.: Matérias Julio de Mesquita 34 :.
 
.: Editorial :.

 

Zona Oeste em pleno desenvolvimento

A Zona Oeste de Sorocaba, a segunda mais populosa da cidade, está em pleno desenvolvimento. Fato que é facilmente notado por meio das várias obras que estão em andamento nos bairros ou estão previstas pela prefeitura. No bairro Júlio de Mesquita, por exemplo, em breve será inaugurada a Oficina do Saber, o que vai beneficiar os moradores da região e, principalmente, os alunos das duas escolas municipais próximas!
Além disso, em breve também será inaugurada na região uma agência bancária do Bradesco na Avenida Elias Maluf, o que vai permitir diminuir um pouco a ausência de agências na região.
A Prefeitura de Sorocaba também está com várias obras em execução ou já previstas como novas escolas, creche, ciclovia, pista de caminhada, entre outras. Outro sinal de que a região continua em pleno crescimento é a quantidade de novas construções pelas ruas dos bairros.
E o comércio local também se faz cada vez mais presente com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais em várias partes da Zona Oeste: uma região que agora se torna cada vez mais conhecida em toda a cidade, por meio do Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar no canal 16 da Net Cidade, de segunda à quinta às 18 horas, e sábado e domingo às 20h30.
E por falar no canal 16 da Net, já não era sem tempo que os moradores do bairro Júlio de Mesquita agora podem ter acesso à tv a cabo...
O Programa Zona Oeste em Foco acompanha o desenvolvimento da região e também se fortalece e ganha mais espaço: a partir do próximo mês de julho ele terá uma hora de duração nos finais de semana: sábado e domingo das 20h às 21h. Com a ampliação do horário do programa, novos quadros, mais reportagens, entrevistas e muito mais novidades para você!
Vamos todos juntos acompanhar e celebrar o fortalecimento de uma das regiões da cidade que mais crescem: a Zona Oeste!

 

.: Escola do Júlio de Mesquita ensina mandarim no Clube da Escola :.

“Além das muitas atividades que o programa Clube da Escola oferece aos estudantes em escolas da rede municipal, a EM “Luiz Almeida Marins”, do bairro Júlio de Mesquita Filho, está oferecendo também aulas de mandarim (língua oficial da China). Isso está sendo possível porque um dos monitores (estagiários) do Clube, Jenes Campolim Ramos dos Santos, que morou no exterior, sabe o idioma e propôs ministrar aulas aos alunos daquela escola, gratuitamente.
De acordo com a professora Suad de Oliveira, coordenadora do Clube da Escola, 22 alunos já se matricularam em duas turmas e estão aprendendo a língua, que é considerada a segunda mais difícil do mundo. Estudante de matemática, Jenes explica que gosta do mandarim porque estimula a utilizar o outro lado do cérebro, o que é extremamente benéfico para o ser humano.
Durante o final de semana (sábado e domingo), o Clube da Escola oferece oficinas de geração de renda, truques de beleza e dicas de saúde, além de muitas atividades e brincadeiras divertidas. O programa, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, abrange atualmente 15 unidades educacionais, distribuídas por 15 bairros. As atividades acontecem aos sábados e domingos, sempre das 9h às 17h. “O objetivo é a integração estudante/família. As aulas e as orientações são realizadas por universitários”, explica Suad.
Outra atração do programa é o “Dia da Beleza e da Saúde”, que leva aos moradores uma série de serviços, como verificação da pressão arterial e diabetes, orientações sobre noção de higiene e saúde, cuidados com a gripe Influenza A/H1N1 e palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Nesta ação, a comunidade também aprende truques de maquiagem, cuidados com a pele, pés e mãos, corte de cabelo, orientações sobre vestuário e aproveitamento e customização de roupas, entre outros. Há ainda o Campeonato Interclubes de Futsal.
Outra ação são as aulas do curso de alfabetização de adultos “Alfa Vida”. Nos bairros onde existem turmas, aos sábados as unidades recebem os alunos que não podem frequentar as aulas durante a semana. Ainda aos sábados, no Clube da Escola os participantes recebem aulas de oficinas que ajudam na geração de renda doméstica: tapeçaria, pintura em tecido e em madeira, bijuterias, crochê, biscuit, pizza, trufas, decoração para festas, manicure e pedicure, entre outras.
As crianças e adolescentes também podem participar de oficinas de desenho, arte com papel, pintura, máscaras, dramatização, músicas, jogos de mesa, jogos esportivos, brincadeiras, etc. Além disso, acontecem atividades de futebol, vôlei, basquete, balé, alongamento, dança, entre outras. Aos domingos pela manhã, além de esportes e atividades variadas, os participantes também recebem aulas de capoeira. Já, no período da tarde, são desenvolvidos projetos culturais sobre teatro, banda de rock, banda de MPB, show sertanejo, karaokê, apresentação de balé, show de mágicas, entre outros.

