.: Matérias Central Parque 5 :.
 
.: Editorial :.

no início do nosso trabalho na região do Central Parque, em abril de 2005, a iniciativa de lançarmos um guia comercial, para divulgação exclusivamente das empresas e prestadores de serviços próximos, foi muito bem aceita pelos empresários e moradores. Para os empresários que passaram a contar com um veículo de divulgação de baixo investimento e com distribuição gratuita dirigida, foi uma grande oportunidade de publicidade. Como nos dias de hoje, devido à correria do dia a dia, os moradores, muitas vezes não conhecem o comércio do bairro onde moram, é importante divulgar empresas novas e também as mais antigas.
Com o passar do tempo, e com a experiência e conhecimento adquiridos, estamos, a partir desta edição mudando o formato de nosso trabalho. Agora a publicação passa a ser também jornalística, recebendo o nome Jornal Bairro em Foco Central Parque & Cia. A distribuição continuará a ser realizada de porta em porta em todas as casas, comércios, apartamentos e construções, de todo o Central Parque, São Marcos, Itanguá, Arco-Íris, Verde Valle, Piazza Di Roma, e Tulipas. Nossas páginas, a partir deste mês, vão apresentar informações de utilidade pública, divulgação de eventos, obras e melhorias que serão realizadas pelos órgãos públicos, entre outras atividades. Teremos também espaços cedidos para divulgar as atividades de escolas, igrejas e associações dos bairros de nossa abrangência. Portanto, desde já, segue o nosso convite a todas essas entidades. Temos o orgulho de sermos também um importante canal de comunicação com as autoridades. Assim, queixas e sugestões a nós enviadas, serão encaminhadas aos órgãos competentes. Esperamos que esta edição seja bem aceita como a primeira, e contamos com a participação de todos no sentido de podermos colaborar com as melhorias esperadas.

O editor

.: Dispensário Irmã Sheila no São Marcos: Um exemplo de voluntariado :.

Um trabalho social que consiste em capacitar mulheres carentes através de cursos de alfabetização e artesanato é promovido pelo Dispensário Irmã Sheila, desde 1998.
Segundo o presidente da entidade, Marco Antônio Rodrigues da Costa, a capacitação, além de proporcionar convívio social e aprendizado, possibilita um aumento na renda das famílias assistidas.
Atendendo 35 mulheres, que freqüentam a entidade duas vezes por semana, o dispensário oferece aulas de alfabetização, tricô, crochê, e bordado. Após o término das aulas, é fornecida refeição as alunas, e aos seus filhos menores de doze anos.
Pertencentes aos bairros Jardim São Marcos, Itanguá, Júlio de Mesquita e Ipiranga, as alunas permanecem por um período de dois anos nos cursos promovidos pela entidade.

A instituição
Com a finalidade de resgatar a cidadania e melhorar a condição sócio-econômica da população carente, o Dispensário Irmã Sheila foi fundado em 21 de setembro de 1986 por um grupo de voluntários.
Atualmente, a entidade é mantida através de recursos provenientes de eventos, como festas, jantares e bazares, além das doações de empresas, e do apoio da Associação Fraternal 17 de outubro, que contribui mensalmente com a instituição.
O trabalho desenvolvido pelo dispensário conta também com voluntários de instituições de ensino, como ACM (Associação Cristã de Moço) e Uniso (Universidade de Sorocaba).

.: Os 10 Mandamentos da Posse Responsável :.

1)Antes de adquirir um animal, considere seu tempo médio de vida. Pergunte à família se todos estão de acordo, e quem ficará responsável em cuidar do animal.
2) Adote animais de abrigos públicos e privados , em vez de comprar por impulso.
3) Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida.
4) Mantenha o animal dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais.
5) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas, banho, etc.
6) Zele pela saúde psicológica do animal, dê a ele atenção, carinho e ambiente adequado.
7) Eduque o animal, mas respeite suas características.
8) Ao passear, recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
9) Identifique o animal com um plaqueta.
10) Evite as crias indesejadas. A castração não tem contra-indicações.

.: São Marcos tem time e campeonato de futebol :.

Conhecido como A.A.D.B. (Associação de Amigos de Bairro Jardim São Marcos) o time de futebol oficial do bairro, foi criado em setembro de 2004. Após sua formação, o time disputou vários campeonatos como a Copa Baltazar Fernandes, promovida pela Prefeitura de Sorocaba. Já em 2005 chegou a ocupar o 3º lugar na Copa Roberto Materiais para Construção. Atualmente, formado por vinte integrantes, o time participa ativamente de torneios promovidos entre os clubes dos bairros da Zona Oeste. Segundo o fundador e presidente do time, Roberto Araújo Pereira, além dos campeonatos, o clube está participando da Copa Verão do Hipermercado Extra, conseguindo inclusive bons resultados.

