.: Matérias Central Parque 23 :.
 
.: Editorial :.

 

Este é o último Bairro em Foco – Central Parque & Cia., de 2009. O período das festas de fim de ano sempre nos leva a olhar um pouco para trás a fim de analisar equívocos cometidos e também avanços conquistados. Depois de ser eleito o Melhor Jornal de Bairro em 2008, pelo Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba, este era um ano de responsabilidade e desafios para o Jornal Bairro em Foco. Responsabilidade de continuar representando bem uma das maiores regiões da cidade. Desafio de fazer tudo isso, sem deixar de crescer e evoluir em conteúdo, estética e alcance.
Ao fazermos a revisão do trabalho desenvolvido durante esse tempo, fica-nos a clara impressão de termos conseguido alcançar nossas metas. Evidente que não ficamos imunes aos contratempos que foram surgindo, que só valorizam ainda mais o êxito conquistado em 2009.
Em meio a um ano que começou sob forte alarde da crise financeira mundial, fomos de um total de 37 mil exemplares para 40 mil. A diferença pode parecer pequena, mas 3 mil era exatamente o número de jornais que tinha a primeira edição do Bairro em Foco, distribuído no Wanel Ville em 2004. Além disso, passamos a alcançar outros três bairros: Quintais do Imperador (Júlio de Mesquita & Cia.), Jd. Novo Mundo e Jd. Europa (Jardim São Paulo & Cia.).
Foi em 2009 também que fizemos uma entrevista exclusiva com o prefeito Vitor Lippi, que demonstrou sua atenção com a zona oeste da cidade. Destaque ainda para o novo layout do logotipo e da capa do jornal. Tudo para evidenciar e valorizar a notícia, com um visual cada vez mais agradável. Trouxemos ainda duas colunas fixas: uma de entretenimento e outra de prestação de serviços, como forma de agregar mais conteúdo para o leitor.
Todo avanço é acompanhado de aprendizado e aperfeiçoamento. E não é possível crescer sem conhecer a experiência do outro. Nossos passos fazem o caminho, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco. Aos nossos amigos, parceiros e leitores ficam os nossos agradecimentos pelas conquistas de 2009 e os votos de que o próximo ano seja de progresso, felicidade e paz.

Jota Abreu

.: Grupo Cidadania Reviver participa da eleição de Miss e Mister 3ª Idade :.

O Grupo Cidadania reviver participou no dia 30 de novembro de um baile de confraternização do Conselho Municipal do Idoso de Sorocaba, presidido por Mitiê Kawamoto Ruiz. O evento foi realizado no Estrada Futebol Clube onde aconteceu também mais uma edição do concurso Miss e Mister 3ª Idade de Sorocaba.
A celebração teve como ponto alto o desfile dos candidatos e candidatas que esbanjaram charme na passarela e arrancaram aplausos da plateia. No concurso feminino, Tereza Campos Ferreira Teles foi eleita a Miss 3ª Idade. Em segundo lugar, eleita como 1ª. Princesa, ficou Ruth Lázaro Nunho e a 2ª. Princesa foi Nilza da Silva Matos.
No masculino, o Mister 3ª Idade 2009 foi Esmael Florêncio dos Santos. Na segunda posição, ficou Antonio Ribeiro Dias, eleito 1º. Príncipe.

Próximas atividades
Entre outras atividades, o Grupo Cidadania Reviver irá realizar uma viagem de 13 a 18 de abril para o Balneário de Camboriú (SC), no Encontro da Feliz Idade (Mercosul e América Latina). As reservas devem ser feitas até 15 de dezembro, para o cadastramento no evento.
No dia 19 de dezembro, a instituição fará a sua Confraternização de Fim de Ano, com um almoço repleto de comidas típicas natalinas, como assados e doces a partir das 12h. Em seguida, acontecerá um bailão até às 19h.
Para o ano de 2010 já estão abertas as inscrições para as aulas de Coral, Coreografia, Dança do Ventre, Ginástica e uma novidade para o próximo ano, que será Ioga.
O Grupo Cidadania Reviver fica na Rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jd. São Marcos. Telefone: 3221.8386



.: Bairro em Foco adere ao Twitter :.

