.: Matérias Julio de Mesquita 32 :.
 
.: Editorial :.

 

Compartilhar experiências
e problemas faz bem à saúde

Os moradores da Zona Oeste de Sorocaba têm uma ótima oportunidade de além de cuidar da sua saúde como um todo, integrar os cuidados com o corpo e a mente. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sorocaba I, do bairro Júlio de Mesquita, oferece aos moradores da região a Terapia Comunitária, uma vez por semana, na própria unidade. São reuniões em grupo, onde as pessoas se encontram para trocar experiências, problemas, dividir suas aflições e angústias. E assim cuidar da sua saúde como um todo! O ser humano é um ser social por natureza e inúmeras vezes precisamos de um “ombro amigo” para desabafar nossas aflições do dia a dia. A correria da vida moderna, muitas vezes, nos rouba um tempo precioso para aquela conversa simples, calma e sem pressa com uma pessoa amiga.
O fato de podermos dividir nossas angústias em grupo faz da terapia comunitária um ótimo momento para aliviar nossas tensões e conflitos internos, e trazer uma melhor qualidade de vida. É um privilégio a comunidade sorocabana ter acesso gratuito a esse tipo de recurso tão indispensável ao bem-estar das pessoas e da nossa saúde como um todo.
Quando a gente se sente bem com nós mesmos, com a vida, com as pessoas e com nossos sentimentos e emoções, a nossa saúde física e mental agradece e vivemos bem, apesar das lutas diárias. Não dá pra imaginar uma vida sem adversidades, mas poder compartilhar nossas aflições, problemas e experiências em grupos de terapia comunitária é um tremendo alívio para a nossa mente e para o nosso corpo.
Sorocaba está de parabéns por essa iniciativa pioneira na área da saúde e esperamos que a comunidade local realmente participe dessa oportunidade maravilhosa!

 

.: Terapia Comunitária na UBS do Júlio de Mesquita :.

“Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”. Este é um dos lemas da terapia comunitária, que tem como objetivo a promoção da saúde: sua metodologia é a formação de grupos, onde cada participante relata suas experiências e problemas, auxiliando assim uns aos outros a superar as aflições do dia a dia, antes que elas se transformem em doenças ou se agravem.
Em Sorocaba, além de já existirem 12 rodas de terapia comunitária em funcionamento, mais 3 devem começar em breve. Na UBS Sorocaba I, do bairro Júlio de Mesquita, a Terapia Comunitária recomeçou em fevereiro, a partir das 8h30. E as sessões acontecem toda terça-feira, também a partir das 8h30. Todas as pessoas que quiserem participar devem comparecer na UBS, no dia e horário das sessões. Não é necessário fazer inscrição.
Segundo a médica Maria Clara Schaidman Suarez, uma das gestoras do programa de Terapia Comunitária e coordenadora do Serviço de Saúde Mental da SES (Secretaria da Saúde), a terapia comunitária visa abordar as pessoas que tenham algum tipo de sofrimento. “É uma forma de tratar da saúde delas, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida, sem que necessariamente elas tenham de ir a um psiquiatra, por exemplo”, explica a médica.
Os grupos de terapia comunitária são coordenados pelos alunos do curso de formação de terapeutas comunitários, numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba com o Grupo Piracema – Núcleo Regional de Atenção à Família. A primeira turma, composta por 42 pessoas, entre elas profissionais das Secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv) e da Cidadania (Secid) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tem aula desde agosto do ano passado e se formará em março.
Direcionado também a líderes comunitários e pessoas que desenvolvem algum trabalho relacionado à promoção social ou de saúde, a iniciativa tem como meta formar os chamados ‘terapeutas comunitários’, que irão auxiliar nos cuidados da saúde emocional e mental da população, principalmente nos bairros periféricos da cidade.
De acordo com Maria Clara, Sorocaba sai à frente mais uma vez, oferecendo o curso gratuito de formação de terapeutas comunitários, comenta a médica. Desde outubro do ano passado, alguns alunos do curso já estão atuando nas comunidades. Sorocaba foi dividida em seis grandes áreas e, em cada uma, atuará um grupo de terapeutas para realizar o trabalho com a população. “Nossa ideia é chamar mais pessoas para participarem da terapia comunitária e aumentarmos o número de rodas, para que, em breve, possamos atender o município inteiro”, diz Maria Clara.
Márcia Ribeiro de Freitas, que trabalha na rede municipal de saúde, é uma das alunas do curso e já participa das rodas de terapia comunitária. “É uma troca intensa de experiências. Está sendo muito gratificante participar e fazer parte deste programa”, declarou.
As 12 rodas de terapia em funcionamento estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Para participar, basta procurar um dos locais onde são realizadas as sessões e pedir informações. Na Zona Oeste de Sorocaba, as rodas de terapia comunitária estão disponíveis nas UBS do Wanel Ville (quartas, às 14h), e na UBS Sorocaba I (terças, às 8h30), no bairro Júlio de Mesquita.

