.: Matérias Julio de Mesquita 12 :.
 
.: Editorial :.

Nesta edição podemos perceber que a Zona Oeste, nesses últimos dois meses, vem realizando uma grande quantidade de eventos. Não apenas as questões relacionadas à saúde foram prioridade (como a atuação do Centro de Saúde), mas também os assuntos ligados a cultura, lazer e educação.
O Sabe Tudo do Jardim Ipiranga está proporcionando à população acesso a tecnologia e a cultura. Um espaço amplo e moderno, onde a comunidade pode ler livros, jornais e revistas, navegar na internet, aprender informática e até mesmo recorrer a Delegacia Eletrônica. Esse novo local permite a muitas pessoas conhecer uma realidade, até então muito distante.
Preocupados com temas que norteiam a vida dos jovens, o Território Jovem vem promovendo diversas ações voltadas à saúde, lazer e formação profissional. São cursos, palestras, e atividades recreativas visando a integração social, a educação e a cidadania.
Já o novo terminal, que será construído em breve, servirá para encurtar distâncias e facilitar o dia a dia daqueles que utilizam os ônibus como meio de transporte, além de trazer modernidade e progresso não apenas a Zona Oeste, mas para toda a cidade.
Também não podemos nos esquecer de mencionar a implantação do campus da Faculdade Anhanguera Educacional. Diversos cursos serão criados, contribuindo para o surgimento de novos profissionais e o aprimoramento dos já existentes.
Enfim, são inúmeras as ações, e todas demonstram que a Zona Oeste caminha para o progresso da educação, lazer e solidariedade. E temos orgulho e satisfação em estar presente, registrando cada passo, gesto e atuação, que juntos formam a construção de um mundo melhor.

O editor

.: Sugestões para o Dia dos Pais :.

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais já está aí! O presente não deve ser apenas uma lembrancinha para a data não passar em branco, mas sim algo que demonstre carinho e acima de tudo agrade o papai.
Uma dica importante é observar o estilo, a personalidade e os gostos do homenageado. Para um papai mais jovem escolha roupas ou acessórios modernos como bonés, camisetas, perfumes da moda ou até mesmo cosméticos masculinos.
Aqueles que são mais tradicionais nada melhor que presenteá-los com pijamas, chinelos, camisas ou um cd com canções que marcaram época.
O papai é esportista ou é chegado no timão? Então uma boa dica são moletons, tênis ou objetos com emblemas do time, entre eles, camisas, toalhas, canecas.
Caso a dúvida ainda persista, lojas da região oferecem cestas propícias para a data, ou produtos artesanais como porta-retratos, porta-cd’s, toalhas e produtos para banho.
Outra boa opção é reunir a família em uma pizzaria, restaurante ou lanchonete para comemorar a data ao lado do paizão.
Origem da data

O Dia dos Pais surgiu com o mesmo intuito do Dia das Mães: fortalecer os laços familiares. No ano de 1909, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, teve a idéia de celebrar a data após ouvir um discurso às mães, em Washington, Estados Unidos.
Para que a data fosse oficializada Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, (cidade localizada em Washigton), além de pedir auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado, então, em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. Mas, apenas em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

.: Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz :.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, do Júlio de Mesquita, irá promover em agosto, a tradicional Festa em homenagem à santa. Este ano, as festividades trazem o tema “A paz esteja convosco”.
Confira a programação religiosa: dia 15: às 20hs missa - Pe. Carlos.
Dia 16: às 20hs missa - Pe. João Alampe.
Dia17: às 20hs missa - Pe. Carlos Magno.
Dia 18: às 18hs missa - Dom Eduardo.
Dia 19: às 8hs caminhada pela paz com a Padroeira; às 9hs missa -Pe.Carlos; às 18hs carreata em louvor a Padroeira com a bênção dos carros; às 19hs missa - Pe. Marcos.
Dia 20: às 20hs missa - Pe. Marcos Alexandre. Dia 21: 20hs missa Pe.Almir.
Dia 22: 05hs missa pela paz no trabalho, após café da manhã da paz; às 12hs terço pela paz; às 16hs missa pelos enfermos; às 18hs terço pela paz com rosas; às 20hs missa solene de Nossa Senhora Rainha da Paz - pároco Pe.César. Durante o dia todo o padre estará atendendo confissões.
Programação Festiva: dias 11, 12, 18 e 19, sempre após as missas. A festa contará com shows ao vivo e barracas de pastéis, lanches, doces, churrasquinhos, bebidas, pesca, bola na lata, roleta, entre outros. Ainda haverá sorteio de 1 dvd, 2 bicicletas e 1 micro system com mp3.
Os convites podem ser adquiridos antecipadamente com os agentes das pastorais e na secretaria da paróquia, que fica na rua Luiz Gonzaga Nascimento Jr., 100, Júlio de Mesquita.

