.: Matérias Central Parque 30 :.
 
.: Editorial :.

 

Comunidade e autoridades em prol do bem comum

Os velhos e bons ditados populares são verdadeiros ensinamentos que não devemos nos esquecer, apesar da correria do dia a dia. “Conversando a gente se entende” e o clássico “a união faz a força” são ótimos conselhos para resolver qualquer questão polêmica. E eles cabem muito bem na possibilidade, nada concreta, de a atual sede da 1ª Cia da PM, localizada na Zona Oeste de Sorocaba, futuramente mudar de local. Preocupados com a questão da segurança e cientes de que a PM é um eficaz instrumento e aliada da população no combate à violência, os moradores desejam que a 1ª Cia permaneça na região, mesmo que em novo endereço.
Claro que a PM precisa de um lugar apropriado e com infraestrutura adequada para prestar um bom serviço à comunidade, e temos certeza de que essa é sempre a preocupação fundamental dos nossos policiais. Se a 1ª Cia precisa de um novo espaço, para prestar um serviço de boa qualidade aos moradores da região da Zona Oeste, isso é totalmente pertinente.
Também pertinente é o apelo da população, que confia e que deseja a proximidade com a PM, que a nova sede possa permanecer na região, se possível próxima da atual. Portanto, neste momento, é fundamental que a comunidade e as autoridades locais possam conversar e debater o tema, em prol do bem comum. Poder público, PM e a população unidos pela mesma finalidade: garantir um espaço novo e adequado ao trabalho dos policiais, numa nova sede na Zona Oeste.
Recentemente, a comunidade sorocabana prestigiou a posse do novo Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), que, pela primeira vez, tem uma mulher chefiando toda uma estrutura regional da PM no interior do Estado. A coronel Fátima Ramos Dutra disse, em seu discurso de posse, que a vocação da PM, além de dar segurança, é prestar serviço à população. “Nossa intenção é investir muito na segurança da comunidade e aprimorar cada vez mais a prestação de serviço”, afirma.
Então, percebe-se que a PM é um aliado da comunidade, que zela pela segurança de todos. O que falta, agora, é um diálogo mais próximo entre a comunidade, a PM e a Prefeitura, para que todos os lados possam ser ouvidos. Afinal, “conversando a gente se entende” e “a união faz a força”, em prol do bem comum!

Ana Claudia Martins


.: Unidos do Cativeiro se prepara para o carnaval 2011 :.

A Escola de Samba do bairro Jardim São Marcos, Unidos do Cativeiro, já começou os preparativos para o carnaval 2011. Fundada em 1982 como um bloco de carnaval pelo carnavalesco Luiz Gonzaga Rodrigues, 72 anos, a Unidos do Cativeiro virou escola de samba em 1989, tendo como carro-chefe a capoeira. “A ideia inicial era mostrar o trabalho do grupo de capoeira no carnaval e colocar os familiares para desfilar com o bloco”, conta Rodrigues, presidente da escola.
Com 200 integrantes, entre moradores de alguns bairros da Zona Oeste de Sorocaba, como São Marcos, Central Parque, Ipiranga e Wanel Ville, a bateria também já iniciou os ensaios, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h, no barracão da escola, na Rua Juvenal Ferraz Martins, 621. Com 25 pessoas, a bateria da escola pretende esquentar o clima na avenida e levantar o público, ao som do sambaenredo da Unidos do Cativero.
Com o tema “Cativeiro por um Brasil melhor: livre de preconceito e desigualdade”, a letra do samba chama a atenção do público para o preconceito e a desigualdade, lembrando que o Brasil é uma mistura de raças, e que não existe diferença entre negros e brancos. Além disso, o sambaenredo fala sobre a importância da preservação da natureza e o combate à violência. Ana Maria C. Moraes é a porta-bandeira da escola há 3 anos e ajuda na confecção das fantasias. “O enredo deste ano é muito atual e está de acordo com o atual momento da realidade brasileira. O carnaval é um teatro aberto e chamamos à atenção do público para a questão do preconceito, da natureza e da violência, temas atuais”, afirma ela.
A Unidos do Cativeiro irá desfilar no carnaval 2011, junto com as demais escolas da cidade, no dia 5 de março, e levará para a avenida 12 alas, incluindo a ala das baianas e a bateria. As cores oficiais da escola é o branco e o vermelho, que estará retratado nas fantasias dos integrantes. Ana Maria conta que cada ala tem um modelo de fantasia com um significado particular. “Os modelos foram definidos e confeccionados de acordo com a mensagem que queremos passar com o sambaenredo da escola”, disse.
No desfile das escolas de samba de Sorocaba em 2010, a Unidos do Cativeiro ficou em 5º lugar, e este ano pretende conseguir uma colocação melhor. O presidente da escola conta que apesar das dificuldades financeiras da Unidos do Cativeiro, a principal ajuda financeira é a verba da prefeitura, a paixão pelo carnaval faz com que a escola enfrente todos os problemas da falta de recursos para entrar na avenida. “Desde menino eu sou apaixonado pelo carnaval de rua. Assistia ao desfile dos blocos em Tatuí, onde eu morava na época. Lá o carnaval de rua era muito conhecido na região e tinha o tradicional bloco “Cordão dos Pretos”, que era a sensação na cidade. Já em Sorocaba eu aprendi tudo sobre carnaval com o mestre Lazinho, um dos principais nomes dessa festa popular na cidade, e do tradicional Cordão 3º Centenário, fundado em 1954”, conta Luiz.
No dia 29 de janeiro, a Unidos do Cativeiro e as demais escolas de samba da cidade fizeram uma apresentação no Lar Escola Monteiro Lobato, e mostraram um pouco do que o público irá ver na avenida, no desfile de carnaval. Vale a pena conferir! A Prefeitura de Sorocaba ainda não divulgou o local dos desfiles este ano.