.: Programa Zona Oeste em Foco com novidades a partir de julho :.

O Programa Zona Oeste em Foco a partir de julho chega com uma grande novidade: as edições de sábado e domingo passarão a ter uma hora de duração, com muito mais atrações, notícias, reportagens, entrevistas, informações e muito mais! Com isso, o programa vai ao ar sábado e domingo das 20h às 21h. E de segunda à quinta-feira continua no mesmo horário: a partir das 18 horas, sempre pelo canal 16 da Net Cidade!
Agora, muitos moradores do bairro Júlio de Mesquita já podem assistir ao programa. Os canais de TV à cabo da Net Cidade já estão disponíveis para os moradores da região.
O Programa Zona Oeste em Foco está agradando os comerciantes, empresários e os telespectadores da região, e também de outras partes da cidade! Diariamente, o programa apresenta notícias e reportagens especiais de várias entidades, escolas e órgãos públicos da Zona Oeste, bem como leva a você informação sobre tudo o que acontece na região!
Além disso, o Programa Zona Oeste em Foco é um novo canal de divulgação do comércio e empresas da região. Mais uma opção para os anunciantes que desejam levar serviços e produtos de qualidade da Zona Oeste da cidade para toda Sorocaba. Se você deseja anunciar a sua empresa no Programa Zona Oeste em Foco, entre em contato com o departamento comercial pelos telefones: 3013-1331 ou 2104-4133.
Nossos telespectadores também podem contribuir com o Programa Zona Oeste em Foco dando sugestões de reportagens sobre temas locais. Por isso, se você conhece alguma entidade ou associação, que presta um serviço filantrópico, ou um time de futebol do seu bairro, mande um e-mail para: bairroemfoco@terra.com.br
Cada vez mais, o Programa Zona Oeste em Foco, pelo canal 16 da Net Cidade, quer seu canal de comunicação, com tudo o que acontece de bom na Zona Oeste da Cidade: cursos profissionalizantes gratuitos, eventos de lazer e esportivos de graça, reportagens sobre entidades e associações beneficentes, e muito mais! Fique Ligado!
Muitas reportagens interessantes já foram ao ar sobre a região do bairro Júlio de Mesquita como: a Associação Amor em Cristo, as amigas que foram conhecer o caminho de Santiago, e muito mais! Em breve, as reportagens sobre o Júlio de Mesquita serão reprisadas no Programa Zona Oeste em Foco, aguarde!

 

.: Obras da Oficina do Saber estão na reta final :.

