.: Matérias Central Parque 43 :.
 
.: Editorial :.

 

Nova administração,
velhos problemas!

Desde o início de 2013 temos uma nova administração municipal, embora do mesmo partido, os velhos problemas continuam! Muda o governo, e é claro, temos um período de adaptação. Mudança de secretários, de nomes, de secretarias, de funções, e tudo demora um pouco para voltar a funcionar a máquina pública, que habitualmente já é lenta demais. Contratos finalizados que precisam ser renovados, e muitas obras, por todas as regiões da cidade, atrasadas ou paradas. Escolas, creches, postos de saúde, limpeza de terrenos, conservação de áreas públicas, mato alto, muita coisa ainda está sem fazer, até que a máquina pública pegue o ritmo novamente!
Enquanto isso, quem arca com esse ônus, sem dúvida alguma, é a população, principalmente a mais carente, que depende da eficiência da administração municipal para ter acesso de qualidade à educação, saúde, cultura, lazer, moradia, entre outros. A cidade como um todo precisa o quanto antes voltar ao seu estado ideal, ainda que bem longe do ideal para o bem comum, mas voltar a ser limpa, organizada, cuidada, arrumada, enfim, funcionando com pelo menos o mínimo possível para que todos os seus moradores se sintam acolhidos pela atual administração.
Acredito que há em todos uma esperança pelo sucesso do governo municipal, diante de uma vitória tão apertada e concorrida. É preciso fazer valer cada voto, cada esperança depositada na urna. E todos precisam fazer a sua parte e colaborar para o bem comum. A população reclama de lixo em terrenos baldios, mas muitas pessoas jogam de tudo nesses locais: sofás, colchões, e um monte de coisas. Isso não é educado e muito menos ajuda fazer uma cidade melhor. É sim uma atitude desprezível, de total falta de compromisso com o bem comum. Quem faz isso, vai exigir o que? É preciso dar o exemplo primeiro e reclamar depois! Temos que ter orgulho da nossa cidade e respeitá-la!



Ana Claudia Martins

.: Casa do Cirineu com inscrições abertas para atender crianças, adolescentes e gestantes :.

Mulheres grávidas que precisam de apoio, e mães que necessitam não deixar seus filhos na rua. A entidade de utilidade pública, que pertence ao Núcleo Espírita de Evangelização Ismael, está com inscrições abertas em projetos sociais para atender crianças, adolescentes e gestantes. Em período contrário ao horário escolar, manhã ou tarde, meninos e meninas participam de atividades sociais e educativas, de segunda à sexta-feira, na Casa do Cirineu, que fica no bairro Jardim Itanguá II. As crianças e adolescentes fazem uma refeição diária e todo mês há a comemoração dos aniversariantes.
Para as pessoas que querem aprender gratuitamente artesanato em tecido e madeira há o projeto Gotas de Amor, com aulas no local. E palestras para gestantes, 1 vez por mês, com temas de interesse das futuras mamães. Quem participar das 10 palestras oferecidas durante o ano, ganha um enxoval para o bebê.
Para todas as atividades é preciso fazer inscrição na secretaria da entidade, na Rua Arnaldo Giardini, 131, de segunda à sexta, das 9h às 11h. A Casa do Cirineu é mantida por meio de convênio com a prefeitura e demais parceiros, além de pessoas associadas, que contribuem com um valor mensal. Quem quiser adquirir um carnê para ajudar a entidade, valor mínino R$ 10,00 por mês.
Eventos - No dia 21 de abril, das 8h às 17h, será oferecido no local o curso gratuito de Qualificação e Manipulação de Alimentos. Os interessados também devem se inscrever antecipadamente. E em 11 de maio, será realizado o chá beneficente das mamães, para arrecadar verbas para a entidade. O convite, no valor de R$ 10,00, já está à venda na secretaria da Casa do Cirineu. Informações pelo telefone: 3202-7353.

 

.: Entidade no Jardim Itanguá I oferece curso gratuito de música :.