 

.: Atendimento Veterinário no Jardim Santa Bárbara :.

A Agro Carvalho e a FAS, Fundação Alexandra Schlumberger, entidade sem fins lucrativos que prioriza a castração e oferece atendimento veterinário a preços reduzidos aos animais da população de baixa renda, se uniram para prestar atendimento veterinário gratuito, aos moradores da região do Jardim Santa Bárbara, desde o dia 25 de janeiro. O trailer da FAS atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Jackson Gonçalves, 150 (antiga rua 13).
O trailer da entidade tem uma médica veterinária e uma assistente para atender os animais e dar orientações aos seus donos sobre cuidados e prevenção de doenças, além de agendar castrações. As castrações serão agendadas e realizadas na sede da FAS, na Rua Humaitá, 96, Centro.
Segundo a presidente da entidade, Eliana Allegretti, a castração é uma cirurgia simples, rápida e indicada para machos e fêmeas. “Todas as pessoas que quiserem castrar seus animais irão receber orientação e poderão agendar a castração na sede da FAS”, explica Eliana.
Além disso, a unidade da FAS ainda realiza consultas, vacinas, cirurgias, vários procedimentos veterinários, além de palestras de posse responsável. “O atendimento no trailer é gratuito e deve ficar no Jardim Santa Bárbara durante todo o mês de fevereiro”, disse a presidente. Mais informações, pelo telefone 3217-6903.

.: Kumon: educação que surpreende :.
Que tipo de educação você quer para o seu filho? Todos os pais almejam um futuro promissor e feliz para o seu filho, não é mesmo? Por isso, o Kumon oferece um grande diferencial: método de ensino individualizado.
No Kumon, as crianças adquirem elevada habilidade de cálculo, leitura e interpretação, construindo uma base sólida de estudos, o que fará uma grande diferença na escola e na vida delas.
O método Kumon utiliza um material autoinstrutivo, que permite às crianças aprenderem essas habilidades o quanto antes. Expansão do conhecimento em todas as disciplinas para um futuro promissor e feliz. Se você quer que seu filho tenha uma base sólida de estudos, conheça o Kumon: uma educação que surpreende!
Agende uma entrevista gratuita e saiba mais sobre o método Kumon: aprendizagem contínua, autoconfiança, independência, postura ativa, raciocínio lógico e consideração pelo próximo.
Aproveite a promoção especial de desconto de 100% na matrícula, de 01 de fevereiro a 19 de março, e conheça o Kumon agora mesmo!
A Unidade Magnólia está localizada na Rua Dr. Luiz Pereira de Campos, 20, no Vergueiro. Mais informações, pelos telefones: 3011-2546 ou 9706-2854.
Kumon: educação que surpreende!

