.: Matérias Julio de Mesquita 33 :.
 
.: Editorial :.

 

Zona Oeste em Foco agora na TV

Nada acontece por acaso! Essa frase nunca pareceu fazer tanto sentido como agora. Após 7 anos do Jornal Bairro em Foco, com mais de 40 mil exemplares entregues porta a porta, em 31 bairros da Zona Oeste de Sorocaba, o veículo de comunicação mais tradicional da região se consolidou no mercado regional e caiu no gosto do seu público leitor e dos anunciantes.
Foram anos de trabalho árduo para conquistar um público fiel de anunciantes e de leitores, sempre com a preocupação de levar informação, produtos e serviços de qualidade para os moradores da segunda maior região de Sorocaba. A Zona Oeste não para de crescer e o Jornal Bairro em Foco contribui com o crescimento e fortalecimento do comércio local.
Em função disso, em 2010, a empresa lançou mais uma mídia para atender as necessidades do seu leitor e de seus anunciantes: o Guia Zona Oeste em Foco, com endereços, telefones e mapas de grande parte do comércio local. O Guia virou uma referência comercial na Zona Oeste de Sorocaba, e presta um serviço de localização para quem não conhece os bairros da região. Com o objetivo de unir as pessoas que procuram por produtos e serviços de qualidade no comércio local, o Guia Zona Oeste em Foco é uma excelente praticidade para os comerciantes e seus clientes. Por isso, aguarde que em breve será lançado o Guia Zona Oeste 2012!
Mas, essa história não poderia parar por aqui exatamente porque a vida não para, e a Zona Oeste de Sorocaba continua crescendo e atraindo novos moradores e empresários. E pensando em como melhor atender seus anunciantes e leitores, a marca Zona Oeste em Foco também cresceu e virou programa de TV. Desde o dia 4 de abril, no canal 16 da Net Cidade, você confere, de segunda a quinta, e aos sábados e domingos, o Programa Zona Oeste em Foco!
É mais uma mídia de divulgação de informação, notícia, entretenimento, lazer e cultura, bem como um novo espaço publicitário, com maior alcance na cidade. Agora, o que os moradores da Zona Oeste já conhecem ou ainda vão conhecer, também está disponível para toda a cidade, ou seja, a Zona Oeste estará cada vez mais em Foco e você vem com a gente!

 

.: Programa Zona Oeste em Foco já está no ar :.

“O Programa Zona Oeste em Foco estreiou no Canal 16 da Net Sorocaba no dia 4 de abril, às 18 horas. O novo programa é mais um veículo de comunicação da marca Zona Oeste em Foco, que já possui o Jornal Bairro em Foco e o Guia Comercial da Zona Oeste. O programa vai ao ar de segunda à quinta, das 18h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 20h30 às 21h.
O programa tem 30 minutos de duração, com programação variada todos os dias, sendo 20 minutos de anúncios publicitários, onde o público da Zona Oeste e de toda a cidade assiste, inicialmente, o que há de melhor em produtos e serviços da região. Além de aproximadamente 6 minutos diários de informações, notícias, entretenimento, agenda cultural e de lazer, para divulgar o que há de melhor na Zona Oeste da cidade, bem como datas, horários e locais de cursos e eventos gratuitos e abertos para toda a comunidade.
A apresentação da parte comercial é feita por Paula Pacheco, que atua há 4 anos, na área Comercial do Jornal Bairro em Foco, ao lado do proprietário e fundador Marcos Tadeu Stachewski. Paula iniciou sua carreira profissional em grandes empresas financeiras em São Paulo, mas preferiu a tranquilidade do interior paulista para viver e trabalhar. E encontrou em Sorocaba, na Zona Oeste, o lugar ideal para começar uma nova fase em sua carreira: a área Comercial no Jornal Bairro em Foco e a apresentação do Programa Zona Oeste em Foco.
Já a apresentação das notícias e eventos locais é feita pela jornalista Ana Claudia Martins, com mais de 10 anos de experiência em jornalismo e comunicação. Sorocabana, ela iniciou sua carreira em televisão, trabalhando nas emissoras EPTV, Afiliada Rede Globo de Ribeirão Preto, e TV TEM de Itapetininga. Em seguida, atuou em agências de comunicação e jornais impressos, vindo a atuar na imprensa local no Jornal Bairro em Foco, em 2010, onde encarou o desafio de trabalhar num jornal regional.
E a produção do programa é de responsabilidade da Produtora Zoom, sob o comando do casal Drika e Jaílson. O objetivo do Programa Zona Oeste em Foco é levar ao público da região e de Sorocaba, muito mais do que um novo espaço comercial. O diferencial do programa é aliar publicidade e informação, criando um novo conceito em programas de televisão. O que reforça ainda mais a capacidade de inovação da marca Zona Oeste em Foco: primeiro jornal regional da cidade entregue porta a porta, e primeiro Guia Comercial da Zona Oeste.
Você não pode perder mais essa novidade! Assista ao Programa Zona Oeste em Foco e envie seu comentário, sugestão ou crítica para o e-mail: bairroemfoco@terra.com.br

