.: Matérias Julio de Mesquita 11 :.
 
.: Editorial :.

Jornal Bairro em Foco lança nova circulação chegando a 36.000 exemplares

Com o lançamento de mais uma edição, que abrange o Jardim São Paulo e imediações, o Jornal Bairro em Foco coloca em circulação 36.000 exemplares. Entregues gratuitamente de porta em porta, o jornal circula agora em 28 bairros da Zona Oeste.
Existente há três anos, Bairro em Foco no início contava apenas com a circulação do Wanel Ville & Cia. Posteriormente, surgiram as edições do Jardim Simus & Cia, Central Parque & Cia, e Júlio de Mesquita & Cia.
O aumento constante em nossas tiragens demonstra não somente o crescimento do jornal, mas a rápida expansão da Zona Oeste, marcada, inclusive, pelas obras de destaque aqui realizadas.
E o crescimento não pára por aí. Além das obras, a região progride em solidariedade, pois, conta com trabalhos sociais, não apenas promovidos pela Prefeitura, mas também pelas inúmeras entidades assistenciais presentes em diversos bairros.
Assim em um local que cresce rapidamente, a circulação de um jornal com o conteúdo apresentado pelo Bairro em Foco, torna-se útil para moradores e empresários, que podem contar com uma opção de divulgação dirigida.
Bairro em Foco, nestes três anos de existência, orgulha-se em informar, entreter, oferecer prestação de serviços e acompanhar a expansão da Zona Oeste, fazendo parte desta história de progresso.

O editor

.: Projeto CorAção beneficiará Associação Amor em Cristo

Promovido por um grupo de alunos do 7o período do Curso de Administração de Negócios da Universidade de Sorocaba (Uniso), o Projeto CorAção irá beneficiar a Associação Amor em Cristo, localizada no Júlio de Mesquita.
Para dar início ao projeto, o grupo, formado por Ricardo, Jonatas, Juliana Bacaro, Juliana Nunes, Flávia, Francisca, Kelly, e Vanessa, contará com a colaboração e doação de empresas que tenham ou buscam responsabilidade social.
Segundo Ricardo, o CorAção pretende arrecadar materiais que irão contribuir com a realização do trabalho e o bem-estar dos assistidos, como tintas para pintar paredes internas, externas e pisos, divisórias, duas lousas médias, almofadas e tapetes, e uma placa para a fachada da instituição, além de livros, brinquedos pedagógicos e material escolar.
O projeto, que tem por objetivo a reestruturação da entidade de modo a proporcionar o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas, será implantado até o dia 01 de junho, sendo que no dia 05 a universidade estará reunida para divulgar outros 37 projetos, bem como os respectivos patrocinadores.
“A colaboração das empresas ajudará o futuro das crianças e adolescentes assistidos. Esperamos assim conseguir diversas colaborações”, diz.
Os interessados em contribuir poderão entrar em contato pelos telefones: 3221-6876 e 3213-7423. ou pelo e-mail: projeto.coracao@hotmail.com

A associação

A entidade conta com aproximadamente 50 assistidos, com idades entre 2 a 14 anos, que freqüentam o local em horário oposto ao escolar. Atividades como, artesanato, esportes, aulas de música, ensino bíblico e atividades pedagógicas, são desenvolvidas com os assistidos, visando ocupar o tempo ocioso, além de inseri-los em um contexto social.

.: Prefeitura implanta travessia na avenida Santa Cruz :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), finalizou a construção da travessia para veículos sobre o “Córrego do Padre”, na avenida Santa Cruz, iniciada no final de fevereiro. Neste mês de maio, a Seobe está executando a limpeza e preparação da área para dar início a construção de uma segunda travessia.
O projeto da obra prevê a implantação de um total de cinco passarelas para veículos, em concreto, sobre os três córregos localizados ao longo da Santa Cruz. Os trabalhadores desenvolvem serviços preparatórios para iniciar as bases para um dispositivo semelhante no Córrego do Itanguá, nas proximidades da rua Constituição.
A revitalização da Santa Cruz compreende sua duplicação em 2.600 metros, da avenida Américo Figueiredo (acesso ao Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (altura do prédio da Justiça Federal), construção de ciclovia em toda sua extensão, paisagismo e arborização.

.: E. M. Luiz Almeida Marins desenvolve Projeto Rádio Escola :.

