.: Matérias Central Parque 28 :.
 
.: Editorial :.

 

Pela valorização da escola pública

O Jornal Bairro em Foco tem acompanhado o desenvolvimento de projetos pedagógicos e demais atividades que são colocadas em prática nas escolas públicas da região da Zona Oeste: municipais e estaduais, com o intuito de valorizar o ensino e melhorar a motivação dos alunos. As escolas municipais contam com uma grande vantagem pela proximidade do poder público e das diversas atividades e projetos que são desenvolvidos pela Secretaria de Educação nas instituições escolares do município. Nas escolas estaduais, a realidade é um pouco diferente. O governo estadual também incentiva e tenta, cada vez mais, melhorar o ensino e motivar os professores e alunos. Mas, nem sempre, o Estado consegue colocar em prática, com eficiência, projetos pedagógicos que realmente façam a diferença no cotidiano das escolas públicas. Porém, com muita garra, dedicação e coragem, os professores das escolas estaduais da região de cobertura do Jornal Bairro em Foco estão mostrando que é possível melhorar o ensino, valorizar a escola pública e colocar em prática projetos pedagógicos com eficiência e ótimos resultados. Prova disso é o resultado do concurso de redação, promovido por uma emissora de TV da cidade, sobre o tema “S.O.S Planeta Terra”, e que a vencedora foi uma aluna da EE Profª Elza Salvestro Bonilha. Taynara C. do Amaral Marques concorreu com mais de 23 mil estudantes de escolas públicas e privadas, de Sorocaba e região e venceu. Não foi pura sorte. Muito pelo contrário: resultado do trabalho que está em desenvolvimento ao longo do ano na escola sobre o tema meio ambiente, exatamente a questão abordada no tema da redação. Prova de que a dedicação e o empenho dos professores realmente fazem toda a diferença no ensino público, mesmo sem incentivos governamentais. Fato que o Jornal Bairro em Foco já tinha comprovado na edição anterior do Central Parque & Cia, quando publicou uma matéria sobre o Projeto “Eco-Lógico Elza 2010”, onde os alunos puderam aprender sobre vários temas relacionados à preservação do meio ambiente. Parabéns aos professores, coordenadores e a direção da Elza Salvestro Bonilha e, principalmente, para a aluna Taynara!
Outra notícia boa é que a partir desta edição, o Jornal Bairro em Foco estreia uma nova coluna, Garota Enxaqueca: um espaço que vai trazer bastante humor sobre fatos variados, com muita indignação! Ela é uma personagem muito indignada com tudo e com todos, mas, que, no fundo, deseja uma sociedade melhor para todos! Leia, opinie e envie seus comentários! Boa leitura!

Ana Claudia Martins


.: Aluna da EE Profª Elza Salvestro Bonilha ganha concurso de redação :.

Taynara Caroline A. Marques, aluna da 8ª série, da EE Profª Elza Salvestro Bonilha, do bairro Itanguá II, foi a grande vencedora do concurso de redação “S.O.S Planeta Terra”, promovido por uma emissora de TV de Sorocaba, na categoria artigo de opinião. Os vencedores foram anunciados na noite do dia 28 de setembro, em uma cerimônia no Seminário do Campus da Uniso (Universidade de Sorocaba). O concurso teve a participação de 23.227 estudantes de 17 cidades da região de Sorocaba, de escolas públicas e particulares, com o objetivo de incentivar os alunos da 1ª a 8ª séries a criarem o hábito da leitura e da escrita. A aluna vencedora ganhou um netbook, a escola uma TV LCD 26”, e a professora de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Rui Braz, ganhou uma máquina digital.
A diretora da EE Profª Elza Salvestro Bonilha, Ivete Maria Manis Arato, disse que a escola participa de alguns concursos com temas relevantes ao longo do ano e que esse coincidiu com um projeto pedagógico sobre ecologia e meio ambiente, que foi desenvolvido ao longo de 2010 entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio. “O tema do meio ambiente este ano foi bastante aprofundado pelos professores com os alunos. Além disso, a professora de Língua Portuguesa também trabalhou intensamente com eles como fazer um artigo de opinião e redação”, afirma ela. A aluna Taynara participou pela primeira vez de um concurso de redação e disse que para escrever o artigo de opinião pensou na salvação do planeta. “A escola trabalhou bastante o tema com a gente e como escrever um artigo e isso ajudou bastante. Estou muito feliz. Não acreditei quando eu soube que tinha ganhado em primeiro lugar, foi demais”, conta ela.
Para a diretora da escola, o resultado do concurso é muito importante para elevar a autoestima dos alunos e da própria escola. “Nossa escola sempre foi tachada de forma negativa e o primeiro lugar no concurso ajuda os alunos a olharem com outros olhos”, finaliza. Leia o artigo da Taynara:

As ações destrutivas do homem ao meio ambiente

Apesar de alertados por ecologistas e organizações não governamentais, os seres humanos têm praticado cada vez mais ações que prejudicam o único planeta em que podemos morar e de onde retiramos os recursos (que não são inesgotáveis) necessários não só para a nossa sobrevivência, como também para a das próximas gerações.
Isso acontece porque, mesmo com tanta informação, as pessoas não têm a real noção dos problemas que estão causando a si mesmas. Ou então elas querem lucrar, esgotando de vez todos os recursos. Ou ainda têm esperança de que a NASA descubra outro planeta para se viver.
Em conseqüência disso, o planeta “grita” socorro, dando sinais do esgotamento, e tudo que se faz é dar motivos para ele “gritar”, “berrar”, “espernear”...
Por tudo isso é que devemos repensar nossas atitudes e reverter essa situação. Mas precisaria ser uma ação conjunta, de todos os povos, todas as nações, um cobrando o outro, um ensinando o outro, todos no mesmo propósito: Socorrer o Planeta.


.: Orquestra da ETEC Fernando Prestes apresenta “Harmonia na Escola” :.

Concertos didáticos em 14 escolas estaduais de Sorocaba! Esse é o resultado do projeto “Harmonia na Escola”, que, por meio da Orquestra Filarmônica da ETEC Fernando Prestes, leva música de qualidade e de graça aos alunos da rede pública, no programa “Escola da Família”. A ETEC tem a primeira Orquestra Filarmônica formada por alunos de uma escola técnica estadual, vinculada ao Centro Paula Souza. Os estudantes mobilizaram os colegas, ex-alunos e parentes interessados em fazer parte da orquestra e colocaram a ideia em prática.
Com uma maratona de ensaios aos sábados, o grupo tem 25 componentes, com idade média de 17 anos, além de um piano de mais de 60 anos, que foi reformado e está incorporado ao patrimônio da escola, especialmente para atender o projeto. Os ensaios são comandados pelo jovem maestro Leonardo Anunciação, 21 anos, aluno do curso de música da USP. “É gratificante observar o empenho e a motivação desses jovens nesse trabalho tão importante”, conta o diretor e prof. Paulo Sérgio Germano. Além de desenvolver e disseminar a prática musical dos alunos, as propostas do projeto são complementar a formação de jovens músicos, incentivar e oferecer os grupos orquestrais.
O projeto começou em setembro e acontece até dezembro deste ano. Com um repertório diversificado, o “Harmonia na Escola” apresenta clássicos da tradição erudita e do popular, além de obras de grandes mestres dos diversos períodos históricos da música internacional e nacional como: Pixinguinha, Mozart, The Beatles, entre outros. Na Zona Oeste, duas escolas irão receber as apresentações: EE Prof.ª Elza S. Bonilha no dia 20 de novembro às 14 horas, e na EE Prof. Rafael Orsi Filho no dia 4 de dezembro às 14 horas.


