.: Matérias Julio de Mesquita 15 :.
 
.: Editorial :.

Um novo ano se iniciou e juntamente com ele comemoramos mais um aniversário: quatro anos de um trabalho sério, árduo, realizado com dedicação e seriedade.
No início a circulação do jornal foi precedida por pesquisas detalhadas, promovidas no Wanel Ville, onde avaliamos o potencial do bairro, a quantidade de comércios locais e o tipo de publicidade necessária para atingir o público alvo, surgindo assim “Wanel Ville & Cia”.
Logo em seguida, frente a grande aceitação, surgiram Jardim Simus & Cia, Júlio de Mesquita & Cia e Central Parque & Cia e no ano passado lançamos Jardim São Paulo & Cia e o Caderno de Classificados de Linha, que veio atender uma nova necessidade da região.
Vale lembrar que nosso crescimento está aliado ao progresso da Zona Oeste, pois, hoje somos 36.500 exemplares distribuídos porta a porta, em 27 bairros da Zona Oeste, além de 15.000 exemplares do caderno de classificados entregues quinzenalmente em locais estratégicos.
Nosso trabalho se moderniza e cresce tanto em números quanto em qualidade, acompanhando a expansão da região e atendendo as necessidades que surgem, juntamente com o progresso. É com grande satisfação que comemoramos essa data e levamos nossos agradecimentos a todos que contribuíram com a nossa atuação.Os cumprimentos não são apenas para o Bairro em Foco e sim para a Zona Oeste, a qual tornou possível a concretização de um projeto, que hoje é realidade, e se solidifica através dos tempos.
Parabéns Zona Oeste

O editor

.: Tem início instalação de piso na Unidade Pré Hospitalar Zona Oeste:.

As obras para construção da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste (UPH), na avenida General Carneiro, avançam em mais uma etapa. A Prefeitura de sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou no dia 10 de janeiro os serviços para instalação de piso no interior do prédio. A unidade deve estar em funcionamento no segundo semestre deste ano e terá capacidade para realizar entre 20 mil e 35 mil atendimentos mensais.
Até o momento, as ações realizadas resultaram no levantamento da estrutura física do prédio, com área de 2.500 metros quadrados, intervenções de infra-estrutura, implantação de laje, cobertura e revestimento interno e externo de dependências do bloco superior, futuramente ocupado pelo setor de enfermagem. Além do piso, seguem obras para a colocação de tela de vidro, revestimento em pastilhas de paredes e o término de ações estruturais em outras dependências.
O prefeito de Sorocaba autorizou a construção da unidade para complementar a rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte para adultos e crianças, nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico.
A estrutura contará com laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

.: Prefeitura inicia “Casa do Cidadão” da Zona Oeste :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), deu início no dia 15 de fevereiro aos serviços estruturais para construir a “Casa do Cidadão” na Zona Oeste, a segunda das cinco unidades em desenvolvimento. Após o término das ações de terraplenagem e infra-estrutura, foram fixados pilares no terreno, que servirão de base à instalação de blocos em concreto pré-moldado.
A “Casa do Cidadão” é um projeto criado por determinação do prefeito Vitor Lippi para facilitar a procura e o atendimento por serviços disponibilizados no Paço Municipal, como pagamento de IPTU, ISSQN, taxas de pavimentação, inscrições municipais e recursos de multas. Elas ficarão ao lado das cinco Áreas de Transferência, estruturas para os usuários de transporte coletivo trocarem de ônibus sem a necessidade de passar pelos terminais Santo Antônio e São Paulo.
As obras na Zona Oeste acontecem na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e o Parque Manchester, que ainda abrigará um parque municipal, com pista de caminhada, iluminação e área verde. No momento a Prefeitura de Sorocaba também já estrutura o prédio da “Casa do Cidadão” na avenida Ipanema (entrada da Vila Helena). As demais ficarão no Parque das Laranjeiras, Éden e Brigadeiro Tobias.

.: Associação Comercial de Sorocaba oferece diversos benefícios aos associados :.

