.: Matérias Julio de Mesquita 26 :.
 
.: Editorial :.

Começando nossos trabalhos em 2010, vamos notando o tempo passar, e com ele a evolução dos fatos.
A cidade de Sorocaba passou por momentos turbulentos em 2009 na esfera política. Secretários e vereadores foram alvos de denúncias e críticas por parte da grande imprensa e também da sociedade. Houve ainda, grande celeuma por conta da tão falada crise econômica mundial, que arrepiou os cabelos de economistas, empresários e também do trabalhador empregado, com medo da demissão.
Michael Jackson morreu, caiu um avião da Air France e o Rio de Janeiro foi eleito para sediar as Olimpíadas. Mas enquanto isso tudo acontecia, exceto no apagão que deixou 18 estados às escuras em novembro, quase imune a esses fatos, a zona oeste de Sorocaba continuou evoluindo. O que se viu por aqui foram novas oportunidades de negócios, comércios iniciando seus trabalhos, entidades ampliando atendimentos, bairros sendo regularizados, moradores se destacando na cidade, entre outros feitos. Evidente que ocorreram fatos negativos, que aborreceram muita gente. Entretanto, em meio a um cenário tumultuoso encontrado em 2009, parece que nossa região se saiu bem.
Já em 2010, andando por algumas ruas e avenidas, é possível ver o curso do desenvolvimento em novas construções, reformas, investimentos e ampliações. Empresários e moradores da zona oeste de Sorocaba não se cansam de lutar pelo seu crescimento.
A expectativa é de que este ano seja mais tranquilo. Dessa forma, a garra, competência e persistência desta região da cidade irão garantir mais avanços e desenvolvimento visíveis, ainda mais impactantes do que aqueles que vimos no ano passado.
Na torcida para que tudo isso se realize, o jornal Bairro em Foco estará mais uma vez aqui para registrar e noticiar todos os acontecimentos que 2010 reserva para a zona oeste de Sorocaba.

Jota Abreu

 

.: Trote solidário ajuda entidade do Júlio de Mesquita :.

Os veteranos e calouros do curso de Engenharia Civil da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) realizaram um trote solidário no dia 27 de fevereiro e beneficiaram a Associação Amor em Cristo, localizada no Júlio de Mesquita, que há nove anos cuida de crianças carentes.
Comandadas pelo coordenador do curso, Profº José Antonio De Melito, cerca de 60 pessoas fizeram manutenção e reparos na entidade. Foram realizadas pinturas do espaço interno e externo, além do playground, entre outros.
A coordenadora da entidade, Rosana Ribeiro, agradeceu imensamente a todos que se empenharam na reforma. “A iniciativa contribuiu muito com a nosso trabalho”, comemorou.

Próximos eventos
A entidade está organizando eventos para arrecadação de recursos.
Nos dias 6 e 13 de março, das 9h às 16h, será realizando Bazar Beneficente com artigos novos, na rua Benito H. Martinez, número 139, no Jd. Guadalupe.
Já em 11 de abril, acontece Almoço Beneficente no Salão Allegro, Rua Serafina Millego Latorre, número 430, Jd. Americano. No cardápio, uma deliciosa feijoada. Convites disponíveis na entidade.
Além dos eventos, a Associação Amor em Cristo solicita colaboração financeira através de seu programa de associados, para dar continuidade ao atendimento às crianças e adolescentes assistidos em seu programa de atendimento socioeducativo. Para isso, basta entrar em contato com a entidade através dos telefones 3321.5027 ou 9147.1341. A Sede Regional Bairro Julio de Mesquita fica na rua José Escobar Sanches, número 68. Informações e sugestões pelo e-mail assoc.aec@hotmail.com.

.: Time de garotos do Júlio de Mesquita conquista campeonato de futsal :.

