.: Matérias Jardim Simus Edição Nº 9 :.
 
.: Editorial :.

Jornal Bairro em Foco lança nova circulação chegando a 36.000 exemplares

Com o lançamento de mais uma edição, que abrange o Jardim São Paulo e imediações, o Jornal Bairro em Foco coloca em circulação 36.000 exemplares. Entregues gratuitamente de porta em porta, o jornal circula agora em 28 bairros da Zona Oeste.
Existente há três anos, Bairro em Foco no início contava apenas com a circulação do Wanel Ville & Cia. Posteriormente, surgiram as edições do Jardim Simus & Cia, Central Parque & Cia, e Júlio de Mesquita & Cia.
O aumento constante em nossas tiragens demonstra não somente o crescimento do jornal, mas a rápida expansão da Zona Oeste, marcada, inclusive, pelas obras de destaque aqui realizadas.
E o crescimento não pára por aí. Além das obras, a região progride em solidariedade, pois, conta com trabalhos sociais, não apenas promovidos pela Prefeitura, mas também pelas inúmeras entidades assistenciais presentes em diversos bairros.
Assim em um local que cresce rapidamente, a circulação de um jornal com o conteúdo apresentado pelo Bairro em Foco, torna-se útil para moradores e empresários, que podem contar com uma opção de divulgação dirigida.
Bairro em Foco, nestes três anos de existência, orgulha-se em informar, entreter, oferecer prestação de serviços e acompanhar a expansão da Zona Oeste, fazendo parte desta história de progresso.

O editor

.: Jardim Tulipas: um bairro em expansão :.
Situado entre os bairros Piazza di Roma e Júlio de Mesquita, o Jardim Tulipas vem passando por uma rápida expansão, fato demonstrado pelo constante aumento de construções e residências. Em menos de dois anos, após a liberação para a construção, o bairro conta hoje com aproximadamente 150 casas.
Para o comerciante Antônio Carlos Barbosa de Castro, o crescimento acelerado deve-se a localização, tranqüilidade, ar puro, e facilidade de pagamento, proporcionada no início do loteamento. “Famílias que desejam qualidade de vida vem morar aqui, inclusive quem tem crianças”, diz.
Um dos pioneiros no bairro, o comerciante Elisiário Valente Neto, comenta que a tranqüilidade foi o principal fator que o levou a escolher o local para a instalação do negócio. Gerente bancário durante 19 anos, Elesiário deixou para trás o estresse da carreira, unindo o sossego do bairro a nova vida profissional. “Ao fazer caminhadas por aqui, há cerca de um ano atrás, percebi a viabilidade de montar um negócio em um local tranqüilo e ao mesmo tempo propício para o comércio”, conta.
O crescimento também é notável na área comercial, pois, nesse curto período, o bairro já reúne farmácia, açougue, mercado e uma loja de materiais hidráulicos e elétricos.
Mesmo sendo recente, o Tulipas ainda oferece um local de lazer, com parquinho, quiosque e campo de futebol.
Mas, como toda a expansão traz conse-qüências, os comerciantes são unânimes em dizer que um dos poucos problemas existentes, é o excesso de velocidade de alguns motoristas na av. Décio Ferreira de Azevedo. “Temos um considerável fluxo de pessoas que atravessa a avenida para se dirigir aos comércios e ponto de ônibus, por isso os motoristas devem ter cautela”, conclui Elisiário.
.: Denise Lippi visita Dispensário Irmã Sheila :.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Denise Lippi, visitou, no dia 09 de março, o Dispensário Irmã Sheila, localizado no Jardim São Marcos. A visita teve por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido com as 35 mulheres atendidas pela entidade.
Acompanhada pela esposa do vice-prefeito, Lélia Caiuby, Denise visitou as dependências da instituição, a oficina de artesanato, onde as assistidas desenvolvem crochê, além de conferir os trabalhos desenvolvidos pelas crianças atendidas pelo projeto “Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida”.
Membros da diretoria e o presidente do dispensário Ronaldo de Oliveira Leme, recepcionaram a primeira dama apresentando as ações realizadas. “É muito gratificante podermos mostrar na prática o trabalho que promovemos com as mulheres e seus filhos”, comentou a então assistente social da entidade, Aline T. L. Sobreira.