Com o propósito de facilitar cada vez mais a vida dos seus associados, a ACSO (Associação Comercial de Sorocaba) em seus 86 anos, busca parcerias a fim de oferecer benefícios como linha de crédito diferenciada - Caixa e Banco do Brasil, plano de saúde - Unimed, recreação – AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), intermediação de estágio - Proe, comércio exterior - Certificado de Origem, reunião com grupos de empresários de um mesmo segmento - Empreender e a partir de março a Cooperativa de Crédito - COOPERASO.
Hoje a ACSO é uma forte aliada na administração do crédito e cobrança disponibilizando o acesso a consultas para análise de risco na concessão de crédito, tais como: SCPC, SCPC-Cheque, SCPC-Integrada, SCPC-Relatório Imobiliário e SCPC- Soluções Pessoa Jurídica e na cobrança, pois, o associado também pode registrar seus inadimplentes na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o setor de SRC (Serviço de Recuperação de Crédito) passa a agir de forma ativa e imediata na recuperação dos débitos registrados. “Não é preciso preencher formulários de cobrança visto que o SRC usa o banco de dados dos registros do SCPC e os documentos originais ficam em poder do Associado, além do SRC fazer a intermediação entre o inadimplente e o lojista, evitando possíveis constrangimentos”, explica o supervisor comercial da ACSO José Luiz Coelho Gonzáles.

Zona Oeste

A ACSO conta ainda com uma distrital, localizada na avenida General Carneiro, 987, Cerrado, visando atender o público pertencente à Zona Oeste. A unidade tem por função resolver situações pendentes e prestar informações, de modo que as pessoas não precisem se deslocar para outra cidade ou até a matriz.
Assistência aos boletins de ocorrência (no qual as pessoas deixam uma observação no sistema, evitando maiores danos), fornecimento de certidões positivas e negativas de protesto, podem ser realizadas na distrital.
“O nosso objetivo é que as pessoas tenham crédito, podendo desfrutar do nosso comércio, que está crescendo a cada dia”, comenta Cássia Cassiolato responsável pela distrital.
Maiores informações pelo telefone 3331- 1003 ou no site: www.acso.com.br

.: Mega Bingão Beneficente na Igreja Santa Bárbara :.

Um Mega Bingão Beneficente será promovido na Igreja Santa Bárbara (Jardim Tropical) no dia 13 de abril a partir das 16hs. O evento, em prol do término da construção da igreja, sorteará os seguintes prêmios: na 1ª rodada uma bicicleta, 2ª um tanquinho, 3ª uma câmera digital, 4ª uma TV 29 polegadas e 5ª um computador. Haverá ainda barracas de comes e bebes no local.
Os convites custam R$10,00, e quem adquiri-los antecipadamente concorre a um prêmio surpresa sorteado no dia do evento. As vendas antecipadas acontecem aos sábados, após a missa das 18:30 hs e aos domingos na celebração das 8:30 hs.
São patrocinadores do bingo a Serralheria São José (av. Elias Maluf, 1.574) e a loja Mini Preço (av. Américo Figueiredo, 3.679). Maiores informações pelo telefone 3221-5065. A igreja fica na rua Alexandre Dias Batista, 504, Jardim Tropical.

.: Método Kumon: postura autodidata nos estudos :.

Descobrir o potencial e desenvolver ao máximo as capacidades de cada indivíduo, possibilitando o prazer nos estudos e a formação de uma postura autodidata é a principal missão do método de estudo Kumon, criado no Japão pelo professor Toru Kumon e aplicado hoje em mais de 45 países.
“No Kumon, diariamente se formam pessoas autoconfiantes e disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, e buscar os próprios sonhos”, explica Neiva Maria Lança orientadora do Kumon Unidade Jardim Magnólia. Para isso, é aplicado o estudo individualizado, onde cada aluno tem um programa específico, sendo respeitados o ritmo de aprendizagem, a capacidade atual, e as metas que deseja atingir. Como o programa independe da idade e da série escolar do estudante, o sistema é adequado para todas as faixas etárias. Já a duração varia de acordo com o potencial do aprendiz.
O método, segundo ela, visa ainda que os estudantes ultrapassem os conteúdos da série escolar por meio do estudo autodidata evoluindo com facilidade até o Ensino Médio. “Assim que o aluno chega ao Ensino Médio terá maior facilidade, ganhando inclusive tempo para fazer outras atividades, ler viajar e escolher a universidade que deseja seguir”, conta. A idéia também é possibilitar aos estudantes condições de se tornarem pessoas capazes de resolver problemas e superar desafios, contribuindo ainda com a comunidade global.

