.: Matérias Central Parque 41 :.
 
.: Editorial :.

 

Um novo ano,
cheio de novas oportunidades

Estamos quase no final do ano! Época de rever os planos traçados e fazer um balanço do que conseguimos ou não conquistar ao longo de quase 12 meses. O tempo voa e é preciso mudar! Temos que acompanhar as inovações que acontecem no mundo e por isso durante 2012 o Jornal Bairro em Foco tem investido em mudanças para levar até você um jornal melhor. Alguns leitores e anunciantes já perceberam que, aos poucos, o jornal está mudando, sempre com o objetivo de levar assuntos de interesse do nosso público em geral. Mudanças na diagramação, no conteúdo, na criação das artes, treinamentos, entre outras.
Fazendo o nosso balanço geral, acreditamos que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda podemos avançar mais. Muitas ações para melhorar o Jornal Bairro em Foco foram e estão sendo colocadas em prática e sabemos que é possível realizar mais e melhor! Por isso, estamos em busca de aperfeiçoamento, conhecimento, dedicação e motivação para fazermos, cada vez mais, um jornal de qualidade. Além disso, estamos abertos para ouvir as sugestões dos nossos leitores e anunciantes. No expediente do jornal, na página 3, estão nossos telefones de contato e e-mail para quem quiser ligar ou escrever, porque a opinião do nosso público é sempre muito importante.
Que em 2013 possamos avançar ainda mais e com a certeza de que estamos na direção correta. Novos planos, metas e ações e a vontade de acertar sempre! Por isso, desejamos a todos vocês um feliz natal e um ano novo repleto de alegrias e conquistas. Que possamos ser melhores no que fazemos, enfrentar os desafios com coragem, determinação e motivação para inovar!
Por isso, um agradecimento todo especial a vocês, leitores e anunciantes, que estiveram o ano todo com o Jornal Bairro em Foco, sempre em busca de crescimento e realizações. A Zona Oeste de Sorocaba está crescendo, ganhando novos investimentos e empreendimentos. É uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais o comércio local. A hora é agora. É tempo de renovar, é tempo de acreditar em um novo tempo! Boas festas!


Ana Claudia Martins

.: Associação de Moradores do Piazza Di Roma é recebida no Palácio dos Bandeirantes :.

No dia 25 de outubro, o presidente da Associação de Moradores e Proprietários dos Bairros Jardim Piazza Di Roma I, II, Jardim Tulipas, Arco Iris, Verde Vale, Jardim Colonial, Central Parque e adjacências, Manoel Borges, e 2 membros da diretoria, foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes, na sede do governo estadual, em São Paulo. Acompanhados pela equipe de reportagem do Jornal Bairro em Foco, os representantes da Associação de Moradores foram recebidos pelo chefe de gabinete do vice-governador, Carlos Nabil Ghobril, no período da manhã.
Durante a visita, os membros da Associação aproveitaram para pedir apoio aos projetos para a Zona Oeste de Sorocaba: construção do Parque Linear do Piazza Di Roma, Quadra Poliesportiva e o Centro Cultural Piazza Di Roma, com banheiros e vestiários, biblioteca, auditório, Academia ao Ar Livre e estacionamento. Além disso, a entidade ainda aguarda a concretização do processo para a construção da sede da 1ª Cia da PM, num terreno da região, que foi doado ao Estado pela prefeitura. “Também encaminhamos para a Secretaria de Segurança Pública nosso requerimento pedindo a permanência do 9º Distrito Policial, no Jardim Vera Cruz. A população não pode ficar sem esse atendimento e entendemos que o mesmo não pode ser fechado e transferido”, explica Borges.
Em seguida, o grupo seguiu para a Assembleia Legislativa, onde foi recebido pelo chefe de gabinete do deputado estadual João Caramez, José Lupércio Zerbinatti. Os representantes da Associação de Moradores também foram em busca de apoio na Assembleia para que os projetos apresentados possam entrar no cronograma do orçamento estadual no ano que vem. “O nosso papel é esse. Temos que mostrar quais são as necessidades da nossa comunidade para o poder público”, disse Borges.
Para o chefe de gabinete Zerbinatti, o trabalho desenvolvido pela Associação de Moradores do Piazza Di Roma é um exemplo para as demais entidades. “Se todas agissem assim certamente nosso país estaria melhor”, afirma. Ele também parabenizou o Jornal Bairro em Foco pela cobertura das ações da comunidade.

