.: Matérias Central Parque 33 :.
 
.: Editorial :.

 

Zona Oeste em pleno desenvolvimento

A Zona Oeste de Sorocaba, a segunda mais populosa da cidade, está em pleno desenvolvimento. Fato que é facilmente notado por meio das várias obras que estão em andamento nos bairros ou estão previstas pela prefeitura. No bairro Júlio de Mesquita, por exemplo, em breve será inaugurada a Oficina do Saber, o que vai beneficiar os moradores da região e, principalmente, os alunos das duas escolas municipais próximas!
Além disso, em breve também será inaugurada na região uma agência bancária do Bradesco na Avenida Elias Maluf, o que vai permitir diminuir um pouco a ausência de agências na região.
A Prefeitura de Sorocaba também está com várias obras em execução ou já previstas como novas escolas, creche, ciclovia, pista de caminhada, entre outras. Outro sinal de que a região continua em pleno crescimento é a quantidade de novas construções pelas ruas dos bairros.
E o comércio local também se faz cada vez mais presente com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais em várias partes da Zona Oeste: uma região que agora se torna cada vez mais conhecida em toda a cidade, por meio do Programa Zona Oeste em Foco, que vai ao ar no canal 16 da Net Cidade, de segunda à quinta às 18 horas, e sábado e domingo às 20h30.
O Programa Zona Oeste em Foco acompanha o desenvolvimento da região e também se fortalece e ganha mais espaço: a partir de julho ele terá uma hora de duração nos finais de semana: sábado e domingo das 20h às 21h. Com a ampliação do horário do programa, novos quadros, mais reportagens, entrevistas e muito mais novidades para você!
Vamos todos juntos acompanhar e celebrar o fortalecimento de uma das regiões da cidade que mais crescem: a Zona Oeste!

Ana Claudia Martins


.: Santuário de São Judas Tadeu recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida :.

No dia 28 de maio, o Santuário de São Judas Tadeu, no bairro Central Parque, na Zona Oeste de Sorocaba, recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida pela primeira vez. A cidade foi escolhida para abrir o roteiro de peregrinação ao Vale do Ribeira. A Imagem ao todo passará por 26 cidades até chegar em Iguape, no Vale do Ribeira, no dia 23 de junho.
A visita da Imagem Peregrina foi um grande evento de Cultura de Paz, de respeito à diversidade humana, do ponto de vista cultural e religioso. E faz parte do Projeto “Revelando São Paulo”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Organização Social de Cultura Abaçaí.
Além da visita da Imagem, as cidades recebem também uma mostra cultural local, aliada às celebrações religiosas. Em Sorocaba não foi diferente. A Imagem foi recebida às 14h30 no Santuário São Judas Tadeu, pelo Padre Flavio Jorge Miguel Junior, que celebrou, em seguida, uma missa com a presença da Santa. Em seguida, a Imagem Mãe Divina Peregrina foi levada à porta do Santuário, local em que permaneceu para a visita dos fiéis.
Diversas manifestações artísticas, que inclui Folia de Reis, Cururu, viola e também apresentações musicais religiosas, aconteceram no local. O projeto Vozes Periféricas, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, em parceria com a Associação Cultura Votorantim, foi quem organizou a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida à cidade de Sorocaba.
Segundo o produtor cultural Werinton Kermes, responsável por intermediar essa passagem, a cidade agora poderá fazer parte do roteiro de visitação. “É com muita alegria que recebemos a incumbência de abrir as portas da cidade para a Peregrinação da Imagem da Padroeira do Brasil. A proposta foi bem recebida pela Secretaria de Cultura de Sorocaba e pelo Padre Flávio, do Santuário São Judas Tadeu”, disse ele.
A imagem permaneceu na cidade até às 11h30 do dia 29 de maio, e em seguida foi levada para Votorantim.
A aposentada Isabel Telles mora no bairro Vila Angélica e foi até o Santuário de São Judas Tadeu para acompanhar a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e realizou um sonho. “Sou devota de Nossa Senhora e nunca fui ao Santuário de Aparecida do Norte porque não gosto de viajar. Quando soube que ela estaria na minha cidade eu fiquei muito feliz, porque era meu sonho ver a imagem”, conta.