.: Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste em novo endereço :.

O Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste está em novo endereço: na EE Prof. Rafael Orsi Filho. Antes, o grupo se encontrava aos sábados na sede da 1ª Cia da Polícia Militar, no bairro Júlio de Mesquita. Convidados pela diretora da escola, Meri Sarubo Kern, os escoteiros agora se reúnem na escola, que fica na Rua Orsini Diniz Camargo, 165, também no Júlio.
De endereço novo, as atividades do Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste não param. Nos dias 2 e 3 de abril, os adolescentes da tropa sênior fizeram um acampamento na sede do Clube Atlético de Sorocaba. O grupo foi recebido pelo presidente do Clube, Valdir Cipriani, e pelo vice Maurício Baldini, que recepcionaram os escoteiros e colocaram as dependências do local à disposição dos jovens.
Os adolescentes montaram barracas improvisadas, realizaram jogos escoteiros e o tradicional fogo do conselho: ritual dos escoteiros. O Grupo Escoteiro Sorocaba Oeste foi acompanhado no acampamento pelos monitores Levi, Cibele, Tarsio, Sarti e Erisson.
Se você quer entrar para o grupo de escoteiros há vagas para os jovens e adultos interessados. Para mais informações, entre em contato pelo número: 9753-1581.

 

.: Projetos pedagógicos movimentam a EE Antonio Vieira Campos :.

Dois projetos pedagógicos que estão em desenvolvimento na EE Antonio Vieira Campos, no bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste de Sorocaba, movimentam o dia a dia dos alunos. Um deles é o Projeto JCC (Jovens Construindo a Cidadania), que é realizado em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com os soldados Passos e Ezequiel. O JCC existe há sete anos e trabalha com 120 alunos de seis unidades da rede estadual de ensino da cidade.
O objetivo do projeto é debater assuntos do cotidiano, como violência, drogas, entre outros. Uma das ações realizadas na escola foi uma palestra que abordou o “Bullying”, agressão verbal que frequentemente ocorre nas escolas, entre os estudantes. A palestra aconteceu no dia 8 de abril para 30 estudantes da 8ª série. Antes do início do evento, os alunos fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do massacre que ocorreu numa escola municipal no dia 7 de abril, no Rio de Janeiro. De acordo com o soldado Ezequiel, a prática do Bullying é um crime penal e qualquer pessoa pode entrar com uma ação na Justiça por injúria e difamação.
Outra atividade que agita o cotidiano dos alunos é o Projeto Alimentação Saudável. Coordenado pela professora Débora Mara Marques Goes, o objetivo do projeto é abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável. Segundo ela, a ideia é que os estudantes aprendam e pratiquem bons hábitos alimentares e reconheçam os alimentos que fazem bem para a saúde.
Os alunos, divididos em grupos, pegam embalagens de vários tipos de alimentos, e separam quais são mais saudáveis para o organismo e quais são menos saudáveis. Em seguida, eles montaram cartazes, que foram afixados na parede da escola para os demais estudantes.
Para a Coordenadora Pedagógica da escola, Nanci Piva de Oliveira, os projetos pedagógicos da escola são atividades além da sala de aula, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis para uma sociedade melhor e mais justa. “Trazemos conteúdos que fazem parte do dia a dia deles para que reflitam e pensem num mundo melhor e numa melhor qualidade de vida”, conta.

