.: Matérias Central Parque 7 :.
 
.: Editorial :.

Em dois anos e meio de trabalho, pudemos contar com a satisfação, não só da realização profissional e pessoal, mas também de presenciar o grande impulso da Zona Oeste. A região cresceu, em qualidade e importância.
Como a distribuição dos exemplares é realizada de porta em porta, é possível perceber o aumento de residências, construções e estabelecimentos comerciais nesta região.
Já em relação ao comércio, é importante salientar, além do crescimento, as mudanças no perfil das empresas. Não conseguindo acompanhar a evolução natural do mercado, que está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes, muitas das empresas que eram pioneiras no bairro, fecharam as portas.
Por outro lado, um fator que proporcionou um forte e significativo aumento nos investimentos, em um curto período de tempo, foi a interligação das avenidas Paulo Emanuel de Almeida com a General Osório, no Wanel Ville. A obra revolucionou a região.
A construção do Parque Natural João Pellegrini também foi outro grande destaque, proporcionando qualidade de vida aos moradores: pessoas praticam atividades físicas, levam animais para passear, crianças podem brincar e passear de bicicleta, além do contato interpessoal dos moradores, fato raro em cidades grandes.
O Jornal Bairro em Foco vem acompanhando este crescimento, e expandindo a área de atuação. Hoje contamos com 28.000 exemplares, distribuídos em quatro jornais distintos e com abrangência em 21 bairros da Zona Oeste de Sorocaba.
Nossas páginas contribuem com o progresso da região, levando informações, divulgando empresas e serviços, e fazendo com que o bairro se torne cada vez mais conhecido.
A participação dos moradores, que sempre entram em contato conosco, trazendo-nos informações, é outro fator gratificante. Como é o caso do presidente do Dispensário Irmã Sheila, Marco Antônio Rodrigues da Costa e do presidente da Associação dos Amigos de Bairro Jardim São Marcos, Roberto Araújo Pereira. Nossos agradecimentos também se estendem à presidente do Grupo Cidadania Reviver, Mitie Kawamoto Ruiz, que realiza um ativo trabalho não apenas no clube, mas também na luta pelos direitos dos idosos, entre outros.
Nos últimos dois anos e meio, muito evoluímos e aprendemos, e ainda temos muito que aprender e, cresceremos juntamente com esta região, que a cada dia demonstra uma expansão baseada não apenas em números, mas em qualidade.

O editor

.: Grupo Cidadania Reviver participou da Semana do Idoso :.

Os associados do Grupo Cidadania Reviver marcaram presença nas principais atividades promovidas na Semana do Idoso, pelo Conselho Municipal do Idoso, comemorada de 27 a 29 de setembro.
Conforme a presidente do clube Mitie Kawamoto Ruiz, o grupo participou do encontro Regional da Terceira Idade promovido no dia 27 de setembro, no Pesqueiro Maeda, em Itu. Durante a confraternização, que reuniu dez cidades da região, o grupo de dança do Cidadania Reviver apresentou a coreografia “Tudo Aqui é Bom Demais”, ao som de muito forró. “Foi um momento de integração, onde pudemos nos confraternizar e conhecer pessoas de toda a região,”comenta ela. No encontro os participantes também puderam desfrutar as atrações do local como o teleférico, os passeios e a pesca.
O grupo também esteve presente no Baile da Terceira Idade, também realizado dentro da programação da Semana do Idoso, no Sorocaba Clube, no dia 29 de setembro. A associada do Cidadania Reviver, Maria Dirce Proença, foi eleita primeira princesa do Concurso Miss e Mister da Terceira Idade, que aconteceu durante o baile

Outras Atividades

Como o propósito do Cidadania Reviver é promover a integração do idoso, de maneira que possa contar com uma vida saudável, o clube também promove constantemente viagens a diversas localidades. De 23 a 26 de setembro o grupo viajou para a cidade de Olímpia, no Balneário Termas de Águas Quentes. “Desfrutamos os benefícios das águas medicinais”, comenta ela.
O clube participou também dos Jogos da Natureza, realizado de 7 a 10 de setembro na cidade de Caconde, obtendo a primeira colocação na modalidade coreografia, com a apresentação da dança “La Femene.” “Nosso intuito é tirar o idoso do isolamento, oferecendo a ele atividades proveitosas”, diz. Mitie também informa que pessoas pertencentes à terceira idade, mesmo não associadas poderão participar das excursões.