.: Jardim Tulipas vai receber o Programa Vila Dignidade :.
A área de cerca de 6.400 m² no Jardim Tulipas, entre a Avenida Tereza Albiero e a Rua Antônio Dias de Palma, vai receber o Programa Vila Dignidade, na Zona Oeste de Sorocaba. No final do mês de agosto, a Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehab) recebeu um parecer favorável da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) ao terreno cedido pela Prefeitura de Sorocaba, para a construção das unidades habitacionais do programa. A previsão é de que até o final do ano seja assinado um convênio entre a Prefeitura e o CDHU, mas já foi feito o levantamento topográfico do local.
O Vila Dignidade é um programa habitacional do Governo do Estado, que prevê a construção de pequenas vilas voltadas à população acima dos 60 anos. O beneficiário tem de ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos e não possuir vínculos familiares sólidos e morar há pelo menos dois anos no município. “Serão 24 casas com mais esse projeto habitacional realizado entre a Prefeitura e o CDHU”, destaca o secretário José Carlos Comitre.
Conforme a Sehab, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), é quem vai identificar e cadastrar os futuros beneficiários, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.
Vila Dignidade - Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade desenvolvidos pelo Desenho Universal. O conjunto será horizontal e cada imóvel terá uma área útil de 39 m². Cada casa contará com uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que poderá ser utilizada como jardim ou horta. Além disso, vários itens de segurança e acessibilidade foram introduzidos no imóvel, como barras de apoio, pias de louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais e rampas e pisos antiderrapantes.
Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. A Vila Dignidade terá projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contará, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, entre outras.
.: Irmã Sheila promove novas turmas de Informática :.
O Dispensário Irmã Sheila, entidade assistencial localizada no bairro Jardim São Marcos, promove 2 novas turmas do curso de Informática. As aulas terão início no dia 18 de outubro, no período da manhã e da tarde. Os alunos contemplados serão comunicados pela entidade. O curso de Panificação, também previsto para o mês de outubro, ainda não tem data definida. Mas, em breve, os inscritos serão chamados pelo Dispensário irmã Sheila, para o início das aulas.
Os demais cursos profissionalizantes previstos em parceira com a Unit (Universidade do Trabalhador) estarão disponíveis somente a partir de 2011. O Dispensário Irmã Sheila comunica ainda que iniciou uma nova turma de ginástica, no período da tarde, das 16h às 17h, além da turma da manhã já existente. Também tiveram início os ensaios do Coral, com a formação do grupo, que já está ensaiando para a apresentação no final do ano no local. As pessoas que quiserem participar do Coral ou da nova turma de ginástica podem entrar em contato com a entidade, pelo telefone: 3222-9535.




.: Prefeito visita Associação dos Moradores no Piazza Di Roma :.

O prefeito Vitor Lippi visitou no dia 21 de agosto a Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza Di Roma I e II, Jardim Tulipas e Adjacências. O encontro foi um café da manhã, realizado no salão de festas Caju, que fica na Avenida Professor Flávio Fazano 299, no Piazza Di Roma. Durante o evento, os moradores puderam apresentar ao prefeito as principais necessidades dos bairros e propor a criação de um grupo permanente de melhorias das áreas públicas e de preservação ambiental existentes nos bairros.
Os moradores também fizeram uma caminhada pelo Piazza, em torno da Avenida Prof. Flávio Fazano, para mostrar ao prefeito as melhorias que podem ser feitas no local. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Manoel Borges, muitas crianças passam pela avenida, que está com acesso precário aos pedestres. “Esse foi o primeiro encontro de muitos com o prefeito Vitor Lippi. Apresentamos o Plano de Ação 2010, que marca este importante evento para os nossos bairros”, disse ele.
Mutirão – No dia 18 de setembro, um grupo de moradores da Associação realizou o “Mutirão Bairro Limpo, Meio Ambiente Sadio”, onde foi feita a limpeza em áreas destinadas ao lazer, praças, e principalmente em locais de preservação ambiental. O evento foi uma comemoração ao aniversário do Código Florestal Brasileiro, de 15 de setembro de 1965. Os moradores contaram com o apoio da Prefeitura de Sorocaba na realização do evento, que colaborou com pessoal, caminhão e máquinas para a limpeza dos locais. Foram retirados 15 caminhões de entulho e lixo. De acordo com Borges, a principal nascente existente no local está em risco devido a construções irregulares. “Descobrimos isso durante o mutirão e vamos acionar os órgãos competentes para resolver essa situação”, afirma.
A Associação dos Moradores se reúne uma vez por mês, às 19h30, no salão de festas Caju, no Piazza Di Roma. Participe! Mais informações, pelo telefone: 3217-4569.