.: Projeto Gerações atende futuras mamães na UBS do Júlio :.

Desde abril de 2010, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita realiza o projeto Novas Gerações, um grupo de futuras mamães que se encontram a cada 15 dias na UBS, para receber orientações da equipe de profissionais de saúde da unidade.
No grupo de gestantes, as futuras mamães recebem atendimento e orientação de uma equipe multiprofissional como: pediatra, assistente social, enfermeira, psicóloga e dentista. Além de muitas orientações e dicas importantes sobre a gestação e os cuidados com a chegada do bebê com dicas de amamentação, banho do recém-nascido, entre outras orientações. As reuniões acontecem na UBS sempre às quintas-feiras, a partir das 9 horas.
Segundo a coordenadora da UBS, Janete Chinem, todas as gestantes do bairro e região estão convidadas a participar. “Os encontros são muito bons e importantes para as futuras mamães”, conta. Para saber as datas, entre em contato pelo telefone: 3221-7922.

.: Unit oferece curso gratuito de vendedor :.

A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) está com inscrições abertas para o curso de vendedor, na Universidade do Trabalhador (Unit). As aulas começam no dia 18 de abril, das 8h às 12h, e o curso é gratuito.
Serão aceitas as 30 primeiras inscrições e mais 20 aguardarão na lista de espera, em caso de desistência. As vagas devem ser preenchidas na unidade Seminário – Av. Eugênio Salerno, 140, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Por fazer parte do projeto “Unit Comunidade”, será fornecido o vale transporte aos alunos que comprovarem estar desempregados. O interessado deve ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio, apresentar o RG, CPF e carteira de trabalho no ato da inscrição.

Abertas as inscrições para o curso técnico jurídico gratuito

A Escola Técnica Rubens Faria e Souza abriu as inscrições para o vestibulinho 2011. De 29/04 até às 15h do dia 20/05 os alunos poderão escolher entre uma variedade de cursos gratuitos. A novidade para o próximo semestre é o curso Técnico Jurídico, implantado pelo Centro Paula Souza.
O curso terá duração de um ano e meio e atenderá 40 alunos na EE Roberto Paschoalik. Os interessados devem acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br para preencher uma ficha de inscrição. Os telefones para obter informações são 3233.1316 ou 3233.2481.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.: Ônibus do Homem atende na Zona Oeste :.

O Ônibus Azul estará durante o mês de abril em alguns bairros da Zona Oeste de Sorocaba. Na unidade móvel de saúde da Prefeitura, a equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas são focadas principalmente na sexualidade masculina e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Na unidade ocorre também a realização de testes de HIV. Confira os dias e horários do ônibus na região e aproveite para cuidar da sua saúde:

Ônibus do Homem

- 18 de abril - Praça Márcia Mendes – Rua Salvador Milego, s/n, das 9h às 12h, das 14h às 17h
- 27 de abril - Largo do Divino – Av. Luiz Mendes de Almeida, das 9h às 12h, e das 14h às 17h
- 28 de abril - Supermercado Santo – Av. Elias Maluf, 1835 – Wanel Ville, das 9h às 12h (Médico), das 14h às 17h (Enfermagem)
- 30 de abril - UBS Jardim Simus – Alameda dos Lirios, 327, das 9h às 12h, e das 14h às 17h




.: Centro Esportivo do Simus com diversas atividades :.

