.: Matérias Central Parque 10 :.
 
.: Editorial :.

Nesta edição, gostaríamos de agradecer a todos os clientes e amigos, bem como aqueles que colaboram para a realização deste trabalho. E aproveitando a data, homenagear os pais, ou seja, profissionais, trabalhadores e moradores que contribuem com o crescimento desta próspera região.
Para facilitar a vida dos moradores da Zona Oeste, Bairro em Foco traz sugestões de presentes, bem como as lojas, restaurantes e pizzarias para tornar a comemoração do Dia dos Pais mais agradável. A região conta com um setor comercial rico em variedades, assim devemos valorizar e prestigiar o comércio local.
Nossos agradecimentos também se estendem as instituições, associações, e entidades, que participam de nossas edições através da divulgação de seus trabalhos, como, a Casa do Cirineu, o Dispensário Irmã Sheila, o Grupo Cidadania Reviver, A SPASO (Sociedade Protetora dos Animais), entre outras.
Cada dia que passa, temos mais orgulho de ser moradores da Zona Oeste e presenciar o acelerado crescimento, as boas ações e o intenso progresso.
Outro fato que demonstra o avanço da região é a implantação de um Campus da Faculdade Anhanguera Educacional. Diversos cursos serão criados, contribuindo para o surgimento de novos profissionais e o aprimoramento dos já existentes.
Gostaria de cumprimentar também a SAB (Sociedade de Bairro) do São Marcos, pelo excelente trabalho que realiza. As ações sempre trazem importantes conquistas, como a criação de uma praça no bairro. Essa atuação deve servir de exemplo para as demais pessoas do bairro, de modo que também participem. E ainda para moradores de outros locais, que deveriam organizar-se da mesma maneira batalhando por conquistas  semelhantes. 

Nesses três anos de existência do Bairro em Foco, contamos com a satisfação das ações aqui realizadas, mencionando novamente que os bons exemplos devem sempre ser seguidos. O crescimento da região aliado a expansão do nosso trabalho, proporciona, portanto, a todos nós muito motivo de orgulho.

O editor

.: Prefeitura prepara segundo trecho da Av. Santa Cruz :.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), iniciou, no dia 16 de junho, a pavimentação do segundo trecho da duplicação da avenida Santa Cruz.  Os serviços iniciais estão acontecendo em uma faixa entre a avenida Luiz Mendes de Almeida (altura da Vila dos Velhinhos) e a rua José Eduardo Nunes, até chegar futuramente à rua Jordina do Amaral.
No próximo trecho onde acontecerá a aplicação de massa asfáltica, a Seobe implantou obras de drenagem, guia e sarjetas e finaliza a regularização, que antecedem a preparação solo, com uma base de brita e a primeira camada de pavimento. Paralelamente, segue a limpeza e terraplanagem em um terreno da Luiz Mendes de Almeida, para a construção de uma alça de acesso entre a Santa Cruz e a avenida Armando Pannunzio.
Para  comerciantes e moradores, a duplicação trará diversos benefícios, como melhora no trânsito, novo acesso ao centro e valorização do cenário urbano, proporcionado inclusive pelo paisagismo.

Etapas

A primeira etapa da duplicação vai das ruas Moriza Seabra e Constituição, com pavimentação e uma travessia para veículos sobre o “Córrego do Padre”. Ainda estão em execução obras estruturais para outra passarela – o projeto prevê cinco dispositivos semelhantes sobre os três córregos ao longo da avenida. A Prefeitura de Sorocaba ainda asfaltou a rua Jacinta Sanches Gutierres e as vielas 1 e 3, travessas da Santa Cruz, com 222 metros de extensão, 1.700 metros quadrados de área e 670 metros lineares de guias e sarjetas.
A revitalização da Santa Cruz inclui sua duplicação em 2.600 metros, da avenida Américo Figueiredo (acesso ao Júlio de Mesquita Filho) à avenida Armando Pannunzio (altura do prédio da Justiça Federal), percurso com ciclovia, iluminação, paisagismo e arborização. A horta comunitária sob as linhas de transmissão da CPFL será revitalizada, em parceria com os produtores. O último trecho dos trabalhos fica entre as ruas Heitor de Azevedo Hummel e Gúscia Rothschield.

