.: Matérias Central Parque 17 :.
 
.: Editorial :.

Período eleitoral encerrado, destino da cidade conhecido. Nós, do Jornal Bairro em Foco, não somente como meio de comunicação, mas também como cidadãos que somos, esperamos que os vencedores das eleições sejam fiéis aos objetivos divulgados em campanha. Aguardamos um governo que pense na cidade como um todo, em sua estrutura e em seu povo, sem privilégios, sem esquecer dos mais carentes. Incentivando o crescimento econômico de Sorocaba, alavancando a educação, a saúde e melhores condições de vida para a população.
Novembro é o Mês da Consciência Negra. Dia 20, feriado municipal, lembraremos a luta de um povo que busca por condições mais justas na sociedade, que a cada passo vibra com uma pequena vitória, porque sabe que a luta tem que continuar. Em todo o Brasil serão realizadas diversas atividades e em Sorocaba não será diferente. Publicamos nesta edição a programação para a data.
Como esta é a última edição de 2008 para o Central Parque e bairros vizinhos, aproveitamos para agradecer a acolhida dada pelos nossos leitores, que repercutem as matérias e colaboram conosco para a realização deste jornal.
Agradecemos ainda aos comerciantes que acreditam em nosso jornal, que reconhecem a sua importância como veículo de comunicação para divulgarem seus produtos e serviços. Crescemos juntos. Isso é importante: comunidade – jornal – comércio, unidos, caminhando a passos largos para um futuro próspero.
Desejamos a todos, boas festas! Uma comemoração em família e amigos, de mais um ano de vitórias e conquistas. Que a esperança renasça no coração de todos, acompanhada de garra, sonho, alegria e sobretudo, amor, em tudo que for realizado em 2009. Deus abençoe a todos nós.
Até o próximo ano, nos encontraremos!

O editor

.: Casa do Cirineu: Projeto Arco-Íris está com inscrições abertas :.

Até o próximo dia 30 de novembro, a entidade está recebendo inscrições para reserva de vagas ao Projeto Arco-Íris, voltado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade. A Casa do Cirineu desenvolve ações sócio-educativas, de cidadania e meio-ambiente, entre outras. As inscrições devem ser feitas de terça a sexta, no horário das 8 às 10 horas. A entidade fica na Rua Arnaldo Giardini, 131, Itanguá II. Informações: (15) 3202 7353.

.: Agência Dom Maior realiza curtas-metragens para revelar jovens talentos :.

Para estimular jovens talentos artísticos, a Agência Dom Maior realizou curtas-metragens com atores de Sorocaba. “Do outro lado esconde um sonho” conta a história de três garotinhas que desejavam conhecer um zoológico. O filme foi rodado inteiramente no Parque Zoológico “Quinzinho de Barros”, tendo como protagonistas, as atrizes mirins Rafaely Andrade,Gabriela Jeronimo e Larissa Barbosa.
A Agência realizou ainda a filmagem de “Além de uma história de amor”, que fala sobre o Mosteiro São Bento de Sorocaba, onde dois jovens (interpretados por Evelyn Vois e Thiago Yungh) vão fazer um trabalho sobre o local e se apaixonam um pelo outro. A lenda urbana “a loira do banheiro” também ganhou curta-metragem, estrelando Jaqueline Queiroz. A direção desses filmes foi assinada por Luciano de Abreu.
Os curtas-metragens serão exibidos nas escolas estaduais e municipais, dando início na cidade de Alumínio e finalizando em Sorocaba.

A Agência

Há três anos no mercado sorocabano, a Agência Dom Maior realiza trabalhos com desfiles, peças teatrais, filmes, revistas, entre outras mídias, envolvendo pessoas de todas as idades. O diretor de cinema e professor Luciano de Abreu dirige atualmente um filme nacional que fala sobre o câncer infantil, e alguns atores e atrizes da Agência Dom Maior foram selecionados para participar,entre eles também Rafaely Andrade, Gabriela Jeronimo e Larissa Barbosa.
Mais informações pelo telefone: (15) 3234 1467.

.: Escolinha aumenta número de alunos após reportagem :.

