.: Matérias Central Parque 39 :.
 
.: Editorial :.

 

Cada um tem que fazer a sua parte

Vários bairros da Zona Oeste de Sorocaba sofrem com o problema de assaltos e furtos de casas e veículos. No Wanel Ville, por exemplo, muitos moradores enfrentam esse problema e ficam desesperados, sem saber o que fazer. Uma alternativa, além de tomar todos os cuidados possíveis com segurança, cercas elétricas, vigias, câmeras, entre outros, é sempre registrar um boletim de ocorrência porque a polícia trabalha com estatísticas e só assim aumenta o policiamento em alguma região.
Outra saída é fazer parte de forma ativa de associações de bairros e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/Sul), que atende a área correspondente aos 3º e 9º DPs e da 1ª Cia da PM, toda a Zona Oeste da cidade. A atuação do Conseg deve sim ajudar os bairros da região na questão da segurança pública e tentar encontrar soluções junto com a comunidade e com os órgãos competentes para proteger o cidadão. Vejamos o exemplo da Associação de Moradores do Piazza Di Roma que com quase 2 anos de atuação na região e com uma sede no bairro, em pouco tempo, conseguiu diminuir os casos de assaltos à residências com a presença constante de viaturas da PM e Guarda Municipal no local.
A parceria é sempre uma ótima forma de encontrar boas soluções para os nossos problemas, mas cada um precisa fazer a sua parte. É necessário participar das reuniões seja do Conseg ou da associação de moradores do seu bairro para que os problemas sejam apresentados e discutidas as melhores soluções. Juntos somos mais fortes e podemos buscar saídas para aumentar a segurança nos bairros. Basta que para isso as pessoas queiram realmente se envolver e se comprometer em buscas de soluções para o bem comum.
Por isso também é tão importante a atuação de associações de moradores que realmente desejam fazer um trabalho comunitário de verdade e não apenas aquelas que aparecem em ano eleitoral para buscar votos, fiquem atentos! E se o seu bairro não possui uma associação séria e responsável, que tal formar um grupo de pessoas, chame seus vizinhos, e crie uma! O atual presidente do Conseg/Sul faz parte da Associação dos Moradores do Jardim São Paulo: Genésio Albuquerque. Para saber a data, horário e local das reuniões ligue para: 3217-3394.

Ana Claudia Martins


.: Associações de Moradores querem permanência do 9º DP na região :.

As Associações de Moradores das regiões do Piazza Di Roma e do Jardim São Paulo querem a permanência do 9º Distrito Policial de Sorocaba na Zona Oeste da cidade. O 9º DP está há muitos anos localizado na Rua Maria Domingas Milego, 151, no bairro Jardim Vera Cruz. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Sorocaba-Sul (Conseg), Genésio Ferreira de Albuquerque, e também da Associação de Moradores do Jardim São Paulo, se reuniu no dia 13 de junho com o presidente da Associação dos Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Arco Iris, Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências, Manoel Borges para, em nome das 2 entidades da Zona Oeste elaborarem um requerimento que foi entregue ao Delegado Seccional da Polícia Civil de Sorocaba, André Maximiliano Moron Machado. Os presidentes das associações pedem que o delegado seccional mantenha o 9º DP na região, mesmo que em novo endereço.
Segundo o presidente do Conseg, a área de atuação do Conselho compreende 29 bairros, com aproximadamente 190 mil moradores na região. “Temos visto pela mídia o aumento de roubos e furtos na Zona Oeste e se o 9º DP for transferido daqui, a população irá ficar ainda mais vulnerável”, afirma Albuquerque.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Piazza Di Roma, Manoel Borges, a decisão de transferir o 9º DP não pode ser tomada sem pelo menos a população ou seus representantes serem ouvidos. “Soubemos dessa decisão por meio do presidente do Conseg-Sul e não fomos ouvidos. Agora estamos pedindo que se for preciso transferir o DP para outro local, que pelo menos seja na região”, destaca.
Após a entrega do requerimento ao Delegado Seccional de Sorocaba, as associações aguardam uma resposta favorável para a questão. No ano passado, a Associação de Moradores do Piazza Di Roma ao saber da possibilidade de mudança da 1ª Cia da PM para outra região da cidade, se mobilizou, produziu um abaixo-assinado e conseguiu a permanência da Companhia na Zona Oeste, num novo espaço. “Vamos lutar para que as autoridades entendam a importância do 9º DP para a região”, afirma Borges.
A Associação dos Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Arco Iris, Verde Vale, Central Parque, Jardim Colonial e Adjacências e a Associação dos Moradores do Jardim São Paulo agora aguardam uma resposta da Delegacia Seccional de Sorocaba sobre a permanência do 9º DP na Zona Oeste da cidade.

