.: Matérias Julio de Mesquita 14 :.

 
.: Editorial :.

Mais uma etapa vencida, mais um projeto realizado! Com o lançamento do Bairro em Foco Classificados, onde oferecemos à população classificados de linha, com uma tiragem de 15.000 exemplares, damos mais um passo rumo ao crescimento.
Temos por meta estar sempre acompanhando o progresso da nossa região, e como em todo crescimento surgem novas necessidades, lançamos com satisfação mais este serviço, aguardado com muita expectativa, por nós e nossos clientes.
A região cresce rapidamente, aliada ao progresso e qualidade. Um exemplo, são as obras que surgem a cada dia, como a construção do terminal de passageiros do Jardim Ipiranga, e a Unidade Pré-Hospitalar da av. General Carneiro, além da duplicação da avenida Santa Cruz e obras da futura avenida Mário Covas.
Também é importante alertar a população sobre a preservação do meio ambiente. É fundamental que todos contribuam com as ações que vem sendo desenvolvidas. A despoluição do rio Sorocaba é uma obra de muito destaque e importância já que devolve a vida às águas. São gestos e ações que beneficiam não apenas a natureza, mas aos homens que dela dependem. Cabe, portanto, aos moradores não jogar lixo nas vias públicas, bocas de lobo, córregos, preservar plantas e árvores, etc. É o mínimo que podemos fazer ao meio ambiente e a nós mesmos.
E para finalizar gostaria de agradecer aqueles clientes, que pela consideração, humildade e respeito tornaram-se amigos e parceiros de trabalho. Bairro em Foco, portanto, prossegue com orgulho em estar atendendo as necessidades e acompanhando a evolução da Zona Oeste.

O editor

.: Seguem obras de pavimentação na Área de Transferência da Zona Oeste :.

A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) prossegue as obras para a instalação da Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), praticamente asfaltada. Localizada na rotatória de acesso ao Ipiranga e Parque Manchester, ela é uma das cinco que integrarão o sistema de transporte coletivo de Sorocaba em 2008, permitindo aos passageiros trocar de ônibus sem passar pelos atuais terminais.
A ATZO fica na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester. Anteriormente, foram feitas obras para a abertura de ruas internas, instalações elétricas, redes de água e esgoto, dispositivos de drenagem e guias e sarjetas. O terreno da ATZO, com cerca de 70 mil metros quadrados, ainda contará com um novo parque municipal, com área verde, de lazer e pista de caminhada.
Em cada Área de Transferência haverá ainda uma unidade da Casa do Cidadão, órgão que descentralizará serviços públicos disponibilizados atualmente só no Paço Municipal. Elas ficarão nos seguintes pontos: Zona Norte 1 – ATZN1 (rotatória da Av. Ipanema, altura da Vila Helena); Zona Norte 2 – ATZN2 (rotatória da Av. Itavuvu, junto da Av. Ulysses Guimarães); Zona Industrial – ATZI (rotatória da Av. Independência, na entrada do Éden); e Zona Leste – ATZE (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias).

.: Prefeitura constrói novo parque no Jd. Ipiranga :.

Os moradores da região do Jardim Ipiranga ganharão em breve uma nova opção para lazer e a prática de atividades físicas. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), realiza, atualmente, serviços de limpeza e terraplanagem em um terreno onde será implantado um parque municipal. Ele se localizará em uma área de 70 mil metros, a ser ocupada também pela Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO) e uma unidade da Casa do Cidadão.
O futuro parque do Jardim Ipiranga terá pista de caminhada, calçadas em seu entorno, sistema de iluminação e área verde, com gramado, arbustos e mudas de árvores. A concepção e o desenvolvimento do projeto estão dentro dos conceitos “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora” do governo Vitor Lippi, por valorizar urbanisticamente o bairro e estimular o lazer e a prática de exercícios físicos, em um espaço agradável. Já o terreno da Casa do Cidadão, que disponibilizará serviços públicos municipais, receberam ações de terraplanagem, anteriores à construção.

.: História do Bairro Júlio de Mesquita abordado em pesquisa :.

