.: Matérias Julio de Mesquita 18 :.
 
.: Editorial :.

O processo eleitoral entrou na reta final. A disputa por um cargo no Executivo e Legislativo está a cada dia mais acirrada. O horário eleitoral político é uma alternativa mais abrangente para levar aos eleitores as propostas dos candidatos, via televisão e rádio. Com as novas leis eleitorais vigentes, buscou-se tornar mais justos os meios de divulgação, procurando não privilegiar os que têm mais recursos.
Porém, mesmo com o acesso aos programas eleitorais, materiais de campanha, notícias e reportagens, o eleitor deve aprofundar-se no conhecimento de seu candidato. Buscar de perto informações e descobrir se o escolhido é uma pessoa atuante e honesta, com propostas reais, não eleitoreiras. Também, se faz necessário, pelo bem da cidade e seus habitantes, que o eleitor não queira apenas o bem próprio, saciar seus interesses pessoais ou do bairro onde mora. O vereador escolhido irá legislar por Sorocaba inteira, em busca do bem comum, não pertencendo exclusivamente a um bairro. O eleitor deve estar ciente disso.
O Jornal Bairro em Foco, desde o início do período eleitoral, se colocou a disposição para divulgar as propostas dos candidatos a vereador, tornando-se, através de uma linguagem simples e direta, um canal de informação essencial aos leitores. Falamos a linguagem dos bairros aonde chegamos, sabemos de suas necessidades, conhecemos de perto cada realidade, cumprimos a cada edição a proposta de sermos um canal de comunicação íntegro e íntimo dos moradores, que nos recebem em seus lares.
Diante desta postura, trazemos nesta edição, propostas de candidatos que concorrem ao Legislativo. Não deixando de lado nossas convicções pessoais, adotamos uma postura isenta, por isso a cada edição, nos bairros aonde chegamos, candidatos têm um espaço para mostrar quem são e para que pleiteiam uma cadeira na Câmara de Vereadores de Sorocaba. É o Jornal Bairro em Foco a serviço do leitor.
Trazemos ainda nesta edição: através de reportagem em nosso jornal, escolinha de futebol consegue apoio para seus alunos; duplicação da Américo Figueiredo continua a todo vapor; escola técnica abrirá seu vestibulinho; unidades do Sabe Tudo incentivam inclusão digital de jovens e adultos, abrindo portas para o mercado de trabalho; Creche 24 horas está com inscrições abertas.
Tenha uma ótima leitura!

 

O editor

.: Jornal incentiva apoio à Escolinha de Futebol :.

Reconhecimento e apoio marcaram a história da Escola Sport Club Michigan. Foi através de reportagem publicada na edição de julho/agosto, do jornal Bairro em Foco, que a escolinha de futsal obteve colaboração necessária para o trabalho feito voluntariamente por Júlio César Conceição e sua esposa Érica Francine, moradores do Júlio de Mesquita Filho.
O casal lidera um grupo de aproximadamente 80 crianças, meninos e meninas, apaixonados pela bola. A quadra os afastou das ruas e nela eles brilham, com talento e alegria. Mais do que noções de futebol, as crianças recebem formação de cidadania. Os treinos acontecem na quadra da Escola Estadual Antonio Vieira Campos, cedida pela diretora Ana Lúcia.
Depois da reportagem, Júlio César e Érica obtiveram apoio ao trabalho: ganharam bola, um par de tênis para um garoto que não tinha calçado, dois conjuntos de uniformes esportivos e as inscrições das crianças para participarem do Campeonato Cruzeirinho.
O casal agradece a todos que apoiaram a escolinha de futebol: diretora Ana Lúcia; Adega Canindé; Shopping M; WR Usinagem; Soroflex; Transportadora Jonf; Roupards Rolamentos; Nó Materiais Elétricos; Cláudio, da empresa Etirama e Dona Neve Jardim.
Contentes, Júlio César e Érica destacam que três subgrupos já foram classificados para a segunda fase do Campeonato Cruzeirinho e ainda terão outros jogadores que irão competir, aumentando as chances de mais vitórias. Eles ressaltam a importância da participação dos pais e familiares nas competições e os convida a estarem juntos nos jogos, incentivando as crianças e dando-lhes apoio.
O casal também pede a colaboração de quem possa ajudá-los com o transporte das crianças nos dias de jogos. Seja ônibus ou van, eles precisam de veículos para levar as crianças ao campeonato. Os interessados em apoiar a Escola Sport Club Michigan podem entrar em contato com Júlio César ou Érica pelo telefone: (15) 3012 6062.

.: 2º Festa das Crianças é realizada por lojistas :.

