Patrícia Baccos, fez uma palestra sobre “Prevenção às DST’s/Aids”.
De acordo com Juliana Brito, assistente social da Sejuv, a ideia deste encontro surgiu em consequência do atendimento ginecológico oferecido pelo Território Jovem. “Com esse trabalho, percebemos a necessidade de trazer especialistas da área para esclarecer as dúvidas dos jovens”, explica.
No Território Jovem do Ipiranga, garotas de 11 a 19 anos são atendidas às quartas-feiras, sempre das 13h às 16h, em uma sala exclusiva. O objetivo é oferecer um atendimento ginecológico de qualidade e gratuito para as meninas, num local mais acessível e tranquilo. O Território Jovem do Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone: 3221-3081 ou 3228-6880.

 

.: Espeço Empreendedor :.

Cobrança de Dívidas

Você sabe como cobrar dívidas? Que bom seria se todo mundo pagasse direitinho o que deve, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre é isso que ocorre. Mas antes de pegar o telefone e mandar bronca no devedor, o empresário precisa estar atento a alguns pontos.
Na cobrança de dívidas, o Código de Defesa do Consumidor define como crime utilizar ameaça ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a situações embaraçosas.
Para evitar problemas legais, realize a cobrança sempre de forma respeitosa. Antes de fazer o contato telefônico, tenha em mãos a data da compra, o valor, a forma de pagamento acertada com o cliente e toda informação que sirva de apoio. Procure manter o foco no problema, ou seja, na dívida, não na pessoa. Mantenha a calma e não aceite provocações.
Informe ao consumidor sobre a existência de uma dívida não paga, pedindo providências para sua regularização. Neste contato, que também pode ser feito por carta, o empresário poderá advertir o consumidor que a não regularização da dívida resultará na adoção das medidas jurídicas cabíveis.
Vale dizer, não perca a razão, como lembra o consultor do Sebrae-SP, Boris Hermanson: “Entre as medidas que devem ser tomadas está o encaminhamento do título não pago para protesto bem como a inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC. Procure mostrar com calma ao cliente que o maior prejudicado será ele mesmo.
E lembre-se: esteja sempre aberto à negociação. Ampliar o prazo ou dar desconto no valor de um cliente em dificuldade momentânea, às vezes, pode ser o melhor caminho.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br


 


 

Faça como a Amy, para as drogas diga: no no no!!!

Com medo da maldição da morte aos 27 anos que já levou para o além Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e recentemente a cantora Amy Winehouse, alguns cantores já estão tomando medidas preventivas. Um cantor famoso de Portugal, por exemplo, com 26 anos, preferiu se matar para não chegar aos 27! Ahahahahahaahaha
E a Amy se tivesse se contentado apenas em tomar um vinho de vez em quando na casa dela, quem sabe ainda iria viver por muito anos: bastava ela seguir a tradução em português do seu próprio nome: casa do vinho, que maldição!!! ahahahaaha
Em Sorocaba, no bairro Wanel Ville, aquele daquela propaganda que dizia lugar de gente feliz... O correto agora é: lugar de gente assaltada! Mas o melhor foi o comentário da polícia para mais uma das vítimas: tem que registrar boletim de ocorrência para aumentar os casos... Depois quem sabe a polícia vai fazer alguma coisa! Então vamos lançar a modalidade de assalto à la Palocci: os ladrões assaltam 20 casas de uma vez!!!!! ahahahahahahaha
E o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mais conhecido como Hospital Regional, agora se chama Hospital Fantasma! Médico para atender à população não tem, mas de médicos e dentistas fantasmas está cheio!!! Ahahahahaha
A Secretaria Estadual da Saúde já tem 2 nomes para assumir a direção do hospital o fantasma Gasparzinho ou o Palocci. Agora que o ex-ministro está desempregado e ele é médico, ele prometeu aumentar o atendimento no Hospital Fantasma de Sorocaba: cada médico-fantasma contratado pelo Palocci aumenta o atendimento 20 vezes!!!! Ahahahahaha
E os cobradores de pênaltis da seleção brasileira estão com tudo e mais um pouco e vão longe, assim como as bolas que eles cobram pênaltis e mandam bem longe! ahahahahahaha

Garota Enxaqueca



.: voltar :.