.: Anhanguera Educacional inaugura campus na Zona Oeste :.

Uma das maiores instituições de ensino superior privado do país inaugurou, no dia 18 de julho, uma unidade no Jardim São Paulo. Com capacidade inicial para 1.500 a 1.700 alunos, o campus de Sorocaba realizou o primeiro processo seletivo no dia 29 de julho, para os cursos de administração, ciência da computação, fisioterapia, engenharia mecatrônica, e engenharia de produção.
O objetivo da instituição, conforme o presidente da Anhanguera Educacional, prof. º Antônio Carbonari Netto, é promover o ensino superior com qualidade de forma eficiente para que o aluno possa desenvolver seu projeto de vida como cidadãos conscientes e responsáveis.
Um dos diferenciais da Anhanguera Educacional, de acordo com ele, é oferecer ensino de qualidade a preço acessível. “Trabalhamos com custo e operações reduzidas, a fim de tornar as mensalidades mais acessíveis, para que o estudante possa ter acesso à educação, inclusão e ascensão social, “comenta.
Para o diretor da unidade de Sorocaba, prof.º Valmir Tadeu Fernandes, a instalação do campus na cidade possibilitará oportunidade para os alunos que não têm condições de freqüentar uma faculdade, devido as mensalidades elevadas.

Instalações

Instalado em um terreno de 60 mil m2, o prédio da unidade de Sorocaba conta com 10 mil m2 de área construída, reunindo 17 salas de aula, 6 laboratórios para a área de saúde, 3 para informática, 1 para engenharia e 1 para fotografia. As instalações contam também com uma biblioteca e um anfiteatro com capacidade para 250 pessoas.

Bolsas de estudos e mensalidades

Os alunos que prestaram o primeiro vestibular de Sorocaba, obtendo as melhores classificações, vão concorreram a cinco bolsas de 100%, 20 bolsas de 50% e 25 bolsas de 25%. Já as mensalidades giram em torno de 429,00 a 569,00.

Programa do Livro-Texto

O Programa do Livro-Texto possibilita aos estudantes adquirir livros a preço de custo. Como a instituição adquire os exemplares diretamente dos editores, os preços chegam a ser 80% mais barato do que nas livrarias. Segundo o presidente da Anhanguera, cerca de 90 mil livros são comprados por semestre pela instituição. “O programa tem por finalidade atender as necessidades didático-pedagógicas dos cursos de graduação, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos”, acrescenta.
Extensão Comunitária

Visando ações de responsabilidade social com as comunidades próximas, a Anhanguera Educacional desenvolve o Programa de Extensão Comunitária. Diversos projetos nas áreas da saúde, educação, esportes, e meio ambiente são promovidos com o intuito de levar os alunos a compreender a realidade dos problemas da comunidade, proporcionando, assim, o exercício da cidadania e do aprendizado.
A unidade de Sorocaba fica na av. Dr. Armando Pannunzio, 1.428 . Maiores informações: telefone 3321-1520 ou pelo site www.unianhanguera.edu.br

.: Aulas de Inglês na Igreja do Evangelho Quadrangular:.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, do Júlio de Mesquita, por meio do Projeto PEAIS (Projeto Esperança de Ação e Integração Social), promoverá aulas de inglês gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes com idades entre 8 a 13 anos. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 11, 16 e 25 de agosto, no horário das 09 às 10:30 hs, na Igreja, que fica na av. Américo Figueiredo, 4.333.
As aulas acontecerão aos sábados, das 09 às 10:30 hs, na própria igreja, estando o início previsto para o dia 01 de setembro. Serão oferecidas 30 vagas.

O projeto

Realizado desde 1999, o PEAIS visa a integração social da comunidade através da promoção de atividades recreativas, educativas e esportivas, como aulas de inglês, violão, dança, artesanato, escola de futebol e supletivo referente aos Ensinos Médio e Fundamental.
Cerca de 250 pessoas são atendidas por mês pelo PEAIS, segundo a presidente do projeto Regiane G. Q. Monteiro. No mês de agosto o projeto desenvolverá apenas aulas de inglês. Já as demais atividades serão retomadas no final do ano.