Na edição de setembro, o Jornal Bairro em Foco publicou uma matéria sobre a Escolinha de Esportes Paulistinha Futebol Clube, que funciona no Centro Esportivo do Central Parque. Liderada pelo professor voluntário Josué Gomes, o conhecido Toquinho, contava com 50 participantes na ocasião. Recentemente retomamos o contato e tivemos a boa notícia de que foi grande a repercussão da matéria, aumentando para 75 o número de crianças e adolescentes que hoje fazem parte da escolinha de futebol de campo.
“Após a reportagem, o número de participantes aumentou 50%. Ficamos muito contentes”, destaca Toquinho. Mas ele faz questão de frizar que a Escolinha está aberta para novos alunos, basta os interessados comparecerem ao Centro Esportivo com cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento, junto com o endereço completo.

Atividade

As aulas, gratuitas, da Escolinha de Esportes Paulistinha Futebol Clube acontecem atualmente às terças, das 8h30 às 10h30 e quintas, das 14h30 às 16h30. Estão abertas a quem mora no Central Parque, Jardim Arco-Íris, Itanguá, Parque Manchester e bairros vizinhos. O Centro Esportivo fica na rua Mário Soave, 471, Central Parque. Informações: (15) 3221 0722.

Doação

O professor Toquinho pede ajuda a quem puder doar bola de futebol de campo para as aulas. “A bola se desgasta rápido, por isso precisamos de uma com condições ideais para ser usada”, explica. Como a Escolinha é um trabalho social, sem renda, comerciantes que quiserem colaborar com coletes também ou outros materiais, pode entrar em contato com Toquinho pelo telefone: (15) 3011 9340.
No dia 17 de dezembro, os alunos participarão de uma confraternização numa chácara da cidade, quando a Escolinha encerrará suas atividades que retornarão no dia 13 de janeiro.

Formando cidadãos

“Nosso principal objetivo é tirar as crianças das ruas, dando a elas lazer e noções de bom comportamento. Num período elas estão conosco no campo e no outro, vão à escola”, conta o professor voluntário. Ele destaca ainda que a criança que não estuda também é aceita, pois será incentivada a voltar para a escola. Toquinho está à frente da Escolinha de Futebol desde o mês de agosto, mas possui dez anos de experiência na área de esporte e lazer.

.: Roberto agradece votos e tem expectativa de representar o povo no Legislativo :.

Candidato a vereador pelo Partido Progressista nas últimas eleições, Roberto, do Jardim São Marcos, está como primeiro suplente para conquistar um lugar na Câmara de Vereadores de Sorocaba.
Com 2.224 votos alcançados, faz um agradecimento a todos que confiaram seu voto a ele. “Minha luta continua, e todas as reivindicações continuarão sendo levadas à Prefeitura, meu trabalho na Zona Oeste não cessa”, diz ele, conhecido na campanha como Roberto “Materiais de Construção”, uma referência à sua loja.
Seu lema, “A espera não matou a esperança” usado durante a campanha, ainda faz parte da sua vida, na expectativa de conseguir representar o povo no Legislativo.

Início

Natural de Pereira Barretos, Roberto Araújo Pereira, 46 anos, filho de lavradores do Mato Grosso, criado em São Paulo, veio a Sorocaba em 1984 para trabalhar na indústria ZF do Brasil, como metalúrgico. Em 1998, resolveu abrir um negócio próprio, nasceu então, a loja “Roberto” de materiais de construção, no Jardim São Marcos.
Casado há 25 anos com Ângela Maria Gomes Pereira, tem três filhos, Fábio, 24, Bruno, 19 e Denis, 14. Cristão atuante, já foi ministro da eucaristia, e coloca toda sua superação de vida, em Deus. Nessa busca incessante de amor e respeito ao próximo, tenta fazer o melhor para sua comunidade, onde já foi por várias vezes presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim São Marcos.

Trajetória

Quando Roberto foi morar no Jardim São Marcos, constatou que no bairro e na região haviam muitas carências, dentre elas, falta de asfalto. Foi quando resolveu “fazer barulho” para conseguir melhoramentos. Promoveu o “panelaço” na Câmara e na Prefeitura. Movimentou as autoridades e chamou a atenção para o bairro, foi notícia em jornais, rádios e emissoras de TV. Dessa forma conseguiu alcançar, depois de muita luta, as reivindicações da época: iluminação das ruas, asfalto e limpeza dos terrenos baldios de propriedade da Prefeitura. “Já levei vários ônibus à Câmara e Prefeitura Municipal para pedir melhoramentos”, lembra.

