.: Matérias Julio de Mesquita 29 :.
 
.: Editorial :.


Tem gente nova no Bairro em Foco

É com imenso orgulho e responsabilidade que, como jornalista responsável do Jornal Bairro em Foco, fecho a minha primeira edição do Júlio de Mesquita & Cia. Enorme satisfação e orgulho porque conheci bairros como o Júlio de Mesquita e Jardim Santa Bárbara, que possuem fatos, pessoas e histórias muito bacanas e interessantes, mas que eu pouco conhecia. Como sorocabana eu já deveria conhecê-los melhor, mas como trabalhei vários anos em grandes veículos de comunicação em outras cidades do interior paulista, confesso que estou conhecendo muita coisa nova e boa em minha terra natal, em especial na região da Zona Oeste.
Estou admirada com o potencial de crescimento da região e como ainda há mais espaço para novos empreendimentos comerciais e residenciais nos bairros da Zona Oeste de Sorocaba. E é exatamente em função desse potencial, que o Jornal Bairro em Foco, tem a enorme satisfação de trazer aos nossos leitores, a partir desta edição, uma nova seção: um espaço para matérias, informações, conhecimento e agenda de cursos de gestão para as micros e pequenas empresas (MPEs). Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em foco inova mais uma vez para levar aos nossos leitores e empreendedores, informação de qualidade sobre todos os temas que envolvem a gestão das MPEs, preparada por especialistas no assunto. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer ainda mais o potencial de crescimento da Zona Oeste e de todos os seus empreendedores.
O Jornal Bairro em Foco acredita que a informação de qualidade e o conhecimento são fundamentais para aumentar ainda mais a profissionalização e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empresários da região. É uma oportunidade única e inovadora de proporcionar aos comerciantes da região, e demais interessados, acesso à informação específica e de qualidade para garantir o crescimento das MPEs. Deste modo, convido você, nosso leitor, a participar, ler, opinar e sugerir matérias. O jornal também é feito por você e para você! Nós, do Bairro em Foco, queremos que, cada vez mais, o jornal seja nosso, isto é, tenha a nossa cara: a minha e a sua! Muito prazer e boa leitura!

 

Ana Claudia Martins

 

.: Começa campanha de vacinação contra a Meningite C :.

Aproximadamente 8 mil crianças devem ser vacinadas em Sorocaba contra a Meningite C, entre os meses de setembro e outubro. A campanha começou no dia 8 de agosto nos 30 Centros de Saúde da cidade e vai até o dia 29 de outubro. Na Zona Oeste, no Centro de Saúde Sorocaba I, no bairro Júlio de Mesquita, as crianças com idade entre 1 ano e 1 ano e 11 meses também já estão sendo vacinadas. A imunização é gratuita e protege contra a bactéria que causa a meningite C, um dos tipos mais graves da doença.
De acordo com a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, as doses da vacina estão disponíveis nos Centros de Saúde de segunda a sexta-feira, durante o horário normal de funcionamento de cada unidade. “Esta vacina é uma das principais formas de prevenção contra a Meningite C. Por isso, a vacina conjugada contra o meningococo C foi incluída no calendário básico de vacinação para as crianças menores de 2 anos”, comenta Consuelo.
Consuelo lembra ainda que é importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança quando for imunizá-las. “Se alguma vacina estiver em falta, a carteira poderá ser atualizada”, diz. Evelin de Almeida Sanches, que mora no Parque Manchester e tem uma filha de 1 ano e 6 meses sabe da importância da vacina e procurou a imunização no Centro de Saúde Sorocaba I. “Fiquei sabendo da campanha pela imprensa e aproveitei que tinha que levar a minha filha no posto de saúde e ela já foi vacinada”, afirma.
Entre os próximos meses de novembro e dezembro, a vacina contra o meningococo C também estará à disposição para as crianças menores de 1 ano, que deverão tomar duas doses e uma de reforço quando completarem 1 ano. Aquelas que já tomaram a vacina conjugada contra o meningococo C na rede particular não precisam ser imunizadas novamente. Segundo a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado, quanto menor a criança maior é o risco de contrair a doença. A meningite C, como os outros tipos de meningite, pode ser transmitida por meio das vias respiratórias. Os sintomas são febre, vômito e dor de cabeça. E, além de ser uma doença que pode levar a morte, pode também causar um comprometimento neurológico, de desenvolvimento e surdez na criança.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os números de casos notificados em Sorocaba de doenças meningocócicas causadas pelo meningococo C (Meningite e meningococcemia) diminuiu no ano passado. Os casos registrados caíram de 10 para 7, de 2008 para 2009. Mesmo assim, a Secretaria afirma que todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas. O Centro de Saúde Sorocaba I fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.171, e funciona das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações, pelo telefone: 3221-7922.