O jornal Bairro em Foco agora também entrou na onda de uma nova rede de comunicações pela internet, o Twitter. Se trata de um microblog onde é possível escrever mensagens de até 140 caracteres, o que dá cerca de 3 linhas. O ingresso deste periódico se dá pela necessidade da zona oeste em ter informações em tempo real. “Recebemos diversas informações de órgãos como a prefeitura. Mas muitas vezes não conseguimos publicar no jornal, pois são eventos que podem acontecer no dia seguinte. No twitter, nossos seguidores ficam bem informados em tempo real”, explica o jornalista Jota Abreu.
O Twitter tem cerca de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Entre eles alguns famosos como o governador José Serra, o escritor Paulo Coelho, o cartunista Maurício de Sousa, e os apresentadores Luciano Huck e Marcelo Tas. Há também perfis de empresas como Ford, Samsung, Nokia, além de jornais como Folha de S. Paulo e as revistas Veja, Época, entre outras. Nesta rede é possível seguir e ter seguidores. O usuário recebe todas as mensagens daqueles a quem seguir. E assim também todos os seus seguidores receberão suas mensagens.
Confira a página do jornal pelo endereço www.twitter.com/bairroemfoco. Para seguir é necessário criar gratuitamente um perfil no site.

.: Escola Elza Bonilha faz balanço positivo de 2009 :.

A Escola Municipal “Elza Salvestro Bonilha está encerrando o ano de 2009 com muitas realizações. Segundo a diretora Ivete Maria, “esse foi um ano de vitórias”.
A reforma do prédio foi concluída com êxito. “Os pais estão orgulhosos da escola, ela está linda”, afirma Ivete. O local recebeu pintura nova, jardim florido com total segurança, portão automático e piso em todo o estacionamento.
O trabalho pedagógico também foi destaque, como o Projeto Preconceito Racial, desenvolvido com os alunos pela professora Luciana, de Arte, escolhido para ser encaminhado para Secretaria Estadual de Educação.
Outro evento bem sucedido foi a oficina pedagógica que teve salas de aula com material para o professor expor aos pais sobre os diferentes instrumentos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Os pais fizeram um circuito entre estas oficinas, tendo oportunidade de se informar sobre as atividades desenvolvidas com seu filho em sala de aula, Este trabalho está contribuindo para fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade.
“A dirigente de nossa diretoria de ensino aprovou nosso trabalho (oficina) e pediu que as coordenadoras expusessem para todos os Professores Coordenadores Pedagógicos de outras Unidades Escolares. Ficamos orgulhosos”, disse a diretora.
No dia 31 de outubro, os alunos do ensino médio participaram do “Ciência em Show”, com os membros do quadro do programa da Eliana, do SBT, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba, por iniciativa da professora Maria Cecília Milanez C. Oliveira. Em seguida os alunos fizeram seus próprios experimentos na escola e foram avaliados na disciplina de Física.
No mês de dezembro acontece a formatura das 4ªs, 8ªs, e o 3º ano do Ensino Médio. Segundo a diretora, o evento está sendo organizado com muito cuidado e terá tudo o que os alunos merecem. No dia 17, haverá um coquetel dançante, e no dia 18, a sessão solene, com direito até a valsa dos formandos.


.: Inscrições abertas para cursos na Casa do Cirineu :.

O projeto “Arco-Íris”, da Casa do Cirineu, está com inscrições abertas para o ano de 2010. Este projeto tem duas fases. A primeira é voltada para crianças de 11 a 14 anos e acontece aos sábados. A segunda é feita durante a semana, em período alternativo ao da escola, e é direcionada para crianças de 7 a 10 anos. Em ambas são realizadas atividades sócio-educativas (sem caráter de reforço escolar), onde são trabalhados temas como educação, moral, cidadania, sentimentos e comportamento. As crianças também utilizam a informática. As inscrições podem ser feitas na própria sede.
A entidade
De um pequeno trabalho social do Núcleo Espírita de Evangelização Ismael no Itanguá II nasceu uma grande obra, a Casa do Cirineu. Hoje o local conta com uma sede própria, construída em um terreno de 3.000m².
A Casa sobrevive através de doações diversas e principalmente dos Associados Contribuintes, que fazem a sua colaboração através de carnê. Quem quiser conhecer, contribuir ou até mesmo participar de algum dos projetos, pode entrar em contato com a instituição através do telefone 3202.7353. A Casa do Cirineu fica na rua Arnaldo Giardini, 131, no Jd. Itanguá II.