Mantido por um projeto social, o time JMF/Rainha da Paz, do Júlio de Mesquita, fez boa campanha no torneio Cruzeirinho 2009 de Futebol de Salão. Coordenador do projeto e técnico do time, Manoel Ovídio Cação ficou orgulhoso do desempenho dos garotos.
Na categoria sub-11, os meninos ficaram em 4º lugar. No sub-13, a equipe do bairro foi a grande campeã, vencendo de virada por 4 a 3 o time Caas Futmax/Pastelaria e Sorveteria Vem que Tem. A imprensa da cidade elogiou a performance do time, que conta com alguns jogadores que inclusive já fazem parte do São Paulo Futebol Clube.
O projeto social JMF/Rainha da Paz trabalha com meninos e meninas das categorias sub-9 até sub-15, moradores de vários bairros da zona oeste.
“Estamos procurando patrocinadores e colaboradores para mantermos o projeto na compra de uniformes, bolas, entre outras coisas”, explica Manoel.
Para quem quiser fazer parte do time, o projeto está com inscrições abertas para os jogos que ocorrem todos os sábados, das 10h às 15h. Para isso, é preciso ter em mãos declaração de matrícula escolar, boas notas, atestado médico, 2 fotos 3x4, e comparecer com os pais ou responsáveis na quadra da JMF, rua Abner Pacheco, número 260, no Jardim Excelsior, altura do número 2.950 da avenida Américo Figueiredo. Informações pelo e-mail manoel_vendas@hotmail.com.

 

.: Guia “Zona Oeste em Foco” será lançado em agosto com 40 mil exemplares :.

Com circulação para o mês de agosto, o jornal Bairro em Foco lança o “Guia Zona Oeste em Foco”, o mais completo catálogo de empresas e negócios, que, além da distribuição porta a porta, como já é feita, tem o diferencial de ser entregue em mãos, nos 30 bairros cobertos pelo jornal.
“É uma proposta ousada que vai gerar novas oportunidades para empresários e moradores”, afirma Marcos Tadeu Stachewski, proprietário do jornal. Nos últimos anos, a Zona Oeste tem apresentado desenvolvimento significativo em relação à cidade, e com isso vem a necessidade de uma estrutura que sustente o porte alcançado. Os moradores e empresários destes bairros, cada vez mais investem para não haver necessidade de deslocamento até o centro de Sorocaba para a realização de negócios dos mais variados gêneros. “Com todo o progresso, já era hora de catalogar e unir em um só produto, as mais importantes empresas e prestadores de serviços localizadas nesta região e também aquelas que estão em outros bairros, mas têm em grande parte de seus clientes, moradores da zona oeste da cidade”, explica Stachewski. Por ser o mais tradicional e abrangente veículo de comunicação direcionado à Zona Oeste, o jornal Bairro em Foco se mostra apto a realizar esta tarefa, devido à sua credibilidade de 6 anos no mercado e a garantia da tiragem e da entrega.
O “Guia Zona Oeste em Foco” irá trazer diversos ramos de negócio, com a finalidade de facilitar o acesso do público a serviços próximos e de boa qualidade, e também oferecer ao empreendedor a possibilidade de ser visto pelo seu público direcionado. “Nossa intenção é listar todas as empresas e prestadores de serviços existentes na Zona Oeste, apresentando opções para o morador escolher onde consumir”, detalha o empresário.
A distribuição será em cada residência e comércio de maneira personalizada. Nos apartamentos onde já é feita a entrega de porta a porta do jornal, será da mesma forma. Em alguns conjuntos de apartamentos, onde não é permitida a entrada da equipe, os guias serão etiquetados e entregues ao responsável pelo condomínio.
A equipe comercial que já está nas ruas divulgando a nova proposta, é composta por Hernani Kiko, Paula Pacheco, além do próprio Marcos Tadeu. “Ninguém pode ficar de fora, afinal de contas o guia servirá de consulta durante o ano todo”, ressalta.
Para conhecer mais sobre o “Guia Zona Oeste em Foco”, basta entrar em contato com o departamento comercial através dos telefones 2104.4133, 3013.1331 ou 3012.7246.


.: Portal possibilita divulgação de imóveis para aluguel ou venda :.