A história do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita está sendo abordada em um trabalho de pesquisa a ser apresentado no curso de Mestrado em Educação Strictus Sensu da Uniso (Universidade de Sorocaba) pelo professor Ednilson Celestino Ferreira.
Conforme ele, o interesse em abordar o tema surgiu devido à necessidade do resgate e preservação da trajetória histórica do bairro, bem como de suas unidades escolares, principalmente, a E.E. Antônio Vieira Campos. “Fatos importantes e pessoas que se destacaram em lutas populares contribuindo com o alcance de benefícios são facilmente esquecidos com o decorrer do tempo. Devido a isso, é importante registrar os acontecimentos vivenciados pelo povo”, destaca.
A pesquisa relata as dificuldades relacionadas aos problemas de infra-estrutura enfrentados pelos moradores logo após o surgimento do bairro (1992).
O professor confere destaque às reivindicações populares pela conquista de escolas, bem como a manutenção das unidades. “Na trajetória do bairro há um importante conteúdo de conotação política e social em defesa da escola pública que merece ser mencionado”, relata. Como fonte de pesquisa, além de consultas aos arquivos de jornais de circulação diária da cidade, e em órgãos públicos, Ednilson também vem conversando com antigos moradores e funcionários das unidades escolares. Dividido em três capítulos (Políticas Públicas dos Anos 90; Valor do Movimento Social que Envolve a Luta pela Conquista da Democracia; e Resgate Histórico do Movimento de Construção da Unidade Escolar e Reconstrução da Quadra Esportiva), o minucioso trabalho de pesquisa teve início em meados de 2006. Já a conclusão se dará em agosto de 2008 no término do curso de mestrado freqüentado pelo professor.

Trajetória educacional

Toda a trajetória, desde conquistas, batalhas, dificuldades, e problemas enfrentados pela E.E. Antônio Vieira Campos, é abordada no terceiro capítulo. Os movimentos reivindicatórios, a construção do primeiro prédio de madeira que abrigava a unidade, a inauguração das instalações de alvenaria e ainda o desmoronamento e reinauguração da quadra, importantes fatos que marcaram a história da escola, podem ser descobertos e relembrados por meio das páginas da pesquisa.
Para Ednilson o trabalho será uma importante fonte de registro e pesquisa para a sociedade, principalmente, para educandos e educadores das escolas do bairro e adjacências. Ednilson leciona há 16 anos, sendo 7 apenas na E.E.Antônio Vieira Campos.
Quem tiver informações ou documentos relacionados à história do bairro ou da escola pode entrar em contato com o professor Ednilson na E.E.Antônio Vieira Campos (Américo Figueiredo, 3.272 – Júlio de Mesquita).

.: Campeonato Beneficente na E.E. Rafael Orsi :.

Unir a prática e os benefícios do esporte à solidariedade. Esta foi a proposta do Campeonato Beneficente promovido entre os meses de agosto a outubro pelo Programa da Escola da Família da E.E. Rafael Orsi, do Júlio de Mesquita.
Vinte times de futebol da região, formados por jogadores com idades entre 11 a 13 anos, disputaram o torneio, cuja final foi realizada no dia 14 de outubro.
Para participar do campeonato cada equipe contribuiu com 15 quilos de alimentos utilizados na montagem de 17 cestas básicas distribuídas, após a final do campeonato, às famílias do Júlio de Mesquita e imediações.
Durante o evento também aconteceu uma festa em homenagem ao Dia das Crianças, reunindo um total de 300 pessoas. Além de recreação infantil, os pequenos tiveram direito a bolo e doces.

.: Fiammetta D’Ítália: experiência em pratos diferenciados :.

Especializado em gastronomia italiana e pratos variados, o restaurante Fiammetta D’Ítália, localizado no Júlio de Mesquita, reformou as instalações de modo a adequar o atendimento às normas da Visa (Vigilância Sanitária de Sorocaba). Conforme explica, o proprietário Almir Fernandes Rodrigues, além da qualidade, bom atendimento, e experiência em pratos diferenciados, o estabelecimento atende a todas as normas de padrões de higiene contando com lavatório apropriado para verduras e legumes e cozinha com paredes de vidro, bem como o local utilizado para o preparo das pizzas, que permitem aos clientes visualizarem o feitio dos pratos. “Nossa cozinha também é aberta à visitação dos fregueses, já que comida é coisa séria”, acrescenta.
Auxiliado pela esposa Elizabete Rodrigues, Almir atua no ramo há 26 anos, iniciando a carreira em churrascaria e posteriormente, como chefe de cozinha italiana. Já o Fiammetta, conta com três anos de existência.

Cardápio

Um cardápio variado e sofisticado pode ser degustado no Fiammeta. Rondele, lasanha, capeleti, nhoque, ravióli, parmegiana e conchiglia de frango com catupiry e quatro queijos são alguns dos pratos italianos. Já as pizzas são oferecidas em 70 sabores, inclusive doces e especiais. O estabelecimento conta também com sistema self service, mesa de saladas, marmitex e prato comercial com cardápio variado semanalmente, além de sistema de entrega. O Fiammetta fica na av. Américo Figueiredo, 2.960, Júlio de Mesquita. Telefones 3217-1632/ 3321-2257.