 

.: Alunos da EE Elza Salvestro Bonilha desenvolvem projeto sobre Comunicação e Ética :.

Durante os meses de março e abril deste ano, os alunos e professores da Escola Estadual Elza Salvestro Bonilha, no bairro Itanguá II, na Zona Oeste de Sorocaba, desenvolveram um projeto sobre Comunicação e Ética. O objetivo do projeto foi comunicar e melhor entender os dilemas da sociedade contemporânea, do ponto de visto ético, por meio do uso de diferentes linguagens: mapas, vídeos, fotografias, poemas, contos de fada e performances.
Os professores trabalharam o tema com os alunos em 3 etapas, com aulas explicativas em classe e apresentações, além de uma atividade prática. Para as crianças do Ensino Fundamental, os professores trabalharam a questão da comunicação e ética com por meio dos contos de fadas, explorando clássicos da literatura infantil como um teatro sobre a história do boneco Pinóquio e o ato de contar mentiras.
Música, teatro e diversas histórias infantis foram trabalhadas pelos professores com os alunos para tocar em temas complexos como exclusão social, preconceito, preservação do meio ambiente, entre outros temas relevantes para a atual sociedade contemporânea.
Para isso, os alunos produziram peças teatrais como as histórias infantis do Patinho Feio, Chapeuzinho Vermelho, Sítio do Pica Pau Amarelo, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, entre outras.
Os alunos também aprenderam sobre comunicação e ética por meio dos veículos de comunicação, como jornais, revistas e televisão e produziram um jornal. A rede mundial de computadores também foi alvo de estudo pelos alunos, que refletiram sobre o uso ético da internet.
Já os alunos do Ensino Médio, que também participaram do projeto, trabalharam mais a questão da comunicação por meio da sensibilidade, com o uso da linguagem poética. A poesia, por exemplo, foi estudada como uma linguagem de luta pela liberdade. Além de estudos sobre as diferenças das linguagens regionais no Brasil e as mensagens subliminares das propagandas e a questão do sistema capitalista.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Celma Luiza Zussa Carneato, o empenho dos professores e alunos no desenvolvimento do projeto foi fundamental para o sucesso do mesmo. “Esperamos agora ter plantando uma sementinha em nossos alunos com todas as reflexões e apresentações que foram feitas na escola, e que todos possamos ter um futuro melhor”, disse.
Segundo a diretora da escola, Ivete Maria Manis, o projeto foi um sucesso e contou ainda com a participação da família. “Eu agradeço aos coordenadores e professores pelo sucesso do projeto e a participação dos pais dos alunos, que foi muito importante”, afirma.