Com a expectativa de superar o sucesso da primeira edição do evento, comerciantes do Júlio de Mesquita Filho realizarão a 2ª Festa das Crianças, no dia 11 de outubro, a partir das 10 horas. Após os resultados positivos do ano passado, os organizadores afirmam que a Festa será ainda melhor neste ano. Em 2007 compareceram 1.600 crianças, de 2 a 9 anos. Foi uma iniciativa pioneira no bairro.
O evento tem a proposta de homenagear e alegrar o público infantil pelo seu dia (12 de outubro). As brincadeiras acontecerão em frente às lojas participantes. A criançada irá se divertir com os brinquedos: tobogã, cama elástica, piscina de bolinhas, castelo mágico, castelo pula pula, acompanhada de guloseimas, como pipoca e algodão doce. Além de muita animação, o evento terá sorteio de brindes.
A 2ª Festa das Crianças acontecerá nos seguintes locais: SNS Modas e Presentes (Av. Américo Figueiredo, 3.956), Locadora Cine Café (Av. Américo Figueiredo, 3.952), Hyromi Art’s e Bazar (Av. Américo Figueiredo, 3.958) e Perfumaria Júlio de Mesquita (Av. Américo Figueiredo, 3.960). Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no dia do evento, nas lojas participantes.

.: Escola de Informática CDI oferece pacotes completos com preço acessível :.

Imagine fazer um curso completo, de Operador de Micro Computador Avançado, contendo no pacote programas como Word, Excel, Photoshop, Corel Draw, Acess, Power Point, Dreamwaver, Fireworks, Flash, administração de tempo e marketing pessoal. Ou então, um curso de Secretariado, para o aprendizado em qualidade no atendimento, gestão de documentos, administração do tempo, marketing pessoal, oratória, matemática financeira com Excel e HP12C. E o melhor, imagine esses cursos custando apenas R$ 29,90 reais, o pacote. Na CDI isso é possível. São mais de 15 cursos, como Internet, Webdesigner, Auxiliar de Vendas, Comunicação, entre outros.
Pautada sobre um método moderno de ensino, a CDI – Escola de Informática traz para o Júlio de Mesquita Filho esta novidade, atendendo os moradores do local e bairros vizinhos, democratizando o acesso à informática.
“Devido a uma tecnologia avançada, temos condições de oferecer às pessoas cursos com alta tecnologia a um preço acessível, para todas as faixas etárias”, conta o proprietário, Valter José Nunes de Campos.

A tecnologia usada

Cada aluno tem um computador, onde acessa o curso escolhido, através de um programa próprio de aprendizado. Ouve as aulas por um fone de ouvido, com apostila e explicações na tela do computador. Em caso de dúvidas, pode consultar um professor via online, ao vivo. Valter Nunes explica que este método possibilita aos alunos cursos individuais, sem que um atrapalhe o outro.
A Escola de informática CDI funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas, localizada a Rua Edenir Antonio Digianpietri, 306, Júlio de Mesquita, antiga rua 11, fone: (15) 3202 7047.

.: Escritório de Advocacia é aberto no Júlio de Mesquita :.

O escritório Silva Coelho & Magalhães Advogados foi constituído em março deste ano, possuindo como sócios Alessandro Magalhães e Josenilson Silva Coelho. Atua nas áreas trabalhista, previdenciária, cível e tributária.
Com relação à área trabalhista, o escritório se especializou na defesa de empregados, de modo que ajuiza reclamações trabalhistas e ações de indenização por acidente de trabalho , pleiteando indenização por danos morais e materiais.
No tocante à área previdenciária, atua junto ao INSS, apresentando recursos administrativos contra o indeferimento de benefícios previdenciários (pensões por morte, aposentadorias por invalidez e por tempo de contribuição), como também ajuizando ações judiciais contra o INSS, com a finalidade de revisar os valores concedidos pelo INSS a título de aposentadorias e pensões.
O escritório possui profissional especializado em direito de família, atuando especificamente em casos relacionados a separação amigável ou litigiosa, revisão de pensão alimentícia e inventário.
Finalmente, na área tributária, se especializou no contencioso judicial ,bem como no desenvolvimento de atividades preventivas visando a desoneração tributária das empresas.
Silva Coelho & Magalhães Advogados se instalou no Júlio de Mesquita, pelo fato de seus sócios terem percebido que o bairro, por ser bastante populoso e está se tornando um grande centro comercial da cidade, necessitava de profissionais capacitados e especializados na prestação de serviços jurídicos ligados às suas áreas de atuação.
O escritório Silva Coelho & Magalhães Advogados primará pelo dinamismo, qualidade, eficiência e confiabilidade de seus serviços, além de manter estreita pessoalidade no atendimento a seus clientes.
Portanto, a partir de agora, as pessoas residentes no Júlio de Mesquita e bairros vizinhos não precisarão se dirigir até o centro de Sorocaba a procura de serviços jurídicos. O escritório Silva Coelho & Magalhães Advogados veio para ficar e assessorar as pessoas residentes na Zona Oeste nos casos ligados à sua área de atuação.



.: Unidades do Sabe Tudo abrem as portas para inclusão digital e mercado de trabalho :.