.: Lojistas do Júlio realizaram festa para crianças :.

Visando homenagear as crianças do bairro pela passagem do seu dia (12 de outubro), lojistas do Júlio de Mesquita, proprietários da SNS Modas e Presentes, Locadora Cine Café, Hyromi Art´s e Bazar, e Perfumaria Júlio de Mesquita, organizaram uma animada festa para a garotada.
Durante o evento, que aconteceu das 9 às 19hs do dia 11 de outubro, em frente às lojas participantes, cerca de 1.600 crianças, de 2 a 9 anos, divertiram-se em balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas e touro inflável.
Os comerciantes também ofereceram pipoca e algodão doce para a criançada, que foi supervisionada por seis monitores.

.: Sorocabanos participarão da São Silvestre :.

Três atletas moradores do Júlio de Mesquita vão representar Sorocaba na Corrida de São Silvestre, que acontece anualmente na capital em 31 de dezembro.
Um dos atletas, o comerciante e diretor da Associação Atlética Foto J.J., José Alberto da Silva vem treinando três vezes por semana, percorrendo um total de 50 km, nas ruas do bairro e também na pista de caminhada do Parque Campolim. “O importante é participar, conseguindo correr até o final da maratona”, comenta acrescentando que participa do evento desde 2005.
Já os atletas Pedro Valdelino dos Santos e Wagner Maciel também estão se preparando intensamente para fazer parte das 20 mil.

.: Iniciadas as obras da Unidade Materno-Infantil no Júlio de Mesquita :.

Com a presença do prefeito Vitor Lippi, foram oficialmente iniciadas, no dia 04 de outubro, as obras da nova Unidade de Saúde Materno-Infantil, no bairro Júlio de Mesquita. Instalada em área anexa ao Centro de Saúde Sorocaba 1, a nova unidade terá 705,68 metros quadrados divididos em dois pavimentos. Conforme destacou o prefeito, o local “foi totalmente planejado para oferecer assistência especialmente a mulheres e crianças, observando os conceitos de humanização e promoção da qualidade de vida, ampliando a capacidade de atendimento aos moradores da região”.

Serviços e dependências

A Unidade Materno-Infantil concentrará todos os serviços voltados ao público infantil e feminino, como sala de vacinas, consultórios de ginecologia, pediatria, sala de observação infantil, sala para o Programa de Atenção à Criança, brinquedoteca, sala de amamentação e fraldário, quatro novos consultórios, salas de espera descentralizadas para cada tipo de atendimento, sanitários (feminino e masculino) adaptados para pessoas com deficiência, além das dependências administrativas e de apoio.
Conforme explica o secretário da Saúde, Milton Palma, outro destaque é que no pavimento inferior haverá uma sala para atividades físicas e atividades comunitárias, com uma área disponível de 64 metros quadrados. Haverá ainda uma sala de reuniões com 70 metros quadrados para palestras e oficinas de grupo.
Este espaço será interligado à sala de atividades físicas, possibilitando a realização de eventos utilizando os dois ambientes simultaneamente: “Temos parcerias com universidades, poderemos usar esses espaços para trabalhos e orientações sobre nutrição, diabetes, hipertensão, grupos de gestantes, entre outros assuntos”, contou Palma.

Abrangência

O CS Sorocaba 1, tem atualmente 418,16 metros quadrados e passará por algumas adequações devido à nova estrutura de atendimento que será oferecida no local. A expectativa do coordenador Pedro Mazon é que a nova unidade amplie em 50% a capacidade de atendimentos na região.
Inaugurado em novembro de 1992, o CS Sorocaba 1 é responsável pela assistência básica em uma região com mais de trinta mil habitantes residentes em 18 bairros da Zona Oeste da cidade. Além do Júlio de Mesquita, os bairros atendidos são Jardim Ipiranga, Jardim Santa Bárbara, Piazza di Roma, Wanel Ville V e VI, Parque Manchester, Jardim São Marcos, Jardim Abatia, entre outros.
Também participaram do encontro que marcou o início das obras no local, o vereador Gervino Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba 1 e os secretários municipais, de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe), José Antônio Bolina, de Recursos Humanos (SERH), Rodrigo Moreno e da Comunicação, Carlos Alberto Maria, além da equipe técnica responsável pela obra, na Seobe e na SES.