.: Evento natalino na Paróquia São Judas Tadeu :.

“Natal em Sopros” é a apresentação musical do dia 9 de dezembro, na Paróquia São Judas Tadeu, no Central Parque. Com início às 20 horas, o Grupo Sextante tocará músicas clássicas e natalinas. A realização é do Grupo de Adolescentes “Vida Nova em Cristo”. Os ingressos custam R$ 6 reais e podem ser adquiridos na secretaria da igreja e no final das missas. Toda a verba arrecadada será destina à construção da Igreja São Judas Tadeu. Informações pelo telefone: (15) 3222 5817. A Paróquia fica na Rua Walter D’Avila, 171.

O evento

Segundo a organização, a apresentação tem por finalidade resgatar valores “que infelizmente a cada dia estão mais e mais sendo deixados de lado. E, neste caso, estamos falando da cultura e do verdadeiro significado do Natal, onde a alegria é contagiante pela gratidão a Deus pelo nascimento de Jesus Cristo”, destaca o material de divulgação.
O Grupo Sextante – Metais e Percussão é composto por seis músicos profissionais integrantes de orquestras renomadas. É um grupo conceituado que vem realizando várias apresentações em eventos culturais de diversas cidades como Campos do Jordão, São Paulo, Campinas, Tatuí, Sorocaba e junto às universidades, como USP e UNESP.

.: Escola Estadual “Elza Salvestro Bonilha” alunos se destacam em atividades:.

Estudantes vencem a 2ª Jornada de Matemática

 A 2ª Jornada de Matemática teve início em julho, na Escola Estadual “Elza Salvestro Bonilha”. A Professora Andréa Santos de Oliveira formou grupos para uma disputa de resolução de problemas e cálculos matemáticos, em classe. O grupo vencedor representou a escola na 1ª etapa, no Centro de Estudos Pedagógicos de Sorocaba, Jardim Pagliato, concorrendo com alunos das escolas estaduais, alcançando o 1º lugar sem errar nenhum exercício. Agora, esses alunos, da quarta série, representarão Sorocaba na fase regional, concorrendo com sete diretorias de ensino.
A diretoria da escola parabeniza a professora e deseja boa sorte aos alunos Gabriel Alisson de Almeida Nascimento, Nicole Jesus Murda, Luiz Eduardo Bueno Burgarelli, Fernando Simão Calçado, Nathália Tagliaferro de Paula.
 
Gincana Solidária Jovem Pan 2008

A Escola “Elza Salvestro Bonilha” venceu a Gincana Solidária promovida pela Rádio Jovem Pan FM, concorrendo com escolas estaduais e particulares de Sorocaba. O objetivo era arrecadar alimentos, agasalhos, brinquedos e produtos de higiene. Os alunos tiveram uma semana para a arrecadação. O prêmio foi uma viagem ao Hopi Hari, com tudo pago pela Rádio. A escola venceu com 7 mil pontos contra 5 mil da 2ª colocada. Os itens arrecadados foram doados à Secretaria de Cidadania de Sorocaba. A viagem aconteceu no dia 29 de outubro.  
 Passeio Pedagógico
 
60 alunos da E.E. “Elza Salvestro Bonilha” participaram de um passeio pedagógico promovido pela professora Maria da Penha Cometti Mendonça à Fazenda Ipanema, no dia 23 de outubro. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história de Sorocaba, na época da escravidão, conheceram a primeira fábrica de ferro da região, percorreram várias trilhas ecológicas e ouviram palestras sobre meio ambiente.

.: Conjunto Habitacional na Zona Oeste está com obras em andamento :.