As 19 unidades do Sabe Tudo, distribuídas em pontos estratégicos da cidade atingiram em agosto 15 mil usuários. São 15 mil pessoas, especialmente jovens estudantes da rede pública de ensino, que agora têm acesso gratuito ao mundo digital, podem fazer pesquisas e ainda um curso básico de informática.
Você ainda não faz parte deste número? Veja o que está perdendo: o Sabe Tudo é um ponto de conhecimento, onde os usuários podem ler os jornais do dia, as revistas da semana, além de ter acesso a um curso de informática, que tem sido uma importante ferramenta para os jovens conseguirem colocação no mercado de trabalho.
Embora seja de nível básico, o curso de informática oferece aos alunos conhecimentos em ferramentas como Word, Power Point e Excel. Os alunos aprendem também noções de cidadania, dividido em quatro módulos (mercado de trabalho, saúde, meio ambiente e cidadania), além de áudio-visual.
Outro ponto importante do Sabe Tudo, é a integração com as escolas parceiras, permitindo aos alunos que utilizem a infra-estrutura do projeto. A transformação dos jovens ao entrarem no projeto é rápida e profunda. “Nos primeiros dias eles pensam que o computador e a Internet só servem para a conversa no MSN e jogos. Mas na medida em que vão descobrindo o que o Word e outras ferramentas podem fazer, eles não perdem mais tempo. É o nosso desafio transformar diversão em conhecimento”, destaca Wesley Fernandes, coordenador do projeto Pérola, responsável pelo Sabe Tudo.
Segundo dados da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, desde o início das atividades, em março de 2007, as unidades do Sabe Tudo já formaram quase 700 alunos, a maioria de jovens com idade a partir dos 25 anos. Parte deles está empregada nas próprias unidades do Sabe Tudo e outros nas empresas da cidade. Algumas empresas que conhecem o trabalho do Projeto Pérola solicitam o encaminhamento de jovens que estejam concluindo o curso.
Vale a pena salientar que a unidade do Sabe Tudo é aberta para toda população e não se restringe somente aos estudantes.

Tem Sabe Tudo na região do Júlio de Mesquita Filho:

Escola Luiz Almeida Marins, Jardim Júlio de Mesquita, Avenida Luiz Gonzaga do Nascimento, s/n.
Escola Maria Lourdes M. Martinez, Jardim Santa Bárbara, Rua Dária Galvão da Silva, nº 300.
Escola Irineu Leister, no Jardim Ipiranga, Rua 02, nº 67.


.: Microvip é sucesso no Júlio de Mesquita :.

A escola de informática Microvip, prestes a completar um ano no Júlio de Mesquita Filho, vem se destacando com o seu método de ensino inovador, somando mais de 100 alunos matriculados, entre jovens e adultos. “Estamos atraindo pessoas de toda região, dos bairros Júlio de Mesquita, Jorge Oeterer, Ipiranga, Central Parque, Montreal, Wanel Wille, Barcelona, Jardim Europa, Jardim Simus, Parque São Bento”, destaca André Marcos de Oliveira, diretor da escola.
Indicações - Segundo Oliveira, a Microvip vem recebendo matrículas através de indicações dos alunos. “Ninguém indica coisa ruim, mas quando há qualidade, tem que fazê-lo. A Microvip agradece a todos os alunos por estarem indicando a escola, porque assim quem ganha é o bairro, pois a Microvip permanecerá forte, educando várias gerações”, completa.
Vantagens - Ao contrário dos cursos convencionais, o aluno inicia seu curso quando quiser, não necessitando a formação de uma nova turma. Oliveira explica que, o aluno que fecha contrato com duração de um ano, se terminar antes, por ser um curso vip, não paga os restantes dos meses. Ao contrário dos cursos convencionais, o aluno faz o curso individualmente e de acordo com o seu ritmo de aprendizado, não precisando seguir o mesmo ritmo dos outros alunos da sala de aula.
Um mês gratuito - Neste mês, a Microvip abre suas portas e oferece oportunidade ao interessado de conhecer o seu método, dando um mês de aulas grátis. Se o aluno quiser continuar, poderá se matricular, além disso ganhará um dos dois cursos profissionalizantes: Auxiliar de Contabilidade e Auxiliar de Departamento Pessoal.
A Microvip está localizada na Avenida Américo Figueiredo, 3659, sala 7, Júlio de Mesquita Filho. Mais informações pelo telefone: (15) 2104 4176 ou através do site: www.microvip.com.br

.: A Palavra de Deus como união da família :.

Na Igreja Católica, setembro é o Mês da Bíblia, época em que as reflexões e a liturgia estão mais voltadas para salientar a importância da Palavra da Deus. O jornal Bairro em Foco conversou com o diácono Aroldo Fernando Turino sobre a importância da Bíblia no contexto familiar e social. Acompanhe a reportagem:

Bairro em Foco: O seu lema desde que entrou no seminário é “Crê no Senhor e serás salvo, tu e tua família” (Atos 16, 31). E este é um desafio para a Igreja, não é mesmo? Levar as pessoas a crerem em Deus.
Diácono Aroldo: Hoje como diácono, sinto mais forte ainda a responsabilidade da vivência do lema que escolhi. Vejo que de fato a confiança em Deus é a fonte para a salvação. A confiança que tenho depositado em Deus tem sido a resistência para superar as dificuldades e tribulações que vêm ao meu encontro. Com isso vejo que é grande e árduo o desafio que a Igreja tem diante de uma realidade relativista de nossa sociedade, de levar estas propostas às famílias que ainda não crêem para que possam não só crer, mas vivenciar o Evangelho.
 