.: IV Encontro de Arte na E.M. Luiz Almeida Marins :.

Em homenagem ao Dia do Patrono, a E.M. Luiz Almeida Marins, do Júlio de Mesquita, realizou no dia 19 de novembro, o IV Encontro de Arte. O evento, que este ano, destacou a Expo Literária 2007, expôs à comunidade os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo.
A programação foi marcada por sarau de poesias, realizado por crianças de 1ª e 3ª séries do Ensino Fundamental, apresentação de danças diversas e fanfarra, exibição de filmes de projetos aplicados aos estudantes, além da entrega de prêmios do Campeonato de Matemática, disputado entre as 3ª séries.
Os visitantes também puderam participar do Espaço Saúde, onde foi possível aferir a pressão, verificar o nível de glicose (diabetes), conhecer formas de alimentação saudável, obter informações sobre a dengue, conferir uma exposição promovida pela Zoonoses e ainda uma palestra sobre o fumo.
O IV Encontro de Arte teve por finalidade ampliar a visão de mundo do educando e da comunidade por meio da aproximação das palavras, diálogos, textos e imagens, presentes na arte a serviço da literatura. De acordo com a professora Edinéia Maria Facce dos Santos, o evento, em harmonia com o Programa de política pública Cidade Saudável, Cidade Educadora, procurou trazer a arte como forma de enriquecer a cultura, tornando a escola um local de aprendizagem. “A escola é um espaço de saber onde todos podem e devem criar a sua própria história participando da transformação coletiva da sociedade”, conta. O evento envolveu a participação de todos as séries e períodos da unidade, inclusive professores e funcionários.

Clube da Escola

As oficinas e atrações culturais do Programa Clube da Escola, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, na E.M. Luiz Almeida Marins, nos finais de semana, entrarão em recesso devido às férias escolares, retornando com o inicio do ano letivo de 2008. No dia 08 de dezembro foi promovido um bazar para exposição e venda dos produtos confeccionados nas oficinas pela comunidade.
Iniciado no mês de setembro, o projeto tem por objetivo proporcionar a integração das famílias nas dependências escolares, através de atividades culturais esportivas e de qualificação profissional. Além de programação cultural diversificada, o Clube da Escola desenvolveu oficinas de geração de renda, como, artesanato variado, trufas, pizzas e aulas de dança de salão.

Aluna conquista 2º lugar em concurso da TV Tem

Matriculada na 4ª série do Ensino Fundamental da E.M. Luiz Almeida Marins, Amábile Maria S. Bezinelli, conquistou o 2º lugar na modalidade redação, no concurso Meio Ambiente a Riqueza do Planeta, promovido pela TV Tem. Cerca de 30 mil alunos pertencentes a 22 cidades cobertas pela transmissão da TV, disputaram as categorias desenho (1ª e 2ª séries) e redação (3ª a 8ª séries) desenvolvidas pelo concurso, que teve por intuito incentivar a produção escrita, bem como, a valorização do meio ambiente.
Sorocaba contou com 12 vencedores que foram premiados, no dia 29 de outubro

.: Coral Notas Sem Pauta é inaugurado pelo Bairro Escola :.

Vozes afinadas vão entoar repertórios ecléticos, sob a regência do maestro Fernando Rabelo, no Coral Notas Sem Pauta, inaugurado no dia 22 de novembro dentro Projeto Bairro Escola, elaborado no município pela Prefeitura. Formado por integrantes com idades acima de 15 anos, o coro terá encontro marcado uma vez por semana na E.M. Luiz Almeida Marins (Júlio de Mesquita), além da intenção de contar com uma agenda repleta de apresentações por toda a cidade.
Durante a primeira reunião, além da apresentação dos integrantes, foram abordadas atividades como dinâmica de grupo, aquecimento e identificação de vozes. Para a professora e educadora comunitária Silvana S. Lenoir, a formação do coral vem atender os interesses da comunidade, já que o projeto tem por intuito a promoção de ações culturais voltadas ao benefício coletivo. “No início do Bairro Escola realizamos pesquisas junto à comunidade visando descobrir quais as atividades de maior preferência”, lembra.
Além do ensinamento da música, as ações também têm o propósito de integrar e levar aos participantes informações sobre acontecimentos variados. “Uma pessoa bem informada tem melhores condições de exercer a cidadania, já que possui maior conhecimento sobre seus direitos e deveres”, diz. A intenção também é realizar, durante os encontros, rodas de conversa, troca de idéias e informações, e pausa para lanches, tornando o ambiente agradável. Ela conta ainda que o coral já recebeu, inclusive o nome carinhoso de Café Coral.
O Notas Sem Pauta ainda tem como metas a formação de um coral específico para crianças, e há longo prazo a criação de uma orquestra de cordas (violão, violino, viola).
Os interessados (a partir de 15 anos) em fazer parte do coral podem se dirigir E.M. Luiz Almeida Marins, (av. Américo Figueiredo, 3.500, Júlio de Mesquita).