.: Ônibus da Mulher atende no Quintais do Imperador :.

Nos dias 29 e 30 de setembro, o Ônibus da Mulher estará atendendo, em frente à Mercearia Aliança, no bairro Quintais do Imperador 2, das 9h às 17 horas. No Ônibus Rosa são realizados exames de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços.
O atendimento é gratuito e não precisa agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus da Mulher. Basta comparecer ao local indicado com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), ou documento das unidades de saúde para facilitar encaminhamentos e agendamentos. Apesar da agenda do ônibus rosa ser confirmada pelo Jornal Bairro em Foco com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os locais de atendimento podem ser mudados posteriormente pela própria prefeitura.

 

.: Júlio de Mesquita terá Oficina do Saber :.

Os moradores do bairro Júlio de Mesquita irão ganhar em 2011 uma Oficina do Saber, que está em construção na Av. Luiz Gonzaga N. Júnior, 3.272, em frente à EE Antônio Vieira Campos. A obra já está em andamento e faz parte de mais uma etapa estipulada pela Prefeitura de Sorocaba de chegar aos 10 mil alunos atendidos pelo programa “Escola em Tempo Integral”, até 2012. O número de estudantes atendidos pelo programa passará dos atuais 4.600 para 6.280. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, deve ser concluída em 30 de maio de 2011, de acordo com a previsão da empresa responsável: Pratic Service & Terceirizados.
O Programa “Escola em Período Integral – Oficina do Saber” rendeu a Prefeitura o prêmio Unicef de Educação em 2009, abrange atualmente vários bairros da cidade, beneficiando estudantes das escolas municipais dos bairros Jardim Botucatu, São Guilherme, Hungarês, Vitória Régia, Nova Sorocaba, Mineirão, Vila Barão, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério, Wanel Ville, Bonsucesso, Santo Amaro, Parque Esmeralda, Éden, Ipiranga, Santa Marina, Novo Cajuru, Paineiras, entre outros.
O “Escola em Período Integral” proporciona, em horário diferenciado das aulas, diversas oficinas, atividades educacionais e culturais, noções de informática, arte, aprendizado de língua estrangeira, dança, teatro, esporte, música, coral, orquestra de cordas e oficinas ao ar livre, além de judô, esportes educacionais, karatê, xadrez, artes plásticas, robótica, arte circense e educação ambiental. Além dos educadores da Rede Municipal, o programa conta com uma equipe de apoio, formada por universitários, que atuam como estagiários nas diversas atividades.


.: Pavimentação de ruas chega no Quintais do Imperador :.

No mês de agosto, a Prefeitura de Sorocaba iniciou as obras de pavimentação para levar o asfalto para mais ruas da cidade, atendendo o bairro Quintais do Imperador, na Zona Oeste de Sorocaba. Após as ações de terraplanagem, em seguida serão realizadas as intervenções de drenagem e preparação da base e sub-base do solo, anteriores a utilização da massa asfáltica.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) iniciou as ações por meio da instalação dos dispositivos de drenagem de águas pluviais nas ruas, que estão em uma área de grande declividade. Atualmente, acontece a aplicação de massa asfáltica e a implantação de bocas-de-lobo e guias e sarjetas em concreto.
No Quintais do Imperador serão asfaltadas as ruas Péricles Wey de Almeida, José Soares dos Santos e Dirceu Ferreira de Souza. O prefeito Vitor Lippi autorizou o benefício em atendimento à antigas reivindicações dos moradores. Segundo ele, “agora eles terão melhores condições de transitar pela região, sem os transtornos provocados pela chuva ou pelo sol”, destacou.

 

.: Alunos do “Clube da Escola” têm aula de inglês de graça :.

