.: Matérias Central Parque 22 :.
 
.: Editorial :.

 

Como é de conhecimento geral, o jornal Bairro em Foco cobre 5 regiões da zona oeste de Sorocaba: Júlio de Mesquita & Cia., Jd. São Paulo & Cia., Jd. Simus & Cia., Wanel Ville & Cia. (que foi o primeiro a nascer) e este, Central Parque & Cia.
De lá para cá a cada dia uma nova conquista acontecia. As mais importantes, sem dúvida, foram a credibilidade junto aos leitores e a parceria de nossos patrocinadores. A entrevista exclusiva com o prefeito Vitor Lippi, publicada na edição passada foi outro motivo de orgulho para nós. Mas como a caminhada não pode parar, procuramos estar em constante evolução.
Para tanto, recentemente participamos da etapa regional da I Confecom, a Conferência Nacional de Comunicação, que irá se realizar em âmbito nacional, em Brasília, no início de dezembro. Para se ter uma ideia da urgência de discussão sobre o assunto, alguns outros setores como saúde e educação já fazem conferências há pelo menos 10 anos! Já a comunicação, que também é um direito constitucional, terá esse ano a sua primeira edição. Veja mais sobre esse assunto em matéria na página 8.
Este exemplar do jornal Bairro em Foco – Central Parque & Cia., traz uma novidade. A coluna fixa “Pergunte para a Cris” é fruto de uma parceria com a Psicóloga Dra. Christiane M. T. Araújo que irá responder às perguntas dos leitores sobre seus problemas pessoais. Essa é uma forma de prestação de serviços, haja visto que o problema de uma pessoa, pode perfeitamente também ser o mesmo de tantas outras. Se você tem alguma dificuldade particular da qual não consegue encontrar solução, mande sua pergunta por e-mail, e a sua identidade será preservada. As questões devem ser enviadas pelo e-mail bairroemfoco@terra.com.br.
A força da nossa existência está em conseguirmos nos renovar, ampliar pensamentos e progredir continuamente. Tudo isso com a colaboração de nossos leitores e parceiros. Que mais este passo colabore também para a prosperidade de toda a zona oeste.

Jota Abreu

.: Cãominhada Beneficente agita o Central Parque :.

Com o apoio da URBES e da Guarda Municipal, no dia 27 de setembro muitas pessoas participaram da 1ª Cãominhada Beneficente promovida pelo Vet Spa Consultório Veterinário, no Central Parque.
A concentração aconteceu em frente à loja, e o passeio saiu às 10h percorrendo diversas ruas do bairro e retornando ao mesmo local. Na sequência houve a premiação para o maior cão, menor cão, cão fashion e o mais parecido com o dono. Também foram sorteados prêmios e muitos brindes.
Segundo a veterinária Dra. Viviane R. V. Almeida, essa foi uma oportunidade para que as pessoas pudessem ter maior contato entre seus animais e a comunidade. “Todos os presentes puderam curtir muito o seu cãozinho”, afirma.
A iniciativa arrecadou cerca de 150 litros de leite, além de Achocolatados e Biscoitos Doces para crianças carentes, da instituição Cabana de Luz, representada pelo Sr. João de Quadros, no George Oéterer. O evento teve apoio das marcas Special Dog, Frontline e Natural Pet.

.: Luiz Pádua divulga 3 livros na Biblioteca Municipal :.

O escritor sorocabano Luiz de Carvalho Pádua irá fazer a divulgação de três dos seus livros no dia 22 de outubro, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Sorocaba. Pádua tem um estilo ímpar ao escrever suas obras literárias. Com linguagem simples e objetiva, seus livros são agradáveis e enriquecidos pela experiência de vida do autor, que conduz o leitor ao mundo mágico das palavras.
Neste evento, Luiz Pádua irá apresentar “A face oculta de Darlene”, obra que retrata a história angustiante de uma mulher, cujos maus tratos sofridos pelo marido acabam por transformá-la numa heroína e exemplo para a mulher brasileira.
Também será divulgado o livro “O Diplomata”. Este é um romance que conta a história de amor vivida por um diplomata francês, tendo como palco as cidades de Paris e Varsóvia na Europa. O forte do livro é viver e sentir a emoção dos seus personagens desde o início até o seu final.
A terceira obra é “Enfrentar o medo cara a cara”, na qual Luiz Pádua conta a história de John Rice, um requintado criminoso e de uma mulher com paixão doentia, o que atrapalha seus planos para conquistas extras.
Luiz Pádua é autor de oito obras publicadas tanto na região de Sorocaba, como em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. Para adquirir seus livros, basta entrar em contato com o autor através dos e-mails: lucapad@terra.com.br e escritorluizpadua@gmail.com. Ou pelo telefone 3411.4080.