O Centro Esportivo Padre Pieroni, no bairro Jardim Simus, está com diversas modalidades esportivas com inscrições abertas e gratuitas. A novidade é a aula de futebol de campo que acontece às terças e quintas, das 9h às 11h30, e das 14h30 às 17h30. Também bastante procurada é a aula de ballet, que teve seu horário ampliado, em função da grande procura.
As aulas de ballet no Centro Esportivo acontecem às sextas, das 16h30 às 19h50, e aos sábados às 8h30 e às 14h45. O local ainda tem aulas para quem quer praticar alguma arte marcial como: Judô ou Jiu-Jitsu. O Judô acontece quarta e sexta, das 8h30 às 10h30, e das 16h às 16h. E as aulas de Jiu-Jitsu, às terças e quintas, das 14h às 15h30, e aos sábados das 15h às 17h.
Para relaxar a mente e o corpo uma ótima dica são as aulas de Yoga, sempre às terças e quintas, às 17h40 ou 18h40. E para quem está na melhor idade, outra excelente dica é o “vôley da terceira idade”, com aulas adaptadas às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h30. Também há aulas de ginástica para jovens, adultos e idosos de terça a sexta, das 7h30 às 9h, e terça, quarta e sexta das 15h às 16h30.
Para participar de qualquer uma das aulas oferecidas, é preciso fazer uma carteirinha do Centro Esportivo, no próprio local, e apresentar comprovante de residência, RG e 2 fotos 3x4. Mais informações, na Av. Dr. Américo Figueiredo, 1.200 ou pelo telefone: 3222-7573.

.: Fernando Prestes promove trote solidário e beneficia entidades :.

A Escola Técnica Estadual (Etec) Fernando Prestes promoveu no dia 11 de fevereiro um trote solidário que beneficiou 3 entidades assistenciais de Sorocaba: AMAS (Associação dos Amigos dos Autistas de Sorocaba), Afissore e Centro Cultural Quilombinho. Chamado de “Deleite Day”, o trote da Etec envolveu calouros e veteranos na tradicional gincana que ocorre durante todo o ano, com brincadeiras e doações de alimentos.
O Deleite Day deste ano foi realizado nos períodos da manhã, tarde e noite, com os cerca de 2,5 mil alunos e outros 120 da extensão, na Escola Estadual “Joaquim Izidoro Marins”. Em uma hora e meia, a organização recebeu 350 litros de leite. A iniciativa beneficiou as entidades com cerca de 230 litros de leite cada uma.
Para o diretor Paulo Sérgio Germano, o trote realizado dentro da escola, sob a supervisão e apoiado pela direção, impede os excessos. Germano explicou que os veteranos e até ex-alunos costumavam carregar na tinta e pintavam os calouros mesmo contra a vontade. “O nosso lema é ensinando para a vida, então, a gente incentiva a solidariedade, o respeito e a amizade. Foi muito bom, além de propiciar uma integração de alunos calouros e veteranos de uma maneira agradável e solidária”, destacou ele.

.: Escola de Enfermagem Anna Nery no Júlio de Mesquita :.

“Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e experiências, com um campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que abrangem o estado de saúde e doença; portanto, exige dos profissionais competência técnica, capacidade criativa, de reflexão, de análise crítica e um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos”.
É dentro desse contexto que foi fundada a Escola Politécnica de Enfermagem Anna Nery, com o compromisso de ser muito mais do que uma escola de enfermagem. Trata-se de uma Instituição de Ensino que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, em padrões elevados de qualidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem em nível técnico; promover a formação humanística do profissional da saúde. Tudo foi pensado, estudado e desenvolvido para proporcionar aos alunos um aprendizado 100%, nos cursos de Auxiliar/Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem do Trabalho. Conta com uma estrutura planejada, visando o bem estar dos alunos, com laboratório de última geração, colocando o aluno dentro do ambiente hospitalar. Possui os melhores professores (enfermeiros especializados em docência) e uma equipe de profissionais totalmente capacitados.

