.: Matérias Central Parque 29 :.
 
.: Editorial :.

 

Desenvolvimento da região do Central Parque

A edição do Central Parque & Cia que você está lendo agora não poderia deixar de trazer nesta edição uma matéria especial sobre a elevação da tradicional Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Central Parque, em um Santuário de peregrinação e fé. O local há 10 anos recebe fiéis de vários bairros de Sorocaba, de cidades vizinhas e até de outros estados na missa de Cura e Libertação, que acontece uma mês por mês na Paróquia. Ao longo dos anos, a Paróquia se transformou num lugar sagrado de curas e alcance de graças, por intercessão de São Judas Tadeu, o santo popularmente conhecido como o das “causas impossíveis”. Em função disso, e por abrigar cada vez mais uma grande quantidade de pessoas, por mês aproximadamente 30 mil pessoas passam pelo local, a Paróquia precisou ser transformada num imponente Santuário, o segundo da cidade.
A transformação em Santuário traz para a região da Zona Oeste de Sorocaba boas perspectivas de crescimento, principalmente para o desenvolvimento do comércio local no bairro do Central Parque e nos bairros vizinhos. Além disso, a cidade ganha em termos de potencial turístico, a capacidade de explorar o turismo religioso, como acontece no Santuário de Aparecidinha e no da cidade de Aparecida. Pessoas das cidades vizinhas e de outros estados que vêm para Sorocaba para conhecer os santuários, além de pedir graças e proteção à Nossa Senhora Aparecida ou a São Judas Tadeu. O Santuário de São Judas Tadeu realmente está belíssimo e merece a sua visita! Não deixe de conhecer e prestigiar! A parte externa do local ainda está em fase de conclusão, e as obras devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2011.
O Jornal Bairro em Foco deseja, cada vez mais, divulgar o crescimento e o desenvolvimento dos bairros da Zona Oeste da cidade e contribuir para o fortalecimento do comércio local. E com esse objetivo em mente, já lançamos o Espaço e a Agenda do Empreendedor, divulgando informação especializada para orientar os empreendedores da Zona Oeste. Se você leu no jornal e foi até o Sebrae buscar informação ou fez algum dos cursos oferecidos gratuitamente, escreva para o Bairro em Foco e nos conte a sua história: bairroemfoco@terra.com.br
Boa leitura!

Ana Claudia Martins


.: Perda ou extravio da comanda de consumo: que medidas tomar? :.

Uma situação muito comum em nossa cidade é o cidadão, consumidor, que sai para se descontrair em uma casa noturna, barzinho ou mesmo para uma simples compra em uma padaria, e, de repente, se dá conta de que a comanda que registra o seu consumo, e que lhe foi entregue na portaria do estabelecimento, não está mais em seu poder, tendo sido extraviada ou furtada. Que medidas adotar? Conheça os seus direitos.
Na maioria das vezes é a falta de cuidado do consumidor, que, sem intenção, deu margem a ter o seu documento de consumo extraviado. Como também pode ser a hipótese de pessoas que com a intenção de prejudicar terceiros, obtendo com isso indevida vantagem, se apropriam da comanda de consumo de uma pessoa, que por descuido a deixou em cima de uma mesa, por exemplo.
Nesse sentido, para combater o “consumidor” que usufrui dos produtos e serviços do estabelecimento comercial e utiliza-se de artifícios maliciosos para não quitar com suas obrigações, esses estabelecimentos determinam “multas”, sem qualquer critério legal, aos consumidores que utilizam do seu estabelecimento e que tiverem extraviadas suas comandas de consumo. Nesse caso, somente é liberada a saída do consumidor do estabelecimento, após a quitação da referida “multa”.
Contudo, não há no ordenamento jurídico brasileiro nenhum dispositivo legal que imponha o pagamento de “multa/taxa” ao consumidor que perdeu sua comanda de consumo. O estabelecimento comercial que adota tal prática pode incorrer no crime de extorsão. A penalização do consumidor que teve extraviada sua comanda é uma prática abusiva e totalmente ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
O empresário que se dispõe a explorar uma atividade comercial tem que ter um rígido controle sobre os produtos e serviços que os seus clientes consomem ou utilizam, não podendo transferir essa responsabilidade ao consumidor, conforme menciona o art. 51, VI, do Código de Defesa do Consumidor. Ele também não pode proibir a saída do cliente, do estabelecimento comercial, por se opor ao pagamento da “multa/taxa” pela perda de sua comanda, uma vez que isso invade a liberdade do consumidor, e constitui uma ameaça de Seqüestro e Cárcere Privado, até que efetivamente pague o valor do débito questionado.
Caso o consumidor venha a ser coagido ou intimidado a quitar a “multa” acima discutida, que imediatamente detalhe ao representante do estabelecimento comercial, os produtos e serviços efetivamente consumidos, provendo o imediato pagamento e solicitando o correspondente recibo/nota fiscal. E se sua saída do estabelecimento em razão do não pagamento da “multa” pelo extravio/furto de sua comanda de consumo for impedida, faça contato com a autoridade policial mais próxima, para que esta adote as providências legais imediatas, para preservação dos seus direitos de consumidor.