.: Cidadania Reviver realiza diversas excursões :.

O Grupo Cidadania Reviver esteve em excursão no dia 29 de setembro no Pesqueiro e Pousada Maeda, na cidade de Itu, para comemorar o Dia Nacional do Idoso. A viagem foi organizada pela instituição e reuniu cerca de 100 pessoas de diversas cidades como Sorocaba, Itu, Atibaia, São Paulo, Itapetininga, Boituva e São Roque.
Foi um dia de convívio com a natureza, além de atividades como bailinho, passeio de trem, teleférico, e aulas de danças típicas e linguagens indígenas.
A próxima viagem será para o parque aquático Termas dos Laranjais, em Olímpia. O lugar contém 16 piscinas, toboágua, praia artificial, entre outras atrações. A excursão sairá na noite do dia 25/10 (domingo) e volta na quinta-feira seguinte. O pacote inclui transporte, comida, hotel, passeios, exceto bebidas.
E no dia 10/11 a excursão é para a Fazenda das Pedras, perto de Piracicaba. O passeio irá ter bailão, bingo, charrete, pista de caminhada e piscina. O pacote inclui o transporte, café da manhã, almoço e lanche da tarde. A inscrição deve ser feita até 5/11 na sede.

Atividades na sede

Os ensaios do coral acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 15h, e têm no repertório músicas de seresta, românticas, sertanejas, entre outras. Quem rege e ensaia é a maestrina Teresa Badini. Além do coral, o Grupo Cidadania Reviver também tem ensaios do grupo de coreografia (quartas às 14h) e dança do ventre (terças e quintas às 14h) e dança de salão (terças e quintas às 15h).
Há ainda aulas de ginástica, mantidas pela prefeitura, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. São 3 grupos dividos por horários: das 7h às 8h, das 8h às 9h e das 9h às 10h.
Serviço: Para saber mais, basta entrar em contato com o Grupo Cidadania Reviver pelo telefone: 3221.8386. A sede fica na Rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jd. São Marcos.


.: Meninas da escola Antonio Miguel ficam em 4º na categoria xadrez :.

A equipe feminina de xadrez da Escola Estadual Antonio Miguel Pereira Junior, no Central Parque, conquistou o 4º lugar nas Olimpíadas Colegiais do Estado de São Paulo, realizadas na cidade de Jaboticabal, a 325 Km de Sorocaba.
As meninas Hanah e Trikcia (8ª série B) e Klaevys, Lílian e Luana (2º Colegial A), acompanhadas da coordenadora profª Miriane Araújo Vasconcelos, ficaram cerca de uma semana hospedadas na cidade para as competições e representaram a única escola da região de Sorocaba a se classificar.
Segundo a diretora Suely Terezinha das Graças Monteiro Gomes, a colocação foi honrosa e em breve deverá ser confeccionada uma faixa em homenagem às garotas. A escola está se tornando especialista em xadrez, tendo conquistado o título de campeã da modalidade nos Jogos Escolares de Sorocaba (no masculino e feminino) e com a construção de um tabuleiro de xadrez gigante.

.: Crianças superam limitações através do Kumon :.