Com direito a vinheta, microfone, cd´s e até uma mesa de som, dispostos em uma sala específica, os alunos da E.M.Luiz Almeida Marins, do Júlio de Mesquita, desenvolvem o Projeto Rádio Escola, elaborado pela Secretaria da Educação (Sedu).
A programação da rádio, que vai ao ar uma vez por semana, conforme a professora, Silvana Silva Lenoir, aborda temas relacionados a datas comemorativas, através de jogral, matérias informativas, músicas e ainda desenvolve rádio novelas, e sarau de poesia. “Trabalhamos com datas como o Descobrimento do Brasil, Dia das Mães e do Trabalho, Tirandentes, Páscoa, entre outras,”conta acrescentando que a vinheta oficial da escola é a música do Sítio do Pica- Pau Amarelo.
Após a definição, o tema é discutido e trabalhado por todas as salas de aula. Já o comando do programa, transmitido às salas por meio de caixas de som, é realizado por oito alunos pertencentes a uma determinada classe, escolhida de acordo com um cronograma. O Rádio Escola de acordo com ela, promovido na escola há cerca de três anos, estimula a comunicação oral das crianças, bem como o trabalho em equipe, já que envolve planejamento e avaliação dos resultados.

Amigos do Zippy

Tendo como mascote um bicho de pau, o projeto Amigos do Zippy, é aplicado a 230 crianças de primeira série do Ensino Fundamental, através de atividades que estimulam o amadurecimento emocional dos alunos. “Eles aprendem a lidar com situações que envolvem amizade, solidariedade, alegria, dor, medo, surgidas no cotidiano, explica a professora. Segundo ela, cada classe tem um mascote, que é levado para casa pelas crianças, para que o projeto tenha também o acompanhamento dos pais.
Iniciado na escola no ano passado, o projeto, desenvolvido pela Sedu em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), trata-se de um programa de capacitação emocional para crianças de seis a sete anos, ensinando-as a identificar e falar sobre seus sentimentos e explorar as várias maneiras de lidar com as situações.

Pedagogia Empreendedora

O Pedagogia Empreendedora (programa pretencente ao plano de melhorias da Sedu) que parte do conceito de que todos têm o direito de sonhar e de realizar o desejo com ética, também é desenvolvido pela escola.
Aplicado a todas as séries, desde agosto do ano passado, o projeto já tem produzido resultados entre os alunos. “Mesmo sendo iniciado na metade do ano letivo, já percebemos o envolvimento das crianças na busca de suas realizações, conta Silvana.” Um exemplo, que ela faz questão de comentar, é um caso de uma aluna, de segunda série, que no início do projeto tinha como sonho realizar as quatro operações matemáticas. “A motivação na busca do sonho foi tão intensa que ao final do ano a criança já dominava todas as operações”, comenta.
Ela ainda explica que o projeto procura mostrar que os sonhos individuais das crianças devem também trazer benefícios para a comunidade, envolvendo-os assim em uma rede de relações.
O projeto também tem como proposta liberar o empreendedor que existe em todo individuo, mas que freqüentemente é aprisionado pela natureza das relações sociais, valores e crenças.
A E. M. Luiz Almeida Marins atende 820 alunos de 1a a 4a série do Ensino Fundamental, sob direção de Dagmar Marins e vice-direção de Adriana Maria Lopes Alves.

.: Programação Escola da Família Rafael Orsi :.

Sábado

9:30 hs: Futebol Amador Juvenil; 9:30 hs: Iniciação Futsal Infantil; 9:30 hs: Quilling; 10 hs: Acomp. Nutricional “Vitamina”; 10 hs: Higiene Corporal (Quinzenal); 10 hs: Pintura a Guache; 11 hs: Artesanato; 11 hs: Datas Comemorativas; 11 hs: Desenho Livre; 11 hs: Fazendo Arte; 11:30 hs: Brincadeira de Roda; 11:40 hs: Reforço Escolar; 13:15 hs: Pintura em Gesso; 14 hs: Biscuit de Sabonete (Quinzenal); 14 hs: Culinária Infantil; 14 hs: Informática; 14 hs Mosaico; 14:15 Axé; 14:30 hs: Fuxico; 14:30 hs: Recreação Infantil; 15 hs: Inglês; 15 hs: Pintura em Tecido; 15 hs: Ponto Cruz; 15 hs: Vôlei; 15:30 hs Capoeira; 15:30 hs: Confecção de Cartões; 15:30 hs: Origami e Conto de Fadas; 15:50 Cultura Hip Hop.