.: Cidadania Reviver com novos cursos a partir de julho :.
O Grupo Cidadania Reviver, no bairro Jardim São Marcos, promove a partir do mês de julho dois novos cursos voltados para a comunidade da Zona Oeste de Sorocaba: aulas de Pilates e Oficina de Artes.
O Grupo Cidadania Reviver é uma entidade assistencial que fica na Zona Oeste de Sorocaba e que presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 16 horas, para os idosos da região. No local, é oferecido todo dia café da manhã, almoço e lance, além de diversas atividades.
Segundo a fundadora do Grupo, Mitie Kawamoto Ruiz, a entidade nasceu há mais de 10 anos com o objetivo de ser um local para acolher os idosos de forma carinhosa, além de proporcionar diversas atividades gratuitas e promover a integração social. “Os idosos não precisam ficar em casa sem fazer nada. Aqui eles se sentem úteis e fazem novas amizades”, destaca ela.
As aulas de ginástica abertas à comunidade acontecem de segunda, quarta e sexta no período da manhã. Toda terça-feira, à tarde, o grupo também promove as aulas de dança de salão e do ventre. No mesmo dia ainda acontece um curso de padaria, onde as participantes aprendem uma atividade para complementar a renda da família.
De acordo com a professora do curso, Silvana Maria Flávio, o curso é bastante caseiro e as participantes aprendem a utilizar os ingredientes que possuem em suas casas. “O objetivo é ensinar para elas um novo ofício, que possa servir também como uma atividade para complementar a renda familiar”, afirma.
Um lugar de integração, convívio social e para curtir a melhor fase da vida. Solange é dona de casa e estava deprimida quando decidiu entrar para o Grupo Cidadania Reviver. Em pouco tempo, ela recuperou a autoestima e encontrou novamente a alegria de viver.
“Aqui você faz novas amizades, aprende a dançar, além de outras atividades e a vida da gente passa a ter um novo rumo”, disse ela.
Além disso, a entidade ainda oferece atendimento com advogado de graça para os idosos toda segunda-feira, a partir das 13h30. Todo sábado também acontece o tradicional baile com música ao vivo, das 15h às 19h. As aulas de Pilates acontecem às terças e quintas, das 8h às 10h. Informações pelo telefone: 3221-8386.

.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Sebrae :.


Cobrança de Dívidas

Você sabe como cobrar dívidas? Que bom seria se todo mundo pagasse direitinho o que deve, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre é isso que ocorre. Mas antes de pegar o telefone e mandar bronca no devedor, o empresário precisa estar atento a alguns pontos.
Na cobrança de dívidas, o Código de Defesa do Consumidor define como crime utilizar ameaça ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor a situações embaraçosas.
Para evitar problemas legais, realize a cobrança sempre de forma respeitosa. Antes de fazer o contato telefônico, tenha em mãos a data da compra, o valor, a forma de pagamento acertada com o cliente e toda informação que sirva de apoio. Procure manter o foco no problema, ou seja, na dívida, não na pessoa. Mantenha a calma e não aceite provocações.
Informe ao consumidor sobre a existência de uma dívida não paga, pedindo providências para sua regularização. Neste contato, que também pode ser feito por carta, o empresário poderá advertir o consumidor que a não regularização da dívida resultará na adoção das medidas jurídicas cabíveis.
Vale dizer, não perca a razão, como lembra o consultor do Sebrae-SP, Boris Hermanson: “Entre as medidas que devem ser tomadas está o encaminhamento do título não pago para protesto bem como a inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC. Procure mostrar com calma ao cliente que o maior prejudicado será ele mesmo.
E lembre-se: esteja sempre aberto à negociação. Ampliar o prazo ou dar desconto no valor de um cliente em dificuldade momentânea, às vezes, pode ser o melhor caminho.
Saiba mais no www.sebraesp.com.br


.: Piazza Di Roma e Jardim Tropical irão ter creches :.

Dois bairros da Zona Oeste de Sorocaba, Piazza Di Roma e Jardim Tropical, irão ganhar em breve creches. No dia 26 de maio, o prefeito Vitor Lippi e a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia, assinaram em Brasília, o termo de compromisso para construção de mais duas creches. Com essas, totalizam 10 novas unidades de atendimento às crianças em Sorocaba a serem construídas em parceria com o governo federal.
A assinatura ocorreu em solenidade realizada no Palácio do Planalto, que contou com a participação da presidente Dilma Rousseff. Os recursos virão do PAC 2, para a construção de quadras esportivas escolares e unidades de educação infantil em mais de 300 municípios.
Em Sorocaba, as duas novas creches irão atender as crianças do Jardim Tropical e do Sorocaba Park. Cada unidade terá capacidade para 220 crianças. “É importante destacar que as nossas creches não são apenas um espaço físico, onde se deixam as crianças enquanto os pais trabalham, pois há todo um trabalho pedagógico, conceito educador aplicado às crianças”, diz Lippi.
Na parceria firmada no dia 26 de maio, cabe à Prefeitura ceder a área e se responsabilizar pela construção, enquanto que o Ministério da Educação entrará com os recursos e o projeto da obra. Além dessas duas novas creches, oito já estão em fase de licitação e serão construídas nos bairros Jardim Califórnia, Ana Paula Eleutério, Nova Ipanema, São Guilherme, Horto Florestal, Santa Esmeralda, Aparecidinha e Éden.
Também, com recursos da Prefeitura, Sorocaba ganhará até o ano que vem outras 10 novas unidades para atendimento de crianças com idade de quatro meses a 3 anos. Com esses novos prédios, além de reformas e ampliações que a administração municipal vem realizando em unidades que já servem a educação infantil (parcial e integral), a cidade vai oferecer cerca de duas mil novas vagas em creches nos próximos 16 meses.
Com licitação já em andamento para conclusão, novas unidades vão abrigar crianças nos bairros Bonsucesso, Marcelo Augusto, Parque São Bento e Piazza Di Roma.