.: Alunos da EE Rafael Orsi Filho voltam às aulas com novidades:.

Os alunos da EE Prof. Rafael Orsi Filho voltaram às aulas em fevereiro com muitas novidades. No pátio da escola, os estudantes ganharam um espaço melhor e mais agradável para descansarem no período do intervalo. Foram colocados no pátio mesas e bancos, com pintura na cor laranja. Além disso, as salas de aulas também ganharam cortinas renovadas e a Sala de Leitura terá, a partir deste ano letivo, 2 professores durante todo o período escolar.
A equipe de professores da EE Prof. Rafael Orsi Filho também ganhou um reforço especial, com novos titulares, que já vestiram a camisa da escola. O Programa Escola da Família, que acontece aos finais de semana, também tem novidades: uma nova equipe e um curso especial de dança de salão. As pessoas que quiserem participar podem entrar em contato com a escola. E no dia 5 de março acontece um evento especial: o grito de carnaval, que vai agitar os alunos e a comunidade em geral! Todos estão convidados a prestigiar!

 

.: Enfermagem em foco - Escola de enfermagem na Zona Oeste :.

“Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e experiências, com um campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que abrangem o estado de saúde e doença; portanto, exige dos profissionais competência técnica, capacidade criativa, de reflexão, de análise crítica e um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos”.
É dentro desse contexto que foi fundada a Escola Politécnica de Enfermagem Anna Nery, com o compromisso de ser muito mais do que uma escola de enfermagem. Trata-se de uma Instituição de Ensino que tem por finalidades: gerar, transmitir e disseminar o conhecimento, em padrões elevados de qualidade; formar e aperfeiçoar o profissional de enfermagem em nível técnico; promover a formação humanística do profissional da saúde. Tudo foi pensado, estudado e desenvolvido para proporcionar aos alunos um aprendizado 100%, nos cursos de Auxiliar/Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem do Trabalho. Conta com uma estrutura planejada, visando o bem estar dos alunos, com laboratório de última geração, colocando o aluno dentro do ambiente hospitalar. Possui os melhores professores (enfermeiros especializados em docência) e uma equipe de profissionais totalmente capacitados.


.: Escolas municipais da Zona Oeste passam a ter ensino integral:.

Mais 3 escolas da Zona Oeste de Sorocaba passam a ter ensino integral, desde fevereiro, com o início do ano letivo 2011. As escolas municipais da região que passam a ter ensino em tempo integral são: Josefina Zilia de Carvalho, do bairro Jardim Guadalajara; Luis de Almeida Marins, do Júlio de Mesquita Filho, e Maria de Lourdes M. Martinez, do Jardim Santa Bárbara.
De acordo com dados de dezembro do ano passado do Censo Escolar, são 46.122 alunos, dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, além daqueles que integram o projeto “Alfa Vida”, de alfabetização de adultos, que retornaram às aulas em fevereiro.
Durante o período de férias, os prédios que necessitavam de reforma passaram por serviços de limpeza ou pintura, manutenção hidráulica e elétrica, além de adequações físicas para receber os estudantes. Em 7 unidades escolares, incluindo as da Zona Oeste, os alunos terão uma surpresa das mais agradáveis a partir deste ano letivo: eles passarão a ficar o período integral na escola para participar das atividades múltiplas da Oficina do Saber.
A escola em período integral proporciona, em horário diferenciado das aulas, diversas atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre. A grade curricular da Oficina do Saber também foi reforçada com judô, esportes educacionais, caratê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circence e educação ambiental. E, em caráter experimental, aula de empreendedorismo na EM Irineu Leister, do bairro Jardim Ipiranga.
Os professores e funcionários da administração de cada unidade voltaram ao trabalho no dia 3 de fevereiro, quando começaram os preparativos para receber os alunos no retorno às aulas. Uma equipe da Secretaria da Educação trabalha na elaboração do calendário escolar 2011, que terá 200 dias/aulas.