As obras de construção dos quatro novos prédios destinados às atividades do programa Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber - estão na reta final. Os novos prédios estão sendo construídos pela Prefeitura de Sorocaba ao lado ou próximos das Escolas Municipais “Luis de Almeida Marins”, “Lea Edy Alonso”, “Hélio Rosa Baldy” e “Maria de Lourdes M. Martinez”.
Dois dos prédios terão área construída de 1.021 metros quadrados e os demais 1.682 metros quadrados, beneficiando os estudantes e também os moradores do Júlio de Mesquita, Jardim São Guilherme, Jardim Montreal e Marcelo Augusto, respectivamente. Com essas, chegarão a oito os prédios próprios para a realização das atividades da Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber em Sorocaba.
Desenvolvido pela Secretaria da Educação, o programa proporciona, em horário diferenciado ao das aulas, diversas oficinas de atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre, além de judô, esportes educacionais, caratê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circense e educação ambiental.
Atualmente, o programa conta com quatro prédios em funcionamento (Laranjeiras, Mineirão, Ana Paula Eleutério e Nova Esperança/Vila Barão). Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas em todos os lugares que o bairro oferece. São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora.
As crianças são divididas em grupos e, sob a orientação de monitores e de um educador comunitário, desenvolvem atividades também nos locais disponíveis nas proximidades das escolas participantes, como uma praça, um parque, uma quadra de esportes, a casa paroquial de uma igreja, entre outros. Hoje são 6.000 crianças atendidas pelo programa, distribuídas por 29 escolas municipais.
Em quatro delas o projeto conta com prédio próprio para a realização das atividades, que também acontecem nos espaços públicos que a comunidade conta. De acordo com o prefeito Vitor Lippi, a proposta é ampliar o projeto para atender 10.000 alunos até o final de 2012, pois são estudantes do 2º ano à 4ª série do Ensino Fundamental, cujo desempenho escolar, conforme pesquisa realizada pela Unicef-Fundação Itaú Social publicada no início do ano, apresenta melhora substancial em relação aqueles que estudam em tempo parcial.

.: Aluno da EE Rafael Orsi fará intercâmbio internacional :.

Um aluno de uma escola pública da Zona Oeste de Sorocaba, que faz parte do projeto Fazendo Futuro, fará um intercâmbio internacional com outros estudantes da cidade. Sonho para a maioria dos jovens estudantes, passar um tempo em um país diferente, conhecer sua cultura, os costumes e aprender uma nova língua, será realidade para 5 jovens do projeto “Fazendo Futuro”. Em agosto, três garotos e duas garotas, todos do Ensino Médio da rede pública, embarcam para um intercâmbio internacional de 11 meses graças à parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Rotary Club Manchester, Rotary Club Vergueiro e Instituto Dona Palmira, de Sorocaba.
Estudante da EM “Leonor Pinto Thomaz”, Rafael Moraes Pontes irá para o Equador, mesmo destino de Kathleen Karoline da Silva, aluna da EE “Francisco Eufrásio”. Matheus Adan Garcia, da EE “Rafael Orsi” e Marcelo Kroger de Lima, da EE “Francisco Camargo Cesar”, irão para o México, enquanto que Camila Campos Rocha, da EE “Jorge Madureira”, irá para Colômbia.
Os jovens foram contemplados pelo programa de bolsas dos dois clubes rotários de Sorocaba, com apoio do Instituto Dona Palmira, por meio do qual terão um pequeno auxílio financeiro enquanto intercambistas. Eles ficarão em casas de famílias e, segundo Cícero de Figueiredo Silva, da Comissão de Intercâmbio do Rotary Manchester, durante o período de permanência no exterior, cada jovem passará por quatro casas (famílias) diferentes. “É uma experiência fantástica para a vida deles. Significa crescimento, amadurecimento, se tornar independente, ser fluente em uma nova língua”, diz Cícero.
Os adolescentes do projeto se submeteram aos testes e foram entrevistados pelos responsáveis pelo intercâmbio no Rotary Club Manchester. Seus pais ou responsáveis também conversaram com os rotarianos, quando conheceram com mais detalhes o programa de intercâmbio e a transformação que essa vivência no exterior provoca na vida dos jovens.
De acordo com o professor José Simonetti, da ONG Piracema, parceira da Prefeitura no “Fazendo Futuro”, a indicação dos estudantes que passaram pela avaliação do Rotary foi feita pela atuação e desempenho deles no projeto. “São 350 jovens que estão no projeto, não foi uma tarefa fácil chegar aos oito indicados. Foi meramente técnico o critério de indicação. Tem ainda o desempenho escolar que influencia”, explicou.
Desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, em parceria com a ONG Piracema, o projeto “Fazendo Futuro” prepara os adolescentes, entre 13 e 18 anos, para um trabalho dos mais importantes: orientação aos colegas da mesma faixa etária sobre os riscos da gravidez precoce, DSTs e outros assuntos.