 

.: Grupo Cidadania Reviver cria oficina de restauração de brinquedos :.

O Grupo Cidadania Reviver, do bairro Jardim São Marcos, iniciou no mês de maio deste ano uma oficina de artes, com a participação de membros da Companhia Anjos da Alegria: voluntários que se vestem de palhaços e visitam hospitais e entidades em Sorocaba. Com a ajuda de outros voluntários, todas às quintas-feiras à tarde, a partir das 14 horas, os participantes se reúnem na sede do Cidadania Reviver para restaurar e consertar brinquedos usados, além de criar outros com material reciclado. Após a restauração, os brinquedos são doados para as crianças em hospitais ou em entidades carentes.
A responsável pela Cia Anjos da Alegria, Maria José Macedo, afirma que recebe muito brinquedo doado que precisa ser consertado. “Então, tivemos essa ideia de unir alguns voluntários para consertar as bonecas e carrinhos e para criar outros com material reciclado. Depois, tudo é doado para as crianças, principalmente no dia delas e no Natal”, comenta.
Garrafas pets viram um sofá para bonecas ou um “porta-treco” para a criançada. As bonecas ganham um novo visual, são consertadas e lavadas e ficam semi-novas e prontas para serem usadas por outras crianças. Basta soltar a imaginação para criar brinquedos divertidos. Papelão e figuras de personagens infantis podem virar uma máquina de tirar fotos. Lucina Mira é voluntária do projeto e ficou encantada com a possibilidade de ajudar. “Quem quiser doar brinquedos para a nossa oficina pode entrar em contato com o Grupo Cidadania Reviver pelo telefone: 3221-8386”, explica.
O Grupo Cidadania Reviver fica na Rua Orestes Angelo Coló, 112 e possui diversas atividades gratuitas para a terceira idade, além de outros cursos e atendimentos.

.: Duagraf adquire novo equipamento de impressão :.
A DuaGraf adquiriu recentemente um novo equipamento de impressão: uma OFF-SET Heildelberg GTO, que é uma das marcas mais consagradas atualmente existentes no mercado de impressão gráfica, entre outros equipamentos. Com a nova máquina, a DuaGraf oferece aos seus clientes muito mais qualidade e rapidez para quem busca uma impressão impecável.
A DuaGraf foi fundada em agosto de 2000, no bairro Júlio de Mesquita, e se tornou tradicional e sinônimo de qualidade e referência na Zona Oeste de Sorocaba em impressão. Após conquistar o mercado da região e a satisfação de seus clientes, a DuaGraf se mudou para um espaço mais amplo na Rua Giuseppina CaGliero, 551, no bairro do Central Parque.
Em sua sede própria, a empresa oferece um melhor atendimento para a total satisfação dos seus clientes. Pensou em gráfica, pensou DuaGraf!