BF: Como a Bíblia pode ser partilhada em família?
DA: Recordo às famílias a importância que se tem a Palavra de Deus meditada e contemplada em família, e apresento a melhor forma de estudarmos a Bíblia: pelo método da Leitura Orante (Lectio Divina). É uma forma de vivermos em nossa vida a espiritualidade cristã, que favorece a partilha, e assim alimentarmos nossa alma, renovando em nossa vida o amor à Escritura. Os degraus da Lectio Divina são: Leitura, Oração, Contemplação e Ação. Os frutos são a comunhão divina, conversão do coração, uma fé mais esclarecida e forte.
 
BF: O que, para você, precisa ser mudado urgentemente na sociedade?
DA: Analisando e refletindo sobre nossa sociedade à luz da Lectio Divina, me vejo preocupado com o relativismo que se faz muito presente em nosso meio, com crianças, jovens e adultos que perderam a dimensão do sagrado. O corpo de muitos tem se tornado objeto, uma vida nascente é tratada como um nada por uma lei que quer vir à tona (a do aborto). Há uma presença da “cultura de morte”, seja pelo uso de drogas ou pelo alto índice de violência, presente desde o ambiente familiar até as portas de escolas, clubes e bares. Hoje como diácono e futuro sacerdote, vejo que os desafios para a Igreja são de ser profética e missionária, para reconstruir na sociedade os valores que norteiam o Evangelho.

BF: Deixe uma mensagem para os leitores do jornal
DA: Com o coração voltado para Deus, diante da graça que Ele quer derramar sobre todos nós, concluo dizendo: Deus quer realizar em nossas vidas suas obras, mas para que isso aconteça cabe a cada um de nós, plantarmos em nosso coração a semente do amor. “Ninguém tem maior amor do que aqueles que dão a vida pelos amigos” (Jô 15,13). Este é o maior de todos os mandamentos, “quem ama permanece em Deus e Deus nele porque Deus é amor” (1 Jo 4,14). Se quisermos construir uma sociedade mais humana e fraterna, só poderemos construí-la com Deus.

Vale saber: O mês da Bíblia é celebrado em setembro, porque no dia 30, a Igreja Católica lembra São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, responsável pela tradução da Bíblia para o latim, sendo esta conhecida como vulgata (linguagem popular).

A ordenação

No dia 23 de agosto, o seminarista Aroldo Turino recebeu o Sacramento da Ordem no Grau de Diácono, pelas mãos do arcebispo metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Familiares, amigos e comunidade estiveram presentes na cerimônia realizada na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. “Senti durante toda a celebração a graça de Deus que se faz presente em minha vida e me impulsiona ainda mais a ser Arauto da Boa Nova”, ressalta Turino. Como diácono, ele poderá realizar casamentos, batizados e celebrações. Agora irá concluir os estudos teológicos e aguardar sua ordenação como sacerdote.

 

.: Escola Fernando Prestes abrirá inscrições para vestibulinho :.

 

Os interessados em participar do vestibulinho da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, devem estar atentos, pois a partir de 6 de outubro as inscrições estarão abertas. São oferecidas 200 vagas para o ensino médio e 480 vagas para o ensino técnico, com nove opções de cursos, em Sorocaba. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de outubro na secretaria da escola, pela internet (wwww.vestibulinhoetec.com.br) também até o dia 17, somente até as 14 horas.

 

 

Cursos oferecidos gratuitamente

Ensino Médio – 200 vagas (manhã)
Projetos de Mecânica – 40 vagas (noturno).
Desenho de Construção Civil – 40 vagas (noturno).
Secretariado – 40 vagas (noturno).
Design de Interiores – 40 vagas (noturno).
Administração – 40 vagas (tarde), 40 vagas (noturno)
Contabilidade – 40 vagas (noturno), 40 vagas (tarde)
Informática – 40 vagas (manhã), 40 vagas (tarde), 40 vagas (noturno)
Agenciamento de Viagens (Guia de Turismo) – 40 vagas (tarde)
Informática para Internet - 40 vagas (tarde)
Logística - 40 vagas (tarde)

Requisitos

Para o ensino médio, é necessário que o estudante esteja concluindo o ensino fundamental. Já para o curso técnico, deverá estar cursando a segunda ou a terceira série, como também podem participar aqueles que já concluíram o ensino médio. O vestibulinho é aberto às pessoas de todas as idades. “A nossa escola atende estudantes de várias faixas etárias, composta por adolescentes, jovens e adultos”, completa o diretor Paulo Sérgio Germano, também professor de informática há 18 anos.
A taxa de inscrição é de R$ 20 reais se fizer pela internet, na escola + R$ 5,00 reais pelo manual.

Escola

A Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, desde 1929 está voltada para a profissionalização de jovens e adultos, de Sorocaba e região. Conta hoje com mais de 1800 alunos, matriculados nos diversos cursos, e 100 professores.
Segundo Paulo Germano, a missão da escola é capacitar o aluno ao exercício da cidadania, para que possa desenvolver o saber, e deste modo prepará-lo para estudos posteriores e ao mercado de trabalho. “Muitas empresas telefonam interessadas em nossos alunos, sabem da capacitação técnica que formamos, afinal, são anos de credibilidade educacional”, destaca o diretor.