.: Moradores fazem abaixoassinado para 1ª Cia da PM permanecer na região :.
A Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas e Adjacências começou a distribuir em janeiro aos moradores um abaixoassinado para que a sede da 1ª Companhia da Polícia Militar do 7º Batalhão não saia da Zona Oeste. A 1ª Cia da PM está localizada em uma unidade alugada na Av. Américo Figueiredo, 3.585, no bairro Júlio de Mesquita Filho.
Segundo o presidente da Associação, Manoel Borges, supostamente a sede da 1ª Cia da PM iria se mudar para a região do Campolim. “Nós queremos que se a sede da PM for mudar de local, que pelo menos permaneça na Zona Oeste de Sorocaba, próxima da atual”, disse Borges. Além disso, ele afirma que existem vários terrenos na região, de propriedade da Prefeitura de Sorocaba, para a construção de uma nova sede.
O abaixoassinado está sendo passado a todos os moradores dos bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Tulipas, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal, Wanel Ville, Parque Manchester e Piazza Di Roma. Já foram coletadas mais de 2 mil assinaturas e o documento será entregue ao Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto.
De acordo com Borges, a 1ª Cia da PM é responsável por uma área de aproximadamente 50 bairros na Zona Oeste, totalizando 127 mil habitantes. “Após a instalação da sede da PM em 2005 no Júlio de Mesquita, a população passou a se sentir mais segura, já que vários carros da polícia constantemente circulam pela região”, justifica o presidente da Associação.
Outra questão levantada pela Associação de Moradores é a segurança, já que os bairros da região estão em constante crescimento. “O aumento da população foi significativo, junto com o crescimento de diversos bairros desta região”, explica Borges.
O Capitão André Luiz Menezes, Comandante da 1ª Cia da PM, não confirmou as informações levantadas pela Associação de Moradores e disse que não existe nenhuma posição oficial da Polícia Militar sobre o assunto. Segundo Menezes, a sede atual da 1ª Cia é locada e já não comporta o efetivo de policiais e nem espaço para as viaturas, além de faltar banheiros suficientes e infraestrutura adequada. “O que existe, de fato, é um projeto, de ampliação e construção de uma sede nova, em um terreno do município. Porém, não existe data para isso acontecer e muito menos um local definido. A decisão compete à prefeitura”, explicou o Capitão Menezes.
Segundo Menezes, existe a possibilidade da nova sede da 1ª Cia da PM ser construída na Zona Oeste, desde que haja um local adequado e de propriedade do município. “Também queremos que a 1ª Cia fique na região. Tanto que desde outubro do ano passado, o policiamento foi reforçado nos bairros da região do Piazza Di Roma”, afirma.
Ronaldo Pedro Fonseca, 40 anos, há 6 anos mora no Wanel Ville I e não gostaria que a sede da PM saísse da Zona Oeste. “Os bairros da região cresceram muito. Inclusive deveria ter um plantão policial aqui no Wanel, porque o bairro está muito grande”, disse.


.: Foco Social - Paula Pacheco :.




.: Sebrae :.


Marketing e Merchandising

Você sabe qual a importância do marketing e do merchandising? Podemos definir Marketing como sintonia com o mercado, ou seja, a habilidade de gerar clientes e mantê-los plenamente. Divulgação é frequentemente confundida com Marketing. A divulgação, também conhecida como publicidade ou comunicação com o mercado. Ela é apenas um dos componentes do chamado mix de Marketing.
O mix é composto por 4Ps. P de Produto, de Preço, Ponto e Promoção, a divulgação propriamente. O Produto ou Serviço deve estar em sintonia com as expectativas de seu público. Defina um Preço de venda justo para seus produtos e de acordo com o perfil de seu público, observando sempre o preço praticado pela concorrência. Ponto: defina onde quer distribuir o seu produto e como irá oferecê-lo ao seu público, procurando atender a conveniência dele. “Analisadas as questões anteriores, podemos definir qual a melhor ferramenta de divulgação ou promoção”, destaca o consultor do Sebrae-SP, Wlamir Bello.
Outra questão é o merchandising, que é o nome do conjunto de processos ou atividades, destinados a valorizar os produtos e serviços aos olhos do cliente. Uma forma para aumentar a possibilidade da tomada de decisão para a efetivação da compra. “Resumindo, merchandising é todo o cenário que a loja passa para motivar o cliente a entrar, desejar e comprar os produtos”, ressalta o consultor do Sebrae-SP, José Carmo. Para isso, relembra o consultor, usam-se as técnicas de layout para facilitar a movimentação das pessoas na loja, a iluminação, o vitrinismo, o arranjo e exposição dos produtos e as cores. Enfim, Merchandising é encantar o cliente em segundos que podem valer ouro. Saiba mais no www.sebraesp.com.br