Show de Robson Monteiro

No próximo dia 17 de agosto, às 19:30 hs, o cantor Robson Monteiro estará se apresentando na Igreja Quadrangular do Júlio de Mesquita. Durante o show, além das canções, o cantor dará testemunho de fé.
Cultos

Quartas-feiras, às 19:30 hs: Culto para Mulheres (aborda assuntos femininos, como auto-estima, relacionamentos, e saúde da mulher).
Quintas-feiras, às 15:30 hs: Tarde da Bênção (visa levar aos participantes fé, coragem e amor, de modo que possam vencer os desafios da vida).
Sextas-feiras, às 19:30 hs: Culto Especial (voltado para pessoas que enfrentam problemas como desemprego, doenças, etc.).
Sábados, às 18hs: Alegre Rede de Jovens (possibilita ao jovem descobrir seu potencial e encontrar razão para ser livre como vencedor). Às 19:30hs Culto Profético .
Domingo, às 9hs: Escola Bíblica (tem por intuito transmitir o conhecimento da Palavra de Deus). E às 18hs: Culto (voltado para famílias).

.: Show de Prêmios no Posto Petrosul :.

Uma promoção inédita está sendo realizada pelo Posto Petrosul do Júlio de Mesquita: o Show de Prêmios. A cada serviço ou produto adquirido no posto o consumidor ganha pontos, que podem ser trocados pelos prêmios, de acordo com os valores indicados nas etiquetas de pontuação.
Dentre os prêmios há DVD, brinquedos, utilidades domésticas, ferramentas, relógios e calculadoras, além de eletrodomésticos, como liquidificador, cafeteira, espremedor de frutas, entre outos.
O prazo da promoção é por tempo indeterminado. O posto fica na Av. Américo Figueiredo, 2350 Telefone (15) 3222-1414.
Confira alguns exemplos de pontuação na tabela abaixo:

1 litro de gasolina e/ ou álcool: 1 ponto
3 litros de diesel: 1 ponto
1m3 de GNV: 1 pont

.:Conselho Gestor de Saúde terá curso de capacitação :.

O Conselho Gestor do Centro de Saúde do Júlio de Mesquita, eleito em maio, passará por um curso de capacitação, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. Com a duração de 6 horas, o curso ocorrerá no dia 13 agosto, no Salão do Paulinho Novidades, reunindo os vinte integrantes do Conselho de Saúde.
O objetivo do curso, segundo o coordenador da unidade, Dr. Pedro Roberto Mazon, é capacitar os conselheiros locais, de modo que conheçam os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). “O funcionamento, os direitos e deveres e o papel do SUS junto à comunidade serão esclarecidos durante o curso”, informa.
O controle social abrangendo o SUS dentro da cidade de Sorocaba, o fluxo e organização do serviço de saúde, bem como, conceitos de saúde e doença, e fluxograma da atenção básica (Centro de Saúde, Pronto Atendimento, etc) também serão abordados.
Após a capacitação, segundo ele, o conselho estará devidamente habilitado para atuar junto a população e a equipe de Saúde.

O conselho

Eleito no dia 28 de maio, o Conselho Local de Saúde reúne vinte pessoas, sendo dez da comunidade e dez do Centro. Já o período de atuação é de dois anos.
Ligado a Secretaria Municipal da Saúde, o conselho tem por função promover a integração entre a comunidade e o atendimento prestado pelo Centro de Saúde. Os conselheiros discutem e decidem sobre os problemas relacionados à promoção, prevenção e recuperação da saúde da comunidade, bem como propõem soluções, e avaliam resultados das ações desenvolvidas. Também atuam em conjunto com o Centro em campanhas educativas, contribuindo com o desenvolvimento da política da saúde nas áreas atendidas pela unidade

.: Conseg Sul elegeu nova diretoria :.

O Conseg Sul (Conselho Comunitário de Segurança) elegeu, no dia 14 de junho, a nova diretoria que atuará no período 2007/2008. A eleição aconteceu do Hospital Jardim das Acácias, sendo a nova diretoria composta por: presidente - Ronaldo Campos de Arruda; vice-presidente - Marcos Antônio Emídio de Oliveira; secretário - José Floriano Ribeiro Neto; vice-secretário - Kenia Benck de Almeida, diretor de assuntos comunitários - Célio Martins. Membros da comissão de ética e disciplina: Dr. Pedro Roberto Mazon, Pedro Laudelino Aires, Cássio Barbosa Teixeira Martingo, 1º Ten. Res. PM Francisco Soares, Ailton Batista de Souza, Anésia Benck de Almeida. Membros natos: Polícia Militar - Cap. Luiz Fernando Stefani - 1ª Cia. Polícia Civil: Dra. Telma Regina Freitas Oliveira. - 3º DP. Dr. Abel Leopoldo Martin de Oliveira - 9º DP e Dr. Luiz Antônio Lara – 9º DP.
Segundo o secretário do conselho, José Floriano Ribeiro Neto, as reuniões, abertas aos interessados, acontecem mensalmente, na primeira quinta de cada mês, em locais alternados. Maiores informações pelo telefone: (15) 9777-2424.

