.: Matérias Central Parque 45 :.
 
.: Editorial :.

 

ACEZO recebe homenagem e mostra sua importância para a região e para Sorocaba

Os trabalhos não param! Após ter sido fundada, em uma solenidade no dia 28 de maio, a ACEZO, Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste de Sorocaba, representada pelo seu presidente, Marcos Tadeu Stachewski, e pelo vice-presidente, Hudson Pessini, e também pelos demais membros da Diretoria, está em ritmo intenso de atividades, apesar do pouco tempo de criação. As reuniões individuais, com os membros da Diretoria, continuam sendo realizadas, com o objetivo de identificar como cada integrante pode contribuir com suas potencialidades profissionais e pessoais, com os trabalhos desenvolvidos pela ACEZO, em benefício dos associados, comerciantes e da comunidade em geral.
As reuniões com as entidades, instituições e órgãos parceiros também continuam: o presidente já se reuniu com o gerente do Sebrae-SP, em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, com os gerentes do SICOOB GREDIGUAÇU, Ivan Paiva e Danila Rodrigues, e com 2 representantes do Espaço Empreendedor: Roberto Freitas e Nádia Feitosa. Tudo isso para aproximar a Associação das entidades mais importantes para o fortalecimento do comércio da Zona Oeste da cidade, além do intuito de trazer benefícios, vantagens, serviços e produtos de acordo com as necessidades dos comerciantes e empresários da região. Além disso, a Associação Comercial também está realizando uma pesquisa para levantar o número de estabelecimentos comerciais existentes, em mais de 30 bairros da Zona Oeste, para criar um banco de dados completo, com informações de cadastro, ramo de atividade, entre outros. Com isso, o presidente da ACEZO terá informações precisas para traçar metas e objetivos específicos, de acordo com as reais necessidades do comércio local. Um trabalho fundamental para dar maior transparência, credibilidade e legitimidade nas atividades que a Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste pretende desenvolver na região! Além disso, a ACEZO já recebeu uma homenagem pela sua fundação, por meio de um requerimento do vereador Claudio do Sorocaba I, na Câmara Municipal de Sorocaba. Reconhecimento do valor e da importância da ACEZO não só para a região, mas para toda a cidade!


Ana Claudia Martins

.: Fundada a Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste: ACEZO :.

Uma solenidade formal, na noite do dia 28 de maio, concretizou a realização de um objetivo: a fundação da ACEZO: Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste. A assembleia reuniu os membros da diretoria, empresários, comerciantes e profissionais liberais, além de convidados. A cerimônia foi conduzida pelo locutor da Rádio Ipanema FM e apresentador do Programa AlfaShop, do canal 16 da Net Sorocaba, Fernando Carriel, que apresentou os integrantes da diretoria da ACEZO, que tem como presidente, Marcos Tadeu Stachewski, proprietário do Jornal Zona Oeste em Foco, e como vice-presidente, Hudson Pessini, que também é empresário, e diretor de Relações Públicas da ACESO: Associação do Centro de Sorocaba.

Diretoria da ACEZO é composta de
empresários, comerciantes
e profissionais liberais

Um seleto grupo de empresários, comerciantes locais e profissionais liberais foi convidado para fazer parte da diretoria da ACEZO. Segundo o presidente, os membros são pessoas de reconhecimento profissional, credibilidade e experiência na área comercial.
Conheça os membros da ACEZO:

Presidente - Marcos Tadeu Stachewski: empresário responsável pela editoração do JornalZona Oeste em Foco.

Vice-presidente - Hudson Pessini: proprietário da rede de lojas de moda jovem Mix Co Group, diretor de Relações Públicas da Associação Comercial do Centro de Sorocaba (ACESO), presidente do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária).

1ª Secretária - Paula de Souza Pacheco: empresária responsável pela área comercial do Jornal Zona Oeste em Foco.

2ª Secretária - Alessandra Borghi: formada em Direito, atua como advogada na área cível, em escritório no Centro de Sorocaba.