Se você sempre teve vontade de aprender a tocar um instrumento musical, mas nunca teve uma oportunidade, essa é a sua chance! A ONG (Organização Não Governamental) CRAS O Bom Samaritano, no bairro Itanguá I, está com inscrições abertas para o curso gratuito de música. Com aulas teóricas e práticas, os instrumentos disponíveis são: trompete, tuba, violão, violino, piano, saxofone, trompas, trombone, bombardino, clarinete, contrabaixo e flauta transversal. As vagas são limitadas e para pessoas a partir de 6 anos. O curso será realizado na sede da entidade, que fica na Rua José Maria Hidalgo, 415, na Igreja Adventista do 7º Dia. O horário de atendimento para as inscrições é das 10h às 12h, e as aulas começam no dia 7 de abril.
Curiosidade - E você sabe o que é um bombardino? É um instrumento musical da família das tubas, (tubo mais largo, bocal mais profundo), muito comum nas fanfarras.
A ONG CRAS O Bom Samaritano foi fundada no Brasil em julho de 1979 e tem como missão proporcionar a crianças, adolescentes,




.: Grupo Cidadania Reviver presta homenagem às mulheres :.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, nada melhor do que uma homenagem especial! Foi assim que as mulheres do Grupo Cidadania Reviver, do bairro Jardim São Marcos, comemoraram essa data tão especial. Elas fizeram uma apresentação de dança, dentro da programação que foi realizada na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro de Sorocaba. Além disso, as jovens, que frequentam as aulas de dança do ventre na entidade, também fizeram uma apresentação no local.
O Grupo Cidadania Reviver já retomou suas atividades abertas para a comunidade: dança de salão, dança do ventre, aula de Pilates e Tai Chi Chuan, cursos de bordado, corte e costura, e culinária. A entidade fica na Rua Orestes Angelo Coló, 112. Mais informações pelo telefone: 3221-8386.


.: Moradores da região buscam atendimento no Ônibus do Homem :.

Prevenção ainda é o melhor remédio para ter uma boa saúde e uma melhor qualidade de vida! Assim pensa José Inácio, 56 anos, que no dia 15 de março aproveitou para fazer uma consulta de rotina na unidade de saúde móvel do homem, o Ônibus Azul. O veículo atendeu os moradores da região do bairro do Central Parque, no salão do Santuário São Judas Tadeu. José conta que todo ano busca atendimento na unidade móvel e está satisfeito. “Há 4 anos eu faço exames preventivos e passo por consultas no Ônibus do Homem. É muito importante cuidar da saúde para evitar doenças graves. Graças a Deus, está tudo bem”, conta.
Durante o mês de março, a equipe do Ônibus Azul também esteve no Largo do Divino, no Jardim São Paulo, e no Wanel Ville. Para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus do Homem basta comparecer ao local indicado. É preciso levar o cartão do SUS para facilitar encaminhamentos e agendamentos. A agenda mensal da unidade móvel pode ser consultada no site da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br


.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Centro de Treinamento Carseti: melhor estrutura da região para a prática de artes marciais :.
O novo Centro de Treinamento Carseti, inaugurado em dezembro do ano passado no Wanel Ville, é um dos únicos da cidade a oferecer uma estrutura completa para a prática de artes marciais. Além de possuir um ringue oficial, o mesmo utilizado em competições profissionais de lutas, conta com professores qualificados e filiados às principais confederações nacionais e internacionais (WAKO, CBKB e CMTB) de Muay Thai, Kickboxing e boxe. E ainda oferece as seguintes modalidades: Muay Thai, Jiu-Jitsu, Capoeira, Haedong Kumdo (arte marcial com espada), Judô, Kung-fu Wudang, Taekwondo e Hapkidô, para o público adulto, masculino, feminino e infantil. No local, também há venda de equipamentos para lutas e suplementos alimentares. Com instalações modernas e amplas, o Centro de Treinamento Carseti fica na Avenida Paulo Emanuel de Almeida, 791, no Wanel Ville II. Horário de funcionamento: segunda, quarta e sexta das 9h às 24h, terça e quinta das 15h às 22h30, e sábado das 9h às 18h. Consulte horário especial para as crianças! Faça uma visita e se encante com o mundo das artes marciais! Informações: 3017-2569.

.: Idosos aprendem informática no Sabe Tudo do Central Parque :.

