.: Matérias Central Parque 16 :.
 
.: Editorial :.

A disputa por um cargo no Executivo e Legislativo está a cada dia mais acirrada. O processo eleitoral entrará em breve na reta final. O horário eleitoral político é uma alternativa mais abrangente para levar aos eleitores as propostas dos candidatos, via televisão e rádio. Com as novas leis eleitorais vigentes, buscou-se tornar mais justos os meios de divulgação, procurando não privilegiar os que têm mais recursos.
Porém, mesmo com o acesso aos programas eleitorais, materiais de campanha, notícias e reportagens, o eleitor deve aprofundar-se no conhecimento de seu candidato. Buscar de perto informações e descobrir se o escolhido é uma pessoa atuante e honesta, com propostas reais, não eleitoreiras. Também, se faz necessário, pelo bem da cidade e seus habitantes, que o eleitor não queira apenas o bem próprio, saciar seus interesses pessoais, do bairro onde mora. O vereador escolhido irá legislar por Sorocaba inteira, em busca do bem comum, não pertencendo exclusivamente a um bairro. O eleitor deve estar ciente disso.
O Jornal Bairro em Foco, desde o início do período eleitoral, se colocou a disposição para divulgar as propostas dos candidatos a vereador, tornando-se, um canal de informação essencial aos leitores. Falamos a linguagem dos bairros aonde chegamos, sabemos de suas necessidades, conhecemos de perto cada realidade, cumprimos em cada jornal a proposta de sermos um canal de comunicação íntegro e íntimo dos moradores, que nos recebem em seus lares.
Diante desta postura, trazemos nesta edição, propostas de candidatos que concorrem ao Legislativo. Não deixando de lado nossas convicções pessoais, adotamos uma postura isenta, por isso a cada edição, os candidatos têm um espaço para mostrar quem são e para que pleiteiam uma cadeira na Câmara de Vereadores de Sorocaba. É o Jornal Bairro em Foco a serviço do leitor.
Trazemos ainda nesta edição, outros temas em foco: a Escolinha de Futebol de Campo do Central Parque, a comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a inauguração da Avenida Santa Cruz – formando novo complexo viário, um balanço do atendimento da UPH da Zona Oeste e um método inovador no ensino da informática, inaugurado no Júlio de Mesquita Filho. Enfim, estas matérias e outras foram escritas com dedicação e atenção, tendo como ponto de chegada nosso leitor fiel: você.
Tenha uma excelente leitura!

O editor

.: Passeio comemorará Dia Internacional do Idoso :.

O Grupo da Terceira Idade “Cidadania Reviver”, do Jardim São Marcos, comemorará o Dia Internacional do Idoso, com um passeio ao Pesqueiro Maeda (em Itu), no dia 1º de outubro.
De acordo com Mitie Kawamoto Ruiz, podem participar pessoas acima de 50 anos. Ela está organizando grupos que irão de ônibus para o local que reunirá cerca de 2.500 idosos, segundo previsão dos organizadores. “Será um dia especial para comemorarmos a data, com pessoas de Sorocaba e cidades da região. Faremos uma grande festa”, diz contente, Mitie.
Ela explica que o passeio inclui: transporte, entrada, alimentação (café da manhã, lanche e almoço) e diversões oferecidas pelo Pesqueiro, como piscina e baile.
O Grupo “Cidadania Reviver” tem como objetivo principal reunir e proporcionar a seus participantes, atividades de lazer e turismo, ajudando a dar um sentido à vida daqueles que fazem parte da chamada terceira idade (maturidade). Por isso também oferece ginástica duas vezes por semana (terças e quintas), em três horários: 7h00 às 8h00, 8h00 às 9h00 e 9h00 às 10h00. As aulas são gratuitas, basta se inscrever.
Os interessados pelo passeio no Dia Internacional do Idoso devem entrar em contato com o Grupo da Terceira Idade “Cidadania Reviver”. Mais informações pelo telefone: (15) 3221 8386.

