.: Matérias Central Parque 11 :.
 
.: Editorial :.

Nesta edição podemos perceber que a Zona Oeste, nesses últimos dois meses, vem realizando uma grande quantidade de eventos.
A duplicação da avenida Santa Cruz, já está na etapa final, pois, as obras já alcançam a av. Armando Pannunzio. É importante citá-la mais uma vez, devido aos benefícios que trará, tanto em relação à economia de tempo, quanto à modernidade e progresso. Igualmente, a futura avenida Mário Covas contribuirá para desafogar o trânsito, principalmente, nas proximidades do Colégio Dom Aguirre, na avenida General Osório.
Já o novo terminal, que está sendo construído no Jardim Ipiranga, servirá para encurtar distâncias e facilitar o dia a dia daqueles que utilizam os ônibus como meio de transporte, trazendo benefícios não apenas a Zona Oeste, mas para toda a cidade.
Outra ação que merece ser mencionada é a Campanha Patrulha Verde promovida pela Prefeitura de Sorocaba, como forma de combater e evitar as queimadas. Nos dias de hoje a necessidade de preservação do meio ambiente tem sido uma questão de fundamental importância. Esta campanha, por sua vez, além de conscientizar, ainda pune os agressores, que danificam o meio ambiente e também a saúde da população, já que o aumento de queimadas dificulta a dispersão dos poluentes. A consciência em relação à preservação da natureza deve fazer parte do cotidiano das pessoas, que deveriam, além de conservar, fiscalizar ações que podem ser prejudicais.

Enfim, são inúmeras as ações, e todas demonstram que a Zona Oeste caminha para o progresso da educação, lazer e solidariedade. E temos orgulho e satisfação em estar presente, registrando cada passo, gesto e atuação, que juntos formam a construção de um mundo melhor.

O editor

.: Segundo trecho da av. Santa Cruz é asfaltado :.

As obras de duplicação da avenida Santa Cruz continuam em desenvolvimento. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), já executou o asfaltamento da pista entre a avenida Luiz Mendes de Almeida (altura da Vila dos Velhinhos) e a rua José Eduardo Nunes. Ao final das intervenções, o trecho começará na rua Jordina do Amaral e terminará na avenida Armando Pannunzio.
Anteriormente à pavimentação, o local recebeu dispositivos de drenagem, guias e sarjetas. Em parte da extensão, a Seobe já aplicou a última camada de massa asfáltica, prosseguindo os serviços de regularização e reforço da base de solo.
A Prefeitura de Sorocaba ainda asfaltou a rua Jacinta Sanches Gutierres e as vielas 1 e 3, travessas da Santa Cruz, com 222 metros de extensão, 1.700 metros quadrados de área e 670 metros lineares de guias e sarjetas.
O último trecho dos trabalhos fica entre as ruas Heitor de Azevedo Hummel e Gúscia Rothschield. A revitalização da Santa Cruz inclui sua duplicação em 2.600 metros, da avenida Américo Figueiredo (acesso ao Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (altura do prédio da Justiça Federal), percurso com ciclovia, iluminação, paisagismo e arborização.

O Largo do Divino também será revitalizado pela Seobe. O início das obras ainda não está previsto, já que depende de todos os trâmites do processo licitatório.
.: Prefeitura prepara segundo trecho da av. Mário Covas :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), mantém em andamento as obras de implantação da avenida Mário Covas, interligação entre as avenidas Afonso Vergueiro e General Osório. O segundo trecho da pista, a partir da altura do nº. 230 da rua Pército de Souza Queiroz, na Vila Barão, recebeu guia e sarjetas e acontece a regularização de solo, preparatória para a pavimentação.
Os trabalhos realizados anteriormente consistiram em ações de drenagem e instalações de tubulações subterrâneas. A Seobe já asfaltou um percurso com cerca de 400 metros da via, na Pército de Souza Queiroz (a partir da EM “Prof. Edemir Digampetri”).
A avenida terá extensão de 2.200 metros a partir do cruzamento entre a Afonso Vergueiro e a rua Humberto de Campos, seguirá pelo Jardim Zulmira e a Vila Barão, até terminar no prolongamento da General Osório (após o trevo de acesso à Vila Helena).
O canteiro central em todo percurso terá ciclovia, com sinalização por pintura de solo e placas, sistema de iluminação, paisagismo e arborização. O plano cicloviário da Prefeitura de Sorocaba, com base nos conceitos de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”, prevê a interligação desta pista com os 4.000 metros da Gen. Osório, já em construção.