Novas atividades

O grupo de educadores atuantes na E.M. Luiz Almeida Marins pretende ampliar a promoção de atividades culturais. Para isso, estão sendo entregues questionários no bairro visando identificar demais preferências da comunidade.

O Bairro Escola

As diretrizes do projeto, segundo ela, estão em conformidade com os conceitos de Cidade Saudável, Cidade Educadora, mantidos pela administração municipal. Criado pela Ong Aprendiz, a partir de um projeto experimental elaborado pelo jornalista Giberto Dimenstein na capital, o Bairro Escola tem por objetivo transformar os espaços comunitários em ambientes de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aula.
Já em Sorocaba o projeto teve início no mês de maio, com a capacitação (aplicada pela Prefeitura em parceria com a Unicamp e Ong Aprendiz) de 160 educadores profissionais (funcionários municipais, principalmente das áreas da saúde e educação) . Divididos em grupos, os educadores atuam em bairros específicos com o propósito de atender os interesses de cada comunidade.

.: Escola de Informática Microvip oferece método diferenciado :.

A Escola de Informática Microvip, instalada há um mês no Júlio de Mesquita, conta com um sistema de ensino inovador denominado de Cursos Narrados, que desenvolvem aulas por meio de um professor gravado no próprio computador. Neste método o aluno faz o curso seguindo os princípios do ver, ouvir e aprender, além de contar com um professor presente em sala de aula para esclarecer dúvidas e corrigir exercícios.
Segundo o proprietário da escola André Marcos de Oliveira, o curso é individual, sendo que o estudante escolhe o dia e o horário das aulas, seguindo o seu próprio ritmo de aprendizagem. “Devido a isso, o aluno não perde aulas e caso precise faltar, pode escolher dias para a reposição”, conta.
Além dos cursos básicos, avançados, e vip kids (para crianças de 7 a 10 anos), a escola também conta com os profissionalizantes, todos com mensalidades acessíveis, divididos em cinco módulos: vip escritório, vip gráfico, vip webdesign, e vip concursos.
A Microvip, primeira franquia de Sorocaba e região, já reúne 25 alunos com idades entre 10 a 58 anos. Aulas demonstrativas também são oferecidas gratuitamente pela escola aos interessados.

Descontos de 40%

Neste mês de dezembro, a Microvip está desenvolvendo um projeto não governamental, que proporciona 40% de desconto no curso de informática básica para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por mês.
O sistema Microvip, que conta com mais de 60 unidades em todo o país, fica na av. Américo Figueiredo, 3.659 (próxima ao Batalhão da Polícia Militar). Maiores informações pelo telefone 3202-6105.

.: Prefeitura duplicará trecho da Américo Figueiredo :.

A Prefeitura de Sorocaba abriu um processo licitatório para a contratação de empresa para realizar obras de duplicação da avenida Américo Figueiredo, na Zona Oeste (entre a avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior e a Estrada do Ipatinga). A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) desenvolverá a melhoria em 2008, viabilizada através do Programa de Infra-Estrutura para Mobilidade Urbana (Promob), do Governo Federal.
A Secretaria da Administração (Sead) abrirá as propostas das empresas interessadas na obra da Américo Figueiredo dia 26 de dezembro, às 10hs. O projeto da duplicação acontecerá em uma extensão de 1.200 metros, que incluem ainda intervenções de drenagem e uma área pavimentada de aproximadamente 13 mil metros quadrados.
A Américo Figueiredo é uma via de circulação rápida na interligação entre a Zona Oeste e o Centro (com início na avenida General Carneiro). As mudanças visam prepará-la para ser um dos principais acessos a um dos corredores viários do projeto “Sorocaba Total”, que prevê a ampliação em 22 quilômetros no sistema viário da cidade. Ele se iniciaria em uma nova marginal no córrego do Itanguá, avenidas Santa Cruz, General Carneiro, Luiz Mendes de Almeida, Armando Pannunzio, e terminaria na rodovia Raposo Tavares.