O Kumon é um método de ensino de origem japonesa, que visa acelerar o aprendizado através de uma rotina de exercícios individuais em disciplinas como português, matemática, japonês e inglês.
Tamilda Natalina de Rosa Lima é mãe de Bruno, de 9 anos, matriculado na unidade Jd. Magnólia de Sorocaba. O garoto é hiperativo e faz a 2ª Série (1 ano de atraso), porém ainda não está totalmente alfabetizado, pois teve dificuldades na escola. “Ele não consegue fazer nada na escola, já que as professoras têm muitos alunos para atender. E aqui no Kumon é mais individualizado”, afirma a mãe. Bruno avançou bastante e já sabe ler, embora não consiga escrever. “Perto do que ele sabia, o avanço foi grande”, explica Tamilda.
Fernando, 12 anos, também tinha algumas dificuldades de alfabetização e interpretação de textos. “Faz 2 anos que ele está no Kumon. Agora já está quase no nível da escola”, diz a mãe Rosa Maria da Silva Moura. Segundo ela, o filho ganhou responsabilidade, agilidade e rapidez. “Mas quero que ele ultrapasse o nível da escola e vá para uma universidade pública, como os dois irmãos”, torce.
Já o filho de Vanda Maria Tezoto, Pedro Henrique (4 anos) já conseguiu ultrapassar o seu nível. “Comparado a crianças da mesma idade, ele está muito a frente”, explica a mãe. O menino tem facilidade de percepção e raciocínio, e já ganhou uma medalha na escola como “Aluno Adiantado”. Ele está na pré-escola convencional, e faz a 1ª Série no Kumon. “Minha sobrinha fez quando criança, teve ótimo desempenho estudantil e hoje cursa faculdade de Engenharia Química. Foi a motivação que tive para matricular o Pedro Henrique”, ressalta.
Ana Paula Nascimento, de 15 anos, está no primeiro colegial. Há 7 meses no Kumon, ela recuperou as dificuldades que tinha ainda na 5ª e 6ª Séries, como números entre chaves e simplificações. “Ajuda diretamente na escola, pois a professora está pedindo para fazer gráficos”, explica a garota. Ela pretende superar o nível escolar até o fim do ano.
Para saber mais sobre o método e tirar dúvidas, a unidade Jd. Magnólia está á disposição na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, número 20, ou através dos telefones 3011.2546 ou 3232.7280.


.: Cursos Culinários permitem a geração de renda :.

A Dijos Doces vem realizando diversos cursos culinários na parte superior de seu salão de festas, com o intuito de proporcionar novas oportunidades para que as pessoas possam gerar renda.
É o caso de Cícera Valentim Batista, 52 anos, moradora do Wanel Ville III. Ela já está revendendo pães-de-mel, trufas, alfajores, entre outras guloseimas. “Eu produzo e vendo no atacado”, conta.
Ela e mais cerca de 20 mulheres participaram do curso, no dia 14 de agosto, no salão de festas Spaço Kids. Ministrada pela culinarista Terezinha, a aula foi das 14h às 17h, e ensinou a fazer pão-de-mel enfeitado e a trufona recheada. Esse curso teve apoio do chocolate Valle Nevado.

Próximos cursos:
21/10 – Panetone Salgado, folhado, recheado, em formato de bola, metro e aberto. Profª Terezinha. A partir da 13h30.
28/10 – Alfajor, Cupkake Natalino, bolinho individual. Profª Sara (culinarista da Harald).
As aulas são realizadas em uma cozinha completa, específica para cursos, sempre às 14h, no salão de festas Spaço Kids, rua Mário Soave, 552, São Marcos. O telefone é 3017.0529. Inscrições com três dias de antecedência na loja Dijos Doces, Av. Gal. Carneiro, 1808, Jd. Simus. Informações pelos telefones 3222.5274 e 3217.9087.

.: Novena de São Judas Tadeu :.

