.: Matérias Julio de Mesquita 16 :.
 
.: Editorial :.

Com a inauguração do primeiro trecho de duplicação da avenida Santa Cruz, entre a avenida Armando Pannunzio e Salvador Milego, no Jardim Vera Cruz, a cidade não recebeu apenas parte de um importante corredor viário alternativo, mas também todos os benefícios diretos e indiretos que a obra acarreta. Espera-se uma região com maior crescimento econômico, segurança e, principalmente, revitalizada com ciclovia, sistema de iluminação e melhores padrões urbanísticos, com área verde arborizada, arbustos e gramado.
Além de desafogar o trânsito da região, a duplicação, depois de concluída, também será mais uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste, trazendo vantagens, inclusive em questão de tempo e beneficiando assim, cerca de 150 mil pessoas.
Moradores da região do Jardim São Paulo, Central Parque, Jardim Itanguá e intermediações, após a duplicação, poderão se dirigir à região central, com mais rapidez, através do novo trajeto formado pelas avenidas Santa Cruz, Américo Figueiredo, Paulo Emanuel de Almeida, General Osório e posteriormente, pela Av. Mário Covas.
A duplicação trará não apenas economia e maior agilidade no percurso, mas também permitirá aos moradores conhecer uma nova região e usufruir das diversas opções oferecidas como, por exemplo, a Horta Comunitária do Jardim São Marcos, localizada sob as linhas de transmissão da CPFL e que deverá ser revitalizada em parceria com os produtores. Outra opção é o prédio do Território Jovem, destinado à realização de diversas atividades direcionadas aos jovens do Jardim Ipiranga e adjacências, além de fortalecer o comércio da região do Júlio de Mesquita. Já o terminal de passageiros, a Casa do Cidadão, e a nova área de lazer, em construção pela Prefeitura, favorecerão os inúmeros moradores da região.

O editor

.: Parque do Jardim Ipiranga, Área de Transferência e Casa do Cidadão
agregarão cultura, lazer e serviços :.

Continuam em andamento as obras do novo parque municipal do Jardim Ipiranga, que proporcionará novas opções de lazer e esporte aos moradores da Zona Oeste. Localizado em uma área de 70 mil m² da avenida Américo Figueiredo, o espaço também abrigará um anfiteatro para apresentações culturais, além das unidades da Casa do Cidadão e Área de Transferência do sistema de transportes municipal (ATZO).
O anfiteatro terá capacidade para cerca de 200 pessoas, no formato de “arena”, com estrutura semelhante as já desenvolvidas em outros parques. As áreas do palco e das arquibancadas já estão demarcadas e em fase de concretagem. “O anfiteatro servirá para apresentações artísticas e culturais, inclusive as desenvolvidas pela própria comunidade”, diz prefeito Vitor Lippi.
O parque ainda oferecerá pista de caminhada, campo de futebol, quadra, pista de skate, gramado, árvores, arbustos, sistema de iluminação e playground, com brinquedos e fonte semelhantes aos existentes no Paço Municipal.

“Maestro Nilson Lombardi” será homenageado

Segundo o vereador Hélio Godoy, autor do projeto de lei que homenajeia o Maestro, Nilson Lombardi, pianista, compositor, maestro, professor e regente deu a Sorocaba destaque na música erudita.
O maestro faleceu recentemente em Sorocaba , onde deixou muitos amigos e admiradores da boa música.

Casa do Cidadão

O projeto “Casa do Cidadão” foi criado pela prefeitura para facilitar a procura e o atendimento por serviços disponibilizados no Paço Municipal. No local poderão ser efetuados os pagamentos de impostos como IPTU, ISSQN, taxas de pavimentação, pedidos de inscrições municipais e recursos de multas.
A futura unidade da Zona Oeste, a segunda das cinco em desenvolvimento, já está com sua estrutura física completa. Os serviços para a montagem dos blocos de concreto pré-moldados já foram concluídos pela Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe). As próximas etapas serão: a instalação das redes hidráulica e elétrica do prédio e serviços de acabamento, como pintura e instalações de portas e vidros.