1º Tesoureiro - Alex Rosemberg Antunes Pinto: empresário do ramo de Materiais para Construção (Center Flaap, do Wanel Ville), e no ramo de Transportes de Cargas), atuou como presidente e tesoureiro da Rede Construmix.

2º Tesoureiro - Hugo Nunes da Cunha Júnior: pós-graduado em Matemática e professor, formado em Economia, construtor e empresário do ramo alimentício (Dom Espetinhos, no Júlio de Mesquita).

Diretor de Posturas - Sérgio Augusto Tibério: empresário e proprietário da Triesse - empresa de prestação de serviço, manutenção elétrica, construção e jardinagem, Diretor Social do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária), e Diretor de Posturas da ACESO: Associação do Centro de Sorocaba.

Diretor de Parcerias - Jurandir Pereira Júnior (Jr do Pitico): formado em História e Pedagogia, ex-administrador do Centro Esportivo Dr. Pitico, da Vila Angélica (durante os governos municipais do Renato Amary, e Vitor Lippi), proprietário da JR Fantasias, do Júlio de Mesquita.

Diretor Social - Gledson Freitas Felix: formado em Publicidade e Propaganda, atua na área de Marketing na Selfmídia (empresa de mídia digital indoor), além de consultoria em Marketing para empresas de Sorocaba.

Diretor de Relações Públicas - Otávio Santos: pós-graduado MBA em Marketing, formado em Odontologia, empresário na área de publicidade e mídia digital, e um dos sócios da Selfmídia, do Jardim Emília.

Diretor Comunitário - Manoel Borges: presidente da Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências.
Assessor de Imprensa - Luiz Carlos Rodrigues: formado em Licenciatura em Português/Inglês, comerciante e proprietário da empresa Let´s, de festas e eventos, no Jardim Vera Cruz, vice-presidente do Conseg/Centro (Conselho de Segurança Comunitária).


Diretor Adjunto - Carlos Augusto Nogueira: contador e proprietário do Escritório Contábil Nogueira, no Central Parque, diretor do Sindicato dosContabilistas de Sorocaba, diretor regional do SESCON/Sorocaba (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).

Diretor Adjunto - Berenice Zalmora Garcia: pós-graduada em Direito Tributário, formada em Direito, advogada autônoma, conciliadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, e 1ª Secretária da Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências.

Diretor Adjunto – Ronaldo Raszl: formado em Engenharia Mecânica, professor-coordenador da Etec Rubens de Faria e Souza, membro do Conseg/Sul (Conselho de Segurança Comunitária), membro do Conselho de Saúde de Sorocaba, membro da Sociedade de Amigos de Bairro do Jardim São Paulo, e sócio da Drogaria Especiale, no Jardim São Paulo.
Diretor Adjunto - Carlos Munetachi Hayashida: pós-graduado em Segurança do Trabalho, formado em Arquitetura e Urbanismo, empresário e um dos sócios da Interpisos Materiais para Construção, membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, e da União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba (UCENS), e atua com projetos sociais em faculdades da cidade.

Diretor Adjunto - Mário Luiz Mascarenhas: pós-graduado em Gestão de RH, formado em Economia, atua como gerente regional do cartão Avista, para Campinas, Sorocaba e interior de SP, consultor motivacional, e membro do Movimento Emaús (Comunidades Missionárias para jovens), de Sorocaba.

Diretor Adjunto - Luiz Gustavo dos Santos Chagas: estudante de Administração, proprietário da Salú Soluções em Serviços Bancários (Correspondente Bancário do Bradesco), do Wanel Ville, e membro da Associação Projeto Bola de Meia, do Central Parque.

Diretor Adjunto - José Luiz Passini Júnior: publicitário e arte-finalista do Jornal Zona Oeste em Foco.

Conselho Fiscal - Cristiano Costa da Silva: formado em Administração de Empresas, atua na área comercial da Selfmídia (empresa de mídia digital indoor), proprietário da BlueOcean, empresa de pesquisa de mercado.

Suplente Conselho Fiscal – Guilherme Araújo de Souza: formado em Engenharia Mecatrônica, Técnico em transação imobiliária e construção civil, proprietário da Araújo Construtora Ltda, do Wanel Ville.