A partir de agora quando o proprietário ou empresa imobiliária quer disponibilizar um imóvel para aluguel ou venda, tem à disposição uma nova ferramenta de mídia digital. O empresário Roberto Martins criou o portal Girando Imóveis (www.girandoimoveis.com.br), que nasceu para acrescer o mercado imobiliário, disponibilizando ao usuário, um completo sistema de mídia digital, onde é possível, anunciar, vender, oferecertrocas, encontrar imóveis para alugar, ter acesso a notícias sobre o mercado e dicas sobre casa e acabamento, sempre com facilidade, sem precisar sair de sua casa.
Os anúncios do portal trazem informações como tipo de imóvel, cidade, bairro, rua, vídeo do imóvel, imobiliárias parceiras, entre outros itens. “O usuário pode desfrutar de rápidas informações e profissionais do setor de construção, reforma, casa e acabamento, seguradoras, com rapidez e agilidade em nossa página de Dicas e Notícias”, revela Roberto.
O proprietário esclarece que não comercializa imóveis, produtos ou serviços, não realiza ou recebe pagamentos referentes à intermediação das vendas e compras, ou qualquer tipo de transação feita pelos usuários de seu site. “Nosso serviço é exclusivamente de disponibilização de mídia para divulgação. A transação e contratação de serviços são feitas diretamente entre as partes interessadas”, explica.
Roberto Martins ainda explica que é possível fazer parcerias com as imobiliárias para fomentar o mercado. “Somos aliados, e estamos à disposição colaborando para que o imóvel seja visto e consequentemente, negociado”, afirma. Empresas e profissionais dos diversos setores que fomentam o mercado imobiliário, como serralheiros, encanadores, paisagistas, casas de materiais de construção, entre outros, podem anunciar no site através dos diversos banners que se encontram à disposição.
Para anunciar ou para consultar, visite www.girandoimoveis.com.br.

 

.: Aluna do Kumon é aprovada em medicina :.

Ex-aluna do Kumon, Luciane do Nascimento Américo, moradora do Jd. Europa, é a mais nova aprovada no curso de Medicina da Universidade Anhembi. A estudante de 22 anos se preparou durante 8 meses na disciplina de matemática e conseguiu o ingresso no tão desejado curso.
Ela aderiu ao método na unidade do Jd. Magnólia. “Ter feito Kumon foi uma experiência que só somou na minha vida”, revela. Ela explica que se sentiu mais segura durante a prova. “Além de aumentar meu conhecimento em matemática, o Kumon também desenvolveu meu raciocínio no geral, fazendo com que eu ficasse mais confiante na hora do vestibular”, afirma.
O Kumon é um método de ensino de origem japonesa, que visa acelerar o aprendizado através de uma rotina de exercícios individuais em disciplinas como português, matemática, japonês e inglês.
Satisfeita, Luciane agradece pela existência do Kumon. “Hoje como estudante de medicina, posso dizer que o curso valeu a pena, e foi um dos fatores que somaram para eu chegar até aqui. Obrigada Kumon!”, encerra.


.: Escola “Rafael Orsi” apresenta novidades para 2010 :.

A Escola Estadual “Rafael Orsi Filho” no Júlio de Mesquita começa o ano a todo o vapor. A unidade recebeu nova pintura em suas dependências e todas as cortinas foram trocadas. O banheiro feminino está lilás, como as meninas pediram. “Ficaram muito orgulhosas”, afirma a diretora Meri Kern Sarubo.
No fim de 2009, os alunos produziram o “Jornal da Escola”, resumindo todas as atividades importantes desenvolvidas durante o ano. Segundo a diretora, para 2010 a expectativa é produzir uma edição por bimestre, e de novo distribuir entre alunos, funcionários e comunidade. “Garantimos a confecção dos dois primeiros. Para o segundo semestre, estamos buscando parceiros”, detalha Meri.
De acordo com a lei, a escola também voltou a cantar o Hino Nacional semanalmente. Contudo, além de apenas cantar, os alunos estudaram a importância do Hino em seu contexto histórico, artístico, musical, cívico, além da interpretação de seu conteúdo. “Por ser ano de Copa, favorece o patriotismo”, ressalta a diretora.
Outra novidade são as turmas de treinamento de Vôlei, Futebol e GRD (Ginástica Rítmica e Dança), disciplinas fora do currículo básico. “Os alunos optam por participar”, explica Meri. São 3 horas semanais fora do horário de aula, e as crianças devem participar de competições em 2010. No caso da GRD, há exercícios com instrumentos como fita, massa, argola e bambolê, além da dança em geral, sempre utilizando clássicos da MPB, para resgatar a cultura brasileira.
A escola conta ainda com o programa “Escola da Família”, com a unidade aberta aos fins de semana para uso da comunidade. Numa parceria com o Fundo de Amparo ao Trabalhador, são oferecidos cursos profissionalizantes. Também são oferecidas aulas de artesanato, jogos, reforço escolar, entre outros. Além disso, a Pastoral do Menor também realiza eventos na unidade.