.: Estudantes conhecem “Árvores Cidadãs Sorocabanas” na Zona Oeste :.

Um grupo de 30 universitários dos cursos de Biologia, História e Pedagogia das instituições PUC, Uniso, Ufscar e Unip conheceram no dia 11 de fevereiro algumas das árvores do Passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas”, que estão localizadas na Zona Oeste de Sorocaba. Os estudantes são estagiários da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e começarão a atuar diariamente nos parques da cidade, a partir de março.
Os estudantes conheceram a Paineira Rosa, de aproximadamente 65 anos, que está plantada na Praça Oxford, no Cerrado. Símbolo da cidade, a árvore possui atualmente 6,30 metros de circunferência. Suas sementes alimentam várias espécies de animais, como as maritacas, por exemplo. Já a paina, que parece um algodão, pode ser usada para o enchimento de travesseiros.
Outras árvores visitadas pelos universitários são três Copaíbas, de 61, 73 e 87 anos, plantadas na Praça Márcia Mendes com a Avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz. A espécie tem princípios medicinais e ocorre tanto na Mata Atlântica, quanto no Cerrado, mas se desenvolve melhor na mata ciliar.
Com o passeio, os alunos conheceram um pouco mais sobre as histórias e as características de árvores de diferentes espécies, em idade já avançada. As oito árvores incluídas no roteiro fazem parte das 18 que Sorocaba possui com imunidade ao corte, conforme determinam as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. Há ainda a pesquisa da bióloga Lígia Ferreira Fedele, disposta em um catálogo, que trata sobre as espécies nativas e centenárias de Sorocaba.
O Passeio “Árvores Cidadãs Sorocabanas” foi acompanhado pelo biólogo da Sema, Demis de Lima, que contou histórias e curiosidades de cada uma das árvores visitadas. Segundo ele, o objetivo do passeio é capacitá-los para que, a partir de março, possam atuar nos parques ecológicos da cidade (Biquinha, Água Vermelha e “Quinzinho de Barros”), inclusive, no Programa “Criança Ecológica”. Para isso, desde o início de fevereiro, a Sema está desenvolvendo diversas atividades com os estagiários, envolvendo-os com temas como educação ambiental, oficina de plantio, recreação, nascentes, bacia hidrográfica, conservação dos recursos hídricos, peixes do Rio Sorocaba, entre outras.
Recentemente, os estagiários também foram capacitados internamente nos parques onde vão atuar. “Como cada parque tem as suas características, inclusive, dentro do Programa ‘Criança Ecológica’, é interessante que eles também estejam mais próximos do local”, destaca Carolina Sodré, gestora de desenvolvimento ambiental da Sema.
No Parque da Biquinha, a equipe da Sema desenvolve o ‘Criança Ecológica’ com a Agenda Cinza (poluição urbana e  consumo consciente); no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a Agenda Verde (fauna e flora); e no Parque Água Vermelha, a Agenda Azul (água).


.: Obras da Oficina do Saber continuam no Júlio de Mesquita :.