.: Quadra do Clube do Vovô ganha pintura :.

As crianças e adolescentes que fazem parte do time de futebol de salão “Força Jovem Itanguá II”, do Clube do Vovô, agora têm mais um motivo para comemorar: a quadra onde são realizados os treinos ganhou pintura, nas cores verde, vermelho e amarelo. Com isso, o local poderá receber jogos das competições que os times do Força Jovem participam, com a comodidade de enfrentar o adversário jogando em casa. Os próprios jovens, meninos e meninas que frequentam o Clube do Vovô, ajudaram na pintura da quadra. As 7 latas de tinta, com 18 litros cada uma, foram doadas pela direção do clube, o que ajudou a melhorar o local, que agora está de acordo com as exigências míninas para sediar partidas de competições locais, das quais os times do Força Jovem participam.
Para o ex-jogador de futebol e técnico dos alunos, Paulo Sanderlei Pereira, a pintura da quadra é um incentivo a mais para que os atletas do Clube do Vovô tenham bons resultados nos jogos de futebol de salão que disputam. “Disputar uma partida em casa, principalmente em competições, é uma grande vantagem que agora nós também teremos. Além disso, disputar um jogo em casa é muito bom para o lado psicológico e emocional dos jogadores”, destaca o técnico. Alan Pereira da Silva, 16 anos, treina há 3 anos no Clube do Vovô e ajudou na pintura da quadra. “Ficou bem melhor assim e foi muito divertido participar. Isso vai nos ajudar a jogar em casa nos campeonatos que vamos disputar”, disse ele.
Os times masculino e feminino do Força Jovem Itanguá II continuam avançando nos campeonatos Cruzeirinho e Citadino: a categoria Sub-17 feminina passou para a segunda fase da competição. Já os times masculinos, nas categorias Sub-11, 15 e 17 seguem com bons resultados no Citadino. Assim como as meninas das Sub-15 e 17, na mesma competição!


.: Pizza Pardal: a verdadeira pizza italiana :.

Há 6 mil anos atrás, os egípcios foram os pioneiros em misturar farinha com água, sendo posteriormente aperfeiçoado na cidade italiana de Nápoles, onde o delicado disco de massa recebeu queijo, orégano, tomates e manjericão, tornando-se um dos pratos mais populares no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo: a famosa pizza! Essa deliciosa iguaria ganhou uma nova casa na cidade de Sorocaba, a Pardal Pizzas, comandada pelo pizzaiolo Pardal, que trabalhou por mais de 16 anos em uma das mais famosas e tradicionais pizzarias da cidade, inaugurando o seu cantinho com todo o conforto de saborear a melhor pizza da região da Zona Oeste em sua casa.
Pardal transforma essa maravilhosa mistura de ingredientes em uma massa delicada, consistente e ao mesmo tempo crocante, coberta com os melhores ingredientes existentes no mercado. Um exigente pizzaiolo, experiente e muito amistoso, construiu no Central Parque um belo forno à lenha, esculpindo cada disco de massa como um artista, jogando a massa para cima e girando até que se transforme numa pizza fina e saborosa, sendo este o diferencial da casa.
Inovando, o Pardal materializou a pizza descrita no famoso livro “Comer, Rezar, Amar”, atualmente nos cinemas, unindo massa fina, consistente, molho de tomates frescos, mussarela, rodelas de mussarela de búfala e folhas frescas de manjericão, resultando no delírio criado na cidade de Nápoles. As pizzas do Pardal Pizzas são produzidas artesanalmente, desde o preparo da massa, o molho e os recheios, tudo assado no legítimo forno à lenha. A entrega do disk pizza é eficiente e leva até sua casa a melhor pizza, quentinha, ainda com o queijo derretendo!
O Disk Pizza ainda oferece os melhores refrigerantes e uma cervejinha bem gelada para você degustar enquanto aguarda sua pizza e admira o pizzaiolo fazendo seus malabarismos com a massa. Se você quer experimentar uma pizza crocante, com o queijo derretendo e com os ingredientes que você escolher, o Pardal Pizzas é a melhor pedida. O Pardal Pizzas funciona na Rua Mário Soave, nº 190, no Central Parque e entrega em toda Sorocaba, peça pelo telefone 3021-7777 ou 3329-8623.
Veja anúncio na página 07.