De 20 a 28 de Outubro acontece no Central Parque, na Paróquia São Judas Tadeu, a Novena ao Padroeiro. Confira a programação:
20/10 - 19h30min. Missa com Pe. Rodolfo G. Morbiolo. Tema “Creio na Igreja”. Benção da água, Festa c/ pizza.
21/10 - 19h30min. Missa com Pe. João Alampe. Tema “Creio na Igreja Una”. Benção do sal e Festa c/ lanche calabresa e cachorrão.
22/10 - 19h30min. Missa com Pe. Marcos A. dos Santos. Tema “Creio na Igreja Santa”. Benção da chave casa/carro e Festa c/ pastel.
23/10 - 19h30min. Missa com Pe. Wagner L. Ruivo. Tema “Creio na Igreja Católica”. Benção da carteira de trabalho e Festa da fogazza.
24/10 - 19h. Missa com Pe. Washington P. Ribeiro. Tema “Creio na Igreja Apostólica”. Benção das velas e Festa c/ lanche de pernil e cachorrão.
25/10 - 8h. Missa com Pe. João Ap. Dias. 10h. Missa com Pe. Flávio Jr. e Diácono Paulo. 19h Missa com Pe. Flávio Jr. Tema “Igreja minha mãe”. Benção de objetos religiosos e Festa c/ pizza.
26/10 - 19h30min. Missa com Pe. Willian de Almeida. Tema “Sentir com a Igreja”. Benção dos pães e Festa c/ pastel.
27/10 - 19h30min. Missa com Pe. Fausto Culbert. Tema “Amar a Igreja”. Benção do óleo. Festa c/ pizza.
28/10 - 4 missas com o Tema “São Judas Tadeu Apóstolo de Jesus Cristo”. 7h com Pe. Flávio Jr. 12h com Pe. João Ap. Dias. 15h com Pe. Flávio Jr. E 19h30min com Pe. Flávio Jr. Benção, água, sal, objetos religiosos e Quermesse.
A Paróquia São Judas Tadeu fica na Rua Walter Luiz D’Avila, 171 - Central Parque. Fone: 3222.5817.

 

.: Itanguá, São Marcos e Avenida Santa Cruz ganham sinalização de trânsito:.

A Sociedade Amigos de Bairro do Jd. São Marcos e adjacências, presidida pelo empresário Roberto Materiais para Construção, demonstrou muita satisfação pela instalação e revitalização na sinalização de trânsito de ruas do Jd. São Marcos, do Itanguá e também da avenida Santa Cruz.
Os técnicos da Urbes - Trânsito e Transportes realizaram os trabalhos que trouxeram benefício para o local e para quem usa as vias como acesso a outros bairros da zona oeste.
Os trabalhos foram de implantação de placas de regulamentação, advertência e localidades, além de sinalização horizontal. As vias receberam nova pintura nas linhas de eixo e de bordo e também nas legendas do tipo PARE. A previsão, segundo a SAB, é de que outros serviços da mesma natureza ainda sejam realizados em outros bairros vizinhos.


.: Jantar Dançante para construção do novo templo :.

A Paróquia São Judas Tadeu, no Central Parque, realizou um Jantar Dançante no dia 3 de outubro em prol da construção da nova igreja no bairro. O evento começou às 21h e foi até às 2h, no salão do Lar Escola Monteiro Lobato, com animação da banda Ellos.

O projeto
A necessidade de construção do novo templo se deu pelo grande aumento no número de devotos que fez crescer o movimento religioso na paróquia. Por diversas vezes, em algumas missas era necessário o uso de telão na parte externa da igreja, para que todos pudessem participar.
Segundo os membros da paróquia, a nova igreja terá clima sóbrio, confortável e aconchegante. Em 2007, o pároco Padre Flávio Jorge Miguel Júnior propôs que cada paroquiano fizesse um dia de jejum por mês com intenção de sucesso na obra. “Queremos fazer uma construção baseada não somente no dinheiro, mas principalmente na oração”, disse o padre. A previsão de entrega da obra é para o ano de 2010.

.:Espetinhos Luizinho conquistam clientes de toda a cidade :.