Continuam em andamento as obras do prédio onde irá funcionar uma Oficina do Saber, no bairro Júlio de Mesquita, em frente à EE Antônio Vieira Campos, na Av. Dr. Américo Figueiredo. A previsão é que a obra esteja concluída em maio deste ano.
A Oficina do Saber faz parte do programa Escola em Tempo Integral, desenvolvido em Sorocaba pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação. Este ano, a cidade ganha ainda quatro novos prédios. Dois terão área construída de 1.021 metros quadrados e os demais 1.682 metros quadrados, beneficiando os estudantes e moradores do Jardim Montreal, Júlio de Mesquita, Jardim São Guilherme e Marcelo Augusto.
O programa proporciona, em horário diferenciado das aulas, diversas oficinas, atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre, além de judô, esportes educacionais, caratê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circense e educação ambiental. Atualmente o programa conta com quatro prédios em funcionamento (Laranjeiras, Mineirão, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério e Nova Esperança/Vila Barão), onde as crianças desenvolvem a maioria das oficinas.
Além dos educadores da Rede Municipal, o programa conta com equipe de apoio, prestado por universitários da Fefiso e da Academia de Ensino Superior, além de alunos da Uniso, que atuam como estagiários nas diversas atividades. Na Escola em Tempo Integral, o espaço de aprendizagem não se dá apenas na escola, de maneira formal, mas sim em todos os lugares que o bairro oferece.
São atividades que seguem o conceito do programa Cidade Educadora. As crianças são divididas em grupos e, sob orientação de monitores e de um educador comunitário, desenvolvem atividades também nos locais disponíveis nas proximidades das escolas participantes, como uma praça, um parque, uma quadra de esportes, a casa paroquial de uma igreja, entre outros.


.: Kumon: educação que surpreende :.

Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.
Aproveite a promoção especial de desconto de 100% na matrícula, de 01 de fevereiro a 19 de março, e conheça o Kumon agora mesmo!
A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20, (próximo ao Saae da General Carneiro). Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854. Kumon: educação que surpreende!


.: Foco Social - Paula Pacheco :.



.:Obras do Programa Sorocaba Total chegam à Zona Oeste :.

A Secretaria da Administração publicou no dia 19 de janeiro, a abertura de licitação para uma nova fase de obras do Programa Sorocaba Total. Este terceiro lote prevê a duplicação e revitalização de ruas e avenidas na Zona Oeste de Sorocaba: Rua Luiz Mendes de Almeida, no trecho entre o km 104 da Rodovia Raposo Tavares e a Avenida Getúlio Vargas, além da implantação da Via Marginal do Córrego Itanguá, no trecho entre a Rua Luiz Mendes de Almeida e a Avenida Santa Cruz.
O recebimento de documentos para habilitação, bem como de propostas financeiras, será no dia 4 de março, às 10h. Este lote do Sorocaba Total tem valor estimado de R$ 28 milhões e deverá ser concluído em doze meses após a emissão da ordem de serviço. Maior obra viária em andamento no interior de São Paulo, o Sorocaba Total foi concebido pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
O programa prevê a construção de 3 complexos viários, criando rotas alternativas a partir da Castelinho, com a implantação de 33 km de novas avenidas e ruas, o que irá possibilitar a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade. Ao todo, o Sorocaba Total prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de US$ 90 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).   
O secretário de Gestão e Planejamento, Rodrigo Moreno, disse ainda que em uma das licitações está prevista a construção de pontes e viadutos. “Haverá na Avenida Américo de Figueiredo”, disse. Segundo Moreno, toda a obra do programa viário “Sorocaba Total” será entregue até o final do governo Vitor Lippi. “Nossa expectativa é de 12 a 18 meses de obras”, finalizou.
Os 3 complexos viários do Sorocaba Total são: Ulysses Guimarães, Mário Covas e André Franco Montoro. Na Zona Oeste da cidade, as obras fazem parte do complexo viário André Franco Montoro, com o seguinte trajeto: começa na Castelinho, segue pela Fernando Stecca e Camilo Júlio, ruas João Ribeiro de Barros, J.J. Lacerda, Hermelino Matarazzo, avenidas Brasil, General Osório, entra em nova marginal do córrego Itanguá, cruza a Avenida Santa Cruz, segue pela Avenida Luiz Mendes de Almeida, até a rodovia Raposo Tavares.
Com as obras em andamento, os 3 complexos viários em construção já estão ganhando os contornos que irão agilizar o trânsito de veículos e pessoas nas diversas regiões da cidade. Do Complexo Mário Covas, 47% das obras já foram concluídas; do Ulysses Guimarães, 43% e, do Franco Montoro, 23%. Até o início de abril a licitação de três novos lotes será realizada, explica Moreno.