.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para seu filho? Quero uma educação de excelência! E, no Kumon, meu filho tem isso. Ele é constantemente estimulado por meio da educação de uma equipe qualificada e do excelente material didático. Essa é a opinião de Paulo, pai do Pablo, de 5 anos. “Estou muito satisfeito”, afirma o pai.
Pablo estuda Matemática, Português e Inglês pelo método Kumon e já aprende adição armada de 2 algarismos, voz ativa e passiva e expressões do dia a dia da língua inglesa.
No Kumon é assim! Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Compartilhamos dessas mesmas aspirações e, para isso, oferecemos um grande diferencial: o ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, que fará a diferença na escola e na vida.
O método utiliza um material autoinstrutivo, que permite as crianças adquirirem essas habilidades o quanto antes. Só o Kumon garante uma base sólida de estudos e a expansão do conhecimento em todas as disciplinas.
Quer garantir um futuro promissor e feliz para o seu filho? Busque uma educação que surpreenda, afinal seu filho merece!
Aproveite a super promoção: 100% de desconto na matrícula de 2 de maio a 10 de junho!

A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da General Carneiro).
Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!

 

.: Viver é agir e superar-se :.

“A vida, como fenômeno, é ação que exige superação”... Este ensinamento contém a essência do que viemos fazer no planeta Terra. É bonitinho repetirmos que não estamos no mundo a passeio, mas será que as pessoas sabem o que isto significa realmente? Ação é a palavra chave. É por saber a importância de agir que os doutrinadores das casas racionalistas cristãs estão sempre orientando para nos mantermos ocupados no trabalho honesto e em atividades elevadas.
Sabemos que para toda ideia o que vale mesmo é torná-la realidade por meio da ação, do trabalho. De nada adianta pensar em soluções, projetos ou coisas novas se a cada ideia não corresponder uma ação. É agindo que o ser humano consegue sair do “atoleiro”. Se somos compostos por Força e Matéria e carregamos em nós os atributos da Inteligência Universal, da qual fazemos parte, é lógico que a tendência é as coisas darem certo, caso coloquemos esses atributos em ação.
A vida exige de nós mais do que ação, exige que vençamos, que façamos com que os obstáculos desapareçam; que fiquemos superiores no bom sentido de estarmos acima daquilo que nos causa problemas; que passemos além do que nos faz sofrer. Isso é superar-se. E é disso que trata o ensinamento contido no livro editado pelo Racionalismo Cristão. “A vida, como fenômeno, é ação que exige superação, e a conjuntura aflitiva de um momento de ação segue o regozijo íntimo do instante de superação.” Ou seja, quem se supera terá recompensa, seja agora ou depois. É esse esforço que nos fará galgar degraus na escala evolutiva. Portanto, em vez de nos queixarmos, devemos agir. A autoanálise nos ajuda a montar um esquema de aperfeiçoamento individual, buscando usar as qualidades em favor do próximo e eliminar os defeitos, maus hábitos e vícios. (Tharsila Prates – Jornalista) Racionalismo Cristão - Filosofia Espiritualista.

 

.: Sabe Tudo chega a 930 mil acessos :.

Os números são expressivos e mostram a importância dos Sabe Tudo na vida do sorocabano: 34 mil usuários e nada menos do que 930 mil acessos. As 21 unidades distribuídas por 21 bairros diferentes, não só proporcionam a oportunidade dos estudantes e moradores de acessarem a internet gratuitamente, mas também de conhecerem um pouco mais sobre o universo da informática.
Para se ter ideia da importância dos Sabe Tudo para os sorocabanos, em 2010 nada menos que 4.623 crianças, jovens e adultos se formaram nos cursos de informática básica e avançada e de cidadania, desenvolvidos pelo projeto Pérola, ONG parceira da Prefeitura e que administra as unidades do Sabe Tudo. Além dos estudantes, que tem prioridade de uso dos computadores, os moradores também utilizam a internet para cadastrar ou conferir os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, procurar trabalho, encaminhar currículos e enviar e-mails.  
Muitos dos jovens que se formam nos cursos do Sabe Tudo ganham um incremento no currículo que os ajuda, inclusive, a conquistar o primeiro emprego. Os que se destacam no curso são contratados pelo próprio projeto Pérola, e se tornam monitores para ensinar os novos alunos.
No dia 7 de fevereiro, cerca de 3.700 novos alunos iniciaram os cursos de informática básica e avançada, nas 21 unidades do Sabe Tudo. Os cursos são ministrados por monitores do projeto Pérola. Tanto os cursos, quanto o uso dos computadores (com internet banda larga), têm como prioridade atender os estudantes da rede pública, mas adultos, e até mesmo idosos, também participam. No curso de Informática básica, os alunos vão aprender Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como, a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Os cursos terão cinco meses de duração.