.: Vet Spa arrecada alimentos para entidade do George Oéterer :.

O Vet Spa Consultório Veterinário, no Central Parque é um dos pontos de arrecadação de alimentos para a Campanha Natal Feliz do Grupo de Apoio Cabana de Luz, no bairro de George Oéterer, em Iperó. A entidade atende diversas crianças carentes.
As doações serão para a montagem de cestas de alimentos que serão oferecidas por ocasião do fim do ano. Para fazer as doações, basta comparecer no Vet Spa, Rua Dr. Osmar Maciel, 864, Central Parque. Mais informações pelo telefone 3013-2120.


.: Central Parque tem tradição com seu clube de malha :.

Chegando na sede do Esporte Clube Central Parque de Malha, já se vê dois apaixonados pelo esporte: Pedro Santana de Oliveira e Wilson de Oliveira. Eles fazem parte de um grupo de amigos que começou a praticar o esporte há mais de 30 anos no bairro. “No começo, a pista era de terra”, conta Wilson, hoje diretor administrativo do ECCP. Já Coca, como é conhecido Pedro, atual presidente, trata de esclarecer que a malha é diferente da bocha, a começar na extensão da cancha (bem maior) e no número de jogadores (na bocha são 2, e na malha, 4).
O ECCP tem uma das melhores canchas do estado de São Paulo, além de sempre fornecer jogadores para a seleção sorocabana. O clube tem títulos importantes como o Campeonato Estadual de 2003, representando Sorocaba, Recentemente a cidade foi campeão de malha nos Jogos Estaduais, realizados em São Caetano, contando com jogadores do bairro.
Hoje o ECCP se mantém através das contribuições dos sócios e também com os patrocinadores que estampam suas marcas nas paredes em volta da cancha. Todos estão convidados a aprender ou acompanhar uma partida. Os treinos acontecem sempre às terças, quintas e sábados, às 19h. As partidas costumam acontecer aos domingos, a partir das 9h. O ECCP fica na rua Rua Santos de Oliveira, 301, Central Parque. Informações pelo telefone 9743.2843.

.: Padaria Itanguá oferece novidades aos clientes :.

Acompanhando o progresso de todo o comércio da região, a Padaria Itanguá resolveu investir para oferecer mais novidades aos seus clientes. O estabelecimento passou por uma reforma que valorizou ainda mais o local, além da instalação de um Espaço Café, onde agora a empresa oferece café da manhã, cooffee break, pão com manteiga na chapa e uma grande variedade de salgados como coxinhas, esfihas, risóles, folheados, etc. O proprietário Carlos Caetano Neto conta que também são oferecidos em versão mini, para encomendas. Mas a Padaria continua trabalhando com os produtos tradicionais como pão com queijo em cima, mini pão de queijo, baguetes recheadas, roscas doces, etc.
A Padaria Itanguá participou ainda de um treinamento com nutricionistas durante oito meses, dentro de um programa realizado pelo SEBRAE-SP em parceria com a Vigilância Sanitária de Sorocaba. Com isso, recebeu da Prefeitura Municipal de Sorocaba o certificado PAS (Programa de Alimento Seguro). Todos os funcionários foram rigorosamente treinados em todo o período de aprendizado, sob a supervisão do SEBRAE, que analisou e corrigiu os procedimentos na manipulação, higiene e armazenamento dos alimentos e estrutura física do estabelecimento.
A Padaria Itanguá fica na avenida Miguel Patrício de Moraes, 418, no Itanguá II. O telefone é 3222.1075.

.: Central Parque agora conta com uma Casa Lotérica :.

