.: Matérias Julio de Mesquita 30 :.
 
.: Editorial :.

 

Jornal Bairro em Foco estreia nova coluna

A edição do Júlio de Mesquita & Cia que você está lendo agora chega com uma nova coluna: Garota Enxaqueca! Nesse novo espaço, o Jornal Bairro em Foco quer trazer um pouco de humor para os seus leitores! Pelo menos esse é o objetivo da Garota Enxaqueca: uma personagem muito indignada, principalmente com a política nacional, e que foi inspirada na conhecida série que passava numa emissora de televisão especializada em música, chamada Garoto Enxaqueca! O Bairro em Foco espera que a Garota Enxaqueca, além de provocar umas boas risadas em nossos leitores, ajude-os a refletir sobre o futuro do nosso país, porque acreditamos que todos nós desejamos uma sociedade melhor para nós, nossos filhos, netos, bisnetos... Por isso, leia, opine e comente o que você achou sobre a coluna da Garota Enxaqueca. Confira no Expediente, na página 3, o nosso endereço de e-mail e mande a sua opinião!
Em função da nova coluna, o Jornal Bairro em Foco agradece imensamente a colaboração, durante várias edições, da psicóloga Christiane M. T. Araújo que, gentilmente, escreveu ótimos textos, ajudando nosso leitor a refletir sobre os conflitos psicológicos do dia a dia, no espaço “Pergunte para a Cris”. O Bairro em Foco acredita que atendeu a todos os leitores que precisaram de uma orientação psicológica, respondendo as dúvidas e perguntas que nos foram enviadas, e, por isso, a coluna não será mais publicada.
O Jornal deseja, cada vez mais, trazer novos espaços e colunas, com conteúdo de qualidade e que verdadeiramente agrade nossos leitores e seus anseios. E com esse objetivo em mente, as novidades estão chegando ao Bairro em Foco. Já lançamos o Espaço e a Agenda do Empreendedor, divulgando informação especializada para orientar os empreendedores da Zona Oeste e fortalecer o comércio local. Se você leu no jornal e foi até o Sebrae buscar informação ou fez algum dos cursos oferecidos gratuitamente, escreva para o Bairro em Foco e nos conte a sua história: bairroemfoco@terra.com.br
Boa leitura!

 

.: EE Prof. Rafael Orsi Filho terá Projeto “Escola Segura” :.

A escola estadual Prof. Rafael Orsi Filho é um dos estabelecimentos de ensino da cidade que vai receber o Projeto “Escola Segura”. Coordenado pela Secretaria da Juventude, o projeto visa tratar as questões de violência e do uso de álcool e outras drogas, primeiramente, em seis escolas estaduais de Sorocaba. Com o objetivo de garantir a preservação do ambiente escolar no que diz respeito ao uso de álcool e outras drogas e, com isso, prevenir a violência nas escolas públicas da cidade e em suas imediações, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), dá início a partir desta quinta-feira, 21 de outubro, um projeto-piloto do Projeto “Escola Segura”.
A primeira experiência vai acontecer com os alunos do ensino fundamental e médio da EE “Rev. Ovídio Antonio de Souza”, no bairro Nova Esperança. Segundo a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi, a ideia do projeto é unir esforços para combater o problema. “A ideia do projeto surgiu quando a Diretoria Regional de Ensino nos procurou para pedir ajuda do poder público municipal nas questões da violência nas escolas estaduais em Sorocaba. Por isso, nos unimos para somar esforços para combater esse problema”, conta. De acordo com Gisele Varella Furlan, terapeuta ocupacional e funcionária da Secretaria da Juventude, o projeto vai tratar sobre temas variados com os alunos. “Não vamos falar somente sobre as drogas, essa será uma estratégia nossa para conseguirmos atingir o nosso objetivo com os jovens”, explica.
Para isso, uma equipe da Prefeitura visitou as escolas estaduais da cidade e conseguiu conhecer mais profundamente a rotina escolar e ouvir as principais necessidades e dificuldades dos professores e diretores. Em seguida, com a análise das visitas, foram selecionadas seis escolas para participarem do projeto piloto: EE “Rev. Ovídio Antonio de Souza” (Nova Esperança), EE “Prof. Antonio Cordeiro” (Laranjeiras), EE “Francisco Camargo Cesar” (Vila Helena), EE “Wilson Ramos Brandão” (Ouro Fino), EE “Joaquim Izidoro Marins” (Vila Angélica) e EE “Rafael Orsi Filho” (Júlio de Mesquita Filho).
Além da Sejuv e da Diretoria Regional de Ensino, outras secretarias municipais também estão envolvidas no projeto, como a Secretaria da Educação, Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), que vai trabalhar com a questão da iluminação e de limpeza de terrenos baldios, e a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), na fiscalização de bares e cybers irregulares próximos às escolas e na segurança, e a Urbes – Trânsito e Transportes, nas questões do trânsito local.
Além disso, algumas Organizações Não Governamentais (ONG’s) também são parceiras do projeto: Grupo Piracema, Banco Pérola e Auocka – Empreendimentos Socioculturais.
Para a secretária da Juventude, os resultados do “Escola Segura” poderão ser verificados por meio da diminuição de boletins de ocorrência interna, diminuição da evasão escolar, melhora no desempenho escolar, entre outros fatores.