Domingo

9:30 hs: Baralho; 9:30 hs: Caminhada; 9:30 hs: Futsal Amador Juvenil; 9:30 hs: Iniciação Futsal Infantil; 10 hs: Alongamento; 10 hs: Brinquedo Reciclável; 10 hs: Espanhol; 10 hs: Informática; 10 hs: Padaria Artesanal; 10 hs: Curso de Metrologia; 11 hs: Argila; 11 hs: Unhas Artísticas; 11:30 hs: Relaxamento; 13 hs: Tear; 14 hs: Alfabetização e Reforço Escolar; 14 hs: Artesanato em Garrafa Pet; 14 hs: Clubinho Orientação; 14 hs: Datas Comemorativas; 14 hs: Decoupage; 14:15 hs: Bijuterias; 14:30 hs: Cinema (Quionzenal); 14:30 hs: Jogos Lúdicos; 14:30 hs: Tear (Tapete); 15 hs: Artesanato (Fantoches, etc.), 15 hs: Bingo; 15 hs: Tarde Dançante (Último Domingo do Mês); 15:30 hs: Biscuit; 15:30 hs: Capoeira; 15:30: Futsal Feminino;

Festa de Páscoa

Para comemorar a Páscoa, o Programa Escola da Família da E.E. Rafael Orsi, promovido pela Secretaria Estadual da Educação, realizou no dia 15 de abril, um almoço aberto à comunidade. Cerca de 280 pessoas participaram do evento que contou com galinhada, distribuição de pirulitos de chocolate e brincadeiras recreativas para as crianças.

.: Vacinação contra a Hepatite B nas escolas :.

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, por meio dos 27 Centros de Saúde da cidade, dá continuidade neste mês de maio à campanha de vacinação dos jovens de 10 a 19 anos, contra a Hepatite B. A campanha começou em abril e está sendo realizada em todas as escolas públicas da cidade que possuem alunos dentro da faixa etária indicada para a imunização. A estratégia de levar a vacina às escolas foi adotada devido à baixa cobertura vacinal para Hepatite B e à dificuldade de levar os jovens aos Centros de Saúde para a vacinação.
Cada Centro de Saúde da cidade está desenvolvendo sua própria programação para a campanha, visitando as escolas da sua região de atuação, conforme explicou a enfermeira responsável pelo setor de Imunização da VE de Sorocaba, Ângela Monteiro Moraes. Como a imunização contra a Hepatite B depende da aplicação de três doses da vacina e para evitar que as doses
de reforço coincidam com os períodos de férias, a Vigilância Epidemiológica sugeriu dois cronogramas de vacinação às unidades de saúde, com a primeira dose aplicada durante o mês de abril ou durante o mês de maio.
As escolas que tiveram a primeira dose administrada em abril serão visitadas novamente em maio e em outubro paras doses de reforço. Já as escolas que tiverem a primeira dose aplicada em maio, serão visitadas em junho e em novembro para dar prosseguimento à vacinação. “Os alunos menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais para serem vacinados,” explica Ângela, lembrando que o aluno também precisa levar a caderneta de vacinação. A estimativa da Vigilância Municipal é atingir cerca de 35 a 40 mil estudantes, com as três doses da vacina até o final do ano.

.:Eleição do Conselho Gestor do Centro de Saúde :.

No próximo dia 28 de maio, às 16:00 h, o Centro de Saúde do Júlio de Mesquita, promoverá a eleição do novo Conselho Gestor Local de Saúde da unidade.
Ligado a Secretaria Municipal da Saúde, o conselho tem por função promover a integração entre a comunidade e o atendimento prestado pelo Centro de Saúde. “A população estará ajudando a formular, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de saúde desenvolvidas na sua comunidade”, comenta o responsável pela implantação dos programas de conselhos locais, Dr. José Jarbas Grecchi Pisnel, lembrando ainda que o conselho é uma instituição formal que promove a democracia participativa.