.: Jornal Bairro em Foco em novo endereço :.
Desde o dia 18 de abril, a sede do Jornal Bairro em Foco está em novo endereço: Rua Leo Migliorini, 88, sala 1, no bairro Wanel Ville IV. A nova localização, na rua lateral de entrada e saída do Supermercado Santo, oferece muito mais facilidade e praticidade para aqueles que precisam fazer seus anúncios classificados, ou a publicidade da sua empresa ou negócio. Em um espaço mais amplo e de fácil acesso, a mudança de endereço da sede do Bairro em Foco visa facilitar o contato dos anunciantes com o jornal, tornando o processo de anunciar muito mais prático. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Os telefones de contato com o Jornal Bairro em Foco são: 3329-7596 e 3013-1331.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Espaço cultural Sintonia Arte & Cultura apresentará espetáculo sobre Candido Portinari :.
O espaço cultural Sintonia Arte & Cultura, do bairro Jardim São Paulo, fará um espetáculo de dança com todas as coreografias sobre a vida e a obra do mais importante pintor brasileiro: Candido Portinari. A apresentação terá no total 18 coreografias, vai envolver 55 alunos e será apresentada no Teatro Municipal, em Sorocaba, entre outubro e novembro deste ano. A profissional de educação física e professora de dança da escola, Beatriz Nardy Ruberti, disse que a ideia de montar o espetáculo sobre a vida e as obras de Portinari surgiu como forma de tributo ao pintor, já que em 2012 faz 50 anos de sua morte. “Como este é uma ano de homenagens a Portinari, dançar suas obras seria uma maneira de enfatizar a sua importância em nossa cultura, além de proporcionar aos alunos conhecer melhor a vida do pintor”, conta.
Beatriz reuniu um grupo de 34 pessoas, entre alunos e professores da escola, e no dia 3 de abril esteve no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde foi realizada a exposição “Guerra e Paz de Portinari”. Antes de ir para a exposição, Beatriz entrou em contato com o filho do pintor, João Candido Portinari, que atualmente mora no Rio de Janeiro e é o responsável pelo Projeto Portinari. “Entrei em contato com João Candido, e comentei sobre a nossa ida a exposição, fiquei muito feliz com o seu retorno dizendo que estaria nos recepcionando no Memorial da América Latina. Com muita simplicidade ele nos recebeu, tirou fotos e conversou com as alunas, enriquecendo nossos estudos”, afirma. Beatriz conta que também convidou o filho do pintor para prestigiar a apresentação da escola, e ele manifestou desejo em estar aqui.
Beatriz também já desenhou o figurino das bailarinas e os ensaios das coreografias começaram já no mês de maio. “Estamos todos muito ansiosos com o resultado final porque o tema é bastante atual e com assuntos bem brasileiros retratados na obra do pintor”, comenta.
O espaço cultural Sintonia Arte & Cultura oferece aulas de Sapateado Americano e Irlandês, Ballet Clássico, Jazz, Street Dance, Dança de Salão e Contemporânea. Foi inaugurada em novembro de 2011 e fica na Avenida Padre Joaquim Gonçalves Pacheco, 338, 1º andar, no Jardim São Paulo. Informações pelo telefone: 3019-2281 ou 3327-3353.

.: Candido Portinari: o pintor das temáticas sociais :.

Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903 no interior do Estado de São Paulo. Viveu sua infância na pequena cidade de Brodowski e, aos 15 anos, saiu de sua terra natal para o Rio de Janeiro, para a imensa aventura de pintar uma pátria. Sem curso primário completo, e à custa de muita obstinação e talento, tornou-se um dos mais famosos pintores das Américas. Com sua morte tragicamente prematura, aos 58 anos, Portinari deixou um extraordinário legado de mais de 5 mil obras murais, afrescos e painéis, pinturas, desenhos e gravuras que representam uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira de seu tempo. Portinari retratou em sua pintura a temática social, os Retirantes, o protesto obstinado contra a violência e as injustiças. Mas há um outro Portinari de singela e delicada poesia. O Portinari lírico, que traz a infância gravada em seu coração. Durante toda a sua vida, o pintor esteve às voltas com este contraponto entre o drama e a poesia, evoluindo no tempo, do regional para o universal.
Em 2012, para comemorar os 50 anos da sua morte, o filho do pintor, João Candido Portinari, responsável pelo Projeto Portinari, realizou a exposição “Guerra e Paz”, no Brasil. Gratuita, a exposição trouxe dos EUA seus dois últimos e maiores murais, Guerra e Paz (14m de altura por 10m de largura), encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York. Uma oportunidade única e gratuita de apreciar as obras do mais importante pintor brasileiro, já que elas ficam no país até 2013 e depois devem retornar aos EUA, onde o acesso é restrito. Mais informações sobre a exposição “Guerra e Paz” e sobre o pintor pelo site: http://www.guerraepaz.org.br


.: Alunos do Central Parque participam da Semana do Tropeiro :.

