.: Matérias Central Parque 36 :.
 
.: Editorial :.

 

Jornal Bairro em Foco
deseja a todos boas festas e um feliz 2012!

Aos poucos, o clima de Natal e das festas do final do ano já está nas ruas. Nos supermercados a decoração natalina e os enfeites já estavam à venda desde o final do mês de outubro. E logo a decoração natalina também estará, ou já está, nas ruas da cidade, deixando a paisagem mais bonita. Principalmente à noite com as luzes de Natal!
Época de reflexão, de pensar nos erros cometidos e no aprendizado que veio junto, época de pensar novos projetos e agradecer todas as conquistas. Com o Jornal Bairro em Foco não foi diferente. Mais um ano juntos com nossos leitores e clientes em toda a Zona Oeste de Sorocaba.
Em 2011, lançamos um grande desafio ao mercado e ao nosso público: um programa de televisão no canal local da NET. Chamado de Programa Zona Oeste em Foco, desde abril deste ano, o público de Sorocaba passou a conhecer um pouco mais dessa região da cidade e do comércio local.
A cidade cresce em ritmo acelerado e com o Programa Zona Oeste em Foco os sorocabanos que possuem TV a cabo puderam conhecer melhor uma região da cidade muito rica em comércio, entidades, atividades e eventos em geral, e muito rica em história.
Desejamos em 2012 estarmos cada vez mais próximos do nosso público: leitores, telespectadores e anunciantes, na certeza de que juntos podemos muito mais! Que todas as famílias sorocabanas tenham um Natal cheio de paz, amor e alegria e que a magia e a esperança do Ano Novo faça de 2012 um ano cheio de desafios e coisas boas!
Esperamos que em 2012 a Zona Oeste de Sorocaba continue crescendo com novos empreendimentos, comércio e muito mais prosperidade a todos! Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Ana Claudia Martins


.: Associação de Moradores promove palestra sobre ronco e uma carreata :.

A Associação dos Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Arco-Íris, Verde Vale, Jardim Colonial, Central Parque e Adjacências promoveu no dia 19 de novembro uma palestra sobre ronco e apineia do sono. O evento aconteceu num salão de eventos na Avenida Flávio Fazano, 299, no bairro Piazza Di Roma, e o tema foi apresentado pelo médico otorrinolaringologista Dr. Hélio Brasileiro, certificado pela Associação Brasileira de Sono.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores, Manoel Borges, o evento reuniu aproximadamente 60 pessoas da comunidade, moradores dos bairros da Zona Oeste de Sorocaba. “O evento foi muito bom e contou com a participação de várias pessoas, principalmente idosos. Além disso, a entrada no evento foi 1 litro de leite ou 1 quilo de alimento não perecível, que foi doado para uma entidade assistencial da cidade”, afirma ele.
Após a palestra, os participantes saíram em carreata pelas ruas da região do Piazza Di Roma em prol da construção de um prédio próprio para a 1ª Cia da Polícia Militar, que atualmente ocupa um imóvel no bairro Júlio de Mesquita, na Zona Oeste da cidade. “Nós fizemos essa carreata porque queremos que a 1ª Cia da PM não saia da região, mesmo ela precisando de um local maior. No dia 30 de novembro temos uma reunião com o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, para darmos continuidade ao nosso pedido para que o prédio seja construído num terreno na Zona Oeste”, afirma Borges.
No primeiro semestre de 2011, a Associação dos Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas, Arco-Íris, Verde Vale, Jardim Colonial, Central Parque e Adjacências fez um abaixoassinado para impedir que a 1ª Cia da PM saia da Zona Oeste de Sorocaba. A Associação também já fez reuniões com o prefeito de Sorocaba e esteve em São Paulo, na Secretaria Estadual de Segurança Pública pedindo apoio para a causa.
Além de outras reivindicações para os bairros da região, a Associação dos Moradores também trabalha na questão da preservação das áreas verdes locais e já realizou mutirões de limpeza e agora pede que a Secretaria do Meio Ambiente preserve as nascentes existentes no local. “Estamos elaborando um projeto sobre a construção de um parque linear para preservar toda a área verde existente na região do Piazza Di Roma. Vamos até São Paulo conhecer um projeto semelhante que já está em prática na região do Butantã”, conta Borges, presidente da Associação.
A próxima reunião da Associação dos Moradores está marcada para o dia 6 de dezembro às 19 horas, quando será feita a prestação de contas da entidade, balanço das atividades de 2011 e as ações e planejamento para 2012. O evento acontece na Churrascaria Boi Branco, onde após a reunião haverá uma confraternização entre os participantes. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Associação pelo telefone 3327-5037 ou pelo e-mail: piazzaeassociados@gmail.com.

 

.: Alunos da EE Elza Salvestro Bonilha desenvolvem projeto sobre :.
.: Comunicação e ÉticaMoradores do Central Parque contam histórias sobre Lampião :.

