.: Matérias Central Parque 26 :.
 
.: Editorial :.

 

É com muito orgulho que a equipe do Jornal Bairro em Foco trás mais uma edição do Jornal do Central Parque. Buscamos nesta edição lembrar que este mês, temos festa junina, apesar da diversão, vamos tomar algumas medidas de prevenção, para que possamos brincar de maneira saudável.
Este mês nosso jornal divulga o projeto “Gotas de Amor” da Casa do Cirineu, com os artesanatos. Temos também as atividades da terceira idade com o grupo de Cidadania Reviver, que viajam para o Thermas dos Laranjais, e no Dispensário Irmã Sheila, há diversas vagas para cursos que iniciarão no mês de agosto.
Além de lembrarmos um assunto muito importante dos Alcoólicos Anônimos, que completa 75 anos de existência da irmandade, no mundo todo.
Dentre todas as matérias o que mais chamou atenção foi o Conjunto Habitacional Sorocaba R, onde com menos de um mês de inauguração o local já se encontra com portão de entrada quebrado, o portão da quadra poliesportiva danificados, as cordas das balanças destinadas as crianças estão remendadas e o local também já recebeu um vilão, que é a suspeita dos moradores de que há tráfico de drogas. Onde iremos parar? Um local destinado a uma melhor moradia, qualidade de vida melhor, já sofre com a destruição. Muitas famílias honestas, trabalhadoras que lutam para ter sua própria residência, o sonho que é realizado da casa própria pode tornar-se um pesadelo, Não podemos perder para a falta de estrutura de uma sociedade. Quais as soluções.... Difícil resposta...

O editor


.: Terceira idade demonstra disposição através de atividades e passeios :.

Com o objetivo da promoção da integração social entre os membros da terceira idade, o Grupo Cidadania Reviver, reúne cerca de 750 pessoas mensalmente, que participam de atividades de artesanato, tricô, crochê, culinária, jogos, gincanas e passeios.
Falando em passeio, conversamos com uma das voluntárias do Grupo Reviver, Mitie Kawamoto Ruiz, 75 anos, que contou sobre o passeio ao Thermas dos Laranjais, em Olímpia que acontecerá este mês. A viagem está marcada para o dia 21 com retorno no dia 23 de junho, e as vagas podem ser adquiridas na sede do grupo, na Rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jardim São Marcos, telefone 3221-8386.
“Participam também alguns membros da colônia japonesa, ressaltado a integração dos membros da terceira idade. O passeio está aberto também aos familiares” explicou Mitie.
Para os integrantes é oferecidas aulas de ginástica, dançado ventre, aulas de dança e contam com um madrigal, que é um grupo de canto. “Queremos transformar o madrigal em um coral, mas para alcançarmos este objetivo temos que contar com 20 participantes, quem se interessar pode estar nos procurando. Além de todas estas atividades, aos sábados o grupo se reuni com total disposição para participarem do baile com direito a música ao vivo e muita animação” declarou Mitie.


.: Novos cursos iniciaram no Dispensário Irmã Sheila :.

O Dispensário, localizado no Jardim São Marcos, promove diversos trabalhos sociais que consistem no resgate da cidadania. Pensando nisso, os integrantes e voluntários estão elaborando novos cursos de capacitação aos moradores dos bairros São Marcos, Itanguá, Julio de Mesquita e Ipiranga.
Os cursos oferecidos são de informática, 2º módulo de contabilidade financeira, curso de cabeleireira e o curso depilação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede do Dispensário na Rua Trajano Atayde, nº 425, no Jardim São Marcos, as informações sobre os cursos podem ser obtidas também pelo telefone 3222-9535. Para realizar a inscrição é necessário levar o CPF, RG e comprovante de endereço.
Estes cursos têm a parceria com algumas universidades da cidade e da Prefeitura. As aulas estão previstas para iniciar no mês de agosto.
Além das aulas, também no mês de agosto o dispensário receberá a visita do ‘Ônibus da Mulher’, que realiza palestras preventivas e exames com as mulheres do bairro.

Dispensário na Festa Junina
Este mês a entidade estará participando da Festa Junina de Sorocaba e convida a todos os moradores a estarem conferindo a barraca do Dispensário na Festa, que contará com a venda de Sanduíches de Pernil e Calabresa, refrigerantes, cervejas e água mineral. O dinheiro arrecadado será destinados aos trabalhos realizados na entidade.


.: Kumon transforma processo de aprendizado :.