.: Representante do Conselho do Idoso da região aprova delegacia :.

A fundadora do Grupo Cidadania Reviver e membro do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Mitie Kawamoto Ruiz, aprova a criação de uma Delegacia do Idoso em Sorocaba. Ela participou no dia 1 de outubro da reunião que debateu com diversas autoridades a criação de um órgão para prestar atendimento especial aos idosos vítimas de maus tratos na cidade. O evento, que aconteceu no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, foi promovido pela Secretaria da Cidadania (Secid) e o Conselho Municipal do Idoso, além de representantes da Polícia Civil e autoridades políticas.
Na reunião, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7), Weldon Carlos da Costa, disse que será definido nas próximas semanas qual Distrito Policial na região central da cidade passará a prestar atendimento para registrar ocorrências de maus tratos aos idosos. Para Mitie, que promove a integração social entre os membros da terceira idade no bairro Jardim São Marcos, a criação da delegacia especializada é ótima. “Existe violência em Sorocaba contra os idosos e, muitas vezes, a família não denuncia. Agora, os vizinhos poderão denunciar maus tratos contra os idosos”, destaca ela.
A secretária da Cidadania, Maria José de Almeida, ressaltou os avanços obtidos 7 anos depois da criação do Estatuto do Idoso, mas defendeu uma maior articulação dos organismos responsáveis pelo atendimento e gestão das políticas públicas. “Hoje, estamos focados em resolver os problemas das denúncias que enfrentamos dentro do Conselho, com a criação de uma rede que efetivamente dê atenção a este idoso que está sofrendo maus tratos em Sorocaba”, explica.
De acordo com o diretor do Deinter 7, em breve, serão criadas as condições estruturais e de capacitação de pessoal visando ao futuro funcionamento da Delegacia do Idoso em um prédio próprio. Em Sorocaba, a Secid e o Conselho do Idoso recebem uma média mensal de 40 a 50 denúncias de maus tratos ao idoso, somando mais de 400 casos por ano, excluindo as que são encaminhadas diretamente à Promotoria.

Violência contra a mulher
No dia 4 de agosto, Mitie Kawamoto Ruiz também participou de um debate que avaliou a situação da mulher vítima de violência em Sorocaba. O encontro foi organizado pela Coordenadoria da Mulher, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e debateu as possíveis causas do aumento de casos de violência contra a mulher e mecanismos para aprimorar a rede de atendimento a estes casos na cidade. Segundo ela, é importante a participação de membros da comunidade nesses eventos, o que ajuda a informar os demais moradores do bairro. “Eu recebo com muita alegria o convite para participar desses eventos tão importantes. É muito bom para a gente ganhar mais experiência”, destaca ela. O debate aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal.
O Grupo Cidadania Reviver promove uma série de atividades de lazer e cultura, baile e viagens para a terceira idade, no bairro Jardim São Marcos. Mais informações pelo telefone: 3221-8386.