O que era uma antiga necessidade do bairro foi sanada recentemente. Agora o Central Parque conta com uma casa Lotérica, a 35ª da cidade. A CAIXA determina pontos de necessidade para a instalação de novas unidades, após alguns estudos que verificam, entre outras coisas, o crescimento da população.
Se antes era preciso se deslocar até o centro ou ao shopping para pagar contas ou fazer apostas, agora os serviços estão mais perto do morador.
A Lotérica é quase como uma agência da Caixa. Portanto no local é possível abrir contas e receber benefícios como o Bolsa Família, INSS, FGTS, Seguro-Desemprego, PIS, entre outros. Também dá para consultar saldo, efetuar depósitos nas contas da Caixa Econômica Federal e saques tanto da Caixa como do Banco do Brasil, além de pagar contas diversas.
Outra atração são as apostas: Mega-Sena, Quina, Loto Fácil, Lotomania, Loteca, Loto Gol, Loteria Federal e Loterias Instantâneas (raspadinhas), além de possuir diariamente Bolões dos principais jogos.
A Lotérica do Central Parque funciona, de segunda a sexta das 8h até às 18h e aos sábados das 8h às 12h. O endereço é Rua Walter Luiz D’Ávila, 122. Informações pelo telefone: 3202.8113.

.: Dispensário Irmã Sheila terá cursos gratuitos :.

O Dispensário Irmã Sheila comunica que em fevereiro de 2010 terão início as aulas do curso de Informática. Os alunos já inscritos deverão confirmar suas pré-inscrições e serão abertas novas vagas para os interessados. Nesta mesma data começará também o Curso de Contabilidade Fiscal priorizando inscritos que estejam cursando de 8º série do ensino fundamental até ano do 3º Ensino Médio.
Para inscrições é comparece no próprio Dispensário, munido de CPF, RG, e Comprovante de Residência entre 07 e 11 de dezembro das 9h às 11h. e das 14h às 17h. O endereço é rua Trajano Athayde, 425, no Jd. São Marcos. Mais informações pelo telefone 3222.9235.

.: Padre Flávio apresenta programa na TV COM :.

O Padre Flávio Jorge Miguel Junior, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, no Central Parque, é o apresentador do programa “No Coração de Deus”, exibido na TV COM de Sorocaba, canal 7 da Net, todas as sextas-feiras, às 22h30min, com reprise aos sábados (16h) e domingos (16h30min).
O programa tem 30 minutos e é dirigido à família fazendo uma reflexão sobre a Palavra de Deus, com o objetivo de tocar os corações daqueles que necessitam de uma palavra de vida e esperança.
A direção musical é feita por Luis Carlos Takenaka (Lukas), um jovem talento que interpreta canções que expressam o tema de cada programa.
A produção é gravada no estúdio de TV da Universidade de Sorocaba, e além de ser exibido na TV COM, também é veiculado nas TVs Comunitárias de Valinhos e Guarulhos. Para ser um apoiador do programa basta entrar em contato pelos telefones 3342-9620 ou 8132-7132.

.: Prédios abandonados são invadidos no Central Parque :.

Desde o último dia 25 de novembro os prédios inacabados de um condomínio na rua Comendador Vicente do Amaral já não estão mais sem habitantes. A princípio 61 famílias invadiram as cinco torres com o anseio de encontrarem enfim uma moradia. Eles se uniram e adentraram aos apartamentos munidos de seus móveis, mesmo sem haver abastecimento de água e energia elétrica. Um mutirão entre eles está empenhado em suprir esses problemas. Os novos moradores fizeram um rateio para contratar encanador, terraplenagem, entre outros serviços. Segundo Vitor Alexandre Cacondi, que se disse um dos representantes do grupo, só foram aceitas pessoas que realmente não tinham onde morar ou já não conseguiam mais pagar aluguel. “Tem algumas pessoas aqui que estavam dormindo na rua”, afirma.
Vitor conta que a Polícia já apareceu por lá. “Eles disseram que é melhor estarmos nós aqui, do que os usuários de droga”, explica. Máquinas já trabalham na escavação da tubulação de água e esgoto. Em breve o lugar deve receber também energia elétrica. “Por enquanto estamos usando velas”, revela.
José Milton do Amaral é advogado de uma das compradoras dos apartamentos do que era denominado Condomínio Residencial Ilhas do Sul. Ele explica que a construtora que começou as obras faliu e quem assumiu em seguida não deu prosseguimento, pois como boa parte dos compradores já havia pago, não seria possível conseguir lucro do negócio. Sua cliente, por exemplo, desembolsou o equivalente a um carro popular. “Dificilmente eles vão conseguir legalizar a situação lá. Qualquer tentativa deles, nós vamos recorrer pois quem pagou tem direitos”, diz. Ele garante que o proprietário da área é quem deveria recorrer para tirar os invasores do local. “Se eles são trabalhadores, quem comprou o lugar também é”, completa. O pai de Elizete Calegari também comprou um dos apartamentos e ela afirma que o local está sendo comercializado pela mesma pessoa que deu início à invasão de um conjunto de prédios, há 10 anos, no Wanel Ville. Para uma moradora vizinha das torres, quem está lá agora é oportunista. “Se não é seu, você não deve se apossar”, esbraveja.
De um lado a esperança de encontrar um lugar próprio para morar. De outro, a revolta pela posse forçada de um imóvel que, mesmo parcialmente pago, jamais chegou a ficar pronto. As duas faces da história agora aguardam o desfecho desse caso, o que dificilmente deverá agradar a todos.