Luiz Augusto Siqueira dos Santos é prova de como um talento pode se tornar sustento de vida. Mais conhecido como Luizinho, ele sempre gostou de preparar carne com temperos diferentes, assar, etc. Quando deixou o emprego, a saída que encontrou foi fazer espetinhos na cantina do seu pai, no Ceasa. O trabalho foi aumentando e surgiu a ideia de passar a vender na rua. E sua esposa Vanessa precisou abandonar o trabalho em um posto de gasolina para ajudar no negócio.
A princípio, a churrasqueira tinha apenas 70 centímetros. Hoje são 2 metros, onde 15 tipos de espetinhos são assados. Entre os mais vendidos estão Mignon, Picanha, Torresmo e o delicioso Kafta c/ recheio de queijo e azeitona. Luizinho e Vanessa têm a companhia de outros dois funcionários, pois não dariam conta de atender à grande clientela que procura.
Toda manhã, o empresário vai buscar a carne diretamente no frigorífico. Cerca de 40kg por dia. Em seguida, junto à sua esposa, preparam cada espetinho. “Eu não uso apenas sal para temperar. O segredo do sabor está também na pimenta, noz-moscada e ajinomoto”, revela. À noite, pessoas de bairros distantes como Éden, Iguatemi, Santa Rosália e até de Votorantim aparecem para saborear. E é o “boca-a-boca” que garante cada vez mais o sucesso do negócio. “Através de nossa propaganda no jornal Bairro em Foco, também tem vindo muita gente”, comemora Luizinho.
Agora o desafio é ampliar o trabalho, com a aquisição de um local maior e fechado para atender os clientes com mais conforto. No entanto, esse é só um detalhe para um trabalho que tem no seu sucesso a marca da qualidade e da perseverança.
Serviço: O Churrasquinho Luizinho atende de segunda a sexta a partir das 18h na Rua José Flório, esquina com a rua Luiz Valter, no Central Parque.


.: Conferência defende comunicação como um direito :.

Embora tenha havido um boicote de alguns empresários do setor, realizou-se no dia 3 de outubro a etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que ainda terá a fase estadual e a nacional (em dezembro). O Jornal Bairro em Foco esteve presente. A iniciativa tem por objetivo discutir o conteúdo de rádios e TV’s, que são concessões públicas, além de criar um debate sobre a qualidade das informações nos mais diversos veículos.
A comunicação, assim como educação, saúde, moradia, é um direito humano, que deve ser apropriado e exercido por toda a sociedade. Por isso, a etapa de Sorocaba teve como ponto principal a proposta de criar-se um marco regulatório norteado pelo conceito de comunicação como direito. Isso foi feito através de um documento elaborado ao longo de três palestras de especialistas, seguidas de debates e proposições.
Outras propostas importantes foram o acesso gratuito e universal de banda larga, criação de leis e normas que assegurem a pluralidade e a diversidade nos meios de comunicação. Parte dos recursos para isso viria de dois fundos: Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicação) e Funtel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações), com os quais todos já contribuem em contas de água, luz, etc.
O documento que foi enviado para as discussões em âmbito estadual está disponível na íntegra em nosso site: www.jornalbairroemfoco.com.br.

.: Inscrições para o vestibulinho dos cursos gratuitos
da ETEC “Fernando Prestes” vão até 26 de outubro :.

O Vestibulinho 1º Semestre de 2010 da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, está com inscrições abertas até o dia de 26 de outubro para quase mil vagas em diversos cursos técnicos gratuitos. O período para se inscrever termina às 15h do dia 26, apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br e a taxa é de R$ 20,00. O exame será no dia 29 de novembro.
Os cursos disponíveis são:
- Manhã: Ensino Médio (200 vagas), Desenho de Construção Civil (40 vagas) e Informática (40 vagas);
- Tarde: Informática (40 vagas), Mecânica – Projetos (40 vagas), Administração (40 vagas), Logística (40 vagas), Informática para Internet (40 vagas), Contabilidade (40 vagas), Agenciamento de Viagens – Guia de Turismo (40 vagas);
- Noite: Informática (40 vagas), Mecânica – Projetos (40 vagas), Administração (40 vagas), Secretariado (40 vagas), Segurança do Trabalho (40 vagas), Contabilidade (40 vagas), Desenho de Construção Civil (40 vagas), Design de Interiores (40 vagas);
A novidade fica por conta de duas classes noturnas descentralizadas na E.E. Prof. Joaquim Izidoro Marins. Os cursos são de Administração e Informática, com 40 vagas para cada um.
Mais informações sobre o vestibulinho, pelo telefone: (15) 3221.9677.