Cursos e material didático

Disciplinas de Português, Matemática, Inglês e Japonês podem ser escolhidas de acordo com o interesse e dificuldades dos alunos.
Já o material didático é programado e auto-instrutivo, permitindo que o estudante aprenda sozinho a fazer os exercícios. Além do material, e de orientação individualizada, o método conta com uma rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, de modo a estimular a aprendizagem. “Enquanto aprende o aluno também desenvolve determinadas habilidades que serão úteis nos estudos e na vida, como auto-estima, auto-confiança, concentração, disciplina, organização e responsabilidade”, conta.

Surgimento do Kumon

O método Kumon foi criado no Japão em 1958 por Toru Kumon, professor de matemática. Desejando que seu filho, Takeshi desenvolvesse ao máximo o potencial e conseguisse trilhar o próprio caminho, Toru elaborou um material didático auto-instrutivo para que o menino estudasse conforme o ritmo de aprendizagem. Hoje o método está presente nos cinco continentes, sendo aplicado para mais de 4 milhões de alunos. A unidade do Kumon do Jardim Magnólia fica na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20. Telefone 3011-2546.

.: Cursos no Território Jovem :.

Ainda estão abertas as inscrições para os cursos que acontecem no Território Jovem (Av. Elias Maluf, nº 1.080, Jardim Ipiranga). O espaço, gerenciado pela Secretaria da Juventude (Sejuv), oferece atividades gratuitas como Canto Coral, sob a regência de Luiz Carlos Takenaka, oficina de Street Dance, com a professora Evelin Bandeira, e oficina de desenho japonês (Mangá), com aulas do professor Danilo Luiz de Sousa.
As aulas de Street Dance serão às quartas-feiras a partir das 16h e o Canto Coral tem ensaios às segundas-feiras, às 10h. As aulas de break acontecem às sexta-feiras, a partir das 17h. O curso de Teatro tem aulas às quartas-feiras, das 9h às 10h30.
Além de oferecer cursos e atividades, o Território Jovem é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens, e pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, dança e apresentações em geral. Quem quiser saber mais sobre os cursos ou propor atividades para serem realizadas no local pode entrar em contato com Lucas, pelo telefone 3221-3081. O Território recebe inscrições de segunda a sexta, das 8h às 17h.

.: Projeto Obesidade Infantil é desenvolvido pelo Centro de Saúde do Júlio de Mesquita:.

Com o intuito de promover mudança alimentar e comportamental nos alunos, o Centro de Saúde do Júlio de Mesquita (em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação) vem aplicando, desde o mês de janeiro, na E.M. Luiz Almeida Marins, o Projeto Obesidade Infantil. Conforme o coordenador do centro Dr. Pedro Roberto Mazon, cerca de 900 estudantes de 7 a11 anos, estão passando pelo processo de triagem que visa identificar crianças acima do peso. “Aqueles que contam com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 já são considerados obesos,” explica. As informações estão sendo coletadas por alunos do 4º ano de Enfermagem da PUC, (Pontifícia Universidade Católica) auxiliados pelos professores de educação física, coordenadora pedagógica Daniela S. A. Stievano e a diretora Patrícia L. Camargo da Luiz Almeida Marins. Além da coleta do peso e altura, será aplicado um questionário a fim de identificar os hábitos alimentares dos pequenos. “Pretendemos descobrir o tipo de alimento consumido e quantas refeições por dia os alunos costumam fazer”, comenta. Mesmo antes da conclusão da triagem o médico diz ser possível identificar que a quantidade de crianças obesas chega a superar aquelas com peso dentro da média.
Pesquisas, dinâmicas de grupo, elaboração de cartazes e pirâmide alimentar também estão sendo desenvolvidas pelos professores em sala de aula visando à conscientização das crianças e a promoção de uma alimentação saudável.
O trabalho educativo também está sendo realizado com os pais, que juntamente com os alunos, participaram de uma palestra, realizada no dia 28 de fevereiro. Procurando estimular a alimentação adequada foi distribuído, durante o evento, um cardápio saudável.
Já os resultados do projeto serão apresentados em abril para as Secretarias de Saúde e Educação. Segundo ele, a Prefeitura pretende transformar o projeto em um programa, abrangendo demais escolas municipais.