(Colaboração do escritório SOTO MORENO – ADVOGADOS ASSOCIADOS. Para mais informações, acesse www.sotomoreno.com.br, ou ligue para 3234-2663)

 


.: Associação do Piazza se apresenta na Câmara :.

No dia 4 de novembro, a Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas e Adjacências apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido com a comunidade local, para os vereadores da Câmara de Sorocaba. O presidente da Associação, Manoel Borges, utilizou a Tribuna Popular para falar das necessidades e anseios dos moradores do Piazza e bairros vizinhos. Segundo ele, o trabalho das associações de moradores precisa de planejamento, de parcerias e da participação dos moradores na conquista de benefícios. . “Nenhuma associação ou entidade faz as coisas sozinhas, é preciso planejamento, determinação e encaminhamento aos poderes públicos constituídos”, afirmou.
Borges apresentou o projeto desenvolvido com a comunidade por meio de uma comissão organizadora constituída por moradores voluntários. Segundo o presidente da Associação, a intenção da entidade é ajudar a organizar associações de outros bairros da cidade, utilizando o trabalho desenvolvido como exemplo.
Além disso, Borges também cobrou uma posição do poder público em relação às principais reivindicações dos moradores, que já foram protocoladas na Prefeitura. As 2 principais são a construção de uma escola e uma creche para atender as comunidades do Piazza Di Roma e bairros vizinhos.
Em agosto deste ano, o prefeito Vitor Lippi esteve na sede da Associação para conhecer as principais necessidades dos moradores da região do Piazza Di Roma. Borges espera que a construção da escola e da creche esteja incluída no orçamento municipal de 2011.
A Associação dos Moradores se reúne uma vez por mês, às 19h30, no salão de festas Caju, no Piazza Di Roma. Mais informações, pelo telefone: 3217-4569. Participe!