Curiosidade

O Palácio dos Bandeirantes possui um rico acervo artístico, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros. Diversas dessas obras podem ser vistas durante as exposições temporárias. Além disso, é possível ver ainda o Salão dos Pratos e a Galeria dos Governadores.

 

.: Alunos do Central Parque visitam a 30ª Bienal de Arte de São Paulo :.

Um grupo de estudantes de 2 escolas estaduais da região do Central Parque, na Zona Oeste de Sorocaba, visitaram a 30ª Bienal de Arte de São Paulo, durante o mês de novembro. Os alunos da 5ª série da EE Elza Salvestro Bonilha estiveram na Bienal no dia 8 de novembro, e os da 1ª série do Ensino Médio da EE Antonio Miguel Pereira Júnior no dia 13. Segundo a professora da EE Elza Salvestro Bonilha, Marisangela Andrade, os alunos fizeram uma visita monitorada e conheceram vários trabalhos, em diversas linguagens artísticas e de vários artistas contemporâneos do Brasil e do Exterior. “Além de agradável, proporcionou nova oportunidade de cultura e conhecimento para os nossos alunos”, conta.
Este ano, a Bienal apresenta o tema “A iminência das Poéticas” e já recebeu mais de 51 mil alunos da rede estadual por meio do programa Cultura é Currículo, da Secretaria Estadual de Educação. Um dos objetivos do programa é despertar entre os estudantes a sensibilidade para a arte e intensificar, por meio das diversas formas de manifestação artística, as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Para a professora-coordenadora do núcleo pedagógico de arte da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, Roberta Jorge Luz, a exposição propicia a imersão dos alunos na arte contemporânea e possibilita a compreensão de estudos teóricos desenvolvidos em sala de aula. “A Bienal é um dos acontecimentos artísticos mais importantes do país. A atividade complementa a formação iniciada no ambiente escolar e traduz por meio dos trabalhos expostos os conceitos estudados”, afirma.
Segundo a coordenadora, os alunos das 26 escolas de Sorocaba que visitaram a Bienal já estão familiarizados com a arte contemporânea. Neste semestre, eles realizaram trabalhos sobre a história da mostra, os artistas que expuseram seus trabalhos no evento, e as diferentes formas de expressão. “Após a visita, eles produzirão trabalhos artísticos, que serão compilados em um portfólio, que será enviado à Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba.
Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação.

Bienal de Arte de São Paulo
Desde a sua primeira edição, em 1951, a Bienal de São Paulo procura investigar a produção cultural contemporânea a partir do ponto de vista de quem está no Brasil, e de como se inserir no contexto internacional. A ideia de permanente interlocução foi também o ponto de partida da 30ª Bienal - A iminência das Poéticas. Procurando instaurar-se como uma plataforma de encontro para a diversidade das poéticas, a exposição pretendeu ser um evento capaz de produzir constelações de obras e artistas que conversam entre si.




.: Precisando de crédito? A solução está na CredCristal! :.
A CredCristal oferece soluções financeiras de forma segura e confiável para você que precisa de crédito para realizar o seu sonho. Especializada na área de serviços financeiros, a CredCristal possui linhas de crédito nas seguintes modalidades: pessoal, consignado, imobiliário, seguros, financiamento e refinanciamento de veículos, consórcios, além de outros produtos como convênios médico e odontológico.
Se você está com restrição no nome, é aposentado ou pensionista do INSS (está sem margem), Servidor Público, Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou funcionário registrado com mais de 1 ano de empresa, a CredCristal tem as melhores opções de crédito com taxas de juros competitivas.
Além disso, a CredCristal também possui soluções financeiras para você que precisa investir na sua empresa ou abrir seu próprio negócio. São linhas de crédito voltadas à empresa e seus colaboradores nas modalidades consignado privado, seguro empresarial, cartões corporativos (crédito, alimentação, refeição, vale presente e cesta de Natal), convênio médico e odontológico e educação financeira. Venha conhecer a CredCristal! Com um atendimento personalizado, taxas competitivas, total transparência nos negócios e uma assessoria financeira completa para você que precisa de crédito! Saiba mais: www.credcristal.com.br ou ligue para: 3329-3916 / 3329-3917. A CredCristal está pertinho de você, na Rua José Tótora, 418 – 2º andar, no Central Parque.