.: Território Jovem oferece aulas gratuitas :.

A unidade do “Território Jovem” do Jardim Ipiranga está com uma nova programação para 2010, que é oferecida gratuitamente aos jovens de 12 a 29 anos. São aulas esportivas e culturais para todos os gostos, como ginástica (diariamente às 18h), jazz (segundas e quartas, às 13h30), capoeira (segundas e quartas, às 19h), teatro (segundas, terças e quartas, às 16h), mangá (sextas, às 16h), Axé (segundas, quartas e sextas, às 15h), violão (sextas, às 13h) e boxe (terças e quintas, às 19h). Os interessados devem realizar as inscrições no próprio local das aulas.
As unidades do Território Jovem são espaços abertos para manifestações culturais e artísticas propostas por jovens. Por isso, eles podem ser usados para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral.
O Território Jovem do Jardim Ipiranga fica na Av. Elias Maluf, 1.080. Informações pelo telefone 3221-3081.



.: Prefeitura prepara programação especial para o Dia da Mulher :.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cidadania (Secid), Cultura (Secult) e da Saúde (SES), em parceria com a Câmara Municipal, está organizando uma programação especial, que está acontecendo desde o dia 1º e vai até 15 de março. São atividades gratuitas voltadas para as mulheres, que vão desde exposição, filme, palestras e homenagens, até mutirões de saúde.
O saguão e os corredores da Câmara Municipal, por exemplo, contam com uma mostra de quadros da artista plástica sorocabana Mariangela Isquierdo Geraldi, que ficarão expostos até o dia 12.
No dia 8, a partir das 19h30, ainda no Legislativo, haverá uma sessão solene em homenagem à data e a palestra “Bye Bye Boazinha”, com o objetivo de refletir o papel da mulher “boazinha”, como e porquê se assume esta condição, e até que ponto isto interfere na autoestima e no amor-próprio.
O Projeto “Usina CineCult”, promovido pelas secretarias de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), também vai homenagear as mulheres, no dia 10 de março, com o filme “Fale com Ela”, do cineasta Pedro Almodóvar. A sessão tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.
A Secretaria da Saúde programou várias atividades. O evento é gratuito e acontecerá na Praça Coronel Fernando Prestes (de 8 a 13 de março), no Parque dos Espanhóis (dia 14) e no Parque da Formosa (dia 15). O Ônibus da Mulher permanecerá nesses locais para oferecer atendimentos de rotina. Também haverá colheita de papanicolau (exame do câncer de colo de útero), agendamentos de mamografia, exames laboratoriais, orientações sobre autoexame de mama, planejamento familiar e hábitos saudáveis.
A Secid também na “Fernando Prestes”, vai divulgar o trabalho das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) entre os dias 8 e 13, juntamente com outras entidades que prestam serviços às mulheres.
O Instituto Magicalle também participará da programação realizando corte de cabelo gratuito. A escola de cabeleireiros estará nos dias 8, 9 e 10 na Praça Cel. Fernando Prestes e, no dia 15, no Parque da Formosa.
A programação completa pode ser conferida no site www.sorocaba.sp.gov.br.



.: Eletricista oferece curso gratuito de eletrônica :.

O eletricista Lair Januário da Silva está oferecendo gratuitamente um curso de Eletrônica Básica – Teoria e Prática, no Júlio de Mesquita, todos os sábados, das 14h às 16h.
Com mais de 30 anos no ramo, Lair resolveu compartilhar sua experiência para ajudar ao próximo. “O que farei com meu conhecimento quando a vida acabar? Para afugentar a solidão, é preciso ser solidário”, afirma.
Carismático e cheio de histórias, Lair continua trabalhando. “Enquanto a marreta levanta, a cabeça descansa”, reflete. Desde jovem ele se interessa por eletrônica, e mesmo tendo outra profissão, sempre foi eletricista paralelamente. Buscando realização pessoal, se aprofundou no assunto. “Devorei os livros, além de procurar profissionais”, lembra. Depois de aposentado, ele pode se dedicar inteiramente ao hobbie. “Quando a gente faz o que gosta, não trabalha, se diverte”, conta.
Para as aulas, Lair utiliza o salão da Associação Espírita Recanto da Paz, no Júlio de Mesquita, de quem teve o apoio das diretoras Edilaine e Maíra. O salão fica na rua Carmo Brenga, 834, antiga rua 3. Para informações e inscrições, basta entrar em contato através do telefone 3017.5018, ou comparecer no horário das aulas.