Copa Roberto Mat. de Construção
Fundada também pelo presidente do time em 2004, a Copa Roberto Materiais de Construção surgiu com o intuito de promover disputas entre os clubes dos bairros das proximidades. A copa, realizada anualmente nos meses de outubro, sempre contou com a participação de times de bairros como, Itanguá, Central Parque, Parque Esmeralda, entre outros.

Campo de Futebol
O A.A.D.B. também conta com um campo de futebol localizado á rua Mário Soave, no Jardim São Marcos, ao lado do Clube do Vovô. De acordo com Roberto o terreno onde o campo está situado foi cedido ao time no ano de 2004. O time ainda promove todos os domingos, no horário das 8:30 ás 10:30, jogos voltados ás pessoas da comunidade, com idades entre 35 a 60 anos. “O pessoal da região pode participar deste momento de lazer e confraternização”, informa. Quem quiser participar, é só entrar em contato com o próprio Roberto, pelo telefone 3221-8198.

.: Dança de salão :.

Difundida na década de 80, através de programas de auditórios e novelas, a dança de salão vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive de diversas idades. Invadindo também as academias de ginástica, a dança é uma forma de terapia que deixou de ser praticada apenas por pessoas que durante a juventude participavam dos bailes orquestrados. Atualmente, grupos mais jovens praticam a atividade, que é uma das formas mais tradicionais de se dançar. A dança de salão, que como a moda antiga é executada por casais, é composta no seu formato original por vários ritmos, entre eles: bolero, soltinho, samba, samba rock, country, forró, entre outros.
Acompanhando a tendência, a Academia World Fitness, fone 3202-1963, formou um animado grupo que pratica a atividade sob a orientação do prof Wilsom. Os interessados podem agendar uma aula gratuita, para conhecer a modalidade.

.:Seu exemplar não chegou até você? :.

Bairro em Foco é distribuído gratuitamente, de porta em porta, em todas as casas, comércios e construções, do Central Parque, São Marcos, Itanguá I e II, Arco-Íris, Verde Valle, Piazza Di Roma e Tulipas.
Nos conjuntos residenciais, são etiquetados jornais para todos os apartamentos, e deixados nas portarias, aos responsáveis pela entrega da correspondência. Apesar de solicitada, não foi autorizada a nossa entrada nos blocos, para a respectiva entrega de porta em porta.
Infelizmente, alguns de nossos exemplares se extraviam, pois, como não cabem nas caixas de correios são deixados nas garagens das casas. Já nos apartamentos, quando o jornal não chega até o morador a responsabilidade passa a ser interna. Com o decorrer do tempo, várias pessoas nos procuraram deixando o endereço das residências, onde seus cães lêem primeiro nosso jornal, ou devido algum outro motivo, também não receberam o exemplar. Contamos com uma relação de leitores, cuja entrega exige maiores cuidados. Caso em sua casa, ou apartamento, o jornal não chegue até você, entre em contato conosco para que possamos personalizar nossa entrega.

Providenciamos também cinco pontos de distribuição em que você poderá
receber nossos exemplares:
l Papelaria Central Parque: Rua José Totora nº 823 – Central Parque
l Casa de Carnes Piazza: R. Paulo de Melo nº 129 – Piazza Di Roma
l Roberto Materiais para Construção: Rua Juvenal Ferraz Martins nº 196 – São Marcos
l Padaria Itanguá: Av. Miguel Patrício de Moraes nº 418 – Itanguá
l Planeta Animal: Rua Dr. Osmar Maciel nº 369 – Arco-Íris
l Jornal Bairro em Foco
3231-8930 – 3012-7246

.: Clube do Vovô no Jardim Arco-Íris :.

Através de atividades esportivas e recreativas o Clube do Vovô proporciona convivência social para pessoas da terceira idade.
Reunindo cerca de 600 associados, o clube hoje promove passeios turísticos e confraternizações, como almoços, chás e jantares, além de prestar assistência por meio de convênios com entidades médicas, jurídicas, e laboratórios de análises clínicas. Caminhadas e aulas de yoga são atividades físicas desenvolvidas semanalmente para os associados. De acordo com a diretora, Maria Helena Souza Aranha Oliveira, o clube também promove palestras abordando temas relacionados á saúde, como diabetes e obesidade.
Quanto às dependências, o clube reúne, em um total de 6.000 metros quadrados, quadra de eventos, sala de ginástica, campo de bocha, e jardins. Mantido pelos associados, o clube foi fundado em 27 de julho 1982 com o propósito de congregar pessoas maiores de 40 anos.