Existe idade para voltar a aprender ou estudar? Para os idosos da região do Central Parque sempre é tempo de aprender coisas novas! Na unidade do Sabe Tudo do bairro, há 2 turmas com pessoas acima de 45 anos, com 14 alunos cada uma. Dos 3.436 alunos matriculados este ano em todas as unidades de Sorocaba, 440 farão o módulo II, que é o curso mais avançado, enquanto que os demais frequentarão os cursos de informática nivel I e cidadania. Um dado interessante é que do total de inscritos, quase 500 pessoas têm mais de 55 anos, e desejam aprender a navegar na internet, e a operar um computador.
Aparecida Travassos, 57 anos, mora no bairro Arco Íris e está fazendo o curso no Sabe Tudo pela primeira vez. Ela conta que quer aprender a navegar na internet porque se comunicar pelo computador é uma necessidade do mundo atual. “Eu também ajudo na secretaria da igreja do meu bairro e lá tenho que mexer no computador, enviar e receber e-mails. Então, preciso aprender informática”, afirma.
João Antonio Soares, 58 anos, é morador do Jardim Vera Cruz e também frequenta às aulas e acredita que não vai ter dificuldade para aprender. “Eu tenho computador em casa, mas ainda não sei mexer direito. Sou aposentado e quero aprender para usar a internet. Tomara que seja fácil”, disse.
Os cursos têm 4 meses de duração e são desenvolvidos em parceria com a ONG Projeto Pérola. Totalmente gratuitos, os alunos também terão acesso à informações sobre cidadania, que serão ministradas a partir de palestras e filmes de higiene pessoal, saúde, meio ambiente, mercado de trabalho, prevenção à drogas e DST, responsabilidade social, comportamento, entre outros. Cada aluno receberá uniforme, material didático e, ao final do curso, o certificado de conclusão. O melhor aluno de cada unidade recebe como prêmio um computador. O Sabe Tudo do Central Parque fica na Rua Érico Veríssimo, 1.050. Informações pelo telefone: 3217-8825.

.: “Dente de Leite” também “usa” aparelho! :.

Diversos problemas do corpo humano estão relacionados à disposição dos dentes que, estando tortos ou mal posicionados, trazem inúmeras consequências, como: dores de cabeça, dores na região do pescoço, ombros e costas, síndrome da ATM (disfunção da articulação), e outros que aumentam o mal estar e alteram o humor da pessoa.
Aparelho em adultos e jovens já é visto de maneira comum e usual, o que os pais desconhecem é que crianças, mesmo com dente de leite (dentição decídua), podem usar alguns tipos de aparelhos ortodônticos. Em alguns casos como, por exemplo, mordida cruzada, quanto mais cedo este problema for corrigido melhor será o resultado, podendo prevenir até a necessidade de futuras intervenções cirúrgicas. A perda precoce dos dentes de leite também exige uma atenção especial por parte dos pais e dos ortodontistas. Quando se perde um dente, mesmo sendo de leite, existe a necessidade de se intervir colocando um aparelho para manter o espaço, ou até mesmo devolver a função e a estética para a criança. Desta forma, é de extrema importância que ortodontistas, odontopediatras e os pais abordem precocemente estas questões, considerando os seus fatores etiológicos, preventivos e de diagnóstico, visando o estabelecimento de um plano de tratamento adequado para o paciente infantil.

Dra. Juliana Zambianco Muramoto
Cirurgiã dentista - CRO-SP 101621
Rua Antônio Carlos Caetano, 300 - Jd. Tulipas
Fone: 3202-9439

.: Dispensário Irmã Sheilaoferece cursos gratuitos para a comunidade :.

Auxílio para quem precisa se alfabetizar ou aprender um ofício, ou até mesmo saborear uma refeição especial! O Dispensário Irmã Sheila, no bairro Jardim São Marcos, está com inscrições abertas para os cursos de pintura solidária e artesanato, além do projeto de Alfabetização Light House, em parceria com o Rotary Club. As aulas de pintura solidária são destinadas para crianças de 7 a 12 anos, às terças, das 14h às 16h. Já as de artesanato a partir de 7 anos, toda quarta-feira, também das 14h às 16h. Além disso, a entidade ainda oferece às pessoas da comunidade o tradicional “sopão”, às quartas, das 16h às 17h.
Aproximadamente 250 pessoas são atendidas mensalmente pelo Dispensário Irmã Sheila, com atividades que acontecem de segunda a sábado, como cursos, aulas de yoga e capacitação para o mercado de trabalho, em parceria com a Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios). Em 1986, a instituição ganhou o título de utilidade pública pelos serviços prestados à comunidade. O local surgiu na década de 80, quando um grupo de senhoras percebeu a existência de muitas pessoas em situação de risco social na região do bairro Jardim São Marcos. Informações sobre as atividades na sede, que fica na Rua Trajano Athayde, 425, ou pelo telefone: 3222-9535.


.: Obras da Vila Dignidade continuam no Jardim Tulipas :.