Festa de Páscoa

Para comemorar a Páscoa, o Dispensário promoveu, no dia 3 de abril, uma animada festa com direito a chocolate para as crianças e mães assistidas.
Voluntários da ACM (Associação Cristã de Moços) realizaram peças teatrais encenando histórias do coelhinho da Páscoa e ainda a Paixão de Cristo.
De acordo com a assistente social da entidade, Maria de Fátima Gomes Heredia, o evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, ainda contou com pintura e máscaras de coelho para as crianças e distribuição de bolo, lanche e refrigerante.

O Dispensário

A entidade assiste 35 mulheres (inclusive seus filhos com até 12 anos de idade) através de cursos de alfabetização e oficinas, capazes de resgatar a cidadania e melhorar a condição sócio-econômica.
Já as crianças contam com aulas de informática, além de participarem do projeto “Pintura Solidária.” que envolve a pintura de telas com temas variados. Realizado em diversas entidades de Sorocaba, o “Pintura Solidária” utiliza a arte como ferramenta terapêutica de resgate da auto-estima, integridade física e psicológica do ser humano.

.: Casa do Cirineu promoverá Chá Beneficente :.
No próximo dia 05 de maio (sábado), a Casa do Cirineu estará promovendo, no horário das 16 às 18, um Chá Beneficente visando a arrecadação de fundos.
O evento contará com bazar, onde serão comercializados os materiais confeccionados pelos participantes do curso de artesanato. Os convites custam R$ 5,00 (crianças até 2 anos não pagam) e devem ser adquiridos antecipadamente. A entidade fica na rua Arnaldo Giardini, 131 - Jd. Itanguá II. Maiores informações pelo telefone 3202-7353.
A Casa do Cirineu através de projetos específicos atende cerca de 190 pessoas, entre crianças, jovens, gestantes e senhoras, com a finalidade de promover a cidadania e estimular a melhora da condição social. Fundada em 1993, a entidade obtém recursos através de parcerias, convênios, contribuição de associados e eventos beneficentes.
Os interessados em contribuir com doações ou ainda realizar uma visita podem entrar em conato pelo telefone 3202-7353.
.: Clube do Vovô :.

A diretora do Clube do Vovô, Helena S. Aranha Oliveira, situado no Jardim Arco-Íris, agradece a professora voluntária de ioga, Cleuza Balsi e a todos os participantes das aulas, realizadas às quintas-feiras, no horário das 8 às 9, na sede do clube.
O clube também realiza a locação de quadra de futsal. Os interessados entrar em contato pelo telefone 3217-1238. O Clube do Vovô fica na rua Mário Soave, 697 (esquina com a rua Nicolau Elias Tibechereny), Jardim Arco-Íris.

.: Ginástica agita o Grupo Cidadania Reviver :.

Aulas de ginástica, realizadas dentro do programa de Atenção ao Idoso, estão movimentando os associados do Grupo Cidadania Reviver, do Jardim São Marcos. Um professor contratado pela prefeitura, de acordo com a presidente do grupo Mitie Kawamoto Ruiz, desenvolve a atividade física, incluindo alongamento, relaxamento e explicações sobre os benefícios proporcionados pela ginástica, além de abordar exercícios relacionados à terceira idade. Cerca de 70 pessoas freqüentam as aulas que acontecem às quartas e sextas, no horário das 7 às 8 e das 8 às 9.
Para estimular a prática da atividade, Mitie, comenta que os participantes do clube formaram um grupo denominado “Geração Saúde do Reviver”.
As aulas são gratuitas e estão abertas a todos os interessados, mesmo não sendo associados do clube. “Pessoas de todas as idades podem participar”, informa Mitiê acrescentando que ainda há vagas.
O programa de Atenção ao Idoso,promovido pelo clube, desenvolve diariamente atividades como artesanato, culinária, e jogos, com a finalidade de tirar o idoso do isolamento, estimular a integração social e a qualidade de vida.
A sede do Cidadania Reviver fica na rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jardim São Marcos. Telefone 3221-8386.

Tai Chi Chuan

Uma confraternização entre os alunos da ginástica e um grupo do bairro Vila Rica, que também pratica a mesma atividade, reuniu mais de 100 pessoas no dia 25 de abril. Aulas de Tai Chi Chuan, praticadas nos jardins do clube, marcaram o evento que teve a finalidade de estimular a prática de atividade física e a integração social.