Convênios e Voluntários
Segundo Helena, o clube do vovô necessita de pessoas voluntárias para incrementar as atividades. “Antes realizávamos cursos de artesanato e aulas de ginástica. Agora estas atividades estão suspensas, devido á falta de voluntários para ministrar as aulas”, conta.
O clube também está a procura de empresas que possam oferecer convênios variados. Os interessados poderão entrar em contato com Helena, pelo telefone 32024026.

Geroparque
Um antigo projeto, denominado Geroparque, durante vários anos vem sendo a principal reivindicação dos associados. “O Geroparque seria uma nova dependência recreativa e assistencial do clube, visando proporcionar oportunidades e condições para que os idosos pudessem se livrar da solidão”, explica ela. Segundo o projeto, o Geroparque contaria com uma grande área arborizada, plantas ornamentais, flores, churrasqueiras, salão de baile, lanchonete, quiosques, equipamentos esportivos e recreativos.
O Clube do Vovô fica na Rua Mário Soave nº 697, esquina com a Rua Nicolau Elias Tibechereny, e está aberto para visitas.

.: Casa lotérica no Júlio de Mesquita :.

Foi inaugurada no mês de maio a primeira Casa Lotérica da região do Júlio de Mesquita.
Localizada na Avenida Américo Figueiredo nº 3.817 , a lotérica veio atender uma necessidade da região, pois os moradores tinham que se dirigir a outros bairros para a utilização dos serviços.
Contas de água, luz, telefone, IPTU, ISS, boletos bancários e prestação de casa, podem ser pagos na casa lotérica. Também é possível receber aposentadoria (INSS), bolsa família, seguro desemprego, FGTS, e PIS, além de recarga de celular, telefones da Livre, e jogos das loterias federais.
Já os clientes da Caixa Econômica Federal também poderão efetuar saque, depósito, transferência de valores, saldo e extrato, e pagamentos de duplicatas (até o valor de R$ 500,00).

.: Saúde requer cuidados extras com o frio :.

O calor forte ficou para trás, o vento está mais gelado e as noites bem mais frias. Com a diminuição da temperatura atmosférica, as doenças respiratórias começam a aparecer com mais freqüência. Como a melhor temperatura para que tudo funcione bem dentro do corpo humano é a de 37 graus Celsius, nos meses mais frios do ano, o ar que entra pelo nariz terá que ser aquecido pelas vias aéreas antes de chegar aos pulmões. É exatamente por causa desta sobrecarga sobre as estruturas do aparelho respiratório é que algumas doenças, como gripes e resfriados ou até mesmo rinites, sinusites e crises de asma tendem a se manifestar com mais intensidade durante o inverno. As mudanças bruscas de temperatura e o ar seco, causado pela baixa ocorrência de chuvas no inverno, também colaboram para que as doenças respiratórias apareçam. Outro fator que traz complicações
à qualidade respiratória das pessoas, principalmente as residentes nos grandes centros urbanos, é a poluição.

Os cuidados que devem ser tomados:

• Inclua na alimentação frutas (inclusive as ricas em vitamina C, tais como, laranja, limão, melão e abacaxi, entre outras), legumes e verduras (couve, alface e agrião), procurando sempre estabelecer horas certas para as refeições.
• Beba sempre bastante líquido, mas não muito gelados.
• Mantenha a casa sempre bem ventilada, principalmente os quartos.
• Evite os banhos muito quentes.
• Leve sempre um guarda-chuva e agasalho para os dias chuvosos e frios.
• Cuidado com a fadiga. O sono repousante e reparador evita doenças.
• Evite aglomerações e ambientes fechados, onde a contaminação é mais freqüente.
• Mantenha no quarto uma bacia com água para driblar o ar seco.

.: Alcoólicos Anônimos do Central Parque :.