Casas especialmente preparadas e adaptadas para receber moradores da melhor idade: com no mínino 60 anos! O conjunto habitacional em construção entre a Avenida Tereza Albiero e a Rua Antonio Dias da Palma, no bairro Jardim Tulipas, é chamado de Vila Dignidade: um programa do governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). O empreendimento terá 20 casas, infraestrutura completa, e espaço de lazer e convivência, em um terreno com mais de 4 mil m², doado pela Prefeitura de Sorocaba. O local irá oferecer aos idosos condições dignas de moradias e apoio social. Com 44,84 m², cada casa contará com uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que poderá ser utilizada como jardim ou horta.
O conjunto habitacional é projetado dentro dos parâmetros de segurança e acessibilidade. O projeto prevê barras de apoio, pias, louças sanitárias e interruptores de luz em altura mais baixa, portas e corredores mais largos, para permitir trânsito de cadeiras de rodas e andadores, campainhas luminosas, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar maior segurança e conforto ao idoso. O local terá ainda um projeto paisagístico diferenciado, para proporcionar um ambiente agradável, além de um salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.
O investimento na Vila Dignidade Sorocaba é de cerca de R$ 2 milhões e o prazo para execução da obra é de 12 meses, com previsão de inauguração em setembro deste ano. De acordo com a Secretaria da Cidadania (Secid), os futuros moradores dos imóveis da Vila Dignidade já fazem parte do cadastro do “Minha Casa, Minha Vida”.


.: Momento é propício para a abertura de empresas :.


Os números confirmam! Cada vez mais, as pessoas estão transformando sonhos em micro e pequenas empresas. Em Sorocaba, a situação não é diferente! A economia da cidade está em crescimento, o que impulsiona novos negócios. Segundo um levantamento feito pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram constituídas 7.461 empresas em 2012, número 7,2% maior do que o do ano anterior, quando foram abertas 6.962. Números divulgados pelo Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade, revelam que as micro e pequenas empresas (MPEs) do interior do Estado apresentaram em 2012 o melhor desempenho de crescimento: 10,7% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2011.
João Luis Lamim mora no Central Parque e desde 2004 fornece bombas para poços artesianos, para lojistas da cidade. “Como sou formalizado há 20 anos, consigo empréstimo no Banco do Povo para investir no negócio. Há 20 dias estive no Espaço Empreendedor e dei entrada em outro financiamento, para comprar um veículo comercial”, afirma.
Para o analista do Sebrae Sorocaba, Eduardo Mantovani, o momento é ideal para a abertura de novos negócios. “Muitas indústrias estão vindo para a região e isso acaba criando outras empresas menores para atender a demanda por serviços, comércio, entre outros”, afirma.
Realizar o sonho de abrir o próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso não é fácil. Bastante trabalho, ultrapassar obstáculos, vontade de vencer, persistência e muito amor no que faz. São apenas alguns dos fatores que podem fazer a diferença, além de capacitação, conhecimento e outras habilidades.
Segundo Mantovani, somente conhecimento não é suficiente para o sucesso do empreendedor. “É preciso também recursos materiais, tecnológicos, humano e financeiro. Não basta somente fazer bem feito, o empreendedor tem que se adaptar a realidade local e cultural, ter capacidade de gerenciamento e planejamento, além de outras características”, disse.

.: Associação de Moradores do Piazza Di Roma apresenta projeto para área esportiva :.

A Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Jardim Arco Íris, Jardim Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências apresentou um projeto para a Secretaria de Esporte de Sorocaba, para dar vida a um dos espaços da região, pouco aproveitado para a prática de atividades de lazer, esporte e cultura: o Centro Esportivo Genésio Rodrigues, no bairro do Central Parque, que fica na Rua Mário Soave, 471. Os integrantes da Associação e da Secretaria já fizeram algumas reuniões na sede da entidade e no Paço Municipal para discutir o assunto. De acordo com o presidente da Associação, Manoel Borges, o Centro Esportivo é uma área importante do bairro, mas muito mal utilizada pelos moradores, por falta de atividades no local. “Temos que valorizar aquele espaço e oferecer práticas esportivas para a população”, afirma.
De acordo com o projeto, a Associação pede que o Centro Esportivo do bairro seja reformado, com mudanças na estrutura atual, além da construção de mais áreas para as atividades esportivas, como: futebol, vôleibol, handbol, futsal, basquete, ginástica, atletismo, danças lúdicas, gincanas. “A ideia é que o local seja adequado para oferecer atividades esportivas, de lazer e culturais, para todas as idades”, disse Borges. Além disso, o documento entregue também pede apoio e ações da Secretaria de Esporte e da Cultura, para os outros 2 projetos da Associação: construção de um Centro Cultural, no terreno ao lado da sede da entidade, e um ginásio esportivo, também no Piazza Di Roma.
A Secretaria de Esporte informou que aguarda um ofício da entidade para conceder a administração do local, porém, antes disso, o departamento jurídico da prefeitura será consultado para verificar se não existe impedimento legal.