Dia Internacional do Idoso

Cerca de 19 milhões de brasileiros com mais de 60 anos vão comemorar o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, data que integra o calendário de celebrações da Organização das Nações Unidas (ONU). Os idosos já representam 10% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE).
O Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, regulamentou uma série de dispositivos legais para garantir direitos das pessoas com mais de 60 anos. Entre as medidas estão a criação de delegacias especiais, a garantia de assistência social, o direito à gratuidade dos transportes públicos urbanos e a reserva de duas vagas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos em ônibus interestaduais.


.: Cursos gratuitos na Casa do Cirineu :.

Através de projetos específicos, a entidade proporciona ações preventivas a crianças, jovens, gestantes e senhoras, residentes nos bairros próximos. Estão abertas inscrições para os cursos gratuitos dos projetos:
- “Gotas de Amor”: Pintura
- “Arco-Íris” (crianças de 7 a 14 anos): atividades de recreação e psicopedagógicas, entre elas, oficinas de leitura, jogos que estimulam o raciocínio, inclusão digital e integração.
Plantão de inscrições: terça a sexta, das 8 às 10 horas, na sede da entidade, Rua Arnaldo Giardini, 131, Jardim Itanguá II.
O trabalho

A Casa do Cirineu, fundada em 1993, é mantida através de recursos obtidos com parcerias, convênios, contribuição de associados e eventos beneficentes. O trabalho é promovido por funcionários e voluntários.
Com o intuito de promover a cidadania e estimular a melhora na condição social, a entidade presta atendimento às famílias que enfrentam problemas, como baixa escolaridade, mão-de-obra desqualificada, gravidez precoce, entre outros.

 

.: Roberto é candidato a vereador :.

Quem mora há algum tempo no Jardim São Marcos, sem dúvida, conhece o atuante e incansável Roberto. Um homem preocupado com o bem-estar social e que há anos luta por melhorias no bairro. Candidato a vereador pelo Partido Progressista, quer representar na Câmara o clamor dos moradores.

Sua história

Roberto Araújo Pereira, 46 anos, nasceu em Pereira Barretos, filho de lavradores do Mato Grosso, criado em São Paulo, veio a Sorocaba em 1984 para trabalhar na indústria ZF do Brasil, como metalúrgico. Em 1998, resolveu abrir um negócio próprio, nasceu então, a loja “Roberto” de materiais de construção, no Jardim São Marcos.
Casado há 25 anos com Ângela Maria Gomes Pereira, tem três filhos, Fábio, 24, Bruno, 19 e Denis, 14. Cristão atuante, já foi ministro da eucaristia, e coloca toda sua superação de vida, em Deus. “Sempre digo que sou cristão, porque respeito todas as manifestações religiosas. Deus é único, não importa a denominação religiosa”, afirma.
Nessa busca incessante de amor e respeito ao próximo, tenta fazer o melhor para sua comunidade, onde já foi por várias vezes presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim São Marcos.

Lutas alcançadas

Quando Roberto foi morar no Jardim São Marcos, constatou que no bairro e na região haviam muitas carências, dentre elas, falta de asfalto. Foi quando resolveu “fazer barulho” para conseguir melhoramentos. Promoveu o “panelaço” na Câmara e na Prefeitura. Movimentou as autoridades e chamou a atenção para o bairro, foi notícia em jornais, rádios e emissoras de TV. Dessa forma conseguiu alcançar, depois de muita luta, as reivindicações da época: iluminação das ruas, asfalto e limpeza dos terrenos baldios de propriedade da Prefeitura. “Já levei vários ônibus à Câmara e Prefeitura Municipal para pedir melhoramentos”, lembra.

Eleição

De acordo com Roberto, se eleito, pretende atuar na área social e do esporte. “Gostaria de agradecer o carinho e a confiança que sempre recebi dos moradores dos bairros: Jardim São Marcos, Arco Íris, Verde Vale, Central Parque, Itanguá I e II, Parque Manchester, Júlio de Mesquita, Piazza de Roma, Jardim Vera Cruz e Cidade Jardim, pessoas que me apóiam e dão força para continuar minha luta do dia-a-dia”, comenta emocionado.
Para ele, o político não pode se fechar no gabinete, tem que estar próximo às pessoas que o elegeram.“O vereador é o elo de ligação do governo com povo”, diz.