Tradição e História

Em 2009, a ETEC “Fernando Prestes” completa 80 anos. Desde 1929 ela se dedica à profissionalização de jovens e adultos de Sorocaba e Região.
Pelo quarto ano consecutivo a escola obteve o 2º lugar no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Formado em Processamento de Dados pela FATEC Sorocaba, o diretor Paulo Sérgio Germano explica que as ETEC’s do Centro Paula Souza estão sob o comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, e não de Educação, como muitos pensam. “Por formarmos técnicos e encaminhá-los ao mercado, nossa tarefa está mais ligada a essa secretaria”, ressalta.
Faz 1 ano que ele é o diretor da unidade, embora já trabalhe na escola há quase duas décadas. Com experiência profissional no mercado, optou exclusivamente pela docência em 1997. De lá para cá, foi Coordenador do Laboratório de Informática, Coordenador de Área INFO/WEB e Coordenador pedagógico até se candidatar à direção. Alunos, professores e funcionários o elegeram. Dentre várias ações, destaca-se a criação da Orquestra, e maior divulgação do trabalho realizado. “Abrimos a escola para a comunidade”, afirma Germano.
Os próximos passos serão a distribuição de merenda escolar (a partir do fim de setembro) e as construções do Centro de Convivência Infantil (para filhos de funcionárias do Centro Paula Souza), do Ginásio Poliesportivo e de 14 salas de aula, com obras no início de 2010. Além disso, a ETEC já tem duas classes descentralizadas que funcionam na Escola Joaquim Izidoro Marins (Vila Angélica) e mais duas serão abertas neste próximo vestibulinho.
A “Fernando Prestes” ainda faz parte do projeto “Aprendiz Paulista”, uma ramificação do programa “Emprega São Paulo”, do Governo do Estado. O projeto permite que jovens entre 14 e 24 anos se cadastrem e sejam “alvos” de grandes empresas catalogadas.
Ainda segundo Germano, a escola tem mais de 2.300 alunos nos diversos cursos, e cerca de 120 professores. “A nossa missão é capacitar para o exercício da cidadania, desenvolver o saber, e deste modo, preparar para estudos posteriores e para o mercado de trabalho”, afirma Germano. “Nosso lema é ‘Ensinando para a Vida!’ Afinal, são 80 anos de credibilidade educacional”, encerra

.: Projeto da Casa do Cirineu com inscrições abertas :.

O projeto “Arco-Íris”, da Casa do Cirineu, está com inscrições abertas de 03/11 até 03/12, para os trabalhos de 2010. Este projeto tem duas fases. A primeira é voltada para crianças de 11 a 14 anos e acontece aos sábados. A segunda é feita durante a semana, em período alternativo ao da escola, e é direcionada para crianças de 7 a 10 anos. Em ambas são realizadas atividades sócio-educativas (sem caráter de reforço escolar), onde são trabalhados temas como educação, moral, cidadania, sentimentos e comportamento. As crianças também utilizam a informática. As inscrições podem ser feitas na própria sede.

A entidade
De um pequeno trabalho social do Núcleo Espírita de Evangelização Ismael no Itanguá II nasceu uma grande obra, a Casa do Cirineu. Hoje o local conta com uma sede própria, construída em um terreno de 3.000m².
A Casa sobrevive através de doações diversas e principalmente dos Associados Contribuintes, que fazem a sua colaboração através de carnê. Quem quiser conhecer, contribuir ou até mesmo participar de algum dos projetos, pode entrar em contato com a instituição através do telefone 3202.7353. A Casa do Cirineu fica na rua Arnaldo Giardini, 131, no Jd. Itanguá II.

.: Informatização facilita a vida de pequenos empresários :.

Leitora anônima - Tenho 16 anos. Fiz uma pequena tatuagem no braço e quando meu pai descobriu, ficou furioso. Queria me levar ao estúdio onde eu fiz para se entender com os proprietários, entre outras coisas. Depois de muita conversa, ele se acalmou, embora ainda esteja chateado. Mas, agora estou com a intenção de fazer mais tatuagens, pois acho lindo. Como posso convencê-lo disso?