Segundo o plano cicloviário da Prefeitura de Sorocaba, desenvolvido com base nos conceitos de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”, a ciclovia da Santa Cruz se  interligará à  pista da avenida Elias Maluf (975 metros) que, por sua vez, será ligada à ciclovia da avenida Paulo Emanuel de Almeida (2.300 metros). O prefeito Vitor Lippi destaca que a obra beneficiará cerca de 80 mil moradores e desafogará o trânsito da região, sendo uma rota alternativa de tráfego entre o Centro e a Zona Oeste.
.: Projeto de Lippi propõe verba para criação da Casa do Cidadão :.

O prefeito Vítor Lippi encaminhou, no início do mês de maio, à Câmara Municipal, projeto de lei autorizando a abertura de um Crédito Especial Suplementar, no valor de R$ 2 milhões, a ser usado na criação da Casa do Cidadão. O objetivo desse espaço é descentralizar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. 
A Casa do Cidadão será um local totalmente adaptado para reunir vários setores municipais, mudando assim o conceito da administração pública. O espaço oferecerá conforto, segurança, rapidez, eficácia e qualidade priorizando o elevado grau de satisfação da população atendida.
Os recursos necessários para a criação da Casa do Cidadão serão provenientes do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do ano passado.
“A Casa do Cidadão proporcionará um grande avanço já que levará os serviços públicos para as regiões mais periféricas da cidade. Isso evita que o munícipe precise deslocar-se até a Prefeitura”, destacou Maurício Biazotto, secretário de Governo e Planejamento.

A intenção é que a primeira Casa do Cidadão seja implementada até janeiro de 2008, no Jardim Ipiranga. Outras quatro devem ser criadas até março. “A aprovação do recurso suplementar é fundamental por tratar-se de um serviço que facilitará a vida da população”, completou Biazotto.
.: Faculdade Anhanguera Educacional será inaugurada no Jardim São Paulo :.

Um campus da Faculdade Anhanguera Educacional será inaugurado no Jardim São Paulo, no mês de dezembro. Com instalações totalmente concluídas, a instituição está  em fase de Credenciamento pelo CNE - Conselho Nacional de Educação, aguardando apenas a aprovação do MEC (Ministério da Educação) para a realização do primeiro vestibular na unidade de Sorocaba.
A Faculdade reunirá os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia,
Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.          
A Anhanguera Educacional surgiu a partir do ano letivo 2004, através da integração das entidades mantenedoras do Centro Universitário Anhanguera - Unidade Leme e Unidade Pirassununga, as Faculdades de Valinhos, a Faculdade Politécnica de Jundiaí, a Faculdade Comunitária de Campinas (Unidades 1, 2 e 3) e a Faculdade Politécnica de Matão.

Maiores informações referentes ao campus Sorocaba poderão ser obtidas pelo telefone (15)3221-1520.
.: Festa do Dia das Mães no Dispensário Irmã Sheila :.

Para comemorar o Dia das Mães, o Dispensário Irmã Sheila, situado no Jardim São Marcos, promoveu no dia 11 de maio, uma festa para as assistidas e seus filhos.
Durante o evento houve sorteio de prêmios e distribuição de rosas. Também foram homenageadas as mães com mais idade e as assistidas há mais tempo pela instituição.
Os participantes, cerca de 70 pessoas, ainda tiveram direito a lanche, refrigerante e bolo.
O dispensário Irmã Sheila realiza eventos em todas as datas comemorativas, a fim de promover a integração social.
Atualmente, cerca de 35 mulheres ,e seus filhos menores de 12 anos, são atendidos pela instituição. Por meio de cursos de alfabetização e artesanato (tricô, crochê, biscuit e bijuteria) a entidade proporciona a cidadania e a melhora na condição sócio-econômica das famílias.
Com as crianças de 6 a 12 anos é desenvolvido o Projeto “Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida” (que utiliza a arte como ferramenta terapêutica de resgate da auto-estima, integridade física e psicológica), além de aulas de informática.

