.: Matérias Julio de Mesquita 17 :.
 
.: Editorial :.

De quatro em quatro anos, o destino de Sorocaba passa, necessariamente, pelas nossas mãos. Nós, eleitores, somos os primeiros a decidir o rumo de nossa cidade. Através do voto, somos responsáveis por tudo que será feito. Em outubro iremos eleger o prefeito e os vereadores que nos representarão nos poderes Executivo e Legislativo, com o compromisso de trabalharem pelo povo e por uma Sorocaba melhor.
É necessário que estejamos atentos aos candidatos eleitoreiros, que só aparecem em tempo de eleição, pessoas que não se comprometem com a comunidade, mais interessadas em somar votos do que realmente cumprir suas propostas. Por isso nosso voto não pode ser comprado por interesses pessoais e nem tratados com desdém, pois o destino da cidade passa pelas nossas mãos.
Como um veículo de comunicação que atua tão próximo dos bairros, conhecemos as realidades que nos cercam e na prestação de serviços damos a nossa contribuição. Somos um espaço aberto para os candidatos, sem deixar de lado as convicções pessoais que nos norteiam, assim, nos colocamos a disposição daqueles que querem levar aos nossos leitores as suas propostas políticas.
Aproveitamos este espaço também para dizer o quanto é importante renunciarmos ao paternalismo, a dependência exclusiva do poder público. Somos agentes transformadores da sociedade, aglutinando forças, partindo do sonho de uma vida melhor para a ação, podemos fazer a diferença.
Um exemplo é a Escolinha de Futebol Sport Club Michigan, uma iniciativa comunitária no Júlio de Mesquita Filho, liderada pela vontade e perseverança de um casal que não se acomodou no paternalismo, ao contrário, partiu para a ação. A Escolinha proporciona uma vida melhor a dezenas de crianças, alimentando sonhos e ensinando valores que contribuem para uma sociedade digna: união, amizade, respeito e conquista em comum. Veja a matéria nesta edição.
Boa leitura!

O editor

.: Emoção marca entrega de título sorocabano para JJ :.

Morador do bairro Júlio de Mesquita Filho, o empresário José Alberto da Silva, conhecido por seu comércio, Foto JJ, recebeu com muita emoção o Título de Cidadão Sorocabano, um reconhecimento pelos serviços prestados à cidade. O decreto, de autoria do vereador Gervino Gonçalves, conhecido como “Cláudio do Sorocaba I”, o homenageou no último mês de maio.
Na Câmara dos Vereadores o plenário ficou lotado. Familiares e amigos aplaudiram, vibraram e se emocionaram a cada momento. Em conversa com a reportagem, ele se emocionou e recordou com muita alegria cada momento.

Sua história

José Alberto da Silva é filho de Manoel Barbosa da Silva e Carolina Rodrigues Lares. É o sexto dos nove irmãos que o casal gerou. Nascido em Fartura/SP, logo cedo mudou com a família para Barão de Antonina, onde passaram a trabalhar na agricultura. Por influência dos familiares, após terminar a quarta série do ensino fundamental, deixou o campo para estudar na cidade. Mas a mudança maior estava por vir. Aos 19 anos, em 1985, José Alberto deixou a família, “com muita dor no coração”, para buscar uma vida nova.
Pegou um ônibus sem saber ao certo para onde iria: Americana, São Paulo ou Sorocaba. A cidade dos tropeiros foi escolhida. Amigos o acolheram em uma república e logo em seguida passou a trabalhar na empresa Saturnia, como operador de máquina. Percebendo a necessidade do estudo, fez o supletivo durante o dia. Na mesma época passou a treinar atletismo, uma de suas paixões, pois já corria desde os 17 anos. Buscando sempre uma melhor condição profissional trabalhou também na CBA, em Alumínio, período em que se especializou em vários cursos técnicos da área de mecânica.
José Alberto formou sua família em 1994. Desde então vive ao lado da esposa Janete Barbosa da Silva. Meses após o casamento, sofreu um acidente de carro na empresa, machucando a coluna, impedindo-o de exercer as mesmas funções na indústria. Mas isso não o abateu. Sua história novamente tomou outro rumo.
A fotografia e o cidadão

Com a vontade de recomeçar, buscou outra profissão. Lembrou-se do fotógrafo Negrão, que registrou seu casamento, e viu uma oportunidade nova. José Alberto propôs que ele o ensinasse a fotografar e em troca seria seu auxiliar. Passou então a se dividir entre o trabalho na CBA e os eventos com o amigo fotógrafo. Em 1995, a grande virada aconteceu. Deixou a empresa. Com a indenização montou sua própria loja de fotografia. Nascia a Foto JJ, no Júlio de Mesquita Filho. Bairro e comércio cresceram juntos.
José Alberto da Silva é pai de Julia Maria, 8 anos e Juliano Alberto, 5 anos. Também se preocupa com o lado social do bairro, por isso fundou a Associação Atlética Foto JJ, motivadora dos jovens na prática esportiva, tendo até um time de futsal formado por moradores da comunidade. Católico, é membro ativo da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. Organizou desfiles de cavaleiros pela Paróquia, resgatando o tropeirismo também em seu bairro.
Homem forte, superou a perda de sua mãe em 2005. Alcançou outro sonho em 2006, quando correu na São Silvestre representando Sorocaba. José Alberto é exemplo de superação e vitória.

.: Seminarista é ordenado diácono :.

