.: Matérias Central Parque 12 :.
 
.: Editorial :.

Mais uma etapa vencida, mais um projeto realizado! Com o lançamento do Bairro em Foco Classificados, onde oferecemos à população classificados de linha, com uma tiragem de 15.000 exemplares, damos mais um passo rumo ao crescimento.
Temos por meta estar sempre acompanhando o progresso da nossa região, e como em todo crescimento surgem novas necessidades, lançamos com satisfação mais este serviço, aguardado com muita expectativa, por nós e nossos clientes.
A região cresce rapidamente, aliada ao progresso e qualidade. Um exemplo, são as obras que surgem a cada dia, como a construção do terminal de passageiros do Jardim Ipiranga, e a Unidade Pré-Hospitalar da av. General Carneiro, além da duplicação da avenida Santa Cruz e obras da futura avenida Mário Covas.
Também é importante alertar a população sobre a preservação do meio ambiente. É fundamental que todos contribuam com as ações que vem sendo desenvolvidas. A despoluição do rio Sorocaba é uma obra de muito destaque e importância já que devolve a vida às águas. São gestos e ações que beneficiam não apenas a natureza, mas aos homens que dela dependem. Cabe, portanto, aos moradores não jogar lixo nas vias públicas, bocas de lobo, córregos, preservar plantas e árvores, etc. É o mínimo que podemos fazer ao meio ambiente e a nós mesmos.

E para finalizar gostaria de agradecer aqueles clientes, que pela consideração, humildade e respeito tornaram-se amigos e parceiros de trabalho. Bairro em Foco, portanto, prossegue com orgulho em estar atendendo as necessidades e acompanhando a evolução da Zona Oeste.

O editor

.: Prefeitura constrói segunda passarela na avenida Santa Cruz :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), começou mais uma etapa do processo de duplicação da avenida Santa Cruz, na Zona Oeste. Na segunda semana de novembro iniciaram-se serviços para instalar uma segunda travessia de veículos sobre um dos córregos localizados ao longo do percurso, ao lado de outra semelhante sobre o “Córrego do Padre”. O projeto prevê a construção dos dispositivos sobre três córregos.

A revitalização da Santa Cruz acontece entre as avenidas Américo Figueiredo e Armando Pannunzio, com sua duplicação, melhorias paisagísticas, com arbustos e mudas de árvores, sistema de iluminação e 2.600 metros de ciclovia. O primeiro trecho da revitalização, entre a rua Constituição e a avenida Luiz Mendes de Almeida, recebe, atualmente, grama esmeralda e pavimentação da ciclovia. Os demais trechos da avenida se localizam entre a rua Jordina do Amaral e a avenida Armando Pannunzio, e o terceiro vai da rua Heitor de Azevedo Hummel à Gúscia Rothschield. A Prefeitura de Sorocaba ainda asfaltou a rua Jacinta Sanches Gutierres e as vielas 1 e 3. A horta comunitária sob as linhas de transmissão da CPFL será revitalizada, em parceria com os produtores.
.: Assistidos do Dispensário Irmã Sheila visitam o Zôo :.

Para comemorar o Dia das Crianças de forma divertida e diferenciada, o Dispensário Irmã Sheila (Jardim São Marcos), promoveu um passeio ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, no dia 09 de outubro. Cerca de 50 assistidos, entre crianças e mães, puderam conhecer os animais e conferir a beleza e os atrativos do local. Durante a visita, o Dispensário também presenteou as crianças com sorvetes, lanches, doces, refrigerantes e brinquedos. Para a assistente social da entidade Maria de Fátima G. Heredia o passeio proporcionou às crianças a oportunidade de conhecer o zoológico.

Oficinas

No mês de outubro teve início a oficina de Ponto Cruz, visando proporcionar às assistidas o aprendizado de mais uma atividade capaz de gerar renda. Além dessa oficina, também são desenvolvidos cursos de crochê, fuxico, alfabetização e informática.
O Dispensário atende cerca de 35 mulheres, bem como seus filhos menores de 12 anos com o intuito de resgatar a cidadania e a condição sócio-econômica. A entidade fica na rua Trajano Atayde, 425, Jardim São Marcos. Telefone 3222-9535.