Os interessados em contribuir com doações podem entrar em contato pelo telefone 3222-9535 ou se dirigir ao Dispensário que fica na rua Trajano Athayde, 425, Jardim São Marcos.
.: Novo anel adutor do Central Parque está na etapa final :.

Restam apenas 250 metros
 dos 2 quilômetros previstos e a
interligação no reservatório
já está sendo realizada 

As obras do novo anel adutor de água que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vem implantando no Central Parque, com o objetivo de ampliar e normalizar o abastecimento na região da cidade, estão em sua etapa final. Dos 2 quilômetros de tubos previstos para serem instalados, resta apenas um trecho de 250 metros para a conclusão.
A autarquia vem realizando a interligação do novo anel ao Centro de Distribuição do bairro, onde estão localizados os dois reservatórios de água responsáveis pelo abastecimento da região da cidade.
Os tubos de ferro fundido, de 500 milímetros de diâmetro, foram implantados a partir da rua Arlindo Previtali e desceram toda a extensão da rua José Tótora, parte da rua Karim Jammal e atualmente vêm sendo instalados na Serafina Milego Latorre. Nesta rua, o anel adutor vai seguir até o cruzamento com a avenida Santa Cruz, onde está localizado o entroncamento da adutora que vem da Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA/Cerrado), local onde ocorrerá a outra interligação.
De acordo com o diretor-geral do Saae, Pedro Dal Pian Flores, o novo anel adutor tem como objetivo beneficiar toda a região do Central Parque, que em períodos de altas temperaturas e conseqüente consumo elevado de água enfrenta problemas com o abastecimento.
A dificuldade nesses períodos, explica Dal Pian, está na recomposição da água no Centro de Distribuição do bairro com a velocidade necessária, ou seja, a água que entra sai quase que imediatamente, situação que será corrigida com a implantação dessa nova linha de adução.

Os moradores aguardam ansiosos o final das obras, já que o novo anel adutor irá normalizar o abastecimento na região. Os transtornos causados pela falta de água, principalmente, nos dias mais quentes, acabarão.
.: Elias Maluf ganha o primeiro semáforo :.

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, desde o dia  22 de junho, colocou em funcionamento um conjunto semafórico instalado no cruzamento das avenidas Elias Maluf e Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville.

Com a interligação das duas avenidas, o fluxo viário aumentou consideravelmente. Por esse motivo, os moradores da região reivindicaram a implantação do equipamento que, agora, deverá ajudar a oferecer mais segurança aos motoristas e pedestres que circulam pelo local.
.: Instituto e Brechó Beneficente Recanto da Paz:.

A presidente do Instituto Beneficente Recanto da Paz e proprietária do Brechó de mesmo nome (situados no Central Parque), Vera Lúcia Assis Paes, agradece aos clientes e aqueles que promovem doações ao brechó e à entidade. “Após a publicação de uma matéria, as vendas do brechó e as doações aumentaram, por isso, manifestamos nossa satisfação e agradecimento a todos que contribuem para a promoção da caridade e igualdade aos seres humanos”, diz.
Os recursos obtidos com o brechó são direcionados para a instituição que distribui sopa, todas às quintas-feiras, nas instalações da Paróquia São Luiz Gonzaga (Vila Barão), a cerca de 150 famílias cadastradas, residentes nas proximidades.

O Brechó fica na rua José Flório, 243, Central Parque e funciona das 8 às 19hs diariamente (menos as quintas-feiras). Os interessados em contribuir com doações podem entrar em contato pelo telefone 3221-0584.
.: Vacina contra a Pólio continua nos Centros de Saúde :.

Crianças que não puderam participar da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, realizada no dia 16 de junho, podem procurar os 27 Centros de Saúde de Sorocaba, onde as doses continuam disponíveis. No dia oficial da campanha, 35.990 crianças sorocabanas foram vacinadas, número correspondente a 87,29% do total de 41.230 crianças da cidade dentro da faixa etária indicada para a imunização. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era atingir pelo menos 95% deste total, número correspondente a 39.168 crianças.
O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que a vacina Sabin faz parte do calendário de rotina de vacinação, mas as campanhas são especialmente importantes para manter o país livre da doença.