Com a frase “Crê no Senhor e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16, 31), o seminarista Aroldo Fernando Turino, 28 anos, convida a família e os amigos para a celebração eucarística na qual receberá o Sacramento da Ordem no Grau de Diácono, pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Metropolitano. A celebração acontece no dia no dia 23 de agosto na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Júlio de Mesquita. Como diácono poderá realizar casamentos, batizados e celebrações.
A citação, segundo Aroldo, faz parte do seu processo dentro da igreja desde o princípio. “Essa frase refere-se a minha família, que no início não era participante da Igreja, e no decorrer do tempo passou a fazer parte. Minha mãe, inclusive, é ministra dos enfermos e participa da bandeira do divino. Todos estão ativamente na Igreja”, conta satisfeito.

Vocação

Desde criança Aroldo sente o chamado sacerdotal. Ia à missa com o avô aos domingos, fez catequese, foi coroinha e quando tinha nove anos revelou sua vontade de ser padre para a mãe. Este desejo permaneceu durante anos, sendo abafado por um tempo, período em que se afastou da Igreja, na adolescência. Quando seu avô adoeceu, Aroldo foi impulsionado a voltar à Igreja através de um Grupo de Oração. “Ia à igreja para orar pelo meu avô, com isso retornei à catequese para ser crismado e minha rotina passou a ser: igreja, escola e casa”, conta. Mas seu engajamento maior aconteceu com a morte do avô. “Em 1996, estava em sala de aula, quando tive uma visão do meu avô no hospital e da sua morte. Nesse momento tive uma experiência muito forte do amor de Deus”, relata emocionado.
Através de um encontro que reuniu cinco mil jovens no ginásio de esportes, em 1998, com o padre Zezinho, sobre despertar vocacional, sentiu no seu coração o forte chamado para a vida sacerdotal. Mas ainda negou a vocação por três anos. Ele participava de retiros e sentia que deveria estar no “convívio” (uma reunião onde aqueles que sentem o chamado ao sacerdócio se reúnem com pessoas especializadas no assunto, para trabalhar as dimensões espiritual, humana afetiva, pastoral, comunitária e intelectual). “Em 2000, participei do convívio, tudo que falavam sentia que era pra mim, tive certeza do que buscava. É preciso passar por sete convívios, para no final ter uma entrevista e assim poder participar do seminário, passei por eles e dei meu sim, depois de muito orar e discernir”, afirma.
O seminarista Aroldo recorda com precisão do dia em que entrou no seminário: 02 de fevereiro de 2001. “Foi uma data marcante. Mas a certeza da vocação é a cada dia, como os padres sempre diziam, ‘Deus chama, mas a resposta é sua’, então o sim tem que ser diário”, explica.

Sonhos

O sonho de Aroldo é poder dedicar-se totalmente à Igreja como presbítero e vivenciar a sua vocação total, a serviço do bispo. “Não importa para onde seja mandado, serei obediente e irei, porque acredito que quando entramos nesse caminho, é por escolha nossa, mas para onde vamos, Cristo é quem conduz”, finaliza sorrindo.

.: Escolinha de Futebol procura apoiadores :.

Boa vontade, esperança, doação, foram ingredientes que tornaram o sonho de Júlio César Conceição, 30 anos, em realidade. Há um ano montou a Escola Sport Club Michigan, no Júlio de Mesquita, junto com a esposa, Érica Francine. Seus dois filhos Júlio, 8 e Marcos, 4, também fazem parte do time.
Através do contato com a diretora da Escola Estadual Antonio Vieira Campos, conseguiram a quadra emprestada para que os treinos acontecessem aos domingos. No princípio contavam apenas com quinze crianças, no horário das 9h30 às 10 horas. Hoje somam sessenta alunos, entre quatro e dezessete anos, divididas por categorias nos horários das 9h às 13 horas.

Competição

Após um ano de treinamento, Júlio quer participar com seus alunos do Cruzeirinho, são seis categorias a ser inscritas, e para que possam participar precisam de ajuda com uniformes e taxa de inscrição. “Eles estão prontos para jogar, foi um ano de muito treinamento, mas para concretizarmos esse sonho precisamos da ajuda de patrocinadores, pois não temos condições de arcar com todo custo sozinhos”, desabafa.
O time conta apenas com uma bola de futebol e coletes cedidos por um dos pais de alunos. “Não é cobrada nenhuma taxa deles, há crianças que não possuem nem tênis, precisamos de doações e ajuda urgentemente”, afirma.

Formação

Para Júlio, o importante é formar o cidadão, mais do que jogadores de futebol. “Aqui existem regras, disciplinas, respeito, responsabilidades e superação. Percebemos as mudanças de algumas crianças até com a família, isso dignifica meu trabalho e me deixa muito feliz. Alguns não possuíam nem RG e exigimos que a documentação fosse tirada”, conta.
Na escolinha existem meninas que também participam. “A capacitação está em todas as idades e gêneros”, comenta.

Ajuda

A Escolinha de Futebol precisa de patrocinadores para manter o time, afinal, nenhuma taxa é cobrada dos alunos, que também são carentes. A escola aceita doação de qualquer material esportivo. “Os patrocinadores são fundamentais, sem eles nossos sonhos ficam restritos. Para cada apoio que recebermos, uma criança nossa será beneficiada. È preciso investir no ser humano, para tornarmos a vida em sociedade cada vez mais digna e menos violenta”, conclui.
Para ajudar é só entrar em contato pelo telefone: (15) 3012 6062.