.: Pedido de Aposentadoria e Revisões :.

Muitos trabalhadores brasileiros, após contribuírem durante toda a sua vida para o INSS, sonham em receber a tão almejada Aposentadoria de forma rápida e com salário digno, que atenda as necessidades básicas ao longo da vida. Entretanto, não é o que ocorre, pois na grande maioria dos casos, mesmo tendo direito a Aposentadoria, seja por Tempo de Serviço/Contribuição seja por Idade, o pedido é indeferido. Fato é que, após procurarem um advogado especializado, tomam conhecimento que há muitos anos poderiam ter aposentado.
Diante das exigências feitas pelo INSS, bem como diante da fragilidade do trabalhador, é indispensável a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário, momento em que o respectivo profissional irá realizar estudo do tempo de contribuição/serviço, providenciar a documentação necessária, assim como irá apurar o valor a ser recebido, tudo em conformidade com o direito do trabalhador.
Os aposentados e pensionistas, em determinados casos, também por desconhecimento de lei, recebem benefício com valor menor que o devido. Daí a explicação para as inúmeras revisões de benefícios existentes tanto no INSS como na Justiça. Ao conceder o benefício, o governo acaba cometendo injustiças no cálculo da renda inicial dos aposentados e pensionistas do INSS.
Por ser Especialista em Direito Previdenciário e defender os direitos dos Aposentados já há alguns anos, recebo em meu escritório, muitas pessoas reclamando do baixo valor recebido, momento em que é realizado um estudo para verificar a possibilidade de revisão, onde na maioria das vezes se confirma o direito a revisão do benefício. Confirmado o erro do cálculo do benefício pelo INSS, é possível aumentar o valor da aposentadoria por meio de ação judicial, inclusive receber os últimos cinco anos corrigidos. Existem inúmeras revisões para aumentar o valor do benefício, informe-se.

Cláudia R.S. Oliveira Killian
Advogada Especialista em Direito Previdenciário pela EPD-SP - OAB-SP 286.065 - F: 3232-2711 / 3326-1076
Rua Duque Estrada, 209 - Vila Olímpia


.: Programação dos ônibus na Zona Oeste :.

Aproveite que os Ônibus da Mulher e do Homem vão estar em alguns bairros da Zona Oeste de Sorocaba, no mês de outubro, e programe-se! No dia 24 (domingo), o Ônibus da Mulher irá atender, das 10h às 16h, na EE Antonio Vieira Campos, que fica na Avenida Luiz Gonzaga N. Júnior, 3.272, no bairro Júlio de Mesquita. Mais informações, pelo telefone: 3221-8123. E no dia 31 (domingo), o Ônibus Rosa estará atendendo na EM Oswaldo Duarte, das 9h às 16h, na Rua Luiz Gabriotti, 213, no bairro Wanel Ville II.
Saúde do homem – Nos dias 29 e 30 de outubro, o Ônibus do Homem irá atender no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, no bairro Ipiranga, que fica na R. Santo Michellete, 30. O horário de atendimento será das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Os atendimentos nos ônibus são gratuitos e não precisam ser agendados.
Os interessados devem comparecer ao local indicado com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), ou documento das unidades de saúde para facilitar encaminhamentos e agendamentos. A programação é divulgada pela Secretaria de Comunicação e eventuais mudanças nas datas, horários e locais são de responsabilidade da Secom: 3238-2495.


.: Parceria com o Sebrae traz conhecimento sobre gestão empresarial :.