Área de Transferência

Também estão em andamento as obras para implantação da Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), na Av. Américo Figueiredo, com serviços para a instalação de uma estrutura metálica. A unidade facilitará a integração do sistema de transporte coletivo, permitindo aos usuários trocar de ônibus sem a necessidade de passar pelos atuais terminais Santo Antônio e São Paulo. Localizada na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester, a ATZO deverá entrar em funcionamento ainda este ano. Outras quatro estão sendo construídas: Z. Industrial (Av. Independência, no Éden); Zona Leste (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias) e em dois endereços na Z. Norte: Av. Ipanema (acesso à Vl. Helena) e Av. Itavuvu (altura da Av. Ulysses Guimarães, no Pq. das Laranjeiras).

.: Aulas de Espanhol no Território Jovem :.

O Território Jovem reinicia as aulas do curso de espanhol no ultimo dia 5 de maio. Agora, as aulas serão ministradas pelos professores Olga Maria Mathilde Herrera e Luiz Henrique Herrera Prelles. Eles substituirão os antigos professores que, por motivos pessoais, ficaram impossibilitados de ministrar o curso.
Os alunos matriculados podem optar em fazer suas aulas às 17h30 ou às 19h30, sempre às segundas-feiras. Quem tiver interesse em fazer sua matrícula deve ligar para o telefone 3221-3081 e falar com Lucas. O curso é gratuito.

.: Unidade Pré Hospitalar da Zona Oeste será inaugurada em Julho:.

A Secretaria de Saúde (SES) informa que a construção da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste, na avenida General Carneiro, está em fase de acabamento da parte estrutural do prédio e da adequação para a área de saúde, com a instalação de rede de oxigênio e de ar comprimido e a informatização do local.
De acordo com a SES, a previsão é de que a unidade esteja em funcionamento no final de julho deste ano, com capacidade para realizar entre 20 mil e 35 mil atendimentos mensais.
A construção da unidade complementará a rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte, para adultos e crianças, nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico.
A estrutura contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

.: Urbes leva minicidade de trânsito ao bairro Júlio de Mesquita:.

As crianças do CEI Professor Benedito Marçal, no bairro Júlio de Mesquita Filho, na zona oeste, tiveram a oportunidade de conhecer a minicidade de trânsito no último dia 15 de abril.
A Urbes – Trânsito e Transportes visitou o local para dar dicas de segurança no trânsito a mais de 130 meninos e meninas com idades entre dois e seis anos.
A criançada recebeu explicações de agentes de trânsito e percorrer um minicircuito usando triciclos. O percurso é sinalizado com faixas de travessia de pedestres, semáforos e placas, e inclui o traçado de uma ciclovia.
As crianças coloriram desenhos relacionados a temas de trânsito e receberam material educativo de campanhas que incentivam o uso do cinto de segurança e ensinam a pedalar da maneira correta.

.: “Júlio de Mesquita” ganha novo espaço para lazer e convivência :.

O prefeito Vitor Lippi inaugurou no ultimo dia 15 de abril, o Centro de Convivência Esportiva “Eduardo Nunes de Almeida”, no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”. Ele destacou a melhoria como um novo ponto de convivência social, de lazer e prática de esportes para os moradores do bairro, somado a outros investimentos realizado pela Prefeitura de Sorocaba para garantir melhor infra-estrutura e qualidade de vida à Zona Oeste.
O espaço ocupa uma área de 7.370 metros quadrados no cruzamento da avenida Américo Figueiredo com a rua Mariza Vieira Campos, onde foram construídas uma quadra poliespotiva de concreto cercada com 400 metros quadrados e alambrado; uma cancha de malha oficial; 975 metros quadrados de calçada e pista de caminhada em concreto vassourado, além de área de contemplação com 64 metros quadrados de piso em concreto estampado. Todo complexo foi dotado de sistema de iluminação, com cinco postes e vinte lâmpadas de vapor de sódio, seis bancos e sistema automático de drenagem, incluindo o entorno da Pastoral do Menor.
A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) ainda implantou no local um estacionamento com piso em brita, que também vai atender à Unidade Básica de Saúde do bairro. O paisagismo inclui o plantio de 5.400 metros quadrados de gramado, dez mudas de ipê, oito de palmeiras jerivá, seis de palmeiras dypsis; quarenta arbustos de dracena tricolor, trinta arbustos de fórmio e primaveras de tipos variados.
O prefeito Vitor Lippi lembrou que a Zona Oeste vem recebendo outros investimentos para melhorar a qualidade de vida dos moradores, como um parque municipal na entrada do Jd. Ipiranga, que vai contar com quadra, pistas de caminhada e de skate. A região também vai receber uma Área de Transferência de Transporte Coletivo, Casa do Cidadão, dois Sabe Tudo, dois novos Centros de Saúde e a duplicação de trecho da avenida Américo Figueiredo. “Esta é a região que mais cresce na cidade e, por isso, estamos fazendo grandes investimentos que resultarão em avanços significativos”, destacou.
Estiveram presentes na solenidade os vereadores Gervino Gonçalves (o Cláudio do Sorocaba 1), Neusa Maldonado e Benedito de Jesus Oleriano, além dos secretários interino de Obras e Infra-Estrutura Urbana, José Del Cístia Jr.; da Cidadania, Mazé Lima; de Esportes, José Antônio Matiello; das Parcerias, Maurício Dell’Osso Cordeiro; das Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino; familiares do homenageado, lideranças comunitárias e moradores da região.