.: Jardim Tulipas irá ganhar igreja católica da comunidade São Josémaria Escrivá :.

A comunidade São Josémaria Escrivá, que pertence ao Santuário São Judas Tadeu do Central Parque, terá a sua própria igreja, que será construída em um terreno, na Avenida Tereza Albiero, no Jardim Tulipas. Atualmente, as missas da comunidade são realizadas em um salão alugado, que fica na Avenida Mário José Azevedo de Almeida, 143, no bairro Piazza Di Roma. A construção da nova igreja terá início somente após a conclusão das obras da fachada externa do Santuário São Judas Tadeu. Também estão em fase final as obras de reforma do Centro Social Padre Pio, no bairro Jardim São Marcos, onde são desenvolvidas atividades assistenciais para as famílias carentes da região. Confira a programação da Semana Santa 2013, nas igrejas da região, e participe!

 


Sorolands e as águas de março
fechando o verão!

É colega, as águas de março estão uma loucura! Na noite de sábado, 9 de março, uma chuva forte atingiu Sorolands, por mais de 1 hora, e trouxe o caos para várias partes da cidade, inclusive para a Zona Oeste. No Ouro Fino, nossa esse bairro ultimamente está famoso, é cada história, 2 homens foram arrastados por uma enxurrada e foram resgatados pela Guarda Civil Municipal. No domingo, 10 de março, mais um pouco de chuva, e as águas de março deixaram parte do bairro Wanel Ville no escuro: sem energia elétrica! Só sei que é como diz a canção: “É pau, é pedra, é o fim do caminho; é um resto de toco; é um pouco sozinho; é um caco de vidro; é a vida, é o sol; é a noite, é a morte, é o laço, é o anzol! E salve-se quem puder!
Já que a Prefeitura de Sorocaba gosta tanto de preservar a ecologia, vamos deixar chover, alagar tudo, já alaga mesmo, e é só distribuir botes infláveis de graça para a população. Aí resolve o problema do trânsito nos horários de pico, ninguém paga a passagem caríssima do ônibus, e todo mundo fica feliz! Isso que é preservar a natureza!
Não pague para ser atendido, mas reze para sair vivo! A saúde pública em Sorocaba está dando o que falar. Na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste, na Av. General Carneiro, um médico foi flagrado jogando game pelo celular, enquanto mais de 60 pessoas esperavam para ser atendidas, é mole? Enquanto o médico se divertia pelo celular, os pacientes esperaram até 4 horas para serem atendidos. Já sei o que aconteceu: ele é tão moderno e antenado com as novas tecnologias da tele-medicina, que atende as pessoas pelo celular ou por telepatia mesmo! Viva a modernidade!

 

Garota Enxaqueca

 

Curso sobre Espiritismo

Inscrições abertas e gratuitas. Aulas às quintas-feiras, às 20 horas, sobre a doutrina espírita, biografia de Allan Kardec e seus livros, além de temas como reencarnações, o carma e a necessidade da prática do bem. O Núcleo Ismael fica na Rua Arnaldo Giardini, 131, no Jardim Itanguá II.

Escola de Aprendizes do Evangelho

O Núcleo Ismael também inicia no dia 18 de maio, às 17 horas, a 31ª Turma da Escola de Aprendizes do Evangelho. Inscrições abertas e gratuitas no local. As aulas são baseadas no Evangelho de Jesus e tem como foco principal o aperfeiçoamento moral da humanidade, por meio da reforma do ser.

1ª Cia da PM na Zona Oeste

Foi publicada no jornal do município, do dia 15 de março, a lei nº 10.406, que corrige o texto da lei anterior sobre a doação de um terreno da prefeitura de Sorocaba, para a construção da sede da 1ª Cia da PM, na Zona Oeste. A alteração é necessária para dar seguimento ao processo de doação, posterior repasse de verbas e início das obras.