O Jardim das Tulipas, localizado entre os bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Montreal e Piazza di Roma terá o Conjunto Habitacional “Sorocaba R”, as obras já começaram. O projeto conta com a construção de 272 apartamentos, cada um com cerca de 44 metros quadrados, divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O conjunto habitacional é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Habitação, mas tornou-se viável através de uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba.
Os imóveis serão destinados, preferencialmente, a moradores de áreas de risco, seguindo um cadastro habitacional da Prefeitura. Além de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação, o conjunto oferecerá aos futuros moradores um espaço para o lazer. De acordo com o projeto, o local contará com duas quadras poliesportivas, dois centros comunitários, playground, paisagismo, pavimentação e estacionamento. Oito moradias serão destinadas exclusivamente para pessoas com necessidades especiais.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.

.: História do Ferro é contada em exposição :.

O Palacete Scarpa, localizado no centro de Sorocaba, está sediando uma exposição para marcar os 190 anos de inauguração da Real Fábrica de Ferro São João de Ypanema. A mostra, organizada pela Secretaria da Cultura, reúne peças do acervo fixo do Museu Histórico Sorocabano.
Na exposição, os visitantes poderão conhecer objetos de ferro fundidos na fábrica, imagens e fotos do local, bem como instrumentos utilizados na produção.

História em Destaque

A inauguração da fábrica aconteceu em 1°de novembro de 1818, quando também foram fundidas as primeiras peças de ferro nos fornos: três cruzes, marco do início da siderurgia no Brasil. Uma delas está no jardim do Museu Sorocabano. As outras duas estão na Floresta Nacional de Ipanema (Flona) em Iperó.
A Real Fábrica de Ferro foi um empreendimento autorizado por Dom João VI, em 1810. Até os idos de 1960, a Flona de Ipanema pertencia a Sorocaba.
A exposição em comemoração à fundição de ferro pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, até dia 25 de novembro. A entrada é gratuita. O Palacete Scarpa fica na rua Souza Pereira, 443, no Centro, telefone (15) 3211.2911.

.: Balada no Território Jovem e projeto para primeiro emprego :.

O espaço Território Jovem, no Jardim Ipiranga, tem programada uma “Balada Cultural”, com Trio Elétrico no dia 22 de novembro, às 19 horas.
O local ainda oferece ginástica às segundas e quartas, 16h30, capoeira regional, sextas, 16h30; Clube do Mangá, sábados, 14 horas.
Informações e inscrições para as atividades, pelo telefone: (15) 3221 3081. O Território Jovem fica na Avenida. Elias Maluf, 1080.
“Primeira Chance” com vagas abertas

Está sendo formada uma lista de espera para o projeto “Primeira Chance”, desenvolvido através de parceria entre a Associação Bom Pastor (Pastoral do Menor) e a Secretaria Municipal da Juventude. Os jovens de 18 anos devem fazer a inscrição no prédio do Território Jovem. O projeto tem o objetivo de capacitar e oferecer oportunidades de trabalho a jovens carentes. Informações: (15) 3221 3081.

.: Casa do Cidadão faz o Cartão SUS :.

Para facilitar o acesso dos sorocabanos ao Cartão SUS – Sistema Único de Saúde, a Prefeitura de Sorocaba está fazendo o cadastro e a emissão do documento nas cinco unidades da Casa do Cidadão. Na Zona Oeste, está localizada no Jardim Ipiranga. O atendimento é feito de segunda a sexta das 9 às 16 horas.
De acordo com prefeito Vitor Lippi, o cartão SUS tem uma numeração necessária para internações e alguns procedimentos na rede pública de saúde. Em alguns anos, cumprindo cronograma do Ministério da Saúde, o cartão será necessário para qualquer tipo de atendimento. A implantação tem sido gradativa.
Em Sorocaba, o serviço também é realizado na Casa do Cidadão que fica no andar térreo do prédio da Prefeitura e nos bairros do Éden, Brigadeiro Tobias, Avenida Ipanema e Avenida Itavuvu. Além das unidades de saúde.
Para fazer o cadastro para o Cartão do SUS é necessário apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Para as crianças, é preciso apresentar a certidão de nascimento.

.: Rede Construmix passará a vender no atacado :.