Coral Arco-Íris

Formado por quinze integrantes, o coral Arco-Íris do Grupo Cidadania Reviver, apresenta-se com freqüência em festas e eventos promovidos pela comunidade. De acordo com Mitie, o coral segue um repertório variado, marcado inclusive por canções românticas, folclóricas, e também em latim. Neste final de ano, o coral irá animar a Festa de Confraternização realizada pelo Conselho Municipal do Idoso, no Sorocaba Clube, que acontecerá no dia 24 de novembro, no horário das 15 às 20:00 hs. Além do coral, o grupo de coreografia também se apresentará durante o evento.

Bailes

Para relembrar os bons tempos, o clube promove todos os sábados, a partir das 14:00 um animado baile. Os interessados podem participar adquirindo o ingresso.
Os associados se reúnem diariamente na sede do clube, para desenvolver diversas atividades, como artesanato, ginástica, culinária, e jogos, dentro do programa de Atenção ao Idoso, que consiste em tirar as pessoas da terceira idade do isolamento. O clube fica na rua Orestes Ângelo Coló, 112, Jardim São Marcos. Telefone 3221-8386.

.: Dispensário Irmã Sheila realizou Festa para crianças :.

Para festejar o Dia das Crianças (12 de outubro), o Dispensário Irmã Sheila, localizado no Jardim São Marcos, promoveu no dia 10 de outubro,uma animada festa para as crianças e mães atendidas pela instituição.
O evento, realizado anualmente, contou com muita música, distribuição de bolo, refrigerante, cachorro quente, e brinquedos. A assistente social da entidade, Aline T. Loque Sobreira, explica que os brinquedos foram arrecadados através de doações..

Almoço comemorativo

Um almoço para celebrar os 20 anos da fundação da entidade, (comemorado em 21 de setembro), aconteceu no domingo, dia 24 de setembro no salão do dispensário.
A confraternização reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas, voluntários, ex-voluntários, e funcionários da instituição.

Oficinas

Um curso de bijuterias elaboradas com material reciclável foi iniciado no mês de setembro no dispensário. A finalidade da oficina, é ensinar às alunas uma atividade geradora de renda.
O material utilizado na montagem das pulseiras, brincos, e colares são adquiridos pela própria entidade. Segundo Aline, as alunas estão realizando a confecção das peças, a montagem, e posteriormente, também vão promover a venda das bijuterias.
Além da oficina, as alunas freqüentam o curso de crochê e o de Alfabetização de 1ª a 4ª séries.

A entidade

O dispensário promove um trabalho social que consiste em resgatar a cidadania e melhorar a condição sócio-econômica por meio da capacitação de mulheres, possibilitando assim um aumento na renda familiar.
Fundada em 1986, a entidade assiste hoje 35 mulheres, através da promoção de cursos e oficinas, atividades recreativas, além de fornecer refeição, após o término das aulas.
A entidade também oferece aulas de informática para crianças de até doze anos (filhos das assistidas).
Os interessados em prestar trabalho voluntário ou ainda empresas que desejam fazer doações podem entrar em contato com a entidade através do telefone 3222-9535. O presidente do dispensário Marco Antônio Rodrigues da Costa, faz questão de agradecer todos os que contribuem com o trabalho da entidade.

.: Festa das Crianças no Jardim São Marcos :.