O prefeito Vitor Lippi classifica a avenida Mário Covas como uma importante rota alternativa entre o Centro e as zonas Oeste e Norte, “o que beneficiará milhares de motoristas, que poderão chegar a suas casas em menos tempo e mais segurança”.
.: Grupo Cidadania Reviver promoveu diversos passeios :.

Os bons momentos da vida proporcionados pelo calor humano dos encontros e eventos sociais não deixam de fazer parte do cotidiano do Grupo Cidadania Reviver do Jardim São Marcos. Com o intuito de promover a integração social entre a terceira idade, o grupo realizou no mês de agosto diversos passeios, que contaram inclusive com a participação de não associados.
No dia 08, o grupo reuniu cerca de 40 pessoas em uma viagem a Vargem Grande na Festa da Cerejeira. Já entre os dias 12 a 16 o passeio foi nas Termas de Águas Quentes, na cidade de Olímpia, onde os 70 participantes puderam desfrutar, além dos rios e piscinas, de atividades variadas como vôlei de areia, futebol, e pescaria.
Para comemorar o dia Nacional do Idoso, festejado em 27 de setembro, o grupo levou ao Pesqueiro Maeda, em Itu, no dia 28 de agosto, cerca de 300 pessoas.  “Nossa finalidade é integrar os idosos, para que desfrutem a amizade, o carinho e o amor, oferecidos pelos encontros”, conta a presidente do clube Mitie Kawamoto Ruiz, lembrando que a integração é benéfica à saúde do idoso.

O Grupo

Os associados se reúnem diariamente na sede do clube, para praticar atividades como, artesanato, tricô, crochê, culinária, jogos, ginásticas, entre outras, promovidas dentro do Programa de Atenção ao Idoso, que tem por objetivo tirar as pessoas da terceira idade do isolamento.

Todos os sábados, no horário das 14:30 às 19hs, o clube também promove os famosos bailes com música ao vivo. Maiores informações para quem deseja tornar-se sócio ou participar dos bailes pelo
.: Prefeitura inicia obras do terminal de passageiros :.

As obras de construção do terminal de transferência de passageiros do Jardim Ipiranga foram iniciadas na última semana de agosto pela Prefeitura de Sorocaba. A empreiteira está realizando a terraplanagem do local.
Inicialmente, a área de cobertura das estruturas metálicas da área de transferência do Jardim Ipiranga terá cerca de 300 metros quadrados em uma área total de aproximadamente 5.000 metros quadrados. Já a inauguração da área está prevista para o primeiro bimestre de 2008.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Urbes – Trânsito e Transportes, a área não será um mini-terminal e sim um espaço público aberto, diferentemente dos dois terminais urbanos.

Dotadas de conceito moderno estarão adequadas ao sistema de bilhetagem eletrônica e acessibilidade universal. Configuraram-se em importante instrumento regulador do transporte coletivo em determinadas regiões da cidade, possibilitando a integração temporal dos usuários portadores do cartão eletrônico. Com a construção desses espaços, o usuário poderá desembarcar de uma linha e embarcar em outra, complementando sua viagem, sem o pagamento de uma nova tarifa. No futuro, nesses locais também haverá linhas com destinos aos bairros próximos e linhas que interligarão as outras áreas de transferência sem a necessidade de se passar pelo centro da cidade. Além dessa área, estão previstas  construções
.:Feira do Jovem será em setembro no Jd Ipiranga :.

As entidades e secretarias municipais, que fazem parte do Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv), se reuniram no dia 24 de agosto para organizar a realização da Feira do Jovem, que acontecerá nos dias 26 a 29 de setembro no Território Jovem (Jardim Ipiranga). Participaram do encontro, representantes do Projeto Pérola, Pastoral do Menor, Senai, Grasa, Associação Refúgio, Vale da Benção, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Polícia Militar e Conselho Municipal da Juventude (Comjov). Das secretarias municipais participaram representantes da Juventude, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Cidadania e Urbes - Trânsito e Transportes.
As entidades conheceram o espaço do Território Jovem e definiram algumas das atividades que serão desenvolvidas na Feira. A Sehaum montará um estande com informações sobre aquecimento global e qualidade de vida. O Projeto Pérola montará computadores com jogos e entretenimento para os jovens.  O grupo da Pastoral que trabalha no bairro fará oficinas de tranças-afro e apresentações de Axé, além de uma rodada da Gincana do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
A Secretaria da Cidadania fará oficinas de bijuterias, e de material reciclado.