.: Criatividade e geração de renda em cursos culinários no Jd. S. Marcos :.

Os cursos culinários promovidos pela loja Dijos Doces são oportunidades de se capacitar para produzir de diversos tipos de doces, bolos, entre outras delícias.
A criatividade está presente nas receitas, o que colabora tanto para quem ainda não tem experiência, como para quem já trabalha no ramo. No dia 2 de outubro o curso com a culinarista da Alispec ensinou a fazer o bolo temático da “Pequena Sereia”, com 2 andares separados por um aquário com peixe vivo.

Próximo curso:
07/12 – Trufas natalinas, Pinheiro feito de trufas. Chocolate Harald. Profª Sara.
As aulas são realizadas em uma cozinha específica para cursos no salão de festas Spaço Kids, rua Mário Soave, 552, S. Marcos. O telefone é 3017.0529. Inscrições com 3 dias de antecedência na Dijos Doces, Av. Gal. Carneiro, 1808, Jd. Simus. Informações: 3222.5274 e 3217.9087.


Leitor anônimo. “Olá. Tenho um problema sério no meu casamento, pois a minha mulher é evangélica. Eu também, mas sou cantor, agora estou cantando sertanejo, e ela não aceita de jeito nenhum. Colocou a religião em meio a nossa relação. Temos um filho de 2 anos e meio, mas faz mais de 1 ano que a gente só vive brigando e não se acerta mais. Conversando chegamos a conclusão que estamos simplesmente nos aturando. Estamos cada dia mais afastados, mesmo morando juntos. Na verdade não sei que decisão tomar. Não posso deixar minha carreira musical, pois vai muito bem, e é o meu trabalho. Mas se não deixar vai haver a separação, e fico pensando nisso por causa do meu filho. Não sou mais feliz. O que faço?”

Caro leitor, neste caso o mais importante é avaliar como está o ambiente de seu filho. Uma criança não será feliz se os pais estiverem juntos apenas compartilhando o mesmo espaço físico e viver em um ambiente hostil, cheio de brigas e sem amor. Permanecerem casados apenas com a justificativa de terem um filho pode comprometer ainda mais o desenvolvimento emocional dele, pois, pior será se ele acreditar que é o motivo da infelicidade dos pais.
Quando bem conduzida, a separação não precisa ser um trauma para a criança. O distanciamento afetivo do pai é que sim, pode trazer danos ao seu desenvolvimento emocional. Se houver mesmo a necessidade de separação, deixe bem claro que ele continuará sendo amado. No momento delicado da separação procure não se afastar, e estar presente o máximo possível para que ele não tema perder seu amor. O melhor para ele é que você seja feliz. Filhos felizes são filhos de pais felizes, apenas sua presença física em casa não garante a felicidade dele.
Vejo que cantar é algo extremamente gratificante para você. Já sua esposa não compartilha desse momento, o que vem desgastando o casamento. Vocês fizeram escolhas em direções opostas, reflita no porque isto aconteceu. A religião e a música são apenas a parte visível do problema. Primeiro examine os reais motivos do afastamento emocional entre vocês, converse com ela explicando o quanto sua carreira é importante para você e entenda porque sua profissão concorre com as necessidades dela, pois é válido lutar para salvar seu casamento. Porém, se realmente perceberem que já não se amam e houver necessidade de separação, tentem fazer da forma mais amigável possível, evitando assim possíveis danos a seu filho.
Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106 / 3018.1180