Em Sorocaba, os 27 Centros de Saúde têm doses disponíveis da vacina Sabin e também de outras vacinas para atualizar cadernetas de vacinação em atraso. O atendimento é feito sem a necessidade de agendamento, no horário integral de funcionamento de cada unidade . A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no próximo dia 25 de agosto.
.: Serviço de Acolhimento proporciona otimização nos Centros de Saúde :.

Unidade do Márcia Mendes já conta com os resultados proporcionados pelo novo conceito

Realizado desde o mês de janeiro no Centro de Saúde do Márcia Mendes, o serviço de acolhimento, vem proporcionando uma otimização no atendimento da unidade. Conforme explica o gerente de projeto do acolhimento, Dr. Paulo Góes Ribeiro, no primeiro mês, após a implantação, o serviço, voltado à área clínica, proporcionou um aumento de 30% nas consultas oferecidas pelo Centro de Saúde.
Como o serviço consiste em ouvir todas as pessoas que se dirigem a unidade, muitos casos, segundo ele, são solucionados pela equipe responsável, formada por uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem. “Há casos em que o paciente precisa apenas de orientações como, por exemplo, relacionadas a peso, alimentação e exercícios físicos, podendo ser realizadas pelas próprias enfermeiras, não havendo assim a necessidade de uma consulta médica,”explica. Após a avaliação das profissionais do acolhimento, nos casos mais graves o paciente é consultado no mesmo dia com o médico. Já para aqueles que apresentam menos urgência, as consultas são então agendadas.
O procedimento, de acordo com ele, permite melhor utilização da agenda, de modo que as consultas podem ser direcionadas para casos mais urgentes. “Por meio do acolhimento muitas consultas não precisam ser geradas, podendo ser utilizadas por aqueles que têm maior necessidade”, diz informando ainda que o acolhimento permitiu uma redução no tempo de espera, passando de 120 para 35 dias.
O novo conceito de atendimento, segundo a enfermeira do projeto Fernanda Ap. Gimenes Vieira, ainda possibilita maior humanização entre o paciente e o serviço de saúde, além da ética no atendimento já que o paciente é ouvido em uma sala específica. “Todos que passam pela unidade são ouvidos, podendo ainda contar com maior privacidade”, acrescenta.

Objetivo

Um dos principais objetivos do acolhimento é atender a todos que se dirigem aos Centros de Saúde, tendo por base a equidade, estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro intuito do serviço é tornar a unidade acolhedora, através do envolvimento de toda a equipe. “Enxergamos o paciente em sua integralidade, de modo que ninguém sai da unidade sem ser atendido”, diz a enfermeira.
O primeiro serviço de acolhimento de Sorocaba, seguindo os moldes atuais, foi implantado no Centro de Saúde do Júlio de Mesquita, em 2002, proporcionando um crescimento de 300% no atendimento. Nesta unidade o acolhimento é voltado à pediatria,  ginecologia, e também à área clínica. 

Além das unidades do Márcia Mendes e Júlio de Mesquita, mais seis Centros de Saúde da cidade contam com o serviço de acolhimento: Jardim Simus, Lopes de Oliveira, Laranjeiras, Éden e Brigadeiro Tobias. Já nas unidades do São Bento, Cerrado e Barcelona o serviço está em fase de implantação.
.: Prefeitura de Sorocaba promove  “SuperFérias” para crianças :.