.: Variedade e qualidade justificam demora nas pastelarias :.

Quase todo mundo já teve que esperar um tempo relativamente longo ao fazer seu pedido numa pastelaria. Para tentar desvendar o motivo disso, conversamos com Marina Custódio e Elaine Cristina Barbosa, proprietárias da pastelaria “Só Pastel”, no Júlio de Mesquita.
Marina conta que diversos fatores influenciam para que o pastel não fique pronto rapidamente. “É um produto que requer cuidado para ficar bom”, explica. A grande variedade de sabores (são mais de 80) não permite deixar pastéis pré-prontos, o que prejudicaria o material fresco, deixando-o sem qualidade. “Preparamos os recheios diariamente para manter nosso padrão e sabor”, revela Elaine. Outro item a ser destacado, é que o óleo precisa estar com temperatura no ponto para que o pastel não fique encharcado e esteja sempre crocante. “O bom pastel é um prato que precisa ser preparado artesanalmente. Se a pessoa quer qualidade, também precisa ter paciência”, afirma.
Marina trabalha em pastelarias desde os 13 anos, quando era funcionária de uma família de japoneses, donos de um estabelecimento em Votorantim. Ao completar 15, ela e o irmão (então com 18) montaram o primeiro negócio próprio. “Virou tradição na família, e desde então, eu sempre me mantive no ramo”, diz. A “Só Pastel” começou em 2001, na garagem da casa de Marina. “Permaneci lá por três anos antes de mudar para a avenida Américo Figueiredo”, lembra.
No novo endereço, Marina também trocou de sócia. Elaine já tinha grande experiência em atendimento, pois trabalhava com vendas de materiais para construção. “Foi uma súbita mudança, mas me adaptei rápido”, explica ela.
Além da variedade de sabores, a “Só Pastel” só utiliza produtos de primeira qualidade e tem ambiente familiar já conhecido no bairro. A pastelaria também oferece a opção “Monte seu Pastel”, onde o cliente escolhe o recheio de sua preferência. O endereço é avenida Américo Figueiredo, 3.699, Júlio de Mesquita. Disk entregas pelos telefones 3217.8771 ou 8808.5008. Sugestões e reclamações pelo e-mail: sopastelsorocaba@yahoo.com.br.


.: Cuidados ao levar seu animal para banho e tosa :.

O jornal Bairro em Foco agora também entrou na onda de uma nova rede de comunicações pela internet, o Twitter. Se trata de um microblog onde é possível escrever mensagens de até 140 caracteres, o que dá cerca de 3 linhas. O ingresso deste periódico se dá pela necessidade da zona oeste em ter informações em tempo real. “Recebemos diversas informações de órgãos como a prefeitura. Mas muitas vezes não conseguimos publicar no jornal, pois são eventos que podem acontecer no dia seguinte. No twitter, nossos seguidores ficam bem informados em tempo real”, explica o jornalista Jota Abreu.
O Twitter tem cerca de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Entre eles alguns famosos como o governador José Serra, o escritor Paulo Coelho, o cartunista Maurício de Sousa, e os apresentadores Luciano Huck e Marcelo Tas. Há também perfis de empresas como Ford, Samsung, Nokia, além de jornais como Folha de S. Paulo e as revistas Veja, Época, entre outras. Nesta rede é possível seguir e ter seguidores. O usuário recebe todas as mensagens daqueles a quem seguir. E assim também todos os seus seguidores receberão suas mensagens.
Confira a página do jornal pelo endereço www.twitter.com/bairroemfoco. Para seguir é necessário criar gratuitamente um perfil no site.

.: Drogaria Santa Teresinha realiza gratuitamente exames para diabetes dia 13 :.

De tempos em tempos, a Drogaria Santa Terezinha no Júlio de Mesquita oferece exames gratuitos de glicemia, para diagnosticar ou controlar a diabetes. A próxima edição será das 8h às 13h do dia 13 de março, com a ajuda de estagiários de enfermagem e farmácia que realizam o trabalho. Para participar, basta comparecer à Drogaria durante o horário indicado, de preferência, em jejum.
Segundo um dos proprietários da Drogaria, Carlos Roberto Martins Junior, além de ajudar as pessoas a diagnosticar a doença, o objetivo é colaborar para quem já sabe que é diabético poder controlar seus níveis.