.: Ciclovias chegam a mais bairros na Zona Oeste :.

Mais bairros da região da Zona Oeste de Sorocaba serão beneficiados com ciclovias: o Júlio de Mesquita e o Quintais do Imperador. Até o final do ano, a meta da prefeitura é chegar até 80 quilômetros de ciclovias. Considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, o Plano Cicloviário de Sorocaba avançará em breve em mais uma etapa. Por determinação do prefeito Vitor Lippi, nesses próximos dias, a Prefeitura inicia a construção de mais 15 km, completando uma rede de 80 km. As obras serão desenvolvidas em avenidas de diferentes regiões, além de iniciar o processo de interligação das ciclovias aos parques da cidade, beneficiando a todos que pedalam, seja para quem vai ao trabalho, para o lazer ou para a prática de atividades físicas.
De acordo com Lippi, a meta do Plano Cicloviário é viabilizar 100 quilômetros de ciclovias interligadas até 2012, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade. Conforme cronograma da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), as próximas ciclovias serão implantadas na Zona Norte, na Avenida Ipanema e no Parque da Formosa (até a Av. Ulysses Guimarães); Zona Leste, na Rua Pereira da Fonseca (Éden); na Zona Oeste, no acesso ao bairro Quintais do Imperador e na Av. Américo Figueiredo (altura do Júlio de Mesquita), e na Zona Sul, no Campolim (entre os parques “Kasato Maru” e “Carlos Alberto de Souza”). Essas obras devem terminar até o final do ano.
O diretor de Serviços Urbanos da Seobe, Clébson Ribeiro, explica que um dos objetivos do Plano Cicloviário é promover a interligação entre ciclovias e parques, visando incentivar o uso dos dois espaços como promotores de qualidade de vida. Com mais de 65 km concluídos, o Plano Cicloviário de Sorocaba garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte. Em 2009, o projeto garantiu destaque a Sorocaba durante o prêmio “Município Verde Azul”, com o prêmio especial “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela maior rede de ciclovias do Estado. A cidade ainda se destacou como a maior nota entre os municípios de São Paulo com mais de 100 mil habitantes.

 

.: “Contação de Histórias” é atração gratuita para as crianças :.

O projeto “Contação de Histórias”, da Secretaria da Cultura e Lazer, tem como objetivo proporcionar à população em geral, em especial às crianças, uma variedade de atrações lúdicas e dinâmicas, com espetáculos e contação de histórias em alguns espaços públicos da cidade, levando diversão e alegria aos participantes. No bairro Jardim Ipiranga, as atrações acontecem no teatro de arena da Praça Maestro Nilson Lombardi, aos finais de semana. Confira a programação e leve seus filhos!
13/11 - Espetáculo: Teatro Ecológico Interativo – “O caminho da casa do vovô Gepet” - Cia. 1.2.3 e já! – 17h
27/11 - Espetáculo: “Maria e João”Trupe Koskowisck – 17h



.: Santa Bárbara ganha entidade para portadores de necessidades especiais :.