.: Sabe Tudo oferece acesso a tecnologia e a cultura :.

Na unidade o usuário também pode registrar Boletins de Ocorrência via internet

O novo centro de inclusão digital do Jardim Ipiranga, o Sabe Tudo, inaugurado pelo Prefeito Vitor Lippi no dia 24 de maio, permite à comunidade ter acesso à internet em banda larga, cursos de informática, além de oferecer espaço para a leitura de livros, jornais diários, revistas de informação e entretenimento.
Outra novidade, é que os usuários podem registrar Boletins de Ocorrência (BO) via internet, sem ter que se deslocar até a delegacia. Por meio dos vinte computadores do Sabe Tudo, é possível acessar a página da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br) e registrar oficialmente casos de furto de veículo, furto e perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoas, furto ou perda de placas de veículos, furto ou extravio de celular e ainda solicitar atestado de Antecedentes Criminais. O documento é registrado em quatro passos, todos explicados por tópicos de ajuda. Após a inscrição da ocorrência o solicitante poderá receber uma ligação de um policial civil, que trabalhará para resolver o caso, ou ainda, uma cópia via e-mail do BO enviado.
O serviço é chamado oficialmente de Delegacia Eletrônica e foi criado em 2000, estando disponível no Sabe Tudo desde o dia 29 de junho.

Espaço de cidadania

Ocupando uma área total de 200 metros quadrados, o prédio do Sabe Tudo, apresenta um design moderno e arrojado. Sua estrutura inclui um mirante com vista panorâmica para o bairro, espaço para leitura e área confortável, onde ficam instalados os computadores para uso do público. Para o gerenciamento do programa, a Prefeitura mantém um convênio com a ONG “Projeto Pérola”, responsável pela mão-de-obra qualificada, material didático e aplicação das aulas e dos cursos de informática.
O Sabe Tudo também possui um monitoramento permanente, além de uma tecnologia que inibe o acesso a sites impróprios, para segurança dos usuários. Já em relação à leitura, a unidade oferece jornais do dia, revistas de circulação nacional e um acervo variado de livros. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) a Prefeitura realizou um investimento de R$ 300 mil por unidade.
Além deste, há ainda outro Sabe Tudo no Jardim Hungarês e a unidade móvel que percorre os bairros mais distantes, levando cursos de informática à população. Outros 16 centros se encontram em fase final de construção, número que deve chegar a trinta até o final do próximo ano.
O Sabe Tudo fica na rua Odete Nanci Giraldi, nº67, Jardim Ipiranga.

.: As doenças preexistentes e os contratos de planos de saúde :.

Diante da deficiência do Estado na prestação dos serviços públicos relativos à saúde, as operadoras de planos de saúde têm ocupado uma fatia significativa do mercado. Não obstante, a insatisfação dos assegurados tem crescido com a mesma velocidade. Um dos pontos mais conflitantes são as chamadas doenças preexistentes que tem gerado muita controvérsia, pois, não é uma terminologia médica.
É preciso diferenciar início da doença e início dos sintomas. São eventos totalmente independentes. O início dos sintomas é pouco expressivo, lento, evoluindo muitas vezes silenciosamente. Nessa situação é virtualmente impossível determinar com exatidão quando os sintomas se iniciaram.
Ao contratar um plano ou seguro de saúde, o usuário é obrigado a informar à empresa contratada a condição sabida de doenças ou lesões preexistentes. A omissão dessa informação pode ser caracterizada como fraude, podendo acarretar o fim do contrato, prejudicando o assegurado. Havendo divergências entre a empresa e o assegurado, a decisão final será do Ministério da Saúde, todavia, enquanto não decidido, a seguradora deve respeitar o contrato.Nos termos do art. 11 da lei nº 9.656, a operadora tem o prazo de 24 meses, da assinatura do contrato, para provar que o consumidor tinha conhecimento prévio da doença. Observe que a obrigação de provar é da empresa e não do assegurado. Se nesse prazo a seguradora não comprovar o conhecimento prévio, não mais poderá fazê-lo. Por fim, os Tribunais têm, com freqüência, aceitado a tese da impossibilidade de determinação do início da doença.
José Amauri Sales -Advogado - veja anúncio pag. 14.