.: Recanto da Paz realizará festa de final de ano:.

Levar a solidariedade, a esperança e a integração das festas de final de ano a aproximadamente 200 famílias. Esse é o propósito da Instituição Beneficente Recanto da Paz (Central Parque) para este final de ano. Mantida com os recursos do Brechó de mesmo nome, a instituição irá oferecer, no dia 20 de dezembro, na Paróquia São Luiz Gonzaga, Vila Barão, um almoço com comidas típicas e entrega de brinquedos com a presença de Papai Noel, para crianças de zero a doze anos, pertencentes às famílias cadastradas.
A presidente da instituição Vera Lúcia Assis Paes, está aceitando doação de roupas, calçados e acessórios para serem comercializados no Brechó, cuja renda obtida é revertida para a entidade. Empresários e comerciantes que desejam contribuir com alimentos e brinquedos poderão entrar em contato pelos telefones 3221-0584 e 3012-6826. O Brechó fica na rua José Flório, 243, Central Parque.

A instituição oferece todas as quintas-feiras na própria Paróquia um sopão para as famílias residentes na Vila Barão, Baronesa, São Joaquim e Nova Esperança.
.: Faculdade Anhanguera Educacional terá novos cursos :.

Inaugurada no mês de julho em Sorocaba, a Anhanguera Educacional já iniciou o processo seletivo para 2008 oferecendo novas opções de cursos. O vestibular será realizado no dia 02 de dezembro das 9:30 às 13 hs.
Já os novos cursos oferecidos são os seguintes: ciências contábeis, engenharia elétrica, letras, pedagogia, serviço social, tecnologia em gestão e marketing pequenas e médias empresas, tecnologia em gestão de serviço de saúde, tecnologia em gestão de recursos humanos e tecnologia em marketing. Além desses, a instituição também conta com fisioterapia, administração, ciência da computação, engenharia de produção, e engenharia de controle e automação.

A instituição

A Anhanguera Educacional, uma das maiores instituições de ensino superior privado do país, iniciou suas atividades em Sorocaba no mês de julho, com os cursos de administração, engenharia da produção, e engenharia de controle e automação.
Para o diretor do campus de Sorocaba Prof.  Ms. Valmir Tadeu Fernandes, a localização da unidade é um dos grandes diferenciais, já que está situada em uma região oposta dos centros universitários. “Escolhemos este local visando atender estudantes residentes na Zona Oeste e imediações das avenidas Ipanema e Itavuvu, bem como, de cidades como Pilar do Sul, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, entre outras”, diz.
A instituição, segundo ele, também reúne outros diferenciais, como oferecer cursos de qualidade com preços acessíveis, além do Programa do Livro-Texto.   

Instalações

Instalado em um terreno de 60 mil m2, o prédio da unidade de Sorocaba conta com 10 mil m2 de área construída, reunindo 17 salas de aula, 5 laboratórios para a área de saúde, 5 para informática, 4 para engenharia e 1 para fotografia e rádio e  TV. Com capacidade inicial para 1.700 alunos, as instalações também contam com uma biblioteca e um anfiteatro.

Programa do Livro-Texto

O Programa do Livro-Texto possibilita aos estudantes adquirir livros a preço de custo. Como a instituição adquire os exemplares diretamente dos editores, os preços chegam a ser 80% mais baratos do que nas livrarias.“O programa tem por finalidade atender as necessidades didático-pedagógicas dos cursos de graduação, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos”, acrescenta.
.: Prefeitura inicia pavimentação na Área de Transferência da Zona Oeste :.