.: Grupo Cidadania Reviver promove baile de confraternização :.

Já estão à venda os convites para o baile de confraternização do Grupo Cidadania Reviver, que realiza diversas atividades para a terceira idade. O evento será no dia 30 de novembro e o valor do convite é de R$ 30,00 por pessoa. O baile terá música ao vivo e os participantes devem ir vestidos de branco, para apreciar um delicioso jantar e comemorar as festas do final do ano. E no dia 9 de dezembro, a entidade promove uma bacalhoada beneficente, em prol do Cidadania Reviver. O valor do convite é R$ 35,00. Mais informações sobre os eventos, pelo telefone: 3221-8386 ou na Rua Orestes Angelo Coló, 112, no bairro Jardim São Marcos.

16º Encontro da Feliz Idade

O Grupo Cidadania Reviver também está organizando uma viagem para o 16º Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América-Latina, que será realizado de 16 a 21 de abril de 2013, em Balneário Camboriú (SC). Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 10 de dezembro, na própria entidade. O evento terá apresentações artísticas, bailes, desfiles das delegações, concursos, concurso de dança, praia, passeios, sorteios e muito mais!


.: Foco Social - Paula Pacheco :.

.: Odonto Company chega à Zona Oeste para transformar seu sorriso :.
Agora você pode realizar o seu sonho de ter um sorriso bonito e uma boca saudável. A OdontoCompany, uma rede de clínicas odontológicas com 20 anos de mercado, conta com uma equipe de profissionais especializados, equipamentos e tecnologia avançada, além de ampla facilidade nas condições de pagamento, com procedimentos parcelados em até 24 vezes.
A clínica, inaugurada no último dia 5 de outubro na Av. Dr. Américo Figueiredo, 2.419, no Parque Manchester, oferece 6 consultórios com tecnologia de primeiro mundo, serviços de ortodontia, implantodontia, periodontia, cirurgias, endodontia, próteses, reabilitação oral, estética e odontopediatria. “É um grande diferencial o fato da OdontoCompany ter uma rede com mais de 70 clínicas em todo Brasil trazendo toda esta experiência à unidade de Sorocaba, garantindo com isso total qualidade dos serviços prestados.”, afirma o diretor Comercial Silvio Kupper.
Além disso, a OdontoCompany está preparada para atender pacientes portadores de necessidades especiais, idosos e crianças com total conforto, qualidade e respeito, pois tem todos os ambientes climatizados, amplo estacionamento com vagas específicas para cadeirantes e idosos. Venha conhecer a OdontoCompany e realize o seu sonho de ter um sorriso bonito e saudável, com condições que cabem no seu bolso! OdontoCompany: uma clínica moderna, com equipamentos de última geração e profissionais qualificados para atender você e sua família! Mais informações: 3411-8088 ou 3418-5055. Veja anúncio na página 20,

.: Consultor de negócios dará palestra gratuita para empresários da região :.

Sorocaba cresceu 150% nos últimos 10 anos e o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade saltou de R$ 5,7 bilhões em 2000, para R$ 14,2 bilhões em 2012. O reflexo desse crescimento é visível por toda a cidade e as regiões também crescem. Com a quase saturação de empreendimentos na Zona Norte, a bola da vez é a Zona Oeste de Sorocaba. Novos empreendimentos comerciais e residenciais não param de chegar ao local, atraindo cada vez mais investidores, moradores e aumentando as vendas do comércio local. Recentemente, o bairro do Wanel Ville recebeu a 1ª filial de uma das mais tradicionais padarias da cidade e em breve uma unidade do McDonald’s será inaugurada na Avenida Armando Pannunzio, gerando empregos e aumento no volume de negócios.
O momento é uma ótima oportunidade para fortalecer e preparar as micros e pequenas empresas da região para acompanhar o crescimento da Zona Oeste e assim aumentar suas vendas e faturamento. Para isso, informação e conhecimento são necessários. Os comerciantes locais precisam estar preparados para acompanhar o crescimento da região e atender as novas demandas dos clientes por produtos e serviços de qualidade.
Saiba como fortalecer o seu modelo de negócio e preparar sua empresa para crescer com a região na palestra do consultor do Sebrae Nacional e professor universitário Egnaldo Paulino, com 30 anos de experiência na área de Gestão de Negócios e Mestre em Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Negócios pela PUC-Campinas.
O evento será realizado dia 30 de novembro, às 19h30, no salão Cajú Eventos, que fica na Av. Flavio Fazano, 299, no bairro Piazza Di Roma. Informações: 3329-3837 e 3329-7596.