.:Pizzaria Ristoro di Nemas Conforto e pioneirismo :.

Um casarão em estilo italiano, com duas vistas panorâmicas, abriga a pizzaria Ristoro di Nemas no Parque Esmeralda. Além da arquitetura que confere um diferencial ao cenário da Zona Oeste, o estabelecimento reúne um ambiente agradável, onde é possível degustar 32 sabores de pizza, assadas em forno Fornoforti Di Volpi, desenvolvido pela tradicional Pizzaria Di Volpi, da capital.
Com 284 m2, as instalações acomodam cerca de 90 pessoas, possui também um acabamento e decoração composta por plantas, mármores e granitos. “Os clientes podem degustar a tradicional pizza italiana, associando um excelente sabor à comodidade, conforto e beleza da Ristoro di Nemas”, acrescenta o proprietário, Neemias de Castro.

Forno Fornoforti Di Volpi
A pizzaria, inaugurada em março deste ano, faz uso de uma tecnologia italiana que apresenta 60 anos de tradição: forno Fornoforti Di Volpi. O proprietário, após conhecer a tecnologia do forno em São Paulo, bem como sua esposa, Deusa de Castro, passou por um treinamento a fim de dominar todo o processo do feitio das massas, recheios e manuseio do forno. Como os tipos de massas e sabores serão expandidos, Neemias conta que um pizzaiolo da Pizzaria Di Volpi ainda vem periodicamente a Ristoro di Neemias para promover o treinamento com a equipe.
Neemias, afirma que a cozinha e os sanitários do estabelecimento foram construídos de acordo com as normas da VISA (Vigilância Sanitária de Sorocaba). “As instalações contribuem para honrar e nobrecer o bairro, pois, somos os pioneiros”, finaliza.
A Ristoro di Nemas fica na rua Mitre Fiúza Ayres, 630, Parque Esmeralda. Telefone: 3202- 6594.

.:Começa duplicação de trecho da Américo Figueiredo:.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou a duplicação de um trecho da avenida Américo Figueiredo, entre o Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” e o Jardim Tropical. Os serviços começaram com a terraplanagem no cruzamento da avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., para a implantação de galerias para águas pluviais. A duplicação se estenderá por 1.200 metros, até a Estrada do Ipatinga, com intervenções de drenagem, ciclovia, arborização, sistema de iluminação e 13 mil metros quadrados de pavimentação.
A Américo Figueiredo é uma via de circulação rápida, que interliga o Centro à Zona Oeste. Ela integrará futuramente um novo anel viário, composto por nova marginal no córrego do Itanguá, avenidas Santa Cruz, General Carneiro, Luiz Mendes de Almeida, Armando Pannuzio, até a rodovia Raposo Tavares.
Ao término das obras, o trecho duplicado se estenderá até a avenida Santa Cruz, que teve seu primeiro trecho concluído pela Prefeitura de Sorocaba no início de abril (entre as avenidas Armando Pannunzio e Salvador Milego). As vias formarão uma rota alternativa para veículos e ciclistas para acesso à Zona Sul.