Estrutura

A estrutura do conselho, segundo ele, é composta por três partes: usuários, funcionários e o coordenador da unidade de saúde. “Os usuários podem ser representados por membros de vários segmentos sociais, como, lideranças religiosas e comunitárias, professores e diretores de estabelecimentos de ensino, líderes de associações de moradores, ong’s (organizações não governamentais), e demais instituições relacionadas à saúde, pertencentes à área de abrangência da unidade”, informa.
Os conselheiros discutem e decidem sobre os problemas relacionados à promoção, prevenção e recuperação da saúde da comunidade, bem como propõem soluções, e avaliam resultados das ações desenvolvidas. Também atuam em conjunto com o Centro em campanhas educativas, contribuindo com o desenvolvimento da política da saúde nas áreas atendidas pela unidade. O coordenador do Centro de Saúde Dr. Pedro Roberto Mazon, informa que a eleição ocorrerá na Loja Paulinho Novidades.
Os interessados em fazer parte do conselho (desde que se enquadrem nas condições acima citadas) poderão se inscrever até o dia 22 de maio no Centro de Saúde, que fica na Avenida Américo Figueiredo, nº 3171. Informações pelo telefone 3221-7922.

.:Novo Grêmio da Antônio Viera Campos :.

Eleito no dia 17 de abril, o grêmio A.M.E. (Alunos Melhorando a Escola) da E.E. Antônio Viera Campos já iniciou suas atividades visando colaborar com a escola. Formado por doze alunos, pertencentes ao Ensino Médio e Fundamental, o novo grêmio, que atuará no período de um ano, vem promovendo a limpeza da escola, pintura em grafite nos muros, além de comandar a rádio da escola.

.: Centro de Saúde promoveu Programa de Orientação Nutricional :.

O Centro de Saúde do Júlio de Mesquita realizou, no período de 22 de março a 03 de abril, o Programa Vida Saudável para Educação Alimentar, com o apoio dos alunos da Unip (Universidade Paulista).
Conforme explica o coordenador da unidade Dr. Pedro Roberto Mazon, o programa desenvolveu ações de orientação alimentar, visando promover a conscientização a respeito dos benefícios proporcionados por uma alimentação saudável. “Também salientamos que uma alimentação correta favorece ainda a diminuição nos riscos causados por diversas doenças”, acrescenta. O programa que também teve por objetivo a formação de multiplicadores dos hábitos e conhecimentos adquiridos, faz parte do Projeto Vida Saudável mantido pela Secretaria Municipal da Saúde.
Um grupo de 30 pessoas com peso considerado acima do normal foi previamente selecionado por meio de uma triagem, promovida pelos alunos do Curso de Nutrição da Universidade, para participar do programa que incluiu atividades como, palestras, aulas áudio visuais, e ainda caminhadas.
Segundo ele, os resultados do programa foram satisfatórios, já que os participantes perderam em média um quilo por semana.

.: Atividades do Território Jovem :.

Uma série de atividades, incluindo cursos e shows, voltados aos jovens, com idades a partir de 15 anos, estão sendo promovidas pelo Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv) no Território Jovem, situado no Jardim Ipiranga.
Iniciados no mês de abril, os cursos de Técnicas de Dança (Dança Folclórica Árabe), Auxiliar de Escritório, e Confecção de Bonecas de Pano, contam com um total de 90 alunos, sendo as aulas realizadas uma vez por semana.
Já no mês de maio tiveram início os cursos: Orientação para o Mercado de Trabalho, Você Está na Moda?, e Bordado e Roupa Personalizada, envolvendo cerca de 80 participantes.
A coordenadora da Pastoral do Menor, Maria de Lourdes Paula da Silva, informa que as aulas têm duração máxima de dois meses, sendo que ao término novos cursos serão iniciados. “Os jovens das proximidades devem ficar atentos, pois, o Território realizará cursos constantemente”, informa acrescentando que as vagas, após a abertura, são rapidamente preenchidas.
Para ela, os cursos trazem a oportunidade dos jovens adquirirem conhecimentos, tornado-se um meio para a geração de renda.
Os cursos, promovidos pelas secretarias das Relações do Trabalho (Sert) e Cidadania (Secid) e Saúde, estão inseridos no Programa Incubadora Jovem, e têm como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender ás necessidades dos jovens do Ipiranga e imediações.

Show de Pagode

No dia 26 de maio, o Território irá realizar o show de pagode com o grupo Art’ Inocente, ás 18:00 hs.

Programa Primeira Chance

O Programa Primeira Chance, desenvolvido com 50 jovens de 18 anos de idade, provenientes do Programa Agente Jovem, também está sendo realizado no local. Em conjunto com a entidade Bom Pastor, o programa também aborda palestras motivacionais de formação e cidadania, apoio escolar, auxílio no preparo de documentação e encaminhamentos de currículos, além de curso profissionalizante de garçom.