Após concluir intervenções estruturais na futura Área de Transferência da Zona Oeste (ATZO), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), começou a asfaltar o local na manhã do dia19 de novembro. Os serviços realizados até o momento consistiram na deposição de brita de uma primeira camada de massa asfáltica, ação a ser estendida a todas as ruas internas.
A ATZO fica na avenida Américo Figueiredo, na rotatória de acesso ao Jardim Ipiranga e Parque Manchester. Anteriormente, foram feitas obras para a abertura de ruas internas, instalações elétricas, redes de água e esgoto, dispositivos de drenagem e guias e sarjetas. O terreno da ATZO, com cerca de 70 mil metros quadrados, ainda contará com um novo parque municipal, com área verde, de lazer e pista de caminhada.
As Áreas de Transferência entrarão em funcionamento em 2008 e permitirão aos usuários de transporte coletivo trocar de ônibus sem a necessidade de passar pelos terminais Santo Antônio e São Paulo. Em cada uma delas haverá ainda uma unidade da Casa do Cidadão, órgão que descentralizará serviços públicos disponibilizados atualmente só no Paço Municipal. Elas ficarão nos seguintes pontos: Zona Norte 1 – ATZN1 (rotatória da Av. Ipanema, altura da Vila Helena); Zona Norte 2 – ATZN2 (rotatória da Av. Itavuvu, junto da Av. Ulysses Guimarães); Zona Industrial – ATZI (rotatória da Av. Independência, na entrada do Éden); e Zona Leste – ATZE (Av. Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias).

.: Confraternização de Final de Ano no Cidadania Reviver :.

Com animação contagiante e música ao vivo, o Grupo Cidadania Reviver, do Jardim São Marcos, irá celebrar o Natal e brindar o novo ano, no próximo dia 08 de dezembro. A festa de confraternização, que acontecerá no salão do próprio clube no horário das 16 às 21hs, oferecerá aos participantes, além do tradicional baile, música e decoração natalinas, panetone, champanhe, frutas e salgados.
Anualmente, o Grupo promove festas de final de ano, visando a integração social da terceira idade. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 10, 00. Os participantes deverão trajar a cor branca. Maiores informações pelo telefone 3221-8386 ou no próprio clube que fica na rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jardim São Marcos.
Já a confraternização do Grupo de Ginástica, ministrado pelo prof. Severino, será no dia 19 de dezembro reunindo os alunos em um lanche da tarde. E no mesmo dia um almoço festivo marcará a confraternização do Programa de Atenção ao Idoso com a realização de amigo secreto e distribuição de presentes entre os associados.

O Programa de Atenção ao Idoso tem por finalidade tirar o idoso do isolamento, estimular a integração social e a qualidade de vida, por meio da realização de atividades como artesanato, culinária, e jogos. “Nosso propósito é levar alegria e atividades saudáveis para a terceira idade, incluindo festividades natalinas que incentivam a  confraternização e a solidariedade”, comenta a presidente do clube Mitie Kawamoto Ruiz.
.:Menino lê e memoriza mesmo sem ter sido alfabetizado :.

Desde os dois anos e meio, Matheus de Moraes Gomes lê e memoriza palavras com muita facilidade, mesmo sem ter sido alfabetizado. Ao contrário das outras crianças, o garoto prodígio, que completou no dia 26 de setembro quatro anos, tem uma rotina diferente: de manhã uma de suas primeiras atividades é ler as principais notícias nos jornais, inclusive os resultados dos jogos de futebol. “Se o Matheus acorda e eu ainda não tiver comprado o jornal, ele já cobra, lembrando que tenho que ir à banca”, conta o pai José Lázaro Gomes. A leitura de livros e inclusive do mapa mundi também fazem parte do cotidiano de Matheus. Já à noite, ele acompanha os programas de televisão, como os eventos esportivos, principalmente, os jogos de futebol. A facilidade de memorização do garoto é tão grande que, mesmo algumas semanas depois, ele ainda lembra os times e resultados dos campeonatos.
Quando vai a locais públicos, Matheus surpreende a todos, já que começa a ler em voz alta placas, outdoors, fachadas, enfim tudo o que estiver ao seu redor. O pai conta que nos terminais de ônibus, Matheus chama a atenção lendo a denominação de ônibus e plataformas. Igualmente, nos supermercados, preços e marcas de produtos são identificados pela criança causando admiração e encanto em muitas pessoas.