.: 1ª Festa das Nações e VII Ceagesp em Flor :.

Será realizada em Sorocaba, a 1ª Festa das Nações, entre os dias 18 e 21 de setembro, no recinto do Ceagesp, das 8 às 22 horas. Os organizadores acreditam que o público passará de 50 mil pessoas. Este número é esperado por um motivo especial: porque no mesmo período será realizada a 7ª Ceagesp em Flor.Ingresso terá no valor de R$ 2. O Ceagesp Sorocaba fica na Rua Terêncio da Costa Dias, 300, Vila Nova Manchester.
A Festa das Nações é um evento gastronômico que contará com stands representativos da culinária típica de 13 países: Japão, Alemanha, Itália, Argentina, Arábia, Brasil, Espanha, Austrália, Holanda, China, Portugal, Grécia e Estados Unidos. Haverá ainda stands de restaurantes e doces. Também estão programadas atividades artísticas durante os quatro dias. O local contará com estacionamento.
Os stands serão montados sem custo para as entidades beneficentes, sendo que os cardápios foram elaborados com a contribuição do curso de gastronomia da Universidade de Sorocaba. Toda a renda das barracas será das entidades participantes: AFISSORE - Associação de Fissurados Lábiopalatais de Sorocaba e Região; Fundação Rotariana; Associação de Ajuda as Vítimas de Queimados; Integrar; Gpaci - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil; Rotary Manchester; AMAS – Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba; Integra; Associação Zeca Camargo; Criança Feliz e Astrahu; Dispensário Irmã Sheila; Educandário Santo Agostinho; Clube das Mães do Jd Saira; Creche Esp. Maria Claro; Lar São Vicente de Paula; CCI - Centro de Convivência do Idoso.

.: Helio Godoy visita bairros da Zona Oeste :.

Jardim São Marcos ganhou área de lazer

“Vamos pedir brinquedos para as crianças e mais segurança no local”
 
Há poucos meses os moradores do Jardim São Marcos ganharam uma linda praça pública. Moradores do bairro solicitaram esta obra ao vereador Helio Godoy. O projeto foi aprovado no orçamento e executado pela Prefeitura. O local era utilizado como depósito de lixo e entulho.
“Levamos ao prefeito Vitor Lippi nosso pedido, que foi atendido, pois é para um bairro que não possuía nenhuma praça pública para o lazer dos moradores. Apresentamos emenda no orçamento e atendemos de pronto os moradores do bairro”, conta Godoy. A área pública da Rua Trajano Athayde foi escolhida e reurbanizada.
“Vamos agora solicitar mais bancos, brinquedos e segurança na praça, para que os moradores possam passear e utilizar melhor o local”, conclui o vereador.

Pavimentação de ruas no Jd. Itanguá e São Marcos

O vereador Helio Godoy solicitou a Prefeitura, pavimentação de todas as ruas de terra do Jardim São Marcos e Jardim Itanguá I e II. Segundo ele, poucas ruas estão sem pavimentação, porém, as que faltam vêm causando grandes transtornos aos moradores dessas vias, por falta de acesso, poeira e lama nos dias de chuvas.
Ainda segundo o vereador, foi solicitado o custo das obras para que no mês que vem, quando é discutido e aprovado o orçamento, possa apresentar emenda garantindo dinheiro para realização da pavimentação.
“São ruas de terra que há anos esperam a pavimentação e os moradores não podem mais aguardar a boa vontade da Prefeitura”, ressalta Helio Godoy em requerimento para o Executivo.
 