Com uma série de atividades que começou no dia 4 de maio, a edição 2012 da “Semana do Tropeiro” trouxe algumas apresentações para a Zona Oeste de Sorocaba. No dia 8 de maio, pela manhã, foi a vez de um grupo de alunos da EE Antonio Miguel Pereira Júnior, do bairro Central Parque, conferir a apresentação sobre a vida dos tropeiros. O evento ocorreu no Parque João Pelegrini. Os estudantes fizeram perguntas sobre a história do tropeirismo, tiraram dúvidas e aproveitaram para conhecer 2 mulas, animais usados pelos tropeiros.
A estudante Janaína Santos, 17 anos, mora no bairro Jardim São Marcos, e gostou da apresentação. “Achei muito interessante. Eu conhecia uma parte da história dos tropeiros, mas não sabia tudo”, conta. E o aluno Luiz Fernando Beluchi, 17 anos, disse que não conhecia ainda quase nada sobre o tropeirismo. “Eu não sabia quase nada sobre eles e agora aprendi um pouco, achei legal”, afirma.
No dia 15 de maio, a apresentação foi realizada para os frequentadores da CEAGESP, na região do Jardim São Paulo, e no dia 22 houve a tradicional descida das tropas, pelo caminho dos tropeiros, saindo do Lardo do Divino até o centro da cidade.
A Semana do Tropeiro foi aberta com uma atividade na Vila dos Velhinhos, no bairro Jardim São Paulo, onde o tropeiro e gestor em equinocultura, Álvaro Augusto, contou aos idosos assistidos no local um pouco sobre a história do tropeirismo. Os idosos também puderam conhecer alguns objetos típicos do tropeiro como uma canastra de 1896, uma espécie de caixa para guardar objetos das tropas, e uma cangalha: armação de madeira ou de ferro em que se sustenta e equilibra a carga das mulas e burros, metade para um lado dela, metade para o outro.
Para o tropeiro Álvaro Augusto Antunes de Assis, é importante que toda a comunidade sorocabana tenha acesso à história dos tropeiros porque ela faz parte da história da própria cidade. “É uma forma lúdica de levar um pouco de conhecimento para eles, além de um bate-papo informal sobre a cultura tropeira”, conta.
Davi Cubas mora na Vila dos Velhinhos e ficou encantado com a apresentação sobre a vida dos tropeiros. “Gostei muito de relembrar o passado. É importante, faz parte da história da gente”, afirma.
Therezinha Rosa também é uma das assistidas da Vila dos Velhinhos e relembrou muitas das histórias contadas pelo seu avô. “O meu avô era tropeiro, então, foi muito bom relembrar aquela época, fiquei emocionada”, disse.
O secretário da Cultura e Lazer, Edmilson Chelles, disse que o evento teve atrações para todas as idades. “Fizemos palestras e apresentações em diversos bairros e a população conheceu um pouco mais sobre a vida dos tropeiros, o que incluiu até mesmo a apresentação dos animais usados nos trajetos percorridos e que eram comercializados às margens do Rio Sorocaba”, finaliza.

.: Sabe Tudo do Central Parque oferece cursos gratuitos :.

As inscrições para os cursos de Cidadania, Informática Básica e Avançada realizados nas unidade do Sabe Tudo prosseguem até o dia 13 de julho, e a procura tem sido intensa. Até o dia 4 de junho, 2.500 crianças, jovens e adultos já haviam garantido a inscrição nas 30 unidades do Sabe Tudo, distribuídas pela cidade. A maioria é para o curso de Informática Básica, sendo que até agora o Sabe Tudo do Central Parque é o mais procurado: já tem 122 inscritos.
Na aula, os alunos aprendem a digitar e formatar um texto, preparar currículo, pesquisar, navegar e descobrir o fascinante mundo virtual. Os cursos são realizados por meio de parceria com a ONG Projeto Pérola, onde monitores ministram os cursos e atendem ao público nas unidades. Com duração de cinco meses, os cursos são voltados para todo o público, a partir de 7 anos, oferecendo informações sobre informática e noções de cidadania, ajudando principalmente aqueles que buscam o primeiro emprego.
Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, mantém 30 unidades do Sabe Tudo instaladas ao lado de escolas públicas (municipais e estaduais). Atualmente são 52.627 usuários cadastrados nos Sabe Tudo, responsáveis por 1.125.373 de acessos. Apenas no mês de março deste ano foram 20.104 acessos.
Para facilitar aos usuários que trabalham durante o dia e necessitam acessar a internet ou aprender informática, os Sabe Tudo funcionam das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 13h. As inscrições podem ser feitas na unidade mais próxima do interessado até o dia 13 de julho. Em média são 170 vagas para cada unidade, sendo que o preenchimento se dará por ordem de chegada do candidato. Na Zona Oeste, há atualmente 7 unidades em funcionamento. As aulas começam no dia 6 de agosto e as inscrições podem ser feitas em qualquer uma das unidades abaixo.