Caminhada Infantil

No dia 04 de março será organizada nas dependências da escola, uma caminhada infantil com a finalidade de despertar nos alunos o gosto pela prática de atividades físicas, bem como, conscientizá-las a respeito dos benefícios proporcionados. Participarão da caminhada crianças de 7 a 11 anos.

Participe do grupo de caminhada do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita

O animado grupo de caminhada do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita convida a população em geral para participar da atividade que acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários das 7 às 8 hs nas proximidades da unidade. A caminhada conta com exercícios de alongamento, verificação da pressão e cálculo do IMC, sendo ainda acompanhada por uma auxiliar de enfermagem.

.: Projeto Acreditação :.

O Projeto Acreditação desenvolvido pelo Centro de Saúde do Júlio de Mesquita com alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino proporcionou uma redução no índice de gravidez indesejada entre as adolescentes e jovens atendidas na unidade. De acordo com o coordenador do C.S. Dr. Pedro Roberto Mazon, no ano passado houve uma queda de 27,3 % em relação a 2006, de meninas grávidas com idades de 12 a 19 anos. Em jovens com idades a partir de 19 anos as estatísticas demonstraram uma redução de 12,1%. “Em 2006 tínhamos uma média de 379 jovens grávidas, já em 2007 o número caiu para 333”, informa acrescentando que a equipe do C.S está satisfeita com os resultados do trabalho.
Enfermeiras e auxiliares de enfermagem da unidade realizam o projeto, duas vezes por semana, nos períodos da manhã, tarde, e noite, nas escolas E.E.Antônio Vieira Campos, E.E.Rafael Orsi Filho (Júlio de Mesquita) e E.E.Wilson Ramos Brandão (Ouro Fino), visando a diminuição nos casos de gravidez não planejada. As atividades são desenvolvidas por meio de oficinas que abordam temas, como, anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, higiene corporal e ambiental, planejamento familiar, métodos contraceptivos, DST (doenças sexualmente transmissíveis) e combate as drogas. As oficinas, sendo cinco específicas para o Ensino Fundamental e cinco para o Médio, também promovem dinâmicas de grupos, aulas de vídeo e maquetes.
O Acreditação é realizado desde 2006 pela equipe do C.S. Júlio de Mesquita. Atuam no projeto: Dr. Mazon - coordenador, enfermeira Geny Egidio Amaral, e as auxiliares de enfermagem Claudete Pereira, Katya Pereira, Walmiria Alice, Adriana Aledes, Eliudes, Maria Muniz, Ana Ricoy e Vivane de Barros.

.: Banco de Leite Humano oferece orientação sobre amamentação :.

O Banco de Leite Humano, órgão mantido pela Secretaria Estadual da Saúde, situado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mantém um programa de incentivo ao aleitamento materno, por meio de orientações sobre a importância e benefícios da amamentação, esclarecimentos de dúvidas e visitas em residências.
Conforme a enfermeira da maternidade e Banco de Leite do hospital, Amália Fernanda Justino, mães que têm problemas ou dificuldade para amamentar podem se dirigir ao banco ou agendar uma visita na própria residência. Uma enfermeira ou auxiliar de enfermagem se deslocará até a mulher com o intuito de esclarecer dúvidas e inclusive dicas sobre o armazenamento do leite. “Nosso objetivo é fazer com que as mães que têm problemas na amamentação não se sintam sozinhas, podendo contar com alguém que as oriente de forma correta”, explica. Cerca de 50 visitas são realizadas por semana em toda a cidade.
Além de estimular nas mães o aleitamento dos próprios filhos, o banco ainda incentiva a doação de leite. “As mulheres orientadas, posteriormente, caso desejem podem se tornar doadoras, ajudando a manter a saúde de outros bebês”, comenta.
O leite arrecadado pelo banco, após ser pasteurizado e passar por testes de cultura, é distribuído para bebês internados em hospitais públicos e em alguns particulares.
As ações de esclarecimento e incentivo também se estendem aos centros de saúde, onde a enfermeira realiza visitas semanais a fim de orientar os profissionais das unidades.Ela conta que, anteriormente, o alcance do programa se restringia apenas ao espaço hospitalar. Atualmente, a intenção do Estado é abranger um maior número de pessoas possível.