Dança Folclórica Árabe

Um dos destaques do Território Jovem é o curso de Dança Folclórica Árabe, ministrado, por meio da Secretaria da Saúde, pela professora e bailarina Cyra Gagliardi. Com idades que variam de 7 a 17 anos, 50 alunas praticam as aulas, que segundo a professora, conferem benefícios para a musculatura, postura, circulação, melhora na auto-estima, e evolução física e espiritual. “A dança árabe é totalmente ligada à mulher, trazendo vantagens que podem ser conferidas até mesmo durante o parto e a menopausa”, explica.
As meninas de acordo com ela, além de aprenderem as técnicas, ainda conhecem a cultura, a história, a geografia, os sons e as vestimentas típicas de cada região do oriente. O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081

.: Escolinha de Futebol disputa Campeonato Revelação :.

A Escolinha de Futebol mantida pela Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, do Júlio de Mesquita, está participando do Campeonato Revelação, promovido pela ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar). Iniciado no mês de abril e com término previsto para o dia 25 de maio, o torneio envolve a participação de 86 equipes de Sorocaba, que disputam os jogos nas quadras da J.M.F. Futsal Júnior e ADPM.
Conforme o coordenador da escolinha Irandir Marcondes, o “ Wando”, quatro categorias da escola, formadas por jogadores com idades entre 8 a 17 anos, disputam o campeonato garantindo bons resultados. Para ele, o torneio além de ocupar o tempo ocioso dos meninos, ainda estimula a prática esportiva e o surgimento de talentos.
A escola

Mantida pela Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, desde 2005, a escola de Futebol atende cerca de 66 meninos com idades entre 8 a 17 anos, provenientes dos bairros Júlio de Mesquita, Parque Manchester, Jardins Santa Bárbara, São Marcos, Ipiranga, Montreal e Piazza di Roma.
Os treinos ocorrem todos os sábados na quadra do Centro de Treinamento do J.M.F. Futsal J. R., sob a coordenação e apoio do Wando. A escola que tem o propósito de evitar a permanência dos meninos na rua, proporcionando a integração social e o estímulo ao esporte, ainda desenvolve um trabalho de orientação relacionado à prevenção ao uso de drogas e álcool.
Os interessados em contribuir com doações e patrocínio poderão entrar em contato através dos telefones 3222-4956\ 9131- 2914.

.: Dengue: aumentam casos da doença :.

Boletim divulgado no dia 04 de maio, pela Vigilância Epidemiológica aponta que, desde o início do ano, 154 casos de dengue foram confirmados em Sorocaba. Deste total, 110 casos foram contraídos na própria cidade (autóctones) e 44 foram importados (contraídos em outras localidades). A diretora da Saúde Coletiva, Eliana de Paula Leite, explica que entre dez e quinze casos suspeitos estão sendo notificados diariamente na cidade.
Desde o dia 26 de abril, por orientação do laboratório do Instituto Adolfo Lutz (da Secretaria de Estado da Saúde), os testes realizados no Lamac de Sorocaba são considerados conclusivos para a confirmação dos resultados de dengue. Antes disso, os testes estavam sendo utilizados para agilizar as prováveis confirmações de casos e assim direcionar as ações de bloqueio realizadas nos bairros com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da dengue.
Desde meados de abril, quando o estado de atenção contra a dengue foi declarado em Sorocaba, as ações de combate à doença foram intensificadas. A Defesa Civil e 52 agentes comunitários de saúde foram convocados para reforçar as equipes, um helicóptero foi usado para identificar grandes criadouros do mosquito transmissor e um arrastão foi promovido, no dia 05 de maio, em regiões que tem a maior concentração de casos confirmados. Essas são algumas das ações estratégicas adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Saúde Coletiva, Seção de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica.  

População deve colaborar para evitar epidemia

Apesar dos apelos da Zoonoses de Sorocaba, bem como dos meios de comunicação, mais de 80% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue são encontrados pelos agentes dentro das residências.
O secretário da Saúde, Milton Palma, reforça que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil, não mede esforços para tentar evitar o agravamento do quadro, mas os sorocabanos precisam colaborar e colocar em prática as medidas de prevenção,
repetidamente divulgadas, eliminando os criadouros para reduzir a população de mosquitos na cidade.

.: Crianças Consumistas :.

O que fazer quando elas só pensam em comprar?