Além de participarem de jogos, brincadeiras, atividades educativas e culturais, os alunos da EM Luiz de Almeida Marins, no bairro Júlio de Mesquita, têm agora mais um motivo para irem à escola aos finais de semana: aprender inglês, de graça. A escola, umas das 14 que integram o programa “Clube da Escola” em Sorocaba, oferece as aulas aos domingos, das 10h30 às 11h30, que são ministradas pela professora Caroline Navarro, estudante do curso de Letras/Inglês da faculdade Anhanguera.
O curso também é aberto gratuitamente aos moradores, desde que se inscrevam com antecedência na própria escola. No momento, o curso que começou no início de agosto já tem 30 alunos e não há mais vagas. Os interessados devem procurar a escola e deixar nome e telefone em uma lista de espera e aguardar a formação de novas turmas.
Segundo a professora Suad Ribeiro, gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Municipal da Educação, diante do sucesso e do grande interesse dos alunos pelas aulas, o inglês, em breve, também será oferecido nas demais 12 unidades educacionais que integram o programa. A EM Luiz de Almeida Marins é a segunda escola da cidade a oferecer o curso de inglês gratuitamente, por meio do Programa “Clube da Escola”.
O programa envolve os alunos e seus familiares em atividades culturais, esportivas e artísticas durante os finais de semana, aproveitando todas as dependências das unidades escolares. O objetivo é a integração estudante/família e as aulas e orientações são realizadas por universitários. Semanalmente movimenta aproximadamente 10 mil pessoas nas 14 comunidades. 
Aos sábados, de acordo com o programa, os participantes recebem aulas sobre tapeçaria, pintura em tecido, pintura em madeira, bijuterias, crochê, biscuit, pizza, trufas, decoração para festas, manicure e pedicure, entre outras. As crianças e adolescentes também podem participar de oficinas de desenho, arte com papel, pintura, máscaras, dramatização, músicas, jogos de mesa, jogos esportivos, brincadeiras, etc. Além disso, há ainda as atividades esportivas como aulas de futebol, vôlei, basquete, balé, alongamento, dança etc.
Aos domingos, pela manhã, além de esportes e atividades variadas, os participantes também recebem aulas de capoeira. No período da tarde, são desenvolvidos projetos culturais sobre teatro, banda de rock, banda de MPB, show sertanejo, karaokê, apresentação de balé, show de mágicas, entre outros. A ideia do Clube da Escola é unir a família em atividades saudáveis.


.: Escolas da região promovem desfile cívico :.

Os alunos das escolas estaduais e municipais da região do Júlio de Mesquita promoveram no dia 3 de setembro um desfile cívico, em comemoração à “Semana da Pátria” e ao Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro. Os estudantes da EE Rafael Orsi Filho, EE Antonio Vieira Campos, EM Luiz de Almeida Marins e da CEI-57 Engenheiro João Salerno percorreram as principais ruas do bairro durante o desfile cívico, que foi prestigiado pelos pais, familiares e moradores da região.
Numa demonstração de cidadania e civismo, os alunos levaram as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da cidade de Sorocaba. Uniformizados ou com roupas artísticas, os estudantes também promoveram apresentações especiais, além da fanfarra escolar.


.: Eleições 2010 :.

O Claudio do Sorocaba I é candidato a deputado estadual nas eleições de 3 de outubro. Representante político da Zona Oeste como vereador, o Jornal Bairro em Foco foi conhecer um pouco mais sobre ele. Confira:

Bairro em Foco - Porque o senhor decidiu entrar para a política? Acredita que é a sua vocação?
Claudio Sorocaba I - Em 1992 fui morar no Júlio de Mesquita e lá era um lugar onde faltavam muitas melhorias, principalmente uma atenção maior do poder público. E em 1998 fui presidente de bairro e com meu trabalho junto a minha comunidade me ajudou a sair candidato a vereador. Não encaro como vocação e sim faço o que eu gosto.

BEF - Qual é o conceito do senhor sobre a política brasileira? Acredita que ela ainda possa ser uma força de transformação social?
CSI - O Brasil está passando atualmente por um momento muito complicado, a respeito da política, pois infelizmente há diversos políticos que mentem, prometem e não cumprem e até mesmo roubam o país, mas acredito sim que tenha uma transformação social, depende muito da consciência de cada eleitor na hora do voto, conhecendo melhor seu candidato.

BEF - O senhor foi reeleito vereador em 2008 com uma votação expressiva. Por que sair candidato a deputado agora? O senhor acha que já fez tudo o que podia como vereador?
CSI - Acredito que agora é uma ótima oportunidade sim, pois fiz vários projetos de Leis voltadas para classe social baixa e quero levar isso para o estado todo como Deputado, pois São Paulo necessita com urgência de alguém que olhe por eles.

BEF - Por que o senhor acredita que os sorocabanos devem votar em você?
CSI - Os meus projetos são todos voltados para a população mais carente da cidade e o povo participa diretamente das minhas decisões, acredito na melhoria de nossa cidade e região e irei lutar por isso.