Desenvolvendo um trabalho voluntário que visa promover a conscientização e a recuperação dos participantes, o A.A. (Alcoólicos Anônimos) do Central Parque atende um grupo de aproximadamente 20 pessoas.
A entidade, única presente na Zona Oeste, vem há 18 anos prestando auxílio, reconstruindo famílias, e resgatando vidas, segundo relata um dos membros da associação, A.M.
Presididas por um coordenador, as reuniões do A.A. abordam as experiências relacionadas às histórias de alcoolismo e recuperação dos participantes, palestras e temas ligados à medicina e espiritualidade.
O programa do A.A., além de promover a recuperação, é voltado a total abstinência do álcool. “Os membros simplesmente evitam o primeiro gole, durante todos os dias,” comenta.
O anonimato é o alicerce da entidade, assegurado a todos, inclusive aos recém-chegados. “O grupo se empenha em tornar conhecido o nosso programa de recuperação e não os indivíduos que dele participam,”diz.

O que é o alcoolismo
O alcoolismo é uma doença caracterizada por uma predisposição física aliada a uma obsessão mental, irreversível, progressiva e incurável.

A.A. oferece ajuda
Segundo A.M., o único requisito para ser membro é a vontade de parar de beber. Aberta aos interessados, as reuniões ocorrem às quartas, sextas e sábados, sempre às 20:00 hs. Há ainda um plantão realizado às quartas e sextas, das 14:00 às 17:00 hs, a fim de atender “aqueles que ainda não se sentem à vontade em participar das reuniões, principalmente as mulheres”, informa ele.
O A.A. do Central Parque fica na rua Luiz Fernando de Carvalho nº 381, esquina com a Rua Giusepina Gagliero.

Apoio aos familiares

A entidade também auxilia os familiares de dependentes através do grupo Al Anon. Nas reuniões os familiares aprendem a adotar um comportamento adequado, a fim de melhorar a convivência com o dependente. “Nos casos em que o alcoólatra não admite o vício, ensinamos as pessoas a conviver com o problema sem causar atritos”, finaliza.
As reuniões do Al Anon acontecem às segundas-feiras, sempre às 20:00 h, no salão da Igreja de Santa Rita, na rua Bartolomeu de Gusmão, 333, Vila Santana. E às quintas-feiras, às 14:00 h, na rua Nogueira Martins, 557, sala 3, Centro.
.: Central Parque ganha Pista de Caminhada:.

Moradores do Central Parque e bairros próximos ganham uma pista de caminhada completa. Com 800 metros de extensão, a pista está situada no Parque Natural João Pellegrini, localizado na Rua Giusepina Gagliero, espaço onde foi construído um teatro de arena com capacidade para 350 pessoas. Iniciadas em novembro do ano passado, as obras já estão em fase de conclusão. O local, que abriga a pista, tem aproximadamente 40 mil m², onde estão distribuídos muitos outros atrativos, como um espelho d´água com barragem e ponte de madeira e um calçadão com mirante.
A Secretaria Municipal de Obras e Infra-Estrutura Urbana plantou grama esmeralda, 80 árvores e colocou ainda 32 postes de iluminação. O parque será integrado ao Centro Esportivo do bairro.

Qualidade de vida

Além do espaço apropriado para a prática de atividades físicas, o local irá proporcionar aos moradores momentos de lazer, recreação e muito verde, possibilitando uma melhora na qualidade de vida. Para Sidnei Francisco Sanches, residente há 18 anos na rua Érico Veríssimo, a pista de caminhada traz diversas vantagens à região, como o estímulo á prática da atividade. “As pessoas se sentem mais motivadas em se exercitar por existir um local específico para a caminhada”, comenta.
O convívio social também começa a surgir, já que reúne moradores dos bairros próximos. Além das pessoas que praticam a atividade física, o parque também será freqüentado por crianças, jovens, aqueles que levam animais para passear ou até mesmo quem vai apenas apreciar a natureza. Outra vantagem oferecida ao bairro, de acordo com Sidnei, é a valorização do local, inclusive dos imóveis, como as residências e comércios. “Nossas casas ficam mais valorizadas, pois, podemos desfrutar a beleza e a tranqüilidade da paisagem, e o ar puro”, diz. Já os comércios também ganham valor pelo fato de contarem com maior movimento, devido a grande quantidade de pessoas que se dirigem ao parque.

.:Conheça as atividades da Escola Elza Bonilha, no Jardim Itangúa II :.