Benefícios

O aleitamento confere benefícios tanto para as mães quanto para os bebês. Aumento do desenvolvimento psicomotor e social e diminuição na probabilidade de contrair infecções são algumas das vantagens da amamentação para os bebês, já que o leite materno contém todos os nutrientes que a criança precisa nos seis primeiros meses de vida.
Já para as mães, Amália explica que o aleitamento possibilita maior rapidez na diminuição do volume do útero, previne hemorragia pós-parto e diminui o risco de contrair câncer de mama, entre outros.
Quanto ao período de amamentação, ela destaca que é fundamental a criança ser amamentada até o os seis primeiros meses de vida.“Até por volta de dois anos a criança pode ser amamentada, desde que a mãe se sinta a vontade”, acrescenta.
Para agendar uma visita ou doação, as interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3212-0384/ 3332-9100. O Banco de Leite fica no conjunto Hospitalar de Sorocaba, situado na Av. Comendador Pereira Inácio, 564 - Lageado

 

.: Curso de marcenaria no CIS Júlio de Mesquita :.

A Secretaria de Cidadania (Secid) iniciou no dia 19 de fevereiro o curso de marcenaria no Centro de Integração Social (CIS) do bairro Júlio de Mesquita Filho. As aulas acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, sempre das 19h às 20h30. O curso tem duração de aproximadamente dois meses, e após a conclusão há sempre a formação de uma nova turma.
Para se inscrever na lista de espera os interessados devem apresentar o documento de identidade (RG). A idade mínima permitida é de 14 anos. Maiores informações pelo telefone 3222-1093. O CIS fica na rua Francisco Ruiz Miranda, 101, Júlio de Mesquita.
Programa Travessia

O programa Travessia da Secretaria de Cidadania (Secid) também está sendo realizado no local. Participam do curso vinte jovens cadastrados junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), locais onde a Prefeitura desenvolve diversos programas voltados para famílias carentes. O curso, realizado no período da manhã, oferece formação em construção civil com orientações em elétrica residencial. Uma nova turma de 20 alunos, já cadastrados também será iniciada no mês de março no período da tarde. Maiores informações sobre o Programa Travessia com a assistente social do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do Jardim Ipiranga. Telefone 3222-8810.

.: C.A.P.A continuará trabalho mesmo após apreensão dos animais :.

O presidente da C.A.P.A. (Centro de Apoio aos Protetores e aos Animais) Marcos Aurélio de Moura afirmou em uma entrevista concedida ao Jornal Bairro em Foco, no dia 21 de fevereiro, que a organização, ainda em fase de registro, continuará promovendo o trabalho de proteção aos animais e protetores, mesmo após a apreensão de 36 gatos e 54 cães, realizada pela Seção de Zoonoses, após denúncia de maus tratos e estrutura inadequada. A ação ocorreu no dia 13 de fevereiro na sede do centro na rua Comendador Oetérer, 1.181, Zona Norte.
Ele nega que os animais sofriam maus tratos, explicando que alguns estavam apenas debilitados, não apresentando doenças graves. “Eles aguardavam consultas ao veterinário que estavam agendadas durante a semana, pois, como estavam abandonados nas ruas não poderiam estar totalmente saudáveis”, diz. Medicamentos e alimentação, de acordo com ele, também não faltavam aos bichos, já que entre os colaboradores há veterinários, proprietários de casas e distribuidora de rações.

Instalações

Quanto à falta de estrutura e higiene do barracão, Marcos conta que o local tem rede de esgoto, estando apenas sem instalação de água. “Os vizinhos e demais voluntários traziam água para os cães e gatos e também para a limpeza da sede” comenta. Ele ainda lembra que a Zoonoses chegou ao barracão por volta das 9 hs, horário em que os voluntários ainda não tinham iniciado a limpeza dos canis.
Em relação ao espaço, ele faz questão de citar que o barracão, situado em um terreno de 2mil m2, estava dividido em quatro partes para abrigar os animais de acordo com o porte e comportamento, além de mais dois cômodos reservados para cães que aguardavam a castração. Já os gatos permaneciam em gaiolas, segundo ele, com tamanhos apropriados, já que o local ainda não contava com um gatil.