Conselho Fiscal - Mateus de Oliveira Ramos: cursando pós-graduação em Direito Imobiliário, formado em Direito, advogado nas áreas Cível, Direito de Família e Empresarial, no escritório Ramos & Munhoz (Parque Três Meninos), e consultor imobiliário.

Suplente Conselho Fiscal - Matheus Stachewski: estudante do curso de graduação em Design na Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba), e arte-finalista do Jornal Zona Oeste em Foco.

Conselho Fiscal - Sérgio Augusto Grillo: empresário do ramo alimentício.

Suplente Conselho Fiscal – Jefferson Lunardon Ruiz: técnico em Contabilidade, Propaganda e Marketing, empresário no ramo de confecção e estamparia (JR Estamparia), e proprietário de loja de moda masculina e feminina, ambas no Jardim Vera Cruz.


.: Pesquisa aponta mais de 560 estabelecimentos comerciais na região do Central Parque :.

Uma pesquisa realizada pela ACEZO, Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste de Sorocaba, revelou que a região do Central Parque possui atualmente 569 estabelecimentos comerciais e 103 salões para locação ou venda. O levantamento foi feito durante o mês de junho e identificou, além da quantidade, as lojas e empresas por ramo de atividades. Dos 569 estabelecimentos em funcionamento na região, que compreende os bairros Central Parque, Itanguá I e II, Jardim Arco Íris, Jardim São Marcos, Piazza Di Roma e Jardim Tulipas, 61 são salões de beleza, 23 lojas de roupas e acessórios, 9 padarias, 8 pet shops, 7 empresas de material para construção, entre outros segmentos. A pesquisa revelou ainda, de acordo com o depoimento de alguns comerciantes locais, que o número de estabelecimentos comerciais aumentou nos últimos anos na região, mas não há dados para comparação. Outro fato constatado pelo levantamento é a profissionalização e modernização das lojas e pequenas empresas da Zona Oeste da cidade.
Investimentos - Tecnologia digital e aparelhos de última geração! Assim como o mundo evoluiu, o comércio de bairro também se modernizou para conquistar cada vez mais clientes, em sua área de atuação. Salvador de Morais, ótico prático com mais de 40 anos de experiência no ramo, abriu há 8 anos uma ótica, em sua própria residência, no Jardim Arco Íris. Ele conta que começou o negócio de forma modesta, com poucos recursos, mas, com o crescimento da Zona Oeste, a ótica também prosperou. “Sempre estou acompanhando e aderindo às inovações tecnológicas das lentes oftálmicas, por meio de parcerias com laboratórios digitais de última geração, possibilitando, embora no bairro, oferecer as melhores lentes do mercado pelo menor preço”, afirma.
Edilson Kazuhiro Shimote abriu um dos primeiros estabelecimentos comerciais, de ração e gás, no Piazza Di Roma. Ele também confirma o crescimento da região e o surgimento de novos estabelecimentos comerciais nos últimos anos, nos bairros vizinhos. “Quando montei a loja não tinha quase nenhum comércio por aqui. Vi o bairro crescer, surgir o Jardim Tulipas, e estou muito satisfeito com o comércio de bairro. E o jornal ajuda a divulgar o negócio e a atrair novos clientes com a propaganda”, conta.

.: Cooperativa de Crédito oferece diversas vantagens para os comerciantes :.