 Programa de Legalização de Moradias beneficiou o Central Parque e bairros da Região
 
Áreas como o Itanguá I e II, Jd. São Marcos, Jd. Simus, Pq. Manchester e áreas verdes no Central Parque estão incluídas no programa.
 Foi concluído neste mês o trabalho junto aos moradores do Jardim Ipiranga, para assinatura do “termo de adesão” ao Programa de Regularização Fundiária, legalizando cerca de 900 imóveis das famílias do bairro.
Segundo o vereador Helio Godoy, que preside a Comissão de Regularização Fundiária da Câmara, após a legalização do Jd. Ipiranga, outros bairros da região ou núcleos irregulares deverão receber atenção da Prefeitura, em busca de uma melhor habitação para os moradores, seja legalizando os imóveis ou transferindo as famílias para casas ou apartamentos da CDHU.

 


.: Regularização Fundiária, o maior projeto social de Sorocaba:.

Apoio do Prefeito Vitor Lippi
 
A Prefeitura está trabalhando no projeto visando legalizar 5 mil imóveis até 2009. “Felizmente o prefeito Vitor Lippi atendeu o nosso pedido, de enviar para a Câmara uma Lei Municipal que legalizou as moradias irregulares no município. Com isso criou o Programa Municipal de Habitação Popular, que garante moradias populares para as famílias de baixa renda de Sorocaba”, destaca o vereador Helio Godoy.
Cinco mil casas foram regularizadas por esta lei e agora a Prefeitura irá entregar os documentos aos moradores, por meio do cadastro realizado e atendimento no trailer da Regularização Fundiária ou na Casa do Cidadão.
 
Central Parque valorizado

“Na região do bairro Central Parque existem muitas famílias vivendo em áreas públicas ou verdes sem a documentação de seu imóvel, onde através da nossa lei este morador já garante o seu direito à legalização de sua moradia em definitivo ou de ser transferido para as casas ou apartamentos da CDHU. Esta é uma lei federal que colocamos em prática em Sorocaba”, garante o vereador.
 
Maior projeto social de Sorocaba
 
De acordo com o vereador Helio Godoy, com esse projeto social, que prevê a legalização de oito mil moradias na cidade, Sorocaba começa dar maior ênfase na habitação popular, onde muitos bairros serão beneficiados com valorização dos imóveis, diminuição da violência, recuperação ambiental das áreas degradadas. “E ainda, os sorocabanos como um todo, também são beneficiados pelo desenvolvimento da cidade de uma forma mais justa e solidária”, ressalta o autor do projeto, vereador Helio Godoy   
 
Mais casas populares
 
Sorocaba não constrói casas para famílias de baixa renda há muitos anos, fazendo com que muitas morem de aluguel ou em áreas públicas e particulares irregulares, sem possibilidade de comprar sua casa.
Agora, com o Projeto de Habitação Popular,  Sorocaba já investiu 40 milhões de reais para construção de novas moradias às famílias de baixa renda, sendo em parceria com os governos Federal e Estadual, além de dinheiro do orçamento próprio de Sorocaba.
Na região do Central Parque teve início no mês de agosto último, no Bairro “Tulipas”, a construção de 272 novos apartamentos. Outras seis áreas foram compradas, em várias regiões da cidade e em breve iniciará a construção de novas casas populares.
“Sorocaba não pode deixar de crescer com qualidade de vida para todos. Logo seremos mais de um milhão de pessoas na cidade e a habitação tem que ser tratada com prioridade sempre”, conclui Helio Godoy
Assessoria do Gabinete 

 

.: Leonil defenderá direitos dos cidadãos :.

Com o lema: “A paz é fruto da justiça”, o advogado Leonil João de Lima é candidato a vereador pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Morador do Central Parque há 32 anos, quer trabalhar para prevalecer os direitos dos cidadãos.

O candidato

Leonil, 68 anos, é natural de Capão Bonito. Está em Sorocaba há 54 anos, casado com Neusa Maria, tem três filhos, Marco Aurélio, 31 anos, que faz mestrado em psicanálise; Fabrício Augusto, 26, fotógrafo artístico; e a estudante Mônica Helena, 18 anos. É formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), atuou como procurador do INSS, Procurador Federal, membro da Advocacia Geral da União (AGU). Atualmente é aposentado, mas continua na luta por justiça, pois tem domínio das leis. “Quero levar todo meu conhecimento para o legislativo e, assim, lutar pelos direitos dos cidadãos”, afirma.
Coordenador há 30 anos da Associação Anti Alcoólica (AA), dedica seu tempo também na solidariedade e no amor ao próximo. Católico praticante, integrou a comissão de construção da Paróquia São Judas Tadeu, no Central Parque, tendo recebido uma “Palma de Ouro” pela iniciativa.