.: “Júlio de Mesquita” recebe 1.000 novas árvores :.

A Prefeitura de Sorocaba realiza neste sábado (26), a partir das 8h, um plantio de 1.000 mudas de árvores na avenida Domingos Martins Vieira, no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho” (Zona Oeste), com a participação de cerca de 200 crianças atendidas pelo projeto “Bola da Vez”. A ação soma-se a outros investimentos desenvolvidos pelo município na qualidade de vida na região do bairro, com a criação de um parque, praça e áreas de lazer.
As mudas a serem plantadas pertencem a espécies nativas variadas, entre árvores frutíferas e floríferas. A iniciativa será acompanhada por técnicos das secretarias de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum) e de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), com apoio dos Rotary Club Vergueiro e Manchester, Rotaract Club Vergueiro e Conselho Municipal do Idoso. A Seobe já preparou o solo do local para os plantios, com a abertura dos espaços e a deposição dos nutrientes.
Nos último dia 15, a Prefeitura inaugurou no “Júlio de Mesquita Filho” o Centro de Convivência Esportiva “Eduardo Nunes de Almeida”, espaço com quadra poliesportiva, cancha de malha, pista de caminhada, 5.400 metros quadrados de grama, dez mudas de ipê, oito de palmeiras jerivá, seis de palmeiras dypsis; quarenta arbustos de dracena tricolor, trinta arbustos de fórmio e primaveras de tipos variados, além da Praça “Innocent Bersi” em março.
A região contará em breve ainda com um parque no Jardim Ipiranga, com área verde, quadra, pistas de caminhada e de skate, investimentos destacados pelo prefeito Vitor Lippi como uma forma de “valorizar o bairro e aumentar a qualidade de vida aos moradores, com mais opções de lazer e espaços verdes”.

.: Ok agora o Kumon tem inglês :.

O que é o Kumon de inglês ?
O Kumon de Inglês é um curso que desenvolve no aluno as habilidades necessárias ao domínio do idioma.
Para tanto trabalhamos com uma orientação individualizada e com material didático desenvolvido especialmente para nosso curso.
Ouvir, entender, ler e escrever em inglês com segurança, conforme o ritmo de cada aluno: isto é o que o Kumon de inglês propicia.
Diferenciais: Material didático ( incluindo CD e manual de CD)Os materiais são exclusivamente desenvolvidos pelo Kumon Institute of Education, que tem mais de 40 anos de experiência na elaboração de material didático.
Os alunos recebem material de áudio para o exercício diário da compreensão auditiva e para a aquisição de uma boa pronúncia.
Aprendizado Natural: Através destes materiais ( CD, manual de CD e blocos de material didático), os alunos aprendem inglês naturalmente, da mesma forma como aprenderam o português.
Inglês Padrão: Estudar no Kumon é aprender o inglês padrão ( Standard English ) através de situações do dia a dia, apresentadas em nosso material didático.
Ensino Dinâmico: O ensino dinâmico proporcionado pelo método Kumon é realizado por orientadores que conduzem criteriosamente o aprendizado de nossos alunos, checando o entendimento das lições, traçando metas e lhes dando feedback.
Ensino Individualizado: No Kumon, cada aluno é orientado de forma individualizada. Isto faz toda a diferença porque o avanço em seu estudo depende única e exclusivamente dele.
Tradição: O Kumon é uma multinacional de ensino que vem atuando desde 1956. Só com o inglês, são mais de 24 anos, garantindo qualidade e segurança no trabalho com os alunos. O aspecto fundamental do método Kumon é desenvolver, através do estudo diário, as quatro habilidades comunicativas – Audição, Pronúncia, Leitura e Escrita – propiciando aos alunos o domínio do idioma.

.: Worspite: Ação e Solução :.