Festa de Páscoa

Em clima de confraternização e orações, o clube realizou no dia 05 de abril, um almoço em homenagem a Páscoa, reunindo os associados que tiveram direito a bacalhoada e ovos de chocolate. “Festejamos todas as datas levando à Terceira Idade momentos agradáveis”, diz Mitie.

Baile do Dia das Mães

Música ao vivo e muita animação, vão marcar o baile em homenagem ao Dia das Mães que será realizado na sede do clube no dia 12 (sábado), no horário das 14:30 às 19.
Durante o evento, os participantes poderão degustar bolo e salgadinhos, além de conferir a coroação da Miss Terceira Idade (Concurso promovido pelo Conselho Municipal do Idoso). Os interessados podem adquirir ingressos. Maiores informações pelo telefone 3221-8386.

Jogos Regionais da Terceira Idade

O Grupo Cidadania Reviver terá participação garantida nos Jogos Regionais da Terceira Idade, que será realizado este ano em Sorocaba de 26 a 30 de setembro, envolvendo a participação de 168 cidades da região. Diversos membros do grupo já se preparam para concorrer em várias modalidades.
Pessoas acima de 60 anos com interesse em participar de caminhada ou natação podem fazer inscrições com Cláudio Roberto Cardoso no Centro Esportivo do Jardim Simus (av. Américo Figueiredo, 1.200).

.: Vacinação contra a Hepatite B nas escolas:.

A Vigilância Epidemiológica Municipal e os Centros de Saúde de Sorocaba dão prosseguimento à campanha de vacinação contra a Hepatite B nas escolas públicas da cidade. O alvo da campanha são jovens de 10 a 19 anos, população que não costuma freqüentar os Centros de Saúde da cidade, onde a vacina fica disponível o ano inteiro.
Todas as escolas municipais e estaduais da cidade que possuem alunos dentro da faixa etária indicada para a imunização serão visitadas por equipes do Centro de Saúde mais próximo, três vezes entre os meses de abril, maio, junho, outubro e novembro. Os alunos menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais para serem vacinados, conforme destacou a responsável pelo setor de imunização, Ângela Monteiro Moraes, lembrando que para se proteger contra a Hepatite B é preciso receber três doses da vacina.
Ela informa que todas as crianças e jovens com idade entre 10 e 19 anos que não tomaram nenhuma vacina contra Hepatite B ou têm alguma dose faltando, devem ser imunizadas. Os pais também
não devem esquecer de enviar a caderneta de vacinação para consulta e registro das doses.
Cada Centro de Saúde irá programar o seu próprio calendário de visitas às escolas da sua área de abrangência, fazendo a divulgação das datas, mas conforme orientação da Secretaria da Saúde, a primeira dose da vacina deve ser aplicada em abril ou maio. Os jovens que receberem a primeira dose em abril tomarão as doses de reforço em maio e outubro e aqueles que forem vacinados pela primeira vez em maio, serão atendidos novamente em junho e novembro.
Hepatite B é causada por vírus

A Hepatite B é uma doença provocada por vírus e cuja transmissão ocorre através de relações sexuais e do sangue, com uso de material não esterilizado, agulhas contaminadas, entre outros. Parte dos infectados tornam-se portadores crônicos do vírus e podem ter complicações graves no sistema hepático, como cirrose e câncer hepático, podendo levar à falência do fígado (em alguns casos de forma fulminante), provocando indicação de transplante e podendo evoluir a óbito.

.: Campanha de Vacinação dos idosos contra a gripe :.

Prossegue até o dia 04 de maio a campanha anual de vacinação dos idosos contra a gripe. Iniciada no dia 23 de abril, a campanha está acontecendo de segunda a sexta-feira nos 27 Centros de Saúde da cidade. A Vigilância Epidemiológica espera que a vacinação atinja cerca de 51 mil sorocabanos com mais de sessenta anos.
O secretário da Saúde, Milton Palma, destaca que a gripe é uma doença grave para as pessoas de idade avançada e pode provocar complicações, especialmente aos que já possuem doenças crônicas e são mais vulneráveis ao vírus. Entre essas complicações são mais comuns as pneumonias viral, bacteriana ou mista, além do agravamento de doenças pulmonares e cardíacas, podendo levar à morte.
Como nos anos anteriores também está ocorrendo a vacinação em asilos e para pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção. Desta vez, a vacinação domiciliar será realizada após o encerramento da campanha. A solicitação da vacina deve ser feita por um responsável até o dia 04 de maio, pessoalmente ou por telefone no Centro de Saúde ao qual o idoso pertence. Somente os pedidos feitos dentro do prazo serão atendidos, do dia 07 ao dia 11 de maio e a vacinação será feita pela equipe do Programa de Atenção ao Acamado.
Os idosos cadastrados e atendidos pelo Programa de Atenção aos Acamados, da Secretaria da Saúde, não precisam solicitar a vacina domiciliar, pois este atendimento será programado automaticamente por cada equipe do programa.