O que fazer quando o pequeno bate o pé e esperneia como o maior dos injustiçados, no momento em que sua vontade não se materializa ? E o que é pior: esse comportamento não se restringe ao Natal ou aniversário. Ele é repetido todos os meses, semanas, ou todos os dias. E a satisfação parece nunca surgir nos olhos da criança, que depois de algumas horas se enjoa da nova aquisição.

Pais culpados
O fato é que o vírus do consumismo vem atacando vítimas cada vez mais jovens. Mas, não é só o filho que deve ser culpado por esse comportamento. Muito dessa atitude de tudo querer vem dos próprios pais, que a alimentam, com presentes diários, sem que tenham o objetivo de comemorar uma data especial, como aniversário, Natal, Dia das Crianças.
“Hoje, a geração de crianças tem pais consumistas, que compensam a dificuldade de conviver com os filhos presenteando-os com as mais diversas bugigangas. A partir daí, cria-se uma educação complicada, em que tudo o que vale é somente material”, alerta o psicoterapeuta Içami Tiba.
A pior conseqüência desse tipo de comportamento é o conceito errado de felicidade que ele embute. A criança torna-se propensa a ser um adulto que nunca está satisfeito com o que tem e vive sofrendo pelo que não possui.
Que atitudes tomar?
Bastam algumas atitudes paternas para que o ciclo vicioso de consumismo- culpa-presentes-indiferença se rompa de vez:

· Os pais não devem se punir pela escassez de tempo na companhia dos filhos.
· Ao invés de trazer presentes, para compensar o tempo em que ficam ausentes, os pais devem dialogar, e até mesmo participar das brincadeiras dos filhos. (Não tem tempo? Deixe de lado o capítulo da novela. A atenção e o tempo que você dedica a eles valem pelo resto de suas vidas).
· O maior amor do mundo, de acordo com a psicanalista Ana Olmos, é saber dizer “não” ao filho.
· Fazer a criança entender que o brinquedo que ela quer, não será comprado, pois, não é preciso ou não há condições financeiras. Deixar bem claro que não é ela quem decide o que ou quando comprar.
· A criança tem que aprender a lidar com a frustração, a controlar o seu desejo, para não sofrer mais tarde. “Os pais tem que deixar o filho descobrir uma outra maneira de viver, a qual o fará bem mais feliz”, diz Ana Olmos.

Fonte: www.integrareeditora.com.br

.: SPASO promove trabalho de proteção e respeito aos animais :.

A SPASO (Associação Protetora dos Animais de Sorocaba), localizada no Jardim Itanguá II, desenvolve um trabalho que consiste no atendimento a denúncias de maus tratos, esterilização (castração), atendimento médico veterinário a animais atropelados ou abandonados, e doações de cães e gatos.
Conforme explica a presidente da SPASO Rosmira Osmari Ribeiro, as ações, desenvolvidas em toda a cidade de Sorocaba, são voltadas a animais de pequenos portes (cães e gatos) machucados, atropelados, fêmeas prenhas, ou ainda filhotes abandonados nas ruas.
Para atender as denúncias, em média 800 por mês, a associação conta com um veículo, um funcionário e dois voluntários. Nos demais serviços, atuam ainda cinco funcionários, além dos voluntários que compõe a diretoria.

Abandono é crime

Além das ações desenvolvidas, a SPASO promove um trabalho de conscientização e orientação a respeito da castração e posse responsável, inclusive informando à população que abandono e maus tratos são considerados crime pela Lei Federal 9605/98, e ainda incentiva denúncias. “As pessoas devem denunciar casos, onde o animal é exposto à violência, sofrimento, e dor, a fim de que o responsável seja punido”, esclarece.
Já o trabalho de divulgação a respeito da castração é desenvolvido no sentido de procurar controlar o crescimento da população canina e felina de rua.

A associação

Fundada há 20 anos, a SPASO é uma associação particular que obtém recursos através de associados, doações e uma subvenção da Prefeitura de Sorocaba.
Atualmente, cerca de 100 animais são mantidos no local a espera de um lar. “Quem quiser adotar cachorros ou gatos, leva para casa animais já castrados e recuperados clinicamente”, diz.
De acordo com ela, o custo para manter os animais é alto, já que são consumidas cerca de 1 tonelada de ração por mês.
A SPASO ainda mantém parceria com o Colégio Tableau, através do trabalho de estagiários na associação, campanhas de conscientização e feiras de doações. A presidente também informa que a SPASO está aberta a parcerias com veterinários visando a esterilização dos animais, sendo os medicamentos cedidos pela associação.
Doações de material de limpeza, ração, jornal e papelão estão sendo aceitas pela SPASO.