O funcionário público José Paulino ofereceu à criançada do Jardim São Marcos e bairros próximos uma animada festa, promovida no dia 12 de outubro (Dia das Crianças) em sua própria residência.
O ato solidário, realizado anualmente por Paulino, reuniu cerca de 200 crianças que receberam doces e lanches. Além das guloseimas, o funcionário organizou diversas brincadeiras, entre elas uma partida de vôlei no campo de futebol do Clube Cidadania Reviver.
Com o apoio da comunidade, que contribuiu com doações, e da própria família, Paulino conta que conseguiu levar satisfação à muitas crianças.

.: Igreja Batista oferece cursos gratuitos :.

A Igreja Batista do Itanguá oferece cursos gratuitos de informática e reforço de matemática, a pessoas da comunidade. Conforme explica o pastor Edson Barbosa, as aulas de matemática, ministradas pelo professor João Carlos Thomaz da Costa, são voltadas a alunos matriculados em escolas e pessoas que desejam esclarecer dúvidas ou rever conceitos e exercícios abordados nos Ensinos Fundamental e Médio. “O reforço auxilia também aqueles que vão prestar concurso ou ainda realizar testes para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, comenta. As aulas de matemática acontecem aos sábados, no horário das 15 às 17hs, sendo abertas a todos os interessados.
Já o curso de informática, destinado apenas as pessoas inscritas, oferece conhecimentos básicos de windows, word e power point. Com duração de seis meses, o curso oferece vagas para 6 alunos. A próxima turma terá início em janeiro, sendo que os interessados devem se dirigir à igreja. “Como a procura é grande as pessoas se inscrevem em uma lista de espera”, explica. Promovido por voluntários da própria igreja, os cursos visam servir a comunidade, oferecendo opções de crescimento. A Igreja Batista fica na rua Julião Rodrigues, 180, Jardim Itanguá.

.: Meu nome é Chalie; eu sou um ALCOÓLATRA! :.

Transcorria meados do ano de 1981.... Roto, sujo,mal-cheiroso, dormia eu, bêbado, na rua. A noite fria , varria meu corpo anestesiado pelo álcool ingerido antes. Meu queixo e mãos tremiam.... Uma tristeza imensa invadia-me o coração e a alma! Era o fim!!! Disse eu.... O voraz álcool, tomou-me como seu escravo! Lembrei do Deus de minha infância , senti uma vontade de dizer, se “Você quiser Deus, Você pode me ajudar.” Dias depois, li uma frase: “Alcoólicos Anônimos” procure!
E meses depois, ainda bêbado, me deparei numa rua, com uma humilde sala, e uma placa que dizia, “Alcoólicos Anônimos - reuniões 2º. Feira-20.00hs”. “Alcoólatra, eu!!!”??? Mas eu não sou alcoólatra... Apenas bebo um pouco mais!!! Criei coragem e lá estava eu, dentro da sala do A.A. Reunião começada...alguém começou a falar sua história, sem olhar para mim. Atento, ouvi o testemunho daquela pessoa.. Terminou....Nada mais me foi perguntado nem dito!!! Mas, ainda me lembro que uma força Superior me invadiu... Voltei para casa, passando por vários bares, sem entrar. Uma palavra apenas trovoava em minha cabeça:
“EVITE O PRIMEIRO GOLE - SÓ POR HOJE!!!”.. E hoje, décadas depois, evitando o primeiro gole só por hoje, olho no espelho e não me reconheço. Família descentemente construída, um lar com qualidade de vida. E eu??? Sereno, alegre, feliz! É.... Não é que esse tal de “Alcoólicos Anônimos funciona”(se você tiver o sincero desejo)??? Porque você não tenta amigo???. Porque você não escolhe “a vida”??? Talvez,um dia, me encontre na sala e aperte com orgulho a sua mão e diga: “ companheiro, como foi bom você ter vindo!!!!
(ligue para 3232-1646)

.:Empresária cria atividade de recreação diferenciada:.