.: Ônibus da Mulher e do Homem atende no Piazza :.
Iniciativa inédita no Brasil, os Ônibus da Mulher e do Homem facilitam o acesso dos moradores aos serviços de saúde, levando mais qualidade de vida à população. As duas unidades móveis transitam pelos bairros da cidade e são facilmente identificados pelas cores Rosa (Mulher) e Azul (Homem). Durante o mês de novembro, os moradores dos bairros do Piazza Di Roma e bairros vizinhos puderam ser atendidos nos ônibus, que estavam estacionados na Rua Mário José de Almeida.
No dia 5, a procura foi grande pelo atendimento no Ônibus Rosa, onde são realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, testes de HIV (dentro do programa Fique Sabendo), encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. Maria Fátima de Paula, de 55 anos, mora no Jardim Tulipas e aproveitou que o ônibus estava perto da sua casa para ser atendida. “Fui atendida pela primeira vez e gostei muito. As enfermeiras são muito atenciosas e é bem mais fácil do que no centro de saúde”, destaca.
O Ônibus Azul também foi bastante procurado no Piazza Di Roma, no mesmo dia. A equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas e realiza aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais. João Batista de Oliveira, 65 anos, foi atendido no ônibus na Vila Helena em outubro e foi encaminhado para fazer exames. “Agora vim mostrar o resultado do exame para o médico e fui muito bem atendido”, disse.
Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos pelas unidades móveis, basta comparecer ao local indicado. As mulheres que possuem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.
.: Cursos do Sabe Tudo vão formar 1.820 alunos na Zona Oeste :.
Os cursos ministrados em todas as unidades do Sabe Tudo na cidade de Sorocaba vão formar mais de 2.339 alunos. São crianças, jovens e adultos, que durante os últimos cinco meses participaram dos cursos de informática e cidadania, oferecidos nas 21 unidades do Sabe Tudo, distribuídas por várias regiões da cidade. As solenidades de formatura estão agendas para os dias 6 e 17 de dezembro. Na Zona Oeste da cidade, as 5 unidades do Sabe Tudo vão formar 1.820 alunos, nos bairros Esmeralda, Ipiranga, Júlio de Mesquita, Santa Bárbara e Wanel Ville, que corresponde à área de cobertura do Jornal Bairro em Foco.
Desse total de formandos, 518 pessoas estão concluindo o curso de Informática Avançado, que oferece preparação do aluno para o mercado de trabalho. Nos cursos de Informática Básica e Cidadania, oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, além de operar programas como Windows, Word, Excel, Power Point e Office, entre outros, os alunos aprendem a navegar pela internet, fazer pesquisas na rede mundial de computadores e enviar e receber e-mails.
Nas aulas de noções de cidadania, o aluno aprende sobre comportamento em público, como se comportar numa entrevista de emprego, entre outros assuntos. As aulas começaram em agosto e terminam na última semana de novembro. Os formandos são crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos. Mas têm também pessoas sexagenárias que aprenderam a navegar na internet para poderem se comunicar com os familiares que vivem em outras cidades e estados.
Os cursos de Informática e noções de Cidadania são ministrados por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura, que administra as unidades do Sabe Tudo. Desde o início dos cursos, em 2007, 7.602 alunos já se formaram nesses cursos e muitos jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho.


.: Força Jovem aguarda bons resultados :.

O time feminino do Força Jovem Itanguá II aguarda bons resultados nas competições que está disputando, nas categorias sub 17 e sub 15. A categoria sub 17 está na final do Campeonato Incentivo, que foi disputado com 10 jogos na 1° e 2° rodadas, com 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O jogo da final do campeonato é dia 27 de novembro, às 14h30, contra a equipe Momunes, na quadra da Igreja Santa Rita. E a categoria sub15 feminina está na final do Campeonato Citadino.
Já os atletas da equipe masculina do Força Jovem irão fazer testes nos clubes da categoria de base dos times do Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Monte Azul, de Barretos-SP. E para fechar o ano, as equipes do Força Jovem do Itanguá II farão 2 passeios especiais no dia 15 de dezembro: no Zoológico de São Paulo e no Museu de Esportes.


.: Universidade inicia pesquisa sobre obesidade infantil em escola :.

No dia 19 de novembro, um grupo de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) iniciou uma pesquisa sobre obesidade infantil na EE Prof. Elza Salvestro Bonilha, no bairro Itanguá II. O objetivo da pesquisa é identificar e quantificar crianças entre 7 e 10 anos, com alteração de peso e de pressão arterial. O grupo de pesquisa faz parte do curso de Enfermagem, do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP.
Na sexta-feira (19), o trabalho de aferição da pressão arterial e do peso das crianças foi realizado pela enfermeira e professora do Departamento de Enfermagem da PUC, campus de Sorocaba, Priscila Rangel D. Chaves, que também é enfermeira na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Jardim Simus. Os alunos avaliados foram anteriormente autorizados pelos pais para participarem da pesquisa.
Segundo a enfermeira Priscila, nos últimos anos os casos de obesidade infantil têm aumentado significamente em todo o país. “Por isso, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) recomenda que a pressão arterial das crianças seja aferida a partir dos 3 anos de idade, já que a obesidade infantil e o aumento da pressão arterial estão diretamente relacionados”, explica.
Após a avaliação dos alunos, os casos identificados de alteração da pressão arterial e obesidade infantil serão encaminhados para acompanhamento e tratamento médico e nutricional. A EE Prof. Elza Salvestro Bonilha é a primeira escola da cidade a participar da pesquisa da PUC-SP. Os pesquisadores entraram em contato com a direção da escola para realizar a pesquisa com os alunos.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Olívia Dias Neta, a pesquisa é muito interessante e por isso foi autorizada pela direção da escola. “Eu não sabia, por exemplo, que a pressão arterial deve ser medida em crianças. Além disso, a pesquisa vai contribuir para identificar e tratar os alunos que estiverem com alterações de peso e na pressão, evitando futuros problemas de saúde”, destaca.
Após a coleta dos dados das crianças participantes da pesquisa, o grupo de pesquisadores fará a avaliação dos resultados e posterior comunicado às famílias dos alunos com alteração de peso e da pressão arterial. O término da pesquisa está previsto para fevereiro de 2011.
No dia 23 de novembro, a Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, por unanimidade, requerimento que solicita informações sobre as políticas públicas municipais para combater a obesidade infantil. No requerimento, os vereadores pedem que o incentivo à alimentação saudável esteja presente, principalmente, nas discussões escolares, junto aos alunos e a seus pais. Além disso, especial atenção à alimentação servida nas escolas públicas municipais, indicando a horta comunitária como instrumento eficaz para o ensino e aprendizagem sobre a composição da alimentação diária, visando incentivar a criança a consumir mais produtos naturais.