.: Sorocaba recebe a 1ª unidade da Smartz School no Wanel Ville :.

Chegou em Sorocaba a 1ª unidade da Smartz School, a melhor opção em reforço, complemento e avanço escolar. A escola foi inaugurada no dia 10 de outubro e contou com a presença de pais, que assistiram uma palestra sobre o método da Smartz School, que foi ministrada pela representante da marca, Adriana Ferrari. Segundo ela, o método da Smartz School é individualizado e o ensino é complementar a escola. “Há centenas de unidades espalhadas pelo Brasil e até no exterior atuando no reforço escolar nas disciplinas de Matemática, Português e Inglês, utilizando recursos modernos, inclusive uma caneta que fala, para crianças, jovens e adultos”, afirma.
Margarida Munhoz participou da inauguração da unidade no Wanel Ville e ficou encantada com a escola e o método de ensino. “Tenho uma filha de 10 anos que precisa de reforço escolar em Matemática e o método Smartz School será fundamental para ela recuperar as notas na escola e não perder o ano”, disse.
Venha você também conhecer o método de ensino individualizado da Smartz School e ajude seu filho a ter melhores resultados no ensino tradicional. Venha conhecer a escola e aproveite os preços promocionais de inauguração! Smartz School: uma empresa que busca excelência em qualidade de ensino. Mais do que um método é uma postura de vida positiva diante dos desafios do aprendizado! Informações: 3034-3663.


.: VetSpa: máquina secadora de animais torna o banho mais prazeroso :.

A VetSpa, clínica veterinária do bairro Central Parque, está entre os poucos pet shops de Sorocaba que possuem a moderna máquina secadora de animais. O novo equipamento torna o momento do banho de cães e gatos mais prazeroso, já que o equipamento possui um sistema de circulação do ar interno. Com isso, os animais não ficam expostos ao barulho intenso dos secadores comuns, por exemplo. Além disso, a máquina possui uma temperatura agradável que seca o pelo e a pele do animal e o deixa mais relaxado. “O equipamento alivia o stress dos animais no momento do banho”, afirma a veterinária e proprietária, Viviane Regina Vieira Almeida. De acordo com Viviane, o banho e a tosa são supervisionados a todo o momento por ela, o que proporciona maior segurança para os donos. “Fazemos uma triagem do animal e se qualquer problema for constatado, imediatamente, agimos para tornar o momento do banho e da tosa mais agradável”, conta.


.: Banho e Tosa: cuidados e dicas para tornar esse momento mais prazeroso :.

O momento do banho para o seu animal, cão ou gato, deve ser algo divertido e prazeroso. Por isso, todos os cuidados devem ser tomados para manter a saúde física e psicológica deles. Lembrando também que em geral os Pets Shops têm um grande fluxo de cães e gatos para banho e tosa, sem um controle de histórico vacinal, e neste caso doenças infecciosas e parasitárias podem disseminar mais facilmente. Portanto, se seu animal frequenta banho ou tosa semanalmente ou esporadicamente, mantenha ele sempre com as vacinas atualizadas e com pulgicidas/carrapaticidas aplicados mensalmente (de modo preventivo).
A proprietária de um banho e tosa no bairro do Central Parque, Patrícia Nascimento, dá algumas dicas para a escolha de um local ideal. “É fundamental ter pessoas com experiência em banho e tosa e muito cuidado com os animais para não machucá-los, principalmente na hora da tosa”, afirma.
Já Regiane Rosa Fogaça, que possui um pet shop no mesmo bairro, acredita que o local ideal deve ter um vidro, onde o trabalho possa ser visto pelo dono do animal. “Além disso, é preciso pessoas capacitadas em banho e tosa, que o local seja legalizado, shampoo e produtos de qualidade, toalhas esterilizadas e higienizadas”, disse.