Querida leitora, você está passando pela adolescência. É nesta fase da vida que existem muitos conflitos. Por um lado vejo o quanto você ainda se preocupa com a avaliação do seu pai. Por outro, você escreveu que quer fazer outras tatuagens, pois provavelmente seus amigos devem ter elogiado. Todos estes estímulos externos também influenciam nossas escolhas.
De acordo com Knobel, um pesquisador sobre adolescência, esta é a fase em que estamos nos preparando para a vida adulta, deixando de ser crianças e treinando para a uma vida independente. Porém, ainda somos dependentes de nossos pais, e assim fazemos um movimento de vai e volta como o de um ioiô. Ora precisamos do apoio e carinho deles, ora queremos nos afastar. E quanto mais os contradizemos, mais nos sentimos independentes deles.
Contudo, tornar-se adulto e assumir responsabilidades não é algo fácil. Devido a isso substituímos temporariamente nossos pais pelo “grupo” que nos protege e é por isso que damos tanta importância para os amigos. Muitas vezes, para sermos aceitos, definimos nossas opções pela avaliação do grupo, pois precisamos dele para nos sentirmos seguros longe de nossos pais.
Quanto à tatuagem, primeiro avalie bem todos os motivos pelos quais deseja fazer outras. Observe que o seu comportamento produziu sentimento de tristeza em seu pai, questione porque ele não gostou e depois argumente com ele quais serão as vantagens de novas tatuagens.
Ser um adulto exige responsabilidades e o primeiro passo é nos responsabilizar pelas conseqüências de nossos próprios atos e nos orientar por conseqüências em longo prazo, não apenas pelo imediato, afinal você não vai ser adolescente para sempre.
Dra. Christiane M. T. Araújo
Av. Américo Figueiredo, 454, Jd. Simus
Fone: 3221.7106 / 3018.1180

.: Pensamentos do Jota :.
Quando optei pelo jornalismo, tinha ainda a possibilidade de cursar Direito ou Letras. Foi quando li “Notícias do Planalto”, de Mauro Sérgio Conti, que conta a história dos bastidores da imprensa durante a ascensão, eleição, mandato e queda do presidente Fernando Collor. Fiquei fascinado pela profissão, e até hoje sou um apaixonado pela arte de produzir notícias.
Cursei a faculdade e estudei com muita dedicação para me formar o profissional que desejava ser. Recebi meu diploma e um registro do Ministério do Trabalho atestou que a partir daquele momento eu tinha uma profissão.
No entanto, em junho, por iniciativa do ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal decidiu palpitar onde não precisava. A decisão pela não obrigatoriedade do diploma do curso superior em jornalismo é um passo para trás na divulgação do direito constitucional à informação, e defende os critérios arbitrários de cerca de 8 grandes famílias que controlam as maiores empresas de comunicação, na contratação de profissionais com ou sem formação. Empresas essas que moldam profissionais para atender o seu próprio interesse e não representar a sociedade (como se espera de um jornalista).
Gilmar Mendes certamente não acha que qualquer um pode fazer um cursinho sobre leis e sair advogando por aí. Mas afirmou que o curso superior de jornalismo vai servir apenas para a formação técnica dos profissionais, assim como acontece com costureiras e culinaristas. Ora, embora haja grandes mestres da costura e da culinária, esses são ofícios que podem ser encarados como emprego, e não como profissão. Se um grande jornal contrata um não-formado para a função de jornalista, e em pouco tempo o despede, este indivíduo sai de lá sem emprego e também sem profissão. O jornalismo requer técnica, mas também diversos outros fatores. Em contrapartida ao que disse o STF, a obrigatoriedade do diploma não limita a liberdade de expressão. O curso universitário proporciona uma formação sociológica, filosófica, humanística e ética. Fatores determinantes para a defesa de uma comunicação de qualidade. Apenas com muito suor, trabalho e conhecimento, um talento se transforma em profissão.


.: Central Parque recebe o projeto “Sorockaba Itinerante” no domingo 18 :.

As bandas sorocabanas de rock’ n roll “Thee Ãggho”, “Os Pontas” e “Inventiva” serão as atrações do Projeto “Sorockaba Itinerante” deste domingo (18). O evento, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) e o Rock Alive, acontecerá no Parque “João Pelegrino”, no Central Parque, a partir das 17h. A entrada é gratuita.
O objetivo do “Sorockaba Itinerante” é promover mensalmente shows gratuitos com bandas de rock em diferentes bairros da cidade. A edição passada aconteceu em Brigadeiro Tobias e reuniu vários fãs do gênero.