BEF - Como o senhor acredita que irá ajudar a cidade de Sorocaba e seus eleitores na Assembleia Legislativa?
CSI - Irei lutar por mais verbas junto ao governo estadual, por melhorias principalmente nas áreas da saúde pública, educação, habitação entre outros por Sorocaba e região, pois essas áreas são as que mais necessitam de atenção.

BEF - Para o senhor, quais são as principais qualidades de um bom deputado estadual? Você acredita que as possui?
CSI - São várias as qualidades de um bom deputado principalmente para quem se dedica com respeito ao eleitor umas delas é somente prometer e se comprometer por aquilo que poderá ser cumprido, prestar contas do que se faz, está sempre perto, próximo do eleitor, ter firmeza posições firmes e não ceder em princípios e por fim trabalhar muito ser dedicado trabalhar com seriedade, empenho e dedicação por um país melhor.

BEF - O Tiririca é candidato a deputado federal pelo seu partido, o PR, e a propaganda política dele no horário eleitoral gratuito gerou muitas críticas. A justificativa do PR é garantir a liberdade de expressão e ao mesmo tempo, admite que, caso eleito, Tiririca terá que seguir as normas impostas pelo Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Mas, liberdade de expressão não pode ser confundida com falta de ética. Se somos livres para nos expressar, temos que cuidar da qualidade do que queremos comunicar. O que senhor pensa a respeito?
CSI - No Brasil o cidadão que possui título eleitoral possui ficha limpa, tem garantida a liberdade de expressão e politicamente pode votar e ser votado. O Tiririca preenche tais condições, portanto é candidato a Deputado Federal, quanto ao que fala Tiririca ele responde por isso se ferir a ética quando eleito será submetido ao processo de quebra do decoro parlamentar, tal qual qualquer eleito culto ou semi alfabetizado.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.

O Jornal Bairro em Foco inicia a partir desta edição do Júlio de Mesquita & Cia uma nova seção: o Espaço e a Agenda do Empreendedor. Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em Foco trará em todas as suas 5 edições, totalizando mais de 41 mil exemplares, informação e conhecimento sobre gestão empresarial, voltada para as micros e pequenas empresas (MPEs). Para o nosso público leitor e para os comerciantes e empreendedores da região da Zona Oeste de Sorocaba, é uma excelente oportunidade de atualização de conhecimento com especialistas em gestão empresarial do Sebrae, um dos órgãos mais importantes do país focado no crescimento e desenvolvimento das MPEs no Brasil.
Além disso, os empresários interessados em fazer cursos no Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba terão acesso às datas, horários e locais dos eventos por meio da Agenda do Empreendedor, que será divulgada também em todas as edições do Jornal Bairro em Foco. Na Agenda, os empresários ainda terão informações sobre cursos gratuitos sobre vários temas relacionados à gestão empresarial, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis no site do Sebrae/SP.
Já as pessoas interessadas em abrir uma empresa podem buscar informação e atendimento com os consultores do Sebrae, direto no Escritório Regional, que fica na Avenida General Carneiro, 919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, ou pelo telefone: 3224-4342.
Capacitação - O empreendedor e proprietário da Ripan Pães e Doces, Ricardo Alonso, fez cursos de capacitação profissional antes e depois de abrir um negócio. Há 8 anos no ramo de alimentos, o empresário conta que antes de pensar em abrir uma padaria procurou orientação e conhecimento num escritório do Sebrae/SP, porque ainda morava na capital paulista. Depois de concluir o Empretec, treinamento com o objetivo de estimular o potencial empreendedor de cada um e é voltado para empresários ou pessoas que já tenham definido claramente seu plano de criação de uma empresa, Ricardo decidiu vir morar em Sorocaba e abrir seu próprio negócio, no bairro Júlio de Mesquita, com a esposa Patrícia Cogo.
“Antes de montar um negócio, resolvi procurar orientação no Sebrae e decidi fazer um curso de capacitação”, conta ele. Preparado e ciente ainda dos grandes desafios a enfrentar, mesmo depois de mais de 5 anos no ramo de alimentos, quando teve a oportunidade de participar de um novo treinamento oferecido pelo Sebrae de Sorocaba, o empreendedor não pensou duas vezes. “Fui convidado pela equipe do Sebrae para participar do Programa de Alimento Seguro (PAS), e para o meu ramo de padaria foi excelente”, destaca.
O PAS, em parceria com a Vigilância Sanitária de Sorocaba, é um treinamento de 6 meses, com nutricionistas, que analisa e corrige os procedimentos de manipulação, higiene e armazenamento dos alimentos, além de promover melhorias e adequações na estrutura física, de acordo com a portaria CVS-6/99 e RDC 126 da Vigilância Sanitária . “Os funcionários da área produtiva participaram do PAS e aprenderam a melhorar ainda mais a segurança alimentar dos nossos produtos”, afirma o proprietário. Ricardo disse ainda que a Ripan Pães e Doces recebeu o certificado do PAS porque cumpriu todas as etapas do PAS. “Participamos da 2ª turma do PAS em Sorocaba e os resultados foram excelentes. Valeu muito a pena”, finaliza.