Mais Informações sobre o vestibulinho

Através do site: www.etefernandoprestes.com.br ou www.vestibulinhoetec.com.br ou pelo telefone: (15) 3221 9677.

.: Creche 24 horas está com inscrições abertas :.

A Secretaria Municipal de Educação decidiu prolongar o período de inscrições para as mães matricularem seus filhos na Creche 24 horas. Agora os pais terão até o dia 30 de setembro para realizarem a inscrição e concorrerem a uma das vagas. As inscrições não serão feitas no sábado e domingo, mas nos demais dias, poderão ser efetuadas das 8 às 21 horas.
O Centro Infantil “Jorge Luis Prestes Del Cistia” (24 horas) está localizado ao lado do Terminal Santo Antônio, na Avenida Afonso Vergueiro. Importante saber: a Creche não é um internato ou orfanato, pois as crianças voltarão diariamente para casa.
A Creche 24 horas oferece 200 vagas. Poderão ser inscritas crianças nascidas entre os anos de 2004 a 2007 e ainda as nascidas de janeiro a junho deste ano. As vagas serão garantidas pela carência financeira das famílias, não será por ordem de chegada ou sorteio.

Atendimento diferenciado

O CEI 24 horas está previsto para iniciar suas atividades no dia 6 de outubro. Ainda não foi definido o tempo máximo de permanência diária de cada criança na unidade. Provavelmente o atendimento será equivalente ao período de trabalho da mãe, porém, após a elaboração do regimento da unidade o tempo exato será conhecido.
Primeira unidade 24 horas de Sorocaba, a creche do centro está instalada em um prédio de 830 metros quadrados. O Centro Infantil “Jorge Luis Prestes Del Cistia” (24 horas) foi inaugurado no dia 16 de setembro.
Documentos exigidos para a inscrição da criança: os originais do documento de identidade do responsável legal, identidade e carteira de vacinação atualizada da criança, comprovante de endereço, carteira profissional dos pais, comprovante de renda e de horário de trabalho emitido pelo empregador. Mães adolescentes devem comprovar freqüência escolar emitida pelo diretor da escola de ensino público.

.: Alunos da ETEC são classificados no concurso “Desafio National Geographic Brasil” :.

Alunos da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes” são classificados para a segunda fase do projeto “Viagem do Conhecimento”, uma competição estudantil que busca verificar o conhecimento dos estudantes, promovido pela Editora Abril e a revista National Geographic. O objetivo do projeto é despertar o aprendizado pela geografia mundial, para isso, os participantes precisam dominar conhecimentos sobre história, turismo, vida sustentável, diversidades sociais e culturais do Brasil, além de informações sobre atualidades com aspectos ligados à natureza e ao meio ambiente.
As professoras Márcia Germano e Silvana Menezes, são responsáveis pelos alunos que também recebem o apoio do coordenador pedagógico José Francisco da Rocha e do diretor Paulo Sérgio Germano. “Para nós, é um orgulho estar nesta competição e ainda sermos classificados para uma segunda fase”, diz o diretor. O concurso “Desafio National Geographic Brasil” acontece em nível nacional.
A prova da segunda fase acontece no final de setembro. O encerramento será realizado no dia 9 de novembro, em São Paulo. Os vencedores receberão certificados, medalhas e prêmios especiais caso passem pela final.

.: Vereador: uma missão pelo povo e para uma cidade melhor :.

Trabalhar em prol da população, advogar pelos mais carentes, apresentar projetos que beneficiem a cidade e quem nela mora. Em poucas palavras podemos resumir a importância do Poder Legislativo, ou seja, da Câmara Municipal. O povo não espera apenas do prefeito, mas também dos vereadores, para que sejam verdadeiramente seus representantes. Veja algumas leis que vêm ao encontro das necessidades da população sorocabana. São informações concedidas pelo vereador Cláudio do Sorocaba I.

Remédio 24 Horas

O Projeto de Lei nº 7.533/05, de autoria do vereador Cláudio do Sorocaba I, vem atendendo a população mais carente do nosso município, com a distribuição de remédio 24 horas, nas unidades municipais de urgência e emergência. O objetivo desta Lei é diminuir as dificuldades que a população sorocabana vinha enfrentando para obter remédios.

Velório Gratuito

Desde novembro de 2006, Sorocaba conta com a Lei Municipal nº 7.998/06 apresentada pelo vereador Cláudio do Sorocaba I, que obriga as empresas funerárias locais a oferecer enterro, caixão, velório, coroa de flores e taxa de sepultamento, gratuitamente à população carente do município.

Banheiros

Aprovado projeto do vereador Cláudio do Sorocaba I, que obriga as agências bancárias de Sorocaba a disponibilizar banheiros e bebedouros aos usuários. Muitas pessoas que vão ao centro realizar serviços bancários precisam utilizar banheiro. Pensando nesta situação, o vereador apresentou o projeto de Lei nº 8.513/08, que foi aprovado.