Uma proposta de recreação diferenciada foi criada pela empresária do ramo de diversão, Simone R. Almeida, do Jd Arco-Íris:
Um parque elaborado em sua própria residência, ao custo de R$ 10,00 crianças de 4 a 10 anos poderão se divertir com segurança em brinquedos como piscina de bolinhas, cama elástica e outros, no horário das 14:00 às 20:00hs, além de receberem um lanche.
Segundo ela, a idéia é uma ótima opção de recreação, além de ser uma boa alternativa para os pais, caso precisem de um local para deixar os filhos nestas férias. A atividade acontecerá entre os dias 26 de dezembro a 2 de fevereiro, sob a supervisão de monitoras treinadas.
As crianças poderão se dirigir à Sônia Maria Martinez Dias, nº 134, Jd Arco-Íris, rua atrás da Escola João Machado de Araújo. Telefone 3221-4603.

.: 3ª Copa Roberto Mat. p/ Construção movimenta a Zona Oeste :.

A 3ª Copa Roberto Materiais para Construção, iniciada no último dia 15de novembro, está movimentando os times de futebol da Zona Oeste. Promovido nos campos do Jardim São Marcos e do Centro Esportivo do Central Parque, o campeonato que prosseguirá até o próximo dia 15 de dezembro, conta com a participação de doze times: São Marcos (Roberto Materiais para Construção), Itanguá II, Parque Esmeralda, Cidade Jardim, Grêmio Paraná, Grêmio B, Unidos do B15, Ferrence, Estrela do Amanhã, Nacional, Central Parque, e Wanel Ville II.
Considerada um evento tradicional na Zona Oeste, a copa foi fundada pelo presidente do time de futebol oficial do bairro A.A.D.B. (Associação de Amigos de Bairro Jardim São Marcos), Roberto Araújo Pereira, no ano de 2004. A copa é realizada anualmente, com o intuito de promover disputas entre os clubes dos bairros próximos, sendo organizada e patrocinada pelo próprio Roberto. Já o campo de futebol do São Marcos também é mantido pela associação.

.: Bom presente requer criatividade :.

Natal, aniversário, Dia das Mães...muitas dessas datas podem representar dor de cabeça para pessoas que, por um motivo ou outro, sempre encontram dificuldades para escolher o presente certo a quem deseja agradar.
Porém, comprar um presente diferente pode ser divertido quando a pessoa tem disposição para encontrar algo interessante.
Conhecer a personalidade de quem vai receber aquele belo pacote embrulhado com capricho, seus gostos, suas peculiaridades, é indispensável. Visite locais diferentes, ou lojas onde os vendedores prestam assessoria, como alternativa às lojas convencionais. Outra possibilidade é procurar novidades em casas de antiguidades, lojas de produtos exotéricos ou as que trabalham com linhas exclusivas.
Durante as viagens, evite as lojas específicas para turistas, procure as lojas típicas ou bem conceituadas do lugar. Quando achar algum artigo diferente, que pareça ter tudo a ver com a personalidade de alguém que você pretende presentear, compre-o imediatamente. Essa preciosidade pode ficar guardada, esperando aquela data especial.
Há presentes que podem ser dados em forma de serviços, e agradar muito a pessoa que o receba: uma passagem de avião para o local que a pessoa deseja conhecer, diárias de fim de semana em hotel ou pousada, uma massagem anti-stress, um tratamento de beleza ou um ingresso para uma peça de teatro. Tudo depende da pessoa e da amizade, ou tipo de relacionamento em questão.

.: Escolinha de Futebol do Centro Esportivo :.