O início

A primeira vez que o menino surpreendeu a família, foi quando Lázaro estava consultando o mapa de Sorocaba. “Ele começou a soletrar o alfabeto e uns dias depois passou a ler tudo o que via pela frente e a memorizar os resultados dos jogos da Copa do Mundo”, lembra.
 Lázaro conta que segundo avaliações de uma psicóloga, Matheus apresenta características de uma criança superdotada, não devendo, portanto, ser pressionado pelos familiares, pois, muita expectativa poderia gerar dificuldades em seu desenvolvimento. “Não fico exigindo que ele leia ou aprenda a escrever, apenas deixo os livros no seu alcance”, diz.

Residentes no Conjunto Ipatinga do Wanel Ville, Lázaro e a mãe de Matheus Janete Alves de Morais, tiveram dificuldades em conseguir uma escola para o menino. Após veiculação da matéria no Jornal Bairro em Foco Júlio de Mesquita & Cia, Rogéria Ap. Ferreira da Silva, diretora da Escola Magia de um Sorriso (Verde Vale), concedeu uma bolsa de estudos para Matheus. “Faço questão de agradecer essa bolsa de estudos que trouxe ao Matheus o direito de freqüentar uma escola”, diz Lázaro.
.:Escola Magia de um Sorriso realizou 1º Projeto Solidário :.

A Escola Magia de um Sorriso (situada no Verde Vale), em parceria com a Igreja do Evangelho Quadrangular do Central Parque, realizou no dia 30 de setembro o 1º Projeto Solidário. Cerca de 250 crianças com idades entre 2 a 16 anos participaram do evento, que aconteceu na rua José Marciano da Silva (Jardim Arco-Íris). Uma série de atividades foi realizada, como dança, pintura facial, piscina de bolinhas, tobogã, balão pula-pula e cama elástica. Refrigerante, cachorro quente, pipoca e algodão doce também foram distribuídos à criançada.
Conforme a diretora da escola Rogéria Aparecida Ferreira da Silva, o projeto teve por finalidade divertir e ocupar o tempo ocioso dos menores residentes nos bairros Jardim Ipiranga, Ipatinga, Júlio de Mesquita, São Marcos, Central Parque, Piazza di Roma. “Hoje em dia a falta de atividades recreativas faz com que as crianças se envolvam com atividades desnecessárias”, conta. Para ela, a realização de projetos beneficentes possibilita resgatar a infância, o companheirismo e a solidariedade, bem como, chamar a atenção das demais organizações para que desenvolvam ações semelhantes.

Também colaboraram com o evento R Resistencias, Rotary Clube, Di Cid Barcelona, Momesso, alunos, pais e funcionários da escola a Magia de um Sorriso (R. Osmar Maciel, 617, Verde Vale. Telefone 3321-1175/ 3321-1915).
.: Segunda laje da Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste está concluída :.

A construção da Unidade Pré Hospitalar da Zona Oeste (UPH), na avenida General Carneiro, completou mais uma etapa entre os dias 17 e 18 de novembro. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), concluiu a montagem da segunda laje do prédio. Atualmente, seguem os trabalhos para o levantamento de pilares e a disposição dos blocos das paredes das demais dependências, até atingir seus 2.500 metros quadrados de área construída.
A base da laje aconteceu durante a semana do dia 12 de novembro, com colocação das peças, içadas por guindaste e encaixadas manualmente, base para o concreto, despejado por uma mangueira de uma betoneira, sendo então regularizado manualmente. Esta estrutura fica sobre o último pavimento do prédio, que ainda receberá cobertura. Uma dependência do bloco superior da unidade, que futuramente será ocupada pelo setor de enfermagem, já está com revestimento externo.
Com 2.500 metros quadrados de área construída, a UPH Zona Oeste deverá estar concluída até o segundo semestre de 2008, com previsão para realizar de 20 mil a 35 mil atendimentos mensais, durante 24 horas por dia. O prefeito Vitor Lippi autorizou a construção da unidade para complementar à rede de atendimentos de urgência e emergência da cidade, em conjunto com a UPH Zona Norte.