O bairro Jardim Santa Bárbara, desde setembro de 2010, conta com uma entidade de apoio aos portadores de necessidades especiais: a Associação Desportiva dos Deficientes de Sorocaba (ADDS). Com a finalidade de prestar serviços gratuitos às pessoas com deficiências na cidade, o objetivo da entidade é integrar socialmente a pessoa com deficiência, por meio de ações relacionadas à saúde, esporte, trabalho, além de capacitação profissional e lazer. Além disso, a Associação Desportiva dos Deficientes de Sorocaba luta pelos direitos e cumprimento das leis para acessibilidade e infraestrutura destes cidadãos.
A ideia de montar a Associação partiu do profissional de educação física e professor de handball, Marcos Vinícius Brisola, que há pouco mais de 2 anos montou um time de cadeirantes para a prática de esportes. “Na cidade, infelizmente, ainda há pouco incentivo para que os deficientes físicos pratiquem exercícios físicos e, menos ainda, para incentivá-los a praticar uma modalidade esportiva”, explica ele. Mesmo sem nenhum patrocínio, os jovens da ADDS treinam handball no ginásio do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e participam de competições oficiais, como o Campeonato Paulista e Brasileiro.
Além disso, um dos meninos do time faz parte da equipe da seleção brasileira de handball, onde Marcos também é auxiliar técnico. Em 2009, o time foi campeão paulista e ficou em terceiro lugar no Brasileiro, além de ter participado dos Jogos Regionais e Jogos Abertos. Tanta dedicação e esforço da equipe já renderam várias reportagens em grandes emissoras de TV, contando a história da equipe.
Wendell Vinícius de B. Silva, 23 anos, faz parte do time de handball há alguns meses e foi convidada pela fisioterapeuta da ADDS a se juntar ao grupo. “Entrar para o time de handball e praticar esportes melhorou muito a minha qualidade de vida, principalmente a parte social”, conta ele.
Como a grande maioria das associações assistenciais, a ADDS também precisa da colaboração de voluntários e doações. Por isso, se você quiser colaborar com a entidade, faça uma visita na Rua Almir Muza Soares, 279. A ADDS vende potes de doces caseiros e presta uma série de serviços, com preços mais acessíveis, para interessados, além de promover eventos para arrecadar fundos para a entidade. Mais informações, pelo telefone: 4141-2337.

 

.: Guia Comercial Zona Oeste em Foco começa a ser entregue :.

Após meses de trabalho minucioso e apurado, escolha da melhor impressão, a quantidade enorme de trabalho das gráficas da cidade em função das eleições, o Guia Comercial da Zona Oeste em Foco está pronto para ser entregue, gratuitamente, com a qualidade editorial e de impressão que nossos leitores e anunciantes merecem. O Guia Comercial Zona Oeste em Foco, o mais completo da região, com os mais diversos ramos de atividades comerciais, começa a ser entregue a partir do início de novembro.
O sistema de entrega dos 41 mil exemplares do Guia será igual ao do Jornal Bairro em Foco, de porta em porta, e preferencialmente em mãos. Por isso, a previsão é que a entrega completa do Guia seja extensa, para garantir que todas as residências, apartamentos e estabelecimentos comerciais da região de cobertura recebam o seu exemplar. Por isso, caso o Guia já tenha sido entregue na sua rua, mas se você não o recebeu, entre em contato com o Jornal Bairro em Foco pelos telefones: 3329-7596 ou 3202-6402, e peça o seu exemplar.
Enquanto isso, você já pode conferir o conteúdo completo e todas as opções de serviços, produtos e estabelecimentos comerciais da nossa região de cobertura por meio do site do Guia Comercial da Zona Oeste em Foco, no endereço: www.guiazonaoesteemfoco.com.br. Aproveite! Visite o site e conheça todas as facilidades que o Guia oferece para você encontrar de forma rápida os produtos, serviços e estabelecimentos comerciais existentes em nossa região. Mais do que um guia completo, com endereços e telefones de todos os ramos de atividades comerciais da região, o Guia da Zona Oeste em Foco é o resultado de um trabalho pioneiro e específico, para atender as necessidades dos moradores e anunciantes dos 30 bairros da área de cobertura do Jornal Bairro em Foco.


.: Rotary Club Sorocaba Esplanada entrega bolsas para gestantes :.