.: Projeto quer tornar as escolas mais seguras :.

Mais de 100 diretores e coordenadores das unidades da rede pública de ensino de Sorocaba conferiram no dia 15 de abril uma palestra sobre Justiça Restaurativa, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Promovida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), o evento foi gratuito e teve como objetivo levar o tema para as escolas públicas da cidade, criando a oportunidade de reflexão e discussão do assunto.  
Os palestrantes foram o juiz Egberto de Almeida Penido, da 1ª Vara da Infância e Juventude do Fórum da Capital e coordenador da implantação da Justiça Restaurativa no Tribunal de Justiça de São Paulo, e o desembargador Antônio Carlos Malheiros, coordenador das Varas da Infância e Juventude do Tribunal.
 Segundo a secretária da Juventude Edith Maria Di Giorgi, o objetivo da ação é transformas as escolas públicas num espaço seguro e educador por excelência. “A nossa ideia é trazer um conceito novo para a questão da segurança nas nossas unidades de ensino, dentro do Projeto ‘Escola Segura”, disse ela.
Durante a palestra, o juiz Egberto de Almeida Penido falou sobre a justiça restaurativa e alguns casos práticos utilizados para a resolução de conflitos. O palestrante ressaltou sobre a importância de as pessoas aprenderem a lidar com essas situações sem “alimentar” a violência. “Nós acabamos reagindo ao conflito com ameaças, indiferença, constrangimento e punição e isso não tem se mostrado eficaz. Precisamos de um formato diferente e esse é o nosso desafio”, destacou.
Desenvolvido pela Secretaria da Juventude (Sejuv) desde outubro de 2010, o Projeto Escola Segura tem como objetivo garantir a preservação do ambiente escolar no que diz respeito ao uso de álcool e outras drogas e, com isso, prevenir a violência nas escolas públicas da cidade e em suas imediações. O projeto-piloto teve início com os alunos do ensino fundamental e médio da EE “Rev. Ovídio Antonio de Souza”, no Nova Esperança.
Em 2010, uma equipe da Prefeitura visitou as escolas estaduais do município e conseguiu conhecer mais profundamente a rotina escolar e ouvir as principais necessidades e dificuldades dos professores e diretores. Em seguida, com a análise das visitas, foram selecionadas seis escolas para participarem do projeto piloto: EE “Rev. Ovídio Antonio de Souza” (Nova Esperança), EE “Prof. Antonio Cordeiro” (Laranjeiras), EE “Francisco Camargo Cesar” (Vila Helena), EE “Wilson Ramos Brandão” (Ouro Fino), EE “Joaquim Izidoro Marins“ (Vila Angélica) e EE “Rafael Orsi” (Júlio de Mesquita Filho).
Futuramente os resultados do Projeto Escola Segura poderão ser verificados por meio da diminuição de boletins de ocorrência interna, diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho escolar, entre outros.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.: Inscrições para cursos do Sabe Tudo continuam :.