.: Semana Mundial da Amamentação :.

Para lembrar a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), realizada de 1 a 7 de agosto, o Centro de Saúde do Júlio de Mesquita está desenvolvendo diversas ações com o objetivo de orientar e incentivar as mães a amamentarem seus filhos.
No dia 3, a equipe de enfermagem do Centro promoveu aulas práticas e a exibição de vídeo educativo. Cartazes e folhetos explicativos também foram preparados para a semana. Conforme o coordenador do Centro de Saúde, Dr. Pedro Roberto Mazon, as atividades, além de estimular e explicar às mães a importância da amamentação, até o bebê completar o sexto mês, também visam divulgar informações a respeito dos benefícios do leite materno. “O leite materno está livre de contaminações e ainda é rico em vitaminas e anti-corpos, fato que deixa a criança mais resistente a doenças”, conclui.

A Semana

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), concebida em 1992 com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A SMAM é comemorada anualmente em mais de 120 países em uma data fixa: de 1 a 7 de agosto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento até os seis meses de vida da criança. Especialistas orientam que o leite da mãe possui todos os nutrientes que a criança precisa em cada fase do crescimento até o primeiro semestre de vida, além de ser um alimento gratuito e que incentiva o vínculo entre mãe e bebê, entre outros benefícios.

.: Programa de Controle da Asma :.

Cerca de 80 crianças, de 6 meses a 12 anos, são assistidas por mês pelo Programa de Controle da Asma, desenvolvido por meio da Secretaria da Saúde, no Centro de Saúde do Júlio do Mesquita.
O coordenador da unidade, Dr. Pedro Roberto Mazon, informa que as crianças, após serem consultadas por um médico pediatra, são cadastradas, recebendo medicamentos modernos para o tratamento da doença. “A equipe de saúde da unidade ainda orienta os pacientes sobre o uso do medicamento”, conta. O programa reúne na unidade aproximadamente 200 crianças cadastradas.
Desenvolvido desde 2006, em todas as unidades básicas de saúde, o programa provocou a redução das faltas escolares das crianças atendidas e a considerável melhora da qualidade de vida das crianças e dos familiares.
Segundo o Dr. Pedro, a Secretaria da Saúde está implantando, em todas as unidades de saúde, o Programa de Controle da Asma para adultos.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. Durante o inverno os casos da doença tendem a aumentar.

.: Segunda fase da Campanha contra a Poliomielite :.

A segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite, promovida pela Secretaria da Saúde, acontecerá no dia 26 de agosto, das 8 às 17hs nos postos de vacinação.
O coordenador do Centro de Saude do Júlio de Mesquita, Dr. Pedro Roberto Mazon, explica que todas as crianças com até cinco de idade devem receber o reforço da vacina. “Só assim estarão totalmente imunizadas contra a paralisia infantil”, acrescenta informando que os pais ou acompanhantes das crianças devem levar a carteira de vacinação para fazer a atualização.
Além da unidade do Júlio de Mesquita, vários postos de vacinação estarão disponíveis pela cidade, como farmácias, escolas, supermercados, shopping‘s, entre outros. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 95% das crianças.
A paralisia infantil é uma doença viral aguda, transmitida, principalmente, através do contato oral direto com a pessoa infectada. Segundo a Organização Mundial de Saúde para impedir a reintrodução do poliovírus na cidade, é necessário que 95% das crianças com menos de cinco anos sejam vacinadas.

.:Aulas de Axé e Street Dance no Território Jovem:.

Jovens com idades entre 16 a 25 anos, que curtem Axé e Street Dance poderão freqüentar as aulas promovidas, a partir de 13 de agosto, no Território Jovem, situado no Jardim Ipiranga.
As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, sendo as de Axé no horário das 10 às 11 e as Street Dance das 15 às 16hs.
As atividades do Território Jovem são desenvolvidas por meio do Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv).