.: Academia World Fitness inova com Ki Max :.

A academia World Fitness, tradicional ponto de encontro para quem quer perder uns quilinhos, fazer uma hidroginástica, natação, jiu-jitsu e muito mais, trouxe para Sorocaba uma nova modalidade, que está fazendo literalmente a cabeça de todo mundo, o chamado “Ki Max”.
“A nova modalidade é uma alternativa bastante interessante para quem gosta de luta marcial. Todos vão adorar conhecer este novo ‘esporte’, pois mescla as técnicas de boxe, muay thai e kick-boxing”, diz Léo, proprietário da academia.
Os socos e ponta pés são feitos no chamado ‘bag’, que é feito com uma espuma projetada para absorver o impacto, evitando assim lesões. As aulas são divididas em rounds intercalados com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Em 50 minutos, o aluno perde cerca de mil calorias.
A World Fitness fica localizada na avenida Américo Figueiredo, nº. 1.200, no Jardim Simus. Mais informações pelo tel.: 3202-1963.

.: Duplicação da Américo Figueiredo segue com obras :.

Continuam em andamento as obras de duplicação da avenida Américo Figueiredo, no trecho entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical, com a implantação de galerias para escoamento de águas pluviais na nova pista da avenida. A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou os serviços de duplicação em abril, dentro das ações desenvolvidas na Zona Oeste, para formação do futuro anel viário que integrará o Centro, Zona Sul e Zona Leste. As obras se viabilizam com recursos federais, através do Programa de Infra-Estrutura para Mobilidade Urbana.
As intervenções começaram com terraplanagem no cruzamento com a avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., local onde estão sendo assentados os tubos de concreto. A duplicação se estenderá por 1.200 metros, até a Estrada do Ipatinga, com dispositivos de drenagem, ciclovia, arborização, sistema de iluminação e 13 mil metros quadrados de pavimentação.
Ao término das obras, o trecho duplicado se estenderá até a avenida Santa Cruz, que teve seu primeiro trecho concluído pela Prefeitura de Sorocaba no início de abril (entre as avenidas Armando Pannunzio e Salvador Milego). As vias formarão uma rota alternativa para veículos e ciclistas para acesso à Zona Sul.

.: Júnior do Pitico é candidato a vereador :.

Quem mora nas imediações da Zona Norte e Zona Oeste, já ouviu falar do “Júnior do Pitico”, o responsável pelas transformações dos Centros Esportivos Dr. Pitico, na Vila Angélica e Padre André Pieroni, no Jardim Simus. Com determinação e grande administração reformulou conceitos e colocou em prática alguns projetos como a “Escola Comunitária”, exemplo de que comunidade e Poder Público são parceiros ideais para uma boa integração social, no esporte e lazer.
O candidato

Morador do Júlio de Mesquita há sete anos, Jurandir Pereira Júnior, 40 anos, conhecido como Júnior do Pitico, é casado com Tânia Regina e tem dois filhos: Júlio César, 5 anos e Sofia, 2. É candidato pelo PSDB, do qual faz parte há 14 anos. Seu slogan de campanha é: “Pitico é Saúde”. “A minha área é esporte educação, vamos trabalhar muito na educação e a prevenção da doença através do esporte,”afirma.
Formado em História e Pedagogia, Júnior começou sua trajetória política em 1989, como diretor do DCE da Universidade de Sorocaba. “Fizemos um ótimo trabalho político social no DCE da Uniso”, conta. Um tempo depois foi fundada a União Sorocabana de Estudantes, no qual foi vice-presidente. “Reorganizamos e reestruturamos o movimento estudantil em Sorocaba. Reativamos a carteirinha de estudante e trouxemos a carteirinha de meia-entrada”, conta. Em 1994 foi convidado para trabalhar com o empresário Renato Amary, atualmente deputado federal. Em 1998 recebeu o convite para integrar a equipe do governo PSDB, do qual faz parte. Sua administração junto ao Centro Esportivo Dr. Pitico teve início em 1998, onde permanece, e assumiu há dois anos o Centro Esportivo do Jardim Simus.

Característica do trabalho

Segundo Júnior do Pitico, a característica da sua administração é a integração social, envolver as famílias em parceria com o Poder Público. “Nesses 10 anos de trabalho, inúmeros projetos foram realizados, dentro e fora dos Centros Esportivos. O projeto ‘Escola Comunitária’ está sendo desenvolvido também na Igreja São Benedito e Jardim Josane, retratando o seu sucesso”, diz satisfeito

Forno Fornoforti Di Volpi

A pizzaria, inaugurada em março deste ano, faz uso de uma tecnologia italiana que apresenta 60 anos de tradição: forno Fornoforti Di Volpi. O proprietário, após conhecer a tecnologia do forno em São Paulo, bem como sua esposa, Deusa de Castro, passou por um treinamento a fim de dominar todo o processo do feitio das massas, recheios e manuseio do forno. Como os tipos de massas e sabores serão expandidos, Neemias conta que um pizzaiolo da Pizzaria Di Volpi ainda vem periodicamente a Ristoro di Neemias para promover o treinamento com a equipe.
Neemias, afirma que a cozinha e os sanitários do estabelecimento foram construídos de acordo com as normas da VISA (Vigilância Sanitária de Sorocaba). “As instalações contribuem para honrar e nobrecer o bairro, pois, somos os pioneiros”, finaliza.
A Ristoro di Nemas fica na rua Mitre Fiúza Ayres, 630, Parque Esmeralda. Telefone: 3202- 6594.