Se você ainda não sabe informática e nem navegar pela internet esta é a sua grande chance de aprender. A Prefeitura de Sorocaba oferece gratuitamente os cursos de informática básica e avançada e ainda de cidadania para crianças, jovens e adultos residentes na cidade. Os cursos são desenvolvidos nas unidades do Sabe Tudo e para participar o interessado deve ter no mínimo 7 anos completos, saber ler e escrever.
A inscrição pode ser feita até início de julho no Sabe Tudo mais próximo da sua residência. Atualmente são 21 unidades distribuídas por 21 diferentes bairros da cidade. Os cursos são ministrados por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura, e que administra as unidades do Sabe Tudo em Sorocaba.
Na Zona Oeste de Sorocaba, os cursos gratuitos estão disponíveis nas seguintes unidades, junto às escolas municipais: “Irineu Leister” (Ipiranga), “Benedito José Nunes” (Pq. Esmeralda), “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita), “Maria Lourdes M. Martinez” (Santa Bárbara) e na “Oswaldo Duarte” (Wanel Ville).
Tanto os cursos quanto o uso dos computadores (com internet banda larga) têm como prioridade atender aos estudantes da rede pública, mas também adultos e até mesmo idosos. Além das unidades fixas, a Prefeitura, em parceria com a ONG Pérola e a Fatec, também oferece esses cursos no Sabe Tudo Móvel, que durante todo o ano percorre diversos bairros.
No curso de Informática básica, os alunos vão aprender Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Os cursos terão cinco meses de duração e desde o início do projeto, em 2007, com a entrega da primeira unidade do Jardim Hungarês, quase 10 mil alunos já se formaram. Com o conhecimento obtido nesses cursos, muitos dos participantes, principalmente os jovens, conseguiram colocação no mercado de trabalho.
Atualmente são mais de 32 mil usuários cadastrados e aptos a utilizarem os computadores que já geraram quase 1 milhão de acessos nas 21 unidades de Sorocaba. Mais informações sobre os cursos, pelo telefone: 3222-1234.




.: Grupo de Caminhada do Júlio de Mesquita investe na inclusão social :.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba estão investindo na inclusão social para aumentar o número de participantes com algum tipo de deficiência nos grupos de caminhada. Mais de 60 líderes dos grupos de caminhada das UBS, entre eles, funcionários, representantes da comunidade e professores de educação física de escolas municipais da cidade, foram treinados no dia 26 de maio pelos coordenadores do Projeto Caminhada. O objetivo foi aprimorar conhecimentos e vivenciar novas técnicas complementares à atividade desenvolvida.
O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e teve como tema “Deficiência Física e Atividade Física”, abordada pelo professor de Educação Física e Técnico de Esportes, José Edson de Oliveira, do Centro de Integração de Esporte e Lazer (Ciel) da Vila Santana.
Também estiveram presentes pessoas com deficiência física, cadeirantes e deficientes visuais. “O Projeto Caminhada é totalmente inclusivo. É aberto a todas as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida”, disse a médica Erinéia de Moraes Lobo, do Programa de Atenção à Saúde do Adulto da SES e uma das coordenadoras do Projeto Caminhada,
Durante o treinamento foram exibidos depoimentos de participantes de grupos de caminhada e vídeos sobre as atividades realizadas em diversos pontos da cidade. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas integram o Projeto Caminhada, que é mantido pelas secretarias da Saúde (SES), da Educação (Sedu) e de Esporte (Semes) para estimular hábitos saudáveis e a prática de atividade física pela população.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade têm um grupo de caminhada, sendo que cada uma tem um líder. Esta pessoa pode ser um funcionário da unidade de saúde do bairro ou um voluntário da comunidade. Os líderes são treinados pelo projeto para estimular o grupo, aplicar alongamento e orientar os integrantes sobre temas relacionados à saúde e vida saudável.
O grupo de caminhada da UBS do bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba, se reúne todas as segundas e sextas, das 7h às 8h, na pista de caminhada. E nas quartas-feiras, no mesmo horário, no salão da UBS do Júlio.

.: Amigas conhecem os mistérios do caminho de Santiago :.