A Escolinha de Futebol do Centro Esportivo do Central Parque, promovida pela Semes (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) continua oferecendo vagas para crianças com idades entre 7 a 15 anos. Os treinos acontecem em dois períodos das 8 às 11hs e das 14 às 17hs, opostos ao horário escolar.
De acordo com o treinador Érico de Paula Coelho, o Nenê, após publicação de uma matéria sobre a escolinha no Jornal Bairro em Foco, houve uma grande procura pelas aulas. Mesmo com a entrada de novos alunos, a escola ainda tem vagas para os interessados. Ele explica que a principal finalidade da escolinha é tirar a criança da rua, de modo a proporcionar uma atividade saudável. Além da prática do futebol, os alunos recebem orientações relacionadas a convívio social e comportamento adequado em sala de aula. “Orientamos as crianças para que não faltem da escola, respeitem os professores, e façam o dever de casa”, comenta Érico. Ele ainda lembra que os pais podem trazer os alunos e contar com muita tranqüilidade, pois, os profissionais da escola são capacitados. O Centro Esportivo fica na rua Mário Soave, 471, Central Parque, telefone: 3221-0722.

.: Instituição Beneficente Recanto da Paz conta com a ajuda de brechó :.

Quem passa pela rua José Flório, no Central Parque, não imagina que um brechó contribui com uma grande obra social: a Instituição Beneficente Recanto da Paz.
A fim de obter recursos para dar continuidade a doação de sopa à famílias necessitadas, a presidente da entidade Vera Lúcia Assis Paes, teve a idéia de comercializar, na garagem da própria casa, roupas, calçados e acessórios usados.
No ano de 2003, Vera começou a promover a distribuição da sopa para famílias da Vila Barão, São Joaquim e bairros próximos. No início ela contava com a ajuda de doze pessoas, que se revezavam no preparo e distribuição da comida. Mas, frente às dificuldades, inclusive para comprar os alimentos, Vera acabou perdendo aos poucos o apoio dos voluntários, contando apenas com a ajuda da filha Ana Lúcia. “Não tive outra saída, resolvi montar o brechó, em agosto deste ano, para poder continuar a oferecer ajuda às famílias assistidas”, conta.
Com a renda gerada pelo comércio, Vera deu continuidade ao trabalho, podendo ainda doar roupas e sapatos aos necessitados. “Fiz até mesmo curso de sapateiro para poder arrumar os sapatos”, diz, acrescentando que as peças de roupas também são reformadas, antes de serem doadas ou comercializadas.
A Instituição

Atualmente, Vera oficializou o ato solidário, fundando a Instituição Beneficente Recanto da Paz. Ela explica que, hoje, a sopa é preparada e distribuída nas instalações da paróquia São Luiz Gonzaga na Vila Barão, todas as quintas-feiras, a 150 famílias cadastradas. Além dos recursos obtidos com o brechó, a presidente da entidade passou a contar com doações de comerciantes do Central Parque (Padaria São Judas Tadeu/ Padaria Famiglia), da Vila Barão (Mercado Bruno), e do Banco de Alimentos de Sorocaba, além do apoio de 5 voluntárias que auxiliam no preparo da sopa.
O propósito da instituição, segundo ela, é promover a caridade e a igualdade a todos os seres humanos, tendo como base os princípios cristãos. “Também oferecemos apoio espiritual, ensinando às pessoas a alimentar a fé e a esperança, e também a promover a caridade através de um sorriso e um ombro amigo”, conta.

Festa de confraternização

A entidade irá realizar no dia 21 de dezembro, um almoço de confraternização às famílias cadastradas, com a distribuição de brinquedos, panetones, além da presença de Papai-Noel.
Os interessados em contribuir com doações, inclusive de roupas para crianças de 0 a 12 anos poderão entrar em contato pelo telefone 3221-0584/ 3012-6826, ou se dirigir a rua José Flório, 243, Central Parque.

.: Programa Escola da Família da Escola João Machado de Araújo :.

O Programa Escola da Família da Escola Estadual João Machado de Araújo
oferece Dia da Beleza:
escova, chapinha, hidratação, unhas artísticas, massagem, etc.
Todos os domingos a partir das 14 horas. Falar com Mônica, Kelly, Lucimara.
A escola João Machado fica na rua Mário Soave, 559,
Jardim Arco-Íris.

.: Local para a Unidade Pré-hospitalar da Zona Oeste é escolhido :.