.: Fluxo de Caixa :.

Você sabe qual a importância de controlar o fluxo de caixa da sua empresa? O controle adequado do fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é o instrumento de gestão financeira que orienta o empresário sobre os recebimentos e os pagamentos efetuados num determinado período de tempo. A principal finalidade do fluxo de caixa é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa, isto é, o dinheiro que entra e sai. Por meio do Fluxo de Caixa é possível verificar quando a empresa estará com maior ou menor folga financeira. Isso é importante para planejar a reposição de estoques, o pagamento de contas ou mesmo a retirada do pró-labore.
Veja o que diz o consultor do Sebrae, José Carlos Cavalcante: “O controle do fluxo de caixa também é importante para evitar que a empresa tenha de recorrer a empréstimos ou mesmo ao cheque especial para cobrir contas ou pagamentos. Ele também é muito importante na hora de negociar prazos de pagamentos, maiores ou menores, seja com os clientes, seja com os fornecedores, resguardando a capitalização”, destaca o consultor. Mas fique de olho. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas de caixa projetadas estejam refletindo a realidade da empresa e sejam atualizadas constantemente. Saiba mais no www.sebraesp.com.br.


.: Agenda do Empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente uma série de oficinas e palestras com vários temas relacionados à gestão empresarial, em diferentes dias e horários. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. Confira a programação e participe! Além disso, o Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, os empreendedores interessados devem fazer um cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolher os cursos online que deseja fazer. No site, o empreendedor ainda encontra uma grande quantidade de informações sobre as MPEs e atendimento online: uma ferramenta prática e ágil, onde os empreendedores podem
obter orientações técnicas sem sair de casa ou da empresa.
Programação do mês de setembro:
Dia 27 – Palestra Micro Empreendedor Individual - MEI (14h às 16h), Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 28 – Palestra Direito da Empresa no Novo Código Civil (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 29 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 30 – Oficina Ganhe Mercado (18h30 às 22h30).

Programação do mês de outubro:
Dia 4 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h).
Dia 5 – Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h), Oficina de Empreendedorismo (9h às 18h).
Dia 6 – Palestra Micro Empreendedor Individual (9h às 11h), Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 7 – Oficina Ganhe Mercado (8h30 às 12h30).
Dia 13 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 14 – Palestra Administração Básica (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 18 – Oficina Invista no Planejamento (19hàs 22h).
Dia 19 – Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30), Oficina Equipe Motivada (9h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 20 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h), Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30).
Dia 21 – Oficina de Criatividade (9h às 18h), Palestra Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Palestra Divulgação (14h às 16h).
Dia 25 – Palestra Administração Competitiva (10h às 12h).


.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Estudantes participam do “Bombeiro na Escola” :.

Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, da EE Rafael Orsi Filho, participaram do projeto “Bombeiro na Escola”, programa promovido pela Seção de Educação da PM/Corpo de Bombeiros em Sorocaba. No “Bombeiro na Escola”, os jovens tiveram aulas sobre prevenção e combate a incêndios, tipos de extintores, como lidar com gás e vazamentos, além de técnicas de Primeiros Socorros, como reanimação por massagem cardíaca.
As aulas acontecem na própria escola e o último encontro é realizado com atividades práticas na sede do Corpo de Bombeiros, do bairro Jardim Santa Rosália, além da formatura dos alunos, que aconteceu no dia 3 de setembro. De acordo com o instrutor Rogério Rosa, da Seção de Educação da PM/Corpo de Bombeiros, muitos jovens bem informados já conseguiram evitar tragédias e salvar pessoas usando algumas técnicas de combate a incêndios.
A vice-diretora da EE Rafael Orsi Filho, Lucila Di Martini Miranda, acompanhou os alunos na sede do Corpo de Bombeiros, em Santa Rosália, e disse que os ensinamentos aprendidos são uma bagagem que os estudantes irão levar para a vida inteira. “Eles aprenderam técnicas importantes e se divertiram bastante no banho de espuma”, conta ela. Mais informações sobre o “Bombeiro na Escola”, pelo telefone: 3221-0011.