Agenda do Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

Programação do mês de fevereiro
Dia 3 – Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Dia 8 – Invista no Planejamento (19h às 22h); Pesquisa de Mercado (10h às 12h); Como Divulgar sua Empresa (14h às 16h)
Dia 9 – Desperte seu Potencial, 19h às 22h
Dia 10 – Micro Empreendedor Individual, 15h às 17h
Dia 11 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h
Dia 15 – Fluxo de Caixa, 18h30 às 22h30
Dia 18 - Micro Empreendedor Individual, 10h às 12h
Dia 21 – Invista no Planejamento, 19h às 22h
Dia 23 – Entendendo Custos, Despesas e Preço de Vendas (15h às 17h); Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 25 – Desenvolva sua Empresa, 19h às 22h


.: Serasa inclui dívida trabalhista em cadastro :.

As 153 varas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT), que inclui Sorocaba e Região, vão repassar à Serasa (Centralizadora dos Serviços Bancários S/A), os dados sobre dívidas em execução na Justiça Trabalhista: por meio do Sistema de Manutenção de Dados de Convênio (Sisconvem).
Dessa forma, o número de processo e informações sobre o devedor entrarão no cadastro da Serasa, e poderão ser consultados pelos mais de 400 mil usuários do banco de dados.
Depois de ter o nome incluído no cadastro da Serasa, os devedores em ações trabalhistas do TRT da 15ª Região ficarão “com o nome sujo”, o que significa que terão dificuldade para comprar a crédito ou obter empréstimos em instituições financeiras.
O convênio foi assinado pelo presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, o diretor-presidente e o diretor jurídico da Serasa, Ricardo Rodrigues Loureiro e Silva e Silvânio Covas, respectivamente. A previsão é que dentro de dois meses o sistema já esteja pronto para receber as informações do Judiciário trabalhista.
Esse é mais um bom motivo para que todo cidadão zele pelo seu bom nome, evitando situações que podem ser muito constrangedoras.
(Colaboração: SOTO MORENO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Para mais informações, acesse www.sotomoreno.com.br, ou ligue para 3234-2663)

.: Ressaca pós-eleições 2010 parte II: A turma do “enta”! :.



A farra já começou na Ilha da Fantasia

2011 mal começou e a farra já está rolando solta em Brasília! Depois que o Papa liberou o uso da camisinha com prostitutas, a família parece que está cada vez mais em decadência! Os “abestados” eleitos pelo povo, ilustres políticos que fazem leis para o interesse público, aprovaram um projeto de lei que garante direito na herança para amantes! Agora ninguém mais vai querer ser a esposa e ficar lavando cueca! Ahahahaha
E os novos ministros da presidenta Dilma Ruimsseff adoraram o filme Tropa de Elite 2. Os fanfarrões fazem festa privê no motel, pagam a conta com o nosso dinheiro, mas nem nos convidam! O ministro do Turismo, Pedro Novais, 80 anos, chamou sua turminha de amigos da terceira idade para uma festinha íntima no motel, e mandou a singela conta para os cofres públicos! Será que os 2,1 mil reais foram gastos em viagra??? Ahahahaha
E a farra continua solta na Ilha da Fantasia! A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, gastou mais de R$ 4 mil da verba indenizatória do Senado para pagar diárias de um hotel em Brasília, apesar de já receber auxílio-moradia! Por que será que a ministra precisa de 2 lugares para morar, enquanto muita gente é sem-teto? Ahahahahaha
Já na terra rasgada, os vereadores de Sorocaba mostraram que são os políticos mais rápidos e espertos do Brasil: eles aprovaram em tempo recorde, em menos de 30 segundos, o reajuste de 90,25% em seus próprios salários. Eles já foram convocados para as Olimpíadas de 2016, no Brasil, para a modalidade esportiva “enganar rapidamente os trouxas dos eleitores sorocabanos”! ahahahaha
E a cueca, definitivamente, é a peça íntima que mais faz parte da história da vida política no Brasil. Depois do dinheiro na cueca do mensalão, um comerciante de Sorocaba ficou de cueca na Câmara de Vereadores para protestar contra o aumento abusivo e em tempo recorde dos nobres vereadores atletas, e quase foi preso. Ficar de cueca em local público não pode, mas roubar dinheiro público e colocar na cueca pode!!!! O que será que a política e a cueca têm tanto em comum???? ahahahahaha