ST Belmejo - EE Altemir Gonçalves - Rua Assis Chateaubriand, 70
ST Central Parque - EE Antonio Miguel Pereira Jr. - Rua Érico Veríssimo, nº 1050
ST Esmeralda - EM Benedicto José Nunes - Rua Padre Domênico Trivi, 93
ST Ipiranga - EM Irineu Leister - Rua Odete Nanci Geraldi, 65
ST Júlio de Mesquita - EM Luiz Almeida Marins - Av. Luiz G. do Nascimento s/n
ST Santa Bárbara - EM Maria de Lourdes Martinez - Rua Dária G. da Silva, 300
ST Wanel Ville - EM Oswaldo Duarte - Rua Luiz Gabriotti, s/n


.: Centro Esportivo do Jardim Simus abre novas turmas de voleibol :.

O Centro Esportivo Padre Pieroni, no bairro Jardim Simus, está com inscrições abertas para novas turmas de voleibol para iniciantes, masculino e feminino, para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para se inscrever, os interessados devem ir até o Centro Esportivo, acompanhados de um responsável, e apresentar o RG, 2 fotos 3 x 4, e comprovante de residência. As inscrições estão abertas para moradores de qualquer região, inclusive de outras cidades.
O Centro Esportivo Padre Pieroni fica na Avenida Dr. Américo Figueiredo, 1.200 e atende ao público na segunda-feira das 13h às 17h, e de terça à sexta das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3222-7573.

 

.: Doação de terreno para a nova sede da 1ª Cia da PM depende de aprovação na Câmara :.

No dia 9 de março, foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei nº 75/2012, de autoria do prefeito Vitor Lippi, que dispõe sobre a doação de um terreno, localizado no bairro Jardim Piazza Di Roma II ao governo do Estado de São Paulo, para a construção de uma nova sede para a 1ª Cia da Polícia Militar, atualmente localizada na Avenida Dr. Américo Figueiredo, 3.585, no bairro Júlio de Mesquita. Em 2011, após saber da intenção do Comando do 7° Batalhão da Polícia Militar do Interior, de construir uma nova sede em outra região, a Associação dos Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II e Adjacências se mobilizou e fez um abaixoassinado, com mais de 4 mil assinaturas, para impedir que a nova sede seja construída fora da Zona Oeste. O Comando do 7° Batalhão alegou que o atual espaço, que é alugado, não é suficiente para o efetivo dos policiais e nem para as viaturas. O abaixoassinado foi entregue ao prefeito e vereadores e o presidente da Associação dos Moradores, Manoel Borges, foi até a Secretaria Estadual de Segurança Pública, em São Paulo, solicitar que a nova sede não saia da região. “Também fomos à Assembleia Legislativa e conseguimos o apoio da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e do deputado estadual João Caramez (PSDB) para construir a nova sede da 1ª Cia, na Zona Oeste”, disse.
Em novembro de 2011, o deputado João Caramez comunicou à Associação, que apresentou a emenda de nº 5927, ao Projeto de Lei Orçamentária nº954/2011 (orçamento do governo estadual para 2012), destinando uma verba de R$ 500 mil para a construção de prédio próprio da 1ª Cia da PM em Sorocaba. Se a doação do terreno for aprovada pela Câmara a nova sede da 1ª Cia permanecerá na região e será construída numa área de 4.302,65 m², localizada entre as ruas Luiz Antônio Ribeiro, Nadir Leite Barboza Santos e Paulo de Mello. No dia 27 de março, o presidente da Associação esteve novamente na Câmara para acompanhar o andamento do processo e saber quando o projeto de lei deve entrar em votação. “Eu passei a manhã toda lá e conversei com alguns vereadores, mas ainda não há uma data prevista para a votação”, disse. O vereador Claudio Sorocaba 1 informou que ainda não recebeu o projeto e que ele só deve entrar em votação após passar pelo parecer das comissões. “Em seguida, o projeto de lei será enviado ao presidente da Câmara, mas o projeto não está com pedido de urgência”, afirma.


.: Pet Clin: em novo endereço e novos serviços :.

A Pet Clin está em novo endereço desde o dia 12 de maio: Avenida Elias Maluf, 2.199, no Wanel Ville IV. Com um espaço mais amplo e confortável, a Pet Clin oferece a seus clientes novos serviços: como hotel para cães e gatos, além de consultas, vacinas, banho e tosa, limpeza de tártaro, medicamentos, rações, cirurgias e atendimento em domicílio. Tudo para oferecer o melhor atendimento ao seu cão ou gato!
A saúde do seu animal de estimação começa pela higiene bucal. Cuide bem do seu Pet e agende um horário. Pet Clin: cuidando da saúde do seu melhor amigo! Informações: 3346-9536 ou 3388-5136. Venha nos conhecer!.