No dia 7 de outubro, uma equipe do Rotary Club Sorocaba Esplanada fez a entrega de 5 bolsas para as gestantes na Unidade Materno Infantil, do bairro Júlio de Mesquita. Desde abril de 2010, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Júlio de Mesquita realiza o projeto Novas Gerações, um grupo de futuras mamães que se encontram a cada 15 dias na UBS para receber orientações da equipe de profissionais de saúde da unidade. As bolsas, com fraldas, roupa e produtos específicos para bebês, foram entregues pelos representantes do Rotary: o presidente Evandro Fernandes, Andrea Catel e os integrantes Ciro Lobo, e Marcos Tadeu Stachewski, para as grávidas presentes no encontro.
Odileia Fernandes da Silva, 26 anos, mora no bairro Júlio de Mesquita, e está esperando uma menina. Desde o início da gravidez, ela participa do grupo de gestantes e ganhou uma das bolsas. “Eu estava mesmo precisando de uma bolsa como essa. Adorei, fiquei muito feliz!”, conta. Segundo a coordenadora da UBS, Janete Chinem, a entrega das bolsas foi um excelente presente para as futuras mamães. “Muitas gestantes são carentes e precisam de uma ajuda como essa”, destacou.
No grupo de gestantes, as futuras mamães recebem atendimento e orientação de uma equipe multiprofissional como: pediatra, assistente social, enfermeira, psicóloga e dentista. Além de muitas orientações e dicas importantes sobre a gestação e os cuidados com a chegada do bebê como: dicas de amamentação, banho do recém-nascido, entre outros. As reuniões acontecem na UBS sempre às quintas-feiras, a partir das 9 horas. Para saber as datas, entre em contato pelo telefone: 3221-7922.
O presidente do Rotary pretende marcar uma reunião com a coordenadora da UBS do Júlio de Mesquita para saber quais são as necessidades da unidade e como a entidade pode contribuir para ajudar os projetos em desenvolvimento no local. “Quero conhecer quais são as necessidades reais do grupo de gestantes, por exemplo, para ajudar da melhor forma possível”, afirma Evandro.

Programação da Saúde

Além do grupo de gestantes, a UBS do bairro Júlio de Mesquita possui uma série de atividades que promovem o bem-estar e a saúde de todos os participantes como: o grupo de caminhada, grupo de artesanato, da terceira idade e do coral. Convide seu vizinho e seus amigos e participe das atividades, que são todas gratuitas e coordenadas por profissionais de saúde da unidade. Confira a programação:
- Grupo da Caminhada: segunda, quarta e sexta, a partir das 7 horas
- Grupo de Artesanato: terça-feira, das 14h às 16h (fuxico, crochê e bordado)
- Grupo da Terceira Idade: quarta-feira, das 8h às 9h na UBS
- Grupo das Gestantes: quinta-feira, a partir das 9h (a cada 15 dias)
- Coral: quinta-feira, das 7h às 9h


.: Ônibus da Mulher e do Homem atende na Zona Oeste :.

Iniciativa inédita no Brasil, os Ônibus da Mulher e do Homem facilitam o acesso dos moradores aos serviços de saúde, levando mais qualidade de vida à população. As duas unidades móveis transitam pelos bairros da cidade e são facilmente identificados pelas cores Rosa (Mulher) e Azul (Homem). Durante o mês de novembro, os bairros do Piazza Di Roma, Wanel Ville II, Jardim São Paulo e Júlio de Mesquita vão receber os ônibus.
No Ônibus Rosa, são realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, testes de HIV (dentro do programa Fique Sabendo) encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos, basta comparecer ao local indicado. As mulheres que possuem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.
Já no Ônibus Azul, a equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas e realiza aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Confira a programação:

Ônibus Rosa
05/11 – Sociedade Amigos de Bairro Piazza Di Roma, Rua Mário José de Almeida, 130, ao lado do supermercado Alvorada, das 9h às 17h.
13/11 – EM Oswaldo Duarte, Wanel Ville II, Rua Luiz Gabrioti, 213, das 9h às 17h
20/11 – Comunidade de São Caetano, Jardim São Paulo, Rua Nicolau Archila Rodrigues, 419, das 9h às 15h
28/11 – EM Luiz Almeida Marins, Júlio de Mesquita, Av. Dr, Américo Figueiredo, 3.500, das 9h às 16h

Ônibus Azul
05/11 – Sociedade Amigos de Bairro Piazza Di Roma, Rua Mário José de Almeida, 130, ao lado do supermercado Alvorada, das 9h às 12h, 14h às 17h
20/11 – Comunidade de São Caetano, Jardim São Paulo, Rua Nicolau Archila Rodrigues, 419, das 9h às 12h, 14h às 16h.
28/11 – EM Luiz Almeida Marins, Júlio de Mesquita, Av. Dr, Américo Figueiredo, 3.500, das 9h às 16h

 

.: Dúvidas mais frequentes sobre implante dentário :.