Propostas

Leonil tem como propostas lutar pelos aposentados do INSS, pensão, aposentadoria, auxílio doença, pela facilitação dos precatórios, pela defesa dos idosos, direitos do consumidor, direitos das mulheres e direitos humanos.

.: Escola de Informática inova com forma de aprendizado :.

Pautada sobre um método moderno de ensino, a CDI – Escola de Informática traz para o Júlio de Mesquita Filho esta novidade, atendendo os moradores do local e bairros vizinhos, democratizando o acesso à informática. Há 30 dias instalada no bairro, a CDI é uma opção inovadora de aprendizado.
A Escola de Informática oferece mais de 15 cursos, diversos: Power Point, Internet, Photoshop, Corel Draw, Windows, Excel, webdesigner, secretariado, auxiliar de vendas, oratória, comunicação, gestão de documentos, matemática financeira, entre outros. “Devido a uma tecnologia avançada, temos condições de oferecer às pessoas cursos com alta tecnologia a um preço acessível, para todas as faixas etárias”, conta o proprietário, Valter José Nunes de Campos. Com exceção dos cursos X Gamer e Inglês (este a ser implantado), os demais custam R$ 29,90 mensais.
A tecnologia usada

Cada aluno tem um computador, onde acessa o curso escolhido, através de um programa próprio de aprendizado. Ouve as aulas por um fone de ouvido, com apostila e explicações na tela do computador. Em caso de dúvidas, pode consultar um professor via online, ao vivo. Valter Nunes explica que este método possibilita aos alunos cursos individuais, sem que um atrapalhe o outro. Outra vantagem: não há necessidade de repor aula ou risco de perdê-la. “Por exemplo, você está fazendo o curso, mas por algum motivo precisa se ausentar. Quando retornar, dará seqüência de onde parou. Ou pode ouvir a aula quantas vezes quiser”, completa o proprietário.
O curso é presencial, mas exercícios podem ser feitos em casa, bastando acessar via Internet. Dura por volta de 12 meses, depende do aluno, recebendo o certificado no final do curso. A CDI é uma franquia que atua em diversos estados.
A Escola de informática CDI funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas, localizada a Rua Edenir Antonio Digianpietri, 306, Júlio de Mesquita, antiga rua 11, fone: (15) 3202 7047.

.: Escolinha de Futebol no Central Parque :.

O Centro Esportivo do Central Parque possui uma Escolinha de Futebol de Campo, com aulas semanais, gratuitamente, para crianças de 10 a 16 anos de idade. Desde agosto, tem à frente, como professor voluntário, o aposentado Josué Gomes, 63 anos, conhecido como “Toquinho”. Experiente na área, pois coordenou uma escolinha no Jardim Abaeté e cuida de outra no São Lourenço, ensina no Central Parque, além de noções do futebol, boas maneiras e a importância do estudo, aos seus 50 alunos no Centro Esportivo.
“Nosso principal objetivo é tirar as crianças das ruas, dando a elas lazer e noções de bom comportamento. Num período elas estão conosco no campo e no outro, vão à escola”, conta Toquinho. Ele destaca ainda que a criança que não estuda também é aceita, pois será incentivada a voltar para a escola.

Um trabalho de responsabilidade

Para Toquinho, trabalhar com crianças exige seriedade, cuidado, pois é um trabalho delicado, de muita responsabilidade. Entristece e o preocupa quando ouve uma notícia de violência contra a criança. Funcionário público por 15 anos, ele trabalhou por quase dez no Centro Esportivo “Dr. Pitico”, aposentando logo depois. Mas não parou de atuar na área. No bairro São Lourenço também ensina futebol a 80 crianças que, destaca, freqüentam a escola. Toquinho sente-se feliz com as aulas de futebol, morando no Parque das Águas, doa seu tempo para as crianças dos bairros distantes de sua casa.