Aventura, emoção e fé. Duas amigas que trabalham no bairro Júlio de Mesquita resolveram conhecer os mistérios do caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, nos meses de setembro a novembro de 2010. A rota recebeu esse nome no ano de 840 porque no local teria sido encontrada a suposta tumba do apóstolo tiago. Um lugar mágico, misterioso e com uma paisagem incrível, que atrai pessoas de todo mundo para percorrer a pé aproximadamente 800 quilômetros, em busca de um novo sentido para a vida.
Vanessa Ataide Alberti decidiu fazer a viagem após ouvir de uma cliente os relatos sobre o caminho de Santiago. Insatisfeita com a vida pessoal e profissional ela decidiu que era hora de fazer uma viagem especial. Então, Vanessa chamou uma amiga para acompanhá-la nessa aventura e, juntas, elas percorreram aproximadamente 520 quilômetros a pé, durante 32 dias.
Daniele Duarte disse que quando recebeu o convite de Vanessa sobre a viagem ficou um pouco indecisa e achou uma loucura caminhar tantos quilômetros a pé, Para convencê-la, Vanessa pesquisou bastante material na internet sobre o caminho e enviou para a amiga, que finalmente decidiu ir com ela.
Malas prontas, um diário de bordo para percorrer em média 25 quilômetros por dia e o manual do peregrino para se hospedar nos albergues durante a rota. Objetivo: percorrer 775 quilômetros a pé em 32 dias. Hora de literalmente colocar o pé no caminho.
Vida de peregrino não é nada fácil. As amigas enfrentaram frio, cansaço, dores no corpo e nos pés e chegaram a pensar em desistir. Mas a vontade de superar os próprios limites e vencer o desafio foram maiores e elas continuaram.
Ajustes na rota, compra de roupas e tênis, e as meninas continuaram firmes pelo caminho de Santiago. Em 32 dias elas conseguiram caminhar 520 quilômetros e ficaram encantadas com a experiência, as paisagens, e a companhia de peregrinos de todo o mundo.
Missão cumprida, hora de fazer o balanço da viagem. Vanessa estava tão insatisfeita com a própria vida antes da viagem, que encontrou no caminho de Santigo de Compostela as respostas para as perguntas que tanto a angustiavam. Mais do que uma rota, o caminho de Santiago é uma verdadeira viagem por dentro de você mesmo! Respostas e mistérios que somente a fé pode explicar!
Para Vanessa, a viagem foi um marco importante na vida dela. “Foi uma experiência maravilhosa e eu digo que eu era uma pessoa antes dessa viagem e depois do caminho sou outra pessoa”, afirma.
Para Daniele a viagem também foi muito especial e elas pretende novamente repetir a mesma aventura. “No começo eu achei que seria uma loucura, mas foi maravilhoso. Conheci tantas paisagens e pessoas diferentes, foi uma experiência incrível e queremos voltar em breve”, conta!

.: Projeto Defesa Civil nas escolas acontece na Zona Oeste :.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou nos dias 8 e 9 de junho um seminário na região de Sorocaba e Itapeva. A Coordenadoria da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo promoveu o evento Seminário Regional de Defesa Civil, abrangendo os 79 municípios que fazem parte da região de Sorocaba e Itapeva. No decorrer do ano, as palestras serão realizadas nas 15 regiões administrativas do Estado. Os eventos têm como objetivo apoiar os municípios na disseminação da filosofia de prevenção, principalmente na criação e manutenção da estrutura para atendimento às situações emergenciais; bem como nos cuidados com o bem-estar da comunidade.
Com duração de dois dias, os seminários desenvolvem estudos voltados à atuação dos integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) e voluntários que estejam, ou não, em situações de risco. A participação dos voluntários, por sinal, é de fundamental importância para a difusão dos princípios básicos da matéria em questão, nas comunidades, assim como para a constituição dos Núcleos de Defesa Civil, células estas de suma importância para o bom funcionamento do sistema.
Participaram da abertura solene do seminário regional, em Sorocaba, o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Admir Gervásio Moreira, e diversas autoridades civis e militares.
Além disso, no dia 9 de junho, aconteceu o projeto “Defesa Civil nas Escolas”, onde foram realizadas palestras nas Escolas Municipais Professora Maria de Lourdes Martins Martinez e Professor Luiz Almeida Marins, para crianças do ensino fundamental, a fim de divulgar orientações preventivas de Defesa Civil. Os alunos receberam um material explicativo sobre as atividades da Defesa Civil e assistiram a uma palestra.


.: Voluntários promovem coleta solidária de alimentos em Sorocaba :.