Para a meninada que vai entrar em recesso escolar, a Secretaria da Cultura (Secult) de Sorocaba dá a dica: de 17 a 21 de julho será realizado o projeto “SuperFérias”, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). Na programação, brincadeiras, atividades de lazer e cultura que fazem a criança aprender de forma lúdica.
O projeto é destinado às crianças de quatro a onze anos. Durante cinco dias, irão receber, além da série diversificada, alimentação, transporte para passeio e o acompanhamento de monitores voluntários. O programa oferece 1.800 vagas e ocupará as dependências de 10 escolas municipais e uma unidade estadual.
As inscrições podem ser feitas nos dias 11, 12, 13 e 16 de julho, das 9h às 16h, nos locais de realização do projeto (abaixo mencionados).
O “SuperFérias” acontece no horário das 13h às 17h, com atividades recreativas, jogos teatrais, artes manuais, rodas cantadas e também uma série especial com performance sobre a dengue (equipe da Escola Saudável ), teatro “Quatropa uma aventura preciosa”, Educação no Trânsito ( Minicidade/ palestra educativa ) e  contação de histórias.
O encerramento será no dia 21 de julho, das 8h30 às 11h30, no Centro Esportivo Dr. Pitico, na Vila Angélica, com a participação de coordenadores, voluntários e participantes. Uma programação especial também será oferecida, com circuito de arvorismo, tirolesa, parede de escalada, cama elástica, tobogã inflável, pintura, entre outras.

Na Zona Oeste o “SuperFérias” será promovido na E.M. Prof. Luiz de Almeida Marins (Av. Américo Figueiredo s/nº- Júlio de Mesquita Filho - fone 3221 –2280) e na EM. “Oswaldo Duarte” (Rua Luiz Gabriotti, s/nº, Jd. Wanel Ville II – fone 3217-2001).
.: Participe da Festa Julina na E.E. João Machado de Araújo :.

A Escola Estadual Dr.João Machado de Araújo, do Jardim Arco-Íris realizará no dia 07 de julho a partir das 14hs, uma Festa Julina.
O evento contará com eleição de miss caipirinha, barracas de comidas típicas, quadrilha e dança country apresentada pelos alunos e ainda gincana aberta à comunidade.
Concorrerão a prêmios os pais que forem vestidos a caráter, dançarem ou aqueles que conseguirem levar a abóbora mais pesada ou a moeda mais antiga, entre outras provas.  

A escola fica na rua Mário Soave, 559, Jardim Arco-Íris.
.: Estudantes da E.E. Elza Bonilha participam de programa do Centro de Saúde do Jd Simus :.

Alunos da Escola Estadual Elza Bonilha, situada no Jardim Itanguá II, estão participando de um projeto voltado para adolescentes, com idades entre 13 a 19 anos, promovido pelo Centro de Saúde do Jardim Simus, por meio da Secretaria da Saúde.
O programa, de acordo com a enfermeira responsável Dulzira Espíndola Ribeiro, irá abordar os temas gravidez não planejada, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência e ao uso de drogas, com o intuito de formar jovens multiplicadores de informações. “A intenção é que os adolescentes se tornem agentes transmissores dos temas abordados, e possam transmiti-los ao grupo de convívio ajudando na prevenção”, comenta.
Valores humanos, auto-estima, respeito e responsabilidade também serão trabalhados pelas ações do projeto, que utilizará dinâmicas de grupo para levar os jovens à reflexão.

Início

Para dar início ao projeto, no dia 20 de junho, foi realizada na escola, uma reunião com os pais, visando orientá-los a respeito das ações desenvolvidas. “Os pais receberam informações sobre a  importante função que seus filhos vão desempenhar nos grupos sociais que freqüentam”, comenta o diretor da escola, Ronério Ribeiro.
Conforme ele, 21 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio vão fazer parte do projeto. “Preferimos escolher apenas alguns jovens para participar do programa, pois, assim as informações serão transmitidas por eles aos demais através da linguagem própria dessa faixa etária,”  explica ele.
Já a primeira reunião envolvendo a apresentação do programa aos jovens aconteceu no dia 29 de junho. O projeto contará ao todo com 10 reuniões, que serão reiniciadas em agosto, após as férias escolares. Os encontros estão sendo realizados na própria escola, por uma equipe formada pela enfermeira responsável e mais seis auxiliares de enfermagem do Centro de Saúde.

Festa Julina

Atrações variadas, como, dança country, quadrilhas, comidas típicas, desfile de modas e até bazar da pechincha farão parte da Festa Julina que será realizada pela E.E. Elza Bonilha no horário das 11 ás 19, do dia 07 julho. O evento, aberto a comunidade, visa arrecadar fundos para a A.P.M. (Associação de Pais e Mestres).