.: Serviços públicos mais perto da população :.

Os moradores do Júlio de Mesquita Filho e bairros próximos têm perto de si serviços que antes eram prestados apenas no Palácio dos Tropeiros, nos prédios da Urbes e do SAAE. Com a instalação da “Casa do Cidadão”, no Jardim Ipiranga, tempo e dinheiro são economizados.
A unidade oferece amplo atendimento à população, para obter serviços relacionados a tributos, certidões, processos, recarga do cartão de vale-transporte e emissão de segunda via da conta de água, por exemplo. A “Casa do Cidadão” possui uma agência dos Correios, que além dos serviços prestados normalmente, recebe o pagamento de diversos tipos de contas. Um Posto do Banco do Povo foi instalado, responsável pela facilitação e estímulo a microeemprendedores por meio de empréstimos financeiros.
Funcionam no local: guichês da Prefeitura, do SAAE e da Urbes (para atendimentos relacionados à área de Transportes e para o setor de Trânsito). Processos abertos via “Casa do Cidadão”: informações sobre pavimentação, autorização para reforma ou construção de jazigo, capacidade técnica, certidão de incidência de desapropriação, certidão de medidas e confrontações, revisão do valor cobrado pelo asfalto, segunda via de título de posse de sepultura, certidão de registro cadastral, entre outros. Para contribuir com a segurança do local, câmeras monitoram a área 24 horas do dia. Alarmes foram instalados em todo o prédio.
A “Casa do Cidadão” do Jardim Ipiranga funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O atendimento ao público é feito das 9 às 16 horas. Recentemente foi inaugurada uma unidade no Éden. Outras serão implantadas nas regiões de Brigadeiro Tobias, Itavuvu e Ipanema.

Área de transferência facilita transporte

Os moradores também foram contemplados com uma maior agilidade no transporte coletivo urbano. Pois o Jardim Ipiranga já conta com uma Área de Transferência. A nova forma de atender os usuários de ônibus possibilita que linhas se interliguem sem que a pessoa precise ir até o centro da cidade para mudar de ônibus. É utilizado um conceito moderno de atendimento, pois oferece sistema de bilhetagem eletrônica e acesso para deficientes físicos. Simultaneamente foram lançadas: a integração temporal e as linhas interbairros. A segunda Área de Transferência foi inaugurada recentemente no Éden.
Entenda como funciona: para chegar ao seu destino, o passageiro pode utilizar mais de um ônibus com o pagamento de uma tarifa apenas, sem passar pelos terminais urbanos São Paulo e Santo Antonio. Basta que tenha algum tipo de cartão eletrônico (social, vale - transporte ou estudante). A integração pode ser feita num determinado intervalo de tempo, aproximadamente uma hora. Informações sobre as linhas que fazem a integração podem ser obtidas no site www.urbes.com.br.
Linhas interbairros: a Urbes também está implementando linhas que circularão pelos principais bairros da cidade e interligarão as áreas de transferência sem passar pela região central. As novas linhas possibilitarão a economia de tempo e também novas alternativas aos usuários do transporte coletivo.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

.: Parque Municipal é ponto de encontro das famílias em busca de lazer :.

Moradores da Zona Oeste estão orgulhosos com a inauguração do Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi”, modificando a paisagem do trecho que dá acesso ao bairro Júlio de Mesquita Filho e Wanel Ville. Onde antes encontrava-se mato, terra e entulhos, hoje possui uma estrutura de lazer. O Parque compõe um complexo que abrange a Casa do Cidadão e a Área de Transferência do transporte coletivo.
O movimento no local é contínuo e intenso por crianças, jovens e adultos. Nos fins de semana, a vida se manifesta intensamente nas brincadeiras, nos passeios, na leitura de um livro, em atividades saudáveis para o corpo e a alma.
O Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi” conta com duas quadras poliesportivas de concreto, pistas de caminhada e de skate, mirante com vista para a cidade, ciclovia, duas ilhas para alongamento, playground com 14 brinquedos semelhantes aos instalados no Parque do Paço. Anfiteatro em formato de arena e um estacionamento para 100 veículos completam a infra-estrutura, com mudas de árvores e palmeiras.
Moradores estão atentos à conservação do local, temendo depredação. Pensando nisso, um grupo de moradores já está se movimentando com o intuito de criar uma “associação amigos do parque” para “cuidar” do local e assim preservar a estrutura, evitando que seja danificada por usuários ou animais.

.: Unidade Pré Hospitalar está atendendo população :.

O Pronto Atendimento Humberto de Campos foi desativado após a inauguração da Unidade Pré Hospitalar Zona Oeste “Walter Goldman”, pois todos os serviços realizados naquele local passaram para a maior unidade de saúde municipal de Sorocaba, inaugurada recentemente. Instalada na Avenida General Carneiro, altura do nº 1.600, encontra-se numa região de aproximadamente 152 mil habitantes.
A Secretaria da Saúde informa que a UPH tem a capacidade de realizar até mil atendimentos diários, mas é esperado que nas primeiras semanas haja um período de adaptação. “Da mesma forma que a equipe está se adaptando à nova unidade e à estrutura, a comunidade também leva um tempo para buscar esse atendimento”, disse a diretora da unidade, a médica Paula Duarte.