Projeto Revelando Talentos
Divulgar novos talentos não apenas da escola, mas também da comunidade, é a principal finalidade do Projeto Revelando Talentos. De acordo com a diretora Ana Maria Muller o Revelando Talentos, procura integrar as atividades realizadas durante a semana com o Projeto Escola da Família.
A proposta é fazer com que os alunos ou pessoas da comunidade possam ensinar aos demais as habilidades que possuem. Além de exposições reunindo os trabalhos dos alunos, o projeto já conta com aulas de desenho, ministradas pelo ex-aluno Alexandro Monteiro de Mello. Posteriormente, aulas de música também serão desenvolvidas dentro do projeto.A escola Elza Bonilha convida toda a comunidade para participar das atividades da Escola da Família, inclusive do projeto Revelando Talentos, que ocorrem nos finais de semana, das 9:00 às 17:00 hs.

Exposição sobre Copa do Mundo
Cartazes com bandeiras e bolas, taças, e os melhores jogadores fazem parte da exposição “Copa do Mundo”, também promovida pelos alunos da escola. Reunindo a motivação e diversidade que o tema oferece, a escola procurou integrar as diversas disciplinas na elaboração do evento. Para a coordenadora da exposição Prof ª Maria da Penha Cometti Mendonça, a realização da mostra, iniciada no mês de maio, proporcionou a oportunidade de inserir os alunos no contexto cultural, esportivo e patriótico, além de promover o conhecimento do contexto sócio-econômico e cultural de outros países.

Temas Trabalhados
Através de pesquisas os alunos puderam desenvolver uma diversidade de temas como: curiosidades, idiomas, moedas, capitais, e religião, dos países participantes da Copa do Mundo. De acordo com Maria da Penha, a exposição também permitiu explorar o tema “Esporte x Cidadania”.
Cada disciplina trabalhou uma área específica. As aulas de História abordaram questões como o Socialismo, o Comunismo e a Queda do Muro de Berlim. Já a professora de Geografia elaborou com os alunos mapas dos países participantes, utilizando material reciclável, além de painéis com trajes típicos de cada nação. Interpretação de textos e gramática foram praticadas pelas crianças no material utilizado como fonte de pesquisa. Desenhos, pinturas e charges também completam a exposição. “Vamos promover o evento até julho, explorando a importância do trabalho em grupo,”comenta ela.

A exposição aberta ao público
Os interessados podem conferir a exposição no horário do expediente escolar. A escola Elza Bonilha atende 957 alunos de 1ª a 8ª series do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e fica na rua Arlinda Almeida Santos 714, telefone 3221-2422.

.: Todo cidadão tem direito a uma vida digna :.

É assegurado a todo indivíduo, igualdade justiça e bem estar. A Constituição Federal e outras Leis Estaduais e Municipais determinam que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
Calcula-se, que hoje no Brasil, existam aproximadamente 10 milhões de diabéticos, dos quais, muitos sequer, têm o conhecimento da doença e que podem receber os medicamentos gratuitamente, amparados pela Lei Estadual nº 10.782 de 2001.Segundo a qual define diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de diabetes, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Estado de São Paulo.
Todo cidadão pode garantir seus direitos. Com simples atitudes, como a de enviar uma carta, fundamentando em Leis já em vigor, aos órgãos competentes, exigindo que a Lei seja cumprida.

Dr ª Elzimara Maria de farias Martinez
OAB/SP 236-348

.:Um pouco mais sobre o Jequitibar :.

Reinaugurado em dezembro de 2005, com uma nova proposta, o Jequitibar é hoje um ponto de encontro para um bom bate-papo no final da tarde. Oferece um ambiente familiar propício para dançar, conhecer pessoas, ver e ser visto, e ainda apreciar uma boa música ao vivo, iniciada sempre a partir das 20:00 hs.
Com três ambientes: área verde, bar e salão, o Jequitibar, além de proporcionar estrutura completa para festas e confraternizações, com serviço de buffet, é um local perfeito para se apreciar monólogos, exposições de quadros e artesanato, peças teatrais, e demais eventos de natureza cultural e beneficente. Para agendar basta entrar em contato com Sônia ou Deivid.
Agora no outono e inverno, além de lanches e porções, a gastronomia irá contar com sopas, caldos, massas, entre outros, sem deixar de oferecer um bom vinho. O Jequitibar fica na Alameda das Papoulas nº 565, no Jardim Simus, e o telefone é 3217.7851

.: SAB do Jardim São Marcos convida :.

As reuniões promovidas pela SAB do São Marcos acontecem sempre nas primeiras terças-feiras do mês, ás 19:30 h. O vice-presidente da SAB, Roberto Araújo Pereira, oferece plantão permanente á comunidade, em sua loja, à Rua Juvenal Ferraz Martins nº 196 . A sede da associação fica na mesma rua, nº 591, fone: 3222-5061.