.: Morador do Central Parque incentiva a prática do tiro com arco :.

Fábio Martins, 38 anos, é morador do bairro Central Parque e faz parte do Clube Ipanema Tiro com Arco (ITA), um grupo de amigos e praticantes do esporte, que se reúne todos os sábados para treinar. O tiro com arco surgiu de uma das mais antigas necessidades humanas: a sobrevivência, época em que o homem utilizava a prática do arco e flecha para caçar ou em famosas batalhas medievais.
O Field surgiu nos EUA e ainda é pouco divulgado no Brasil. O tiro com arco na modalidade Field, simulação de caça com tiro com arco, chegou ao país por meio do arqueiro Sebastião Wander dos Santos, que em 1992 organizou a primeira prova baseada nas normas NFAA (National Field Archery Association), e dois anos mais tarde, juntamente com amigos, realizou o primeiro torneio Field no Brasil, no SESC Interlagos, na cidade de São Paulo. 
Em Sorocaba, Fábio pratica o esporte e participa de competições há 2 anos, junto com um grupo de aproximadamente 20 pessoas. Na modalidade Field, o que se valoriza é a dificuldade tanto dos alvos quanto das posições de tiro. “Normalmente, costuma-se falar que quanto mais difícil é o Field, melhor ele é”, destaca Fábio.
Nas competições, o circuito é montado, de preferência, em uma área de bosque com relevo bem acidentado. São 14 alvos, divididos em 4 grupos, cada grupo com suas distâncias mínimas e máximas. Já as posições de tiro variam de acordo com a situação, isto é, pode-se atirar em pé, sentado, ajoelhado ou até em cima de uma árvore. Os arqueiros são divididos em grupos de até 5 participantes, que partem de um determinado alvo e dão a volta no circuito até chegarem ao alvo de origem.
No dia 7 de novembro, o Clube Ipanema Tiro com Arco participou da Prova Field Animal Round, evento de encerramento do torneio nacional 2010 de tiro com arco em campo aberto, na Fazenda Bela Vista, em Itú, com bons resultados: quebra de recordes individuais e ótimas pontuações, além de número recorde de competidores e de público. Se você quiser conhecer mais sobre o esporte, entre em contato com Fábio Martins, pelo telefone: 3202-5085 ou 9787-3299.


.: Cadastro de Clientes :.