.: A Hora do Choro acontece no Central Parque aos finais de semana :.

No fim de semana, o Projeto “A Hora do Choro”, realizado pela Secretaria da Cultura e Lazer, vai levar música de boa qualidade para a Zona Oeste de Sorocaba durante todo o mês de julho. No bairro Central Parque, as apresentações acontecem aos sábados, às 16 horas, na arena do Parque João Pelegrini, e é de graça. As apresentações vão acontecer nos dias 9, 16, 23 e 30 de julho. Confira a programação e leve toda a sua família!

 

Dia 9 – Corporação Musical Francisco Dimas de Melo
Dia 16 – Grupo de Choro Entre Amigos
Dia 23 – Corporação Musical Carlos Gomes
Dia 30 - Corporação Musical Francisco Dimas de Melo

 

.: Ressaca pós-eleições 2010 parte II: A turma do “enta”! :.


Você sabe por que o mundo vai acabar em 2012?

Mais uma vez a moda agora é pedir pizza à moda Palocci: você pede um sabor banana para vocês e recebe 20!!!! ahahahahaha
E na terra rasgada no bairro Wanel Ville, aquele daquela propaganda que dizia lugar de gente feliz... O correto agora é: lugar de gente assaltada! Mas o melhor foi o comentário da polícia para mais uma das vítimas: tem que registrar boletim de ocorrência para aumentar os casos... Depois quem sabe a polícia vai fazer alguma coisa! Então vamos lançar a modalidade de assalto à la Palocci: os ladrões assaltam 20 casas de uma vez!!!!! ahahahahahahaha
E o Bonaldo... Opa, Ronaldo em forma de bola! Você viu o gol dele no jogo de despedida da seleção brasileira????? Nem eu!!!! Desde que ele ficou em formato de bola, ele não tem mais coragem de chutar a si próprio!!!! Ahahahahahahaha
E o Tiririca, um dos deputados federais mais votados do país, já apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados: a lei do silêncio! Desde o início do mandato dele até hoje, ele ainda não fez nenhum pronunciamento na tribuna da Câmara, que palhaçada! ahahahahahaha
Enquanto isso, de volta à terra rasgada, os ônibus do transporte coletivo de Sorocaba vão ter ar-condicionado, música ambiente, serviço de bordo, poltronas reclináveis e serão extremamente pontuais! Você acreditou? Com o preço da tarifa de quase R$ 3,00 eu também! Ahahahahahaha
E o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mais conhecido como Hospital Regional, agora se chama Hospital Fantasma! Médico para atender à população não tem, mas médicos e dentistas fantasmas está cheio!!! Ahahahahaha
A Secretaria Estadual da Saúde já tem 2 nomes para assumir a direção do hospital o fantasma Gasparzinho ou o Palocci. Agora que o ex-ministro está desempregado e ele é médico, ele prometeu aumentar o atendimento no Hospital Fantasma de Sorocaba: cada médico-fantasma contratado pelo Palocci aumenta o atendimento 20 vezes!!!! ahahahahaha

Garota Enxaqueca