Caçamba

Após a aprovação do Projeto de Lei nº 7.392/05 do vereador Cláudio do Sorocaba I, referente às empresas que exploram o serviço de caçamba de entulho, as mesmas são obrigadas a pintar e colocar  películas refletivas em suas caçambas. Os acidentes envolvendo as caçambas diminuíram na cidade no horário noturno.
 
Parque do Ipiranga, Mini Terminal de Transferência e Casa do Cidadão

A Área de Transferência, do Jardim Ipiranga, está permitindo aos passageiros que troquem de ônibus sem a necessidade de pagar nova tarifa e passar pelos atuais terminais. A obra é uma grande conquista para os moradores da Zona Oeste. A Casa do Cidadão, órgão que descentraliza serviços disponibilizados na Prefeitura Municipal, permite aos moradores da região resolverem seus problemas sem precisar se deslocar até o Paço, situado no lado oposto da cidade.
A população também conta com um Parque Municipal, oferecendo área verde de lazer e pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista de skate e brinquedos para as crianças.

Será inaugurada no final do mês a Unidade Materno-Infantil do Júlio de Mesquita Filho

O prédio foi instalado ao lado do Centro de Saúde Sorocaba I, em uma área de 705 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Orçada em R$ 860 mil reais, a obra foi planejada para oferecer assistência especialmente às mulheres e crianças, com o objetivo de humanização e promoção da qualidade de vida, além da ampliação da capacidade de atendimento aos moradores da região.

Creche do Jardim Montreal

Foi inaugurada a Creche Maria Regina, do Jardim Montreal, para atender as crianças da região. Esta creche beneficiará várias mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. A nova creche nesta região vai facilitar a vida de muitos moradores. Esta obra só foi possível devido a uma Emenda do vereador Cláudio do Sorocaba I, no Orçamento Municipal.
Quadra e área de Lazer

O vereador Cláudio do Sorocaba I apresentou Emenda no Orçamento Municipal para construção do Centro de Convivência Esportiva “Eduardo Nunes de Almeida”, que conta com uma quadra poliesportiva com alambrado e um campo de malha, além de pista de caminhada localizada ao lado do Supermercado Nino.
Atendendo uma reivindicação dos jovens skatistas, o vereador Cláudio apresentou uma emenda no Orçamento para construção de uma pista de skate, na pista de caminhada do bairro Júlio de Mesquita Filho.
Contêineres nos bairros

O vereador Cláudio do Sorocaba I teve sua reivindicação atendida junto ao prefeito, para a colocação dos contêineres nos bairros Júlio de Mesquita Filho, Santa Bárbara, Jd. Tropical, Jd. Montreal, Pq. Manchester, Jd. Excelsior, Pizza Di Roma, Jd. Tulipas, São Marcos, Ouro Fino, Jd. Simus, Vila Romana, Cidade Jd. Jardim, Pq. Esmeralda, Jd. Ipiranga, Wanel Ville I, II, III, IV, V, Santa Marina I e II, Paineiras e Laranjeiras.

Caçambas do “Ecoponto” são instaladas no Júlio de Mesquita Filho

O Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” conta agora com 21 caçambas para o recolhimento gratuito de pequenos volumes de entulhos. Elas permitirão aos cidadãos despejar até um metro cúbico de materiais inservíveis, como restos de construções e madeiras.

.: Roberto é candidato a vereador :.

Quem reside há algum tempo no Jardim São Marcos e alguns moradores do Júlio de Mesquita, sem dúvida, conhece o atuante e incansável Roberto. Um homem preocupado com o bem-estar social e que há anos luta por melhorias no bairro. Candidato a vereador pelo Partido Progressista, quer representar na Câmara o clamor dos moradores.

Sua história

Roberto Araújo Pereira, 46 anos, nasceu em Pereira Barretos, filho de lavradores do Mato Grosso, criado em São Paulo, veio a Sorocaba em 1984 para trabalhar na indústria ZF do Brasil, como metalúrgico. Em 1998, resolveu abrir um negócio próprio, nasceu então, a loja “Roberto” de materiais de construção, no Jardim São Marcos.
Casado há 25 anos com Ângela Maria Gomes Pereira, tem três filhos, Fábio, 24, Bruno, 19 e Denis, 14. Cristão atuante, já foi ministro da eucaristia, e coloca toda sua superação de vida, em Deus. “Sempre digo que sou cristão, porque respeito todas as manifestações religiosas. Deus é único, não importa a denominação religiosa”, afirma.
Nessa busca incessante de amor e respeito ao próximo, tenta fazer o melhor para sua comunidade, onde já foi por várias vezes presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim São Marcos.

Lutas alcançadas

Quando Roberto foi morar no Jardim São Marcos, constatou que no bairro e na região haviam muitas carências, dentre elas, falta de asfalto. Foi quando resolveu “fazer barulho” para conseguir melhoramentos. Promoveu o “panelaço” na Câmara e na Prefeitura. Movimentou as autoridades e chamou a atenção para o bairro, foi notícia em jornais, rádios e emissoras de TV. Dessa forma conseguiu alcançar, depois de muita luta, as reivindicações da época: iluminação das ruas, asfalto e limpeza dos terrenos baldios de propriedade da Prefeitura. “Já levei vários ônibus à Câmara e Prefeitura Municipal para pedir melhoramentos”, lembra.