A maioria das pessoas já começa a ter dores de cabeça só de imaginar que sua casa poderá sofrer com o mal das infiltrações. Também pudera, nesses meses onde são freqüentes as chamadas “chuvas de verão”, qualquer prejuízo que a casa venha sofrer caso não tenha tomado as devidas medidas preventivas, não será mesmo mera coincidência. Afinal, água não irá faltar!
Vazamentos, goteiras, toda a sorte de incômodos que se possa imaginar estarão colocando a paciência de todos à prova.
Essencialmente, a água poderá ocasionar a infiltração através de três caminhos distintos: por meio de trincas e rachaduras, pelos poros do material e ainda por falhas que este material possua como, por exemplo, brocas, ninhos no concreto etc. Os principais vilões dessas infiltrações são os vícios construtivos, ou seja, defeitos originados no próprio processo construtivo (erro de projeto ou de execução) ou adquiridos ao longo do tempo (desgastes naturais, utilização, manutenção ineficiente, agressões).
Se na sua casa, escritório, prédio existe um problema deste tipo, procure a Worspite, uma empresa que te dará todo o suporte necessário, através da visita de um profissional especializado, este localizará e solucionará o problema. Peça um orçamento!
A Worspite fica localizada na avenida Américo Figueiredo, 1.436, no Jd. Simus. Fone: 3202-8689/ 3013-9105.

.: Hospital da Mulher já está em funcionamento :.

O Centro de Atendimento à Mulher e Referência Cirúrgica à Policlínica Municipal “Diva Maria Prestes de Barros Araújo”, conhecido como Hospital da Mulher, foi inaugurado no sábado (29). A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, do prefeito Vitor Lippi e demais autoridades municipais.
A unidade funciona na ala nova do Hospital Evangélico, no Cerrado, e possui três andares formados por um centro de diagnósticos, um centro cirúrgico com quatro salas, setor ambulatorial e enfermaria de apoio com 26 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde . O Hospital da Mulher permitirá a ampliação do número de cirurgias e exames realizados na rede pública de saúde, dando apoio às unidades municipais. No centro de diagnósticos podem ser realizados vários tipos de exames, como mamografia e tomografia computadorizada. Os procedimentos cirúrgicos atendem várias especialidades de áreas encaminhadas pela Policlínica Municipal, como urologia, cirurgia infantil, área ginecológica em geral, gastroenterologia, varizes e otorrinolaringologia.

.: Escola Microvip entrega seu 1 certificado :.

A cerca de sete meses no Bairro Júlio de Mesquita, a escola de informática Microvip conta com mais de 50 alunos. “Esse número é uma vitória, pois o nosso método de ensino é diferente do convencional, sendo um sucesso em todo o Brasil”, afirma o dir. André M. de Oliveira
A Microvip é uma rede de escolas de informática com mais de 70 franquias espalhadas em 17 estados brasileiros, sendo a primeira em Sorocaba. “Como o curso é novo aqui muitas pessoas têm certo receio, mas quando assistem as aulas já ficam bem a vontade e logo percebem a qualidade do ensino. É muito fácil aprender informática na Microvip, a maior prova é que temos alunos entre 8 e 60 anos, e que aprovaram nosso método”, fala André Marcos.
André Marcos diz com satisfação que o primeiro CERTIFICADO saiu no final do ano passado para o conhecido empresário J.J, que trabalha no ramo de fotografia no Júlio de Mesquita.
“Ele fez um dos cursos rápidos e profissionalizantes da Microvip de Photoshop, o qual já sabia, mas quis aprofundar-se e dar mais qualidade para seus serviços, e recebeu das mãos do diretor , o certificado. “Os cursos da Microvip são de alta qualidade e de fácil aprendizado, e o mais importante, são de baixo custo. Estou muito satisfeito e feliz por ter uma escola como essa qualidade no bairro onde moro”, finaliza o empresário.
A Microvip agrade a todos os pais e alunos por acreditarem no potencial de ensino da escola. “Agradeço o voto de confiança e creio no crescimento, pois é a primeira escola com nível de ensino nacional de informática instalada no Júlio de Mesquita”, conta André Marcos.

Convênios
A Microvip fechou uma parceria com o sindicato do setor Químico e o Sindicato Único dos trabalhadores da Saúde e já está sendo invadida por associados que atravessam a cidade a procura do método de ensino da escola. “Temos aluno matriculado que reside no Parque São Bento e na vila Carol, graças ao baixo preço e pela qualidade do curso inédito na cidade”, conclui o diretor da escola. Sindicatos procurem a Microvip para possíveis parcerias!