O oficial de justiça Cleyber Ciuffa Breda e a professora de inglês Renata Alessandra Dearo Breda já planejavam o ingresso do seu filho no método Kumon antes mesmo de seu nascimento. Eles já conheciam através de algumas pessoas que já haviam feito, entre elas, seus sobrinhos.
Quando Luigi Ciuffa Breda, apresentou dificuldades de alfabetização aos 6 anos, os pais viram que era o momento de fazer a matrícula na disciplina de Português. “Com 8 ele já tem a leitura melhor do que alunos do ensino médio”, conta a mãe, que acompanha o filho no horário das aulas e aproveita para aprimorar seu inglês, também matriculada no método.
Há 1 ano, o menino pediu para fazer também as disciplinas de Matemática e Inglês. Segundo Cleyber, esse gosto de Luigi se dá por conta da rotina criada em casa, onde diariamente (inclusive no fim de semana) uma hora é separada para os estudos. “Com o Kumon, a criança aprende a ser autodidata, não dependendo totalmente dos professores. Lá na frente vem o resultado”, afirma o pai. “Me sinto mais inteligente”, disse o menino.
No caso da empresária Maria Isabel Bergamo Lerich, a inclusão de Lucas, de 9 anos, se deu porque o filho tinha problemas para aprender matemática. “Ele sequer sabia a importância dos números”, lembra. Uma prima que conhecia o Kumon indicou e ela matriculou o filho. “Foi fantástico. De alguém que odiava fazer contas, agora o Lucas está fissurado”, garante a mãe. Segundo ela, outro fator importante é que o garoto se desenvolveu também em outras matérias. “Recomendo sem medo para todas as mães. Agora meu filho tira nota boa em tudo”, comemora.


.: Igreja Quadrangular tem nova sede :.

A Igreja do evangelho quadrangular teve seu início com a jovem Aimee Elizabeth Kennedy, que nasceu em Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890. Converteu-se aos dezessete anos e foi casada, com o evangelista Robert Semple. Aimeé perdeu o marido e foi morar nos Estados Unidos, com a filha recém-nascida em seus braços. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.
Com a inauguração da igreja conquistou milhões de fiéis por todo o mundo e não poderia ser diferente aqui em Sorocaba. Devido ao amplo aumento dos fieis a sede Igreja do Evangelho Quadrangular do Central Parque no bairro Piazza di Roma, teve que mudar de salão onde eram realizados os cultos, pois o local já não acomodava com conforto os fiéis. Pensando neste conforto a mudança de endereço aconteceu no mês de março.
Atualmente a igreja está localizada na Rua Délcio Ferreira de Azevedo, 435. “Hoje conseguimos oferecer um espaço mais amplo ao fiéis, ampliamos também os cultos e estamos com a campanha das “7 semanas de libertação”, que acontece as terças-feiras, às 15h. Temos culto também às quarta s e sextas, às 20h e aos domingos às 8h30m” apresentou a Pastora Graça.
A congregação é uma extensão da igreja do Evangelho Quadrangular do Central Parque. Muitos testemunhos de cura e libertação estão sendo recebidos nas reuniões de fé.

.: Quatro anos de Força Jovem Itanguá II ganha reforço dos alunos e ajuda dos pais :.

Na edição passada mostramos a história do time “Força Jovem Itanguá II – Em busca do amanhã melhor”, que iniciou através de um projeto, do programa Escola da Família, com a intenção de tirar crianças das ruas e dar a elas uma ocupação para evitar o contato com as drogas e a criminalidade.
O projeto hoje acontece no Clube do Vovô, no Jardim São Marcos e conta com meninos e meninas de 6 a 17 anos, que ao todo são cerca de 45 atletas. Conversamos com um dos organizadores do projeto, Paulo Sanderlei Pereira, que relatou a procura e as mudanças que aconteceram após ter sido publicada à matéria em nosso jornal, “Com esta publicação, muitos pais descobriram o projeto e nos procuram para inscreverem seus filhos, tivemos um aumento dos participantes, onde hoje estamos atuando com 65 crianças. Além deste aumento também estamos contando com a presença dos pais nos treinamentos. É gratificante ver os pais e filhos se interagindo através do esporte”.
Com o aumento dos participantes, o time ganhou o reforço de mais uma categoria, o Sub 11, onde participam as crianças de 9 a 11 anos. “Além da categoria Sub 11, os pais estão pedindo para que acrescentemos uma turma de 5 anos, estamos estudando esta possibilidade, mas precisaremos do acompanhamento dos pais” declarou Sanderlei.
Este mês o Time “Força Jovem Itanguá II”, completou 4 anos, e para comemorar, os alunos ganharam um passeio a uma chácara, onde passaram um dia com muita alegria e diversas brincadeiras.
Quem estiver interessado em participar do projeto, e os pais que desejam matricular seus filhos e filhas para praticar futebol, podem entrar em contato com o Paulo, pelo telefone 3201-3549 ou 8143-4860.

 

.: Reflexologia ganha espaço na Clinica bem Estar :.