A unidade

A UPH Zona Oeste tem 2.700 metros quadrados de área construída e é referência para atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças. A equipe médica é formada por plantonistas na área de clínica geral e pediatria. A Unidade tem 19 leitos disponíveis para observação e curta permanência, sendo onze para adultos, seis infantis e dois de isolamento.
A estrutura da UPH conta ainda com laboratório e sala de raio-X 24 horas, sala de inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos para atendimento semi-intensivo, sala de acolhimento, uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), fraldário e sala de amamentação.

.: Vereador: um chamado a trabalhar pelo povo :.

Trabalhar em prol da população, advogar pelos mais carentes, apresentar projetos que beneficiem a cidade e quem nela mora. Em poucas palavras podemos resumir a importância do Poder Legislativo, ou seja, da Câmara Municipal. O povo não espera apenas do prefeito, mas também dos vereadores, para que sejam verdadeiramente seus representantes. Veja algumas leis que vêm ao encontro das necessidades da população sorocabana. São informações concedidas pelo vereador Cláudio do Sorocaba 1:

Remédios 24 horas

Diversos projetos já foram apresentados e aprovados para benefício da população de Sorocaba. Por exemplo, a Distribuição de Remédios 24 horas, nas unidades de urgência e emergência, fornecendo medicamentos aos mais carentes. Segundo o vereador Cláudio do Sorocaba 1, a Lei que autoriza esse fornecimento, de sua autoria, visa diminuir as dificuldades que centenas de pessoas vinham enfrentando para obter os remédios que precisavam.
Bebedouros e banheiros nos bancos

Quem passou apuros na fila de um banco sabe da importância de banheiros disponíveis nas agências. Pensando nisso, o vereador Cláudio do Sorocaba 1, também apresentou um projeto, que foi aprovado, obrigando as agências bancárias a disponibilizar banheiros e bebedouros aos usuários.

Caçambas: evitando acidentes

Uma situação que pedia ação envolvia as caçambas de entulho. As empresas que exploram esse serviço são obrigadas, desde 2005, a pintar e colocar películas refletivas em suas caçambas. Segundo informações do vereador, os acidentes envolvendo esses recipientes diminuíram na cidade no horário noturno.

Creche

Uma realidade dos tempos modernos é a necessidade das mulheres trabalharem fora para o sustento da casa, mesmo aquelas que são mães. Algumas não têm com quem deixar seus filhos ou não possuem recursos financeiros para contratar uma babá, então, como resolver a situação?
Uma creche é a solução. As mães do Jardim Montreal poderão usufruir deste direito, pois uma unidade será instalada no local, para atender também os Jardins Santa Bárbara e Tropical. A nova creche nesta região facilitará a vida de muitas famílias. E isso foi possível graças à emenda do vereador Cláudio do Sorocaba 1.

Unidade Materno-Infantil

Unidade Materno Infantil do Júlio de Mesquita Filho. O prédio foi instalado ao lado do Centro de Saúde Sorocaba I, em uma área de 705 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Orçada em R$ 860 mil a obra foi planejada para oferecer assistência especialmente à mulheres e crianças com o objetivo de humanização e promoção da qualidade de vida, além da ampliação da capacidade de atendimento aos moradores da região.

Velório Gratuito

Outro exemplo é o Velório Gratuito. Desde novembro de 2006 uma Lei Municipal obriga as empresas funerárias de Sorocaba a oferecer enterro, caixão, velório, coroa de flores e taxa de sepultamento, gratuitamente, à população carente.

Parque do Ipiranga e Terminal de Transferência

A Área de Transferência, do Jd Ipiranga esta permitindo aos passageiros trocar de ônibus sem a necessidade de pagar nova tarifa e passar pelos atuais terminais. A obra é uma grande conquista para os moradores da zona oeste. A população também conta com um Parque Municipal, que oferece uma área verde de lazer e pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista de skate, brinquedos para as crianças.

Lazer

Outra emenda tornou possível a construção do Centro de Convivência Esportiva “Eduardo Nunes de Almeida”, que possui uma quadra poliesportiva com alambrado e campo de malha, além de uma pista de caminhada. Neste mesmo processo, atendendo a reivindicação de jovens skatistas, uma pista de skate foi construída na pista de caminhada do Júlio de Mesquita Filho, oferecendo mais uma opção de lazer à juventude.

Cidade limpa: contêineres nos bairros

Para o vereador Cláudio do Sorocaba 1, cidade limpa é sinônimo de povo saudável. Uma reivindicação de moradores foi atendida, a Prefeitura colocou contêineres nos bairros Júlio de Mesquita Filho; Santa Bárbara; Jardim Tropical; Jardim Montreal; Parque Manchester; Jardim Excelsior; Pizza di Roma; Jardim Tulipas; São Marcos; Ouro Fino; Jardim Simus; Vila Romana; Cidade Jardim; Parque Esmeralda; Jardim Ipiranga; Wanel Ville I, II, III, IV, V; Santa Marina I e II, Paineiras e Laranjeiras.

Ecoponto no Júlio de Mesquita

O Júlio de Mesquita Filho, populoso bairro da Zona Oeste, conta agora com 21 caçambas para o recolhimento gratuito de pequenos volumes de entulho, conta o vereador. Elas permitem aos cidadãos, despejar até um metro cúbico de materiais, como restos de construções e madeiras.
O que a população espera do legislativo? Ação. Do vereador que elege, compromisso. Quando ambos respondem à expectativa do povo, a cidade se torna um local melhor para se viver. Os projetos relatados aqui confirmam isso.