A escola atende cerca de 850 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e fica na rua Arlinda Almeida Santos, 714, Jardim Itanguá II.
.: SAB do Jd. São Marcos elegeu nova diretoria :.

No último dia 12 de junho, a SAB (Sociedade dos Amigos de Bairro) do Jardim São Marcos elegeu a nova diretoria, que atuará na gestão 2007/2008. A chapa é composta pelo presidente Roberto Araújo Pereira (Roberto Materiais para Construção); vice-presidente Geraldo Ap. da Silva; 1º secretário Robson Santos Bueno; 2º secretário Luiz Gonzaga Rodrigues, 1º   tesoureiro Arlinda Soares da Silva, 2º tesoureiro Ildeo José Botelho Pinto.
O presidente da SAB explica que a sociedade tem por finalidade reivindicar melhorias para o bairro. Uma das últimas conquistas, segundo ele, foi a aprovação de um pedido realizado junto a Prefeitura para a criação de uma área de lazer, incluindo pista de caminhada, em um terreno situado na rua Trajano Athayde.

As reuniões da SAB aberta aos interessados acontecem sempre na 1ª sexta-feira do mês, às 20hs, no Salão Comunitário do Jardim São Marcos.
.: Festa Julina da Paróquia São Judas Tadeu :.

A Paróquia São Judas Tadeu, do Central Parque, promoverá nos dias 07 e 08 de julho, no horário das 18 às 23, uma Festa Julina para arrecadar fundos.
O evento, que também contará com a participação das Comunidades São Marcos (Jardim São Marcos) e São José Maria de Escrivá (Jardim Piazza di Roma) contará com barracas típicas entre outras atrações.

A festa acontecerá em um terreno situado ao lado do Salão Comunitário do Jardim São Marcos (rua Trajano de Athayde, 162, Jardim São Marcos.
 
.: Chá Beneficente na Casa do Cirineu :.

A Casa do Cirineu realizará no dia 05 de agosto, das 16 às 18hs, um Chá Beneficente e Bazar de Artesanato. Os recursos obtidos pelo evento serão utilizados para manutenção dos projetos da entidade. 
Os convites podem ser adquiridos antecipadamente pelo valor de R$ 5,00, na própria na entidade ou pelo telefone 3202-7353. A Casa do Cirineu fica na rua Arnaldo Giardini, 131, Jardim Itanguá II.

Curso de inclusão digital

Um curso de inclusão digital para jovens com idades entre 15 a 19 anos será promovido pela entidade. O início das aulas, que serão semanais e contarão com carga horária de 120 horas, está previsto para agosto próximo, e o término para julho de 2008. Serão oferecidas 30 vagas.
Com o intuito de promover a inclusão digital para os jovens e criar oportunidades para uma na melhora na condição social, o curso também oferecerá palestras educativas.
As inscrições podem ser realizadas de 10 a 16 de julho, de segundas e sextas das 9 às 12hs e das 14 às 16hs. Para ter direito a inscrição os jovens devem estar cursando a partir da 7ª série do Ensino Médio e ter renda familiar mensal de até 3 ½ salários mínimos (R$ 1.330,00). Os alunos ainda devem contribuir com uma taxa mensal de R$20,00.
 A presidente da entidade, Lourdes de Fátima Blas, explica que os cursos são gratuitos, sendo a taxa cobrada para a manutenção dos projetos da Casa do Cirineu.
A entidade desenvolve projetos específicos para crianças, jovens, gestantes e senhoras, reunindo cerca de 190 assistidos, com a finalidade promover a cidadania e a melhoria na condição social.  

Maiores informações pelo telefone 3202-7353. A Casa do Cirineu está situada na rua Arnaldo Giardini, 131, Jardim Itanguá II.
.: Participe das atividades do Território Jovem :.