Eleição

De acordo com Roberto, se eleito, pretende atuar na área social e do esporte. “Gostaria de agradecer o carinho e a confiança que sempre recebi dos moradores dos bairros da Zona Oeste, pessoas que me apóiam e dão força para continuar minha luta do dia-a-dia”, comenta.
Para ele, o político não pode se fechar no gabinete, tem que estar próximo às pessoas que o elegeram. “O vereador é o elo de ligação do governo com povo”, diz.

.:Centro de Saúde realiza “Projeto Caminhada”:.

A pista de caminhada do Julio de Mesquita ganha um colorido a mais quando um grupo de 25 pessoas participa do Projeto Caminhada, coordenado pelo Centro de Saúde do bairro. Acompanhado de uma auxiliar de enfermagem, o grupo recebe assistência para a prática de uma atividade física saudável.
Os interessados em participar podem comparecer à pista de caminhada, nas segundas, quartas e sextas, das 7 às 8 horas da manhã. O projeto é aberto para pessoas de todas as idades.

O projeto e seus benefícios

Afastando as pessoas do sedentarismo, a caminhada melhora a circulação, a respiração, a disposição, o bem estar e até mesmo a auto-estima. Além de não ter custo algum. O Projeto Caminhada é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, desde 2000. É uma campanha educativa que tem por objetivo sensibilizar os sorocabanos a respeito da importância da prática da caminhada.
Os benefícios são diversos: reduz 50% o risco de infarto e acidente vascular cerebral; retarda a velocidade de aparecimento da osteoporose; reduz dores na coluna, stress, tensão nervosa, insônia, ansiedade e depressão; melhora o controle do colesterol, da diabetes e da hipertensão arterial. A caminhada é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive idosos e gestantes.


.: CIS do Júlio de Mesquita oferece também curso para pessoas especiais :.

O Centro de Integração Social do Júlio de Mesquita Filho está com inscrições abertas para um novo horário do Curso de Marcenaria: das 8 às 11 horas da manhã, às quartas e sextas-feiras. Podem participar interessados com idade a partir de 16 anos. Este novo horário também está aberto para inscrições de pessoas especiais (com alguma deficiência). O mesmo curso é realizado à noite, das 19 às 20h30, nas terças, quartas e quintas-feiras, com idade a partir de 14 anos. Uma lista para nova turma está sendo formada.
O CIS também oferece cursos gratuitos para Pedreiro e Encanador. Podem participar interessados a partir de 18 anos. Ambos terão duração de um mês, com aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta, das 8 ao meio-dia. Os dois cursos serão ministrados por professor do Senai, que no final emitirá certificado aos participantes.
Mais informações no CIS do Júlio de Mesquita Filho: (15) 3222 1093. O Centro de Integração Social fica na Rua Francisco Ruiz Miranda, nº 101.

.: Vereador pede regularização do Bairro Júlio de Mesquita Filho :.

Mais de 3.600 imóveis deverão
receber suas escrituras
 
O vereador Helio Godoy (PSDB) está trabalhando junto a Prefeitura e a Cohab Cris, de Araçatuba, visando os procedimentos técnicos necessários para que os moradores do bairro Sorocaba 1 recebam da cooperativa habitacional a documentação em definitivo de seus imóveis. A Cohab Cris implantou o Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho. Godoy preside comissão na Câmara Municipal, que trabalha pela regularização de moradias. Ele teve aprovado seu Projeto de Lei para legalização de imóveis em áreas públicas e particulares do município.
Há mais de um ano o vereador aprovou requerimento solicitando informações da empresa, referente ao processo administrativo nº 188/91, sobre o loteamento Júlio de Mesquita Filho. Segundo a Prefeitura, existe a necessidade de uma “retificação de área” para finalização do processo e aprovação em definitivo dos lotes e dos logradouros públicos (ruas e praças) para conclusão do processo.
Recentemente, Godoy esteve com representantes da Secretaria Estadual de Habitação, Marcos Dias e Silvio Aleixo, solicitando apoio do órgão responsável pelos conjuntos habitacionais do estado, para finalização e entrega da documentação em definitivo aos moradores do bairro Sorocaba I.
Ainda segundo o vereador, a lei aprovada recentemente na Câmara autoriza a Prefeitura a titularizar moradores em áreas públicas, como o caso do Jardim Ipiranga, onde cerca de 900 famílias já assinaram toda sua documentação e estão começando a receber documento definitivo de seus imóveis. No caso das áreas particulares, como é o Jardim Abatia e também dos conjuntos habitacionais, Herbert de Souza e Júlio de Mesquita Filho, a Prefeitura irá facilitar os procedimentos administrativos para que as famílias tenham, além do contrato, a documentação definitiva de suas propriedades.
 