Uma nova terapia, que vem se destacando e inovando o campo da medicina complementar é a reflexologia, que atua através de estímulos nos pés e obtém resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos, dores, até a eliminação de certos distúrbios em várias partes do corpo.
Sendo uma arte suave e eficaz de massagem terapêutica, porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, a reflexologia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos precisos dos pés, que através da pressão aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos, provocam mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para manter uma saúde melhor.
A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. O objetivo é o retorno do equilíbrio, para que isso aconteça é importante que a pessoa consiga reduzir a tensão e induza o relaxamento. Este novo tratamento pode ser encontrado na Clínica Bem-Estar (veja anúncio abaixo), agende uma consulta.

 

.: Um bom presente requer criatividade :.

Dia dos Namorados, das mães, aniversário, natal ...muitas dessas datas podem representar dor de cabeça para pessoas que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades para escolher o presente certo para quem quer agradar.
Porém, comprar um presente diferente pode ser divertido quando a pessoa tem disposição para encontrar algo interessante.
Conhecer a personalidade de quem vai receber aquele belo pacote embrulhado com capricho, seus gostos, suas peculiaridades, é indispensável. Visite locais diferentes, ou lojas onde os vendedores prestam assessoria à você, como alternativa às convencionais.
Outra possibilidade é procurar novidades em casas de antiguidades, lojas de produtos exotéricos ou as que trabalham com linhas exclusivas.
Durante as viagens, evite as lojas específicas para turistas, procure lojas típicas ou bem conceituadas do lugar.
Quando achar algum artigo diferente, que pareça ter tudo a ver com a personalidade de alguém que você pretenda um dia presentear, compre-o imediatamente. Essa preciosidade pode ficar guardada, esperando aquela data especial.
Há presentes que podem ser dados em forma de serviços, e agradar muito a pessoa que o receba: uma passagem de avião para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em hotel ou pousada, uma massagem anti-stress, um tratamento de beleza ou um ingresso para uma peça de teatro.
Tudo depende da pessoa, da amizade ou tipo de relacionamento em questão.


.: Curso de depilação, em caráter beneficente :.

A perfumaria Júlio de Mesquita realizará um curso de depilação dia 05 de julho, das 10 às 17 horas que será ministrado por profissionais da DEPIL BELLA.
A inscrição é 3 litros de leite Longa Vida, que serão doados para a Associação Amor em Cristo, que atende crianças carentes, no Júlio de Mesquita.
Serão apenas 20 participantes, e os produtos utilizados durante o curso não serão cobrados.
Para maiores informações basta entrar em contato através do telefone 3202.7689.

 

 

 

.: Dia dos namorados :.

Era uma vez.... O namoro!!! Este mês vamos falar de um assunto muito bacana, mas muito sério. Creio que todos nós, salvo raríssimas exceções, já passaram pela experiência do namoro. Têm coisa mais gostosa no mundo do que sentir nosso coração palpitar e nossos olhos brilharem intensamente diante da possibilidade de um novo amor! Sobretudo aos adolescentes e jovens, cuja vida é marcada pelas descobertas do amor e da efetividade, o namoro é a etapa importante no desenvolvimento integral da personalidade. Ah, mas não sejamos ingênuos! A palavra namoro está tão maculada que parece até difícil compreender o que significa verdadeiramente, colocar-se diante do outro com o compromisso de construir uma história de amor, companheirismo e fidelidade.
Ao que parece, o verbo namorar pode atualmente significar tudo, mesmo respeito pelo outro e o desejo de conhecimento recíproco. Não sei bem, mas acredito que a ansiedade natural da juventude, em conjunto com o prazer a qualquer custo e o desrespeito pelo outro têm sido verdadeiras razões de encontro e desencontros do cotidiano, relacionamentos que duram uma noite ou apenas poucas horas.
A marca buscada é quantos ou quantas caem na minha rede por dia, com quantos ou quantas eu consigo 'ficar', sendo que mais vale o efêmero momento de um beijo na boca do que um diálogo e partilha do tempo com vista ao conhecimento do outro, de suas qualidades e sonhos.
A euforia juvenil, descomprometida com qualquer valor cristão é matéria de preocupação familiar e social. A cultura do descartável, a invenção, propagação de um sistema consumista, rompeu as muralhas dos bens materiais e agregou sua ideologia ao mundo dos relacionamentos: quero você enquanto posso aproveitar o que me oferece, depois, sem nenhum tipo de escrúpulo, descarto-o sem maiores preocupações com danos morais ou afetivos. Será que com esta cultura descartável todos conseguem viver sem machucar a alma?
Joao Luiz Loureiro de Mello.(escritório JKL).

.: Foco Social - Paula Pacheco :.