Defesa

Para ele, o ato de apreensão foi uma injustiça já que o trabalho da C.A.P.A. consiste em recolher animais abandonados nas ruas, encaminhando-os a veterinários e posteriormente a doação. Marcos explica que a própria Zoonoses indicava a C.A.P.A. às pessoas que encontravam animais abandonados ou machucados. “Fico profundamente decepcionado e comovido com a situação, mas, não pretendemos interromper a atuação”, desabafa. No processo de defesa o centro conta com o relato de vários veterinários que colaboram com a C.A.P.A. Ele ainda comenta que a entidade estava sendo registrada, sendo a diretoria eleita no dia 07 de fevereiro.
Marcos deixa claro que sempre discordou da forma de atuação da Zoonoses. “Sempre defendi uma lei de proteção ao animal.”, conta acrescentando que discorda no ponto em que se refere ao sacrifício dos animais. Segundo ele, o veterinário da Zoonoses faz um laudo que decidirá se o animal será ou não sacrificado. Na opinião dele, um veterinário não pertencente à Prefeitura, indicado pelas entidades de proteção aos animais, deveria também dar um parecer no laudo. “Muitos vezes sacrificam animais que não apresentam um quadro grave, podendo ser salvos com um tratamento adequado”, acrescenta.

Atuação

Socorrer, proteger e encaminhar a um lar, cães e gatos abandonados é o propósito da Ong (Organização Não Governamental) C.A.P.A., cuja documentação está em fase de regularização. O trabalho de proteção desenvolvido em Sorocaba e cidades da região, além do atendimento a denúncias, também inclui encaminhamento às clínicas veterinárias, para castração e consultas. Conforme o presidente cerca de 200 animais são atendidos por mês.
Com o lema “Adote uma vida”, o centro também incentiva a adoção por meio da promoção de feiras organizadas constantemente de terça a domingo, nas feiras livres de toda a cidade. A assistência da C.A.P.A. também se estende aos protetores de animais que mantém em chácaras ou residências grande quantidade de bichos recolhidos nas ruas.
Mesmo sem um local específico para abrigar os animais, o centro continua promovendo o trabalho de atendimento a denúncias, encaminhamento a veterinários e doações. “Após as consultas, caso não apareçam pessoas interessados em adotar os bicinhos, os devolveremos novamente ao local de onde foi recolhido”, lamenta ele.

Doações

Trabalho voluntário, um local para a construção de um canil e material de construção para a reforma da sede estão sendo aceitos pela C.A.P.A. Os interessados em contribuir, fazer alguma denúncia, ou adotar animais podem entrar em contato pelo telefone 9111-8327.

.: Time Foto J.J. dá goleada no Cruzeirão :.

A Associação Atlética Foto J.J., do Júlio de Mesquita, goleou o Pizzaria Virgílio por 13 x 0, na partida realizada no dia 14 de fevereiro no Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2008, sendo a 3ª maior goleada do campeonato.
No dia 21 de fevereiro, o time venceu o Mancha Verde por 1 x 0 na prorrogação. No tempo normal o resultado da partida foi de 3x3.
Conforme o diretor do Foto J.J., José Alberto da Silva, o time participa do Cruzeirão desde 2004, obtendo bons resultados. “Sempre fomos atração no campeonato e com certeza este ano vamos chegar na final”, comenta ele.
Fundado em 2001, o time é formado por treze jogadores, sob a coordenação do técnico Itamar Romane.
Rifa

Para custear as despesas do exame cardiológico, obrigatório para a participação em competições esportivas oficiais do município, os jogadores estão promovendo uma rifa de um DVD. Os interessados em contribuir, entrar em conato pelo telefone 3222-3803.
Silva ainda comenta que devido a lei, que torna o exame obrigatório, vários times deixaram de comparecer este ano no Cruzeirão.

.:Bingão de Páscoa na Paróquia Ns. Sra. Rainha da Paz:.