Outras vacinas disponíveis

Durante toda a campanha as unidades de saúde também estão oferecendo doses da vacina dupla (contra tétano e difteria) e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites, cujas doses estarão disponíveis para casos indicados.
Para a imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, a cidade de Sorocaba recebeu um lote com 55 mil doses de vacina, além de 2 mil doses da vacina contra pneumonia e 12 mil doses da dupla adulto. O material foi fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-16).

.: Sugestões de presentes e homenagens para o Dia das Mães :.

Presentes criativos que agradam e podem ser adquiridos por um bom preço são uma ótima opção para o dia das mães. Nada melhor que a satisfação em saber que o presente agradou a homenageada. Por isso, na hora de escolher o presente para a mamãe é necessário levar em conta o seu gosto e até a sua personalidade.
Para as mais vaidosas as lojas do bairro oferecem grande variedade de roupas e acessórios, ou ainda outra boa alternativa é uma tarde em um salão de beleza.
Já as mamães talentosas podem ser presenteadas com cursos de artesanato, em tela, madeira, tecido ou biscuit. Produtos artesanais que podem ser encontrados em lojas do ramo conferem originalidade, bom gosto e estilo, como sabonetes, peças em tricô, crochê, bordado, biscuit e madeira, para agradar as mães mais exigentes.
Mas, caso a dúvida ainda persista durante a escolha, há opções como flores, buquês e cestas específicas para a data, que certamente irão agradar a todas as mamães.
Outra opção diferenciada é oferecer um serviço de manutenção no jardim ou ainda vasos, jardineiras e mudas de flores e plantas ornamentais e frutíferas.
Dedicar um momento agradável junto a mamãe, também pode ser um bom presente, como uma reunião em família em uma pizzaria ou restaurante, fazendo-a descansar da cozinha nesse dia.
A região oferece variedade de produtos e serviços. Confira os anúncios e a sessão de classificados.

Origem da Data

A comemoração do Dia das Mães foi instituída no ano de 1914 nos Estados Unidos. Após três anos de esforços Anna Jarvis, filha de pastores, conseguiu que a data fosse celebrada oficialmente sempre no segundo domingo de maio, com o propósito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelas mães. Em pouco tempo mais de 40 países adotaram a data.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. “O amor de uma mãe é diariamente novo”, afirmou certa vez Anna Jarvis, que ficou conhecida em várias partes do mundo.
No Brasil o Dia das Mães foi festejado pela primeira vez em 12 de maio 1918, sendo promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Apenas em 1932 a data foi oficializada, no segundo domingo de maio, pelo então presidente Getúlio Vargas.

.: Terreno para Unidade Pré Hospitalar :.

O terreno em que será construída a futura Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste começou a receber ações de limpeza no dia 19 de março. Uma equipe da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe), além da limpeza do local, iniciou a demolição dos prédios já existentes.
Uma área de 3.700 metros quadrados na altura do nº 1.600 da avenida General Carneiro, abrigará a futura unidade que contará com duas salas para atendimentos emergência, consultórios para as áreas clínica, ginecológica, ortopédica, pediátrica e de odontologia. Entre as dependências, estão previstas salas de inalação, laboratórios, atendimento a fraturas, serviço social e exames radiológicos.
O prefeito Vitor Lippi destaca que o futuro centro beneficiará os cerca de 80 mil moradores da Zona Oeste, pois, receberá pacientes das atuais unidades, “propiciando mais qualidade e um atendimento mais humanizado”.
A Secretaria Municipal da Saúde estima que a unidade realizará uma média de 12 a 14 mil atendimentos mensais, tendo a mesma função da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Norte, com atendimento de urgências 24 horas por dia.