Comerciantes e empresários ainda desconhecem as vantagens e benefícios de ser associado a uma Cooperativa de Crédito. No mês de junho, o presidente da ACEZO, Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste de Sorocaba, Marcos Tadeu Stachewski, recebeu a visita dos gerentes da SICOOB CREDIGUAÇU, Cooperativa de Crédito Rural e dos Pequenos Empreendedores do Vale do Mogi Guaçu, Ivan Paiva e Danila Martins Rodrigues, para conhecer quais são os serviços prestados pela cooperativa e seus diferenciais, em relação aos bancos convencionais. “A cooperativa pode ser uma opção muito vantajosa para os comerciantes locais por oferecer alguns serviços sem custos, ou com taxas menores que as dos bancos. Estamos estudando a possibilidade de instalar um posto de atendimento na Zona Oeste, para atender os comerciantes locais”, disse Stachewski.
O SICOOB CREDIGUAÇU é uma empresa cooperativa, que conta com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. De acordo com o gerente Ivan Paiva, a Cooperativa de Crédito oferece produtos e serviços para atender as necessidades de seus cooperados: microempresários, pequenas empresas, microempreendedores individuais, profissionais liberais, entre outros. “As cooperativas de crédito são instituições financeiras sólidas e seguras, regulamentadas pelo Banco Central. O SICOOB oferece todos os produtos e serviços bancários, só que de um jeito bem diferente: ele compartilha os resultados com os associados, e aplica os recursos captados nas próprias comunidades – o que movimenta o comércio e a produção, além de criar novas oportunidades de emprego e renda”, afirma Paiva.
Confira as vantagens e benefícios que o SICOOB CREDIGUAÇU oferece aos seus cooperados:



.: Zumba: mistura de dança com ginástica vira sinônimo de alegria e diversão :.

Aula de zumba, ou zumba fitness? O nome não é nada comum e muita gente nunca ouviu falar! Mas, a novidade do mundo fitness é uma tendência bastante conhecida pelo mundo. Formada em Educação Física, a professora de zumba, Renata Zambelli, trouxe a atividade física para a Zona Oeste de Sorocaba. “Fiz um curso em São Paulo e ofereço essa aula, que é uma mistura de dança e ginástica, criada por Beto Perez: um colombiano radicado nos EUA, para as pessoas interessadas em conhecer uma maneira divertida e alegre de praticar exercícios físicos”, conta. Segundo ela, é possível fazer aula de zumba dançando ritmos do mundo inteiro: salsa, merengue, samba, funk, hip hop, rumba, entre outros. “A pessoa não precisa saber dançar porque os passos das aulas de zumba são bem simples”, explica.
Durante as aulas, a intensidade dos exercícios pode aumentar ou diminuir, conforme o ritmo da dança e da música. “A aula funciona como um treinamento de resistência, facilitando a perda de calorias, entre outros benefícios”, conta Renata. Outras vantagens da zumba são: aumenta o condicionamento físico, melhora o sistema cardiorrespiratório, aumenta a autoestima, queima de calorias (em média 450 kcal por hora), fortalece os ossos, tonifica os músculos, trabalha braços, cintura, abdômen, quadril, panturrilhas e pernas, além de trazer melhorias para a memória, atenção e retarda o envelhecimento. Quer mais motivos para conhecer essa aula alegre e divertida, que é sinônimo de festa? A professora Renata conta ainda que a zumba deixa as pessoas mais alegres, divertidas, sociáveis e sensuais! “Quando a atividade física é combinada com música e transformada em dança e alegria, sua prática se torna facilmente um momento de prazer. As pessoas que dançam zumba encaram a aula como a hora mais legal do dia delas”, afirma.
Mais informações, pelo celular 9142-4679 (Renata Zambelli). As aulas na região são realizadas no salão de festas Algodão Doce, que fica na Rua Comendador Vicente do Amaral, 1.009, no bairro Central Parque.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Associação de Moradores da região do Central Parque comemora 3 anos:.
A Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências comemorou 3 anos de fundação, em uma solenidade no dia 15 de julho, no salão de festas Cajú, na Av. Professor Flávio Fazano, 291. Durante o evento, o presidente Manoel Borges falou sobre as atividades realizadas ao longo dos últimos anos na região, e sobre os projetos que já foram encaminhados para a Prefeitura de Sorocaba, como: a construção de um ginásio poliesportivo e de um centro cultural, ambos no Piazza Di Roma, além da concessão da gestão do Centro Esportivo Genésio Rodrigues, que fica na Rua Mário Soave, 471, no bairro Central Parque, aos cuidados da Associação de Moradores. “Nesses 3 anos de atividades na região tivemos algumas conquistas, como a permanência da 1ª Cia da PM na Zona Oeste de Sorocaba. Fizemos um abaixo-assinado e conseguimos que a prefeitura liberasse uma área na região, para que o governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública, construa uma nova sede”, conta. Na solenidade, também foram prestadas homenagens para alguns membros da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM), pelos serviços prestados à comunidade: Capitão Rene Sérgio Macedo Calazans, da 1ª Cia da PM, Comandante Geral da GCM, Benedito da Silva Zanin, e Sub-Comandante Geral da GCM, Gilmar Ezequiel de Souza Oliveira.
Borges também informou que a 1ª secretária da Associação de Moradores, a advogada Berenice Zalmora Garcia, desde o dia 20 de junho, presta assessoria jurídica aos diretores, associados e moradores dos bairros da região de atuação da entidade. Para agendar um horário, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: 3327-5037.
Esportes “ De acordo com a Associação de Moradores, a administração municipal ainda não oficializou a concessão do Centro Esportivo do Central Parque para a entidade. “Já fizemos algumas reuniões com representantes da Secretaria de Esporte e estamos apenas aguardando a notificação oficial da prefeitura para darmos início aos trabalhos no local. O objetivo é oferecer atividades esportivas, de lazer e culturais, para todas as idades”, disse Manoel Borges. O projeto elaborado pela Associação de Moradores pede que o Centro Esportivo seja reformado, com mudanças na estrutura atual, além da construção de mais áreas para as atividades esportivas, como: futebol, vôleibol, handbol, futsal, basquete, ginástica, atletismo, danças lúdicas, gincanas.