O que são implantes dentários?
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior.
Qual a chance de um implante dar certo?
Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso, porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca.
Existe contra indicação para o Implante dentário?
Apenas alguns fatores são adversos: como qualidade óssea, dificuldades de anatomia, má higiene bucal, osteoporose, pacientes que se submetem à radioterapia, diabéticos, pacientes portadores de marcapasso ou HIV positivo.
A idade pode limitar o tratamento de implante?
Não. A idade, não limita a aplicação do implante dentário. O implante pode ser realizado, tanto em pacientes jovens como idosos. Importante em todo trabalho realizado com implantes odontológicos é o seu planejamento cirúrgico e protético. Este por sua vez, é realizado com exames complementares.
O implante dentário é complicado?
Não. Devido a grande evolução a fase cirúrgica é bem simples e atraumática, sendo realizada na clínica ou no consultório e com anestesia local. Logo após o período pós-operatório de mais ou menos 4 meses para a mandíbula (maxilar inferior) e de 6 meses para a maxila (maxilar superior), então, poderá ser instalada a prótese sobre o implante, que muitos benefícios trará, no sentido de melhorar a parte funcional e estética do paciente.
Gentileza – Dra. Fernanda Kliman Villela



.: “A Hora do Chorinho” leva música para o Jd. Santa Bárbara :.

Acontecem durante todo o mês de novembro várias apresentações gratuitas aos finais de semana, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no bairro Jardim Santa Bárbara. “A Hora do Chorinho” é uma maratona musical realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer. O projeto visa proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público, num repertório repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira. Confira a programação e participe!
12/11 – Corporação Musical Carlos Gomes – 19h30
26/11 – Corporação Musical Francisco Dimas de Melo – 19h30

.: Legislação trabalhista: conheça seus direitos :.

Diante da considerável margem de informalidade no trabalho que assola o país, grande parte da população não tem conhecimento de seus direitos trabalhistas básicos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho e pela própria Constituição Federal.
São considerados empregados em nosso país aqueles que prestam serviços com habitualidade (frequência), pessoalidade (exclusividade), subordinação (cumprindo ordens), e mediante remuneração (salário). Neste contexto, poucos trabalhadores sabem que legalmente o empregador tem o prazo de 48 h para efetuar o competente registro da CTPS, sob pena de multa.
Porém, a grande dúvida do trabalhador surge quando é chegado o momento da assinatura do termo de rescisão do contrato de trabalho (TRCT). Geralmente, indagando-se, o que receber? Ou, quanto receber?
Em linhas gerais, são estas as verbas devidas ao empregado que pede demissão:
saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados); férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3).
Já ao empregado que é dispensado sem justa causa são devidas as seguintes verbas:
aviso prévio (valor de 30 dias de trabalho); saldo de salário (dias que o empregado trabalhou e não recebeu); décimo terceiro salário proporcional (aos meses trabalhados);
férias proporcionais (aos meses trabalhados, acrescidas de 1/3); multa de 40% sobre o valor depositado na conta vinculada do empregado (FGTS); saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal; seguro desemprego para quem trabalhou mais de 6 meses e desde que respeitada a carência legal.
Importante frisar que as considerações destacadas foram feitas de forma genérica, pois cada caso envolve diferentes peculiaridades, portanto, consulte sempre seu advogado.

Alexandre Araujo – OAB/SP 268.851
Advogado especialista em Direito Corporativo pela Universidade de Franca-SP.
Rua Benedito Ferreira Telles, 432, Jd. Simus, tel: (15) 3318-4656.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Atendimento da CPFL pode ser feito nas Casas do Cidadão :.

Desde a quarta-feira, 3 de novembro, todas as unidades das Casas do Cidadão irão oferecer os serviços da CPFL, incluindo a opção de pagamento da conta de energia nos locais. Cada uma das 6 Casas do Cidadão contará com um guichê com funcionários próprios para atender os moradores em todas as necessidades ligadas ao fornecimento de energia elétrica. O usuário poderá emitir segunda via da conta de luz, consultar débito, pedir religação de energia, realizar validação cadastral, entre outros serviços.
A inclusão dos guichês da CPFL aos serviços oferecidos pelas Casas do Cidadão vem reforçar o objetivo das unidades, que é garantir o atendimento aos moradores sem que eles precisem se deslocar das regiões em que residem e percorram diversos órgãos.
No início de setembro, as Casas do Cidadão receberam o reforço de 16 novos servidores públicos concursados para integrar as equipes de atendimento. As unidades já oferecem serviços dos órgãos municipais, do SAAE, da Urbes e dos Correios em um só local.
Na Zona Oeste de Sorocaba, os moradores são atendidos na Casa do Cidadão do bairro jardim Ipiranga, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, no seguinte endereço: Rua Estado de Israel, 424


.: Alunos concluem curso de informática no Sabe Tudo :.