Para arrecadar fundos em prol da igreja, a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, do Júlio de Mesquita, realizará no dia 08 de março, na própria igreja, das 19:30 às 23:30hs, o Bingão de Páscoa. Os convites, que darão direito a três cartelas, podem ser adquiridos por R$ 5,00.
Os participantes vão concorrer a três prêmios: uma bicicleta, sorteada na 1ª cartela, um micro sistem com mp3, 2ª cartela, e uma TV 29 polegadas – tela plana, 3ª cartela. Também haverá rodadas extras durante os intervalos do evento, além de barracas de pastel, bebidas, doces e porções de frango. Maiores informações pelo telefone 3417-1170.

.: Classificados de linha não circulam nesta edição :.

Os classificados de linha do Jornal Bairro em Foco, não estão circulando nesta edição, e provavelmente também não estarão presente nas duas próximas quinzenas .
O motivo da paralisação se deve ao fato da representante comercial do Bairro em Foco, Paula Pacheco Stachewski ter sofrido um pequeno acidente, que exigirá certo tempo para sua recuperação.
Como a empresa tem uma estrutura enxuta, torna-se difícil contratar de imediato um profissional, já que o mercado de trabalho, apesar de oferecer um grande número de candidatos, não conta com profissionais qualificados.
Bairro em Foco, embora receba vários currículos, insiste na busca de um profissional sério, com maturidade e ampla experiência no ramo, principalmente, na região da Zona Oeste. Aqueles que se enquadram nos requisitos acima, enviar currículo para bairroemfoco@terra.com.br, ou entregar no escritório do jornal, que fica na rua Márcio Santos Flores, nº 101, no Wanel Ville.

.: Jornal Bairro em Foco cede espaço gratuito :.

O Jornal Bairro em Foco oferece espaço gratuito para escolas, igrejas, ong´s (organizações não governamentais), associações e entidades beneficentes divulgarem eventos, projetos, e demais ações. A idéia visa apoiar as instituições que atuam no sentido de promover a solidariedade. Projetos, festas, campeonatos esportivos organizados por escolas também podem ser divulgados por meio das páginas do jornal. Os interessados podem entrar em contato com a redação pelo telefone 3202-6402.

.: Imobiliária L. Lopes: venda de imóveis de acordo com o perfil do cliente :.
Encontrar imóveis de acordo com o perfil do cliente é um dos principais diferenciais da Imobiliária L.Lopes. “O nosso trabalho é achar o que o cliente procura, e não encaixar o produto que temos”, lembra a proprietária do estabelecimento Loide França Lopes.
Por ter atuado na área de Recursos Humanos durante um período de 15 anos, Loide, primeiramente, avalia as preferências e necessidades do cliente, para então, iniciar a busca do imóvel adequado. “Vender uma casa, é vender um sonho, portanto, o trabalho merece ser realizado com dedicação”, diz. destacando também que atende toda a Zona Oeste.
A imobiliária, credenciada pela Caixa Econômica Federal, promove simulação para compra financiada prestando toda a assistência referente à documentação.
Outra possibilidade de compra é o sistema denominado de Casa na Planta, onde o cliente sugere uma planta, escolhe o acabamento, bem como as cores da residência, acompanha as etapas da construção, podendo ainda financiar o imóvel em até 90%.
Contando com a atuação de mais dois corretores, além da proprietária, o estabelecimento tem planos futuros de trabalhar com locação. A Imobiliária L.Lopes fica na rua Santa Terezinha, 287, Bairro Santa Terezinha. Telefones 3411-0106/ 3013-7582.
.: Prefeitura abre inscrições para o Alfa Vida :.
Para quem não teve oportunidade de freqüentar as primeiras séries do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, dá a dica: o programa Alfa Vida - Alfabetização para a Vida recebe inscrições até o dia 7 de março para a formação de novas turmas. Durante 18 anos de atividades, o Alfa Vida já contou com quase 6 mil alunos.
O curso destina-se àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos em idade própria, assegurando-se oportunidades educacionais de acordo com suas características, interesses, condições de vida e trabalho.
Para se matricular no Alfa Vida, o aluno deve ter 14 anos completos e apresentar um documento de identidade no ato da inscrição, que pode ser feita em qualquer unidade de ensino da rede municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A abertura de classes e vagas é determinada conforme a procura, informa a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia. “Quem souber de uma pessoa que não teve oportunidade de cursar o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, solicitamos que indique o Alfa Vida. Precisamos nos envolver nesta grande mobilização para que realmente Sorocaba seja uma das cidades com o menor índice de analfabetistmo”, alerta a titular da pasta. O Alfa Vida foi elaborado depois do término do Mobral e do Projeto Educar. Em 1989, funcionou como projeto piloto no Sesi da Vila Barão. No ano seguinte, deixou de ser piloto funcionando efetivamente com 19 classes. Em 1996, transformou-se em curso por decreto municipal.
.: Festival de Prêmios da Escola de Informática Microvip :.