Um bom cadastro dos clientes da sua empresa pode ajudar a aumentar suas vendas. É isso mesmo! O cadastro de clientes é uma importante ferramenta de relacionamento.
Um bom cadastro é aquele que permite identificar oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. O cadastro de clientes precisa ter três pontos básicos. O primeiro é a identificação do cliente, com nome, telefone, endereço. Não esqueça a data de nascimento, isso é muito importante. É necessário também haver uma área específica para incluir o perfil e o potencial de consumo do cliente. Por exemplo, uma agência de turismo precisa saber a época em que o cliente costuma viajar, se gosta de fazer viagens longas ou curtas, se prefere ir para a praia ou para o campo. A sua empresa também pode aproveitar essa informação!
E finalmente o terceiro ponto: o histórico de compras do cliente, ou seja, que tipo de produto ele comprou e quanto gastou. Juntando essas informações, o empreendedor pode identificar oportunidades de novas vendas ou fazer promoções de acordo com o perfil do cliente. Para o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer: “quando você conhece bem o perfil de seus clientes, o sucesso das vendas é sempre maior. Basta utilizar critérios como frequência e valor dos negócios já realizados”, afirma o consultor. Lembre-se um cadastro bem organizado não vende por si só, mas é um importante apoio de vendas! Saiba mais no www.sebraesp.com.br


.: Agenda do Empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras sobre temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. O Sebrae também disponibiliza de graça diversos cursos de gestão empresarial na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para ter acesso às opções, faça cadastro no site http://www.sebraesp.com.br/ead/ e escolha os cursos online que deseja fazer. Confira a programação e participe!

Programação do mês de novembro:

Dias 3 e 22 – Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dias 4 e 23 – Desperte seu Potencial (19 às 22h)
Dia 5 e 24 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 9 - Micro Empreendedor Individual (10h às 12h), Fluxo de Caixa (14h às 18h), Equipe Motivada (19h às 22h)
Dia 10 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 11 – Equipe de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 25 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h), Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 29 – Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30)
Programação do mês de dezembro:

Dia 2 – Ganhe Mercado (18h30 às 22h30)
Dia 6 – Fluxo de Caixa (14h às 18h), Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dia 7 – Desperte seu Potencial (19h às 22h)
Dia 9 – Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 10 – Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 13 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 16 – Administração Básica de Marketing (10h às 12h)


Rua Duque Estrada, 209 - Vila Olímpia



.: Santuário contribui com o desenvolvimento da região do Central Parque :.

A comunidade católica de Sorocaba e região está em Festa! No dia 28 de outubro, a tradicional Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Central Parque, foi transformada no Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, por meio de um decreto do Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. A cerimônia de oficialização do Santuário aconteceu na própria paróquia, no dia de São Judas Tadeu (28/10), e foi comandada pelo Padre Flávio Jorge Miguel Júnior e o Arcebispo da cidade, que celebraram uma missa. O evento contou ainda com a presença de autoridades políticas, além de um público de fiéis de aproximadamente 5 mil pessoas.
Há 2 anos, o Padre Flávio, responsável pela Paróquia de São Judas Tadeu, iniciou uma campanha junto aos fiéis para levantar recursos para a construção do Santuário, por meio de carnês. Com a contribuição dos católicos, a antiga igreja deu lugar a um imponente Santuário que, em média, recebe aproximadamente 30 mil fiéis por mês, em todas as missas celebradas no local e que atrai católicos de Sorocaba e região. Com a parte interna praticamente finalizada, para o Padre Flávio, a construção do Santuário foi um grande desafio. “A construção do Santuário é uma grande alegria porque faz parte da vontade de Deus. Ele já existia no coração de Deus e, portanto, não é uma obra humana, mas divina”, destaca o religioso.
Nos últimos 10 anos, a antiga paróquia ganhou destaque na cidade e região em função do aumento significativo da devoção dos fiéis a São Judas Tadeu, conhecido popularmente como o Santo das “causas impossíveis”, especialmente na Missa de Cura e Libertação, que acontece toda primeira quinta-feira do mês, às 19h30, e atrai uma multidão de vários bairros de Sorocaba, da região e até de outros estados. Além disso, desde 2009, o local conta com a adoração perpétua à Santíssima Eucaristia, ou seja, a igreja é aberta 24 horas, todos os dias, para receber os devotos de São Judas Tadeu.