O Banco de Alimentos de Sorocaba, que fica na Zona Oeste de Sorocaba, promove regularmente a coleta solidária de alimentos nos supermercados da cidade. As doações são revertidas para as instituições de caridade de Sorocaba e região, que são cadastradas e atendidas mensalmente pelo Banco de Alimentos.
A coleta é realizada por voluntários, jovens do Ensino Médio e Técnico da ETEC Rubens de Faria e Souza, junto ao supermercado WalMart, bimestralmente.
As entidades semanalmente contam com as doações feitas pelo Banco de Alimentos, no setor de hortifrútis, doados pelos permissionários do CEAGESP e também mercearia e padaria doadas pelo hipermercado.
A coleta solidária no hipermercado é necessária em função da grande quantidade de entidades que são atendidas pelo Banco e que precisam das doações. Além disso, com a ação é despertado nos alunos o espírito de solidariedade com o próximo, ajudando a quem precisa.
Os alunos são orientados a explicar aos clientes abordados no hipermercado o objetivo da doação dos alimentos e a quem eles se destinam. Confira as próximas edições da coleta solidária e se você for abordado no hipermercado aproveite para colaborar com a doação de um alimento não perecível! Dias 6 de agosto, 8 de outubro e 5 de novembro, das 9h às 18h!

 

.: Prefeitura irá construir escola no Jardim Santa Bárbara :.

A Prefeitura de Sorocaba irá construir mais escolas na cidade e pelo menos uma delas irá beneficiar os moradores da Zona Oeste. O município já trabalha com o processo de licitação para início de obras de oito escolas de Ensino Fundamental e Médio, que serão construídas em parceria com o Governo do Estado. Cinco delas já estão com a licitação em andamento e serão construídas nos seguintes bairros: Vila Barão, Éden, Santa Bárbara, Santa Esmeralda e Ipanema Ville.
As novas unidades educacionais devem ficar prontas até 2012 e beneficiarão estudantes das zonas Norte e Oeste de Sorocaba. São prédios que terão área construída entre 2.800 m² a 3.100 m², contando com 10 ou 12 salas de aulas, e que vão proporcionar aproximadamente 10 mil novas vagas nos Ensinos Fundamental e Médio da cidade.
Da mesma forma, caminham os processos de licitação e andamento de obras para a construção de 20 creches, sendo 10 delas por meio de convênio com o governo federal.
Também em processo de licitação, os complexos Itanguá e Jardim Rodrigo estão entre as maiores obras da Prefeitura de Sorocaba e unirá três setores vitais para a população – educação, saúde e cidadania. A escola de Ensino Fundamental levará o nome de “Nathália Orejana” e terá 16 salas de aulas, além de outras dependências administrativas. Contará ainda com ginásio poliesportivo, Sabe Tudo, prédio da Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral, que vai atender as crianças daquela comunidade e de bairros vizinhos.
Ao lado da escola, para atender e ampliar o setor da saúde e de atendimento social daquela região, a Prefeitura vai construir uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O prédio seguirá o mesmo padrão das últimas unidades entregues. A planta já foi aprovada e terá cerca de 2 mil m² de área construída. As obras iniciam ainda este ano e terá um diferencial: salas para atendimento social, num trabalho em parceria com a Secretaria da Cidadania. O complexo educação/saúde/cidadania funcionará na Rua Alpheu Castro Santos.

 

.: Júlio de Mesquita terá ciclovia :.

A Prefeitura de Sorocaba irá estender a ciclovia da Avenida Dr. Américo Figueiredo, no bairro Jardim Tropical, até o Bairro Júlio de Mesquita Filho. Também será feito o plantio de grama no trecho entre o Jardim Santa Bárbara e o Jardim Ipiranga ainda neste ano. A informação é do prefeito Vitor Lippi em resposta a um requerimento da Câmara de Vereadores da cidade, solicitando a obra na Zona Oeste.
No requerimento enviado ao prefeito, a Câmara alega que a região é uma das que mais crescem na cidade e já conta com uma grande quantidade de moradores, que são usuários de bicicleta. A ideia, de acordo com o pedido feito à Prefeitura, é interligar a Zona Oeste por meio de uma ciclovia, como já ocorre nas zonas Sul e Norte da cidade.
As ciclovias existentes na região não chegam ao bairro Júlio de Mesquita. Uma delas se inicia no bairro Jardim Tropical, mas termina no Parque Miguel Gregório, no bairro Jardim Santa Bárbara. E a outra parte da ciclovia da Zona Oeste começa no bairro Wanel Ville e termina na área de transferência do bairro Jardim Ipiranga.
A Prefeitura de Sorocaba não informou quando as obras irão começar!