A Rede Construmix amplia ainda mais sua atuação. Passará a vender no atacado, materiais para construção, sendo a única na cidade em diversidades de produtos do básico ao acabamento. E vale destacar: não precisa ser associado para ter acesso a essa novidade, basta que o lojista tenha CNPJ de material de construção.
A inauguração da Construmix Center Atacado de Materiais para Construções será no dia 28 de novembro, marcando o constante crescimento da Rede Construmix, que conta atualmente com sete funcionários, com uma estrutura completa numa área de 2.200 m².
Lojistas poderão comprar ampla gama de produtos, com mais de três mil itens, como : telhas onduladas (plástica, fibra e cerâmica); tubos e conexões; caixas d’ água; esquadrias metálicas; pias e gabinetes; louças sanitárias; argamassas e rejuntamentos; tintas e impermeabilizantes; madeiras e ferragens; miudezas em geral.

Sua história

No próximo dia 17 de novembro, a Rede Construmix comemorará nove anos de fundação. A Associação de Lojas de Materiais para Construção de Sorocaba e Região teve início com o total apoio e assessoria do Sebrae Sorocaba, que orientou e estimulou os empresários para a realização dos trabalhos. Entre seus objetivos estão: proporcionar condições e idéias para o exercício de suas atividades comerciais e aprimoramento dos serviços prestados aos seus consumidores, além de contribuir para que seus associados realizem campanhas publicitárias.
A atual Diretoria da Rede Construmix é composta por: Presidente – Jéferson Espigares; Diretor Financeiro – Alex Rozemberg; Diretor Administrativo – Vanderlei Leite; Diretor Comercial – Tatsumi Takamune; Secretária – Kátia Aguena; Gestor – Luiz Gonzaga.

Associativismo

Se isolada uma empresa não vai muito longe, a união de empresas que têm os mesmos problemas permite encontrar soluções para uma série de dificuldades e gerar benefícios comuns no nível econômico, social e político. Muitas vantagens são obtidas dentro de um associativismo, como: poder de barganha, preços mais baixos, eliminação de intermediários, condições de pagamento, menor custo de estoque e de frete, acesso a grandes fornecedores.
No associativismo, o consumidor também é privilegiado, pois tem acesso a melhores preços e condições de pagamento, tendo à disposição produtos de qualidade que poderão atender suas necessidades. No associativismo, lojistas e clientes ficam satisfeitos, estreitando laços.
Você pode entrar em contato com a Rede Construmix pelos telefones: (15) 3227 6442 e 3227 1410, ou pessoalmente, à Avenida São Paulo, 2.233, Vila São Domingues, em Sorocaba. Acesse o site: www.redeconstrumix.com.br


.: “Dia da Consciência Negra” terá uma programação diversificada :.

As atividades alusivas à data, 20 de novembro, feriado municipal, têm início na Praça Coronel Fernando Prestes, às 8 horas, com hasteamento das bandeiras, apresentação da “Banda Carlos Gomes” e dos grupos “Momunes” (Movimento de Mulheres Negras) e “Quilombinho”, que trará o “Grupo de Maracatú Mirim”.
Ainda neste dia, na Capela João de Camargo, haverá diversas atividades, como roda de capoeira e as apresentações do “Coral das Mulheres Negras”, “Coral do Quilombinho” e “Dança dos Orixás”. Às 12h30, no Parque dos Espanhóis, haverá uma feijoada com o grupo “Nossa Ginga”, além das apresentações artísticas: às 19h30, será o show de “Royce do Cavaco” e, às 21h, Almir Serra com o grupo “Relax”, de Sorocaba. Os convites para a feijoada musical já estão à venda no Centro Cultural Quilombinho, Rua Caramuru, 203, na Vila Leão.
Na sexta-feira, 21, a festa fica novamente por conta do Momunes, na rua Capitão Manuel Januário, 44, Vila Amélia. Haverá também apresentação de “O Quintal da Dona Dada”, que trará samba de roda com os grupos “Doce Amizade”, a bateria mirim da “Gaviões da Fiel”, o “Grupo de Dança Dandalunda” e outros convidados.
Além desses eventos, entre os dias 17 e 27 de novembro acontecerá a exposição de fotos “Moçambique”, na Oficina Cultural “Grande Otello”, que conta com apoio do Sesi e produção do fotógrafo Marcelo Vigneron.

.: A importância da data :.

No próximo dia 20 de novembro é comemorado em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em muitos municípios será feriado.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Entidades organizam comemorações nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira, com palestras e eventos educativos.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro contava apenas com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.