O que Sorocaba e uma cidade de Pernambuco, chamada Serra Talhada, tem em comum? Historicamente e geograficamente nada. Mas na Zona Oeste da cidade, no bairro Central Parque, encontramos uma família que veio do sertão pernambucano para morar em Sorocaba há 26 anos.
Seu Manoel e Luzia são naturais de Serra Talhada, um município distante 415 quilômetros de Recife, e que é conhecida nacionalmente como a terra de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião: o rei do cangaço. A capital do xaxado, dança típica criada pelo grupo de lampião, está bastante presente na memória deles.
Dona Luzia se lembra até hoje das histórias que sua avó contava sobre Lampião em Serra Talhada. “Minha avó contava uma história que um dia o pessoal de Lampião passou no sítio dela e mandaram entregar todo o leite que tinha lá para eles”, conta Luiza Barbosa dos Santos.
Manoel Bezerra dos Santos também conta algumas histórias sobre a época em que Lampião vivia em Serra Talhada e região. Segundo ele, atualmente muitos moradores de Serra Talhada se dividem sobre a questão. “Alguns gostam da história dele e outras pessoas não. Mas na época de Lampião era assim: quem era a favor dele não tinha problemas, mas quem era contra a turma dele, era muito pior”, afirma ele.
Lampião, o cangaceiro mais famoso do Brasil, nasceu em Serra Talhada, e ficou nacionalmente e internacionalmente conhecido por meio do filme o cangaceiro, de 1953, de Lima Barreto. Sucesso no Festival Internacional de Cannes, um dos mais importantes do cinema, o filme sobre Lampião foi exibido em mais de 80 países.
Venerado e odiado por muitos, Manoel e Luzia ainda se lembram de muitas histórias contadas por parentes e amigos em Serra Talhada sobre o lendário Lampião. Um cartão postal com a figura dele Luzia encontrou no meio das fotos da família.
Atualmente, mais de 400 pessoas nascidas ou que moravam em Serra Talhada moram em Sorocaba. Somente da família de Manoel, num total de 9 irmãos, 5 residem na cidade e possuem comércio na Zona Oeste e em outras regiões de Sorocaba, muitos com o nome Serra Talhada, como o dele.
Localizado na esquina entre as ruas Eugênio Toledo Pereira e Luiz Fernando Carvalho, no Central Parque, o bar e mercearia Serra Talhada guarda um pouquinho da história de Lampião e atrai curiosos que perguntam sobre o nome do local.

.:Fé e internet: Capela de Adoração ao vivo pelo site do Santuário :.
Em outubro de 2010, a Paróquia de São Judas Tadeu, famosa no bairro do Central Parque pelas missas lotadas por cura e libertação, na Zona Oeste da cidade, foi transformada em Santuário pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes Salles Rodrigues. Com uma imponente e nova construção, o Santuário de São Judas Tadeu inaugurou a primeira Capela de Adoração Perpétua que fica aberta ao público 24 horas, de segunda a domingo.
Além disso, em 2011, por meio do site do Santuário, www.saojudastadeu.org.br, a Capela de Adoração Perpétua começou a ser transmitida pela internet. Pelo site é possível acompanhar a chegada e a saída de pessoas, fieis orando, além de rezar o terço virtual, fazer um pedido de oração e acender uma vela de sete dias para qualquer pessoa. Por meio do site do Santuário de São Judas Tadeu ainda é possível ver as velas acessas e pesquisar as velas pelos nomes das pessoas.
Segundo o Padre Flávio Miguel Júnior, responsável pelo Santuário de São Judas Tadeu, a repercussão do site com a transmissão ao vivo da Capela de Adoração Perpétua é bastante grande e já chegou a vários países do mundo. “Tenho recebido e-mails de pessoas de várias partes do mundo que acessaram o nosso site e ficaram encantadas com a transmissão ao vivo da Capela de Adoração Perpétua pela internet”, afirma.
Mariana Soares Reis, 12 anos, é estudante e mora no Jardim São Marcos. Ela já visitou a Capela algumas vezes e quando sai da escola passa pelo Santuário. “Eu já vim orar na Capela, acho muito bom esse espaço para orar a Jesus”, conta.
Pelo site do Santuário de São Judas Tadeu, mais de 3 mil velas já foram acessas, além de muitos pedidos de oração enviados também pela internet. Já a Capela de Adoração Perpétua fica aberta ao público, 24 horas, de segunda a domingo e recebe fieis para rezar o tempo todo.
Angela Oliveira mora no Jardim Simus e também frequenta a Capela. Para ela, é um lugar de contemplação: “É muito bom ter uma capela aberta 24 horas para você orar e adorar Jesus, principalmente para quem não pode vir em outros horários”, afirma.
O Santuário de São Judas Tadeu promove missas em vários dias e horários: de segunda à sexta na Capela de Adoração Perpétua às 6h30; no próprio Santuário: domingo às 8h, 10h e 19h, toda primeira quinta-feira do mês missa por cura e libertação às 19h30, nas demais quintas missa de Nossa senhora Aparecida às 19h30, toda primeira sexta-feira do mês missa do Sagrado Coração de Jesus às 19h30, todo dia 28 missa de São Judas Tadeu às 7h, 15h e 19h30, e todo primeiro sábado missa do Imaculado Coração de Maria às 7h. O Santuário de São Judas Tadeu fica na Rua Walter Luiz D’Avila, 171, Central Parque. Informações pelo telefone: 3222-5817.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Sebrae :.