.: Loja de Automóveis de Votorantim agora também na Zona Oeste :.

A maior e melhor loja de veículos multimarcas de Votorantim, a ContiAuto, agora está mais próxima dos clientes de Sorocaba, com uma unidade inaugurada no bairro Júlio de Mesquita, na Av. Dr. Américo Figueiredo, 3.861. Há 10 anos no ramo de carros semi-novos e usados, a ContiAuto trouxe para a Zona Oeste da cidade, a experiência das 3 unidades de Votorantim. Com veículos de procedência, periciados e com garantia da loja, a ContiAuto é uma excelente opção para a escolha de um carro semi-novo ou usado de ótima qualidade, com várias opções de modelos e marcas. Os veículos disponíveis nas lojas ContiAuto podem ser vistos em um dos 4 endereços, ou ainda nos principais sites de compra e venda, como: Comprecar e Webmotors.
Segundo o proprietário Irineu Júnior, a escolha da Zona Oeste para abrir uma unidade da ContiAuto em Sorocaba é o crescimento da região. “É uma das regiões de maior crescimento da cidade e grande fluxo de pessoas. Por isso, decidi investir aqui”, conta.
As 3 lojas de Votorantim ficam nos seguintes endereços:
Loja 1 - Av. São João, 465 - Centro - 3247-8089
Loja 2 - Av. 31 de Março, 629 - Centro - 3343-1885
Loja 3 - Av. 31 de Março, 795 - Centro - 3243-6626
O telefone de contato da unidade do Júlio de Mesquita é: 3232-5555. Saiba mais: http://www.contiauto.com.br

.:Áreas verdes do Piazza Di Roma escondem uma riqueza ambiental :.