Dez mega prêmios serão sorteados, no dia 20 de setembro, pela Escola de Informática Microvip, do Júlio de Mesquita, no Festival de Prêmios Microvip. Ao efetuar a matrícula o aluno terá direito a dois cupons, e a cada mês cursado receberá mais um até o término da promoção, onde serão sorteados um Notebook Mazon (1GB de Memória RAM) no valor de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais), um televisor LCD 26 polegadas Sansung no valor de 1.700,00 (um mil e setecentos reais), um Vídeo Game Playstation 3 no valor de R$ 1.900,00 (um mil e novecentos reais) e mais 7 MP4 Players 1GB de Memória no valor de 110,00 (cento e dez reais cada um).
A promoção é certificada pela GEPCO (Gerência Nacional de Promoções Comerciais) divisão da Caixa Econômica Federal, responsável pelo controle e fiscalização de promoções comerciais realizadas no país. Maiores informações sobre o festival no site www.microvip.com.br/festival.
Método Diferenciado

A escola conta com um sistema de ensino inovador denominado de Cursos Narrados, que desenvolve aulas por meio de um professor gravado no próprio computador. Neste método o aluno faz o curso seguindo os princípios do ver, ouvir e aprender, além de contar com um professor presente em sala de aula para esclarecer dúvidas e corrigir exercícios.
Segundo o diretor da escola André Marcos de Oliveira, o curso é individual, sendo que o estudante escolhe o dia e o horário das aulas, seguindo o seu próprio ritmo de aprendizagem. Além dos cursos básicos, avançados, e vip kids (para crianças de 7 a 10 anos), a escola também conta com os profissionalizantes, todos com mensalidades acessíveis, divididos em cinco módulos: vip escritório, vip gráfico, vip webdesign, e vip concursos.
Como a microvip está oferecendo 30% de desconto no curso de informática básica, as mensalidades custam apenas 48,00. E ao final do curso o aluno ganha outro, podendo escolher entre os profissionalizantes: CorelDraw, Photoshop, PageMaker.
“Quem estiver procurando cursos de informática precisa visitar a Microvip que reúne o melhor método de ensino, preço baixo e um festival de mega prêmios”, lembra.
O sistema Microvip, que conta com mais de 60 unidades em todo o país, fica na av. Américo Figueiredo, 3.659 (próxima ao Batalhão da Polícia Militar), Júlio de Mesquita. Maiores informações pelo telefone 2104-4176.

.: Cheirinho de Fraldas: tradição em preços baixos :.
Fraldas de qualidade e preço baixo, podendo ainda ser adquiridas em quantidade desejada pelo cliente, são alguns dos diferenciais da Loja Cheirinho de Fraldas, do Júlio de Mesquita. Atuante no ramo há dez anos, o proprietário da casa, André Luís Sussaio, especializado em fraldas descartáveis, tanto para crianças como para adultos, tem como principal missão atender a todas as classes sociais, já que reúne no estoque marcas variadas, com o menor preço da região.
Outro diferencial do Cheirinho de Fraldas é a venda do produto por unidade, possibilitando ao cliente adquirir quantidade necessária por um preço especial. “Compro direto dos fabricantes permitindo ao cliente um orçamento dentro de suas possibilidades”, diz acrescentando que também consegue oferecer ao varejo preços de atacado, pois, adquire os produtos em grande quantidade.
A loja, que também está aberta para clínicas geriátricas e creches, aceita cartões de crédito variados. Cheirinho de Fraldas fica na rua Prof. Edemir A. Digiampietri, 21 Júlio de Mesquita. Telefone 3202-3246.