.: Entidades com inscrições abertas para cursos gratuitos :.

Se você quer aprender a usar o computador para conseguir uma vaga de trabalho ou vender produtos e serviços pela internet para ter uma fonte de renda, 1 entidade e 1 estabelecimento comercial da Zona Oeste de Sorocaba estão com vagas abertas para cursos gratuitos.
A Associação Amor em Cristo, no bairro Júlio de Mesquita, está com inscrições abertas para o curso de informática, para pessoas de 15 a 30 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro no local. É preciso apresentar declaração ou histórico escolar, e xerox do comprovante de residência e do RG.
As aulas começam em março e serão formadas 2 turmas: uma no primeiro semestre, e a outra no segundo.
A entidade fica na Rua José Escobar Sanches, 68. Mais informações, pelo telefone: 3321-5027.
Para quem quer ter uma renda extra ou uma atividade profissional pode fazer o curso gratuito de compra e venda pela internet, oferecido pelo RógerNet Centro de Treinamento Profissional, do bairro Parque Manchester.
No Curso Intensivo de Compra e Venda na internet, o aluno irá aprender onde comprar produtos a preço de custo e como revendê-los em sites de vendas existentes na internet (celulares, eletrônicos, chapinhas, entre outros).
Além disso, o aluno também aprende com ser um vendedor de sucesso nos sites de vendas, como utilizar os sites de cobrança (pagamentos, saques e recebimentos); como se cadastrar nas megas lojas de vendas de produtos; realizar pesquisas de produtos mais vendidos; aprender a calcular frete PAC e SEDEX pelo site dos Correios; como ver e enviar código de rastreamento; como calcular despesas e lucros; como manter uma ótima reputação positiva para vender cada vez mais, entre outros temas.
O curso tem carga horária de 20 horas: 2 dias por semana ou 1 hora por dia na semana. As pessoas interessadas devem ter noções básicas de informática (Windows) e navegação (internet) para realizar o curso gratuitamente.
Aproveite! É uma excelente oportunidade de ter uma renda extra considerável e de ter o seu próprio negócio. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Mais informações no local, na Rua Dr. Américo Figueiredo, 1979, sala 3, Parque Manchester, ou pelo telefone: 3329-8584.

.: Curso de alfabetização de jovens e adultos com inscrições abertas :.

O curso de alfabetização de jovens e adultos “Alfa Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, está com as inscrições abertas para a formação de novas turmas. Se você tem algum conhecido que ainda não sabe ler e nem escrever, ou que abandonou a escola, incentive-o a se inscrever e frequentar o “Alfa Vida”.
Para tornar mais acessível a população, a Prefeitura realiza uma campanha de conscientização para atrair alunos ao curso de alfabetização. A campanha de divulgação prevê a utilização de cartazes, panfletos e até carro de som que percorrerá os bairros, convidando os adultos que ainda não sabem ler e escrever, a participarem do projeto.
De acordo com o professor Luiz Fábio Santos, coordenador do “Alfa Vida”, a expectativa é atrair um número igual ou superior ao de alunos inscritos em 2010, que foi de 1.050. “A Secretaria da Educação vem conseguindo avanços expressivos na redução do índice de analfabetismo, mas o trabalho é contínuo até erradicar de vez”, explica.
Em relação ao ano passado o projeto terá uma novidade: além das aulas diárias (sempre no período noturno), os alunos também poderão receber aulas nas tardes de sábado, nas escolas que fazem parte do programa “Clube da Escola”. “Essa iniciativa visa permitir àqueles cidadãos que trabalham a estudar com mais tranquilidade”, explica.
Assim como ocorreu no ano passado, as inscrições podem ser feitas: permanentemente nas escolas municipais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h), nas 14 escolas integrantes do “Clube da Escola” (sábado e domingo, das 9h às 16h) e ainda nas 21 unidades do Sabe Tudo (das 8h às 20h). A abertura de uma classe é feita com o mínimo de 20 alunos.
Para se inscrever basta ter no mínimo 15 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental, levar cópia do RG ou certidão de nascimento ou de casamento. Durante os 20 anos de funcionamento, o Alfa Vida já formou mais de 7 mil alunos, com a oportunidade de continuarem os estudos, muitos deles chegaram a concluir a faculdade.