.: Novo conjunto habitacional priorizará moradores de área de risco :.

Um novo conjunto habitacional será construído em Sorocaba. Desta vez no Jardim das Tulipas, localizado entre os bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Montreal e Piazza di Roma. O projeto prevê a construção de 272 apartamentos, cada um com cerca de 42 metros quadrados, divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
A Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente diz ter mantido contatos iniciais com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a implantação do Conjunto Habitacional “Sorocaba R”. A pasta é a responsável pela elaboração do projeto e a cessão do terreno.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, os imóveis serão destinados, preferencialmente, a moradores de áreas de risco, seguindo um cadastro habitacional da Prefeitura. A CDHU concluiu o processo licitatório para a construção do Conjunto Habitacional e é responsável pela definição do início das obras, ainda não divulgado.

.: Do futebol de campo à formação de cidadãos :.

Formar seres humanos para novas oportunidades de vida. Esta é a grande proposta de Cleberson Fernando de Oliveira Lucas, 28 anos, dos quais nove são dedicados às crianças carentes. O jovem metalúrgico reserva suas manhãs para trabalhar junto à Pastoral do Menor. Usando o futebol de campo como isca, ele quer mesmo é pescar meninos e meninas do mundo das drogas e da violência.
A CDHU do Júlio de Mesquita Filho é um dos locais onde ele atua junto com a Pastoral. Há uma estrutura montada dentro do complexo de apartamentos, com cerca de 150 crianças carentes, de 4 a 17 anos, que participam de diversas atividades durante o dia, alternando com o horário de escola.
Cleberson Lucas está presente nas manhãs de terça, não apenas ensinando futebol de campo, mas realizando tarefas educativas. “Conversamos antes do treino, mostro a importância deles tornarem o ambiente proveitoso para o crescimento de cada um como pessoa, a se afastarem das drogas, da violência, nossa principal meta não é formar atletas, mas cidadãos”, diz o professor.
As crianças são divididas em grupos e têm acompanhamento de monitoras. Cleberson trabalha com meninos e meninas de 7 a 16 anos. “Eles revezam nas atividades. Enquanto estou com um grupo no campo, outro vê um vídeo educativo ou pratica bicicross, por exemplo”, conta.
Para participar da Pastoral do Menor, a criança faz um cadastro acompanhada dos pais, apresenta boletim escolar a cada bimestre, obedece os horários de entrada e saída, quando falta, precisa justificar a ausência. Tudo para ensinar a importância da responsabilidade e da disciplina, respeito às pessoas e um cuidado consigo.
Através de parceria da Pastoral do Menor com uma empresa de RH, jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho. “Na verdade, é o primeiro emprego deles. Dá uma satisfação muito grande vê-los trabalhando. É o reconhecimento do nosso empenho”, relata Cleberson.
A Pastoral do Menor é mantida por doações e verba do poder público. Por isso, aceita ajuda de quem se interessar pelo trabalho que relatamos nesta matéria. Há crianças que vão à aula de futebol com chinelos ou descalços. Doações de calçados e até roupas podem ser feitas na CDHU do Júlio de Mesquita Filho, que serão encaminhadas aos jovens.
Atualmente as crianças estão de férias, retornando no dia 4 de agosto, mas os professores estão no local programando as atividades e buscando novos profissionais para atuarem na Pastoral.

.: Curso de culinária e Festa no Território Jovem :.

O Território Jovem, do Jardim Ipiranga, em parceria com o Sesi, está com inscrições abertas para o curso gratuito de culinária. As aulas da primeira turma terão início no dia 13 de agosto serão realizadas às quartas-feiras, das 9 às 11h30, com término no dia 03 de setembro. A segunda turma começará no dia 10 de setembro, seguindo no mesmo dia e horário, com encerramento no dia 1º de outubro. Para participar os interessados devem ter entre 15 e 29 anos.

Espaço sedia festa para participantes de projetos jovens
 
Uma Festa Julina reuniu cerca de 250 jovens participantes dos Projetos Primeira Chance e Jovem Cidadão, no espaço Território Jovem, no Jardim Ipiranga, no último dia 10 de julho. O evento teve músicas e comidas típicas, proporcionando uma tarde festiva aos jovens.
Oferecer aos jovens de 16 a 19 anos conhecimentos importantes para a busca do primeiro emprego é o objetivo desses projetos, desenvolvidos pela Secretaria da Juventude, em parceria com a Associação Bom Pastor / Pastoral do Menor.
Os participantes estão distribuídos em sete bairros sedes: Cajuru, Parque São Bento, Nova Esperança, Vila Astúrias, Jardim Ipiranga, Vitória Régia e Ana Paula Eleutério. Assim que o jovem consegue uma vaga no mercado de trabalho, outro ocupa o seu lugar no Programa, formando um rodízio de oportunidades.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o “Primeira Chance” atende jovens de 18 a 19 anos. Eles recebem uma bolsa mensal de R$ 80,00. O “Jovem Cidadão” é destinado aos jovens de 16 a 17 anos, que recebem uma ajuda de custo de R$ 60,00 mensais.
Conheça o local: Como é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens, o Território Jovem pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, danças e apresentações em geral. Seu endereço: Avenida Elias Maluf, nº 1.080, Jardim Ipiranga.