.: Projeto Chorinho na Praça Nilson Lombardi no Ipiranga :.

As noites de sextas-feiras serão mais animadas na Praça Nilson Lombardi, no bairro Ipiranga, com o Projeto Chorinho. Os moradores do local e bairros vizinhos poderão acompanhar até o mês de dezembro, sempre às 19h30, apresentações musicais de boa qualidade e de graça. O objetivo do projeto é proporcionar à comunidade a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas do público.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Lazer, o repertório musical é repleto de marchinhas, samba-canção, chorinho e música popular brasileira. ““A Hora do Choro” pretende resgatar as tradicionais bandas de Sorocaba, nas principais praças e parques de nossa cidade”, explica Anderson Santos, secretário de cultura e lazer.



.: Orquestra da ETEC Fernando Prestesapresenta “Harmonia na Escola” :.

Concertos didáticos em 14 escolas estaduais de Sorocaba! Esse é o resultado do projeto “Harmonia na Escola”, que, por meio da Orquestra Filarmônica da ETEC Fernando Prestes, leva música de qualidade e de graça aos alunos da rede pública da cidade, no programa “Escola da Família”. A ETEC Fernando Prestes tem a primeira Orquestra Filarmônica formada por alunos de uma escola técnica estadual, vinculada ao Centro Paula Souza. Os estudantes mobilizaram os colegas, ex-alunos e parentes interessados em fazer parte da orquestra e colocaram a idéia em prática.
Atualmente, com uma maratona de ensaios todos os sábados, o grupo conta com 25 componentes, com idade média de 17 anos, além de um piano de mais de 60 anos, que foi reformado e está incorporado ao patrimônio da escola, especialmente para atender o projeto. Os ensaios são comandados pelo jovem maestro Leonardo Anunciação, 21 anos, aluno do curso de música da USP. “É gratificante observar o empenho e a motivação desses jovens nesse trabalho tão importante”, conta o diretor e professor Paulo Sérgio Germano. Além de desenvolver e disseminar a prática musical dos alunos, as propostas do projeto são complementar a formação de jovens músicos, incentivar e oferecer formação de grupos orquestrais, e ainda proporcionar a sociedade o contato prático e reflexivo com a música por meio do repertório orquestral.
O projeto começou em setembro e acontece até dezembro deste ano. Com um repertório diversificado e especialmente preparado para aproximar e familiarizar o público com o ambiente orquestral, o “Harmonia na Escola” apresenta clássicos da tradição erudita e do popular, além de obras de grandes mestres dos diversos períodos históricos da música internacional e nacional como: Pixinguinha, Mozart, The Beatles, entre outros. Na região da Zona Oeste, duas escolas irão receber as apresentações da Orquestra Filarmônica da ETEC Fernando Prestes: a EE Prof.ª Elza Salvestro Bonilha no dia 20 de novembro às 14 horas, e na EE Prof. Rafael Orsi Filho no dia 4 de dezembro às 14 horas.


.: CEC tem vagas para crianças de 4 a 6 anos :.
O Centro Educacional Comunitário (CEC), do bairro Júlio de Mesquita, entidade ligada à Pastoral do Menor de Sorocaba, ainda tem vagas para crianças de 4 a 6 anos, nos períodos da manhã e da tarde. A entidade atende crianças e jovens de 4 a 15 anos, de segunda a sexta-feira, e promove uma série de atividades de lazer e cultura. Além de uma refeição diária, os jovens e crianças têm reforço escolar, e aulas de capoeira, artesanato, futebol, bicicross e pintura solidária.
Os alunos do CEC frequentam a entidade sempre em horário contrário ao escolar, no período da manhã das 8h30 às 11h, e à tarde das 13h30 às 16h30. Os pais interessados em inscrever seus filhos devem procurar o CEC na Rua Marisa Vieira Campos Oliveira, 86 (antiga Rua 7). Todas as atividades são gratuitas. Já participam das atividades do CEC crianças e jovens dos bairros São Marcos, Júlio de Mesquita, Manchester, Ipiranga e Jardim das Tulipas. A Pastoral do Menor de Sorocaba, por meio dos CECs nos bairros da cidade, promove uma série de projetos assistenciais, para que crianças e jovens evitem ficar pelas ruas, e recebam orientações e atividades sobre cidadania, atividades de lazer e cultura. Mais informações, pelo telefone: 3012-1181.