Oriente a equipe para ser rápida e solícita com o cliente

O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa, pois é o consumidor quem propicia a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.
Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como “o cliente dele” – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.
Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. Os dez mandamentos do bom vendedor:
1) Ter entusiasmo em vender
2) Manter impecável a apresentação pessoal
3) Ser persistente
4) Possuir boa memória
5) Falar fluente e claramente
6) Ter ambição
7) Ter tato
8) Vestir a camisa da empresa
9) Manter o autocontrole
10) Falar a verdade



.: Sabe Tudo Central Parque com inscrições abertas para novas turmas :.

Depois de alguns anos fechado, a unidade do Sabe Tudo do bairro Central Parque, que fica na Rua Érico Veríssimo, 1050, anexo à EE Antonio Miguel Pereira Júnior, foi aberto ao público no dia 4 de julho de 2011 e atualmente possui 13 turmas dos cursos de Informática (básica e avançada) e Cidadania.
A partir do dia 5 de dezembro, estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Informática em todas as unidades do Sabe Tudo em Sorocaba. No Sabe Tudo do Central Parque, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h.
No curso de Informática Básica, os alunos aprendem Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como, a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e fazer pesquisas. Já o de Avançada é direcionado aqueles que fizeram o primeiro curso e se aprofundaram nos conhecimentos dos principais programas e softwares utilizados pelo mercado de trabalho.
Para participar dos cursos é preciso ser alfabetizado e apresentar xerox do documento de identidade (RG) e comprovante de residência. Os cursos são voltados para crianças, jovens, adultos e idosos e são gratuitos. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação.
Os cursos têm cinco meses de duração e, desde o início do projeto, em 2007, com a entrega do primeiro Sabe Tudo no Jardim Hungarês, mais de 10 mil alunos já se formaram. Com o conhecimento obtido nessas aulas, muitos dos participantes, principalmente os jovens, conseguiram colocação no mercado de trabalho.
Em dezembro, entre os dias 2 e 20, acontecerá em 22 unidades do Sabe Tudo a formatura dos alunos que frequentaram os cursos de Informática (básica e avançada) e Cidadania. Ao todo, são 1.804 crianças, jovens e adultos que concluíram os cinco meses de aula e que aprenderam, entre outros recursos, a preparar um curriculum vitae, a navegar pela internet, a fazer pesquisas, trabalhos escolares, receber e enviar e-mails, além de operar programas como Word, Excele e Power Point.
Nos cursos de Cidadania os alunos aprenderam vários quesitos, como responsabilidade cidadã, comportamento em locais públicos, como se portar em uma entrevista para empregos, útil, principalmente, aos jovens que buscam o primeiro emprego. Para mais informações, entre em contato com o Sabe Tudo do Central Parque pelo telefone: 3217-8825.

.: Enxaqueca acomete 20% da população, acupuntura atua na causa da dor :.

A enxaqueca é um distúrbio neuro vascular caracterizado por episódios recorrentes de dor de cabeça acompanhado por palidez, enjoo, vômito e fotofobia. Geralmente acomete apenas um lado da cabeça e tem característica pulsátil e intensidade variada, podendo ir desde uma dor suportável até uma dor incontrolável, que impede e impossibilita as atividades rotineiras. Em geral as crises acontecem de 2 a 3 vezes no mês permanecendo por algumas horas ou dias. Porém há casos mais graves em que o paciente tem crises diárias no início ou final do dia. Acomete cerca de 20% da população e sua incidência é 4vezes maior nas mulheres do que nos homens, podendo também atingir crianças em idade escolar. Alguns fatores desencadeantes das enxaquecas são predisposição familiar, estresse, fumo, álcool, má alimentação, distúrbios do sono, mudança climática, excesso de exercícios físicos, uso de anticoncepcionais, menstruação, fatores emocionais, uso de medicamentos, etc. Da mesma maneira que a Acupuntura trata várias outras doenças, ela também é indicada no tratamento das dores de cabeça. O diferencial dessa terapia é que o tratamento por meio da acupuntura visa diagnosticar a raiz do problema, ou seja, a causa da dor. Deste modo, a terapia age evitando a ocorrência das crises e não apenas aliviando os sintomas. Durante a consulta inicial o paciente é questionado sobre as características da dor (horário que se manifesta, local da cabeça que afeta, se é latejante ou fixa, sintomas gástricos associados, tempo de duração, etc). Uma vez descoberto qual desequilíbrio energético é responsável pela enxaqueca, o tratamento é individualizado, o que o torna mais eficaz e permanente. A duração do tratamento vai depender do tempo e da intensidade das crises, porém na grande maioria dos casos, o paciente já nota uma melhora a partir da primeira sessão.
Lília Maria Armbruster Denardi – Acupunturista