 

.: Datas comemorativas: dia da pizza, do rock e da 1ª viagem à lua :.
O mês de julho traz algumas datas curiosas. É difícil encontrar uma pessoa que não goste de uma deliciosa pizza. O prato é tão popular no Brasil que o seu dia é comemorado no dia 10. A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A receita acabou chegando à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje. No Brasil, ela chegou em 1950 com os imigrantes italianos e caiu definitivamente no gosto dos brasileiros.
No dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do rock. Nessa data, em 1985, foram realizados shows simultaneamente em Londres e na Filadélfia com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o fim da fome na Etiópia. Os eventos contaram com a participação de grandes nomes do rock mundial como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, Mick Jagger, U2, entre outros. Vinte anos depois, ocorreu o Live 8 também em 13 de julho e em vários países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 (grupo dos países mais ricos do mundo) a perdoar a dívida externa dos países pobres. No evento, a banda de rock britânica e uma das mais famosas do mundo, Pink Floyd, participou do show, após 20 anos sem tocar.
Diretores da Nasa anunciaram para o ano de 1969 mais cinco missões Apollo. A de número 9 foi um importante teste de equipamentos e a missão 10 avançou um pouco, mas também não chegou a atingir o solo lunar. No dia 20 de julho de 1969, no entanto, Neil Armstrong, da Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A novidade foi transmitida pela TV e pelo rádio a cerca de 1,2 bilhão de pessoas. . A tripulação contou com mais dois homens: Buzz Aldrin e Michael Collins. Armstrong proferiu uma das mais famosas frases da história: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”. A bandeira dos Estados Unidos foi hasteada e a ela Armstrong e Aldrin prestaram continência. Em solo lunar foi deixada uma placa com a mensagem: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”. Na bagagem, os astronautas trouxeram 37 quilos de pedras, que foram analisadas em laboratórios. A idéia era descobrir por meio dessas rochas os segredos do sistema solar e de todo o mundo. O valor da conquista simbólica é inegável e lucrou-se muito com a aplicação da tecnologia espacial em outros setores industriais. Em ganhos práticos ainda falta muito. A meta da Nasa é que o homem volte a pisar na Lua por volta de 2015. Porém, existem teorias que até hoje tentam provar que tudo não passou de uma invenção dos EUA.

.: Famílias do Central Parque serão desalojadas pelo Sorocaba Total :.
Um grupo de 14 moradores do bairro Central Parque, na Zona Oeste de Sorocaba, está enfrentando problemas para conseguir novas moradias. Elas serão desalojadas de suas casas por causa das obras do Sorocaba Total, programa que vai implantar 3 novos complexos viários, que somam 33 quilômetros de avenidas, desenvolvido pela prefeitura, com obras já em andamento. No Central Parque, por exemplo, uma avenida do Sorocaba Total vai passar pelo local.
Segundo os moradores, eles estão sendo prejudicadas por terem renda familiar que ultrapassa o teto de R$ 1.600, estipulado pela Caixa Econômica Federal. Com isso, elas não poderão ser transferidas para os apartamentos do Conjunto Habitacional do Alto do Ipanema, na Zona Norte.
A moradora do local Elvira Garcia Xavier, cuja renda familiar ultrapassou em apenas R$ 17,00 o teto estipulado pela Caixa, por exemplo, não terá direito ao crédito consignado de habitação de baixa renda que lhe permitiria mudar-se para um apartamento no Alto Ipanema. As famílias das moradoras Erica Aparecida Feigos e Gini Martins de Almeida Costa também enfrentam o mesmo problema.
De acordo com as moradoras, há ainda outras famílias no Central Parque que também apresentam renda familiar ligeiramente superior ao teto e também poderão ser prejudicadas. Para tentar encontrar uma solução para o problema, o grupo esteve no dia 14 de junho na Câmara de Vereadores em busca de apoio.
.: Casa do Cidadão Ipiranga passa a ter centro de conciliação de conflitos :.
A Zona Oeste de Sorocaba ganhou no dia 14 de maio um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que funciona de segunda à sexta-feira, na Casa do Cidadão do bairro Jardim Ipiranga, das 9h às 16h. A cidade é a primeira do Brasil a contar com centros de solução de conflitos nos bairros. Divórcio, acidente de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas. Qualquer que seja o problema, ele poderá ser resolvido nas 5 unidades da Casa do Cidadão e na unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, que fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 140.
O serviço gratuito, de acordo com o juiz José Elias Themer, coordenador do setor de Conciliação e Mediação do Fórum, é uma forma de levar a Justiça mais perto do cidadão. “A Conciliação é a forma mais fácil de resolver o problema com a segurança do Judiciário”, conta.
A instalação atende à Resolução 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse. O cidadão pode procurar o Centro para tentar resolver seu conflito por meio de um acordo com a outra parte, gratuitamente.
Segundo Themer, cada Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania receberá demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça). Não há limite de valor da causa. O espaço promoverá a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e sob a orientação e supervisão do juiz coordenador. Além disso, o Centro também prestará serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão. A Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga fica na Rua Estado de Israel, 424. Informações pelo telefone: 3229-2950.
.: Como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente :.