Dicas de férias
Será que vale a pena levar o seu animal de estimação nas férias da família? Se você pretende deixá-lo enquanto a família viaja, as principais opções são: casa de um parente ou amigo de confiança, hotel para animais ou contratar uma pessoa para cuidar na própria residência. “Independente do local escolhido, é fundamental o dono visitar antes de deixar o cão”, explica Regiane Fogaça. Segundo ela, caso a família queira levar o animal de estimação, primeiro, tem que verificar se o local aceita cães. “Também é muito importante transportá-lo em caixas próprias, e não solto no carro”, conta.


.: Loja organizada vende mais e melhor: 20 tópicos fundamentais :.

Continuando a série de reportagens sobre o tema “Loja organizada vende mais e melhor”, com as dicas do analista do Sebrae/Sorocaba, Eduardo Mantovani, saiba quais são os 20 tópicos fundamentais para que sua loja ou empresa esteja totalmente adequada para vender mais e encantar seus clientes. Se você dedicar atenção, cuidado e realizar as mudanças necessárias, sem altos custos, o ato da compra será uma ação agradável para o seu cliente, além de ser uma ótima maneira para fidelizá-lo. Confira: Fachada externa (comunicação visual), vitrines, layout geral, acesso à loja, facilidade de fluxo, móveis e equipamentos, disposição dos produtos, apresentação dos produtos, precificação, agrupamento de produtos, frente mínima, comunicação visual interna, música ambiente, climatização, áreas nobres, promoção de vendas, iluminação, limpeza, provadores e banheiros. Com todos esses cuidados, a sua loja será sempre um ambiente agradável para a conquista de cada vez mais clientes. Pense nisso!

Prepare-se para as festas de final de ano

Organização é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e por isso já está na hora de planejar as vendas para as festas de final de ano. Será que você vai precisar fazer alguma contratação temporária? E o estoque de produtos para atender a demanda desta época do ano? Como está o fluxo de caixa da sua empresa?
Se for necessária a contratação temporária, fique atento à legislação trabalhista para não ter problemas futuros e ao perfil do candidato. Não é aconselhável colocar temporários em atividades chaves da empresa, como na área de vendas. Para vender mais nesta época do ano, a dica é sair na frente e preparar o estoque de produtos e já aproveitar a 1ª parcela do 13º. Por isso, fique de olho no fluxo de caixa da empresa: o que possibilita identificar as sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.



 


Deu a louca no Brasil

Um médico brasileiro vai ganhar o prêmio Nobel de medicina por inventar um novo e milagroso remédio para emagrecer: “cadialina”. O caso foi registrado na Bahia, onde uma dona de casa passou por um posto de saúde móvel e relatou dores no fígado e que desejaria emagrecer. Então, o médico disse para ela comprar 6 cadeados: uma para a boca, outro para a geladeira, outro para o armário, um para o freezer, um para o congelador e outro para o cofre da casa. É mole? Ahahahahahahahaha
Enquanto isso, em Minas Gerais aconteceu o lançamento do ano no setor Pet: um motel canino, que oferece quartos românticos, banho de ofurô, cerveja sem álcool sabor carne vermelha, entre outras coisas! A notícia foi parar até no New York Times: um dos mais importantes jornais do mundo. O jornal americano afirma que a abertura de um motel para cachorros faz parte de um processo de mudanças no Brasil. O que será que isso significa? Ah, já sei. Primeiro os americanos pensavam que aqui só existiam macacos. Agora, como evoluímos, eles acham que só existem cachorros! Ahahahahahaha
E um renomado consultor de moda brasileiro, radicado em Nova York, sugeriu que as empresas do setor de moda do país precisam aprender a exportar o estilo periguete brasileira. Já que periguete não sente frio, acho que a coleção outono/inverno 2013 periguete by Brasil vai fazer o maior sucesso no inverno europeu! Ahahahahaha
Ainda bem que 2012 já está no fim. Bom, agora nos resta aguardar para ver se o mundo acaba mesmo em dezembro ou não! Caso acabe, por favor, me avisem! Bom peru para todo mundo e um copo americano de sidra Cereser para brindar o ano novo. Só não vai engasgar com o caroço da uva pulando 7 ondinhas em Monga Beach! Ahahahahaha

 

Garota Enxaqueca




 

Divisão do Bem-Estar Animal

Sorocaba poderá ter em 2013 uma repartição municipal especialmente para atender os direitos dos animais, reivindicação de ONGs da cidade. O projeto de lei que cria a Divisão do Bem-Estar Animal será enviado pela prefeitura à Câmara ainda em novembro.