.: Mulheres aprendem uma profissão no Dispensário Irmã Sheila :.

Uma excelente oportunidade para quem está em busca de um emprego e voltar ao mercado de trabalho ou abrir um pequeno negócio. Desde o dia 21 de novembro, um grupo de mulheres participa do curso profissionalizante de Depilação, oferecido pela Unite (Universidade do Trabalhador Empreendedor), em parceria com o Dispensário Irmã Sheila, na Zona Oeste de Sorocaba.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h, no Dispensário Irmã Sheila, que fica no Bairro Jardim São Marcos. Totalmente gratuito, o curso é voltado para o mercado de trabalho e ao término dele as participantes vão receber um certificado da Unite.
Segundo a instrutora Rita de Cássia Nunes, as participantes do curso vão aprender todas as etapas da depilação e após a conclusão do curso serão depiladoras profissionais. “Elas estarão aptas a trabalhar em salões e clínicas de estética como funcionárias ou ainda poderão abrir seu pequeno negócio”, conta.
Gislaine Coradine mora no bairro Jardim Simus e ficou sabendo das inscrições no Dispensário Irmã Sheila por uma das edições do Jornal Bairro em Foco e aproveitou que está desempregada para fazer o curso de Depilação. “Eu quero começar a atender clientes e fazer depilação em domicílio”, conta ela.
O término do curso está previsto para o dia 7 de dezembro deste ano. O Dispensário irmã Sheila fica na Rua Trajano Athayde, 425. Mais informações pelo telefone: 3222-9535.

.: Feliz Natal e até o fim do mundo! :.


Feliz Natal e até o fim do mundo!

Sorolands mais uma vez virou manchete nacional e agora é conhecida como a “Ilha dos Macacos”... Tudo isso porque um homem tomou todas, foi ao zoológico da cidade, invadiu a ilha dos macacos e apanhou dos micos! É colega, o duro não é beber e pagar mico, dureza é beber e apanhar do macaco! Ahahahahahaha
O arremesso e desmoronamento de ministros no primeiro ano do governo da presidente Dilma Ruimsseff continua a todo vapor. Depois de 6 quedas, outro que está na corda bamba é o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aquele que foi visto dando vários “lupins” num jatinho privado do empresário Adair Meira, que tem ligações com a pasta do ministro. Contudo, Lupi afirma que só deixa o Ministério do Trabalho se for abatido à bala. Desta vez, a presidente Dilma Ruimsseff vai ter que estreiar a carabina do Palácio do Planalto! Ahahahaha
Já na terra da rainha, a última moda que deve chegar em breve ao Brasil é o “cuecão de Londres”! Várias pessoas festejaram nas ruas de Londres, no Reino Unido, um novo recorde: elas se tornaram o maior grupo a ocupar uma mesma cueca e vão para o Livro dos Recordes!
Enquanto isso, a marca italiana Benetton, famosa mundialmente por suas campanhas publicitárias polêmicas, aprontou mais uma. Desta vez, o alvo são líderes mundiais se beijando na boca, como o presidente dos EUA, Barack Obama, e Hu Jintao, presidente da China, e a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da França, Nicolas Sarkozy! Mas a foto que está dando o que falar em todo o mundo, principalmente no Vaticano, é a foto da Santíssima Santidade, o Papa Bento XVI beijando na boca o imã Ahmed Mohamed el-Tayed, da mesquita de Al-Azhar, no Cairo. O Papa beijando na boca justo o Ahmed Mohamed que quer que todo mundo “morramede” logo foi uma baita de uma heresia! Ahahahahaha
Sorocaba também é a cidade da piada pronta. Em dezembro, inaugura na cidade um empreendimento voltado ao público homossexual: uma casa noturna, que fica na Vila Carvalho! E para finalizar, mais uma pérola do Facebook: O chefe do tráfico na Rocinha só foi preso porque se chama NEM, se fosse ENEM, teria vazado... Depois de tudo isso e do dia 11/11/11, quando nada aconteceu, só nos resta colocar o peru no forno e esperar a chegada do Papai Noel e o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012! Voilà

Garota Enxaqueca