.: Superação e força de vontade demonstram
que pessoas conseguem superar suas fraquezas:.

“Se você quer beber, o problema é seu, agora se você quer parar nos procure. Esta foi a primeira frase que me passaram quando procurei ajuda. Assim descobri que diversas pessoas podem parar, porque eu não posso” - este foi um depoimento de um dos membros do A.A.
A irmandade dos Alcoólicos Anônimos conta com homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo, este grupo atinge diversos locais de todo o mundo, e no próximo dia 10 de junho, completara 75 anos de existência.
Os grupos de Alcoólicos Anônimos surgiram nos Estados Unidos da América e se espalharam por todo o mundo. Iniciaram em 1935 quando um corretor da bolsa de Nova Iorque e um cirurgião de Ohio, ambos com grave problema de alcoolismo, perceberam que trocando relatos sobre suas bebedeiras, conseguiam manterem-se sóbrios. Criaram, então, a Irmandade com o intuito de continuarem abstêmios e ajudarem outros que ainda sofriam de alcoolismo a alcançarem a sobriedade.
Responsáveis pelos encontros se comprometem com o apoio dos dependentes que buscam nas reuniões ensinar a responsabilidade do tratamento e da sua recuperação. “Além das reuniões, prestamos serviços nas escolas, faculdades e entidades, sujerimos os 12 passos para a recuperação. Em nossas reuniões na sede, buscamos passar para os integrantes nossas experiências, conto-lhes de como era a minha vida antes do acompanhamento e como hoje consigo viver mais feliz, hoje estou recuperado e demonstro sempre que posso esta lição para que eles aprendam comigo” declarou um dos membros do AA.A meta principal de Alcoólicos Anônimos é levar a mensagem ao alcoólatra que ainda sofre.
Mais informações pelo telefone 3232-1646


Olá, Cris. Estou com alguns problemas em casa, mas o principal é a implicância de meus pais com meus piercings. Tenho apenas três, mas é motivo de discussões todos os dias. Ambos são fanáticos religiosos, e acham que piercings vão me colocar no mundo das drogas, que vou ser zombado por outras pessoas, e meu pai até diz que isso é uma tendência homossexual. Dia desses acordei com uma passagem bíblica colada na tela do meu computador. Eles não entendem que piercings não alteram minha personalidade, nem meu modo de pensar. É apenas um acessório. Tenho emprego e nunca sofri preconceito por causa de piercings, mas eles não me escutam. Não aguento mais. O que faço?

Caro leitor, antes de qualquer análise, vamos tentar compreender o porquê seus pais se sentem tão mal diante da situação que me expôs. Bem, você não disse sua idade, mas pelo visto parece ser jovem. Imagino que esteja procurando independência, pois já possui emprego e parece ser responsável, visto que está preocupado com a opinião de seus pais e procurou ajuda. Vejo também que está manifestando suas crenças, opiniões e fazendo escolhas diferentes das de seus pais, caminhando para independência. Em geral, a passagem dos filhos do mundo infantil para o mundo adulto costuma ser momento difícil para os pais. Os piercings são também algo simbólico. Enquanto para você representa o rompimento do controle exercido pelas crenças e vontades de seus pais, por outro lado, para eles pode significar que está se desligando deles definitivamente e que em breve o ninho ficará vazio. Muitas vezes este momento de conflito gera ansiedade e angústia para os pais.
No seu caso existe outro agravante que é a crença religiosa de seus pais. Esse campo é delicado, pois cada religião possui regras e crenças bem definidas determinadas pela fé e realmente é muito difícil convencê-los do contrário através de argumentos racionais. Isso tudo associado à tendência natural dos pais inconscientemente temerem ser abandonados pelos filhos quando estes iniciam o processo de diferenciação através da divergência de opiniões. Isso acaba criando brigas em casa.
Este momento será fundamental no seu crescimento. Você terá que avaliar o valor dos piercings, pois talvez utilizá-los signifique magoar seus pais e tornar sua vida familiar mais difícil. Crescer também é aprender a renunciar. Para a maioria das escolhas, perdemos algo. O ideal é encontrar um equilíbrio entre satisfação pessoal e necessidades dos outros, aprendermos a ter nossas próprias opiniões, mas também sermos sensíveis ao sentimento dos outros. Tente encontrar um meio termo: será mesmo necessário vários piercings? Seria possível encontrar locais do corpo e tamanhos que poderiam ser encobertos em alguns locais, como na igreja, e expostos em outras situações? Converse com seus pais, diga que não quer magoá-los e tentem juntos encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades e a felicidade deles. Boa sorte!


Dra. Christiane M. T. Araujo - Av. Am. Figueiredo, 454 - Jd. Simus - Fone: 3221.7106 / 3018.1180