27 anos de tradição
A Drogaria Santa Terezinha tem três unidades em Sorocaba, sendo duas na Avenida Gal. Carneiro e uma no Júlio de Mesquita. Carlos Roberto Martins Júnior conta que seu pai trabalhou como empacotador, entregador e balconista de farmácia, desde muito jovem. Foi crescendo na profissão até atingir cargos de supervisão e gerência, quando inclusive foi transferido para o litoral. Foi quando há 27 anos, firmou sociedade e resolveu abrir seu próprio negócio. Depois de um tempo, com o sucesso da empresa, bateu a vontade de voltar para Sorocaba, e então a ideia de abrir outra unidade aqui. “Meu pai escolheu a avenida General Carneiro e retornou para a cidade que ele sempre gostou”, explica Carlos.
Tendo ainda investido também em outros ramos, a Drogaria Santa Terezinha foi crescendo e ganhou outra unidade na mesma avenida. Ao viajar para uma propriedade em Araçoiaba da Serra, o empresário sempre passava pelo Júlio de Mesquita e enxergava o desenvolvimento do bairro. Há 5 anos, ele escolheu o ponto e lançou a terceira unidade.
Hoje a Drogaria Santa Terezinha é administrada por toda a família e é sinônimo de tradição na cidade.


.: Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz divulga programação da Semana Santa :.

A Semana Santa terá programação especial na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Júlio de Mesquita. Confira os dias e horários das celebrações.
- Dia 1º de abril, Quinta-feira Santa. Missa de Lavapés às 20h, com a participação de todas as comunidades.
- Dia 2 de abril, Sexta-feira Santa. Caminhada Penitencial às 5h, saindo da Matriz até a comunidade São Jorge. Adoração à Cruz às 15h (em todas as comunidades). Encontro da Luz às 20h nas comunidades São Jorge e Nossa Senhora Aparecida.
- Dia 3 de abril, Sábado de Aleluia. Saindo às 18h do Santa Bárbara até a Matriz.
- Dia 4 de abril, Domingo de Páscoa do Senhor. Missa às 19h na Matriz.


.: Noivas do casamento comunitário podem ganhar aluguel do vestido :.

A loja “Raio de Sol Noivas”, no Júlio de Mesquita, está com uma promoção imperdível para as noivas que vão participar do casamento comunitário da Prefeitura de Sorocaba. A cada cinco aluguéis de noivas comprovadamente inscritas no evento, uma será sorteada e ganhará o aluguel. Para isso, basta fechar o contrato de locação na loja.
Persistência e coragem marcam a trajetória da loja. Irailde Borges da Cruz trabalhou como costureira de uma empresa de aluguel de trajes festivos, até surgir a vontade de abrir o próprio negócio, há 5 anos e meio. Ela conta que viu um anúncio no jornal, de uma mulher que desejava vender todas as roupas de um antigo negócio. Demonstrando interesse, porém sem recursos, Irailde sugeriu arrendar o material e o negócio foi fechado.
Durante 6 meses, funcionou nos fundos de sua casa. Foi quando surgiu a oportunidade de alugar um pequeno salão na rua Eduardo Donizette Unruh. Irailde entrou em um dilema, pois o valor do aluguel se somaria ao arrendamento e aumentaria seus gastos. Mesmo assim, ela investiu e acreditou que poderia impulsionar o negócio. Deu certo. “Um dos segredos foi investir em propaganda no jornal”, revela.
Fazendo o que gosta, Irailde ousou um pouco mais. Em 2005, ela adquiriu grande quantidade de novas roupas. E há 2 anos e meio se mudou para um salão maior, na mesma rua. “Foi difícil, mas consegui”, comemora.
A “Raio de Sol Noivas” oferece tudo para o casamento. Trajes para noivas, noivos, padrinhos, convidados, além de acessórios, calçados, convites, decoração e até locação de carro. “A noiva sai daqui direto para a cerimônia”, garante Irailde. A loja fica na rua Eduardo Donizette Unruh, número 609, salão 3, no Júlio de Mesquita. Os telefones são 3016.7694 ou 9107.7630. O site da loja é www.raiodesolnoivas.com.br.