Atendimento Ginecológico
para adolescentes

Serviço de atendimento ginecológico para adolescentes com idades entre 10 a 19 anos, está sendo oferecido pelo Território . O atendimento está sendo feito pela médica Cristiane Anicef Leite, da Secretaria da Saúde (SES), todas as terças-feiras das 7h às 10hs. As consultas são gratuitas e devem ser agendadas pessoalmente na Av Elias Maluf 1080. Para realizar esse atendimento, foi montado um consultório equipado com toda a infra-estrutura necessária para a realização de  exames básicos na área ginecológica.
Paralelamente a esse atendimento, está em andamento um trabalho de grupo com jovens, realizado por enfermeiras e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde. Todas as sextas-feiras das 14h às 16h, essa equipe se reúne com os jovens para trabalhar questões de saúde, usando dinâmicas especiais.
O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081

.: Prefeitura iniciará obras do terminal de passageiros :.

O início das obras de construção do terminal de transferência de passageiros do Jardim Ipiranga está previsto para o mês de agosto, segundo informa a assessoria de comunicação da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social).
As obras no sistema viário que vão abrigar a área de transferência serão realizadas pela Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana, através de contratos já existentes com as empreiteiras. As obras de infra-estrutura ainda serão licitadas, pois, os projetos se encontram em fase de elaboração.
Inicialmente, a área de cobertura das estruturas metálicas da área de transferência do Jardim Ipiranga terá cerca de 300 metros quadrados em uma área total de aproximadamente 5.000 metros quadrados.
Além dessas três áreas de transferências, estão previstas  construções semelhantes nos bairros do Éden e Brigadeiro Tobias e avenidas Ipanema e Itavuvu. Já o término das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2008.
Nos terminais de transferência os passageiros poderão trocar de ônibus sem ter que pagar outra passagem. Outra vantagem é que os usuários podem se deslocar de um bairro a outro sem ter que passar pela região central. A criação de novas linhas de ônibus, incluindo a ligação entre os vários bairros da Zona Oeste, e desta a Zona Norte também poderá ser criada.

.: Vacinação Anti-rábica 2007 :.

Cães e gatos deverão ser vacinados de
03 a 19 de agosto

A Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses de Sorocaba dará início a segunda etapa da Campanha de Vacinação Anti-rábica 2007 no próximo dia 03 de agosto. Serão 172 postos fixos distribuídos em escolas, igrejas, pontos comerciais e locais de fácil acesso nos bairros da cidade, que funcionarão até o dia 19 de agosto.
Entre os dias 25 a 28 de julho, postos volantes percorreram bairros e estradas afastadas da cidade, levando as doses da vacina anti-rábica para cães e gatos, dentro da primeira fase da campanha.
Nila Púglia, chefe da Zoonoses, informa que, como nos anos anteriores, não serão fornecidas doses da vacina para os proprietários levarem para casa. Esta medida se justifica pela necessidade de manter um controle de temperatura para a conservação das doses, além de evitar o desperdício e garantir a aplicação correta.

Como transportar o animal

Sobre o transporte dos animais aos postos de vacinação, Nila orienta que os proprietários devem levar os gatos em sacolas, bolsas de lona ou carrinhos de feira. Devido à maior dificuldade para conter os felinos e à importância da vacinação deste animal devido ao seu envolvimento no ciclo de transmissão da doença, Nila informa que durante toda a campanha será dada prioridade para a vacinação dos gatos e os proprietários podem procurar diretamente o vacinador ao chegar a um dos postos divulgados.
Já os cães devem estar com coleiras e guias ou cordas amarradas com folga de um dedo para que possam ser contidos. Os técnicos não recomendam que os animais sejam levadas aos postos de vacinação por crianças, pois elas podem ter dificuldades para conter os animais, esse tipo de situação é comum durante a campanha, colocando em risco a segurança do proprietário, do vacinador e do próprio animal.

Postos de vacinação

Entre os postos fixos, além do Canil Municipal (localizado na rua Rosa Maria de Oliveira, s/nº), também funcionarão as sedes de duas entidades envolvidas com o atendimento dos animais da cidade e que são parceiras da Zoonoses. Após a campanha, a Fundação Alexandra Schlumberger (FAS) – que fica na rua Almirante Barroso, nº 76, no Centro - e a Sociedade Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso) - na rua Hortência Soares do Amaral, nº 226, no Itanguá, continuarão funcionando como postos permanentes de vacinação.


A doença

A raiva é uma doença que não tem cura e é mortal. A vacinação é gratuita, realizada anualmente para proteger contra a doença, que pode atingir todos os mamíferos e pode ser transmitida para o homem. Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade, fêmeas amamentando ou prenhes também devem receber a vacina normalmente.