Como participar

A Escolinha de Futebol de Campo é aberta para quem mora no Central Parque, Arco-Íris, Itanguá, Parque Manchester e bairros vizinhos. Não é cobrada taxa de inscrição ou mensalidade. As aulas acontecem nos horários: 8h30 às 10h30 (terça) e 14h30 às 16h30 (quinta), no Centro Esportivo.
“Com essa matéria no jornal, acredito que mais crianças participarão”, enfatiza Toquinho. Ele também destaca que se algum comerciante ou pessoa quiser ajudar a Escolinha, pois é um trabalho social, sem renda, pode doar bola e coletes, por exemplo.
O Centro Esportivo está localizado na rua Mário Soave, 471, Central Parque, telefone: (15) 3221 0722.

.: Site divulga comércio e premia clientes :.

A informação virtual é atualmente, um grande instrumento de comunicação. Pela Internet, é possível chegar a milhares de pessoas e assim expandir sua divulgação. Mas o melhor: já pensou em divulgar seu comércio em um site onde o objetivo principal é premiar seus clientes? Isso é possível através do Guia de Informações – DGS Constar: www.dgsconstar.info

Como funciona o Sistema de Divulgações e Sorteio

Todos os comércios e estabelecimentos que participarem terão cupons para distribuir aos seus clientes, que poderão ganhar duas motos, uma por sorteio e outra por menor lance único. É só preencher o cupom corretamente e depositar em uma das urnas instaladas nos comércios e estabelecimentos participantes.
De acordo com o responsável e criador do site, Daniel Garcia Silva, esta é uma forma diferente de divulgação, atraindo mais clientes, através de prêmios.
Se você quer fazer parte desta novidade, divulgar seu comércio ou estabelecimento neste site (www.dgsconstar.info), entre em contato com Daniel pelos telefones: (15) 3016 4898 e 9773 7643 ou pelo e-mail: dgsconstar@hotmail.com

 

.: Método Kumon: 50 anos de revolução no aprendizado :.

Com origem no Japão, pelas mãos do professor de matemática Toru Kumon, em 1958, o método de ensino é aplicado em mais de 45 países. O Kumon busca descobrir o potencial e desenvolver ao máximo as capacidades de cada indivíduo. Dentro desta principal proposta visa promover no aluno o prazer nos estudos e a formação de uma postura autodidata.

O programa

É aplicado um estudo individualizado, onde cada aluno tem um programa específico, levando em conta o ritmo de aprendizagem, a capacidade atual e as metas que deseja atingir. O orientador decide que ponto do material didático do Kumon o aluno deve começar a estudar, a partir de um “Teste Diagnóstico”, que detecta quais são os aprendizados de domínio e os de dificuldade, tomando como base a série escolar em que se encontra o estudante.

Material didático

O material didático é programado e auto-instrutivo, permitindo que o estudante aprenda sozinho a fazer os exercícios. Além da orientação individualizada, conta com uma rotina de aula, onde são seguidos diversos procedimentos de estudos, de modo a estimular a aprendizagem. Disciplinas de Português, Matemática e Inglês podem ser escolhidas.

Para jovens e adultos

O Método Kumon não é indicado apenas para os estudantes até o Ensino Médio. Para aqueles que também se preparam para o vestibular ou profissionais das mais diversas áreas. Não há limite de idade. Conheça o método através da unidade do Kumon do Jardim Magnólia, que fica na rua Dr. Luiz Pereira de Campos Vergueiro, 20. Telefone: (15) 3011 2546.

.: Professor “Léo da academia” agita sua candidatura :.

Moradores do Jardim Simus, principalmente das proximidades do Centro Esportivo, já ouviram falar do “professor Léo da academia”. Há 28 anos no bairro, diz que acompanhou de perto todas as necessidades que o local apresentava. Neste ano resolveu se candidatar a vereador pelo Partido Popular Socialista (PPS), para que pudesse representar no legislativo, as carências dos bairros da Zona Oeste. “Meu lema de campanha é ‘por uma Sorocaba ainda melhor’, meu trabalho será voltado para isso”, diz.