O Território Jovem, situado no Jardim Ipiranga, está desenvolvendo, por meio do Comitê Intersetorial da Juventude (Cijuv), diversas atividades para jovens, com idades a partir de 15 anos.
Para o mês de julho a programação contará no dia 14 a partir das 17hs com “Tarde do Rap em Ação”, realizada por 7 grupos de Rap; uma apresentação de Teatro do Grupo Dispostos a Alegrar ocorrerá ás 18hs do dia 21, e no dia 28 ás 18hs acontecerá a apresentação de Dança Oriental.
Já o curso de Confecção de Móveis com Material Reciclado é promovido todas as quartas-feiras no horário das 14 ás 17hs. Também estão sendo realizados os cursos Você está na Moda, Bordado e Customização, e Violão Básico para Iniciantes. Todas as sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, acontece o curso Técnicas de Dança (Dança Folclórica) para meninas com idades entre 7 a 17 anos e Dança de Salão Forró/ Samba para jovens de 15 a 19 anos, ás 19hs. Quem gosta de cinema poderá ainda freqüentar as quartas-feiras, a partir das 9hs o Cinema no Território.
Os cursos, promovidos pelas secretarias das Relações do Trabalho (Sert) e Cidadania (Secid) e Saúde, estão inseridos no Programa Incubadora Jovem, e têm como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender as necessidades dos jovens do Ipiranga e imediações. A coordenadora do Primeira Chance Maria de Lourdes Paula da Silva, convida os jovens para participar das atividades e ainda conhecer o novo espaço. “Os jovens das proximidades devem ficar atentos, pois, o Território realizara cursos e atividades novas constantemente”, informa.

Programa Primeira Chance

Também no Território Jovem é desenvolvido, às terças e quintas, o Programa Primeira Chance com 50 jovens de 18 anos de idade, provenientes do Programa Agente Jovem. Através de uma parceria entre e Prefeitura e a Pastoral do Menor, o programa desenvolve várias atividades incluindo cursos profissionalizantes.  Segundo Maria de Lourdes, 15 jovens do programa já foram colocados no mercado de trabalho.

Atendimento Ginecológico para adolescentes

Serviço de atendimento ginecológico para adolescentes com idades entre 10 a 19 anos, está sendo oferecido pelo Território . O atendimento está sendo feito pela médica Cristiane Anicef Leite, da Secretaria da Saúde (SES), todas as terças-feiras das 7h às 10hs. As consultas são gratuitas e devem ser agendadas pessoalmente na Av Elias Maluf 1080. Para realizar esse atendimento, foi montado um consultório equipado com toda a infra-estrutura necessária para a realização de  exames básicos na área ginecológica.

O Território Jovem fica na av. Elias Maluf, nº 1080. Telefone: 3221-3081
.: Sugestões para o Dia dos Pais :.

Agosto está próximo, e com ele o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês. E como as compras de última hora nem sempre são aconselháveis, o indicado é começar a escolher o presente para o papai.
Uma dica importante é observar o estilo, a personalidade e os gostos do homenageado. Para um papai mais jovem escolha roupas ou acessórios modernos como bonés, camisetas, perfumes da moda ou até mesmo cosméticos masculinos.
Aqueles que são mais tradicionais nada melhor que presenteá-los com pijamas, chinelos, camisas ou um cd com canções que marcaram época.
O papai é esportista ou é chegado no timão? Então uma boa dica são moletons, tênis ou objetos com emblemas do time, entre eles, camisas, toalhas, canecas.
Caso a dúvida ainda persista, lojas da região oferecem cestas propícias para a data, ou ainda produtos artesanais como porta-retratos, porta-cd’s, toalhas e produtos para banho.
Outra boa opção é reunir a família em uma pizzaria, restaurante ou lanchonete para comemorar a data ao lado do paizão.

Origem da data

O Dia dos Pais surgiu com o mesmo intuito do Dia das Mães: fortalecer os laços familiares. No ano de 1909, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, teve a idéia de celebrar a data após ouvir um discurso às mães, em Washington, Estados Unidos.
Para que a data fosse oficializada Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, (cidade localizada em Washigton), além de pedir auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado, então, em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. Mas, apenas em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

Já no Brasil, o Dia dos Pais teve origem comercial, sendo criada pelo publicitário Sylvio Bhering. A data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.