       Localizada na altura do nº 1.600 da avenida General Carneiro, a UPH Zona Oeste realizará atendimentos de urgência e emergência para adultos e crianças, e manterá especialistas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e ortopedia, além de ser a primeira da cidade a contar com área de tratamento odontológico. Sua estrutura ainda terá  laboratório, sala de exames radiológicos, inalação, enfermagem, sutura, curativos e medicação endovenosa, quatro leitos semi-intensivo, sala de acolhimento, fraldário e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
.: Poupatempo fixo ficará ao lado do Terminal São Paulo :.

O Poupatempo, programa do Governo do Estado que agiliza o atendimento de serviços públicos, como a emissão de documentos, terá uma unidade fixa em Sorocaba. O vice-prefeito Geraldo Caiuby anunciou, no dia 31 de outubro, que o local escolhido para abrigar a unidade fica ao lado do Terminal São Paulo, em uma área de 5.766 metros quadrados entre a avenida Dom Aguirre e a rua Leopoldo Machado.
O prédio terá cerca de 2.400 metros quadrados de área construída em um único andar. A Prefeitura de Sorocaba definiu a área e a encaminhará ao Governo do Estado, responsável pela construção e manutenção da unidade, que deve funcionar ainda no primeiro semestre de 2008. O governador José Serra já havia citado a disposição em instalar um Poupatempo na cidade, em 4 de agosto, na inauguração do contorno alternativa da rodovia Raposo Tavares, desde que o Município disponibilizasse um lugar.
Caiuby ressaltou o empenho do prefeito Vitor Lippi ao acompanhar a definição da área após o anúncio do governador, quando técnicos iniciaram a avaliação de alternativas até chegar-se à escolhida. O vice-prefeito destacou a opção final, em razão da localização. “É um lugar de fácil acesso não só para os usuários de transporte coletivo, mas também para quem usa carro ou até mesmo para cidades da região, pela proximidade com a rodoviária. O fato de o prédio ser térreo também ajuda na acessibilidade”, acrescentou.

O Poupatempo disponibiliza diversos serviços, como a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais e consultas eletrônicas a débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos de CNH, de boletim de ocorrência, entre outros. Atualmente, Sorocaba é beneficiada por uma unidade móvel, que atende em sistema de rodízio outras 35 cidades da região.
.:4ª Copa Roberto Materiais de Construção :.

Teve início no dia 11 de novembro a 4ª Copa Roberto Materiais de Construção, que este ano conta com a participação de 12 times da Zona Oeste.
A partida de abertura foi disputada no Campo do Jardim São Marcos entre a Associação Amigos de Bairro Jardim São Marcos e Geral Gás, sendo o resultado 2x1 para o segundo time.
O campeonato que prosseguirá até o dia 23 de dezembro, acontecerá todos os finais de semana no horário das 10 às 16 hs nos campos do Jardim São Marcos (R. Mário Soave s/nº) e do Centro Esportivo do Central Parque (R. Mário Soave, 471). A entrada é franca.
Os três primeiros colocados terão direito a troféus, assim como o melhor artilheiro e goleiro.
Participam da copa os seguintes times: Cidade Jardim, Unidos do B 15, Meninos da Vila, Gerações Unidas, Corinthians do Arco-Íris, Grêmio, Itanguá, J.M.F., Nacional e Parque Manchester, além da Associação Amigos de Bairro Jardim São Marcos e Geral Gás.

Segundo o presidente do time Associação Amigos de Bairro Jardim São Marcos, Roberto de Araújo (Roberto Materiais de Construção), o campeonato, realizado anualmente, visa promover disputas entre os clubes dos bairros próximos, estimulando a prática esportiva e a integração social. O evento, bem como, o campo do São Marcos é mantido pelo próprio Roberto.
.: Programa de despoluição do rio Sorocaba está em desenvolvimento :.