Como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente

A pesquisa pós-venda é uma das ferramentas que dispõe o empreendedor para medir a satisfação do cliente e o desempenho da sua equipe. O monitoramento da qualidade do atendimento é uma das principais ações que dispõe o empreendedor para garantir a fidelização do cliente. Ela envolve a elaboração de um check list, onde a empresa manterá sob registro todos os contatos do cliente.
Entretanto, é preciso deixar claro que o atendimento não pode ser confundido com tratamento. Ambos são fundamentais e complementares. O bom atendimento começa com a decisão do cliente em procurar a empresa para solução do seu problema.
Diante de uma demanda específica, o cliente espera que a empresa demonstre cortesia e eficiência no atendimento. Conforme a solução ou resposta oferecida, o cliente pode retornar em outras ocasiões.
O atendimento é um processo. E o primeiro passo deve ser dado na direção da qualidade e no aprimoramento da imagem que o cliente terá da empresa. Ainda que este não queira adquirir de imediato determinado produto ou serviço, a empresa deve considerar que a pesquisa ou a troca de informações faz parte do processo de atendimento.
Ao admitir essa condição, a empresa reforça sua imagem frente ao cliente e dá início a um relacionamento que pode ser duradouro.



 


Brasil: o país das maravilhas

E o Brasil é mesmo o país das maravilhas. Não temos aqui terremotos e tornados de grandes proporções como em outros países e nem tsunamis, pelo menos até agora não! Mas, o que tem de cachoeira principalmente em Brasólia, na ilha de fantasia, é uma coisa de louco! É cada uma mais surpreendente que a outra! Ahahahahahaha
Enquanto algumas cidades paulistas não sabem como combater a violência, os idosos estão mostrando que sabem tudo e mais um pouco sobre segurança pública. No Rio Grande do Sul, uma senhora de 87 anos matou com 3 tiros um assaltante que invadiu o apartamento dela. E em Fortaleza, um senhor de 72 anos expulsou um assaltante com golpes de bengala. O fato ocorreu quando o idoso deixava sua sobrinha na academia e um rapaz numa moto se aproximou e anunciou o assalto. Prontamente, o corajoso senhor desferiu várias bengaladas no motoqueiro, que acelerou e fugiu! Acho que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo vai chamá-los para treinar nossos policiais militares! Ahahahahahahaha
Já o todo poderoso timão está bem perto de ganhar seu primeiro título histórico na Libertadores. Porém, segundo a pesquisa Datafolha, o Corinthians já ganhou outro título: torcedores do timão foram a maioria dos participantes da 16ª edição da Parada Gay de São Paulo, no início de junho. De acordo com o Datafolha, entre os frequentadores da parada, 35% se declararam corintianos, 22% eram sãopaulinos, 11% torcedores do Palmeiras, 5% do Santos e 3% do Flamengo. Quem diria, hein!!??? Ahahahahahahaha
E em Sorolands, as idosas continuam caindo no conto do bilhete premiado em pleno século XXI! Recentemente, 2 senhoras foram abordadas no centro da cidade e perderam mais de 30 mil reais em dinheiro por acreditar na história dos estelionatários! Inacreditável! Por que alguém que tem um bilhete milionário da loteria iria trocá-lo por míseros reais????

 

Garota Enxaqueca