Uma amostra de como funcionam os princípios da mecânica e da eletricidade serão mostrados com o “Kit Lego”, pelos alunos do Senai. O objetivo é despertar o interesse dos jovens para esses conhecimentos. O Território Jovem fica na Av. Elias Maluf, nº 1.080, ao lado da escola “Irineu Leister”. Telefone: 3221-3081.
.: Show de Prêmios no Posto Petrosul :.

Uma promoção inédita está sendo realizada pelo Posto Petrosul do Júlio de Mesquita: o Show de Prêmios.
A cada serviço ou produto adquirido no posto o consumidor ganha pontos, que podem ser trocados pelos prêmios, de acordo com os valores indicados nas etiquetas de pontuação. Dentre os prêmios há DVD, brinquedos, utilidades domésticas, ferramentas, relógios e calculadoras, além de eletrodomésticos, como liquidificador, cafeteira, espremedor de frutas, entre outos.
O prazo da promoção é por tempo indeterminado. O posto fica na Av. Américo Figueiredo, 2350 Telefone (15)  3222-1414.
Confira alguns exemplos de pontuação na tabela abaixo:

1 litro de gasolina e/ ou álcool: 1 ponto
3 litros de diesel: 1 ponto

 

.:Combate às queimadas aumenta 37% em agosto :.

Desde o dia 1º até o dia 24 de agosto, a campanha “Patrulha Verde”, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, combateu 340 focos de queimadas – um aumento de 37% em relação à média observada nos outros meses. Assim, o balanço parcial de agosto representa cerca de 45% dos 1.086 casos contabilizados este ano. Segundo a coordenação dos trabalhos, uma das causas é o clima mais seco.
O projeto, coordenado pela Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Sehaum), visa inibir os focos de incêndio neste período do ano de clima mais seco, quando o aumento da quantidade de queimadas dificulta a dispersão de poluentes e prejudica o estado de saúde de pessoas com doenças respiratórias e cardíacas. Com a qualidade do ar comprometida, também é comum a sensação de irritação nos olhos.

Desde o início da campanha, foram registradas 248 multas a proprietários de áreas incendiadas. A Lei Municipal nº. 5.847 / 1999 pune a prática de queimada com multa de R$ 3,25 por metro quadrado de área afetada. O valor dobra no caso de reincidência. Em uma mesma ocorrência, além do incêndio, os fiscais podem autuar a falta de serviços de roçagem e limpeza, no valor de R$ 3,25 por metro quadrado da área total do terreno, prevista pela Lei Municipal nº. 6.508 / 2001. A Prefeitura de Sorocaba mantém dois postos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e num edifício da avenida Santos Dumont. Oito estagiários observam focos de queimadas e, após localizá-los em mapas, avisam a GM, que atende ocorrências menores (juntamente com nove servidores municipais treinados). A população pode denunciar queimadas pelos telefones 193 (bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
.:Saae acionou novo anel adutor do Central Parque :.