Destaque são as seis novas estações de tratamento de esgoto 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vem dando prosseguimento às obras integrantes do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, que vai permitir o tratamento de 100% do esgoto produzido na cidade até o final do próximo ano. Atualmente, metade já é tratada, significando 50 milhões de litros de esgoto que deixam de cair no rio diariamente. Na primeira fase das obras – já concluída - foram implantados 19 quilômetros de interceptores nas duas margens do rio Sorocaba, desde a rodovia Raposo Tavares até o final da avenida Dom Aguirre, e construídas doze estações elevatórias de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto S-1, a maior do sistema, e em operação desde maio de 2005.
Nesta fase final das obras o destaque é a construção de mais seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que completarão o sistema e a implantação de mais 9,3 quilômetros de interceptores nas margens do rio Sorocaba, entre o Jardim Brasilândia e o Parque Vitória Régia.
Das novas ETEs previstas, apenas a estação Aparecidinha ainda não está em construção, pois aguarda licenciamento ambiental. As demais estão em pleno andamento, no processo de concretagem dos tanques de tratamento.

A ETE Pitico vem sendo levantada na região do Parque São Bento e vai tratar o esgoto de parte da Zona Norte da cidade. A ETE S-2 está localizada a jusante do Parque Vitória Régia e tratará o esgoto de mais um setor da Zona Norte e dos bairros Cajuru e Éden. A Estação de Tratamento de Esgoto Aparecidinha vai tratar o esgoto do próprio bairro Aparecidinha e mais Brigadeiro Tobias, enquanto que a ETE Itanguá está sendo implantada nas proximidades da rodovia Emerenciano Prestes de Barros e será a responsável pelo tratamento do esgoto da região da rodovia Raposo Tavares até a foz do rio Sorocaba, incluindo parte da Zona Norte. Além dessas quatro estações, outras duas estão sendo levantadas para o tratamento exclusivo dos bairros Ipaneminha e Quintais do Imperador, que até então, não possuíam sistema de esgotamento.
.: Projeto Horta na E.E. Elza Salvestro Bonilha :.

Preparara e adubar o solo para o plantio, formar canteiros e cuidar das hortaliças até o período da colheita são atividades que fazem parte do Projeto Horta desenvolvido pelos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Elza Salvestro Bonilha (Itanguá II).
Conforme explica o diretor Ronério Ribeiro, o projeto tem por intuito promover a conscientização a respeito da importância de uma alimentação saudável, da preservação do meio ambiente, além de trabalhar a socialização com a comunidade.
As diversas etapas, desde o plantio até a colheita, são executadas pelos próprios alunos, incluindo a compostagem elaborada a partir da utilização de lixo orgânico. Após a colheita, as verduras são vendidas, gerando recursos para a compra de insumos utilizados na formação de uma nova horta.
Iniciado no mês de março, o projeto também desenvolve em sala de aula temas relacionados à preservação do meio ambiente, como, por exemplo, a reciclagem do lixo, abordados por meio de atividades escritas, vídeo e gincanas. “Pretendemos com aulas teóricas e práticas, despertar nos alunos a importância de atitudes saudáveis capazes de gerar qualidade de vida”, diz. Cerca de 350 alunos participam das atividades desenvolvidas pelo Projeto Horta.

Projeto Arborização

Também com a finalidade de valorizar e preservar o meio ambiente, o Projeto Arborização é aplicado, desde março, aos alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
As ações realizadas, no início do projeto, envolveram exposição de fotos, permitindo aos estudantes identificar os problemas causados pelo processo de urbanização nos bairros, levando-os, assim, a perceber a necessidade de uma melhoria no aspecto ambiental. Os alunos ainda plantaram dentro da própria escola, entre os meses de junho e julho, cerca de 60 mudas de árvores de espécies variadas. O projeto também foi estendido nas imediações  por meio da distribuição de mudas à comunidade.
Atualmente, os estudantes acompanham a evolução, bem como a preservação das mudas. “As atividades são de grande importância, pois, visam conscientizar o aluno sobre a importância da integração entre a urbanização e o meio ambiente, finaliza o diretor.

Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro), a escola realizou uma série de eventos para divertir e homenagear os alunos. No dia 10 de outubro, a Equipe de Ginástica Desportiva da E.M. Joaquim Francisco de Miranda da cidade de Porangaba, garantiu a animação com a apresentação de saltos e formação de pirâmide humana.
Além da apresentação, cerca de 450 alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o 15º Grupamento de Bombeiros.