Cursos Gratuitos
No mês das mães Microvip vai sortear 10 cursos gratuitos para as mamães que queriam ingressar e aprender tudo sobre o mundo da informática. Elas concorrem também a 10 mega prêmios no final deste ano, pois a Microvip continua com o festival de prêmios. As interessadas deverão ir pessoalmente até a Microvip e preencher seu cupom para o sorteio dos cursos.
A Microvip fica na Américo Figueiredo, nº. 3659 - sala 07, no Júlio de Mesquita Filho. Mais informações pelo tel.: 2104-417.

.: Criança internauta: perigo à vista! :.

Diálogo, orientações e programas adicionais podem garantir a segurança

Estar conectado à Internet é o mesmo que viajar pelo mundo todo em poucos cliques do mouse. É ter acesso infinito ao conhecimento.
Mas é preciso lembrar de que a Internet também possui caminhos estranhos e perigosos, principalmente para as crianças.
A cada instante, milhares delas acessam a Internet, escolhem o que ler e ouvir, navegam por sites de conteúdo nem sempre adequados e usam os mais variados programas de comunicação. Por serem crédulas e curiosas, tornam-se presas mais fáceis de pessoas mal-intencionadas.
Para os pais é praticamente impossível controlar todas as atividades de seus filhos diante de um computador. O melhor remédio é ter paciência e instruí-las sobre os benefícios e perigos que a Internet oferece, do mesmo modo que ensinam medidas de segurança para aquelas que vão à escola ou brincar na rua.
Em primeiro lugar, mantenha o computador em uma sala de uso comum da casa, limitando o tempo de sua utilização. Dessa forma, poderá estar sempre de olho no que acontece.
Sempre que possível, navegue junto, orientando-os a cada passo. Mas para isso é necessário se interessar pela Internet e parar de achar que é coisa apenas para novas gerações.
Alerte sobre os riscos ao trocar mensagens com pessoas desconhecidas, mesmo as consideradas como ”amigos virtuais”, afinal, nunca se sabe quem realmente está do outro lado da tela. Impor regras como jamais marcar encontros ou fornecer informações pessoais é muito importante.
Aproveite e ensine que nunca se deve preencher um cadastro on-line - questionário com informações pessoais - sem a aprovação prévia dos pais.

Monitorar é o próximo passo

Verifique por onde seus filhos têm passeado quando estão sozinhos e quais sites costumam visitar. Os navegadores oferecem opções de bloqueios a sites específicos, acesso ao histórico de sites visitados e outras medidas de segurança. Para configurar, basta entrar na opção “Ferramentas”, escolher “Opções da Internet” e percorrer as abas da tela apresentada. Na aba “Geral” é possível controlar por quanto tempo o histórico de sites visitados de- ve ficar armazenado. Em “Conteúdo” é possível controlar o que pode ser exibido na tela. Vale a pena percorrer todas as opções e configurá-las de acordo com as necessidades.
Da mesma forma, e-mail é um caso sério e o mais indicado é manter uma conta supervisionada. Além de spams – mensagens indesejadas –, corre-se o risco de receber alguma mensagem contaminada com vírus e indicações de sites impróprios para serem visitados. Além disso, é sempre bom saber com quem seu filho troca e-mails.
Uma boa dica é conhecer e instalar softwares que permitam controlar e limitar o acesso a sites inconvenientes, além de outros itens de segurança. Existem inúmeras marcas no mercado. Na própria Internet é possível encontrar, também, versões gratuitas para download.
Para o conteúdo visitado, o programa NET Monitoring, por exemplo, permite a gravação de conversas, registro de sites e pastas locais acessadas, além dos programas usados. Já o programa Web Bloqueador bloqueia automaticamente sites pornográficos, acesso à salas de bate-papo, MSN e Orkut. Também permite o desbloqueio total ou parcial somente através de senha, para que os pais tenham liberdade de navegar.
Aliás, muito cuidado com os arquivos que as crianças copiam para o computador, como vídeos, imagens e programas. Podem conter conteúdo pornográfico e ilegal, além de programas espiões para capturar senhas bancárias e números de cartões de crédito de todos os usuários que realizam transações comerciais na mesma máquina. Não se esqueça de manter um programa antivírus sempre atualizado no computador.