Animais perdidos

Aqueles que perderam algum animal também poderão visitar a SPASO, a fim de tentar reencontrá-lo. “Muitas vezes recolhemos animais que se perderam, portanto, alertamos aos donos para que venham procurar o cão ou o gato na entidade.
Quem deseja adotar ou ainda procurar um animal perdido poderá visitar a SPASO, de segunda a sexta, no horário das 8 às 18, que fica na rua Hortência Soares do Amaral, 226, Jardim Itanguá II. Já as denúncias podem ser feitas através do telefone: 3321-2139.

.: Valorize seu visual com acessórios e bijuterias :.

Capazes de transformar por completo uma imagem, os acessórios e as bijuterias podem também ser considerados estratégia fundamental em qualquer tipo de produção.
Assim como as roupas, os acessórios também desempenham um importante papel na comunicação não verbal: muitas vezes o estilo dos acessórios demonstra a personalidade da pessoa.
A maioria das mulheres não dispensa a beleza, o acabamento e a valorização que os acessórios proporcionam ao visual. É muito comum escutá-las dizer que se sentem despidas ao sair de casa sem um brinco, colar ou até anel.
O mercado de acessórios e bijuterias é um dos que mais cresce no ramo da moda, já que é mais fácil adquirir um complemento do que uma nova roupa. Devido ao baixo custo, os acessórios permitem que você se mantenha na moda, durante todas as estações, apenas modificando a maneira de usá-los.
Uma dica é comprar roupas básicas, tanto na cor como no estilo, e diversos acessórios e bijuterias. Assim você poderá formar combinações variadas.
Pensando nisso, a Gliter Acessórios traz para a região inúmeras opções em bijuterias e acessórios, como bolsas, cintos, entre outros, visando atender ao publico feminino de todas as idades e até o masculino.
Vale a pena conferir e estar por dentro das últimas tendências da moda neste segmento. A Gliter Acessórios fica na av. Américo Figueiredo, nº 3.653 – Júlio de Mesquita.

.: Sugestões de presentes e homenagens para o Dia das Mães :.

Presentes criativos que agradam e podem ser adquiridos por um bom preço são uma ótima opção para o dia das mães. Nada melhor que a satisfação em saber que o presente agradou a homenageada. Por isso, na hora de escolher o presente para a mamãe é necessário levar em conta o seu gosto e até a sua personalidade.
Para as mais vaidosas as lojas do bairro oferecem grande variedade de roupas e acessórios, ou ainda outra boa alternativa é uma tarde em um salão de beleza.
Já as mamães talentosas podem ser presenteadas com cursos de artesanato, em tela, madeira, tecido ou biscuit. Produtos artesanais que podem ser encontrados em lojas do ramo conferem originalidade, bom gosto e estilo, como sabonetes, peças em tricô, crochê, bordado, biscuit e madeira, para agradar as mães mais exigentes.
Mas, caso a dúvida ainda persista durante a escolha, há opções como flores, buquês e cestas específicas para a data, que certamente irão agradar a todas as mamães.
Outra opção diferenciada é oferecer um serviço de manutenção no jardim ou ainda vasos, jardineiras e mudas de flores e plantas ornamentais e frutíferas.
Dedicar um momento agradável junto a mamãe, também pode ser um bom presente, como uma reunião em família em uma pizzaria ou restaurante, fazendo-a descansar da cozinha nesse dia.
A região oferece variedade de produtos e serviços. Confira os anúncios e a sessão de classificados.

Origem da Data

A comemoração do Dia das Mães foi instituída no ano de 1914 nos Estados Unidos. Após três anos de esforços Anna Jarvis, filha de pastores, conseguiu que a data fosse celebrada oficialmente sempre no segundo domingo de maio, com o propósito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelas mães. Em pouco tempo mais de 40 países adotaram a data.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. “O amor de uma mãe é diariamente novo”, afirmou certa vez Anna Jarvis, que ficou conhecida em várias partes do mundo.
No Brasil o Dia das Mães foi festejado pela primeira vez em 12 de maio 1918, sendo promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Apenas em 1932 a data foi oficializada, no segundo domingo de maio, pelo então presidente Getúlio Vargas.