.: Saae normalizará abastecimento de água :.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começou a receber no dia 23 de abril, o material que será utilizado na obra de implantação do novo anel adutor do Central Parque, que vai permitir a ampliação e a normalização do abastecimento de água dos bairros localizados naquela região da cidade.
De acordo com o plano de obra, no dia 24 de abril, foram iniciadas as escavações e a colocação dos tubos, cada um com 6 metros de comprimento, a uma profundidade de 1,20m. São cerca de 330 tubos, num total de 2 quilômetros de extensão, que serão implantados no trajeto compreendido pelas ruas Arlindo Previtali, José Tótora,  Professora Guida Mares e Serafina Milego Latorre, onde existe o entroncamento da adutora que sai da ETA/Cerrado.

Velocidade na reposição

O novo anel adutor que começou a ser implantado tem como objetivo beneficiar toda a região do Central Parque, que em período de altas temperaturas e conseqüente consumo elevado de água enfrenta problemas com o abastecimento.
A dificuldade nesses períodos, explica o diretor-geral da autarquia, Pedro Dal Pian Flores, está na recomposição da água no Centro de Distribuição do bairro com a velocidade necessária, ou seja, a água que entra sai quase que imediatamente. “Estaremos então solucionando essa questão, com a implantação dessa nova linha de adução, que vai trabalhar junto com a já existente, o que vai nos permitir a otimização do sistema e a sua normalização”, diz Pedro Dal Pian, lembrando ainda que a obra deverá estar finalizada em sessenta dias.

.: Casa do Cidadão será implantada na Zona Oeste:.
Uma inovação que irá beneficiar os moradores da Zona Oeste será implantada pela Prefeitura na mesma área que será construído o terminal de transferência. Trata-se da Casa do Cidadão, que oferecerá atendimento semelhante ao Poupatempo, mantido pelo Governo do Estado.
A Casa do Cidadão descentralizará serviços disponibilizados no Paço Municipal, como a retirada de documentação e segunda via, verificação e pagamento de impostos e contas de água, entre outros.
Os projetos do local, segundo informações da Secretaria de Comunicação (Secom), encontram-se na fase de estudos preliminares, que serão seguidos da elaboração de projeto executivo e orçamento, etapas anteriores à abertura de processo licitatório.
O início das obras ainda não tem uma data prevista. Já a previsão para a conclusão é entre o final de 2007 e o início de 2008.

.: Sorocaba está em alerta contra a dengue :.

O mosquito transmissor se adaptou e continua se reproduzindo; cada sorocabano precisa estar envolvido na luta contra o Aedes aegypti para prevenir a doença

O mosquito transmissor da dengue não escolhe mais apenas a água limpa para colocar suas larvas. O inseto se adaptou e já deposita seus ovos em pequenos recipientes com água e - o mais alarmante – esta água não necessariamente precisa estar limpa. Mais de 80% dos criadouros encontrados pelos agentes de Zoonoses de Sorocaba estão dentro dos imóveis, apesar dos apelos dos agentes de saúde.

Os criadouros mais comuns

Cada família deve verificar, no mínimo semanalmente, a área externa e interna da casa e eliminar criadouros, o mesmo deve acontecer no local de trabalho:

Caixas d´água destampadas;
Pratos colocados sob os vasos de plantas;
Garrafas, latas e outros recipientes que acumulam água;
Frisos do box de banheiro e das janelas;
Bandejas da geladeira, ralos;
Vasos sanitários pouco utilizados;
Calhas entupidas;
Piscinas de lona guardadas com água ou deixadas ao ar livre;
Piscinas de alvenaria sem tratamento, aquários;
Todo tipo de objeto abandonado ao ar livre, copos plásticos, tampas de refrigerante, conchas de caramujo, brinquedos.

.: Time do São Marcos participa da 3ª Copa de Futebol Varzeano :.
O Time São Marcos Futebol Clube (Roberto Materiais para Construção), do Jardim São Marcos, está disputando a 3ª Copa de Futebol Varzeano 2007 (sob patrocínio da Baby Plus Calçados) promovida na cidade de Sorocaba.
Iniciado no dia 01 de abril, o campeonato reúne 36 times da cidade que disputarão a final no dia 15 de setembro.
O presidente do São Marcos, Roberto Araújo, comenta que o time está garantindo bons resultados nos jogos disputados até o momento. No dia 8 de abril, o São Marcos enfrentou o União Vitória Régia, no Bairro Vitória Régia, vencendo por 5 a 4. Já no dia 15 do mesmo mês, a partida foi contra o Independência, no campo do São Marcos, sendo o resultado um empate de 1 a 1.