Aproximadamente 80 alunos dos cursos de informática básico e avançado vão concluí-los em dezembro. As aulas começaram em agosto deste ano e são oferecidas de graça para os moradores carentes dos bairros da região. Os cursos acontecem na unidade do Sabe Tudo do bairro Jardim Santa Bárbara. No total, 13 turmas assistem as aulas nos períodos da manhã, tarde e à noite, que são dadas por 3 instrutores de informática.
O objetivo dos cursos de informática das unidades do Sabe Tudo de Sorocaba é contribuir com a inclusão digital, ou seja, tornar mais fácil o acesso dos moradores a computadores e cursos de informática. A formatura das 13 turmas do Sabe Tudo do Jardim Santa Bárbara acontece no dia 16 de dezembro, às 15 horas, na EM Profª Maria de Lourdes Martins Martinez. Durante o evento, os alunos irão receber os certificados de conclusão do curso, uma homenagem dos instrutores, além da apresentação de um coral.
Letícia de Almeida Negrão, 12 anos, é aluna do curso e acredita que o mesmo será importante quando ela for trabalhar. “Será muito com colocar no meu currículo o curso de informática”, destaca ela. Amanda Karin Alves, 12 anos, também frequenta as aulas no Sabe Tudo e afirma que o curso será fundamental para seu futuro profissional. “Quando eu quiser arrumar um emprego, saber informática vai ajudar bastante”, conta. Já a instrutora Amandha de Oliveira disse que os cursos do Sabe Tudo são muito importante principalmente para as famílias que não podem pagar por eles em escolas particulares.
A unidade do Jardim Santa Bárbara fica na Rua Daria Galvão da Silva, s/nº, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h. Mais informações, pelo telefone: 3202-1152.

 

.: Vestibulinho Social da Microvip :.

A Microvip é uma empresa fundada na cidade de Avaré, estado de São Paulo, e há três anos está presente na cidade de Sorocaba, no bairro Júlio de Mesquita. Durante estes anos, a Microvip de Sorocaba já qualificou mais de 300 alunos.
Especializada em treinamentos de informática, e profissionalizantes, e com um método de ensino inovador, a escola tem uma excelente estrutura de cursos, todos eles atualizados com as recentes versões dos softwares mais utilizados no mercado de trabalho.
Em crescente processo de expansão a nível nacional, a Microvip já conta com mais de 150 unidades escolares usando o seu método de ensino.
A Microvip unidade Sorocaba, está trabalhando com o projeto “Vestibulinho Social”, que irá oferecer à população menos favorecida economicamente, cursos básicos, avançados e profissionalizantes, com mensalidades mais acessíveis, que podem chegar até a R$ 30,00 o preço normal atual é de R$ 80,00.
“A intenção é premiar os candidatos pelo seu esforço em busca de conhecimento, ofertando como prêmio, grandes descontos nas mensalidades. Os candidatos deverão ter acima de 10 anos e escolaridade mínima da 5ª Série do Ensino Fundamental” relatou o diretor André Marcos.

Vestibulinho

Os candidatos irão fazer uma prova com 30 (trinta) questões de conhecimentos gerais. O valor da inscrição é 1 (um) kg de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados à uma instituição beneficente, que será definida ao término do projeto.
Os pacotes de cursos oferecidos são: Operador de computador avançado, Designer gráfico, Web designer, informática Kids, Assistente Contábil, Secretariado Administrativo, Web Developer, Técnico em Manutenção de computadores.
Para conquistar um emprego este curso irá ensinar o jovem como se comportar em sua primeira entrevista, como elaborar um currículo convincente e detalhes que ajudam no crescimento profissional do aluno.
As Inscrições para as 100 vagas disponíveis podem ser feitas do dia 19 de julho até dia 20 de agosto.na unidade Microvip Sorocaba, que está localizada na Rua Maria Benedita A. Keller, nº 727 - sala 07.esquina com Av. Américo Figueiredo, no Júlio de Mesquita. Maiores informações pelo tel. 3217-9574. Visitem o site www.microvip.com.br.