Desenvolvimento da região

O Santuário de São Judas Tadeu, por ser um lugar de peregrinação e devoção, e que atrai devotos de várias cidades do país em busca de curas e graças, já contribui para o desenvolvimento da região do bairro do Central Parque. De olho nesse mercado, o empresário Fernando Nogueira Nardi abriu em setembro um restaurante e pizzaria em frente ao Santuário. “Decidimos abrir o restaurante aqui na região também pensando em atender os fiéis de todos os lugares que visitam o local”, destaca ele.
Fato que também é destacado pelo Padre Flávio. “O Santuário vai contribuir para o desenvolvimento do comércio local em toda a região do Cerrado. A circulação de pessoas por causa do Santuário é muito grande e isso contribui para mudar urbanisticamente o bairro, com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais”, afirma.
Cassilda Rodrigues Camargo mora no bairro Júlio de Mesquita e toda quarta-feira vai ao Santuário e participa da Adoração Perpétua à Santíssima Eucaristia, das 11h às 12h. “Sou devota de São Judas e venho toda semana pedir oração para a minha família”, disse.
O Santuário de São Judas Tadeu fica na Rua Walter Luiz D’Avilla 171, Central Parque. A parte externa do novo Templo será concluída em 2011 e o Padre Flávio pede que os fiéis continuem colaborando por meio dos carnês. Quem quiser contribuir, pode entrar em contato pelo telefone 3222-5817 e pedir o carnê. Este é o segundo santuário reconhecido pela arquidiocese em Sorocaba. O primeiro é o de Aparecidinha, criado em louvor à Nossa Senhora Aparecida.



.: Você sabe quem foi São Judas Tadeu? :.

São Judas Tadeu é natural da Galiléia, na Palestina, sendo filho de Alfeu (também chamado Cleófas) e Maria, que era prima de Maria, Mãe de Jesus. O nome Judas deriva de Judá, que significa Fortíssimo e Celebérrimo. Um ponto que merece destaque na vida de São Judas é o fato de ele ter sido um dos doze apóstolos, escolhido pessoalmente por Jesus. Desta forma, ele presenciou muitos milagres realizados por Jesus, participou da instituição da eucaristia na última ceia, testemunhou a morte, ressurreição e ascensão do Senhor.
No Brasil, a devoção a este santo é relativamente recente. Surgiu no início deste século, alcançando, porém, popularidade muito grande. É invocado como o santo dos desesperados e aflitos, das causas sem solução ou perdidas. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro.
Este glorioso apóstolo de Jesus dedicou sua vida à evangelização. Foi incansável nesta tarefa, pregando o evangelho na Mesopotâmia, Pérsia, Arábia e Iduméia, convertendo muitas almas. Os pagãos, inconformados com a derrota, começaram a colocar o povo pagão contra os apóstolos, prendendo São Judas e São Simão e os levando ao templo do sol. No templo, São Judas disse ao povo: “Para que fiqueis sabendo que estes ídolos que vós adorais são falsos, deles sairão os demônios e os hão de quebrar”.
No mesmo instante, dois demônios hediondos quebraram todo o templo e desapareceram. Indignado, o povo atirou-se contra os apóstolos furiosamente. Estes foram martirizados de forma cruel. Era um dia claro, quando de repente escureceu todo o céu, e uma horrível tempestade de trovões e raios caiu sobre a cidade, principalmente sobre o templo, matando muitos feiticeiros. 
Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens segurando um livro, símbolo da palavra que anunciou, e uma machadinha (ou clava ou espada ou alabarda), o instrumento de seu martírio. 


.: Foco Social - Paula Pacheco :.
 
.: Villa Brasil: opções para todos os paladares :.

A Zona Oeste de Sorocaba ganhou mais uma excelente opção gastronômica: o Villa Brasil, Restaurante, Pizzaria e Chopperia, localizado no bairro Central Parque. Além de uma saborosa comida caseira, é o lugar ideal para você curtir o melhor da música nacional e internacional, com shows ao vivo: na sexta os cantores Junior Laino e Rich, e no sábado Claudinho Bossa Nova. O restaurante foi inaugurado no dia 29 de setembro e funciona com um delicioso almoço no estilo self-service, por quilo, de segunda a segunda, das 11h às 14h. Também há opção de marmitex diariamente. Segundo o proprietário Fernando Nogueira Nardi, o grande diferencial do almoço no Villa Brasil é a comida caseira, de ótima qualidade, e com preço acessível, além do excelente atendimento e ambiente familiar. No sábado, a grande atração do Villa Brasil é a saborosa, tradicional e verdadeira feijoada, com produtos de qualidade!
Já à noite, de terça a domingo, uma ótima opção para toda a família é saborear um dos mais de 40 tipos de pizza, entre salgadas e doces. A Pizzaria oferece uma massa artesanal, feita à mão, e bordas recheadas com catupiry e cheddar. “A massa da nossa pizza é bastante leve e gostosa”, garante Fernando. Mas se você quer apenas tomar um chopp com os amigos, com uma deliciosa porção para acompanhar, o Villa Brasil também é o lugar ideal. O local possui 3 ambientes, num espaço aconchegante para a família e grupos de amigos.
Venha conhecer o Villa Brasil e saborear um delicioso almoço! Ou aproveite para ter uma noite animada com a sua família e amigos saboreando uma de nossas deliciosas pizzas no jantar! Em qualquer ocasião, o Villa Brasil é a sua melhor opção! O restaurante e pizzaria fica na Rua Walter Luiz D’Ávilla, 166, em frente ao Santuário São Judas Tadeu! Mais informações e reservas, pelo telefone: 3217-8786.