.:Festa da Paróquia Rainha da Paz:.
A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz realiza sua tradicional festa nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a partir das 19 horas. Haverá barracas típicas e shows ao vivo. A igreja está localizada no bairro Júlio de Mesquita Filho. Mais informações: 3417 1170. Compareça!
.: Universidade do Trabalhador oferece curso gratuito para pizzaiolo :.
A Universidade do Trabalhador (Unit) oferece uma Oficina da Pizza, destinada à qualificação profissional de pizzaiolos. Podem participar também ajudantes e forneiros. O curso, gratuito, terá início no próximo dia 28 de julho, com duração de dez aulas de quatro horas cada. Poderão participar homens e mulheres maiores de 18 anos.
A Oficina oferecerá ainda orientação aos alunos para que possam fazer pizza em suas próprias casas, vender para mercearias, escolas, universidades e a elaborar também as massas pré-assadas. “Esperamos como isso oferecer condições para que esses futuros profissionais ingressem num ramo para geração de renda familiar”, destaca o titular da Secretaria de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino. As aulas serão práticas e teóricas, inclusive sobre técnicas de venda e distribuição da produção.
As pessoas interessadas poderão se inscrever entre os dias 21 e 24 de julho, das 8 ao meio-dia e das 13 às 16 horas, na Unit, localizada no Largo Monte Castelo, 103, na Vila Angélica. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3223 5151.
.: A volta do puro sangue brasileiro :.

Aventura, emoção, ecologia e sonho. É com este conceito que a Moto AME Amazonas volta ao mercado. Patriota até no nome, a marca retorna para surpreender e proporcionar ao grande público o acesso ao mundo das motocicletas.
Na década de 80, a Moto AME Amazonas chegou a ser conhecida de forma surpreendente: a maior moto do mundo, e projetava no exterior a imagem do Brasil sobre duas rodas. A Moto AME Amazonas mostrava que a indústria nacional era capaz de oferecer confiança e credibilidade.
Diante do maremoto econômico que o Brasil enfrentou no início da década de 90, a marca suspendeu temporariamente suas atividades. Hoje, 17 anos mais tarde, ressurge com a consideração de que a pausa foi necessária para o amadurecimento da marca AME Amazonas e a evolução em seu relacionamento com a sociedade brasileira.  Com um mercado consumidor bem mais exigente, a Amazonas focaliza o bem-estar e a satisfação do consumidor.
Agora a idéia é beneficiar o grande público com lazer, entretenimento, sonhos e – o que não poderia deixar de ser levado em conta – economia.”Nosso empenho está em surpreender as expectativas dos clientes e fornecedores. Queremos estender nossa paixão pelo Brasil e pelo motociclismo ao grande público com qualidade a um custo justo. Oferecemos mais do que o cliente espera pelo melhor custo que ele possa imaginar. Mais do que vender, nosso maior empenho está na satisfação do consumidor da Moto AME Amazonas. Foi com este conceito de qualidade que a marca se consagrou e por isso ela está de volta”, diz Guilherme Hannud Filho, presidente da GHF, grupo que está à frente da marca e que possui tradição de 33 anos na área automotiva.
 A empresa foi pioneira em tudo que realizou, como a primeira motocicleta 100% nacional, a primeira a álcool, maior motocicleta do mundo e a primeira montadora a lançar um modelo Side Car brasileiro. Este é mais um marco dentre as conquistas e alcances tecnológicos nos quais a AME Amazonas se norteou até os dias de hoje e vem firmar esta parceria com a Delphi oferecendo o suporte necessário para que o desenvolvimento deste produto totalmente novo alcance resultados de alto desempenho.
A Ame Amazonas, retorna com uma linha de motocicletas e quadriciclos especiais juntos com a AME C1250cc, a empresa apresenta outros modelos como AME 110ccMIX, AME 125ccA, AME 150ccSC, além dos quadriciclos Big Voy 50cc, Snake 110cc, Cougar 150cc, La Selva 250cc e o Thunder 300cc. Concessionaria Autorizada localizada na Comendador Oeterer, 1.370 - Vl. Carvalho Moto Fácil - Telefone: 15 3418-6909

.:Metrologia: profissão emergente:.

A ciência das medições

Engana-se quem relaciona Metrologia com as condições climáticas do tempo. A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. Procura garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógico ou eletrônico (digital). A Metrologia é a base fundamental para a competitividade das empresas e também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas, dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.Basicamente, a Metrologia está dividida em três grandes áreas:
a) A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que está relacionada a sistemas de medição usados em relações comerciais, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.
Não perca tempo, procure uma escola que ofereça o curso de Metrologia, porque o mercado está carente de profissionais especializados e uma vaga pode ser a sua.