.: Pensamentos do Jota :.
Todos já sabem que a estudante Geisy Arruda foi enxotada e quase linchada na Uniban em S. Bernardo, por usar um vestido curto e chamar a atenção de todos. Quando me informei da notícia, confesso não sabia bem o que pensar. A princípio não entendi o motivo de tanto destaque do caso na mídia. Com o tempo fui percebendo melhor o sentido do acontecimento e formando minha opinião.
É óbvio foi exagerada a atidude dos alunos que se manifestaram contra a moça. Mas os veículos de imprensa trataram o assunto através de um prisma que transformou a moça do vestido rosa-choque em heroína nacional. Estaria ela se tornando um ícone da independência feminina, quebrando os padrões de comportamento em nome da beleza? Geisy seria uma mártir para que outras mulheres possam mostrar seus corpos?
Acho mesmo que estamos todos fartos de falta de respeito. E alguns lugares requerem a devida vestimenta. Ninguém vai ao tribunal de shorts, chinelos, camisa regata e óculos de sol. Tampouco vai à praia vestido de gala. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Universidade é um local de formação de profissionais, pesquisa e cultivo do saber. Portanto, ir à universidade requer também estar vestido adequadamente. Se for a uma boate depois, leve outra roupa e troque.
Alguns vão dizer: “Moralismo! Conservador demais!”. Pois é preciso ser assim para que não se extrapolem os limites. É necessário prezar pela ética e o respeito no ambiente universitário. Ela não deveria usar aquela roupa, pois se diferenciou dos demais alunos que seguem uma linha de se vestir para serem respeitados. Muito embora a realidade seja contrária, a universidade não deveria ser encarada como passarela de moda ou ponto de paquera. Os selecionadores de pessoal solicitam que o candidato tenha “boa aparência” para conseguir um emprego, e isso não é preconceito ou discriminação. É apenas a exigência de que o profissional não se vista de forma bizarra, o que mancharia a imagem daquela empresa.
A lição que deveria ficar desta história é, ao sair de casa para festa ou trabalho, pensar não somente na roupa adequada, mas também nos gestos, no vocabulário e no comportamento condizente àquele momento. Mas infelizmente, a única herança deste episódio é apenas a Geisy, mais uma celebridade instantânea inútil, prato cheio para as imbecilidades dos sites e programas de fofoca.



.: Júlio de Mesquita ganha nova loja de Colchões :.

Há 3 meses o empresário do ramo de automóveis Rodrigo Canadeu resolveu diversificar e abriu a loja Colchões Avenida, no Júlio de Mesquita. Ele conheceu Sebastião Osvaldo, com experiência neste segmento, e foi incentivado a abrir a nova empreitada. Rodrigo ainda convidou o amigo para ser o gerente da loja.
Segundo Rodrigo, a escolha do bairro foi pelo intenso movimento. “O lugar está crescendo muito. E visualizamos uma boa oportunidade para esse segmento”, explica. Há ainda planos para abrir uma filial em outra região da cidade.
A loja conta com os mais variados tipos de colchões, camas e camas box, além de tudo para mesa e banho também. Tudo com as melhores marcas para todos os tipos de pessoas, independente de idade, altura ou peso. “Fazemos encomendas sob medida”, detalha.
Para quem fizer compras até às 15h, a entrega e montagem são feitas no mesmo dia. A loja aceita todos os cartões e tem fácil estacionamento. “As pessoas não precisam gastar mais tempo, nem dinheiro indo para o centro comprar esses itens”, garante o proprietário.
A Colchões Avenida fica na av. Américo Figueiredo, 4015, Júlio de Mesquita. O telefone é o 3217.1819.