Duas áreas situadas
na avenida General Carneiro foram escolhidas pela Prefeitura para a construção da Unidade Pré-hospitalar da Zona Oeste. Os terrenos têm 4.206 metros quadrados, com frente para a avenida, na altura dos números 1.612 e 1.616, e fundos para a rua Coelho Neto.
A desapropriação do local foi determinada pelo Prefeito Vitor Lippi, através de um decreto publicado no dia 22 de setembro, na Imprensa Oficial.
O decreto ainda determina que os preços não poderão ultrapassar os laudos de avaliação, e havendo acordo quanto ao valor e a forma de pagamento, a aquisição será então realizada.
Após a desapropriação, a Prefeitura dará início a abertura do processo de licitação para contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto e execução das obras.
A unidade

A Secretaria Municipal da Saúde estima que a unidade realizará uma média de 12 a 14 mil atendimentos mensais. Segundo o secretário da Saúde, Milton Palma, a unidade terá a mesma função da Unidade Pré-hospitalar da Zona Norte, com atendimento de urgências 24 horas por dia em alas diferenciadas para atendimento pediátrico e adulto, raio-X, exames laboratoriais, salas para pacientes que precisam ficar em observação clínica, farmácia 24 horas, além de um plantão de atendimento odontológico (durante a noite e aos finais de semana), entre outros serviços. Conforme o secretário, sua equipe já preparou um programa que servirá de orientação para a elaboração do projeto da unidade.
Quanto ao início do funcionamento da unidade, Milton Palma destaca que ainda não é possível estimar um prazo, pois, a realização da obra depende de todos os trâmites do processo licitatório.

.: Prefeitura remove gratuitamente animais mortos :.

A Pref de Sorocaba oferece serviço gratuito de retirada de animais mortos. Para a remoção de animais de pequeno porte (cães e gatos) os interessados devem fazer a solicitação pelo telefone 3232-2140. Após a ligação, a Prefeitura contata a empresa Gomes Lourenço, responsável pela coleta de lixo da cidade, para que o animal seja removido. Os corpos dos animais são levados para o aterro sanitário municipal.
No caso de animais de grande porte (vacas e cavalos), o serviço de remoção é executado pela equipe de manutenção de vias da prefeitura, através do telefone 3227-1277.

.: Projeto 100 Analfabetos :.

Com a proposta de levar o Ensino Fundamental a jovens e adultos a Uniso (Universidade de Sorocaba) promove em Sorocaba e região o Projeto 100 Analfabetos.
Desenvolvido através de parcerias com igrejas, entidades, empresas, prefeituras e até mesmo pessoas físicas, o projeto conta com a supervisão e assessoria pedagógica da Uniso.
Segundo a coordenadora Beatriz Pecini Magagna, o projeto é compreendido por duas fases: a Iª que abrange da alfabetização até a 4ª série, e a 2ª de 5ª a 8ª séries. Uma das metas pedagógicas, segundo ela, é estimular os alunos, promovendo a auto-estima e valorizando o conhecimento individual. “Procuramos fazer com que os alunos voltem a sonhar, ou seja, realizar algo que não tiveram oportunidade quando mais jovens”, diz. O material de apoio, também é fornecido pela universidade, gratuitamente, aos educadores e educandos. E a forma de se trabalhar o conteúdo procura privilegiar as necessidades e dificuldades de cada comunidade, com vistas a superação. Além do trabalho de supervisão aos núcleos, realizado mensalmente, a Uniso também oferece a formação inicial e continuada dos professores.
A coordenadora explica que o projeto trabalha ainda com problemas sociais que causam impedimentos na aprendizagem. “Articulamos o trabalho com outras áreas como, por exemplo, a Assistência Social, de modo que os alunos possam ser sempre auxiliados”, diz.

O projeto

O 100 analfabetos foi criado em 1998 pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uniso, visando oferecer a possibilidade de conclusão do Ensino Fundamental a jovens e adultos. Desde então, já atendeu 14.368 alunos em dezoito cidades.
Atualmente, possui 1.951 alunos matriculados (desses, 470 em Sorocaba e 1.481 na região).