.: Agenda do Empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras com temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. Confira a programação .

Programação do mês de outubro:

Dia 13 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 14 – Palestra Adm. Básica (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 18 – Oficina Invista no Planejamento (19hàs 22h).
Dia 19 – Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30), Of. Equipe Motivada (9h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 20 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h), Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30).
Dia 21 – Oficina de Criatividade (9h às 18h), Palestra Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Palestra Divulgação (14h às 16h).
Dia 25 – Palestra Administração Competitiva (10h às 12h).
Programação do mês de novembro:

Dias 3 e 22 – Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dias 4 e 23 – Desperte seu Potencial (19 às 22h)
Dias 5 e 24– Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 9 - Micro Empreendedor Individual (10h às 12h), Fluxo de Caixa (14h às 18h), Equipe Motivada (19h às 22h)
Dia 10 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 11 – Equipe de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 25 – Adm. Básica de Marketing (10h às 12h), Ganhe Mercado (18h30 às 22h30).
Dia 29 - Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30)



.: Ressaca pós-eleições 2010 parte II: A turma do “enta”! :.


É pessoal, não teve jeito! Depois do Tiririca, agora senta e aguenta, que a Dilma é a nossa presidenta!!!! E dá-lhe bolsa-família, bolsa-vizinho, bolsa-sobrinho, bolsa-irmã, bolsa-cunhado, bolsa-genro, bolsa-defunto, bolsa-cachorro! Agora, senta e aguenta, que só nos resta relembrar o penta! ahahaha
Enquanto isso, a turma do “enta” está sacudindo a poeira para não cair do picadeiro. O Tiririca “tenta” provar na Justiça que não é analfabeto. E se ele não for, vamos estudar pra quê??? É mais fácil fazer um ditado na frente do juiz. Senta e escreve!!!! ahahaha
Enquanto isso, José Dirceu também “tenta” provar na Sala da Justiça que não foi o responsável pelo esquema do “mensalão”! Oh, coitado! Você não viu? Nem eu. O gasparzinho foi quem articulou tudo. O Chico Xavier me mandou uma carta psicografada e me contou tudo! ahahahaha
E quem “tenta” voltar ao governo do PT, no ano que vem, é o Palocci. Dilma Ruimsseff deve colocá-lo como ministro chefe da Casa Civil! Você viu? Nem eu! Então, senta e aguenta!
Já o vice Michel Temer tenta não ser apenas a sombra da Dilma e já está fazendo contato com o Michael Jackson no purgatório! Temer ligou para a Ruimsseff e reclamou que não quer o papel principal de “O Sombra”, no longa “A Ilha da Fantasia”, que começa a ser rodado em 1 de janeiro de 2011. Michel disse que prefere interpretar Michael Jackson na canção “Who´s Bad”, embora “O Sombra” tenha poderes que a turma do “enta” adora: mover-se por meio das fissuras mais íntimas, incapaz de ser ferido por qualquer tipo de agressão física e tocar em qualquer objeto que deseja. E dá-lhe grana na mala, na cueca, na meia, na bolsa... ahahaha
É, senta e aguenta, porque lá vem a turma do “enta”! E enquanto seu chope esquenta, é melhor a gente se lembrar do penta!!! ahahahahaha