Região passou a ter capacidade de abastecimento
duplicada

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) colocou em carga, no dia 27 de agosto, o novo anel adutor implantado no Central Parque, fato que vai refletir na duplicação da capacidade de abastecimento de água de toda aquela região da cidade.
“Com a utilização desse novo anel, de 500 milímetros de diâmetro, e que trabalhará em conjunto com o já existente, de 300 milímetros, teremos capacidade para duplicar a quantidade de água tratada que chega aos reservatórios instalados naquela região, beneficiando o próprio Central Parque e mais o Jardim Arco-Íris, Jardim São Marcos, Jardim Vera Cruz, Verde Vale, Piazza di Roma, Parque Manchester, Parque Esmeralda, Jardim Simus, Jardim Tatiana, Jardim Capitão, Ipanema do Meio, Ipanema das Pedras, Jardim Novo Mundo e Ipatinga”, explica o diretor-geral do Saae, Pedro Dal Pian Flores.
As intervenções de acionamento do novo anel adutor tiveram início às 7h do dia 27 e foram concluídas às 14h, quando a água começou a chegar no Centro de Distribuição do Central Parque, onde estão localizados os dois reservatórios de 5 milhões de litros de água, responsáveis pelo abastecimento da região.
Ainda de acordo com o diretor-geral do Saae-Sorocaba, a abertura do novo anel adutor – realizada no cruzamento da avenida Santa Cruz com a rua Serafina Milego Latorre - obedeceu a todo um procedimento técnico, com a abertura da válvula de estanqueidade de forma bastante gradativa, para se evitar possíveis rompimentos com a pressão da água.
“Concomitantemente, ao longo do trecho do novo anel, os funcionários da autarquia foram realizando descargas de água, com o objetivo de limpar a nova rede até então não utilizada, evitando a chegada de água suja nos reservatórios e nas residências”, explica Dal Pian.
O diretor-geral do Saae – Sorocaba destaca ainda que tão logo a água começou a chegar no Centro de Distribuição do Central Parque, o sistema de telemetria da autarquia, instalado na sede central de Santa Rosália, acusou um aumento em mais de 100% no nível dos dois reservatórios, “porém, somente teremos uma avaliação real do comportamento do sistema com o novo anel nos dias de altas temperaturas e de consumo elevado”.   

2 mil metros de tubos

O novo anel de adução de água tratada implantado na região do Central Parque tem 2 quilômetros de extensão e diâmetro de 500 milímetros, em ferro fundido. Os tubos foram implantados a partir do Centro de Distribuição do Central Parque, até a avenida Santa Cruz  - onde ocorre o entroncamento da adutora que sai da ETA/Cerrado -, passando pelas ruas Arlindo Previtali, José Tótora, Professora Guida Mares e Serafina Milego Latorre. 

.: Programação da Novena de São Judas Tadeu :.

A Paróquia de São Judas Tadeu realizará entre os dias 20 a 28 de outubro a Novena de São Judas Tadeu. Confira a programação:
Dia 20/10 (sábado) às 19 hs: Pe. João Carlos Alampe
Tema: “Somos pedras vivas da Igreja”
Benção: Água
Festa: Pizza/Churrasquinho

Dia 21/10 (domingo) às 19 hs: Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior
Tema: “A força da oração na Igreja”
Benção: Objetos religiosos
Festa: Lanche

Dia 22/10 (2ª feira) às 19:30 hs: Pe. Lorival de Oliveira Pedro
Tema: “Amar a Igreja”
Benção: Pães
Festa: Pastel

Dia 23/10 (3ª feira) às 19:30 hs: Pe. Isac Isaías Valle
Tema: “A unidade da Igreja”
Benção: Carteiras de Trabalho
Festa: Churrasquinho/ Cachorrão

Dia 24/10 (4ª feira) às 19:30 hs: Pe. Marcos Ribeiro de Carvalho
Tema: “A Igreja, casa de oração”
Benção: Velas
Festa: Pizza

Dia 25/10 (5ª feira) às 19:30 hs: Pe. Edson Roberto Barros
Tema: “A Igreja é minha mãe”
Benção: Peças de Roupas
Festa: Pastel
Dia 26/10 (6ª feira) às 19:30 hs: Pe. Fernando Henrique Giuli Batista
Tema: “Igreja sal e luz do mundo”
Benção: Sal
Festa: Pão com pernil e calabresa

Dia 27/10 (sábado) às 19 hs: Pe. Rodolfo Gasparini Morbiolo
Tema: “Creio na Igreja Católica”
Benção: Chaves de casa e de carro
Festa: Pastel/Churrasquinho

Dia 28/10 (domingo): 6hs - Frei Odair Antunes Paiva
8hs - Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior
10hs - Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior
12hs  - Pe. Reinaldo Aparecido Bento
15 hs - Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior
17 hs - Frei Odair Antunes Paiva
19 hs - Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior
Tema: “Reconstruam minha Igreja”
Benção: Objetos em geral
Festa a partir das 12 hs – Churrasquinho/ Pizza/ Pastel/Sorvete.

.: Jantar Dançante Beneficente da Paróquia São Judas Tadeu :.