Jardim Ipiranga legalizado
 
O Jardim Ipiranga, bairro da Zona Oeste, foi implantado a cerca de 28 anos em assentamento da Prefeitura, onde as famílias tinham apenas a posse do imóvel. Agora, a Prefeitura já coletou assinaturas de todos os moradores, sendo que a grande maioria, cerca de 900 já tiveram seus pedidos deferidos (aceitos) e estão recebendo a documentação definitiva de seus imóveis.
Segundo o vereador Godoy, que tem seu trabalho na Câmara Municipal focado na questão da habitação popular e legalização de imóveis, houve de imediato uma grande valorização da região, pela legalização dos imóveis do Jd. Ipiranga e pelos serviços públicos implantados pela Prefeitura, como Parque Ipiranga, Casa do Cidadão e Terminal de Ônibus.
De acordo com Helio Godoy, outro parque deverá ser implantado em breve em área pública, entre o Jd. Ipiranga, Jd. Abatia e Júlio de Mesquita Filho. “É o resgate da região com os investimentos que estamos trazendo para a população da Zona Oeste”, conclui o vereador.
 
Histórico do bairro Júlio de Mesquita Filho
 
O loteamento do Júlio de Mesquita Filho foi implantado na gestão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, com mais de 3600 casas. O bairro recebeu nos últimos anos diversos investimentos da Prefeitura, porém sem a documentação definitiva, onde mais da metade dos proprietários já quitou seus imóveis, mas não recebeu a escritura da empresa responsável pelo loteamento. Com isso fica prejudicada a venda, financiamento, legalização de construções e alvará de funcionamento dos comércios do bairro.
No ano passado, um grupo de moradores solicitou ao vereador Helio Godoy, responsável pelo trabalho de legalização de imóveis de diversos bairros da cidade ,para ações junto a Prefeitura e a Cohab Cris, visando a legalização do loteamento e transferência por escritura em definitivo aos proprietários de imóveis no Conjunto Júlio de Mesquita Filho. “Tenho um compromisso com o prefeito Vitor Lippi em resolver a situação do loteamento e que a Prefeitura Municipal vai fazer a parte dela”, ressalta Godoy.
 
Implantação da Praça na
Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz
 
O prefeito Vitor Lippi, acompanhado do vereador Helio Godoy e do Padre Edvaldo, estiveram discutindo a reurbanização e implantação de uma praça pública na área em frente da igreja matriz do bairro Júlio de Mesquita Filho.
Segundo Helio Godoy, autor do pedido e que levou o prefeito até o bairro, a proposta é de que ao implantar a duplicação da avenida, a área pública desde a avenida até o Ecoponto seja reurbanizada para uso da comunidade local; sendo preservada a entrada da igreja matriz, com arruamento, estacionamento para veículos, além de local para as festividades e quermesses organizadas pela Paróquia Rainha da Paz.
A arquiteta Francine, da Secretaria de Obras, esteve na ocasião com o prefeito Vitor Lippi e o vereador Godoy. O chefe do Executivo determinou a ela a elaboração de um projeto para a implantação da praça, e que deverá ser executado em breve, junto com o término da obra de duplicação da Avenida Américo Figueiredo.

Assessoria do Gabinete
 

.:Bingão das Crianças na Paróquia N. Sra. Rainha da Paz:.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no Júlio de Mesquita Filho, fará no próximo dia 11 de outubro, um “Bingão das Crianças”, na sede da igreja, a partir das 19h30. Pelo valor de R$ 5 reais, você adquire três cartelas e concorre a:
1º Prêmio – 1 MP5
2º Prêmio – 1 bicicleta + 1 MP3
3º Prêmio – 1 Playstation 3
Participe, colabore e divirta-se! Informações: (15) 3417 1170.


.:Duplicação da Américo Figueiredo segue com obras de drenagem :.

As obras de duplicação da Avenida Américo Figueiredo, no trecho entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical, continuam em andamento, com a implantação de galeria para escoamento de águas pluviais na nova pista da avenida. Os serviços de duplicação foram iniciados em abril, dentro das ações desenvolvidas na Zona Oeste, para formação de um futuro anel viário para integração com o Centro, Zona Sul e Zona Leste.
As intervenções começaram com ações de terraplenagem no cruzamento com a avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., local onde estão sendo assentados os tubos de concreto. A duplicação se estenderá por 1.200 metros, até a Estrada do Ipatinga, com dispositivos de drenagem, ciclovia, arborização, sistema de iluminação e 13 mil metros quadrados de pavimentação. As obras se viabilizam com recursos federais, através do Programa de Infra-Estrutura para Mobilidade Urbana (Promob).

Melhor trânsito e valorização da região

A Américo Figueiredo é uma via de circulação rápida, que interliga o Centro à Zona Oeste. Ela integrará futuramente um novo anel viário, composto por nova marginal no córrego do Itanguá, avenidas Santa Cruz, General Carneiro, Luiz Mendes de Almeida, Armando Pannunzio, até a rodovia Raposo Tavares. As vias formarão uma rota alternativa para veículos e ciclistas para acesso à Zona Sul. A obra de duplicação traz expectativas positivas ao comércio local, além de benefícios aos moradores, como a valorização dos imóveis.