Duas belas áreas verdes separadas pela Avenida Professor Flávio Fazano, no bairro Piazza Di Roma! Quem passa por ali não imagina a beleza que a mata fechada esconde: 9 nascentes, e uma riqueza ambiental, que precisa ser preservada! Afinal, a água é um dos elementos mais importantes para a sobrevivência dos seres vivos!
A Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências já fez mutirões de limpeza no local, e elaborou um projeto para transformar as áreas verdes em um parque linear. “O objetivo é extinguir os lugares de esgoto a céu aberto, evitando a existência de moradias irregulares, além de preservar as nascentes e a vegetação nativa. Outro problema que queremos evitar é o acúmulo de lixo, que moradores jogam, como: entulho, móveis usados, sobras de material de construção, entre outros objetos”, disse o presidente da Associação Manoel Borges.
Para amenizar o problema, em 2011, uma equipe da Associação organizou 2 mutirões de limpeza. Com a ajuda da comunidade, caminhões da prefeitura e funcionários do Saae, foram retirados 25 caminhões de lixo e entulho das áreas verdes.
O gestor de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Rafael Ocanha, disse que foi feito um levantamento no local em 2010 e confirmada a existência das 9 nascentes. Segundo ele, todas foram cadastradas e possuem um número de identificação. “É possível transformar a área em um parque. Primeiro precisamos fazer um estudo preliminar para identificar as suas potencialidades e assim determinar o uso adequado do local”, disse. Em relação ao problema do lixo, Ocanha informou que “é acionada a Secretaria de Parcerias, para a limpeza da área. Além disso, a Sema direciona os seus plantios para a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) das nascentes e cursos d´água, e também para a recuperação das áreas públicas, cuja vegetação encontra-se degradada”.
Preservação ambiental - De acordo com a Sema, em Sorocaba já foram identificadas mais de 2,8 mil nascentes em áreas urbanas (66%) e rurais (34%). O levantamento começou em 2010 e faz parte de um trabalho para recuperar áreas de preservação ambiental. A degradação das nascentes, causada principalmente pelo desmatamento e pela urbanização, é uma séria ameaça ao abastecimento humano e ao equilíbrio dos ecossistemas. Ao serem degradadas, diminui-se a qualidade da água e sua vazão, podendo até mesmo causar a seca dos corpos d’água, afetando todos os seres vivos que dependem da água para sobreviver. A proteção às nascentes está prevista em lei. De acordo com o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), as nascentes devem ser protegidas com o estabelecimento de uma APP. Também está prevista em lei a necessidade de reflorestamento em APP, cuja vegetação foi degradada.
O presidente da Associação disse ainda que já solicitou à Sema uma reunião, para cobrar do poder público melhorias para a preservação das áreas verdes da região. “Estamos definindo uma data para tratar dessa questão e da possibilidade do parque linear”, afirma. Segundo Borges, no mês de junho, a Sema enviou um técnico ambiental até o local, para verificar a situação das nascentes no Piazza Di Roma.


.: Academia Delta Dojo oferece nova modalidade de aula de Pilates :.
Quem nunca se encantou com as acrobacias dos trapezistas nos circos? Agora, é possível sentir um pouco dessa sensação com a nova modalidade de aula de Pilates Suspenso: realizado no equipamento chamado trapézio, o método foi elaborado para manter o aluno suspenso, por meio de cordas e presilhas, enquanto ele realiza movimentos acrobáticos. A modalidade surgiu há 8 anos e possui alguns diferenciais e vantagens em relação ao Pilates tradicional. São elas: a diversidade de movimentos é enorme (mais de 1 mil), a aula trabalha, além da força, a funcionalidade do movimento, podendo ser utilizado em processos de reabilitação, adaptabilidade do equipamento a diversos acessórios e sistemas de treinamento, entre outros. Segundo o instrutor de Pilates da Academia Delta Dojo Body Fitness, Fernando Athie Ribeiro, a aula de Pilates Suspenso exige mais do aluno e é excelente para combater a flacidez corporal. “A aula trabalha os principais músculos do corpo, melhora a postura e exige um maior esforço físico”, explica. Tânia Camargo faz aula de Pilates Suspenso há 6 meses na academia e aprovou a nova modalidade. “Achei ótimo! O treinamento exige bastante do aluno e melhora muito o condicionamento físico”, conta. As aulas são realizadas às terças e quintas, das 7h às 8h, e de segunda, quarta e sexta, das 18h às 19h. A Academia Delta Dojo também oferece as seguintes atividades físicas: Musculação, Jiu Jitsu (adulto e infantil), Boxe, Pilates (Power, de Solo e Suspenso), condicionamentos, avaliações físicas, reabilitação geriátrica e cardíaca, Fisioterapia. A Delta Dojo fica na Rua Érico Veríssimo, 525, no bairro Central Parque. Mais informações, pelos telefones celulares: 9705-1467 (Júnior) ou 9662-7998 (Daniel).