Como participar

Os interessados em implantar um núcleo do projeto (igrejas, empresas, prefeituras, entidades, pessoas físicas), oferecer trabalho voluntário ou efetuar matrículas podem em contato com a Secretaria do 100 Analfabetos pelo telefone 2101- 4051, no horário das 9:00 ás 11:00 e das 14:00 ás 16:00.

100 Analfabetos na Zona Oeste

Na Zona Oeste o 100 Analfabetos é desenvolvido no Jardim São Marcos, no Dispensário Irmã Sheila, (r. Trajano Atayde, 425) às terças e sextas no horário das 14:00 às 16:00. E no Jardim Simus, na Igreja Nossa Senhora do Desterro (av. Américo Figueiredo, s/n) às segundas e quintas, das 19:00 às 22:00 h.

 

.: Aproveite as Férias gastando muito pouco :.

As férias já estão se aproximando. Falta de dinheiro ou tempo para fazer longas viagens. Isso não é problema para quem quer sair da rotina e relaxar em meio à natureza. Há inúmeras opções de lazer bem próximas, onde é possível se divertir gastando muito pouco. Os parques de Sorocaba, com entrada gratuita, oferecem tranqüilidade e natureza exuberante. Já os pontos turísticos, culturais e históricos proporcionam uma verdadeira viagem ao tempo. Confira:
Parque João Pelegrini (Central Parque): O local conta com muito verde e atrativos, como, um espelho d’água com barragem e ponte de madeira, um calçadão com mirante, além de uma pista de caminhada completa, com 800 metros de extensão.R: Giusepina Gagliero, Central Parque.
Parque João Câncio Pereira (Água Vermelha): Formado por ampla área verde com três lagos e árvores frutíferas. Rua România, 150, Jd Europa. Tel. 3221-6643.
Parque da Biquinha: Um verdadeiro oásis em meio à cidade. É formado por grande quantidade de árvores de espécies pertencentes a diversas regiões do país. Há várias trilhas rodeadas por mata nativa e uma nascente que desemboca em um lago, além de quiosques, espaços para churrasco e atividades de recreação. Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jd Emília. Tel. 3224-1997.
Parque Carlos Alberto de Souza (Campolim): Área de lazer com locais para alongamento, e três percursos diferentes para a prática de caminhadas, além de muito verde. Bairro Campolim.
Parque Miguel Gregório de Oliveira: Espaço propício para atividades recreativas e esportivas. Pistas em cimento e locais para alongamento.Jd Santa Bárbara.
Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barrros: Destaca-se, principalmente por suas características ligadas a educação, pesquisa, conservação e lazer. Possui várias espécies de animais, lago, anfiteatro, museu de Zoologia, e biblioteca de literatura específica.R. Teodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência – Tel. 3227-5454/ 5511.
Lazer nas cidades da região:
Para quem deseja ir um pouco mais longe, as cidades próximas oferecem parques, pontos turísticos e históricos, estâncias e até mesmo passeios ecológicos:
Iperó - Floresta Nacional de Ipanema: Oferece serviço de monitoria, obrigatório para trilhas ecológicas, sítio histórico com os prédios remanescentes da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, viveiro de espécies florestais, hospedagem para visitantes, áreas de lazer, com mesas para piqueniques, e quiosques para churrascos. Aberta para visitação de segunda a segunda, inclusive feriados, das 8 às 17 h. As visitas e hospedagem podem ser agendadas pelo telefone 0xx15-266-9099.Cobra-se taxa de visitação e de monitoria.
São Roque: Mata da Câmara, Morro do Saboó, Recanto da Cascata, Centro Cultural Brasiltal.
Tatuí: Casa da Cultura Paulo Setúbal, Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, Planetário de Tatuí.
Porto Feliz: Parque e Gruta das Monções, Museu das Monções.
Salto: Parque das Lavras.