 

Cadastro de Clientes

Um bom cadastro dos clientes da sua empresa pode ajudar a aumentar suas vendas. É isso mesmo! O cadastro de clientes é uma importante ferramenta de relacionamento.
Um bom cadastro é aquele que permite identificar oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. O cadastro de clientes precisa ter três pontos básicos. O primeiro é a identificação do cliente, com nome, telefone, endereço. Não esqueça a data de nascimento, isso é muito importante. É necessário também haver uma área específica para incluir o perfil e o potencial de consumo do cliente. Por exemplo, uma agência de turismo precisa saber a época em que o cliente costuma viajar, se gosta de fazer viagens longas ou curtas, se prefere ir para a praia ou para o campo. A sua empresa também pode aproveitar essa informação!
E finalmente o terceiro ponto: o histórico de compras do cliente, ou seja, que tipo de produto ele comprou e quanto gastou. Juntando essas informações, o empreendedor pode identificar oportunidades de novas vendas ou fazer promoções de acordo com o perfil do cliente. Para o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer: “quando você conhece bem o perfil de seus clientes, o sucesso das vendas é sempre maior. Basta utilizar critérios como frequência e valor dos negócios já realizados”, afirma o consultor. Lembre-se um cadastro bem organizado não vende por si só, mas é um importante apoio de vendas! Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

Programação do mês de novembro:

Dias 3 e 22 – Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dias 4 e 23 – Desperte seu Potencial (19 às 22h)
Dia 5 e 24 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 9 - Micro Empreendedor Individual (10h às 12h), Fluxo de Caixa (14h às 18h), Equipe Motivada (19h às 22h)
Dia 10 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 11 – Equipe de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 25 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h), Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 29 – Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30)
Programação do mês de dezembro:

Dia 2 – Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 6 – Fluxo de Caixa (14h às 18h), Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dia 7 – Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 9 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 10 – Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 13 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 16 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h)

 

Enxaqueca pós-eleições 2010: o eleitor tiriricou?

Uma tremenda dor de cabeça atacou hoje a Garota Enxaqueca, desde o início da manhã. Isso porque ela teve um terrível pesadelo durante a noite. Ao chegar ao escritório onde ela trabalha, seu humor estava péssimo. Logo, seu adorado colega de trabalho indagou:
- Bom dia! Nossa Garota Enxaqueca, você está com uma cara... O que aconteceu?
Sem muita vontade de conversar, ela respondeu:
- Estou com uma enxaqueca terrível. Dormi mal à noite e ainda por cima tive um pesadelo. Preciso dizer mais alguma coisa?
- Não, não! Respondeu seu colega, mas ele não conseguiu segurar a curiosidade e perguntou:
- Conte-me o seu pesadelo. Quem sabe isso ajudará a aliviar a sua enxaqueca.
- Nada poderá aliviar a minha enxaqueca. Acho que ela irá passar somente daqui a 4 anos.
Sem entender nada, o colega novamente indagou:
- Como assim?
- Puxa vida, tenho que explicar tudo para você! Disse irritada a Garota Enxaqueca, e continuou:
- Por acaso, você não lê jornal não? Estou indignada com o resultado das eleições e sonhei que estava na Ilha da Fantasia, assistindo a solenidade de apresentação dos novos deputados federais, no Congresso Nacional. Cheguei bem no momento que aquele palhaço do Tiririca estava se apresentando, e ele disse:
- Excelentíssimos “abestados” federais, que coisa maravilhosa estar aqui com vocês. Vamos celebrar esse momento aqui no circo federal cantando: Florentina, Florentina... Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem palhaçada, tem sim senhor! Aliás, aqui isso é o que mais tem! Florentina, Florentina...
Cada vez mais irada, a Garota Enxaqueca continuou:
- Que palhaçada! Depois ele anunciou seu primeiro projeto de lei: a criação do Bolsa-Palhaço, com um kit para todo o povo paulista, em agradecimento pela votação expressiva dele. E você sabe o que tem nesse kit? Perguntou indignada para o seu colega:
- Não! O que?
- Um nariz de palhaço, um chapéu com orelhas de burro, e a letra da música: Florentina, Florentina..., que será o novo hino nacional! Ninguém merece, quero morrer! Ai minha enxaqueca...

.: voltar :.