.: Projeto Social Bola de Meia incentiva o sonho de garotos da região :.
Fama, sucesso e dinheiro! Os melhores jogadores de futebol do mundo conquistam isso e muito mais! E quantos garotos não sonham com essa possibilidade? Na Zona Oeste de Sorocaba, o Projeto Social Bola de Meia oferece aulas gratuitas de futebol, para crianças e adolescentes, no campo localizado entre as Rua Mário Soave e Giuseppina Cagliero, no bairro Central Parque. Vitor Hugo de Albuquerque, 15 anos, é um desses adolescentes sonhadores com o mundo da fama e sucesso dos jogadores de futebol mais bem pagos do mundo. Seu ídolo? Ele sabe dizer o nome na “ponta da língua”: Paulinho, que atualmente jogou pela Seleção Brasileira, na Copa das Confederações, disputada em junho, no Brasil. “Gosto de futebol como diversão, mas também gostaria de ser um jogador profissional. Se surgir uma oportunidade, ficarei muito contente”, afirma.
As aulas no local são comandadas pelo ex-jogador profissional Valdinei Francisco de Paula, mais conhecido como Guinei, e que teve passagens por grandes clubes, como o Corinthians. “Joguei profissionalmente por 17 anos e sei muito bem como é difícil um jogador se destacar e ficar rico e famoso. Muitos garotos aqui alimentam esse sonho e quando percebo que algum realmente tem talento, ajudo a buscar uma oportunidade. Mas, o foco aqui é outro”, disse. Segundo Guinei, o objetivo do projeto é oferecer uma atividade esportiva gratuita para que crianças e adolescentes da região aproveitem o tempo livre, fora do horário da escola, de uma forma saudável e prazerosa. “Atualmente, o Bola de Meia conta com o apoio de comerciantes da região e empresários da cidade, que colaboram para manter o projeto. Também fizemos uma parceria com a Associação de Moradores do Piazza Di Roma para melhorar as condições do campo de futebol, além da instalação de banheiros no local”, conta.
Quem quiser colaborar com o projeto, pode entrar em contato com o Guinei, pelo celular: 9748-6999.

.: Mulheres lideram entre os novos empreendedores formalizados de Sorocaba:.


“Profissionalização é fundamental para
o comércio local”, diz gerente do Sebrae

A profissionalização dos empreendedores é fundamental para garantir o sucesso das micro e pequenas empresas, além de ser uma questão de sobrevivência, em um cenário cada vez mais competitivo. É o que afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, que se reuniu no dia 25 de junho, com o presidente da ACEZO (Associação Comercial e Empresarial da Zona Oeste), Marcos Tadeu Stachewski, na sede do Jornal Zona Oeste em Foco. O objetivo da reunião foi apresentar a ACEZO para o gerente do Sebrae e com isso firmar uma parceria para trazer cursos, palestras, entre outros eventos, de acordo com as necessidades dos comerciantes locais.
O presidente mostrou os dados de um levantamento, que está sendo feito na região, para contabilizar o número de estabelecimentos comerciais existentes nos bairros da Zona Oeste de Sorocaba, por ramo de atividade. “Com a pesquisa, vamos ter um banco de dados completo sobre o comércio local, o que vai contribuir para o melhor planejamento das ações da Associação e atender as reais necessidades dos empresários associados”, explica Stachewski.
Segundo Freitas, apesar de a cidade estar se tornando um celeiro de investimentos, com o funcionamento de 9 shoppings centers nos próximos meses, várias redes varejistas estão abrindo lojas em bairros. “É uma tendência forte, principalmente em função da redução de custos para as empresas, além da questão da conveniência para o consumidor: comprar um produto de qualidade, perto de casa, e com isso ter mais tempo para a família. Um exemplo disso é a rede de supermercados Dia %, com várias lojas pelos bairros da cidade, e a rede O Boticário, também com unidades fora dos shoppings ou galerias”, afirma. Para o gerente do Sebrae, essa tendência aumenta a concorrência para o comércio local e, por isso, os empreendedores da região precisam buscar informação e conhecimento especializado para que suas micro e pequenas empresas continuem competitivas. “Muitas vezes, a maior concorrência do empresário é a interna, ou seja, ele precisa identificar seus pontos fracos e melhorá-los”, destaca Freitas.
O gerente do Sebrae elogiou a iniciativa da fundação da ACEZO, que ocorreu no dia 28 de maio, e se colocou à disposição do presidente Marcos Tadeu Stachewski, para contribuir com o fortalecimento do comércio da Zona Oeste. “O escritório do Sebrae também está localizado na região, o que já facilita o acesso dos empreendedores locais”, disse.
O Sebrae/Sorocaba fica na Av. General Carneiro, 919. Informações: pelo número 0800 570 0800, ou pelo telefone: 3224-4342.