No próximo dia 06 de outubro, a partir das 20hs, a Paróquia São Judas Tadeu, do Central Parque, irá promover um Jantar Dançante Beneficente no Lar Escola Monteiro Lobato. A banda New York animará o evento que será promovido em prol da igreja. 
O cardápio será composto por entradas (queijos, peito de peru defumado e salame italiano), saladas (salpicão de frango, salada mista, maionese de legumes), pratos quentes (filé mignon ao molho madeira e champignon, frango a marroquino, rondele quatro queijos ao molho branco, arroz branco, arroz com ervas-finas e batata souté), sobremesa (sorvete de morango com salada de frutas) e mesa de café (petits-fours e licor de menta), bebidas a parte. O jantar será servido às 22 hs.

Os convites podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 38,00 (individual). Maiores informações pelo telefone 3202-1810/ 3202-6052 com Sueli ou Chiquinho.
.: Elza Bonilha participa do Agita Galera :.

Procurando aliar os benefícios da atividade física ao resgate de tradições populares, a Escola Estadual Elza Bonilha (Jardim Itanguá II) desenvolveu diversas brincadeiras antigas, dentro do Programa Agita Galera, promovido pelo Governo Estadual no dia 31 de agosto.
Conforme o diretor Ronério Ribeiro, as atividades tiveram o intuito de despertar nos estudantes a importância da prática de exercícios físicos, além de resgatar brincadeiras tradicionais, já que no mês de agosto foi comemorado o Folclore Brasileiro. “Procuramos mostrar aos alunos que essas brincadeiras proporcionam um ganho para a saúde e bem estar, tanto físico como mental, pois, exigem movimentação do corpo, ao contrário das distrações modernas como vídeo game, televisão e jogos de computador, ”conta.
Amarelinha, corda, bolinha de gude, e ainda teatro de fantoches e apresentação de vários estilos de dança foram desenvolvidos, por monitores, entre os 400 alunos do Ensino Médio e Fundamental.
O conteúdo também foi trabalhado pelos professores em sala de aula: em ciências foram abordados os conceitos de saúde, português a produção de textos, e artes o teatro de fantoches.

O Programa

O Agita São Paulo, criado para combater o sedentarismo, é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul — CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.
O programa tem por objetivo promover o nível de atividade física da população e aumentar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa. Para isso, incentiva a prática de no mínimo 30 minutos de atividades físicas diárias, além de uma alimentação adequada. São desenvolvidas ainda estratégias que privilegiem a cidadania ativa, ou seja, “agitar” o cotidiano em três ambientes básicos: nas atividades domésticas; no transporte, trabalho, escola; e no tempo livre.

.: Paróquia Sta. Maria Madalena promove show :.

A Paróquia Santa Maria Madalena do Ouro Fino irá promover no dia 24 de novembro, a partir das 19 hs, o Evangelizashow com a banda Anjos de Resgate.
O evento, realizado em prol do término da construção da igreja, será aberto pela Banda Sangria. No local também haverá barracas de comes e bebes e livraria.
O show acontecerá na Paróquia que fica na rua José Stilitano, 622, Ouro Fino.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 12,00 (não haverá venda no local) na Livraria Padre Pio (antiga Livraria Contate Dominum) R. Dr. Barguinha, 380; Secretaria da Paróquia Santa Maria Madalena, telefone 3217-1666 e com os coordenadores da comunidade da Paróquia nos respectivos telefones: Marlene SCJ: 3321-5177, Nelson SE: 3222-4929, João DES: 3217-1556, José Luiz SMM: 3321-3043, Terezinha NSF: 3222-9971, Mirtes (coord. de eventos): 2104-0147, João Tiago SMM: 9108-2416.

Maiores informações na Secretaria da Igreja ou pelos telefones 3217-1666 ou 2104-0147 (coord. do evento).

Aulas de Dança de Salão

Todas as quintas-feiras no Salão Comunitário (R: Alexandre Caldini, 322, Ouro Fino), no horário das 20 às 22 hs, acontecem as aulas de Dança de Salão Beneficente.
As mensalidades são de R$ 20,00, sendo a renda revertida em prol do término da construção da igreja. Os interessados em participar podem entrar em contato pelos telefones 3217-1666 e 2104-0147

.: Os filhos necessitam de disciplina e limites :.