 

Vitrine e Estoques

Você sabia que a vitrine é considerada como a primeira vendedora da loja e responde por cerca de 30% das vendas numa loja comercial? Portanto, não se esqueça que a vitrine é muito mais que um espaço para expor os seus produtos. Ela é parte da estratégia de vendas do empresário.
Por isso, planejamento é fundamental para aproveitar as oportunidades que a vitrine oferece, explica a consultora do Sebrae-SP, Néia França. “Para aproveitar melhor a vitrine, divida o ano em períodos. Isso facilita a montagem da vitrine por datas comemorativas, como dia das Mães ou o Natal, além do lançamento de coleções, como a temporada do verão ou do inverno”, destaca Néia.
Dessa forma, o empresário pode definir qual a melhor estratégia para atrair os clientes nos diversos períodos do ano e montar a vitrine visando o público-alvo desejado. Mas a consultora faz um alerta: “Quando colocamos um produto na vitrine é para vender”.
“Parece óbvio, mas muitos empresários se esquecem de ver o tamanho do estoque e colocam produtos na vitrine que não conseguirão atender a demanda ou por falta de quantidade ou de numeração”, ressalta Néia.
Para evitar essa saia justa é importante que o empresário antes de expor um produto na vitrine esteja certo se o estoque está adequado para um aumento na procura. “Mesmo com todos os cuidados com o controle de estoques, caso falte alguma numeração tenha sempre uma alternativa a oferecer”, recomenda a consultora.
Assim, o empresário não perde a venda e ainda pode conquistar um cliente fiel. “Você pode conseguir o produto em outra loja ou algo parecido. E aí, aproveite para surpreender o cliente e ofereça a entrega do produto para que ele não precise voltar à loja ou procurar na concorrência”, finaliza a consultora. Saiba mais no www.sebraesp.com.br

 


 

Palocci, Lacraia e outras bizarrices contemporâneas...

O atual ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, ganhou o Prêmio Nobel de Matemática, como o melhor e mais competente matemático do mundo. Ele conseguiu o milagre de multiplicar seu patrimônio em 20 vezes sem roubar nenhum centavo do dinheiro público. Diante de tal milagre, depois da beatificação do Papa João Paulo II, o próximo a virar santo milagreiro pelo Vaticano é o ministro Palocci, pela multiplicação deslavada de milhões de reais no cofre dele! Ahahahahahahahaha
O Obama, presidente dos EUA, jura que o Osama foi morto pelos soldados do alto escalão da Marinha, e que os restos mortais dele foram jogados no mar. Eu só sei que Iemanjá ficou louca da vida com a oferenda e disse que já o mandou foi mesmo para o quinto dos infernos!!!! Ahahahahaha
E lá no quinto dos infernos me contaram que o Bin Laden agora tem uma nova companhia: a dançarina de funk Lacraia, que imortalizou as pérolas “Éguinha Pocotó” e “Vai Lacraia”... E o Bin Laden e a Lacraia estão infernizando a vida de todo mundo por lá cantando e dançando: “vai lacraia, vai lacraia”... Até o diabo está implorando a Deus para entrar no céu!!!! Ahahahahahahaha
Um dos convidados do mega casamento real entre a plebeia Kate Middleton e o príncipe William, no dia 29 de abril em Londres, me contou que durante a cerimônia, a noiva ganhou mais títulos do que o Corinthians em 100 anos!!!! Ahahahahahahahahahaha
E mais uma vez Sorocaba foi destaque na grande imprensa por causa de um roubo cinematográfico de 10 carros de luxo, de uma concessionária na Rodovia Raposo Tavares. Os diretores do filme Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio já estão pensando em gravar Velozes e Furiosos 6 – Operação Terra Rasgada em Sorocaba! ahahahahaha
Garota Enxaqueca


.: voltar :.