 

O Jornal Bairro em Foco inicia a partir desta edição do Central Parque & Cia uma nova seção: o Espaço e a Agenda do Empreendedor. Por meio de uma parceria com o Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba, o Bairro em Foco trará em todas as suas 5 edições, totalizando mais de 41 mil exemplares, informação e conhecimento sobre gestão empresarial, voltada para as micros e pequenas empresas (MPEs). Para o nosso público leitor e para os comerciantes e empreendedores da região da Zona Oeste de Sorocaba, é uma excelente oportunidade de atualização de conhecimento com especialistas em gestão empresarial do Sebrae, um dos órgãos mais importantes do país focado no crescimento e desenvolvimento das MPEs no Brasil.
Além disso, os empresários interessados em fazer cursos no Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba terão acesso às datas, horários e locais dos eventos por meio da Agenda do Empreendedor, que será divulgada também em todas as edições do Jornal Bairro em Foco. Na Agenda, os empresários ainda terão informações sobre cursos gratuitos sobre vários temas relacionados à gestão empresarial, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponíveis no site do Sebrae/SP.
Já as pessoas interessadas em abrir uma empresa podem buscar informação e atendimento com os consultores do Sebrae, direto no Escritório Regional, que fica na Avenida General Carneiro, 919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, ou pelo telefone: 3224-4342.
Evolução das MPEs – Em 10 anos de monitoramento pelo Sebrae, uma pesquisa divulgada em agosto de 2010 revelou que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Essa taxa de mortalidade empresarial ainda é elevada, porém é a menor dos últimos 10 anos. Em 2000, por exemplo, a mesma pesquisa revelou que 71% das empresas encerravam suas atividades antes de concluírem o 5º ano de atividade. De acordo com o monitoramento do Sebrae, os principais fatores que afetam a mortalidade empresarial são: o tempo e a qualidade do planejamento feito antes da abertura, a dedicação à empresa no 1º ano do negócio, a gestão do negócio (em especial a administração do Fluxo de Caixa), o aperfeiçoamento do produto/serviço às necessidades do mercado consumidor e a conjuntura econômica.
O que você precisa saber para iniciar bem? Se você quer abrir um negócio, conte com o Sebrae. Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.
O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. O site “Quero Abrir um Negócio” ajuda quem ainda não sabe por onde começar e aquele que já escolheu em que ramo atuar. Saiba mais: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio. Por isso, na estréia do Espaço do Empreendedor, você terá dicas importantes sobre Fluxo de Caixa, além de aprender como utilizar de forma eficiente uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Bom aprendizado!


.: Foco Social - Paula Pacheco :.
 
.: Fluxo de Caixa :.

Você sabe qual a importância de controlar o fluxo de caixa da sua empresa? O controle adequado do fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável na gestão financeira de qualquer negócio. Ele é o instrumento de gestão financeira que orienta o empresário sobre os recebimentos e os pagamentos efetuados num determinado período de tempo. A principal finalidade do fluxo de caixa é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa, isto é, o dinheiro que entra e sai. Por meio do Fluxo de Caixa é possível verificar quando a empresa estará com maior ou menor folga financeira. Isso é importante para planejar a reposição de estoques, o pagamento de contas ou mesmo a retirada do pró-labore.
Veja o que diz o consultor do Sebrae, José Carlos Cavalcante: “O controle do fluxo de caixa também é importante para evitar que a empresa tenha de recorrer a empréstimos ou mesmo ao cheque especial para cobrir contas ou pagamentos. Ele também é muito importante na hora de negociar prazos de pagamentos, maiores ou menores, seja com os clientes, seja com os fornecedores, resguardando a capitalização”, destaca o consultor. Mas fique de olho. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas de caixa projetadas estejam refletindo a realidade da empresa e sejam atualizadas constantemente. Saiba mais no www.sebraesp.com.br.


.: Agenda do Empreendedor :.

O Escritório Regional do Sebrae/Sorocaba oferece gratuitamente oficinas e palestras com temas relacionados à gestão empresarial. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone: 3224-4342. Confira a programação .