 


Será que existe cura para a corrupção?

A onda de protestos e manifestações que invadiu o país também chegou à classe médica! Em Sorocaba, um grupo de médicos decidiu fazer sua própria manifestação, pelas ruas do centro da cidade, para reivindicar melhores condições de trabalho e salário. Enquanto isso, quem sofre mesmo é a população nos postos de saúde com a falta de profissionais da área para ocupar as vagas disponíveis. Em Sorocaba, a prefeitura vive abrindo concurso público para contratar médicos e geralmente, nem todas as vagas são preenchidas. Apesar do repasse baixo das empresas de plano de saúde, mesmo assim os médicos ainda preferem atender pelos convênios, naquelas consultas tipo “fast-food”: 5 minutos, no máximo, e talvez não dê tempo nem do médico olhar para você! Triste realidade brasileira!
E o Eike Batista? Aquele que declarou que seria em breve um dos homens mais ricos do mundo? Pois é, ele acabou sendo excluído do ranking dos 200 homens mais ricos do mundo, e já perdeu 28 bilhões de dólares, em pouco mais de 1 ano. O pior é que bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) emprestaram mais de 5 bilhões para as empresas dele. E agora os bancos alegam que não podem dar informações sobre o dinheiro emprestado por causa do sigilo bancário. Fala sério, que ótima desculpa, não? Seria no mínimo obrigação moral dar explicações sobre o nosso dinheiro, que foi emprestado para esse Eike Batista. Já sei, vamos lá protestar na frente da mansão dele, e exigir nosso dinheiro de volta!
A frase “não tenho cura” também invadiu as manifestações por todo o país. Tudo isso por causa de um projeto de lei apresentado em Brasília, na Ilha da Fantasia, para que o homossexualismo seja tratado como doença. Apelidado de “cura gay”, o projeto acabou sendo rejeitado no Congresso Nacional, por políticos que ainda têm um pouco de bom senso. A única coisa que deveria ter cura urgente é a corrupção, que leva grande parte do dinheiro público para as “mãos erradas”. Só que essa cura parece que nem a ciência ainda deu conta de encontrar uma solução a curto prazo, infelizmente!

 

Garota Enxaqueca

 

Bairros terão ruas asfaltadas

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) anunciou que os bairros Jardim São Marcos e Itanguá II terão algumas ruas de terra asfaltadas em breve. São elas: João José Duarte (viela 3, no Jd. São Marcos), e o prolongamento da Padre Benedito H. da Costa, além das ruas Wilson Piccini e Arnaldo Giardini, no Itanguá II. No total, a Seobe vai pavimentar 110 ruas, em 77 bairros de Sorocaba, com investimentos de R$ 34 milhões.


Escola de Aprendizes do Evangelho

O Núcleo Ismael inicia no dia 18 de maio, às 17 horas, a 31ª Turma da Escola de Aprendizes do Evangelho. Inscrições abertas e gratuitas no local. As aulas são baseadas no Evangelho de Jesus e tem como foco principal o aperfeiçoamento moral da humanidade, por meio da reforma do ser. O Núcleo Ismael fica na Rua Arnaldo Giardini, 131, no Jardim Itanguá II.