O candidato

Leossandro Quinaglia, 34 anos, é natural de Laranjal Paulista, mas está em Sorocaba desde criança. É filho do conhecido proprietário de uma tradicional lanchonete (uma das pioneiras no bairro), José Elias Quinaglia e Maria Luiza. Casado com Eva Cristina há cinco anos, tem a família como fonte de felicidade e união. É proprietário da academia World Fitness, tem formação acadêmica em Educação Física e é pós-graduado em Treinamento Esportivo, pela FKB. Já atuou nos times de futebol sorocabano, Atlético e São Bento.

Propostas

Léo tem como propostas o desenvolvimento na área esportiva, através de aproveitamento dos estagiários em Centros Esportivos, a valorização dos atletas, dando subsídio para sua formação. E afirma que também vai atuar em outras áreas como transporte, saúde, educação. “Estou apto a trabalhar para transformar essa região num modelo para outros bairros”, conclui.

.:UPH Zona Oeste chega quase a 500 consultas diárias :.

Desde sua inauguração, em julho, a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste tem recebido grande número de pessoas diariamente. .
A Secretaria de Saúde informa que, de 1º a 31 de agosto, a UPH Zona Oeste realizou cerca de 480 consultas diárias. E os números demonstram a capacidade de serviços oferecidos: foram realizados 37.067 procedimentos, sendo 14.317 consultas, distribuídas entre 3.478 de pediatria, 10.420 de clínica médica e 419 de emergências.
O balanço do mês de agosto da nova unidade, aponta ainda 11.806 administrações de medicamentos (medicação oral, injetável ou venosa), 7.154 aferições de pressão arterial e 1.799 inalações. Também foram realizados 972 exames de glicemia, 391 eletrocardiogramas, 101 suturas, 362 curativos, entre outros procedimentos.
A UPH, instalada na Avenida General Carneiro, substituiu o Pronto-Atendimento Humberto de Campos, que não possuía mais capacidade de ampliação e realizava uma média de 9 a 10 mil atendimentos (consultas) mensais. Instalada em uma das regiões mais populosas da cidade, tem quase três mil metros quadrados e capacidade para cerca de 20 a 30 mil atendimentos mensais.
O secretário da Saúde, Milton Palma, destaca que, a partir da inauguração dessa nova unidade, foi consolidada uma rede de urgência e emergência estrategicamente distribuída em cada região da cidade. Além das duas UPHs (Zona Norte e Zona Oeste), fazem parte deste sistema o Pronto Socorro da Santa Casa (na Zona Leste e que funciona em parceria com a Prefeitura); a Unidade Regional de Emergência (do Hospital Regional – na Zona Sul); três Pronto-Atendimentos (Éden, Brigadeiro Tobias e Laranjeiras), sistema complementado pelo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). A informações foram fornecidas pela Assessoria de Comunicação.

.:Avenida Santa Cruz foi inaugurada :.
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou no último dia 6 de setembro, a revitalização da avenida Santa Cruz, no cruzamento com a rua Miguel Patrício de Moraes. Após a conclusão do segundo trecho da obra, entre a Rua Salvador Milego e avenida Américo Figueiredo, criou-se uma rota de tráfego da Zona Oeste ao Centro, com ligação a Zona Sul e Zona Norte.
A Santa Cruz se estende por 3.800 metros, interligando as avenidas Armando Pannunzio e Américo Figueiredo (altura do bairro Júlio de Mesquita Filho), percurso com pista duplicada, ciclovia, sinalização viária, paisagismo, arborização, sistema de iluminação e três travessias para veículos, sobre os córregos Itanguá e “do Padre”.
A partir da Armando Pannunzio, o motorista poderá circular pelas avenidas Américo de Carvalho, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e o binário formado pelas ruas Visconde do Rio Branco e Tocantins.