Programação do mês de outubro:

Dia 13 – Oficina Invista no Planejamento (19h às 22h), Entendendo Custos (19h às 21h).
Dia 14 – Palestra Adm. Básica (10h às 12h), Oficina Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 15 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h).
Dia 18 – Oficina Invista no Planejamento (19hàs 22h).
Dia 19 – Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30), Of. Equipe Motivada (9h às 12h), Desperte seu Potencial (19h às 22h).
Dia 20 – Oficina Desenvolva sua Empresa (19h às 22h), Palestra Planejando a Abertura do seu Negócio (8h às 10h), Palestra Cooperativismo (10h30 às 12h30).
Dia 21 – Oficina de Criatividade (9h às 18h), Palestra Pesquisa de Mercado (10h às 12h), Palestra Divulgação (14h às 16h).
Dia 25 – Palestra Administração Competitiva (10h às 12h).
Programação do mês de novembro:

Dias 3 e 22 – Invista no Planejamento (19h às 22h)
Dias 4 e 23 – Desperte seu Potencial (19 às 22h)
Dias 5 e 24– Desenvolva sua Empresa (19h às 22h)
Dia 9 - Micro Empreendedor Individual (10h às 12h), Fluxo de Caixa (14h às 18h), Equipe Motivada (19h às 22h)
Dia 10 – Entendendo Custos, Despesas e Preço (19h às 21h)
Dia 11 – Equipe de Mercado (10h às 12h), Como divulgar sua empresa (14h às 16h)
Dia 25 – Adm. Básica de Marketing (10h às 12h), Ganhe Mercado (18h30 às 22h30).
Dia 29 - Fluxo de Caixa (18h30 às 22h30)



.: Enxaqueca pós-eleições 2010: o eleitor tiriricou?:.


Uma tremenda dor de cabeça atacou hoje a Garota Enxaqueca, desde o início da manhã Isso porque ela teve um terrível pesadelo durante a noite. Ao chegar ao escritório onde ela trabalha, seu humor estava péssimo. Logo, seu adorado colega de trabalho indagou:
- Bom dia! Nossa Garota Enxaqueca, você está com uma cara... O que aconteceu?
Sem muita vontade de conversar, ela respondeu:
- Estou com uma enxaqueca terrível. Dormi mal à noite e ainda por cima tive um pesadelo. Preciso dizer mais alguma coisa?
- Não, não! Respondeu seu colega, mas ele não conseguiu segurar a curiosidade e perguntou:
- Conte-me o seu pesadelo. Quem sabe isso ajudará a aliviar a sua enxaqueca.
- Nada poderá aliviar a minha enxaqueca. Acho que ela irá passar somente daqui a 4 anos.
Sem entender nada, o colega novamente indagou:
- Como assim?
- Puxa vida, tenho que explicar tudo para você! Disse irritada a Garota Enxaqueca, e continuou:
- Por acaso, você não lê jornal não? Estou indignada com o resultado das eleições e sonhei que estava na Ilha da Fantasia, assistindo a solenidade de apresentação dos novos deputados federais, no Congresso Nacional. Cheguei bem no momento que aquele palhaço do Tiririca estava se apresentando, e ele disse:
- Excelentíssimos “abestados” federais, que coisa maravilhosa estar aqui com vocês. Vamos celebrar esse momento aqui no circo federal cantando: Florentina, Florentina... Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem palhaçada, tem sim senhor! Aliás, aqui isso é o que mais tem! Florentina, Florentina...
Cada vez mais irada, a Garota Enxaqueca continuou:
- Que palhaçada! Depois ele anunciou seu primeiro projeto de lei: a criação do Bolsa-Palhaço, com um kit para todo o povo paulista, em agradecimento pela votação expressiva dele. E você sabe o que tem nesse kit? Perguntou indignada para o seu colega:
- Não! O que?
- Um nariz de palhaço, um chapéu com orelhas de burro, e a letra da música: Florentina, Florentina..., que será o novo hino nacional! Ninguém merece, quero morrer! Ai minha enxaqueca...