.: Prefeitura oferece serviço gratuito de remoção de animais mortos :.

É comum ficar desorientado e não saber o que fazer em caso de morte de um animal que se tem em casa. Para atenuar esse problema, a Prefeitura de Sorocaba oferece serviço gratuito de retirada de animais mortos. Para a remoção de animais de pequeno porte (cães e gatos) os interessados devem fazer a solicitação pelo telefone 3225-1933. Após a ligação, a Prefeitura contata a empresa Transpolix, responsável pela coleta de lixo hospitalar da cidade, para que o animal seja removido. Os corpos dos animais são levados para o aterro sanitário municipal.
No caso de animais de grande porte (vacas e cavalos), o serviço de remoção é executado pela equipe de manutenção de vias da prefeitura, através do telefone 3227-1277.

.: Ciclo de palestras gratuitas aborda alimentação, saúde e beleza :.
A nutricionista Maria Francisca da Silva está promovendo durante março e abril o ciclo de palestras gratuitas chamado: “Alimentação, saúde e beleza”. Os temas são “Obesidade e Toxinas” (17/03), “Celulite, Diabetes, Obesidade podem ter origem no desequilíbrio da flora intestinal” (19/03), “Alimentação X Nutrição: O caminho para uma vida saudável” (24/03), “Quando o chocolate faz bem à saúde?” (26/03), “Maus hábitos alimentares podem afetar a pele, cabelo, unhas e a celulite?” (31/03), “Como Iniciar o Envelhecimento Saudável? Água: você sabe quanto, quando e como beber, e o que ela representa para sua saúde?” (07/04) e“Açúcar e adoçante são prejudiciais à saúde? Adoçantes engordam?” (09/04). Em todas as datas são sempre três opções de horários: às 9h30, às 14h ou às 16h.
Todas as palestras serão na Rua da Penha, 950, Centro. É importante reservar a vaga com antecedência. Mais informações pelos telefones 3217.3834 ou 9107.4335ou pelo e-mail: mfransilva@hotmail.com.

.: Cursos culinários da Dijos :.
Os próximos cursos culinários da Dijos Doces serão oportunidades para aprender receitas de páscoa. Os cursos acontecem a partir das 14h, além de dois cursos noturnos (19h) nos dias 12 e 18 de março.
12/03 – Ovos de Páscoa diversos, bombons trufados, bombons 6 recheios. Profª Valquíria. (Formas Suíça).
12/03 – Aula especial de ovos e trufas geladas. Ovo bem-casado, ovo trufado caipirinha, etc. Profª Valquíria. (Formas Suíça), às 19h.
18/03 – Ovos decorados, toca do coelho, mini-bolo com chocolate. Profª. Sara (Harald)
18/03 – Ovos de Páscoa para iniciantes. Todas as técnicas de derretimento. Profª. Sara (Harald), às 19h.
22/03 – Chocolomba de Páscoa – Profª Laura Guedes (Valle Nevado).
As aulas são realizadas em uma cozinha específica para cursos no salão de festas Spaço Kids, rua Mário Soave, 552, S. Marcos. O telefone é 3017.0529. A Dijos Doces fica na Av. Gal. Carneiro, 1808, Jd. Simus. Informações: 3222.5274 e 3217.9087.

 

Leitora Anônima. Olá, Cris. Tenho 26 anos, estou em uma situação complicada. Me separei faz uns 10 meses, pois ele quis se separar porque estava gostando de outra pessoa. Depois de 2 meses, arrependido, me procurou pedindo para voltar. Só que eu, achando que isso não iria acontecer, me envolvi com outra pessoa. Quando ele voltou fiquei confusa. Não sei mais de quem gosto, faço comparações entre os dois e não consigo tomar uma decisão. Mas sei que se não fizer isso, ficarei sozinha, o que está me fazendo sofrer muito. Quando decido ficar com um, sinto falta do outro, pois são completamente diferentes. Tenho um filho com meu ex-marido, e talvez por esse motivo não consiga esquecê-lo de vez. Me ajuda, não sei o que faço. Às vezes parece que vou enlouquecer.