 

Capital de Giro

O capital de giro é a soma dos recursos financeiros da empresa necessários para financiar o ciclo produtivo do empreendimento.
Ou seja, é o dinheiro disponível no caixa, em bancos ou aplicados em estoques e valores a receber de clientes.
O capital de giro é influenciado principalmente pelos prazos médios de estocagem, de recebimentos das vendas a prazo e pagamento de compras.
Portanto, formar um grande estoque de produtos significa um gasto maior. Se, além disso, o prazo de recebimento das vendas for muito grande, pode ser que você fique sem dinheiro na hora de pagar as contas da empresa, sem o capital necessário para o giro do negócio.
“Fique atento com a inadimplência, não perca o controle. Adote uma política de redução de custos e despesas. Reduza os prazos de recebimento e estocagem. Dilate os prazos de pagamento e renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo”, recomenda o consultor do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcanti.
E lembre-se, mantenha a empresa lucrativa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro. Saiba mais no www.sebraesp.com.br


 

O Mundo sempre foi bizarro?

Homens, cuidado: silicone pode matar! Notícia publicada recentemente num jornal britânico afirma que uma cobra morreu envenenada após picar o seio de uma modelo siliconada!!! Ahahahahahahaha
Já na Austrália uma festa virou caso de polícia! Tudo porque uma jovem resolveu publicar em seu facebook que daria uma “pequena” festa, na casa dela, para comemorar o seu aniversário. Mas o evento teve que ser cancelado porque apenas 200 mil pessoas confirmaram presença na festinha!!!! ahahahahahahaha
E a cidade de Sorocaba está cada vez mais “fantástica”. Desta vez, 2 empresas que atuam na instalação de radares e já prestaram serviço para o município, foram citadas em reportagem sobre negociações de supostas propinas e licitações fraudulentas! É fantástico!!!! ahahahahahahaha
O trânsito da cidade também está dando o que falar! Uma nova modalidade de prejuízo ao bolso do motorista sorocabano foi inventada no semáforo da Marginal Dom Aguirre, ao lado do Corpo de Bombeiros: arrastão de motoqueiros contra os motoristas. Desesperados, eles pediram ajuda para os Bombeiros... Será que um belo jato de água colocou os motoqueiros pra correr??? Salve-se quem puder!!!
E vem aí mais um tipo de multa para os sorocabanos: moradores de casas e terrenos onde forem encontrados criadouros do mosquito da dengue! Daqui a pouco, se você der um espirro na rua, também vai ganhar uma multa!!!! Ahahahahahahaha
Já os ilustres vereadores sorocabanos cada vez mais se afastam da função principal de seus cargos: fiscalização do Executivo, isto é, fiscalizar as ações do governo municipal. Mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aberta para apurar o pagamento por parte da Prefeitura de empréstimos bancários obtidos por funcionários municipais, foi arquivada pela Câmara. Por que será que eles não querem investigar nada??? Será que se eu emprestar dinheiro no banco para pagar as 24 parcelas do meu carnê das Casas Bahias, a Prefeitura também vai pagar meu empréstimo???? Acho que vou procurar o Banco do Povo!!!! ahahahahahaha
Garota Enxaqueca

.: voltar :.