.: CES no bairro Júlio de Mesquita :.
A Catedral Evangélica de Sorocaba agora está com uma sede no bairro Júlio de Mesquita, na Rua João Alberto Pivetta, 99 (antiga Rua 12), próxima à EM Luis Almeida Marins. No dia 10 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, a CEC promove um show de bonecos, com muitos doces para a criançada, a partir das 10 horas. Os cultos são realizados às quintas-feiras (20h) e aos domingos (19h), com muito louvor e adoração com várias bandas convidadas.
.: Alunos da EE Antônio Vieira Campos atuam no “Fazendo Futuro” :.
Um grupo de estudantes da EE Antônio Vieira Campos, do bairro Júlio de Mesquita, fazem parte da turma de 307 meninos e meninas do Projeto “Fazendo Futuro”, que atuam como multiplicadores em suas escolas e nas comunidades onde vivem. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, em parceria com a ONG Piracema (Núcleo Regional de Atenção à Família), o projeto prepara os jovens, com idade entre 13 e 18 anos, para orientar os colegas da mesma faixa etária, sobre os riscos da gravidez precoce, planejamento familiar e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de outros assuntos considerados tabus para eles.
De acordo com o terapeuta e coordenador do projeto, José Simonetti, os estudantes concluíram o treinamento no final de agosto, e em setembro eles já começaram a percorrer as classes para uma conversa franca com seus colegas. “O objetivo é orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção contra a gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, riscos do uso de drogas, além de conceitos de cidadania e autocuidado”, explica o terapeuta. Sempre em duplas, com um kit utilizado nas Unidades Básicas de Saúde para orientação no planejamento familiar, os estudantes passam de classe em classe, com alunos da mesma idade, para uma conversa aberta, sem a presença de adultos, e trocar informações e esclarecer dúvidas sobre temas complexos e que muitas vezes são tidos como tabu nas comunidades.
A expectativa do projeto é que o trabalho ajude a conscientizar os adolescentes, principalmente as meninas com relação à gravidez precoce. Além disso, nas comunidades onde vivem que eles atuem como multiplicadores orientando à população sobre hábitos saudáveis, para garantir mais qualidade de vida. A estudante da EE Antônio Vieira Campos, Caroline Oliveira Silva, de 14 anos, conta que antes de entrar para o “Fazendo Futuro” era extremamente tímida e não falava sobre sexo ou drogas nem com sua mãe. “Hoje, converso com meus pais, com minha família, os colegas de classe, tudo naturalmente”, diz. O jovem André Souza, de 15 anos, também conseguiu diminuir a timidez após entrar para o projeto. “Eu era tímido demais, fechado! Não tinha amigos e não conversava com ninguém antes de entrar para o “Fazendo o Futuro”. Aqui aprendi muita coisa importante sobre a saúde, mas também a me relacionar melhor, a conversar com as pessoas, a fazer amigos”, conta.
Desde o início do projeto em 2006, mais de 900 jovens já passaram pelo “Fazendo Futuro”. O trabalho pretende abranger as 59 unidades de ensino de Sorocaba, que contam com estudantes nessa faixa etária, num total de 1.170 classes e 40.950 alunos.

.: Dúvidas mais frequentes sobre implante dentário :.
O que são implantes dentários?
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.
Qual a chance de um implante dar certo?
Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso, porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca.
Existe contra indicação para o Implante dentário?
Apenas alguns fatores são adversos: como qualidade óssea, dificuldades de anatomia, má higiene bucal, osteoporose, pacientes que se submetem à radioterapia, diabéticos, pacientes portadores de marcapasso ou HIV positivo.
A idade pode limitar o tratamento de implante?
Não. A idade, não limita a aplicação do implante dentário. O implante pode ser realizado, tanto em pacientes jovens como idosos. Importante em todo trabalho realizado com implantes odontológicos é o seu planejamento cirúrgico e protético. Este por sua vez, é realizado com exames complementares.
O implante dentário é complicado?
Não. Devido a grande evolução a fase cirúrgica é bem simples e atraumática, sendo realizada na clínica ou no consultório e com anestesia local. Logo após o período pós-operatório de mais ou menos 4 meses para a mandíbula (maxilar inferior) e de 6 meses para a maxila (maxilar superior), então, poderá ser instalada a prótese sobre o implante, que muitos benefícios trará, no sentido de melhorar a parte funcional e estética do paciente.