Olá. Vejo que você está vivendo uma situação intensa com uma explosão de acontecimentos em um intervalo de tempo curto, é natural estar tão confusa. Por mais difícil que isto possa parecer, o momento exige calma e reflexão. Seu organismo precisa de um tempo para se recuperar, colocar as coisas em ordem.
Imagino o quanto estava carente e confusa após a separação. Apesar disso, você conseguiu ser uma pessoa agradável. Mesmo frustrada com o término do casamento, conquistou o carinho de outra pessoa. Contudo, se entregar por inteiro a esta nova relação não é tarefa fácil. Você ainda não elaborou o luto da relação anterior e ninguém se recupera de um dia para o outro. Consolidar esta nova relação exigirá mesmo algum tempo.
Por outro lado, acredito que as pessoas mereçam sim uma segunda chance. Entretanto, o perdão deve ser conquistado, e não adquirido de graça. Para que esse tipo de comportamento de desrespeito ao seu sentimento não se repita e vocês não acabem entrando em um efeito ioiô de vai e volta quando ele quiser e bem entender. Um casamento envolve inúmeras variáveis e devemos levar todas em consideração. Errar é humano, entretanto é preciso observar quantos erros ele já cometeu, considerando que para tudo deve haver um limite.
Entendo o quanto está aflita, porém, mais importante que escolher entre um ou outro é se fortalecer, aprender novas habilidades para ser independente e aprender a amar a si mesma. Lembre-se que o companheiro deve ser um complemento para sua felicidade. Dê um tempo para seus sentimentos se organizarem respeitando suas próprias limitações. Tente não exigir tanto de si mesma para não se torturar. Você não merece isso!
Como está em dúvida de qual dos dois gosta mais, leve em consideração o respeito que cada um demonstra por você e o quanto cada um é sensível ao que você sente. O segredo está em observar os pequenos detalhes, os gestos mais sutis, e a partir disso avaliar qual dos dois a faz mais feliz. Se estiver difícil demais, talvez seja necessário pedir ajuda profissional.


Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106 / 3018.1180


.: Humanitários, oportunistas ou as duas opções? :.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que encanto têm as favelas cariocas? Por que o mundo fica tão fascinado com um lugar onde a criminalidade e a luta para se viver honestamente caminham de forma paralela?
Em 1996, o maior expoente da música pop mundial, Michael Jackson visitou o morro Dona Marta, local que escolheu para parte das gravações do videoclipe de “They don’t care about us” (Eles não ligam para nós). O diretor do clipe, Spike Lee, inclusive admite ter pagado para os traficantes garantirem a segurança do cantor, alegando que a polícia carioca não conseguiria cumprir essa missão.
Em 2002, o filme “Cidade de Deus” retratou outra favela carioca e divulgou ao planeta uma realidade cruel do poder que o tráfico de entorpecentes detém sobre os moradores. A produção foi muito bem recebida, inclusive com 4 indicações ao Oscar de 2004.
Recentemente, assim como Michael, Madonna também esteve no Dona Marta. Mas, a visita da rainha do pop tinha um intuito mais humano: ampliação de projetos sociais.
Já em 2010, dois novos nomes da música internacional se juntaram para outro clipe nas favelas do Rio de Janeiro: Beyoncé e Alicia Keys gravaram juntas o vídeo da música “Put it in a love song” (Ponha isso numa canção de amor).
A visita de Madonna e o filme “Cidade de Deus” são boas iniciativas para o bem das favelas. A música e o clipe de Michael Jackson também tinham um viés social. Trechos da letra dizem “Tudo que eu quero dizer é que eles não ligam para nós... Sou vítima da violência da polícia. Cansei de ser vítima do ódio...”. O vídeo correu o mundo, e a comunidade hoje é protegida pela polícia, onde não há mais pontos de tráfico.
Só me parece dispensável a visita rebolativa de Beyoncé e Alicia Keys para cantar inutilidades como “Diga que me ama, diga que me ama. Depois coloque isso numa canção de amor” ou então “Se você realmente precisa de mim como diz, é melhor me mostrar, é melhor vir e dizer”.
Qual a relação dessa letra com as favelas cariocas? De forma oportunista, a sensação é de que apenas escolheram um cenário “feio” para contrastar com suas “belezas”. As duas representam uma arte pasteurizada e homogênea, sem criatividade e emoção, que apela muito mais para seus atributos físicos, do que pelo talento musical. Para definir esta arte, o jornalista Jamari França brilhantemente citou Nélson Rodrigues: “tem a profundidade que uma formiguinha atravessa com água pelas canelas”.

.: voltar :.