A escola também ofereceu à criançada merenda especial. Para o diretor as festividades resgatam os valores de organização, respeito e solidariedade entre os alunos.
.: Bom presente requer criatividade :.

Escolher presentes criativos, com bom preço e que ainda agradam quem está sendo presenteado não é uma tarefa tão simples, principalmente, em meio à correria e as lojas abarrotadas no final de ano. Com a proximidade do Natal, as vitrines começam a estar repletas de produtos, mas para quem tem dificuldades em escolher presentes, a diversidade pode acabar confundindo ainda mais.
Para evitar dor de cabeça e acertar em cheio, uma dica é conhecer a personalidade, os gostos, e as peculiaridades de quem irá receber o presente.
Caso a opção seja roupas, calçados ou acessórios, convêm observar o estilo de se vestir da pessoa. Prestar atenção nas cores e modelos que fazem parte do vestuário é fundamental para não errar. 
Outra dica são as lojas de artesanato, onde os produtos são confeccionados com exclusividade e muitas vezes o artesão aceita dicas do cliente para a elaboração das peças. Além do bom gosto e estilo, os produtos artesanais agregam um valor especial: o cuidado e a dedicação empregados pelo artesão no feitio de cada peça. Outra sugestão é procurar novidades em lojas de produtos exotéricos, casas de antiguidades, ou lojas que trabalham com linhas exclusivas.
Para quem gosta de plantas, uma sugestão é oferecer vasos, arranjos, mudas, produtos para jardinagem ou até mesmo serviços de manutenção no jardim ou paisagismo.
Aproveitar a magia e o encanto do Natal e presentear com guirlandas, arranjos, cestas, enfeites e demais produtos natalinos é uma opção criativa que, certamente, irá agradar.
Há presentes que também podem ser dados em forma de serviços como, uma passagem para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em um hotel ou pousada, massagem anti-estresse, tratamento de beleza, uma tarde em um salão de cabeleireiro ou ainda um ingresso para uma peça de teatro. Tudo depende da pessoa e da amizade ou tipo de relacionamento em questão.
Mas, lembre-se, procurar um presente diferente e interessante exige disposição, tempo e criatividade. Para isso, é fundamental não deixar as compras para a última hora.

.: Fiammetta D’Itália: do trivial ao melhor da gastronomia italiana :.

Especializado em gastronomia italiana, o restaurante Fiammetta D’Ítália, localizado no Júlio de Mesquita, reformou as instalações de modo a adequar o atendimento às normas da Visa (Vigilância Sanitária de Sorocaba). Conforme explica, o proprietário Almir Fernandes Rodrigues, além da qualidade, bom atendimento, e pratos diferenciados, o estabelecimento atende a todas as normas de padrões de higiene contando com lavatório apropriado para verduras e legumes e cozinha com paredes de vidro, bem como o local utilizado para o preparo das pizzas, que permitem aos clientes visualizarem o feitio dos pratos. “Nossa cozinha também é aberta à visitação dos fregueses, já que comida é coisa séria”, acrescenta.
Auxiliado pela esposa Elizabete Rodrigues, Almir atua no ramo há 26 anos, iniciando a carreira em churrascaria e posteriormente, como chefe de cozinha italiana. Já o Fiammetta, conta com três anos de existência.

Cardápio

Um cardápio variado e sofisticado pode ser degustado no Fiammeta. Rondele, lasanha, capeleti, nhoque, ravióli, parmegiana e conchiglia de frango com catupiry e quatro queijos são alguns dos pratos italianos. Já as pizzas são oferecidas em 70 sabores, inclusive doces e especiais. O estabelecimento conta também com sistema self service, mesa de saladas, marmitex e prato comercial com cardápio variado semanalmente, além de sistema de entrega. O Fiammetta fica na av. Américo Figueiredo, 2.960, Júlio de Mesquita. Telefones 3217-1632/ 3321-2257.