.: Nova praça na avenida Elias Maluf :.

Para completar o novo cenário urbano da Zona Oeste, compreendido por duplicação, revitalização de avenidas, paisagismos e ciclovias, a Prefeitura de Sorocaba irá implantar uma nova praça na avenida Elias Maluf, em frente aoJardim Ipiranga.
A praça estará situada entre o prédio do Território Jovem e o espaço que será destinado à construção do terminal de ônibus do Jardim Ipiranga.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Infra-estrutura Urbana (Seobe) o início das obras, bem como a extensão da praça, ainda não estão definidos já que os projetos estão em fase de estudos.

.: Território “Jovem” é inaugurado :.

O novo espaço público destinado aos jovens do Jardim Ipiranga e imediações, o “Território Jovem”, foi inaugurado pela Prefeitura no dia 15 de fevereiro. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Vitor Lippi, o secretário da juventude, Antônio Carlos Bramante, vereadores e líderes das entidades participantes que trabalham com jovens.
Uma série de atividades desenvolvidas pelo comitê intersetorial da Juventude (Cijuv), coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), vem sendo desenvolvidas no local, situado em uma área de 1.081 metros quadrados.

Cursos e Palestras

Palestras e cursos de auxiliar de escritório, confecção de bonecas de pano e técnicas de dança, estão sendo promovidos pelas secretarias das Relações do Trabalho (Sert), Cidadania (Secid) e Saúde, que compõe o Comitê Intersetorial da Juventude.
Destinados aos jovens acima de 15 anos, os cursos estão inseridos no Programa “Incubadora Jovem”, que tem como objetivo criar uma nova perspectiva de ação comunitária, para atender às necessidades do jovem do bairro Ipiranga.
Já a Secretaria da Saúde (SES), oferece palestras informativas sobre planejamento familiar, gravidez na adolescência, Aids e doenças sexualmente transmissíveis, a cada quinze dias, aos sábados, ás 17hs, no próprio “Território Jovem” que fica na Av. Elias Maluf, s/nº (telefone 3221-3081).
O Programa Primeira Chance, desenvolvido com 50 jovens de 18 anos de idade, provenientes do Programa Agente Jovem, também está sendo realizado no local. Em conjunto com a entidade Bom Pastor, o programa também aborda palestras motivacionais de formação e cidadania, apoio escolar, auxílio no preparo de documentação e encaminhamentos de currículos, além de curso profissionalizante de garçom.
Segundo a coordenadora da Pastoral Maria de Lourdes Paula da Silva, o programa Primeira Chance colocou 6 jovens no mercado de trabalho através de uma parceria com a rede Farmaponte.

Atividades recreativas

Monitores da Pastoral do Menor estão desenvolvendo atividades recreativas e lúdicas, no campo de futebol do bairro Itanguá, com 15 jovens atendidos pelo Programa Primeira Chance. De acordo com a monitora Ivone Siqueira de Oliveira, as atividades, promovidas duas vezes por semana, visam ocupar o tempo ocioso dos jovens, proporcionando ainda integração social.

.: Bandeira do Divino:.
A Bandeira do Divino é um símbolo do Espírito Santo, a Igreja Católica tem um tempo para cada festa litúrgica. Após a Páscoa inicia-se o tempo de espera para Pentecostes; ai que os devotos do divino saem às ruas para expressar a fé na pessoa do Espírito Santo, através da Bandeira.
Os leigos da Paróquia São Judas Tadeu, localizada no Central Parque, estão fazendo peregrinação pelos bairros com muita alegria e amor, levando a Palavra de Deus a todos aqueles que desejam ouvir. Os dias das visitas da Bandeira estarão fixados no quadro de aviso da Igreja São Judas Tadeu.
A Paróquia convida a todos a fazer parte desse movimento dos devotos do divino e a participar conosco da SETENA DO ESPIRITO SANTO
DIA 20 DE MAIO ÁS 19:00 H
TERMINANDO DIA 27 DE MAIO DIA DE PENTECOSTES, lembrando que finais de semana as missas serão ás 19:00 h e dias semana as 19:30h.
A cada dia as missas abordarão como tema um dos Dons do Espírito Santo.
Maiores informações na secretaria (15) 3222 58 17
Festeiros do Divino
Célia Maria R.Rosa.
 

.: voltar :.