.: Listamos bons motivos para você escolher os cursos narrados da Microvip :.
1. A Microvip é uma rede de escolas com mais de 70 unidades espalhadas por todo Brasil, sendo sucesso absoluto.
2. O método é indicado para todas as idades, a partir dos 7 anos, e é ótimo para a terceira idade.
3. O aluno faz o curso individualmente e de acordo com o seu ritmo de aprendizado, não precisando seguir os demais da sala de aula.
4. Pode dar início ao curso quando quiser, não necessitando a formação de uma nova turma.
5. Em caso de falta, a matéria continua a partir da última aula que participou.
6. Quando há dúvidas, a matéria é revista diversas vezes e ainda tem um professor em sala de aula para auxiliar nas aulas práticas.
7. No dia da prova, aquele que não se sentir preparado para fazê-la poderá refazer as revisões e marcar a prova para outro dia.
8. Uma turma em andamento e com vagas pode receber novos alunos a qualquer momento, sem a necessidade de reposição de aulas.
9. Alunos de cursos diferentes podem participar ao mesmo tempo, otimizando assim o uso das salas de aula.
10. Ao contrário dos cursos interativos, o aluno não se desgasta ao ficar lendo as instruções na tela, já que nos cursos narrados o aluno irá ouvir e ver a explicação.
11. O aluno que terminar o curso antes do prazo não paga o restante das outras mensalidades.
12. Se houver desistência depois de 6 meses, o aluno não pagará nenhuma multa contratual e ainda poderá deixar seu curso bloqueado, podendo reativar o estudo de onde parou.
13. A Microvip dá aulas gratuitas para quem quiser conhecer o método, através de agendamento.
.: Vizinho Vigilante :.
Com o advento das férias escolares, é comum, devido à ausência dos moradores, em razão de viagens, o aumento da modalidade delituosa de furto em residências. Para isso, a Polícia Militar, através do 7º BPM/I, lança mão do projeto VIZINHO VIGILANTE.
O projeto consiste no cadastro da residência, junto à Companhia da PM que cobre a área correspondente, bem como de um cadastro de um vizinho, escolhido pela própria pessoa, de comum acordo, para que este fique responsável e sirva de “elo de ligação” entre a Polícia Militar e o proprietário ausente.
Com isso serão realizadas rondas periódicas na residência, e, quando possível, será mantido contato com o vizinho responsável, aumentando assim a presença efetiva da PM naquele ponto de risco.
Assim, concitamos a todos os moradores do bairro, que por ventura no período de férias se ausentem por tempo prolongado de suas residências, que entrem em contato com um vizinho de sua confiança e procurem a 1ª Cia da PM, através do telefone 3202-7245 ou mesmo na sede localizada na Avenida Américo Figueiredo, 3585 – Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, a fim de ser realizado o cadastro e ser atendido pelo projeto.
 
LUIZ FERNANDO STÉFANI
Cap PM – Cmt 1ª Cia PM
.: Regularização fundiária: mais uma conquista para zona oeste :.
O vereador Helio Godoy, presidente da comissão de vereadores que trata da Regularização Fundiária e Habitação na Câmara há quatro anos, conta que a questão da habitação ou falta de moradia popular é antiga e sempre sofreu por falta de investimentos governamentais. Principalmente nos últimos 30 anos, quando houve uma grande demanda pela vinda de milhares de famílias do campo para a cidade, em busca de trabalho e melhor qualidade de vida. Não havia oferta de casas populares para as pessoas de baixa renda.
“Felizmente, o prefeito Vitor Lippi atendeu nosso pedido e dessa grande população. Colocou como programa de governo a construção de pelo menos duas mil unidades, e a regularização fundiária de diversos bairros e núcleos irregulares da cidade”, conta Godoy. Segundo o vereador, foram compradas sete áreas para construção de casas e apartamentos, sendo que o primeiro núcleo, com 484 casas, está em fase final das obras e será destinado às famílias que vivem em áreas de risco nos diversos pontos da cidade, como beira de córregos e sob as torres de transmissão da CPFL.
Helio Godoy explica que foram realizados levantamentos de todos os núcleos formados nos últimos anos, sejam em áreas públicas ou particulares, “totalizando dez mil famílias cadastradas que poderão ter seus imóveis regularizados, ou se for área de risco, transferidas para a CDHU”. O vereador destaca que esta conquista traz a valorização dos imóveis legalizados e os imóveis nos bairros vizinhos; melhora o padrão das construções, visto que os proprietários poderão ter acesso ao crédito e reformar suas casas. “Aqueles que serão transferidos para as casas populares ou apartamentos também sairão ganhando, pois irão pagar um valor simbólico de prestação da sua casa e terão prioridade no programa”, ressalta o vereador.
Para Helio Godoy, Sorocaba dará um grande passo com a legalização de mais de oito mil imóveis e reassentamento de cerca de duas mil famílias de áreas de risco. Recentemente, ele esteve em reunião com o Diretor Executivo da Secretaria Estadual  da Habitação, Silvio Figueiredo, solicitando empenho junto a COAB/CRIS, entidade responsável pelo Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita (foto).
.: Nova praça no Júlio de Mesquita :.
A área pública em frente à Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz será transformada em praça. Para o pároco da igreja, padre Edivaldo Martins Machado, a reurbanização trará benefícios ao bairro, moradores, comércio e até mesmo para outras igrejas. O Júlio de Mesquita contará com mais um espaço de lazer, onde famílias e amigos poderão se encontrar.
O vereador Helio Godoy (PSDB), quem solicitou a reurbanização ao prefeito Vitor Lippi, esteve com o chefe do executivo visitando o local, acompanhados dos técnicos da Secretaria de Obras. Na ocasião, padre Edivaldo pediu que seja feito um acesso à igreja e estacionamento em frente ao local, para uso da comunidade.
O prefeito Vitor Lippi, ao lado de Godoy, conheceu a igreja matriz acompanhado do padre e, segundo a assessoria de imprensa do vereador, autorizou que a Secretaria de Obras elabore e coloque em execução o projeto da praça. A reurbanização será feita na área localizada à rua Luiz Gonzaga N. Júnior.