 

 

Sebrae incentiva a regularização das micro e pequenas empresas

Desde o ano passado, por meio de uma parceria entre o Jornal Bairro em Foco e o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, cada edição traz um tema de interesse das micro e pequenas empresas, além da divulgação de uma agenda com cursos gratuitos para quem quer abrir seu próprio negócio, ou fazer cursos para melhor administrar sua empresa.
Segundo Sandra Amaral Reis Soares, do Sebrae/Sorocaba, a maior demanda dos cursos oferecidos pelo escritório regional na cidade tem sido em relação ao MEI (Microempreendedor Individual). “Muitos empreendedores ainda estão na informalidade e o MEI é uma ótima oportunidade para regularizarem seus negócios”, explica Sandra.
De acordo com a consultora do Sebrae, principalmente nos bairros existem muitos micro e pequenos empresários que ainda não sabem como regularizar o seu negócio. Por isso, os cursos gratuitos de capacitação oferecidos na cidade são uma ótima oportunidade para fortalecer o crescimento das micro e pequenas empresas na Zona Oeste de Sorocaba.
Ao se tornar um Microempreendedor Individual, além de regularizar seu próprio negócio, o empreendedor terá acesso a outros benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, e possibilidade de crescimento do seu negócio, entre outras vantagens.
Por isso, se você possui um negócio, mas ainda não sabe como regularizá-lo é muito simples. Confira nesta página as datas e horários dos cursos MEI e faça sua inscrição gratuitamente no Sebrae/Sorocaba. Saiba mais no www.sebraesp.com.br



 

Coisas da Terra Rasgada...

Jesus amado, a nossa querida terra rasgada (Sorocaba) já está parecendo uma mini Ilha da Fantasia (Brasília)! Quase tudo que a gente confiava, está ficando duro de acreditar! Será que é algum tipo de efeito “Viagra”???? ahahahahahaha
E a cidade está mesmo, cada vez, mas cheia de atletas entre as autoridades sorocabanas. Depois dos vereadores que bateram o recorde em aprovar, em menos de 30 segundos, o aumento dos seus próprios salários, quem já está escalando atletas paras as Olimpíadas de 2016, no Brasil, é a nossa Guarda Municipal. A modalidade esportiva: jogar carro da ponte, de uma altura de 4 metros!!!! Ainda bem que ele não tinha carteira de motorista, já imaginou se tivesse???? ahahahahaha
Voltando aos vereadores, já que eles foram obrigados a desistir do gordo aumento dos seus próprios salários, agora eles querem se vingar do prefeito e dos secretários municipais. Um deles já apresentou um projeto de lei para diminuir os salários deles!!!! Mas o prefeito galã Victor Lippim disse que “diminuir salário é jogada para aparecer”. E pra aparecer só ganhando mais de R$ 11 mil por mês ou R$ 19 mil mensais, igual ele. Quem pode, pode. Quem não pode, se sacode!!!! Ahahahahahaha
E um aposentado da terra rasgada inventou um novo jeito de dar aquela levantada no casamento: arrume uma amante, prenda a patroa num porão, sem ventilação, por 16 anos, e quando alguém descobrir simplesmente diga que ela tem problema mental. Se ela é maluca, imagina ele então!!!!???? Ahahahahahaha
A terra rasgada também inventou uma nova tonalidade para a raiva. Aqui, ninguém mais fica roxo ou vermelho de raiva. Agora tudo mundo fica “amarelinho” de raiva, e ganha, de brinde, uma multa!!! ahahahahahaha

Garota Enxaqueca



.: voltar :.