.: Duagraf em novo endereço no Central Parque :.
Uma das mais tradicionais gráficas da Zona Oeste de Sorocaba, a Duagraf do bairro Júlio de Mesquita, agora, está em novo endereço: no bairro Central Parque! Para oferecer mais conforto e melhor atendimento aos seus clientes, a Duagraf está na Rua Giuseppina Cagliero, 551, próximo à Paróquia São Judas Tadeu. Com fácil localização e serviços de qualidade, a Duagraf continua prestando serviços com satisfação total dos seus amigos e clientes. Há apenas 3 meses no novo endereço, a Duagraf ficou por 10 anos no bairro Júlio de Mesquita, onde conquistou muitos clientes e amigos. E agora espera continuar atendendo com a mesma qualidade e atenção todos os fiéis clientes do Júlio.
Segundo o proprietário Eduardo Pellizoni, em breve a Duagraf irá receber novos equipamentos para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços gráficos prestados! “Mudamos de local apenas para oferecer maior conforto e comodidade a todos os nossos clientes e amigos. E queremos continuar atendendo os moradores do Júlio de Mesquita, como sempre fizemos”, destaca ele. A Duagraf espera a sua visita!
.: Pedido de Aposentadoria e Revisões:.
Muitos trabalhadores brasileiros, após contribuírem durante toda a sua vida para o INSS, sonham em receber a tão almejada Aposentadoria de forma rápida e com salário digno, que atenda as necessidades básicas ao longo da vida. Entretanto, não é o que ocorre, pois na grande maioria dos casos, mesmo tendo direito a Aposentadoria, seja por Tempo de Serviço/Contribuição seja por Idade, o pedido é indeferido. Fato é que, após procurarem um advogado especializado, tomam conhecimento que há muitos anos poderiam ter aposentado.
Diante das exigências feitas pelo INSS, bem como diante da fragilidade do trabalhador, é indispensável a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário, momento em que o respectivo profissional irá realizar estudo do tempo de contribuição/serviço, providenciar a documentação necessária, assim como irá apurar o valor a ser recebido, tudo em conformidade com o direito do trabalhador.
Os aposentados e pensionistas, em determinados casos, também por desconhecimento de lei, receberem benefício com valor menor que o devido. Daí a explicação para as inúmeras revisões de benefícios existentes tanto no INSS como na Justiça. Ao conceder o benefício, o governo acaba cometendo injustiças no cálculo da renda inicial dos aposentados e pensionistas do INSS.
Por ser Especialista em Direito Previdenciário e defender os direitos dos Aposentados já há alguns anos, recebo em meu escritório, muitas pessoas reclamando do baixo valor recebido, momento em que é realizado um estudo para verificar a possibilidade de revisão, onde na maioria das vezes se confirma o direito a revisão do benefício. Confirmado o erro do cálculo do benefício pelo INSS, é possível aumentar o valor da aposentadoria por meio de ação judicial, inclusive receber os últimos cinco anos corrigidos. Existem inúmeras revisões para aumentar o valor do benefício, informe-se.
Cláudia R.S. Oliveira Killian
Advogada Especialista em Direito Previdenciário pela EPD-SP - OAB-SP 286.065 - F: 3232-2711 / 3326-1076
Rua Duque Estrada, 209 - Vila Olímpia

.: Kick Boxing :.
O Kick Boxing é uma arte marcial que já tem algumas décadas. Não se pode dizer ao certo onde foi criada, alguns dizem que foi nos Estados Unidos e outros afirmam que foi no Japão. É um esporte de contato total, onde é permitido golpes com as mãos e pernas, fazendo uma mistura do tradicional Boxe e acrescentando chutes.
Essa arte marcial foi imortalizada nos cinemas por alguns praticantes muito famosos como Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris. Hoje, em Sorocaba, ela é muito bem representada por uma das mais antigas e mais tradicionais de toda região: a Associação “Shobu Ryu” de artes marciais. A frente dela está o excelente mestre Pedro Gataz, faixa preta 8º Dan, pelo ex-lutador e professor Célio Diaz, faixa preta 2º Dan, campeão de vários títulos nacionais e internacionais, e ainda na ativa o lutador e professor Rodrigo Martins de Souza, que conquistou alguns títulos como campeão sul-americano em Montevideo, no Uruguai, em 2008, e campeão paulista em Sorocaba, em 2009.
.: voltar :.