Que chato dizer “não” para o meu filho. Certamente, você já deve ter seguido essa linha de raciocínio pelo menos uma vez na vida. Mas saiba que esse “não”, futuramente, pode ser uma tacada certeira para o decorrer da relação pai e filho. O problema mora justamente aí. Muitos pais acham que dizer sim ou aceitar tudo que as crianças pedem irá compensar a ausência enquanto trabalham fora. Ou simplesmente porque dizer sim é mais fácil, pois, estão cansados para escutar as reclamações e choradeiras dos pequenos.
Aceitar tudo o que o querido de casa determina é a porta de entrada para uma má educação por parte dos pais. Quem alerta é a pedagoga Varuna Viotti. “Na preocupação de não frustrar as crianças, de satisfazerem todos os seus desejos, os pais vão perdendo o domínio da disciplina familiar, que é o respeito básico para que a criança e mais tarde o adolescente e o jovem aceitem regras e normas na escola e na vida”, diz a profissional.
O reflexo disso é visto não tão somente dentro de casa, mas o falso autoritarismo da criança é transportado para o mundo externo, ou seja, à escola e também nas relações com outras crianças. É cada vez maior o número de queixas de professores em relação à indisciplina e à falta de limites de crianças, fruto de uma educação refém das normas e determinações do filho.

O novo dono da casa

Com apenas três anos de idade já é possível detectar traços de dominação no ambiente familiar. Na base do condicionamento, ela vai se acostumando a executar determinadas ações que nem sempre são aconselháveis para uma boa formação educacional. E isso é ruim para a criança, pois, sem saber, terá enorme dificuldade de convivência com os demais. Inicialmente, pelos pais permitirem tudo, a criança tende a não se sentir amada. Excesso de tolerância pode significar indiferença e falta de amor.
Conseqüentemente, esse ambiente centralizador gera insegurança e até mesmo agressividade no comportamento infantil. Já em um ambiente estranho, a criança terá grandes dificuldades para agir, pois não será a “dona do pedaço”, fazendo com que a insegurança e a agressividade se transformem em autodefesa.

Disciplinar faz parte do processo de amor
“Disciplinar os filhos faz parte do processo de amor dos pais e mesmo que a princípio eles reajam e não aceitem prontamente a disciplina, certamente no futuro irão reconhecer que foi esta disciplina que sedimentou tudo o que conseguem na vida”, informa Varuna Viotti. Os pais devem ser bons exemplos. Cortar passeios ou outras atividades, caso a criança volte a apresentar um comportamento inadequado, pode ser uma boa maneira de coibir os abusos.
Não há como cuidar dos filhos “sob uma redoma” onde tudo é permitido. A sociedade vai cobrar limites e nem tudo que a criança quiser vai conseguir, assim sendo por toda a vida. Estabelecer limites e disciplina requer paciência e firmeza. Criança que cresce achando que tudo pode e que só terá coisas boas na vida terá mais propensão a ser seduzido por outros fatores, que funcionam como “iscas” para fugir da realidade que encontrará, entre os quais a bebida e as drogas.

http://guiadobebe.uol.com.br

.: Antes de adotar um animal reflita sobre as responsabilidades :.

Você quer adotar um animal de estimação? Pois antes reflita, e adote-o conscientemente. O animal que você adotar lhe dará muita satisfação, mas também o condicionará em algumas situações e sobretudo o comprometerá por muitos anos. Pense muito bem agora para não ter que pensar em desculpas para abandoná-lo depois. Um animal não é um brinquedo, ele tem vida como você!


Dez pedidos de um cão a seu dono

1. Minha vida dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você significa sofrimento para mim. Pense muito nisso antes de me adotar;

2. Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também nem sempre entende imediatamente as coisas;

3. Deposite sua confiança, pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso mais do que ninguém;

4. Nunca guarde rancor de mim ou me prenda de castigo se eu aprontar alguma. Você tem outros amigos além de mim, seu trabalho e seu lazer, mas eu só tenho você;

5. Converse comigo! Eu não entendo todas as palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim;

6. Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Eu jamais esqueço;

7. Também pense, quando quiser me bater, que eu poderia quebrar os ossos da sua mão, mas eu não faço isso;
8. Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo, porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente, pense que talvez minha comida não esteja me fazendo bem, ou que tenho estado muito tempo exposto ao sol, ou que meu coração já está um pouco cansado e fraco;

9. Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também irá envelhecer um dia e agora é o momento que mais preciso de você!

10. Quando chegar meu último e mais difícil momento, pois será o da partida, fique comigo. Não diga “não posso ver isso”. Com sua presença, tudo será mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida deverá compensar esse momento de dor. Sentindo seu carinho, partirei sabendo que a minha vida valeu a pena.

http://www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal/posse.htm